Productfacts_FH_Portuguese.pdf
Short Description
Download Productfacts_FH_Portuguese.pdf...
Description
v FH v FH16 Características do produto
Ma pêa – M cm
Jonas Odermalm
Gestor de Produto – Chassis
Ove Wikström
Gestor de Produto – Transmissão Mats Johansson
Gestor de Projecto – Exterior da Cabina
2
VOLVO FH
ovs cceíscs
Claes Avedal Director – Investigação de Acidentes
Asok George Designer Principal – Exterior
O Volvo FH é o campeão das longas distâncias no que toca ao desempenho, conforto e eficácia em termos de consumo de combustível. A linha motriz, motri z, constituída pelo motor D13, pela caixa de velocidades I-Shift e pelos eixos traseiros com desmultiplicações longas, proporciona um fluxo de potência sem igual. Acrescente-lhe o VEB + e ficará com um camião que mantém a velocidade de cruzeiro, tanto nas subidas como nas descidas, hora após hora, sem cansaço.
novas características do volvo FH Motor D13C – mais potência com menor consumo de combustível
No novo motor D13C, agora em configuração Euro 5, todas as variantes de potência exibem 20 cv adicionais e mais 100 Nm de binário, apresentando, ao mesmo tempo, um consumo de combustível mais baixo. O D13C está disponível com níveis de potência de 420, 460, 500 e 540 cv.
I-Shift
Powertronic
O novo software da I-Shift permite um desempenho ainda melhor. A função I-Roll permite ainda uma redução adicional no consumo de combustível.
Novas programações da caixa de velocidades automática Powertronic. Powertronic. Os intervalos de mudança do óleo também foram aumentados.
Eixo bogie Tridem de três eixos com suspensão pneumática e eixo morto direccional para máxima capacidade no bogie. A configuração 8×4 assegura uma excelente distribuição da carga pelos eixos.
Faróis de nevoeiro ou faróis de auxílio à mudança de direcção, na secção inferior. Luzes de posição em forma de V, tipo LED. Faróis Bi-Xenon como opção.
Cama confortável com larga secção central. O modelo reclinável tem encosto regulável.
O D13C está disponível em versões EEV (Veículo Ecológico Avançado), com um nível ainda mais reduzido de emissões de gases e partículas.
1
2
3 4
11 12
1
Emblema Globetrotter
5
Circulação de ar melhorada
9
2
Pála de sol
6
Novas ópticas
10 Grelha inferior redesenhada
3
Secção frontal em aço
7
Faróis de nevoeiro separados
11 Luzes indicadoras (piscas)
4
Grelha superior redesenhada
8
Faróis de auxílio à mudança de direcção
12 Iluminação do degrau de acesso
5
6
Luzes de presença (mínimos)
9 7
10 8
13
17
21
24 26
25
30 29 31 19 27
14 16
13 Iluminação interior melhorada 14 Mesa de apoio desmontável 15 Espaço para frigorífico 16 Cama com encosto regulável 17 Kit de preparação para TV
15
28
22 23
18
20 Banco de passageiro com possibilidade de rotação 21 Zona de arrumos frontal 22 Revestimentos interiores resistentes
18 Gavetas para arrumos
23 Cores dos acabamentos interiores condizentes
19 Arrumos laterais
24 Painel de instrumentos 25 Sensor de chuva para limpa pára-brisas
26 Volante em couro 27 Alavanca I-Shift/Powertronic com nova posição
•
de fixação mais altos •
30 Secção central com suporte para copos/cinzeiro 31 Sistema de Áudio
Paineldecontrolojunto
à cama
28 Arrumos na base do tablier 29 Inserções decorativas
Camasuperiorcompontos
•
Espaçoparacofre
•
Espaçoparaarrumos
acessível do exterior •
Opçõesdepintura
personalizáveis
20
Motor diesel com seis cilindros em linha A Volvo baseia o design do seu motor no conceito de motor diesel de seis cilindros em linha com turbocompressor e intercooler. Trata-se de uma arquitectura testada, comprovada e altamente fiável. Mudanças de velocidade inteligentes A I-Shift, a caixa de velocidades com sistema automático de mudança de velocidades da Volvo, estabeleceu um novo standard no que respeita ao conforto e à eco nomia de combustível. É tão cómoda como uma transmissão automática convencional mantendo no entanto todas as vantagens de uma caixa de velocidades manual.
4
LinHa mOtriz “Os componentes da linha motriz como, por exemplo, a I-Shift e o motor D13, são desenvolvidos em paralelo. A I-Shift oferece vários benefícios ao cliente, tais como um consumo de combustível mais baixo, menos peso, uma maior segurança e um melhor ambiente de trabalho para o motorista.” Ove Wikström Gestor de Produto – Linha Motriz
Transmissão de potência eiciente A transmissão de potência à estrada deve ser feita com o mínimo possível de perdas. Os eficientes eixos traseiros da Volvo são concebidos para suportar o elevado binário do motor, elevadas cargas sobre os eixos e elevados pesos brutos de conjunto.
Rácios longos no dierencial traseiro Os motores diesel da Volvo proporcionam uma capacidade de tracção invejável. Graças aos elevados binários disponíveis actualmente, é possível introduzir desmultiplicações mais longas no diferencial traseiro, baixando as rotações do motor e contribuindo para um consumo de combustível mais baixo.
5
mOtOr Os Volvo FH e FH16 são conhecidos por serem resistentes máquinas de longas distâncias cuja gama de motores está pereitamente adaptada às suas capacidades. Com a economia de combustível no centro das atenções, uma geração completamente nova de motores diesel Euro 5 – o D13C e o D16G – ornece a potência. Além disso, algumas variantes do D13C estão certiicadas de acordo com as normas ambientais EEV (Veículos Ecológicos Avançados). Os motores diesel de seis cilindros em linha da Volvo ca racterizam-se pela sua capacidade de tracção e pela orma como ela se az sentir de orma imediata e praticamente a partir do ralenti. O motorista beneicia de um luxo uniorme de potência e de um amplo binário disponível num alargado regime de rotações. São estas as características responsáveis pela eiciência dos motores em termos de consumo de combustível e pelo inegável prazer de condução sentido ao volante. Alta iabilidade e baixos consumos de combustível
Quando se trata de cilindradas e potências elevadas, o mo tor de seis cilindros em linha oerece vantagens claras. Este tipo de arquitectura de motor permite uma grande suavidade de uncionamento e um baixo nível de vibrações. Os motores diesel da Volvo estão equipados de série com um turbocompressor e intercooler. Apresentam uma única cabeça de cilindros monobloco, árvore de cames à c abeça e 4 válvulas por cilindro. Injectores posicionados ao centro do cilindro resultam numa injecção extremamente rápida e devidamente controlada com distribuição simétrica do combustível na câmara de combustão.
Aumente a velocidade média com o VEB +
O VEB +, sistema de travão motor patenteado pela Volvo, proporciona-lhe uma potência de travagem elevada e uniorme, sem qualquer desgaste. Como o VEB + abrange todo o regime de rotações do motor, poderá responder à maior parte das necessidades de travagem do camião com este travão motor. O VEB + disponibiliza uma potência de travagem extremamente elevada – 375 kW com o D13C e 425 kW com o D16G. Ao percorrer estradas com grandes declives, o seu veículo terá o potencial para aumentar a velocidade média sem colocar em risco a segurança. Em termos práticos, signiica que poderá manter uma velocidade superior nas descidas.
Motores, actos breves • Seiscilindrosemlinha,umconceito altamentefiável • BaixosconsumosgraçasaosistemadegestãoelectrónicaeinjectoresunitáriosdaVolvo • Bináriomáximodisponívelnumregime derotaçõesalargado • VEBeVEB ,travõesmotoraltamenteeficazes • Atomadadeforçamontadanadistribuição, natraseiradomotor,disponibilizaelevados valoresdepotênciaebinário +
6
Mais potência com menor consumo de combustível
O D13C oerece mais potência e mais binário, e os resultados são visíveis nas características de condução optimizadas. Além disso, o novo motor cumpre os requisitos de uma norma de emissões mais rigorosa com uma economia de combustível melhorada. Cada variante de potência inclui 20 cv adicionais e mais 100 Nm de binário. A nova linha motriz – o D13C em combinação com a transmissão I-Shit – apresenta o potencial de reduzir o consumo de combustível em 3% em comparação com a sua antecessora.
Regime de rotações mais amplo e melhores características de condução
A relação entre o curso e o diâmetro dos seus cilindros proporciona uma elevada potência logo a partir das baixas rotações e um enorme binário num regime de rotações alargado. O D13C debita o binário máximo a partir de apenas 1000 rpm e a potência máxima está disponível até às 1900 rpm. O alargamento do regime de rotações tornou este motor ainda mais lexível, contribuindo para as excepcionais características de condução. O D13C está disponível com níveis de potência de 420, 460, 500 e 540 cv para a norma Euro 5. Além disso, o motor está igualmente disponível numa versão EEV (Veículo Ecológico Avançado) com potência de 420, 460 e 500 cv, com emissões de gases e partículas ainda mais reduzidas.
7
tranSmiSSÃO A I-Shit combina as melhores características da caixa de velocidades manual e da transmissão totalmente automática, produzindo um resultado inal inspirador. Basicamente, a I-Shit é uma caixa de velocidades split/range de 12 velocidades controlada electronicamente, concebida para a mudança de velocidades automática. A nova I-Shit é um apereiçoamento da nossa aclamada caixa de velocidades com sistema de mudança automático. Foi agora actualizada para corresponder ao desempenho mais elevado da nova gama de motores, bem como para introduzir um maior potencial de poupança de combustível e uma inteligência integrada ainda maior para apoiar o motorista. Mudança de velocidades rápida e com breves interrupções na distribuição do binário
Com 12 velocidades à mão, a I-Shit tem muito mais velocidades disponíveis do que uma transmissão automática tradicional. A vantagem é que a I-Shit apresenta relações de caixa mais curtas e é mais eicaz em termos de consumo de combustível. Graças ao sistema de mudança de velocidades de reacção rápida, a transmissão de potência às rodas quase não sore interrupções durante as passagens de caixa, mesmo nas mais diíceis condições de uncionamento.
Sotware melhorado
A I-Shit escolhe sempre a relação de caixa ideal a en grenar, adaptando-se ao tipo de transporte e às condições de condução. Ao complementar a I-Shit com um pack de sotware para operações ligadas, por exemplo, ao transporte de longo curso ou a transportes pesados, o elevado grau de eicácia e o conorto que proporciona são ainda mais optimizados. Os packs de sotware são adaptados às condições especíicas de cada operação. A unção I-Roll contribui também para uma maior poupança de combustível. Permite ao motorista concentrar-se na condução
Com a I-Shit, o motorista pode concentrar-se na condução e no trânsito à sua volta. No entanto, pode sempre utilizar a mudança de velocidades manual. Basta colocar a alavanca de mudanças na posição manual e, em seguida, mudar para uma velocidade mais alta ou mais baixa utilizando um botão próprio localizado na alavanca de comando da I-Shit. Veículos equipados com esta caixa de velocidades não possuem pedal de embraiagem.
“… a I-Shift oferece inúmeros benefícios ao cliente …”
Ove Wikström Gestor de Produto – Linha Motriz 8
Caixas de velocidades manuais
As caixas de velocidades da Volvo proporcionam uma utilização cómoda, uma vez que a alavanca de mudanças é isenta de vibrações graças ao controlo por meio de cabos. A gama de caixas de velocidades inclui uma caixa de 14 velocidades split e range, em versões Direct Drive e Overdrive. A grande amplitude de desmultiplicações oerece uma excelente capacidade de arranque, ao mesmo tempo que permite obter velocidades médias elevadas. Diversos apereiçoamentos eectuados na última geração de caixas de velocidades permitiram reduzir ainda mais os níveis de ruído. Powertronic
Na nova Powertronic, o sotware de comando soreu diversos apereiçoamentos ao mesmo tempo que os intervalos de mudança de óleo oram substancialmente alargados. A Powertronic – uma transmissão totalmente automática do tipo planetário com 6 velocidades – oi desenvolvida para trabalhos de transportes pesados. Um conversor de binário incorporado ampliica o binário disponível, o que resulta numa tracção de arranque muito elevada. A transmissão directa em todas as velocidades proporciona uma maior economia de combustível. Inclui 2 programas de condução dierentes, Economia e Perormance, com dierentes estratégias de mudança de velocidades.
I-Shit, actos breves • Novafunção:DesempenhoMelhorado emMauPiso •Split/rangecom12velocidades •DisponívelemversõesDirectDrive eOverdrive •Dimensionadaparapesosbrutos deconjuntoelevados •Packsdesoftwareparaadaptação adiferentestrabalhosdetransporte •I-Cruise–Maiorpoupançadecombustível nasoperaçõesdelongocurso
9
EiXO traSEirO A unção do eixo traseiro é transerir a potência e o binário do motor para a superície da estrada com o mínimo possível de perdas mecânicas. Baixas perdas por ricção e um conjunto equilibrado de desmultiplicações inais são os principais actores que beneiciam o consumo de combustível.
Os eixos traseiros da Volvo oram construídos para lidar com as condições mais diíceis. Possuem componentes robustamente dimensionados para suportar as cargas e as tensões extremamente elevadas às quais são sujeitos. Certas variantes de eixos suportam binários de motor até 3150 Nm e conseguem transportar pesos brutos de con junto superiores a 100 toneladas. A gama de eixos traseiros é vasta e abrange eixos simples e em tandem de redução simples ou com redução
10
nos cubos. Todos os eixos traseiros estão equipados com um bloqueio de dierencial que aumenta a capacidade de tracção em condições de pouca aderência. Os eixos tandem têm ainda um bloqueio entre os eixos. Vasta gama de desmultiplicações
As bainhas do eixo traseiro, undidas em erro nodular para uma construção compacta, oerecem uma elevada altura ao solo. Nenhum dos rolamentos das rodas requer manuten-
Eixos traseiros, actos breves • • • • •
RT3210HV
Baixasperdasporfricção Bainhasdoeixotraseiroemferrofundido Rolamentosdasrodassemmanutenção Bloqueiodediferencialdesérie Vastagamadedesmultiplicações
O eixo tandem com redução nos cubos oi desenvolvido para as operações de transporte mais pesadas e exigentes, com elevados pesos brutos de conjunto. Dimensionado para um binário do motor de 3150 Nm e um peso sobre o bogie e peso bruto de conjunto de 32 e 100 toneladas, respectivamente.
RTS2370A
ção. Todos os eixos traseiros estão disponíveis com uma ampla gama de desmultiplicações. Seja para garantir uma boa capacidade de arranque e transposição de declives ou para corresponder ao regime de rotações económico do motor a velocidades de cruzeiro.
Um eixo tandem com redução simples que se destina a operações exigentes, mesmo em estradas com mau piso. Dimensionado para um binário do motor de 3150 Nm e um peso sobre o bogie e peso bruto de conjunto de 23 e 70 toneladas, respectivamente.
11
Sistema eléctrico aprovado para ADR Em opção, a Volvo disponibiliza um sistema eléctrico devidamente protegido e aprovado para ADR, com os fusíveis e o corta-corrente incorporados na caixa de baterias. As baterias de grande capacidade e mecanicamente robustas oferecem um elevado poder de arranque do motor.
Volume de combustível máximo Os depósitos de combustível em “D”, em alumínio, reduzem o peso e permitem um volume de combustível ideal no espaço disponível no chassis. Novas configurações de chassis permitem aos tractores 4×2 e 6 ×2 transportar mais combustível.
Suave e ácil de manobrar O camião apresenta uma condução confortável mesmo a velocidades reduzidas. A assistência de direcção variável ajusta o peso da direcção em função da velocidade.
Suspensão traseira resistente Os tirantes em “V” do bogie traseiro absorvem as forças laterais e fixam os eixos na linha central do chassis, enquanto as barras de reacção direccionam os eixos longitudinalmente e absorvem as forças geradas durante a aceleração e a travagem.
12
CHaSSiS “Com uma vasta e flexível gama de opções de chassis para responder às diferentes necessidades, aliada a uma resistência e a um conforto de nível superior, oferecemos ao cliente todas as condições necessárias para elevados níveis de produtividade e rentabilidade.” Jonas Odermalm Gestor de Produto – Chassis
Diversas variantes de eixo “morto” Os eixos “mortos” estão disponíveis em várias configurações, ou seja, fixos com rodado simples ou duplo e com direcção activa ou passiva. Um eixo pusher está disponível na configuração fixa ou de direcção activa com rodado simples.
Tridem Bogie de três eixos com suspensão pneumática e eixo morto direccional. O bogie Tridem proporciona uma melhor distribuição de carga sobre os eixos, enquanto o eixo morto direccional, combinado com uma distância entre eixos reduzida, significa que o camião é particularmente fácil de manobrar.
Coniguração de chassis lexível Configuração de chassis flexível com diversas possibilidades de posicionamento das baterias e dos depósitos de combustível. Pode especificar um chassis com a secção lateral completamente livre para a superstrutura, ideal, por exemplo, para a montagem de cisternas.
13
Gama DE CHaSSiS A gama de chassis para o Volvo FH é bastante completa, com uma grande variedade de conigurações, alturas de chassis e distâncias entre eixos. Está também disponível uma vasta selecção de sistemas de suspensão e de bogies, com suspensão pneumática ou suspensão de molas. As diversas soluções disponíveis para bogies traseiros e eixos dianteiros garantem a necessária capacidade para suportar as maiores cargas. Um dos objectivos sempre presente no processo de desenvolvimento dos chassis da Volvo é o de maximizar a capacidade de carga. A estrutura modular permite que o tractor e o chassis rígido partilhem os mesmos componentes básicos. Desta orma, existe uma considerável margem de manobra para personalizar o chassis de modo a satisazer as suas próprias necessidades de transporte.
O ESP trava cada roda individualmente
Maior conorto com suspensão pneumática
Caixa de baterias na saliência traseira
O sistema de suspensão pneumática ECS (Suspensão de controlo electrónico) com quatro oles por eixo mantém o chassis nivelado e permite maiores níveis de conorto durante a condução. O sistema de controlo manual da altura torna mais ácil o manuseamento da carga. A troca de plataormas de carga amovíveis processa-se de orma mais rápida e a altura da plataorma de carga pode ser acilmente ajustada de acordo com as zonas de carga e descarga.
Os tractores podem ser especiicados com a caixa de baterias na saliência traseira do chassis. Esta solução liberta espaço adicional no chassis e aumenta a lexibilidade no que toca à instalação de depósitos de combustível. A tara que incide sobre o eixo dianteiro também é mais baixa, o que representa uma vantagem ao nível da distribuição de pesos.
O sistema ESP (Controlo electrónico de estabilidade) está incluído na variante EBS-HIG para todos os tractores e rígidos 6×2 com suspensão pneumática traseira. O sistema permite uma travagem mais uniorme com a possibilidade de redistribuição das orças de travagem entre os vários eixos e rodas.
Maior capacidade de combustível Travões de disco EBS de reacção rápida
Os travões de disco EBS (Sistema de travagem controlado electronicamente) da Volvo são caracterizados por uma elevada capacidade de travagem, bem como por uma óptima resistência à adiga. O controlo electrónico proporciona uma resposta extremamente rápida e uma distância de travagem curta. O EBS pode ser especiicado com um dos packs de sotware existentes: Médio (EBS-MED) e Alto (EBS-HIG).
14
Uma nova coniguração de chassis, com mais espaço para instalação de depósitos de combustível, permite uma capacidade até 1480 litros de combustível num tractor 4×2.
Tractor Volvo FH 4×2
Tractor Volvo FH 6×4
15
CaBina “Penso que a simplicidade do design e o tratamento cuidado dos detalhes expressa confiança e qualidade. O design também revela a extraordinária potência e eficiência do novo Volvo FH.” Asok George
Designer Principal – Exterior
Melhor visibilidade nocturna Os novos faróis de auxílio à mudança de direcção, disponíveis em opção, proporcionam ao motorista uma muito melhor visibilidade nas mudanças de direcção a baixa velocidade.
Design novo e suave Grelha e emblema com uma aparência nova e distinta, e pala de sol com função melhorada. O emblema Globetrotter foi também actualizado com um novo e moderno design.
Segurança a toda a prova A célula de segurança em aço de elevada resistência cria uma estrutura robusta em torno dos ocupantes da cabina. A Protecção dianteira anti-encaixe (FUPS) faz parte do equipamento de série e está integrada na estrutura do chassis.
16
Baixo consumo de combustível A cabina do FH, com as suas formas em cunha, assegura um desempenho aerodinâmico excelente. O pára-brisas com forte inclinação e de cantos arredondados ajuda a minimizar a resistência ao avanço.
Pack de delectores de ar Estão disponíveis deflectores de ar para o tejadilho e secções laterais, personalizados individualmente para a gama completa de cabinas. Um design aerodinâmico de tampões das rodas reduz ainda mais a resistência ao ar.
Suspensão de cabina Cabinas devidamente isoladas com uma suspensão de quatro pontos, com molas helicoidais ou pneumática, minimizam a trepidação e as vibrações no seu interior.
17
Gama DE CaBinaS Seja qual or a versão que escolher da gama FH da Volvo, obterá uma cabina que, no mais ínimo pormenor, é concebida para lhe proporcionar o máximo conorto e prazer. A designação Globetrotter é bem conhecida do mundo dos camiões nos últimos vinte anos. Esta conortável cabina da Volvo, com uma altura interior suiciente para estar em pé, oi concebida para tornar o trabalho do motorista o mais conortável possível em operações de longa distância. Cabina curta
Globetrotter XL
Conortável, silenciosa e com uma altura do túnel do motor pouco pronunciada. O posto de condução apresenta novos instrumentos e todos os controlos a uma distância conveniente para total controlo.
Óptimo conorto para duas pessoas. A cabina Globetrotter XL permite uma altura interior ainda maior, ampla zona de descanso, muito espaço interior e um bom espaço para arrumos debaixo da cama. As actualizações deste ano, que incluem uma nova cama, tornam-na mais conortável que nunca.
Cabina longa
Silenciosa e devidamente isolada, oerece óptimas condições para o descanso do motorista. Amplo espaço para uma pessoa e possibilidade de instalar uma cama superior. O interior soreu uma melhoria importante. Apesar de o espaço interior para o motorista ter aumentado, a capacidade de arrumação também aumentou em 14 litros. Globetrotter
Condições de descanso para duas pessoas incompara velmente práticas e conortáveis. O interior da cabina Globetrotter dispõe de altura suiciente para estar em pé e espaço para arrumos adicional na sua zona superior. A Globetrotter oi apresentada em 1979 e tem sido um ponto de reerência desde então.
Cabina curta (L1EH1)
18
Cabina longa (L2H1)
Cabina Globetrotter (L2H2)
Cabina Globetrotter XL (L2H3)
19
intEriOr Quando se sentar na nova cabina do Volvo FH, irá aperceber-se do espaço interior que ela disponibiliza. A Volvo concentrou-se substancialmente na criação de um interior com mais espaço, melhor iluminação e possibilidades de arrumação mais inteligentes. Nesta cabina, terá a oportunidade de trabalhar mais eicazmente e de descansar mais conortavelmente. Todos os controlos estão colocados a uma distância conveniente no tablier ligeiramente curvo. Ao centro encontrase um novo painel de instrumentos contendo um mostra dor analógico com o nível de AdBlue e um amplo display digital, de alta resolução, com inormações adicionais para o motorista. O limpa pára-brisas com sensor de chuva está disponível como opção. É ácil deinir o nível de sensibilidade necessário através de um controlo rotativo na haste junto ao volante. Escolha entre o sistema de ar condicionado com controlo manual ou automático, ou a ventilação convencional. Todo o ar admitido no interior da cabina é convenientemente iltrado antes de ser distribuído pelas várias saídas de ar.
20
Banco de motorista para viagens longas
Um banco ergonómico, conortável mas irme ao mesmo tempo, é uma grande ajuda nas viagens mais longas. A suspensão pneumática do próprio banco adapta-se ao peso do ocupante, tornando a viagem ainda mais conortável. O aquecimento eléctrico e a ventilação da almoada do banco e do encosto são opções adicionais. A alavanca de mudanças, redesenhada para as transmissões I-Shit e Powertronic, oi aastada um pouco do banco para uma utilização mais prática.
Elevado nível de segurança
Um novo e elegante volante com acabamento em couro está disponível como opção. A altura e o ângulo podem ser acilmente ajustados através de um pedal que também permite um acesso mais cómodo à posição do condutor. O volante pode ser especiicado com comandos integrados para o sistema de áudio e o teleone GSM. Cintos de segurança de inércia com sensores distintos que registam movimentos bruscos do veículo e do cinto. Opcionalmente pode ser especiicado um cinto de segurança integrado no próprio banco garantindo-se assim um ajuste sempre pereito ao corpo do motorista. Pode ser especiicado ainda um airbag no lado do motorista.
Interior, actos breves • Bancodomotoristacomsuspensãopneumática • Novailuminaçãointerior,ajustávelecom váriospontosdeluz • Iluminaçãoprópriaparaconduçãonocturna, emtonsdevermelho • Ventilaçãoconvencionaloudecontrolo automático • Sensordechuvadisponívelemopção paraolimpapára-brisas • SistemadeÁudiocomtrêspotentesníveis deespecificação • Extraordináriacapacidadedearrumação: 459litrosnaGlobetrotterXL • Gavetasparaarrumos,de60e40L,sobacama • Camacomumalargasecçãocentral eencostoregulável • Bancodopassageirorotativoparadescanso comoopção
21
22
23
intEriOr
24
25
Sses de poo o oos Um camião Volvo deve proporcionar uma condução tão conortável e segura quanto possível. Nesse sentido, a Volvo desenvolveu vários sistemas de apoio ao motorista com o intuito de o auxiliar no seu trabalho. Fazem parte da segurança activa do camião e existem para minimizar o risco de acidentes rodoviários.
26
Prevenção contra colisões laterais
O sistema LCS (Sensor de Ângulo Morto) monitoriza o ângulo morto que os retrovisores não conseguem abranger. Quando o motorista activa o indicador de mudança de direcção para mudar de aixa, a unidade de radar do sistema LCS veriica, primeiro, se existe um veículo no ângulo morto. Se or esse o caso, o motorista é alertado através de um sinal luminoso, colocado no pilar da cabina. Este sistema está disponível como opcional.
Sensor de Ângulo Morto
Prevenção de saídas da aixa de rodagem
O sistema LKS (Monitorização da Faixa de Rodagem) reconhece a posição do camião na estrada e emite um aviso ao motorista sempre que este, por distracção ou cansaço, abandone a sua aixa de rodagem. A aplicação principal deste sistema será nas operações de longo curso em auto-estradas, quando o camião é conduzido a uma velocidade constante em ambientes monótonos. O sistema de Monitorização da Faixa de Rodagem está disponível em opção.
Monitorização da Faixa de Rodagem
Alerta para o cansaço
O sistema DAS (Detector de Sonolência) monitoriza parâmetros como os movimentos do volante e dos pedais. Uma câmara de vídeo no interior do pára-brisas controla a linha central da estrada e as marcações na berma, e um computador de bordo compara os movimentos do volante com as marcações da estrada. Sempre que o sistema detecte um comportamento erráctico do volante é emitido um alerta através de um sinal sonoro e de uma indicação intermitente no display de inormações do motorista. O Detector de Sonolência é um sistema opcional associado à Monitorização da Faixa de Rodagem.
Detector de Sonolência
Cruise Control com radar
O ACC (Cruise Control Adaptativo) é um sistema de cruise control activo que adapta a velocidade de circulação ao ritmo do restante trânsito e mantem uma distância de segurança em relação ao veículo da rente. Este sistema, disponível em opção, mantém uma distância constante em relação ao veículo da rente actuando directamente sobre o acelerador e os travões para o conseguir. O radar utilizado é totalmente novo e apresenta capacidades de detecção melhoradas.
Cruise Control Adaptativo
27
VOLVO FH16 Com 700 cv e 3150 Nm, o Volvo FH16 é imbatível. Este camião é, sem dúvida, o líder em transportes pesados. Seja em termos de capacidade de tracção, capacidade de travagem do motor ou de conorto da cabina, ele destaca-se da concorrência. O Volvo FH16 impõe-se nas operações de transporte especialmente exigentes, com pesos brutos elevados e terrenos diiceis. A nova e moderna aparência da cabina ilustra na pereição a capacidade da máquina. A grelha prateada irradia potência e mostra quem anda sempre na linha da rente. Entre as novas características ex teriores encontram-se uma pala de sol melhorada, novos aróis e novos indicadores de mudança de direcção. Frisos metálicos sóbrios criam uma estrutura elegante e realçam consideravelmente a aparência exclusiva do camião. No interior, o Volvo FH16 soreu uma remodelação total. Camas mais conortáveis, um banco do passageiro rotativo, armazenamento mais inteligente e uma iluminação interior melhorada aumentam ainda mais o conorto deste líder na sua classe. O esquema de cores interiores, um tom azulpúrpura a contrastar com bronze, transparece em todos os tecidos, estoos e volante, destacando ainda mais a aura de exclusividade. O painel de instrumentos também apresenta um relevo especíico na cor bronze. D16G – o mais potente no mercado
A orça bruta deste motor diesel com turbocompressor e 6 cilindros em linha oi actualizada para criar o D16G, que cumpre a norma Euro 5. O D16G está disponível com três níveis de potência: 540, 600 e 700 cv. A grande disponibilidade de potência e binário destes motores conjugada com a enorme potência do travão motor que os equipa, permitelhes ignorar as inclinações do terreno e manter velocidades médias elevadas. O binário az-se notar logo a partir do arranque, o que resulta em características de condução excepcionais com um luxo constante de potência. O binário máximo são uns impressionantes 2650, 2800 ou 3150 Nm, dependendo da variante de motor. Considerando o desempenho e os pesos brutos de conjunto para os quais o D16G está dimensiona-
28
do, tratam-se de máquinas altamente eicientes em termos de consumo de combustível. Transportes de longo curso e elevados pesos brutos de conjunto
Este camião permite optimizar o transporte de cargas consideráveis em grandes distâncias. O Volvo FH16 é o tractor ideal para operações de longo curso envolvendo elevados pesos brutos de conjunto. Nos países onde tal é pos sível, o FH16 é a escolha pereita para o EMS (European Modular System) com combinações que podem chegar às 60 toneladas e aos 25,25 metros de comprimento. Volvo FH16, actos breves • • • •
D16Gcom540,600ou700cv Bináriomáximode2650,2800ou3150Nm TravãomotorVEB ,potênciade425kW I-Shiftoucaixamanualde14velocidades split/range • EBSeESP • Cabinalonga,cabinaGlobetrotterou cabinaGlobetrotterXL +
D16G540
Potência máxima às 1450–1900 r/min 397 kW Binário máximo às 1000–1450 rpm 2650 Nm D16G600 Potência máxima às 1500–1900 r/min 441 kW Binário máximo às 1000–1500 rpm 2800 Nm D16G700 Potência máxima às 1550–1800 r/min 515 kW Binário máximo às 1000–1550 rpm 3150 Nm
Regime económico 1000–1500 r/min Potência do travão de escape (2200 r/min) 230 kW + Potência – VEB (2200 r/min) 425 kW VEB+ disponível como opção Filtros de óleo, n.º 2 uxo total, 1 bypass Volume de mudança de óleo, incluindo fltro 42 l Sistema de rerigeração, volume total 48 l
Potência/Binário – Motor D16G Potência de acordo com: ISO 1585, Dir. 89/491/EEC, ECE Reg 85 Potência (cv)
Binário (Nm)
700
620
540 3200 460
3000 2800
380
2600
Tomada de orça montada no motor
N.º de cilindros Cilindrada Curso Diâmetro Taxa de compressão
6 16,1 dm3 165 mm 144 mm 16.8:1
O binário máximo disponibilizado é de 1000 Nm com o veículo imobilizado ou de 650 Nm em movimento. Desmultiplicação 1.26:1.
2400 300
2200 2000
220
1800
Economia
1600
D16G700
140
1400
D16G600 60
D16G540
Intervalo de mudança do óleo:
Até 100.000 km, ou uma vez por ano com um lubrifcante que obedeça à especifcação Volvo VDS4.
600
800
1000
1200
1400
1600
1800
2000
Velocidade do motor (r/min)
29
ESPECiFiCaÇÕES – Lh mo mOtOr D13c – EUrO 5
mOtOr D13c – eev
-shf
Potência/Binário – Motor D13C
Potência/Binário – Motor D13C EEV
Potência de acordo com: ISO 1585, Dir. 89/491/EEC, ECE Reg 85
Potência de acordo com: ISO 1585, Dir. 89/491/EEC, ECE Reg 85
Potência (cv)
Potência (cv)
Binário (Nm)
560
560
530
530
500
500
470
470
440
Binário (Nm)
440
410
2600
410
2600
380
2400
380
2400
350
2200
350
2200
320
2000
320
2000
290
1800
290
1800
260
1600
260
1600
230
1400
230
200
1200
200
Economia
170 140 110
170
D13C500
140
D13C460
80
D13C420
50
600
D13C540
800
1000
1200
1400
1600
1800
2000
Velocidade do motor (r/min)
1400 1200
Economia D13C500
110
Caixa de velocidades split/range com sistema automático de mudança de velocidades. A I-Shit pode ser encomendada de ábrica com um radiador de óleo, tomada de orça, retardador compacto e bomba de direcção assistida de emergência. AT2412D
12 velocidades com transmissão directa (relação 1:1) na velocidade mais alta. Dimensionada para um binário do motor de 2400 Nm e peso bruto de conjunto de 44 toneladas.
D13C460
80
D13C420
50
600
I-Shit
800
1000
1200
1400
1600
1800
2000
Velocidade do motor (r/min)
D13C420
Tomada de orça montada no motor:
Potência máxima às 1400–1900 r/min 309 kW Binário máximo às 1000–1400 r/min 2100 Nm D13C460 Potência máxima às 1400–1900 r/min 338 kW Binário máximo às 1000–1400 r/min 2300 Nm D13C500 Potência máxima às 1400–1900 r/min 368 kW Binário máximo às 1050–1400 r/min 2400 Nm D13C540 Potência máxima às 1450–1900 r/min 397 kW Binário máximo às 1050–1450 r/min 2600 Nm
O binário máximo disponibilizado é de 1000 Nm com o veículo imobilizado ou de 650 Nm em movimento. Desmultiplicação 1.26:1.
AT2612D
12 velocidades com transmissão directa (relação 1:1) na velocidade mais alta. Dimensionada para um binário do motor de 2600 Nm e peso bruto de conjunto de 60 toneladas. ATO2612D
Intervalo de mudança do óleo:
12 velocidades com overdrive na velocidade mais alta. Dimensionada para um binário do motor de 2600 Nm e peso bruto de conjunto de 60 toneladas.
Até 100.000 km, ou uma vez por ano com lubrifcante que obedeça à especifcação Volvo VDS4.
AT2812D
12 velocidades com transmissão directa (relação 1:1) na velocidade mais alta. Dimensionada para um binário do motor de 2800 Nm e peso bruto de conjunto de 44/52 toneladas.
D13C
ATO3112D
N.º de cilindros 6 Cilindrada 12,8 dm3 Curso 158 mm Diâmetro 131 mm Taxa de compressão 17.8:1 Regime económico 1000–1500 r/min Potência do travão de escape (2300 r/min) 170 kW Potência de travagem VEB (2300 r/min) 300 kW O VEB está disponível como opção no D13C420 Potência de travagem VEB+ (2300 r/min) 375 kW O VEB+ está disponível como opção em todos os motores D13C Filtros de óleo, n.º 2 uxo total, 1 bypass Volume de mudança de óleo, incluindo fltro aprox. 33 l Sistema de rerigeração, volume total aprox. 38 l
12 velocidades com overdrive na velocidade mais alta. Dimensionada para um binário do motor de 3150 Nm e peso bruto de conjunto de 60 toneladas.
30
-shf Packs de sotware para I-Shit Básico – Fornecido de série com a I-Shit, aculta
à caixa de velocidades as unções básicas. Distribuição e Construção – Adapta
o uncionamento da caixa de velocidades para operações ligadas à distribuição e à construção. Este pack de sotware inclui unções que auxiliam o motorista no arranque e nas manobras em locais apertados. Longo curso e Economia de combustível
– Contém unções inteligentes que levam a uma redução do consumo de combustível. Torna este pack de sotware particularmente adequado para transportes de longo curso. Trabalhos pesados – Optimiza a I-Shit
para transportes com pesos brutos de conjunto elevados, superiores a 85 toneladas. Estratégia básica de engrenamento
– Selecção automática da velocidade de arranque adequada (1ª a 6ª velocidade). A escolha da velocidade de arranque é inuenciada pelo peso bruto do conjunto e pela inclinação da estrada.
Engrenamento rápido – Permite mudanças de
I-Roll – Activação e desactivação automática
caixa mais rápidas e suaves através da utilização inteligente do travão motor, da embraiagem do veículo e de um travão de transmissão especial. Selecção de velocidades básica – Permite, com a caixa em modo automático, ajustar a selecção de velocidades através dos botões da alavanca das mudanças durante a travagem com o motor. Monitorização da temperatura do óleo da transmissão – Mostra a temperatura do óleo da caixa de velocidades no display de inormações do motorista. Estratégia melhorada de engrenamento – Ao interagir com o EBS e o ECS, os arranques e as manobras apertadas são simplifcados. Maximiza o eeito de travagem do VEB ao seleccionar automaticamente a mudança certa para o motor uncionar a rotações elevadas. Ao mudar de velocidade durante uma travagem com o motor, os travões das rodas são activados para compensar a momentânea interrupção de travagem. Controlo de arranque – Optimiza a selecção de mudanças e as unções EBS para manobras a velocidades baixas. Entre outras coisas, assegura que a unção “Hill Start Aid” (Ajuda ao arranque em subida) só é accionada em subidas.
de uma unção de roda livre com o objectivo de reduzir o consumo de combustível. O “I-Roll” é utilizado quando não é necessária a potência nem a travagem do motor, por exemplo, em terreno plano. Cruise Control inteligente – Interage com o “Brake Cruise” (Controlo de travagem) do veículo e assegura que os travões auxiliares não são activados desnecessariamente. A unção I-Roll pode, assim, ter uma utilização ainda maior. Trabalhos pesados – Optimiza a selecção de velocidades para pesos brutos de conjunto elevados, superiores a 85 toneladas, para determinadas combinações motor/transmissão. Funções para PTO melhoradas – Várias unções que permitem maior controlo sobre os parâmetros de uncionamento da tomada de orça. Selecção de velocidades em modo automático (incluindo Kickdown) – Permite ajustar a velocidade engrenada com os botões da alavanca de mudanças no arranque ou quando conduz em modo automático. A unção kickdown selecciona a mudança certa para máxima aceleração. Desempenho melhorado – Mau Piso Diversas unções que ajustam a mudança de velocidades e ornecem assistência no arranque e na condução em pisos em más condições ou em terreno acidentado.
Packs de sotware I-Shit
Fuções
Estratégia básica de engrenamento Engrenamento Rápido Selecção de velocidades básica Monitorização da temperatura do óleo da transmissão Estratégia melhorada de engrenamento Controlo de Arranque I-Roll Cruise Control inteligente Trabalhos pesados
básco
dsbução e logo cuso cosução e ecoo de cobusível
blhos pesdos*
o o o
o o o
o o o
o o o
o
o o o
o o o o o
o o o o o o
o o
o o
o o
o
o
o
Pack Economia de Combustível Para o tractor Volvo FH 4×2 com D13C Caixa de velocidades I-Shit Sotware “Longo Curso e Economia de Combustível” I-Cruise – Cruise Control* Compressor de ar (900L/min) Radiador da caixa de velocidades Eixo traseiro RSS1344C
o o o o o o
Opções possíveis:
Funções para PTO melhoradas Selecção de velocidades em modo automático, incluindo Kickdown Desempenho melhorado – Mau Piso * Apenas V2512AT e VO3112AT.
o
* O I-Cruise ajusta ligeiramente a velocidade do camião no início de uma subida, evitando picos de aceleração desnecessários. Depois de atingir a inclinação máxima, o I-Cruise regressa à velocidade defnida. O I-Cruise pode ser especifcado em conjunto com o motor D13.
31
ESPECiFiCaÇÕES – tranSmiSSÃO tranSmiSSÕES Caixas de velocidades manuais
VT2814B: Caixa de velocidades split/range de
Powertronic
O accionamento por cabos, com cabos distintos para movimentos longitudinais e laterais, permite maior precisão e movimentos pequenos da alavanca. A unção de assistência de sincronização da Volvo, que está patenteada, contribui para uma redução da orça empregue na mudança de velocidades. As caixas de velocidades podem ser encomendadas de ábrica com um retardador compacto, uma tomada de orça, bomba de direcção assistida de emergência, um radiador de óleo e monitorização da temperatura do óleo.
14 velocidades e 4 marcha-atrás. Mudança mais alta com desmultiplicação directa (relação 1:1). Binário máximo de 2800 Nm.
Caixa de velocidades totalmente automática com conversor de binário para o Volvo FH.
VT2214B: Caixa de velocidades split/range de
CS43B-OR: Embraiagem monodisco com
14 velocidades e 4 marcha-atrás. Mudança mais alta com desmultiplicação directa (relação 1:1). Binário máximo de 2200 Nm.
revestimento reorçado.
Perormance – Utilizado quando é necessária
CD38B-O: Embraiagem de disco duplo.
uma elevada potência do motor. A transmissão eectua as mudanças de velocidades em regimes de rotações mais elevados.
VTO2214B: Caixa de velocidades split/range
CD40B-O: Embraiagem de disco duplo.
de 14 velocidades e 4 marcha-atrás. A mudança mais alta é overdrive. Binário máximo de 2200 Nm. VT2514B: Caixa de velocidades split/range de
14 velocidades e 4 marcha-atrás. Mudança mais alta com desmultiplicação directa (relação 1:1). Binário máximo de 2500 Nm.
PT2606: Caixa de velocidades automática VTO2814B: Caixa de velocidades split/range
de 14 velocidades e 4 marcha-atrás. A mudança mais alta é overdrive. Binário máximo de 2800 Nm. Embraiagens CS43B-O: Embraiagem monodisco.
Os revestimentos dos discos com designação O não têm amianto nem chumbo (O – Orgânico). A variante OR tem um revestimento reorçado dos discos (R – Reorçado).
VTO2514B: Caixa de velocidades split/range
de 14 velocidades e 4 marcha-atrás. A mudança mais alta é overdrive. Binário máximo de 2500 Nm
Caixa de velocidades manual
32
Powertronic
de 6 velocidades dimensionada para um binário do motor de 2600 Nm. Programas de condução incorporados Powertronic Economia – Fornece bons níveis de economia
de combustível. As mudanças de velocidades ocorrem no regime de rotações mais económico.
EiXOS tseos / tods de foç Eixos traseiros com redução simples RSS1344C: Eixo simples com redução simples
de tipo hipóide. Binário máximo de 2600 Nm. Carga máxima admissível sobre o eixo de 13 toneladas. Peso bruto de conjunto máximo de 44 toneladas.
RT3210HV: Eixo tandem com engrenagens
de corte helicoidal cónico e redução nos cubos. Binário máximo de 3150 Nm. Carga máxima admissível sobre o bogie de 32 toneladas. Peso bruto de conjunto máximo de 100 toneladas.
Carga máxima admissível sobre o eixo de 13 toneladas. Peso bruto de conjunto máximo de 56/44 toneladas. RTS2370A: Eixo tandem com redução simples
de tipo hipóide. Binário máximo de 3150 Nm. Carga máxima admissível sobre o bogie de 23 toneladas. Peso bruto de conjunto máximo de 70 toneladas.
Existe uma vasta gama de tomadas de orça independentes e dependentes da embraiagem para accionamento dos mais variados tipos de superstrutura.
de corte helicoidal cónico e redução nos cubos. Binário máximo de 3150 Nm. Carga máxima admissível sobre o eixo de 13 toneladas. Peso bruto de conjunto máximo de 70 toneladas.
alta velocidade com ligação DIN para montagem directa de uma bomba hidráulica. PTRD-F: Alta velocidade com ligação por ange. PTRD-D: Alta velocidade com duas ligações
Tomada de orça independente da embraiagem PTOENG-R: Directamente montada na distribui-
DIN, uma à rente e outra atrás, para montagem directa de bombas hidráulicas.
ção, na parte de trás do motor, para accionamento directo de uma bomba hidráulica.
PTRD-D1: Alta velocidade com duas ligações
PTPT-D/F: Destinada à Powertronic e accioEixos traseiros com redução nos cubos RS1370HV: Eixo simples com engrenagens
baixa ou alta velocidade. PTR-D/PTR-DM/PTR-DH: Baixa, média ou
Tomadas de orça RS1356SV: Eixo simples com redução simples de tipo hipóide. Binário máximo de 2400/2800 Nm.
Tomada de orça dependente da embraiagem PTR-FL/FH: Ligação por ange, opção para
nada directamente pelo motor através do conversor de binário da própria caixa de velocidades. Ligação DIN ou ligação por ange.
sendo uma por ange, virada para a traseira do camião, e outra DIN virada para a rente para montagem directa de bomba hidráulica. PTRD-D2: Três ligações; duas por ange vira-
das para a traseira sendo uma de baixa e outra de alta velocidade, e uma DIN, virada para a rente, para montagem directa de bomba hidráulica.
RT2610HV: Eixo tandem com engrenagens
de corte helicoidal cónico e redução nos cubos. Binário máximo de 3150 Nm. Carga máxima admissível sobre o bogie de 26 toneladas. Peso bruto de conjunto máximo de 100 toneladas.
s e õ ç a c i l p i l u m s e d : s o i e s a s o x i E
rSS1344C
rS1356SV
rtS2370a
rS1370HV
rt2610HV
rt3210HV
2.64:1
2.50:1
2.43:1
3.46:1
3.33:1
3.33:1
2.85:1
2.79:1
2.57:1
3.61:1
3.46:1
3.46:1
3.08:1
3.10:1
2.83:1
3.76:1
3.61:1
3.61:1
3.36:1
3.44:1
3.09:1
4.12:1
3.76:1
3.76:1
3.70:1
3.67:1
3.40:1
4.55:1
3.97:1
3.97:1
3.78:1
5.41:1
4.12:1
4.12:1
4.13:1
4.55:1
4.55:1
4.50:1
5.41:1
5.41:1
5.14:1
7.21:1
5.67:1 6.17:1
33
ESPECiFiCaÇÕES – CHaSSiS chsss Alturas dos chassis
Eixos “mortos”
RADD-BR: 6×4/8×4, suspensão por molas
Extra baixo (tractor FH) (aprox. 810 mm), Baixo (aprox. 850 mm), Médio (aprox. 900 mm), Alto (aprox. 1000 mm).
Disponíveis em várias confgurações, ou seja, fxos com rodado simples ou duplo, direcção activa ou passiva. Eixo pusher – Disponível nas variantes fxa e de direcção activa, tanto para tractores como para rígidos.
parabólicas, carga máxima admissível sobre o bogie de 21 toneladas. Para eixos com redução simples e redução nos cubos.
Travessas de reboque
Travessa de reboque montada ao centro, a meia altura ou sob as longarinas para um reboque com eixo central. As travessas de reboque podem ser montadas com intervalos de 25 mm. Prato de engate
Uma montagem especial certifcada permite uma carga vertical no prato até 36 toneladas. Estão disponíveis pratos de engate ISO com perfs em L de dierentes alturas, o que permite uma considerável liberdade de escolha. O prato de engate montado em ange é uma variante de baixo peso, dado que não necessita de uma placa de fxação. Com esta solução, a altura do prato de engate ao chassis é apenas de, aproximadamente, 140 mm. Depósitos de combustível
Depósitos em alumínio ou aço com volumes que variam entre os 150 e os 870 litros. O volume de combustível máximo com dois depósitos é de 1480 litros para um tractor 4×2. Depósitos de Ad-Blue
Suspensão traseira RAD-L90: 4×2 com suspensão de molas
parabólicas em “S”, carga máxima admissível sobre o eixo de 13 toneladas. Para eixos com redução simples e redução nos cubos. RAD-A4: 4×2 com suspensão pneumática,
carga máxima admissível sobre o eixo de 11,5/13 toneladas. Para eixos com redução simples e redução nos cubos. Bogies RADT-AR: 6×2/8×2, suspensão por molas
parabólicas, com eixo “morto” fxo, carga máxima admissível sobre o bogie de 19/21 toneladas. Para eixos com redução simples e redução nos cubos.
RADD-TR1: 6×4/8×4, suspensão por molas
parabólicas ou convencionais, carga máxima admissível sobre o bogie de 23/26 toneladas. Para eixos com redução simples e redução nos cubos. RADD-TR2: 6×4/8×4, suspensão por molas
convencionais, carga máxima admissível sobre o bogie de 26/32 toneladas. Para eixos com redução nos cubos. RADD-A8: 6×4/8×4, com suspensão pneumá-
tica, carga máxima admissível sobre o bogie de 21/23/26 toneladas. Para eixos com redução simples e redução nos cubos. RAPD-A6: 6×2 T, suspensão pneumática com
eixo pusher fxo ou de direcção activa, carga máxima admissível sobre o bogie de 18/19 toneladas. Para eixos com redução simples e redução nos cubos.
RADT-A8: 6×2/8×2, suspensão pneumática
com eixo “morto” fxo ou com direcção passiva ou activa, carga máxima admissível sobre o bogie de 18/19/20,5 toneladas. Para eixos com redução simples e redução nos cubos.
RADDT12: 8×4, bogie de três eixos com
suspensão pneumática e eixo morto direccional, carga do bogie de 24/27/28,5/30,5/33,5 toneladas. Para redução nos cubos.
Em plástico ou aço inoxidável. Volumes entre 35 e 125 litros. Eixos dianteiros
RADT-A8
FA-LOW: eixo dianteiro baixo para chassis extrabaixo, baixo e médio, carga máxima admissivel sobre o eixo de 8 toneladas. FA-HIGH: eixo dianteiro alto para chassis alto, carga máxima admissivel sobre o eixo de 9 toneladas. Eixos dianteiros duplos – FA-HIGH: Disponível com 8×2 e 8×4, carga máxima admissivel sobre os eixos de 18 toneladas. Carga sobre o eixo dianteiro
Tractor: 7,1; 7,5; 8; 8,5; 9 toneladas. Rígido: 7,1; 7,5; 8; 8,5; 9 toneladas. Rígido – eixos dianteiros duplos: 8×2, 8×4: 16 e 18 toneladas.
34
RADD-TR2
Exos / Chsss / Dsâc ee exos Tractor
Rígido
(dimensões em dm)
(dimensões em dm)
RAD-L90
Alto
RAD-A4
Alto
33
Médio
35
36
37
38 38
Baixo
35
36
37
38
Extrabaixo
35
36
37
38
Alto
32
34
28,5 30
32
34
37
Médio
30
32
34
37
Baixo
30
32
34
37
Médio
39
41
RADD-TR1 Alto
30
32 32
RADD-TR2 Alto Alto
30
32
34
RAD-A4
Alto
34
35
Médio
RADT-AR
Alto
RADT-A8
Alto
2 x 6
41
32
Alto
37
40
43
46
49
52
56 6 0
37
40
43
46
49
52
56
60
63 65
67
37
40
43
46
49
52
56
60
63 65
67
52
56
60
63
67
49
52
56 6 0
Baixo
39
30
RAD-L90 2 x 4
Alto
Alto
RADD-A8
38
37
RADT-A8
RADD-BR
37
36
Alto
RAPD-A6
36
35
RADT-AR
33
35
34
37
39
43
46
35
37
39
43
46
48
49
52
56
60
Médio
35
37
39
43
46
48
49
52
56
60
Baixo
35
37
39
43
46
48
49
52
56
60
36
RADD-BR
Alto
32
34
37
39
43
46
49
52
56
34
36
RADD-TR1 Alto
32
34
37
39
43
46
49
52
56
34
36
RADD-TR2 Alto
32
34
37
39
43
46
49
RADD-A8
32
34
37
39
43
46
49
52
56
34
37
39
43
46
49
52
56
Baixo
37
39
43
46
49
52
56
RADDT12 Extra alto
37
39
41
43
46
49
52
Alto
37
39
41
43
46
49
52
Médio
37
39
41
43
46
49
52
36
4 x 6
Alto Médio
65
56
4 x 8
35
ESPECiFiCaÇÕES – CHaSSiS traVÕES Travões
ABS – Sistema de Travagem Anti-bloqueio
Os travões de disco EBS (Sistema de travagem controlado electronicamente) da Volvo estão disponíveis com 2 packs de sotware em opção: Médio (EBS-MED) e Alto (EBS-HIG) para rígidos e tractores com semi-reboque. O ESP (Controlo electrónico de estabilidade) está incluído na variante EBS-HIG. O ESP está disponível para tractores 4×2, 6×2 e 6×4 e para rígidos 6×2 (bogie traseiro RADT-A6) com suspensão pneumática traseira. Desta orma, a Volvo consegue oerecer o sistema ESP em praticamente todas as aplicações ADR e nos conjuntos de grandes dimensões. A gama de travões também inclui travões de tambor com came em Z da Volvo com ABS (Sistema de travagem anti-bloqueio).
Travões anti-bloqueio Travagem combinada
Os travões auxiliares são accionados em auxílio dos travões das rodas. Aviso de temperatura dos travões
Para evitar o aquecimento excessivo dos travões. Diagnóstico do sistema de travagem
Sistema electrónico do veículo (Truck Electronic Architecture) permite uma unção de autodiagnóstico. Controlo do bloqueio de dierencial (DLC)
Activação automática do bloqueio de dierencial a baixas velocidades. Sincronização do bloqueio de dierencial (DLS)
Função de bloqueio de dierencial – as rodas motrizes são sincronizadas antes da activação do bloqueio de dierencial. Controlo do binário de desaceleração
Packs de sotware EBS
Fuções ABS – Sistema de Travagem Anti-bloqueio Travagem combinada Aviso de temperatura dos travões Diagnóstico do sistema de travagem Controlo do bloqueio de dierencial Sincronização do bloqueio de dierencial Controlo do binário de desaceleração Controlo de estado do EBS Travagem comandada do exterior Ajuda ao arranque em subida Autonomia das pastilhas Controlo do desgaste das pastilhas Sensor do desgaste das pastilhas Assistência a travagens de emergência Aviso de raco desempenho de travagem Sistema de controlo de tracção Monitorização dos travões por roda Controlo das pressões de acoplamento Travão do reboque ESP – Controlo electrónico de estabilidade
36
EBS-mED rígdo
EBS-mED tco
EBS-HiG ígdo
EBS-HiG tco
o o o o o o o o o o o o o o o o o
o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
o o o o o o o o o o o o o o o o o
o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o
o
Controla o binário de desaceleração do motor – impede as rodas motrizes de bloquear quando o pedal do acelerador é solto durante a condução em superícies escorregadias. Controlo de estado do EBS
Monitorização do estado do EBS através do siste ma electrónico do veículo TEA e do VCADS Pro. Travagem comandada do exterior (EBD)
Controlo de travagem a partir do exterior através de outros sistemas. Ajuda ao arranque em subida
Os travões só são soltos quando existir binário do motor sufciente para azer avançar o camião. Autonomia das pastilhas
Aviso de desgaste das pastilhas dos travões – calcula o número de quilómetros restantes até ser necessária a substituição das pastilhas dos travões. Controlo do desgaste das pastilhas (LWC)
Equilibra o desgaste das pastilhas dos travões nos dierentes eixos.
traVÕES Sensor do desgaste das pastilhas (LWS)
Sensor que indica quando resta apenas 20% das pastilhas dos travões.
Controlo das pressões de acoplamento (CFC)
Retardador hidráulico RET-TH: Retardador compacto montado
Ajuste automático dos travões entre o tractor e o semi-reboque.
na caixa de velocidades
Assistência a travagens de emergência
Potência máxima de travagem com o retardador (kW)* Motor EPG VEB
Reconhece uma travagem de emergência, aumentando em seguida a pressão exercida nos travões para optimizar a travagem e encurtar a distância de travagem.
Travão do reboque (TB)
Aviso de raco desempenho de travagem
ESP (Controlo electrónico de estabilidade)
RET-TPT: Retardador principal integrado para
Avisa se a travagem or demasiado lenta em relação à pressão exercida no pedal do travão.
O sistema ESP pode aplicar os travões individualmente em cada roda ou cortar o binário do motor com o intuito de ajudar o motorista a manter o veículo sob controlo.
Powertronic.
Sistema de controlo de tracção (TCS)
Eeito anti-patinagem e de sincronização – distribui a tracção entre as rodas motrizes. Monitorização dos travões por roda
Monitoriza, de orma contínua, o uncionamento dos travões.
Permite eectuar uma verifcação de segurança à pressão de travagem do reboque ou semireboque.
D13C D16G
620 670
740
VEB +
815 865
Eeito de travagem máximo com o retardador (kW)* Motor EPG
D13C
530
* Em uncionamento contínuo, a potência de travagem disponível pode ser limitada pelo aumento da temperatura do liquido de rerigeração e do óleo.
RET-TH
37
ESPECiFiCaÇÕES – CaBina Gama DE CaBinaS Cabina curta (L1EH1)
Cabina longa (L2H1)
700
2000 2490
2170
2170
2490
600/700* 1810
2230
Cabina Globetrotter (L2H2)
Cabina Globetrotter XL (L2H3)
700
700
2000 2170
2490
1900
2000 2170
2490
600/700* 2230
1900
600/700* 2230
Cabina curta (L1EH1) (não FH16): Cabina
Cabina Globetrotter (L2H2): Cabina Globe-
Cabina Globetrotter XL (L2H3): Globetrotter
curta com ambiente conortável e ergonómico para o motorista. Altura interior de 157 cm, 140 cm na zona central da cabina.
trotter com zona de descanso conortável para uma ou duas pessoas. A cabina Globetrotter dispõe de espaço para arrumos adicional na sua secção superior. Altura interior de 193 cm, 176 cm na zona central da cabina.
XL com zona de descanso conortável para uma ou duas pessoas. A cabina Globetrotter dispõe de espaço adicional para arrumos proporcionado por uma altura maior. Altura interior de 210 cm, 193 cm na zona central da cabina.
Cabina longa (L2H1): Cabina longa com zona
de descanso conortável para uma ou duas pessoas. Altura interior de 157 cm, 140 cm na zona central da cabina.
38
CaBina Suspensão de quatro pontos: Molas helicoi-
Camas: Cama inerior: Cama com 70×200, com
Mesa de apoio desmontável: Com um tampo
dais com amortecedores, suspensão pneumática atrás ou suspensão totalmente pneumática.
de mesa com 25×40 cm, capaz de suportar uma carga até 10 kg, disponível como opção.
para o tejadilho e secções laterais da cabina, spoiler e saias para o chassis. Tampões de rodas com um design aerodinâmico.
secção central de 76 cm de largura.. Colchões: De série com molas helicoidais de 12,5 cm. Modelos “conorto” e “reclinável” com molas ensacadas de 16 cm. Função reclinável com encosto regulável. Dimensões da cama superior, versão Standard, 60×190 cm. Dimensões da cama superior, versão Conorto, 70×190 cm.
Entradas de ar: Entrada de ar posicionada
Armazenamento interior: Prateleira rontal
Sistema de climatização
no lado esquerdo e disponível em versão alta ou baixa. Está disponível como opção uma entrada de ar rontal (FH).
com seis “gavetas” para montagem de equipamento adicional, em conormidade com a norma DIN e dois compartimentos espaçosos para arrumos, com portas deslizantes, nas secções superiores junto do motorista e do passageiro. Sob a cama, encontram-se gavetas para arrumos de 60 e 40 litros, respectivamente. Existem também pequenos compartimentos aos pés (10 l) e à cabeceira (15 l) da cama. Zona para armazenamento, aos pés da cama, de uma garraa de plástico.
Pode escolher de entre três alternativas de sistemas de climatização para todas as necessidades: Ventilação convencional. Ar condicionado com controlo manual. Ar condicionado com controlo automático da temperatura.
Defectores de ar: Pack de deectores de ar
Cores: Disponíveis cerca de 350 variantes. Estoos:
FH: Vinil, tecido, veludo e couro. FH16: Tecido/Couro e couro. Banco do motorista: Conorto e Luxo.
A amplitude de ajuste longitudinal do banco é de 190 mm para o FH e de 200 mm para o FH16, e a amplitude de ajuste vertical é de 100 mm. O banco do motorista está equipado de série com um encosto de cabeça, encosto ajustável e rebatível, ajuste vertical e longitudinal, suporte lombar ajustável e ajuste do ângulo do banco.
Volante: Disponível em dois tamanhos dieren-
tes, 450 mm ou 500 mm de diâmetro. A altura do volante pode ser ajustada até 90 mm e o ângulo em 28 graus.
Acessórios
Peça o catálogo de acessórios num concessionário Volvo ou visite o nosso Web site www.volvotrucks.com
Armazenamento exterior: Em ambos os lados
da cabina, existem grandes compartimentos para arrumos que podem ser acedidos, quer a partir do exterior, quer a partir do interior.
Banco do passageiro: Conorto e Luxo. Todos
Globetrotter XL com entrada de ar alta, pack de deectores de ar, saias laterais para o chassis e tampões das rodas aerodinâmicos.
os bancos de passageiros são equipados de série com encostos de cabeça. Também está disponível, como opção, um banco do passageiro rotativo, para os periodos de pausa.
Altura da cabina acima do solo
o c a t
alu (L1EH1) /odelo
alu do chsss
3160/4×2
Alto
3090/4×2
Médio
2960/4×2
Baixo
2945/4×2
Extra baixo
3090/6×2
Médio
Suspesão
Peus
alu (L1EH1) /odelo
alu do chsss
Molas/ Pneumática Molas/ Pneumática Pneumática/ Pneumática Pneumática/ Pneumática Molas/ Pneumática
315/80-R22.5
3155/6×2
Alto
3070/6×2
Médio
2990/6×2
Baixo
295/60-R22.5
3180/6×2
315/70-R22.5
315/70-R22.5 315/60-R22.5
o d i g i r
Suspesão
Peus 315/80-R22.5
Alto
Pneumática/ Pneumática Pneumática/ Pneumática Pneumática/ Pneumática Molas/Molas
3200/6×4
Alto
Molas/Molas
315/80-R22.5
3220/8×4
Alto
Molas/Molas
315/80-R22.5
315/70-R22.5 315/70-R22.5 315/80-R22.5
39
ESPECiFiCaÇÕES – CaBina PaCKS Condução
Visibilidade codução
Ar condicionado automático Tecto de abrir Pala de sol Apoios de braço em ambos os bancos Espelhos eléctricos e aquecidos Fecho de ambas as portas com controlo remoto Gaveta rontal central para arrumos Painel de instrumentos (INST-HIG) Apoios de braços em couro Volante em couro
o o o o o o
codução+ o o o o o o o o o o
Láva-aróis Faróis de Auxílio à Mudança de Direcção Sensor de chuva Faróis Bi-Xenon
o o o
o o o o
vsbldde+ o o o o
Segurança Activa – Tractor seguç acv EBS-HIG com ESP Monitorização da Faixa de Rodagem Detector de Sonolência Sensor de Ângulo Morto ACC – Cruise Control Adaptativo
Delectores de ar Deector de ar do tejadilho Deector de ar lateral (curto/longo) Saias laterais do chassis Protecção lateral inerior
vsbldde
o o o o
seguç acv+ o o o o o
Segurança Activa – Rígido
Escritório/reeições o o o o o o o o o o
Painel de controlo ao lado da cama Core Aquecimento de parque da cabina Cabina L2H1 com uma cama Cabina L2H2 com uma cama Cabina L2H2 com 2 camas Cabina L2H3 com 2 camas Espelho de cortesia na pala de sol Cabina L2H2 com 2 camas e pack escritório Cabina L2H3 com 2 camas e pack escritório
Protecção pessoal Alarme Core sob a cama Faróis com unção “Estacionamento Seguro” Airbag Pré-tensor do cinto de segurança
o o o o o
EBS-MED Monitorização da Faixa de Rodagem Detector de Sonolência Sensor de Ângulo Morto ACC – Cruise Control Adaptativo
seguç acv+
o o o o
o o o o o
Descso
Descso+
o o o o o o
o o o o o o o o o
Descanso – Cabina longa
Cama reclinável Suporte de garraas na barra da cama Aquecimento de parque da cabina* Painel de controlo, traseira da cabina Iluminação interior para condução nocturna Luzes de leitura exíveis Mesa de apoio desmontável Banco de passageiro rotativo Frigorífco 27 l * PH-ENGCA para Países Nórdicos
40
seguç acv
PaCKS Descanso – Cabinas Globetrotter Descso (1 pesso) Cama reclinável Compartimento para arrumos superior, na parede traseira da cabina Suporte de garraas na barra da cama Aquecimento de parque da cabina* Painel de controlo, traseira da cabina Módulo de controlo de iluminação Luzes de leitura exíveis Mesa de apoio desmontável Banco de passageiro rotativo Frigorífco 27 l
Descso+ (1 pesso)
Descso (2 pessos)
Descso+ (2 pessos)
o
o
o
o
o o o o o o
o o o o o o o o o
o o o o o o
o o o o o o o o o
udo Bsc
udo medu
audo dvced
aUdo powe
o o o o o
o o o o o
o o o o o
o 18 6 o
o 18 6 o
o 18 6 o
o
o o o o o o
o o o o o o
8* 4×35W
8* 4×35W
8* 8×50W
* PH-ENGCA para Países Nórdicos
Áudio
Reprodução
CD áudio o CD-R/CD-RW MP3/WMA/WAV Volume de reprodução dependente da velocidade Função “MUTE” o Rádio
Antena FM/AM Estações FM Estações AM RDS
o 12 6 o
Ligaçõeseinterfaces
Entrada de graves, 4 canais o Entrada de linha estéreo de 3,5 mm (AUX) Ligação USB Ligação para iPod Bluetooth Controlo remoto sem ios Altifalantes
Número de altialantes Potência
6 4×20W
* 6 altialantes na cabina curta.
41
aPLiCaÇÕES
O Volvo FH é potente e conortável tanto na versão tractor como rígido. A vasta gama de componentes disponíveis para a linha motriz, para o chassis e para a cabina, dá-lhe uma enorme margem de manobra para personalizar o seu camião. Seguem-se alguns exemplos de especiicações úteis. Tenha em atenção que as especiicações podem variar de acordo com os dierentes mercados. Contacte o seu concessionário Volvo, o qual ará todo o gosto em apresentar-lhe outros exemplos vantajosos.
42
Volvo FH 4×2T com suspensão
Volvo FH 6×2R com suspensão
Volvo FH 6×4T com suspensão
pneumática traseira
pneumática integral
pneumática traseira
Motor: Caixa de velocidades: Eixo traseiro: Suspensão/Bogie: Cabina:
D13C500 I-Shift RSS1344C RAD-A4 Globetrotter
Motor: Caixa de velocidades: Eixo traseiro: Suspensão/Bogie: Cabina:
D13C540 I-Shift RS1356SV RADT-A8 Globetrotter
Motor: Caixa de velocidades: Eixo traseiro: Suspensão/Bogie: Cabina:
D16G700 I-Shift RT2610HV RADD-A8 Globetrotter
O equipamento apresentado ou mencionado na brochura pode estar na lista de opções ou acessórios e poderá variar de acordo com a l egislação local. O seu concessionário Volvo está disponível para lhe fornecer informações detalhadas. A reprodução das cores poderá ser algo diferente das cores reais devido a limitações do processo de impressão. Reservamo-nos o direito de alterar especificações do produto sem notificação prévia.
43
View more...
Comments