Prova de Avaliação Recuperação
Short Description
Download Prova de Avaliação Recuperação...
Description
ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Área Disciplinar de Matemática
PROVA DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA - Recuperação Módulo A7 (Probabilidade)
12º ANO
TURMA: M
26/10/2011
Prof.ª Maria José Teixeira
GRUPO I As cinco questões deste grupo são de escolha múltipla.
Em cada uma delas, são indicadas quatro opções, das quais só uma está correta.
Escreva, na sua folha de respostas, apenas o número de cada questão e a letra correspondente à opção que selecionar para responder a essa questão.
Não apresente cálculos, nem justificações. Se apresentar mais do que uma resposta, a questão será
classificada com zero pontos, o mesmo acontecendo se a letra transcrita for ilegível.
1.
Lançam-se simultaneamente dois dados equilibrados com as faces numeradas de 1 a 6 e multiplicam-se os dois números saídos. A probabilidade do acontecimento «o produto dos números saídos é 1 ou 36» é:
(A)
(B)
0
1 36
(C)
1 18
(D)
21 36
2.
Ao analisar os resultados de um inquérito feito a 1000 donas de casa acerca do detergente utilizado para a loiça, verificou-se que 350 usavam o detergente A, 400 o detergente B e 350 não usavam qualquer destes detergentes. Ao escolher, ao acaso, uma destas donas de casa, a probabilidade de ela utilizar apenas um destes detergentes é: (A) 0,06 (B) 0,55 (C) 0,69 (D) 0,63
3.
Numa caixa há bolas de duas cores: verdes e pretas. O número de bolas verdes é seis. De forma aleatória extraem-se, sucessivamente e sem reposição, duas bolas da caixa. A probabilidade da segunda bola extraída ser preta, sabendo que a primeira bola extraída foi verde, é 0,5. Quantas bolas pretas havia inicialmente na caixa? (A) 4 (B) 5 (C) 6 (D) 7
4.
Uma turma M tem sete rapazes e cinco raparigas; uma turma N tem seis rapazes e seis raparigas. Escolhe-se, ao acaso, uma turma e, seguidamente, um elemento dessa turma. Considere os acontecimentos: X: “A turma escolhida é a M.” Y: “O elemento escolhido é uma rapariga.” Indique o valor da probabilidade condicionada PY | X .
(A)
1 2
(B)
5 12
(C)
7 12
(D)
11 24
5.
Um estudo feito a grupo de recém-nascidos do sexo masculino revelou que a sua altura segue uma distribuição normal N 60;3 . Escolhe-se, ao acaso, um recém-nascido desse grupo. Relativamente a esse recém-nascido, qual dos seguintes acontecimentos é mais provável? (A) A sua altura é superior a 54 cm e inferior a 63 cm. (B) A sua altura é inferior a 57 cm. (C) A sua altura é superior a 57 cm e inferior a 63 cm. (D) A sua altura é superior a 63 cm.
Prova de Avaliação de Recuperação
Módulo A7 - Probabilidade
GRUPO II Na resposta a cada um dos itens deste grupo, apresente todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Atenção: quando, para um resultado, não é pedida a aproximação, apresente sempre o valor exato .
6.
Num canal de televisão, num certo dia, publicitou-se um novo perfume. No dia seguinte, fez-se uma sondagem para averiguar alguns resultados relacionados com a publicidade ao novo perfume. Após análise das respostas, concluiu-se que:
75% dos indivíduos inquiridos viram a referida publicidade;
45% dos indivíduos inquiridos compraram o novo perfume;
20% dos inquiridos não viram a referida publicidade, nem compraram o novo perfume. 6.1. Represente a informação dada através de um diagrama de Venn, considerando os seguintes acontecimentos: P: “Viu a referida publicidade.” C: “Comprou o novo perfume.” 6.2. Escolheu-se, ao acaso, um indivíduo inquirido na sondagem. Determine a probabilidade de o indivíduo escolhido ter comprado o novo perfume e 6.2.1. não ter visto a publicidade. 6.2.2. Determine a probabilidade de o indivíduo escolhido ter comprado o novo perfume, sabendo que ele viu a publicidade. 7. Na figura, está representado um tetraedro com as faces numeradas de 1 a 4. O João tem um catálogo de tintas com 12 cores diferentes, uma das 7.1. quais é a sua preferida. O João seleciona, ao acaso, 4 cores diferentes para pintar as quatro faces do tetraedro. Cada uma das faces é pintada com uma única cor. Determine a probabilidade de o tetraedro ter uma das faces pintadas com a cor preferida do João. Apresente o resultado na forma de fração irredutível. 7.2. Considere a experiência aleatória que consiste em lançar 3 vezes o tetraedro representado na figura e registar, em cada lançamento, o número inscrito na face voltada para baixo. Seja X a variável aleatória «número de vezes que, nesses três lançamentos do tetraedro, se regista o número 1» . Construa a tabela de distribuição de probabilidades da variável X . Apresente as probabilidades na forma de fração. 7.3. Considere, agora, a experiência aleatória que consiste em lançar 4 vezes o tetraedro representado na figura e registar, em cada lançamento, o número inscrito na face voltada para baixo. Sejam I e J os acontecimentos seguintes: I: «o número registado nos três primeiros lançamentos do tetraedro é o número 2»; J: «a soma dos números registados nos quatro lançamentos do tetraedro é menor do que 10». Indique o valor de P J | I sem aplicar a fórmula da probabilidade condicionada .
Numa composição, explique o seu raciocínio, começando por referir o significado de no contexto da situação descrita.
P J | I
Prova de Avaliação de Recuperação
Módulo A7 - Probabilidade
8.
Um dos jogos mais populares da feira anual de Vila Nova de malmequeres é a Roda da Fortuna. Neste jogo, cada jogada consiste em fazer girar, aleatoriamente, uma roda que está dividida em três sectores circulares com áreas diferentes e numerados de acordo com o esquema da figura 1. Para jogar, uma pessoa tem, previamente, de se inscrever, de indicar o número de jogadas que pretende realizar e de efetuar o respetivo pagamento. Sempre que a roda é posta a girar, quando esta para, o ponteiro indica um sector. O prémio a receber corresponde ao valor, em euros, registado no sector indicado pelo ponteiro, no instante em que a roda pára. Seja X a variável aleatória «número registado no setor indicado pelo ponteiro no instante em que a roda para, numa jogada». A tabela de distribuição de probabilidade da variável aleatória X é: X xi 0 2 4
P X
onde
xi
3a
0,48
a
representa um número real. 8.1. Mostre que a 0,13 . a
8.2. Na roda da Fortuna, um jogador terá lucro apenas se o valor total que receber em prémios nas jogadas que realizar for superior ao valor total pago pela inscrição efetuada. O Ivo inscreveu-se para realizar duas jogadas e pagou 4 euros por essa inscrição. Mostre que a probabilidade de o Ivo obter lucro, com a realização das duas jogadas, é 0,1417.
9.
O Diogo recolheu, através de um inquérito que realizou, informação sobre alguns indicadores socioeconómicos de turistas que visitaram Portugal. A partir da informação obtida, concluiu que, no grupo de turistas que responderam ao inquérito, o valor do vencimento mensal individual auferido, em euros, seguia, aproximadamente, a distribuição normal, N 2400,300 , de média 2400 e desvio
padrão 300 . Admita que seleciona, ao acaso, um elemento do referido grupo de turistas. Será mais provável que o valor do seu vencimento mensal individual seja superior a 2900 euros ou seja inferior a 2000 euros? Justifique. Se recorrer à calculadora , apresente cada valor obtido arredondado às centésimas.
FIM
1.
Grupo I 2. 3. 4.
COTAÇÕES Grupo II 5. 6.1. 6.2.1. 6.2.2. 7.1. 7.2. 7.3 8.1. 8.2. 9.
10
10
10
10
10
15
15
20
15
15
20
15
15
20
Total 200
View more...
Comments