Projeto de intervenção do Serviço Social

January 23, 2019 | Author: Sílvia Alves | Category: Breastfeeding, Social Work, Saúde pública, Health Care, Bem-estar
Share Embed Donate


Short Description

3 SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL SÍLVIA MARIA GONÇALES ALVES ALIMENTE A VIDA....

Description

3

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CONECTADO CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL SÍLVIA MARIA GONÇALES ALVES

ALIMENTE A VIDA. Projeto de intervenção do Serviço Social

 Assis 2011

4

SÍLVIA MARIA GONÇALES ALVES

ALIMENTE A VIDA. Projeto de intervenção do Serviço Social

Trabalho de Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Oficina de Formação: Projeto de Intervenção, A Realidade Regional e o Serviço Social, Políticas Sociais III e Cultura, Família e Sociedade. Orientador: Profs. Amanda Boza Gonçalves; Clarice da Luz Kernkamp; Maria Lucimar Pereira e Sirlei Fortes de Jesus.

 Assis 2011

5

1 IDENTI IDENTIFIC FICAÇÃ AÇÃO O Nome do Projeto :  ALIMENTE A VIDA – Incentivo a amamentação amamentação materna. Local: UBS–Vila Operária; Rua Antônio Zuardi,180- V. Operária- Assis SP. Elaborado em: 26/09/2011 Duração: Seis meses Início: janeiro/2012.

2 SUMÁRIO SUMÁRIO DA PROPOST PROPOSTA A Este projeto tem como finalidade; incentivar, orientar e esclarecer  sobre o aleitamento materno em conjunto com os profissionais de saúde, para que mães e gestantes se comprometam cada vez em garantir uma vida saudável para seu filho, por meio de um gesto simples, que é o amamentar.

3 JUSTIFICA JUSTIFICATIV TIVA A  Após levantamento de dados dados dos relatórios de Puericultura do setor  de Pediatria da UBS-Vila Operária; analisamos que cerca de 70% das mães m ães dos recém nascidos atendidos não amamentam por fatores que vão desde a baixa escolaridade, que pode dificultar a interpretação das orientações sobre a importância do aleitamento materno, pois ainda insistem i nsistem em complementar a amamentação com outros tipos de alimentos e também interromper a amamentação após os dois primeiros meses; idade materna jovem; pequeno poder aquisitivo; o fato de a grande maioria ser solteira e por uma questão cultural não ter apoio familiar e ainda a valorização estética que se tornou um grande incentivo i ncentivo à alimentação artificial pelas indústrias alimentícias com o poderoso estímulo da indústria do leite em pó. Para essa realidade, é necessária uma intervenção para que os profissionais da saúde tenham um trabalho com ações efetivas, utilizando assim de conhecimentos e habilidades, tanto na prática clínica da lactação como na técnica de aconselhamento. aconselhamento.

6

4 OBJE OBJETI TIVO VOS S

4.1 4.1 GERA GERAL L −

 Articular e preparar as gestantes e lactantes usuárias da UBS sobre a importância da prioridade da prática do aleitamento materno como garantia de saúde para o seu bebê.

4.2 4.2 ESPE ESPECÍ CÍFI FICO COS S −

Fornecer instruções e esclarecimentos sobre amamentação materna desde o pré-natal para o fortalecimento da prática.



 Aumentar o número de bebês que tenham alimentação exclus exclusiva ivamen mente te por aleita aleitamen mento to matern materno o nos primei primeiros ros 6 meses de vida.



Promover a saúde física e mental da criança e sua mãe, fortalecendo o seu vínculo, garantindo assim uma atenção especial ao ato de alimentar uma vida.



Diminuição dos casos de morbidade e mortalidade infantil e os atendi atendimen mentos tos por doença doençass infant infantis is preve prevenív níveis eis na rede rede pública.

7

5 MET METAS Garantir que 100% das lactantes atendidas pela UBS amamentem seus filhos até no mínino os seis meses de vida. Para isso acontecer será necessária a preparação das gestantes a sobre o aleitamento materno e tornar esse público apto para a prática após o parto, assim como a inclusão e esclarec recimen mento para as mães que não estão amamentando.

6 PROCEDIME PROCEDIMENTO NTOS S METODOLÓGI METODOLÓGICOS COS Os procedimentos serão usados para uma ação efetiva de melhoria e contribuir para que a proposta de intervenção seja eficaz: −

Reunião com os profissionais de saúde da UBS para coleta de informações e planejamento das ações.



Identificação e divisão de dois grupos que serão trabalhados: a) gestantes b) lactantes



 Agendamento de reuniões com os grupos para apresentação da proposta e seu funcionamento.



Nas reuniões será aplicado um questionário para avaliação dos dos grup grupos os,, e util utiliz izan ando do-se -se da carte carteir irinh inha a da UBS UBS será será anot anotad ado o com com o nome nome “Ali “Alime ment nte e a Vida” ida”,, as data datass e os horários das reuniões seguintes.



Tran Transm smis issã são o de víde vídeos os expl explic icat ativ ivos os sobr sobre e técn técnic icas as de amamentação, preparo preparo do peito e cuidados para a prática.



Palestras ministradas por profissionais das áreas de saúde, estéti estética ca e nutriç nutrição ão para para fortal fortaleci ecimen mento to do aprend aprendiza izado do e desmitificar conceitos errados sobre o aleitamento materno.



Confecção de camisetas com os dizeres “Eu alimento a vida” como forma de incentivar as mães a participarem de um grupo “especial” e muito importante para elas e seu bebês.



Preparar as mães para serem multiplicadoras da prática.

8

7 REQUISIT REQUISITOS OS TÉCNICOS TÉCNICOS OU OU RECURSOS RECURSOS



Recursos Humanos: profissionais da área da saúde como Pediatra, Obstetra, Ginecologista, Enfermeiras ou Auxiliar de Enfermagem, Esteticista e Nutricionista podendo os mesmos sere serem m da Rede Rede Muni Munici cipa pall ou parc parcei eiro ross inte intere ress ssad ados os em contribuir como voluntários.



Recursos Materiais: papel, canetas,pranchetas, aparelhos de Tv e Dvd, Dvd, ou Comp Comput utad ador or com com tela tela de no míni mínimo mo 15’’ 15’’,, camisetas confeccionadas para doação às participantes do projeto.



Recu Recurs rsos os Físi Físico cos: s: sala sala para para reun reuniõ iões es com com cade cadeir iras as e a possibilidade de uso do espaço externo que tenha sombra nos dias mais quentes para um maior conforto para as mães.



Recursos Administrativos: aprovação por parte da Secretaria Municipal

da

Saúde

para

execução

do

projeto,

dis disponi ponibi bililiza zaçã ção o dos dos prof profis issi sion onai aiss e de verb verba a para para as cami camise seta tass e toda toda a docu docume ment ntaç ação ão nece necess ssár ária ia para para as deliberações (Ofícios, Portarias e etc.)

8 MONITORAMENTO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO O monitoramento será processado em todos os dias de cada etapa da intervenção assim como a avaliação dos indicadores de atendimento das metas propostas, que são essenciais para uma análise real e concreta se o projeto está de acordo com a sua idéia inicial e sua eficácia. Os principais indicadores analisados serão: a) nº de mães atendidas, b) freqüência nas reuniões, c) análise da compreensão das palestras ministradas, d) nº de mães que estão amamentando, e) causas da não amamentação e um parecer  técnico por parte da equipe da Saúde quanto a melhorias, ajustes e mudanças necessárias para adequações do projeto.

9

9 CRON CRONOG OGRA RAMA MA

 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS JANEIRO FEVEREIRO MARÇO Coleta de informações Planejamento das

X

ações Divisão de grupos  Agendamento das

X X

reuniões  Apresentação do

X

projeto  Aplicação de

X

questionário Confecção das

X

camisetas Transmissão dos

X

ABRIL

MAIO

vídeos Palestras Preparação das

X X

X X

X X

multiplicadoras Monitoramento

X

X

X

X

X

X

das etapas  Avaliação dos

X

JUNHO

Indicadores Parecer técnico da

X

equipe da Saúde

X

10

10 REFERÊNCI REFERÊNCIAS AS BIBLIOGR BIBLIOGRÁFIC ÁFICAS AS

GONÇALVES, Amanda Boza; MALVEZZI, Rosane Aparecida Belieiro; DA CRUZ, Vilma Aparecida Gimenes. Oficina de Formação:projeto de intervenção.São Paulo, Person Prentice Hall, 2011. MINISTÉRIO DA SAÚDE,Saúde da Criança. Disponível em: < http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1251 http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1251> >  Acesso em: 26 set. 2011. SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE ASSIS, Unidade Saúde da Família, Disponível em , Acesso em:27 set 2011

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF