Procedimentos para Construir o Controlador MIDI para Guitar Rig 3

February 12, 2023 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Procedimentos para Construir o Controlador MIDI para Guitar Rig 3...

Description

 

Procedimentos para construir o Controlador MIDI para Guitar Rig 3 & 4

Olá.

Aqui descreverei os procedimentos que eu usei enquanto eu fazia o Controlador MIDI.

Procedimento 1: Pegue o circuito do gamepad. Tire os dois motores de vibração que não terão utilidade cortando os dois fios gentilmente. Por favor, tome cuidado com os cabos que conectam os analógicos com o circuito principal. Ocasionalmente o cabo se soltará da junta. No meu caso, eu coloquei um pouco de cola para fixar firmemente os cabos nas juntas, assim eles não se soltarão. Faça isso com os cabos no topo do circuito, cir cuito, quais conectam dois circuitos pequenos de chaves 5, 6, 7 e 8.

(ver foto

Espero que vocês possam ver como eu fixei o cabo branco que conecta o circuito dos analógicos e o circuito principal, com um adesivo chamado M-SEAL (creio eu que seja um tipo de silicone isolante. Se for o caso, fica isolante daquelas pretas deve resolver). É usado principalmente para prevenir o rompimento de canos. Fica bem solido quando seca, então serviu para o que eu precisava. Então eu fixei o circuito dos analógicos ao circuito principal, somente para deixá-lo compacto e em uma única peça. Não retire o LED que você pode ver na foto. É opedal. LED que corresponde ao ligamento e o desligamento do analógico. Você precisará dele no

(ver foto 2)

Como você pode ver, eu também fixei os dois circuitos pequenos ao circuito principal para fazê-lo ficar mais compacto ainda.

Procedimento 2 : (foto 2) mantenha em mente que você só tem que soldar fios aos botões numerados, do 1 ao 12 (L1, L2, R1, R2, Start, Select, X, O, quadrado e triângulo e o botão que

 

liga os analógicos [na linguagem do Playstation]), e conectá-los aos botões externos da sua pedaleira. Mas é realmente difícil soldá-lo sem que os dois pólos fiquem lligados igados um no outro, que no caso resultaria num erro. Então, no meu caso, eu separei o fio de Força (P; Power) e o Terra (G; Ground) para os botões apenas separando o revestimento de cobre bem ao meio para que o P e o G fiquem bem separados e para que eu tenha mais espaço para soldá-los apropriadamente. Dê uma olhada nos círculos vermelhos na foto 2 e veja como eu separei-os. Você tem que fazer este procedimento para todos os botões numerados que você pretende usar e também para o botão que liga os analógicos. Não precisa fazer para os BOTÕES dos analógicos, porque não precisaremos deles. Por favor, tome muito cuidado quando for separar o revestimento de cobre. Use o multímetro para conveniência.

Procedimento 3: Agora é a hora de soldar os fios em todos todo s os botões numerados. Apenas arranhe gentilmente um pouquinho o revestimento de cobre para que a solda grude nele. Primeiro, solde os fios ao eixo-potenciômetro (analógico) para conectar o pedal de expressão. Você poderá usar tanto o eixo X quanto o eixo Y, ou o u os dois, no caso de você ter dois pedais de expressão. Eu usei o eixo X aqui. Você não terá que tirar o potenciômetro do circuito. Deixe-o lá. Apenas solde 3 fios aos 3 pontos atrás do potenciômetro como mostra a foto 3. Peço que use fios de cores diferentes para não confundi-lo em achar qual é o P (força), S (sinal) ou G (terra). No meu caso, o P é o amarelo, o preto é o G e o verde é o S. Estes 3 fios serão conectados ao potenciômetro do pedal de expressão da sua pedaleira mais tarde. Nós faremos isto depois. Apenas tome cuidado para não conectar dois pontos em um só fio, trazendo curto, enquanto você solda. Há um espaço muito pequeno entre um ponto e outro, então tome muito cuidado.

(ver foto 3)

Depois disto você deve soldar todos os outros botões numerados aos fios. Lembre-se de fazer o mesmo com o botão que liga os analógicos.

(ver foto 4)

(ver foto 5)

[os pontos e setas verdes estão indicando a separação dos dois pontos]

 

Dê uma olhada nas soldas. Os dois pontos têm que estar separados (Procedimento 2), ou então eles ficarão ligados para sempre (sempre mandando sinal, sem poder desligá-lo). Tenha em mente que nenhum botão poderá ficar ligado, pois você os ac acionará ionará usando os botões da sua pedaleira.

Procedimento 4: Agora você conectará um LED externo ao LED correspondente ao acionamento do botão que liga os analógicos. Desencape os fios do LLED ED nos lugares marcados em VERMELHO na FOTO 6 e solde fios para conectar o outro LED que ficará a mostra na parte de cima da sua pedaleira, junto aos botões acionadores.

(ver foto 6)

Isto terminará o seu trabalho com o circuito. Agora é a hora de preparar a pedaleira.

Procedimento 5: Agora pegue um cabo estéreo e dois pares de plugs estéreo fêmeas/machos. Conecte os ¼'' plugs machos ao cabo estéreo, e solde, claro. Mas antes de conectá-los, peço para que faça uma esquematização dele. Lembre-se qual é o G (terra) e os dois outros sinais P e S. Isto porque os plugs fêmea serão conectados aos potenciômetros que tem 3 pontos (analógico, lembra-se?). Força, Terra e Sinal. P, G e S, respectivamente.

Procedimento 6: Pegue um pedal de volume e remova todas as conexões dentro dele (obviamente, não retire o potenciômetro que encontra-se dentro dele; remova apenas os fios). Substitua o plug mono ¼'' fêmea por um plug estéreo ¼'' fêmea (se este for o caso. Pode ser que já tenha um plug estéreo ¼'' fêmea no pedal de volume, vai saber). Agora, novamente com a ajuda de um multímetro, determine qual é o P, G e o S. Solde fios à estes pontos no plug estéreo ¼'' fêmea. Use fios das mesmas cores que você usou para soldar no eixopotenciômetro (analógico), para P, G e S. A esquematização do potenciômetro do pedal de volume em que liguei é:



 

Fio preto no ponto do meio (centro); G (terra);



 

Fio amarelo no ponto da esquerda; P (força);



 

Fio verde no ponto da direita; S (sinal);

(ver foto 7)

 

  (ver foto 8)

(ver foto 9)

Na foto 8 e na 9, os fios não correspondem as cores que citei, da forma em que comecei este projeto. Eu tirei-as durante as minhas experimentações, então tome cuidado quanto a isto. Na foto 8 e 9, o verde é o G (terra), e o branco é o S (sinal), os quais deveriam ser preto e verde, respectivamente, correspondendo à foto 7. Então, desta maneira você conecta o potenciômetro do pedal de volume.

Quando as conexões do pedal de volume estiverem prontas, você terá que conectar o cabo estéreo ao plug fêmea instalado ao eixo-potenciômetro (analógico).

Dois pontos importantes para ser lidos aqui:

1) Se você usará um BOX/CASE pra sua pedaleira feito de material não condutivo, como plástico ou madeira, então você tem que ajustar o 2º plug macho do seu cabo estéreo e o 2º plug fêmea para o BOX/CASE. Agora, os 3 pontos do plug estéreo fêmea tem que estar conectado aos 3 pontos do eixo-potenciômetro (analógico). Exemplo: os 3 fios que você já soldou ao P, G e S do eixo-potenciômetro tem que ser conectados aos 3 pontos do plug fêmea. Use o multímetro novamente para ajudar a achar os pontos P, G e S.

2) No caso de você usar um BOX/CASE de metal, então você não pode ajustar o 2º plug fêmea ao BOX/CASE, por que o metal vai conduzir corrente e receberá sinais indesejados de outras partes e o eixo ficará flutuando continuamente. Nesse caso, todos vocês terão que não conectar o 2º plug macho ao cabo estéreo. Também não será necessário um 2º plug fêmea também. Apenas conecte os 3 fios do cabo estéreo. Exemplo: os 2 fios e a proteção aos 3 fios soldados ao eixo-potenciômetro (analógico). Neste caso você terá que manter o cabo preso ao BOX/CASE com algum adesivo para que não se solte, caso aconteça algum acidente, puxando o cabo ou algo assim. Isto foi o que eu fiz no meu BOX/CASE, por que eu estou usando um case de chapa de metal.

(ver foto 10)

 

Note que o motivo principal destes casos é uma conexão direta entre o eixo-potenciômetro e o pedal de volume. Nós estamos usando um cabo estéreo apenas pela conveniência que podemos ter de desplugar o pedal de volume da pedaleira. O cabo estéreo apenas cconecta onecta os dois potenciômetros (eixo-potenciômetro [analógico] e o potenciômetro do pedal de volume). Portanto a fiação tem que estar perfeita. Espero que você entenda o que eu quis dizer. O sinal do eixo-potenciômetro (analógico) tem de passar pelo cabo estéreo, e então ao potenciômetro do pedal de volume (também pode ser chamado c hamado de pedal de expressão). Similar é o caso do G (terra) e do S (sinal). Então faça as conexões apropriadamente ou então não funcionará!

Procedimento 7: Depois que as conexões do pedal estão completas, conecte os botões da sua pedaleira com os fios soldados em cada um dos botões numerados (visto no Procedimento 2 e instale-os no BOX/CASE da sua pedaleira. Também instale o LED externo que conectamos ao LED de indicação da função do analógico (visto no Procedimento 4. Este LED externo indicará se a função do analógico estará ligada ou não, que no caso significará que o pedal de expressão estará ligado ou não.

Procedimento 8: Coloque o circuito no BOX/CASE de modo que ele não se desloque. Agora você já concluiu as partes de fiação e de hardware. Agora cuidaremos da parte Software da pedaleira.

Procedimento 9: Instale os drivers do seu joystick. Conecte o joystick ao seu computador pela porta USB, é claro. Com os drivers instalados, vá em "Painel de Controle>Controladores de Jogo". Veja se o seu joystick está na lista. Clique nele e vá em Propriedades.

(ver foto 11)

Em Propriedades, na guia Testar, você verá uma janela com os 12 botões e dois eixos. Se você pressionar qualquer botão da sua pedaleira, o botão que ele representa irá acender. Se o pedal de expressão estiver conectado também, se você movimentá-lo pra cima e pra baixo, o eixo X ou Y irá mover-se pra trás/frente, ou pra cima/baixo, dependendo de qual eixo você usou (no projeto, usamos o eixo Y, então moverá para cima/baixo). Você verá que o ponto do eixo não segue um trajeto contínuo. Somente fica no meio ou nas posições extremas quando você opera o pedal. Isto acontece por que os potenciômetros não estão no modo analógico. Aqui que surge o uso do botão de função do analógico e o LED externo. Aperte o botão de função do analógico e o LED irá acender indicando que a função está ativada. Agora, mova o pedal e você verá que o ponto po nto move-se gentilmente em todos os pontos, e para quando seu pedal para. Sendo assim, para usar o pedal de expressão, você tem de ativar a função de analógico.

 

  (ver foto 12)

Lembre-se na posição normal. Exemplo: sem pressionar nenhum botão ou mover o pedal, nenhuma luz deverá acender (dos botões). E o ponto do eixo tem de estar no centro. Se algum dos números está aceso, isto indica que sua soldagem para aquele botão em particular está errada. Reveja as soldas e o Procedimento 2 novamente. Se tudo estiver corretamente soldado, deverá parecer como na foto 13.

(ver foto 13)

Nenhum dos botões estão ligados e os o s eixos estão centralizados. Este procedimento é m muito uito importante para mapear os botões no software MIDI.

Procedimento 10: Baixe os dois softwares:

1) MIDI YOKE: http://www.hitsquad.com/smm/programs/MIDIYoke_NT-XP/ http://www.hitsquad.com/smm/programs/MIDIYoke_NT-XP/ (ou procure por ele no Google)

Este software age como um cabo virtual MIDI. 2) Rejoice (HID TO MIDI): http://www.mediafire.com/?bgbp90mm9my http://www.dioramadesign.net/blog/rejoice-midi-software/ http://wakoopa.com/software/rejoice-hid-to-midi-installer Este software converte os sinais HID que são mandados pelo seu joystick USB para sinais MIDI.

OBS: este programa pode ser substituído pelo Fergo JoystickMIDI que pode ser encontrado aqui mesmo no FCC. Porém, não poderei dar suporte para ele.

Procedimento 11: Instalando os softwares. Para instalar o MIDI Yoke no Windows Vista, você terá que desabilitar o UAC e então instalá-lo. Normalmente terá que reiniciar o computador para completar a instalação.

 

  1)

Depois de instalar o MIDI Yoke, instale o Rejoice. Abra o Rejoice.

(ver foto 14)(foto 14)

Em condições normais ou quando nenhum botão é pressionado, os valores do joystick são mostrados onde o círculo verde indica na foto 14 e não haverá indicações de nenhum botão pressionado ou eixos sendo movidos no círculo cír culo vermelho. Repetindo, isto é válido para condições normais. Deverá permanecer dessa forma. Este procedimento é muito importante. Será melhor se você desconectar seu pedal de expressão agora. No controlador deveria ser plugado, mas assim não haverá nenhuma flutuação do eixo enquanto você estiver mapeando os botões. Você pode mapear apenas 1 botão por vez.

2) Olhe nas flechinhas vermelhas na foto 14. Selecione Out to midi yoke 1 na caixa de seleção Midi out. E na caixa de seleção Joystick, selecione o driver do seu próprio Joystick. No meu caso, é o Microsoft Mic rosoft PC-joystick driver.

3) Pressione um botão na pedaleira e você poderá ver o número dele na caixa Button, dentro do círculo vermelho indicado na foto 14. Agora é o momento de mapear os botões um por um. Aperte e segure um botão e clique em Note On mostrado na flecha preta indicada na foto 14. Enquanto o botão estiver sendo pressionado e a Note On estiver sido selecionada, clique no botão ADD (mostrado na seta preta acima do circulo vermelho na foto 14). Você verá uma janelinha acima da janela principal do software que um botão com um número foi adicionado.

Faça estes procedimentos para todos os botões EXCETO PARA O BOTÃO DE ACIONAMENTO DO ANALÓGICO. Este botão não tem que ser adicionado no so software, ftware, ele tem acionamento próprio para ligar o eixo do analógico.

4) Quando todos os botões tiverem sido mapeados apropriadamente com o Note On, conecte o pedal de volume/expressão vol ume/expressão no seu controlador. Agora, pressione o botão de acionamento do analógico, o LED acenderá. Agora, se você operar o pedal, verá que os valores do eixo dentro do círculo verde e no círculo vermelho indicados na foto 14 estão mudando. Agora desligue o acionamento do analógico, o LED deverá desligar, e opere seu pedal novamente. Desta vez, haverá somente 3 valores.

 

Coloque em modo analógico novamente, o LED acenderá, e selecione a caixa Controller Change no software. Esta será a mensagem (sinal) CC, ou seja, Mensagem Contínua. Este tipo de mensagens são mais usadas para mapear sinais de potenciômetros.

Depois de colocar na opção Controller Change, mova o pedal um pouco ou mantenha-o pressionado e então selecione o botão ADD do software. Agora os sinais do pedal de expressão estão mapeados.

Opere o pedal de expressão e você verá um número de sinais na janela abaixo, sendo enviados ao MIDI Yoke 1.

5) Confira se para todos os botões pressionados um por um existe um sinal sendo mandado ou não. Você poderá conferir isto na janela abaixo do software. Para o pedal de expressão deverá existir sinais contínuos sendo mandados quando o pedal está sendo operado no modo analógico.

Procedimento 12: Abra o software Guitar Rig.

Vá na guia File>Audio and Midi settings, clique no botão/guia MIDI e coloque o Input from Midi Yoke 1 em ON (normalmente deverá estar em OFF), como mostra a foto 15 e pressione OK.

(ver foto 15)

Procedimento 13: Agora usando a função LEARN, (botão OPTIONS, guia CONTROLLER) atribua os botões de acordo com a sua preferência clicando em LEARN e então apertando o botão. O mesmo serve para o pedal de expressão. Aperte LEARN e opere o pedal, mostrará um símbolo como esse: CC#--.

OBS: Para usar a sua pedaleira caseira que acabou de construir com os VSTs que suportam controladores MIDI, você deverá deixar aberto o Rejoice. Nada no controlador funcionará sem o software Rejoice aberto.

 

Espero que meus procedimentos tenha ajudado você para pegar a idéia. Desejo tudo de bom para que você faça sua própria versão deste Controlador Midi. Peço, humildemente, para que você faça upload dos seus vídeos para que eu possa conhecer e ver as improvisações que vocês fizeram. Peço também que mande-me e-mail (em inglês) no caso de alguma dúvida.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF