Prova Eng Ambiental

September 25, 2017 | Author: aepmartins | Category: Wastewater, Water, Chemistry, Nature, Physical Sciences
Share Embed Donate


Short Description

Download Prova Eng Ambiental...

Description

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 01/UFSC-UFFS/2009 CAMPO DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA AMBIENTAL: QUALIDADE DE ÁGUAS E TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova: 4 (quatro) horas. INSTRUÇÕES Confira, no cartão-resposta, seu nome, seu número de inscrição e o campo de conhecimento para o qual se inscreveu. Transcreva seu nome e seu número de inscrição nos campos abaixo. Transcreva também os números correspondentes ao local, setor, grupo e ordem. Assine no local indicado. Verifique no caderno de prova se faltam folhas, se a sequência de questões está correta e se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade. Para cada uma das 20 (vinte) questões objetivas são apresentadas 5 (cinco) alternativas (de “A” a “E”), das quais apenas 1 (uma) é correta. A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais. Utilize os espaços e/ou páginas em branco para rascunho. Não destaque folhas do caderno de prova. Examine o cartão-resposta e veja se há marcações indevidas no campo destinado às suas respostas. Se houver, reclame imediatamente. Transcreva com caneta esferográfica fabricada em material transparente, de tinta preta (preferencialmente) ou azul, as respostas das questões objetivas para o cartão-resposta, que será o único documento válido para efeito de correção. Em nenhuma hipótese haverá substituição do cartão-resposta ou da folha oficial da questão discursiva por erro de preenchimento ou qualquer dano causado pelo candidato. Questões objetivas em branco, que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras, não serão consideradas. A resposta da questão discursiva deverá ser transcrita, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul e dentro do tempo de duração da prova, para a folha oficial de resposta, a qual não deverá ser assinada nem identificada pelo(a) candidato(a). Não será permitida, durante a realização da prova, a comunicação entre candidatos, o porte nem a utilização de aparelhos celulares ou similares, de calculadoras ou similares, de relógios, de livros de anotações, de impressos nem de qualquer outro material de consulta, sendo eliminado do concurso o(a) candidato(a) que descumprir esta determinação. Ao terminar, entregue ao fiscal o caderno de prova, o cartão-resposta e a folha de resposta da questão discursiva. Você só poderá se retirar definitivamente do grupo de realização da prova a partir das 16h30min (horário oficial de Brasília). Para conferir suas respostas com o gabarito oficial, anote-as no quadro constante da última folha, o qual poderá ser destacado e levado com você. INSCRIÇÃO

NOME DO(A) CANDIDATO(A)

ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A)

LOCAL / SETOR / GRUPO / ORDEM

QUESTÃO DISCURSIVA A Lei n° 12.029, de 15 de setembro de 2009, que cria a Universidade Federal da Fronteira Sul, estabelece em seu Artigo 2° que “A UFFS terá por objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional mediante atuação multicampi, abrangendo, predominantemente, o norte do Rio Grande do Sul, com campi nos Municípios de Cerro Largo e Erechim, o oeste de Santa Catarina, com campus no Município de Chapecó, e o sudoeste do Paraná e seu entorno, com campi nos Municípios de Laranjeiras do Sul e Realeza”. Considerando que a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma instituição universitária comprometida com a promoção da extensão e com o desenvolvimento da região na qual se insere, e considerando que uma das atribuições do professor da UFFS será desenvolver atividades de extensão, apresente e discuta, em um texto de até 30 (trinta) linhas, uma proposta de extensão que possa produzir impacto positivo junto à sociedade e que, na sua maneira de ver, deva ser considerada prioritária pela UFFS. Explicite as razões que sustentam esta priorização, tendo em vista as contribuições que a sua área do conhecimento poderá trazer à região.

ENGENHARIA AMBIENTAL - QUALIDADE DE ÁGUAS E TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS

2

FOLHA DE RASCUNHO – QUESTÃO DISCURSIVA ESTE RASCUNHO NÃO SERÁ CORRIGIDO! TÍTULO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 TRANSCREVA A QUESTÃO DISCURSIVA DESTE RASCUNHO PARA A FOLHA OFICIAL DA QUESTÃO DISCURSIVA. ENGENHARIA AMBIENTAL - QUALIDADE DE ÁGUAS E TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS

3

PROVA OBJETIVA 01) Em relação ao parâmetro Demanda Química de Oxigênio (DQO), é CORRETO afirmar que: A( ) mede o consumo de oxigênio causado pela mortandade de patogênicos presentes na amostra. B( ) é usado para medir a balneabilidade das águas. C( ) não é indicado para avaliar o funcionamento de estações de tratamento de esgotos. D( ) mede a dissolução de metais presentes na amostra. E( ) pode ser realizada em refluxo aberto ou fechado abrangendo a digestão das matérias carbonácea e nitrogenada da amostra em meio ácido. 02) Sobre o Oxigênio Dissolvido das águas, é CORRETO afirmar que: A( ) sua ocorrência no meio líquido deve-se à dissolução do oxigênio atmosférico e à ação de organismos fotossintetizantes. B( ) é necessário para a sobrevivência dos organismos anaeróbios. C( ) sua solubilidade varia apenas com a temperatura. D( ) não deve ser utilizado para controle de estações de tratamento de esgotos. E( ) valores bem superiores à saturação são indicativos da presença de matéria orgânica. 03) Assinale a alternativa CORRETA. O Índice Volumétrico de Lodo (IVL) é definido como: A( ) o volume (mL) de lodo sedimentado após 60 minutos em Cone Imhoff. B( ) o volume (mL) ocupado por 100 gramas de lodo após uma sedimentação de 30 minutos. C( ) o volume (mL) ocupado por 1 grama de lodo após uma sedimentação de 30 minutos. D( ) o volume (mL) ocupado por 1 grama de lodo após uma sedimentação de 60 minutos. E( ) o volume (mL) ocupado por 100 gramas de lodo em Cone Imhoff. 04) A qualidade das águas naturais e residuárias pode ser avaliada através de parâmetros físicos, químicos e biológicos. Sobre este assunto, é CORRETO afirmar que: A( )

a demanda bioquímica de oxigênio (DBO) mede o consumo de oxigênio necessário à estabilização da matéria orgânica presente na amostra.

B( ) a turbidez é um parâmetro químico de qualidade das águas. C( ) a demanda química de oxigênio (DQO) acontece somente em efluentes industriais. D( ) a presença de coliformes fecais tem origem exclusivamente em solos contaminados. E( ) as substâncias tensioativas (detergentes) aumentam a tensão superficial da água.

ENGENHARIA AMBIENTAL - QUALIDADE DE ÁGUAS E TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS

4

05) Sobre a eutrofização das águas naturais, é CORRETO afirmar que: A( ) reduz a turbidez e a cor dos corpos hídricos receptores de despejos. B( ) aumenta a temperatura de lagos e estuários. C( ) contribui para elevar o padrão de qualidade dos ecossistemas aquáticos. D( ) causa desoxigenação trazendo mortandade de peixes e outros organismos. E( ) é função da concentração de substâncias coloidais presentes nos esgotos. 06) Em relação às características típicas de esgotos domésticos, é CORRETO afirmar que: A( ) a cor e a turbidez são características químicas devido à presença de material em suspensão. B( ) sólidos sedimentáveis são determinados através de filtração e secagem em estufa. C( ) o teor de matéria sólida é a característica física de maior importância em termos de dimensionamento e controle do processo de tratamento. D( ) a demanda química de oxigênio (DQO) não pode ser usada para dimensionamento de unidades de tratamento pois não está na Legislação Ambiental. E( ) o teor de óleos e graxas é usado para o dimensionamento de unidades de aeração. 07) Na remoção biológica de nutrientes, é CORRETO afirmar que: A( ) o processo de conversão da amônia a nitritos e nitratos é conhecido como desnitrificação. B( ) o processo de conversão da amônia a nitritos e nitratos é conhecido como nitrificação. C( ) o processo de redução de nitratos e nitritos é conhecido como nitrificação. D( ) a biodesfosfatação é feita via volatilização e precipitação química. E( ) os microorganismos responsáveis tanto pela nitrificação quanto pela desnitrificação são heterotróficos. 08) Nos ciclos biogeoquímicos da natureza, é CORRETO afirmar que: A( ) o ciclo do nitrogênio é principalmente sedimentar. B( ) o ciclo da água é aberto devido à evaporação e à evapotranspiração. C( ) o fósforo presente nas águas é capturado da atmosfera através de organismos fixadores desse elemento. D( ) existe uma interação entre o ciclo do oxigênio e o ciclo do carbono através dos processos de respiração e de fotossíntese. E( ) os elementos traços ligados à fase sólida saem da coluna d’água pela evaporação.

ENGENHARIA AMBIENTAL - QUALIDADE DE ÁGUAS E TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS

5

09) Assinale a alternativa CORRETA. A( ) A alcalinidade é uma medida da capacidade que as águas têm de neutralizar ácidos, devido à presença de sais de ácidos fracos e álcalis cáusticos livres. B( ) A acidez é a medida da capacidade da água de neutralizar bases. Pode ser determinada adicionando-se à amostra uma quantidade estequiométrica de ácido (H+). C( ) A condutividade elétrica é a propriedade de um sistema aquoso contendo íons de impedir a passagem da corrente elétrica. Está relacionada com o teor de sólidos em suspensão. D( ) O método nefelométrico de medida da turbidez baseia-se na leitura da intensidade de luz dispersa pela amostra em ângulo de 45° com a direção da luz incidente, em relação à intensidade da luz dispersa por uma suspensão-padrão nas mesmas condições. E( ) A determinação de cloretos pode ser feita tanto por cromatografia em fase gasosa quanto por titulometria com solução de Cromato de Potássio como indicador e Nitrato de Prata como titulador. 10) Assinale a alternativa CORRETA. A( ) Mais de 80% dos nutrientes lançados em águas superficiais e subterrâneas provêm do lixiviado de aterros sanitários. B( ) A utilização de esgotos sanitários constitui um risco real aos usuários, não sendo, portanto, recomendado. C( ) Em relação à disposição de esgotos no solo, pode-se afirmar que os principais parâmetros de controle são o nitrogênio e a concentração de matéria orgânica. D( ) Os sistemas tradicionais de saneamento, através de coleta, transporte e tratamento em estações centralizadas, são as melhores formas de resolução da falta de saneamento. E( ) Entre as estratégias para reúso da água podemos incluir o uso dos esgotos como fonte secundária de água e o uso do esgoto para agricultura. 11) Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Nos testes de bancada com equipamentos de floculação (jar-test), entre os parâmetros procurados, determina-se o melhor gradiente de velocidade na floculação para uma determinada água, com o objetivo de dimensionar um floculador. O equipamento jar-test não fornece diretamente o gradiente de velocidade e sim a rotação (rotação por minuto - rpm), o gradiente é calculado ou determinado em um ábaco (gráfico) em função da rotação. Por que então determinamos o melhor gradiente de velocidade na floculação e não a melhor velocidade rotacional (rpm)? A( ) Porque os equipamentos de mistura em escala real são idênticos ao do jar-test, e também todos os floculadores são mecânicos rotativos. B( ) Porque o equipamento de mistura em escala real poderá não ser do mesmo tipo do jartest, mas todos os floculadores são mecânicos rotativos. C( ) Porque o equipamento de mistura em escala real poderá não ter a mesma dimensão, e também todos os floculadores são hidráulicos. D( ) Porque os floculadores são dimensionados pelo gradiente de velocidade e o parâmetro “rotação” só serve para o dimensionamento da mistura rápida. E( ) Porque o equipamento de mistura em escala real poderá não ser do mesmo tipo do jartest, e também nem todos os floculadores são mecânicos rotativos. ENGENHARIA AMBIENTAL - QUALIDADE DE ÁGUAS E TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS

6

12) Assinale a alternativa CORRETA. A( ) O principal componente a ser retirado dos esgotos é caracterizado como série de sólidos. B( ) O N-NO3 caracteriza-se por apresentar alta mobilidade no solo, podendo levar à contaminação de águas subterrâneas e superficiais. C( ) Pode ser considerado consenso que o esgoto bruto pode substituir totalmente a água de irrigação convencional e parcialmente a adubação mineral. D( ) A aplicação dos esgotos tratados pode alterar a taxa de decomposição da matéria orgânica do solo, ocasionando diminuição nos teores de Ca e P. E( ) A gestão pela oferta da água continua sendo a forma mais eficiente que se conhece para a gestão dos recursos hídricos. 13) Assinale a alternativa CORRETA. A( ) O lodo de ETE possui classe A conforme ABNT e CONAMA. B( ) O lodo proveniente das estações de tratamento de esgotos tem como destino final mais apropriado o lançamento em aterros sanitários. C( ) O potencial redox no interior de digestores anaeróbios pode variar entre + 125mV e – 25 mV. D( ) Do ponto de vista agronômico, os biossólidos apresentam em sua constituição quantidades significativas de nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas. E( ) Do ponto de vista da sustentabilidade, o ciclo urbano da água mais comumente utilizado nos dias de hoje pode ser considerado como o mais adequado. 14) Assinale a alternativa CORRETA. A( ) A remoção de umidade é uma operação unitária fundamental para a redução de microrganismos patogênicos no lodo. B( ) No fluxo do lodo de uma ETE, poderá haver as seguintes etapas de remoção da umidade dos lodos: adensamento e espessamento. C( ) A capacidade de desaguamento varia de acordo com o tipo de lodo. Lodos ativados, por exemplo, são mais difíceis de serem desaguados do que lodos primários digeridos anaerobicamente. D( ) Entre as principais razões para a remoção da umidade de um lodo, podemos incluir a diminuição da produção de lixiviados quando da sua disposição em aterros sanitários e redução da patogenicidade. E( ) O potencial redox, tanto na digestão anaeróbia como na aeróbia, é sempre positivo, ou seja, o ambiente no interior do reator é oxidante.

ENGENHARIA AMBIENTAL - QUALIDADE DE ÁGUAS E TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS

7

15) Assinale a alternativa CORRETA. A( ) A redução biológica do sulfato em digestores anaeróbios é considerada fundamental e extremamente vantajosa para a metanogênese. B( ) O conteúdo de nitrogênio nos esgotos domésticos é geralmente expresso em termos de concentração do composto, ou compostos, ao qual está combinado. C( ) O nitrogênio amoniacal é o que se apresenta sob a forma de amônia livre (NH 3) ou combinada (radical NH4+), sendo a proporção entre as duas formas função apenas do pH. D( ) Na metanogênese, o nitrato pode ser usado como oxidante, sendo reduzido para nitrogênio molecular em processo denominado nitrificação. E( ) Os sistemas tradicionais de saneamento adotam a premissa de que os nutrientes eliminados nas excretas humanas têm valor significativo e são, portanto, aproveitados. 16) Assinale a alternativa CORRETA. A( ) No tratamento de água de abastecimento público ou residuário, o dióxido de cloro (ClO2) pode ser utilizado como desinfetante ou oxidante tanto na pré-oxidação como na pós-oxidação. B( ) Na cloração dos esgotos, a formação de monocloraminas (NH2Cl) e dicloramina (NHCl2), denominadas cloro combinado, são o componente principal responsável pela desinfecção. C( ) A população equivalente industrial de uma bacia hidrográfica é de 5.000 habitantes. Pode-se, portanto, dizer que a carga orgânica correspondente, dada pela DBO, é de 180 kg/dia. D( ) Na desinfecção de esgotos, a dosagem do desinfetante é o fator mais importante para a eficiência do processo. E( ) O cloro (Cl2) é um agente ativo como bactericida e apresenta uma maior eficácia se comparado ao dióxido de cloro (ClO2). 17) Um despejo possui DQO 30 g/l e SV 45 g/l. Sobre este assunto, assinale a alternativa CORRETA. A( ) O processo de lodos ativados apresentará reduzido coeficiente de produção de microrganismos comparado com digestor anaeróbio. B( ) Para dimensionar um biodigestor para este despejo a variável crítica é sólidos voláteis. C( ) Para dimensionar um biodigestor o tempo de detenção hidráulico é o principal parâmetro a ser considerado. D( ) Para dimensionar um biodigestor para este despejo a variável crítica é a DQO. E( ) A carga limite é o fator de matéria dissolvida.

ENGENHARIA AMBIENTAL - QUALIDADE DE ÁGUAS E TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS

8

18) Assinale a alternativa CORRETA. A( ) A taxa de escoamento superficial em decantador primário deve ser igual ou inferior a 60 m3/m2.dia quando precede processo biológico. B( ) Para o dimensionamento de um desarenador deve ser aplicada a vazão média. C( ) O sistema de tanque séptico seguido de vala de filtração aplicado no tratamento de esgoto sanitário possui remoção esperada de 80% para DBO5, nitrogênio e fósforo, segundo a ABNT. D( ) É recomendável o uso de vala de filtração em substituição a tanque séptico. E( ) A taxa de escoamento superficial em decantador primário deve ser igual ou inferior a 120 m3/m2.dia quando precede processo de lodos ativados. 19) Assinale a alternativa CORRETA. A( ) A norma que fixa as condições de projeto de estações de tratamento de esgoto sanitário é a NBR 10209, de 1992. B( ) As normas NBR 7229/1993 e NBR 13969/1997 orientam as condições de projeto de sistemas de tanque séptico para tratamento de esgotos. C( ) O efluente de tratamento de esgotos para ser lançado em galerias de águas pluviais deve atender aos valores de parâmetros fixados simplesmente pelo órgão municipal. D( ) O reúso de lodos de esgotos sanitários tratados não está normatizado no Brasil. E( ) As normas NBR 7229/1993 e NBR 13969/1997 orientam as condições de projeto de sistemas de tanque séptico para todos os tipos de efluentes líquidos. 20) Os dados de uma ETE tipo lodos ativados, com descarte de lodo na linha de recirculação, são os seguintes: Afluente com DBO5 = 200 mg/l; vazão da ETE = 10.000 m3/dia; volume do tanque de aeração = 2000 m3; idade do lodo = 20 dias; concentração de microrganismos no tanque de aeração = 2.000 mg/l, concentração de microrganismos na linha de descarte de lodo = 10.000 mg/l. Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Quais os valores da Carga Orgânica Volumétrica (COV), relação F/M e vazão de descarte de lodo (Qd)? A( B( C( D( E(

&

) COV = 0,5 kg/m3 dia; F/M = 0,5 kg/kg dia e Qd = 5 m3/dia ) COV = 0,5 kg/m3 dia; F/M = 1 kg/kg dia e Qd = 5 m3/dia ) COV = 1 kg /m3 dia; F/M = 0,5 kg /kg dia e Qd = 20 m3/dia ) COV = 0,5 kg/m3 dia; F/M = 1 kg/kg dia e Qd = 40 m3/dia ) COV = 1 kg/m3 dia; F/M = 0,5 kg/kg dia e Qd = 10 m3/dia

GRADE DE RESPOSTAS (Somente esta parte poderá ser destacada) QUESTÕES

0 1

0 2

0 3

0 4

0 5

0 6

0 7

0 8

0 9

1 0

1 1

1 2

1 3

1 4

1 5

1 6

1 7

1 8

1 9

20

RESPOSTAS

ENGENHARIA AMBIENTAL - QUALIDADE DE ÁGUAS E TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS

9

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF