Prova de Economia C

November 11, 2022 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Prova de Economia C...

Description

 

Prova de Equivalência à Frequência ---------------------------------------------Prova Escrita de Economia C  ____________________________  _____________ ______________________________ _________________________  __________  12.º Ano de Escolaridade  _______________  ________ ______________ _______________ _______________ ______________ __________ ___ Prova 312/1.ª Fase

 __ Páginas

 _______________  ________ ______________ _______________ _______________ ______________ __________ ___ Duração da Prova: 90 minutos.

2013

Na folha de respostas, indique, de forma legível, a versão da prova (Versão 1 ou Versão 2). A ausência dessa indicação implica a classificação com zero pontos das respostas aos itens do Grupo I. Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Pode utilizar máquina de calcular do tipo não alfanumérico, não programável. Não é permitido o uso de corretor. Em caso de engano, deve riscar de forma inequívoca aquilo que pretende que não seja classificado. Escreva de forma legível a numeração dos grupos e dos itens, bem como as respetivas respostas. As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se apresentar mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas é classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha múltipla, múlti pla, escreva, na folha de rrespostas: espostas: •  o número do item; •  a letra que identifica a única opção escolhida.

As cotações dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

Prova 312/1.ª F. • Página 1/ 15

 

GRUPO I

Na resposta a cada um dos itens deste grupo, selecione a única opção correta. Escreva, na folha de respostas, •  o número do item; •  a letra que identifica a única opção escolhida.

1.  O IDH (Índice de Desenvolviment D esenvolvimento o Humano) é um indicador composto pelos indicadores seguintes: (A)  PIB per capita, taxa de analfabetismo e taxa de mortalidade infantil. (B)  PIB per capita PPC, taxa de escolaridade combinada e esperança média de vida à nascença. (C)  PIB per capita, taxa de analfabetismo e taxa de mortalidade de menores de 5 anos. (D) PIB per capita PPC, taxa de analfabetism analfabetismo o e taxa de mortalidade de menores de 5 anos. 2.  Os indicadores compostos IPH-1 e IPH-2 pretendem avaliar (A)  causas da pobreza. (B)  respetivamente respetivamente,, a pobreza dos países em desenvolvimento e a pobreza nos países desenvolvidos. (C)  respetivamente respetivamente,, a pobreza nos países desenvolvidos e a pobreza nos países em desenvolvimento. (D)  a pobreza relativa e a pobreza absoluta. 3.  A situação de pobreza absoluta corresponde a toda a população que vive com menos de (A)  um dólar por dia. (B)  50% da mediana do rendimento do país. (C)  um dólar por dia em paridade do poder de compra. (D) 50% da média do rendimento do país.

Prova 312/1.ª F. • Página 2/ 15

 

4.  Um dos fatores do cresciment crescimento o económico moderno é o conhecimento. Esta afirmação é (A)  verdadeira, porque o conhecimento dá prestígio a um país. (B)  falsa, porque basta adotar as tecnologias descobertas pelos outros países. (C)  verdadeira, porque a ciência está na origem das descobertas e das inovações que proporcionam riqueza aos países.   (D) falsa, porque o mais importante é a iniciativa empresarial. 5.  Uma depressão é (A)  uma fase de expansão do produto. (B)  uma redução do crescimento económico. . (C)  uma etapa presente num ciclo económico. (D) uma recessão em dois trimestres seguidos. 6.  O desenvolvimento sustentável é um conceito que envolve a solidariedade entre gerações. Esta afirmação é (A)  falsa, porque o desenvolvimento é um conceito exclusivamente económico. (B)  verdadeira, porque se refere a benefícios para todas as gerações. (C)  falsa, porque, atualmente, não há solidariedade entre gerações. (D) verdadeira, porque implica sacrifícios das gerações mais velhas para que o futuro desenvolvimento das novas gerações esteja garantido. 7.  A mundialização económica é um fenómeno caracterizado... (A)  pela livre circulação de bens e capitais, e pela maior regulação da atividade pelo Estado. (B)  pela liberalização das trocas e pela mundialização das empresas. (C)  pela mundialização das empresas. (D) pela globalização dos capitais. 8.  A Revolução Industrial está associada ao processo de mundialização económica. A afirmação (A)  é verdadeira, porque a procura dos mercados internaciona internacionais is incentivou à inovação e à modernização da atividade económica. (B)  é falsa, pois o fenómeno da mundialização é posterior à Revolução Industrial. (C)  é verdadeira, pois a procura interna estimulou a produção industrial. (D) é falsa, pois a Revolução Industrial está ligada às inovações tecnológicas, enquanto a mundialização está ligada às trocas.

Prova 312/1.ª F. • Página 3/ 15

 

9.  A transnacionalização da produção significa (A)  a localização das empresas em diversas partes do mundo. (B)  a realização da produção em vários países. (C)  a parcelização dos processos produtivos e a sua localização em diversas partes do mundo. (D) a produção de empresas estrangeiras estrangeiras.. 10. A desregulação é uma característica da globalização financeira. A afirmação é (A)  falsa, pois os mercados financeiros estão muito regulamentados e controlados. (B)  verdadeira, pois a atividade dos bancos não está sujeita a regulamentação. (C)  falsa, pois com a integração dos mercados financeiros verifica-se maior controlo da atividade financeira. (D) verdadeira, pois a maior concorrência nos mercados financeiros conduziu a um menor cumprimento das regras e a uma maior exposição ao risco. 11. Por crescimento natural, entende-se (A)  o número de nascimentos ocorridos num ano, num país. (B)  o número de nados-vivos ocorridos num ano, num país. (C)  a diferença entre o número de nados-vivos e de óbitos, ocorridos num ano, num país. (D) a diferença entre o número de nascimentos e o de óbitos, ocorridos num ano, num país. 12. A transição demográfica que se verifica na atualidade é um fenómeno demográfico caracterizado (A)  pelo aumento das taxas de natalidade e mortalidade. (B)  pela diminuição das taxas de natalidade e mortalidade. (C)  pela diminuição mais rápida da taxa de natalidade, relativamente relativamente à taxa de mortalidade. (D) pela diminuição mais rápida da taxa de mortalidade, relativamente relativamente à taxa de natalidade.

Prova 312/1.ª F. • Página 4/ 15

 

13. O progresso tecnológico pode ter influência sobre o aumento da população. Esta afirmação é (A)  verdadeira, porque o progresso tecnológico permite melhores condições de vida, o que se pode refletir na taxa de natalidade. (B)  falsa, porque o progresso tecnológico permite um maior controlo sobre a natalidade. (C)  verdadeira, porque o progresso tecnológico permite melhores condições de assistência materna. (D) falsa, porque são dois fenómenos completamente independente independentes. s. 14. Na atualidade, o fenómeno migratório distingue-se do ocorrido no passado devido…  (A)  À sua concentração no continente europeu. (B)  À crescente participação de mão-de-obra qualificada. (C)  À sua proveniência ser sobretudo no Norte de África. (D) Às características etárias da população migrante. 15. O abate de árvores e o aumento dos postos de trabalho numa região são, respetivamente... (A)  uma externalidade positiva e uma externalidade negativa. (B)  uma externalidade negativa e uma externalida externalidade de positiva. (C)  duas externalidades positivas. (D) duas externalidades negativas. 16. Uma das características dos Direitos Humanos é: (A)  Subjetividade. (B)  Fugacidade. (C)  Previsibilidade. (D) Interdependência. 17. O direito à liberdade de expressão do pensamento constitui um direito (A)  económico e social. (B)  cultural. (C)  coletivo. (D) civil e político.

Prova 312/1.ª F. • Página 5/ 15

 

18. Os direitos humanos são indivisíveis porque (A)  a violação de um implica a violação de todos os outros. (B)  não podem ser cedidos, pois dizem respeito a cada pessoa. (C)  não é possível considerar um como mais importante do que os outros. (D) dizem respeito a todos os seres humanos sem restrições. 19. O abandono escolar precoce e o trabalho infantil constituem fatores de exclusão social, porque (A)  marginalizam grupos sociais. (B)  dificultam o crescimento económico. (C)  põem em causa o desenvolvimento. (D) atingem largas camadas da população. 20. O desenvolvimento sustentável exige... (A)  a satisfação das necessidades básicas e um crescimento económico sem limites. (B)  a solidariedade intergeracional e um crescimento económico sem limites. (C)  um crescimento económico com limites e a equidade intra e intergeracion intergeracional. al. (D) o bem-estar das populações e um crescimento económico sem limites.

Prova 312/1.ª F. • Página 6/ 15

 

GRUPO II

1.  Observe o quadro seguinte.

1.1. Explique por que razão, tendo os Emirados Árabes Unidos um PIB  per capita  mais elevado e uma esperança média de vida à nascença maior, a sua posição no IDH é mais baixa do que a de Portugal. 1.2. O indicador composto IDH é mais fidedigno do que qualquer indicador simples para avaliar o nível de desenvolvimento de um país, mas Índice de Desenvolvimento de Género (IDG) ainda é mais relevante. Explique porquê. 2.  As inovações no domínio das comunicações e a desregulação dos mercados de capitais são característicos da globalização financeira. Nos mercados financeiros não há restrições de tempo e espaço. 2.1. Relacione inovações das comunicações, desregulação e globalização financeira. 2.2. Uma situação de crise é mais difícil de controlar num mercado financeiro global? Justifique a sua resposta.

3.  Leia o texto seguinte. Na Europa e, de um modo geral, nos países do povoamento europeu, a diminuição da mortalidade iniciou-se desde o começo do século XIX, tendo mesmo acelerado a partir de 1880. Daí a acumulação de excedentes populacionais: em cem anos, de 1800 a 1900, o número de habitantes do Velho Continente tinha passado de 180 para 390 milhões. De 1900 a 1940, podemos afirmar que a maior parte dos Estados de povoamento europeu entrou na segunda fase da transição demográfica. Dupâquier, Jacques, A População Mundial no Século XX (adaptado) 3.1. Caracterize a segunda fase de transição demográfica referida no último período do texto, explicitando a evolução populacional verificada de 1800 a 1900. 3.2. Calcule a taxa de crescimento da população entre 1800 e 1900.

Prova 312/1.ª F. • Página 7/ 15

 

4.  Observe o quadro e leia o texto que o acompanha. País

Japão EUA Espanha Portugal

Emissões de dióxido de carbono Parcela do total Per capita Per capita mundial (%) 2004 (toneladas de CO2) (toneladas de CO2) 1990 2004 4,3 8,7 9,9 20,9 1,1 0,2

19,3 5,5 4,3

20,6 7,6 5,6

O carbono que é emitido hoje começará a produzir efeitos sobre o clima dentro de vinte anos. Será preferível pagar hoje ou adiar, para as gerações futuras, mais ricas e mais bem dotadas tecnicamente do que nós, com menores custos, o combate às mudanças climáticas? Alternatives Économiques, Économiques, n.º80, 2.ºtrimestre de 2009 (adaptado) 4.1. Estabeleça comparações entre os países referidos no quadro, relativamente ao peso no total mundial das emissões de carbono e à evolução das emissões de carbono per capita, entre 1990 e 2004. 4.2. Considerando o conceito de desenvolvimento sustentável justifique a necessidade de se imporem limites ao crescimento, tendo em conta a situação evidenciada no quadro e o texto.

Prova 312/1.ª F. • Página 8/ 15

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF