Psicologia Do Desenvovimento I 11047

June 21, 2018 | Author: Susana Chaves | Category: Learning, Behavior, Psychology & Cognitive Science, Psychological Concepts, Behavioural Sciences
Share Embed Donate


Short Description

Descrição: Psicologia do desenvolvimento UAB...

Description

Psicologia do Desenvovimento I 11047 UAB maio 2015

Processo de Aprendizagem Social SUSANA CHAVES 1400473 TURMA 2

Processo de Aprendizagem Social  –  uma experiência de Brandura 

Aprendizagem social

o

A aprendizagem social por observação ou aprendizagem por modelação, foi desenvolvida por Albert Bandura - Desenvolveu um conjunto de experiências para fundamentar a sua teoria.

Processo de Aprendizagem  –  Algumas ideias (Bandura): 









Descobriu que a experiência dos outros pode conduzir à aquisição de novos comportamentos. Assim, um indivíduo pode adquirir um novo comportamento a partir da observação de um modelo . Através de um processo - que o psicólogo designa por modelação que envolve a observação , a imitação e a integração . A pessoa aprende um comportamento que passa a integrar o seu quadro de respostas . A aprendizagem social processa-se através da socialização, que decorre desde o nascimento até à morte do indivíduo.

Por exemplo , quando a criança começa a aprender a escrever ou a falar, fá-lo por observação directa dos comportamentos dos modelos : país, professores e outras pessoas que com ela convivem.

Um comportamento pode também ser adquirido através de um conjunto de instruções fornecidas ao sujeito : Aprender a utilizar um programa de computador através da descrição dos procedimentos que se devem seguir (que podem estar registados num manual ou ser transmitidos por uma pessoa). Bandura sublinha a importância do reforço neste tipo de aprendizagem, distinguindo reforço direto de reforço vicariante.

Aprendizagem Social Reforço direto - a seguir ao comportamento desejado o sujeito é reforçado. Ex.: a criança que segura bem o lápis quando começa a escrever ouve um elogio, é reforçada.

Reforço vicariante - o reforço é recebido pelo modelo. Ex.: a criança observa que uma pessoa, por ter determinado comportamento, é recompensada. Este facto estimula-a a imitar esse comportamento

Caraterísticas do modelo Caraterísticas pessoais de quem aprende Proximidade afetiva Fatores que influenciam a Aprendizagem Social

Género Idade Estatuto Atenção Motivação Espetativas Noção de eficácia

A experiência de Bandura Sobre a aprendizagem observacional do comportamento agressivo : Bandura mostrou a crianças com 4 anos de idade um filme em que um adulto esmurrava e pontapeava um boneco insuflável.

EXPERIÊNCIA DE BANDURA Bandura dividiu o grupo de 66 crianças, em idade pré-escolar, em três grupos de 22 elementos cada e cada grupo vê uma versão diferente do filme: No filme um modelo adulto encaminhava-se na direção do boneco insuflável (de dimensão apreciável) e ordena-lhe que saia da sua frente, como facilmente se compreende o boneco não obedece e é vítima de uma série de atos agressivos . Um dos grupos de crianças viu que o adulto agressivo era recompensado por um outro adulto que o elogiava chamando-lhe «campeão» e lhe dava uma grande quantidade de doces e de refrigerantes - grupo do modelo recompensado .

EXPERIÊNCIA DE BANDURA O segundo grupo de crianças, que estava a ver o filme numa sala diferente, assistiu a uma versão final onde o adulto agressivo foi asperamente censurado por um outro adulto que lhe chamou «má pessoa» - grupo do modelo punido

.

Quanto ao terceiro grupo , assistiu aos comportamentos agressivos mas não lhe foi exibido nenhum final mostrando se as consequências de tais comportamentos eram positivas ou negativas - grupo de condição neutral . Depois da exibição das diferentes versões do filme foi permitido às crianças dos vários grupos brincarem com o boneco insuflável e outros brinquedos.

As crianças do grupo que viram o adulto ser recompensado pelo seu comportamento agressivo mostraram maior índice de agressividade do que as outras, imitando os atos do adulto.

Bandura concluiu que as crianças de todos os grupos tinham aprendido de igual modo a reproduzir mentalmente os diversos comportamentos agressivos observados, ou seja, estavam em condições de desempenhar o comportamento do modelo igualmente bem e de forma precisa. Isto significa que as crianças participantes na experiência aprenderam comportamentos agressivos sem receberem qualquer reforço (embora só os do grupo “modelo recompensado” os desempenhassem espontaneamente), mesmo quando o modelo não era

   A    R    U    D    N    A    B    E    D    A    I    C    N     Ê    I    R    E    P    X    E

Conclusões à Experiência de Bandura Bem mais do que o reforço direto , o que condiciona a «performance» do que foi aprendido é a expetativa do reforço , ou reforço vicariante . Há muito mais probabilidade de que um indivíduo imite um comportamento se houver da sua parte a expectativa de que tal produzirá reforço ou recompensa. O factor motivação é crucial para a «performance» ou desempenho efetivo do que foi aprendido

Bibliografia

Morgado, L. & Costa, A. (2013). Texto 5. Processos de socialização. Recurso da UC de psicologia do desenvolvimento. Lisboa: Universidade Aberta.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF