Preservacao Do Patrimonio Historico

October 7, 2017 | Author: Kecieni Nunes da Silva | Category: Art Deco, Languages, Science, Science (General), Science And Technology
Share Embed Donate


Short Description

Prova sobre patrimonio...

Description

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIÂNIA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

CONCURSO PÚBLICO

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL N° 001/2006

ANALISTA EM OBRAS E URBANISMO I

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO PROVAS Língua Portuguesa Conhecimentos Específicos

QUESTÕES 01 a 15 16 a 50

SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES 1. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se ele está completo ou se apresenta imperfeições gráficas que possam gerar dúvidas. Em seguida, verifique se ele contém 50 questões. 2. Cada questão apresenta 4 alternativas de resposta, das quais apenas uma é a correta. Preencha no cartão-resposta a letra correspondente à resposta assinalada na prova. 3. O cartão-resposta é personalizado e não haverá substituição, em caso de erro. Ao recebê-lo, verifique se seus dados estão impressos corretamente, caso contrário, notifique ao aplicador de prova. 4. A duração das provas é de 4 horas, já incluídos o tempo da marcação do cartão-resposta, a leitura dos avisos e a coleta de impressão digital. 5. Você só poderá se retirar, definitivamente, da sala e do prédio, a partir das 16h10min. 6. AO TERMINAR, DEVOLVA O CARTÃO-RESPOSTA AO APLICADOR DE PROVA.

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIÂNIA

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº001 /2006

LÍNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder às questões de 03 a 07. Leia os quadrinhos para responder as questões 01 e 02. Simplicidade é a norma

ITURRUSGARAI, A. Folha de S. Paulo. São Paulo. 24 abr. 2007, p. E5. Ilustrada.

Grande parte dos produtos de sucesso no setor de eletrônicos [...] compartilha uma característica: a facilidade de uso. Design e desempenho continuam a ser trunfos importantes para atrair o consumidor, mas o plug and play — ou seja, o aparelho que entra em funcionamento assim que é ligado na tomada e se aperta o botão liga — é um argumento de venda mais poderoso do que nunca. “Muito mais que oferecer as tecnologias de ponta ou os aparelhos mais sofisticados, toda a indústria deve facilitar a vida de quem usa tais tecnologias”, diz Flávio Gomes, diretor-geral da divisão de fotografia da K. para a América Latina. A área em que Gomes trabalha é um bom exemplo das virtudes da simplicidade. No século XIX, o francês Louis-Jacques Daguerre inventou um processo de fixação de imagens, o daguerreótipo, precursor da fotografia moderna. Mas ela só se popularizou meio século depois, quando o americano George Eastman criou um processo simples de tirar e revelar fotos, o rolo de filme, que prevaleceu até o surgimento da fotografia digital, há uma década. Hoje as máquinas digitais são cheias de recursos, mas as mais populares são as que simplificam a transferência das fotos para o computador e a impressão. Nem tudo é tão fácil no mundo digital — prova disso é a variedade de formatos de arquivos de áudio e de vídeo, capaz de confundir o mais bem informado consumidor —, mas cada vez mais eletrônicos lidam com esses padrões diferentes sem a necessidade de intervenção do usuário. VEJA, São Paulo: Abril, no. 52, nov. 2005, p. 50. Edição Especial.

▬ QUESTÃO 01 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Nos quadrinhos, pode-se interpretar da criação do 13º trabalho de Hércules que (A) o esforço físico do herói foi proporcional ao seu esforço intelectual. (B) o trabalho burocrático também requer um esforço de herói. (C) os heróis gregos despendiam mais energia que os trabalhadores atuais. (D) os gregos atribuíam ao trabalho burocrático um caráter divino.

▬ QUESTÃO 03 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ A aplicação da norma da simplicidade ao mundo da alta tecnologia é justificada pela (A) dificuldade de acesso das pessoas às novas tecnologias. (B) satisfação de necessidades imediatas dos consumidores. (C) alta popularidade alcançada pelas máquinas fotográficas digitais. (D) adaptação dos eletrônicos aos diferentes formatos de arquivos.

▬ QUESTÃO 02▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

▬ QUESTÃO 04 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Na seqüência dos quadrinhos, o efeito de humor é construído com o auxílio da

Na organização do texto, a progressão das idéias se realiza segundo o esquema

(A) metáfora.

(A) geral / particular / geral.

(B) ironia.

(B) facilidade / dificuldade.

(C) polissemia.

(C) causa / conseqüência.

(D) intertextualidade.

(D) exemplo / citação / conjectura.

LÍNGUA PORTUGUESA

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº001 /2006

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIÂNIA ▬ QUESTÃO 05 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ A fala de Flávio Gomes referenda os argumentos do autor do texto, pois (A) prevê uma nova realidade no mundo da tecnologia de ponta. (B) inibe a produção de aparelhos plug and play pela indústria tecnológica.

Leia o texto a seguir para responder às questões de 08 a 10. Conde Empreiteira de Mãos Obra Ltda Av: Santos Dumont - 1.229 - telefax: 3364722 –Londrina Pr. CGC/MF 00.617.933/0001-00 Prezado Sr (a) Síndico (a)

1

Venho por esta vos comunicar-lhe que nossa empresa é especializada, em serviços de pinturas de edifícios, residências, salas comerciais, com finíssimo acabamento.

2

Nossos funcionários são todos profissionais treinados em suas funções, com seguro de vida, para oferecerlhes á nossos clientes, proficionalismo, segurança de quem tem 10 anos de tradição em pinturas.

No texto, um contra-argumento à tendência do mundo tecnológico para a busca da simplicidade é:

3

Nos garantimos nossos serviços prestados aos nossos clientes por um período de 05 anos.

(A) O surgimento de máquinas digitais cheias de recursos.

4

Responsabilizaremos pelas obrigações trabalhista e fiscais, de modo em que nosso pessoal que prestará os serviços de mão-de-obra, sob seu comando.

5

A responsabilidade civil, trabalhista e penas de danos pessoais, acidentes de trabalho, serão por conta de nossa empresa prestadora de serviços.

6

Faremos seu orçamento sem compromisso

7

Consulte-nos pelo fone (043) 3364722 falar com Sr. Marcelino. Conde Empreiteira de Mão de Obra LTDA

(C) traduz a autoridade proveniente de sua atividade profissional. (D) pressupõe o lucro como o interesse principal da indústria. ▬ QUESTÃO 06 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

(B) A existência de vários formatos de arquivos de áudio e vídeo. (C) A invenção do rolo fotográfico pelo americano George Eastman. (D) O fato de design e desempenho serem grandes trunfos para vender produtos. ▬ QUESTÃO 07 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Na constituição do nome plug and play observa-se uma estratégia metonímica, mostrada na relação de proximidade entre (A) o inventor do aparelho e o aparelho inventado. (B) o mundo tecnológico e os recursos digitais. (C) as ações do usuário e o modo de funcionamento do aparelho. (D) as funções do aparelho e a conquista do público consumidor.

LOPES, H. V. et al. Língua portuguesa. São Paulo: Editora do Brasil, 2004. p. 157.

▬ QUESTÃO 08 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ No primeiro parágrafo, a redundância no uso pronominal tem por conseqüência (A) estabelecimento inadequado do interlocutor. (B) informações limitadas a respeito das especialidades da empresa. (C) incoerência entre os objetivos da carta e o conteúdo comunicado. (D) ocultação do referente sujeito na frase inicial. ▬ QUESTÃO 09 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Os argumentos usados para convencer o síndico a aderir aos serviços da empreiteira (A) são recorrentes em gêneros textuais oficiais. (B) são apropriados aos fins a que a carta se destina. (C) prejudicam a composição da imagem da empresa. (D) desconsideram o tipo de cliente visado. ▬ QUESTÃO 10 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ No segundo parágrafo, entre os vários problemas de desvio das normas da escrita, pode-se apontar como prejudicial à conexão sintática: (A) A grafia errada da palavra profissionalismo. (B) A utilização imprópria da crase. (C) O tempo de experiência expresso em numeral. (D) O uso incorreto da vírgula. LÍNGUA PORTUGUESA

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº001 /2006

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIÂNIA Para responder às questões 11 e 12, leia o texto que segue. Para mim brincar Nada mais gostoso do que mim sujeito de verbo no infinitivo. Pra mim brincar. As cariocas que não sabem gramática falam assim. Todos os brasileiros deviam falar como as cariocas que não sabem gramática. As palavras mais feias da língua portuguesa são quiçá, alhures e amiúde. BANDEIRA, M. Seleta em prosa e verso. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986. p. 19.

▬ QUESTÃO 11 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Segundo o texto, a beleza das palavras está em pertencerem

▬ QUESTÃO 13 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Segundo o texto, o que contraria as suposições da avó de Gilberto Freyre? (A) A máxima de que toda regra tem exceções. (B) A demora do menino em aprender a escrever. (C) A precocidade e a qualidade da formação do neto. (D) A morte da avó quando ele ainda era menino. ▬ QUESTÃO 14 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Infradotado faz parte de um grupo semântico diferente da palavra (A) infrator. (B) infra-assinado.

(A) à fala coloquial.

(C) infranasal.

(B) ao dialeto carioca.

(D) infra-som.

(C) às mulheres.

▬ QUESTÃO 15 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

(D) aos brasileiros. ▬ QUESTÃO 12 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Qual regra da gramática normativa as pessoas contrariam quando dizem pra mim brincar? (A) Verbos no infinitivo não exigem sujeito. (B) Pronomes oblíquos exercem função de objeto. (C) Advérbios podem se comportar como preposição. (D) Pronomes átonos dispensam preposição. Leia o texto para responder as questões 13 e 14. A preocupação da avó de Freyre As avós, com as exceções de toda regra, torcem pelo sucesso dos netos. E se preocupam muito se eles têm alguma dificuldade. A avó paterna do sociólogo Gilberto Freyre (1900-1987) morreu quando ele tinha nove anos, muito preocupada porque ele estava demorando a aprender a escrever. Supunha ela, até, que o neto fosse infradotado, quando depois da morte dela se constatou que, pelo contrário, ele era superdotado. Pois, aos 14 anos, o pernambucano Gilberto Freyre não apenas escrevia muito bem em seu idioma, como ensinava inglês, e, antes de fazer 18 anos, ensinaria também francês e sabia grego. Bacharelou-se em ciências e letras aos 16 anos, aos 18 anos foi estudar nos Estados Unidos, diplomando-se em sociologia na Universidade de Baylor, no Texas. Entre suas amizades da juventude, incluíam-se os poetas Willian Yeats e Rabindranath Tagore. O POPULAR, Goiânia, 5 mai. 2007. p. 12. Política.

Disponível em: www.uol.com.br/millor/aberto/charges/006/index.htm. Acesso em: 6 abr. 2007.

O cartum traz uma crítica à bioengenharia, pois questiona (A) a cientificidade dos métodos usados nas experiências com células humanas. (B) a aplicação dos recursos financeiros de incentivo às pesquisas em genética. (C) o uso de crianças como cobaias em experiências com células-tronco. (D) a interferência de suas descobertas no desenvolvimento natural da espécie humana.

LÍNGUA PORTUGUESA

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001 /2006

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIÂNIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ▬ QUESTÃO 16 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Patrimônio histórico, artístico e cultural pode ser definido como: (A) monumentos cuja beleza desperte especial interesse por parte do poder público. (B) monumento representativo de uma época ou de um período histórico, dentro de um determinado limite de tempo. (C) formas de pensamento vinculadas a determinados movimentos artísticos que promovam a produção de uma arquitetura específica. (D) produto manifesto do conhecimento de uma sociedade compreendendo objetos e obras de arte de todos os portes e materiais. ▬ QUESTÃO 17 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ A noção de patrimônio urbano histórico foi criada por John Ruskin, cerca de quatrocentos anos após a idéia de patrimônio edificado. A tardia inserção do espaço urbano numa perspectiva histórica pode ser explicado (A) pelas questões do parcelamento urbano que passam a ser motivo de estudos a partir das reformas ocorridas em Paris no século XIX. (B) pela escala do objeto de estudo, sua complexidade, a ausência de cadastros e de documentos cartográficos confiáveis. (C) pelo êxodo rural e pela explosão demográfica vivenciada pelas cidades européias. (D) pela fundação de novas cidades e transformação das já existentes, tanto na França quanto na Inglaterra a partir da Revolução Industrial. ▬ QUESTÃO 18 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

▬ QUESTÃO 20 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ A ampliação do conceito de patrimônio, ocorrida na década de 1970, favoreceu, entre outras coisas, que pudessem ser considerados como patrimônio cultural do Brasil elementos de nossa tradição antes impensáveis como tal. Qual dos itens a seguir não se enquadra no texto acima: (A) Plano diretor de Brasília. (B) Receita do pão de queijo. (C) Jogos de carta. (D) Festas tradicionais. ▬ QUESTÃO 21 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Um dos processos de proteção do patrimônio histórico e artístico consiste no “tombamento”, que é o registro do bem a ser protegido num dos quatro livros do tombo. Esses livros são conhecidos pelos seguintes títulos: (A) Histórico, Arquitetônico, Belas Artes e Meio Ambiente. (B) Paisagístico, Histórico, Arquitetônico e Ambiental. (C) Ecológico, Artístico, Arquitetônico e Histórico. (D) Arqueológico, Histórico, Belas Artes e Artes Aplicadas. ▬ QUESTÃO 22 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ O documento considerado de maior importância para a preservação do patrimônio histórico e artístico do Brasil, por seu conteúdo e sua manutenção ao longo do tempo, é (A) a Lei n. 3.924, de 26 de junho de 1961. (B) o Decreto-Lei n. 25, de 30 de novembro de 1937. (C) o Decreto-Lei n. 2.827, de 15 de abril de 1958. (D) a Portaria n. 10, de 10 de setembro de 1986. ▬ QUESTÃO 23 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

(A) patrimônio ambiental urbano.

De acordo com o Decreto-Lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940, destruir, inutilizar ou deteriorar coisa tombada pela autoridade competente, em virtude de valor artístico, arqueológico ou histórico, constitui crime com previsão de:

(B) patrimônio da humanidade.

(A) detenção de seis meses a dois anos e multa.

(C) patrimônio histórico e artístico.

(B) multa e trabalho social voluntário.

(D) patrimônio natural.

(C) multa no valor venal do bem destruído.

Considerando os conceitos de patrimônio cultural, a expressão que atualmente abrange todos os elementos formadores da identidade de um determinado lugar é:

▬ QUESTÃO 19 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

(D) detenção por tempo estipulado em proporção ao dano causado.

O reconhecimento quanto à ampliação do conceito de patrimônio é hoje um dos pontos mais importantes para a preservação e para o futuro das cidades e mesmo para a elaboração de novas propostas de intervenção no espaço urbano. Esta afirmação se aplica:

A legislação brasileira determina que é possível recorrer contra o tombamento quando

(A) às cidades modernas.

(B) O processo contrariar o tempo da ação.

(B) às cidades antigas.

(C) O proprietário do bem a ser tombado possuir outros imóveis.

(C) às cidades sem exceção. (D) às cidades de pequeno e médio portes.

▬ QUESTÃO 24 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

(A) a legislação específica for desrespeitada.

(D) For respeitado o prazo prescrito na lei. PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001 /2006

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIÂNIA ▬ QUESTÃO 25 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

(C) a salvaguarda das cidades históricas.

A proteção do patrimônio histórico e artístico é responsabilidade

(D) a proteção de monumentos isolados.

(A) exclusiva da União. (B) de todas as instâncias da administração pública.

▬ QUESTÃO 31 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

(C) apenas da União e dos Estados.

Camillo Boito (1836-1914) teve papel destacado como restaurador e teórico de sua época. A seguinte afirmação corresponde ao pensamento do autor:

(D) da União e dos municípios. ▬ QUESTÃO 26 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ De acordo com a Carta de Veneza, a conservação de um monumento implica o seguinte procedimento:

(B) Restaurar um edifício quer dizer reintegrá-lo em um estado completo, que pode não ter existido nunca em um dado tempo.

(A) desapropriação e indenização. (B) restaurações periódicas. (C) preservação de uma ambiência em sua escala. (D) disponibilidade financeira por parte do Estado. ▬ QUESTÃO 27 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ No Anexo B da Carta de Restauro, a possibilidade de novos usos para os monumentos arquitetônicos é considerada, desde que (A) seja compatível artísticos.

com

os

(A) Na conservação dos monumentos os complementos indispensáveis e as adições necessárias devem demonstrar não ser obras antigas, mas obras de hoje.

interesses

histórico-

(B) promova sua perfeita visualização. (C) determine novos conceitos de ambiência. (D) promova seus elementos artísticos agregados. ▬ QUESTÃO 28 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ No entender dos autores da Declaração de Amsterdã, a reabilitação de bairros antigos deve ocorrer

(C) Para conservar no monumento o seu velho aspecto artístico e pitoresco e as características de seu tempo, até o impossível será feito se necessário. (D) No processo de restauração interessa a antiga fisionomia que saiu do cinzel do artista, com os acréscimos necessários ao seu embelezamento.

▬ QUESTÃO 32 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ “O melhor meio para conservar um edifício é encontrar para ele uma destinação, é satisfazer tão bem todas as necessidades que exige esta destinação, a ponto de não haver modo de fazer modificações. O edifício não deve ser menos cômodo do que era antes da restauração”. O texto acima expressa uma compreensão sobre o trabalho da restauração. Essas idéias foram formuladas por: (A) Viollet-le-Duc

(A) promovendo mudanças sociais consideráveis.

(B) Camillo Boito

(B) sem imposição de modificações importantes da composição social.

(C) John Ruskin (D) Cesare Brandi

(C) favorecendo apenas a população local. (D) impedindo o favorecimentos de qualquer segmento social. ▬ QUESTÃO 29 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ De acordo com o Manifesto de Amsterdã, a conservação integrada requer a utilização de recursos (A) jurídicos, administrativos, financeiros e técnicos. (B) teóricos, científicos, artísticos e cronológicos. (C) artísticos, históricos, científicos e conceituais. (D) práticos, morfológicos, arqueológicos e históricos. ▬ QUESTÃO 30 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ O objetivo principal das discussões que deram origem à Carta de Washington foi (A) a restauração de monumentos da arquitetura moderna.

▬ QUESTÃO 33▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ No que se refere à transposição de um monumento, Cesare Brandi emitiu a seguinte opinião: (A) É válida a transposição de um monumento para um lugar diferente daquele em que foi construído, desde que seja garantida sua visualização original. (B) Um monumento decomposto reconstruído em outro lugar será considerado sua própria falsificação, quando for realizado com substituição parcial de seus próprios meios materiais. (C) Toda transposição é válida, independente do local ou material utilizado. (D) Somente quando não é possível assegurar a salvação de um monumento, admite-se a sua transposição para outro lugar, diferente do sítio histórico onde foi realizado.

(B) a revitalização de bairros periféricos. PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIÂNIA

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001 /2006

▬ QUESTÃO 34 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

▬ QUESTÃO 39 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

De acordo com Françoise Choay, na virada do século XIX para o XX, a conservação dos monumentos históricos conquistara o status disciplinar. Segundo a autora, isso pode ser observado através das obras de

As maiores inovações propostas pela arquitetura da construção de Goiânia em relação ao que se conhecia anteriormente no estado de Goiás, são as seguintes:

(A) Cesare Brandi e John Ruskin. (B) Camillo Boito e Alois Riegl. (C) John Ruskin e Gustavo Giovannoni.

(A) uso do concreto, vidro e cimento amianto. (B) revestimento, função e estética. (C) abordagem, composição e ambiência. (D) materiais, técnicas construtivas e implantação.

(D) Viollet-le-Duc e Cesare Brandi. ▬ QUESTÃO 35 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

▬ QUESTÃO 40 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Os conceitos desenvolvidos por Camillo Boito, segundo os quais não se deve preservar apenas a pátina dos edifícios antigos, mas os sucessivos acréscimos devidos ao tempo, baseiam-se em estudos realizados por:

A arquitetura residencial dos primeiros anos de Goiânia caracteriza-se por apresentar

(A) Alois Riegl e John Ruskin. (B) John Ruskin e William Morris. (C) John Ruskin e Gustavo Giovannoni.

(A) implantação aleatória. (B) estilos historicistas. (C) conceitos contemporâneos. (D) modernidade tardia.

(D) Gustavo Giovannoni e Alois Riegl. ▬ QUESTÃO 41 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ▬ QUESTÃO 36 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Sabe-se que o art déco, modelo arquitetônico característico do período da construção de Goiânia, teve seu início oficial na Exposição (A) de Arquitetura Moderna de Montreal, em 1938.

O plano de Atílio Correia Lima para a cidade de Goiânia se caracteriza por apresentar (A) um centro cívico desenhado à maneira das cidadesjardins.

(B) de Artes Decorativas e Industriais de Paris, em 1925.

(B) traçado em forma de tabuleiro retangular combinado com vias circulares.

(C) de Artes Plásticas de Paris, em 1897.

(C) conceitos básicos de definição do barroco.

(D) de Tecnologias da Construção de Barcelona, em 1914.

(D) vias de comunicação que se articulam por rotatórias.

▬ QUESTÃO 37 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

▬ QUESTÃO 42 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O estilo art déco apresenta três vertentes principais, que são:

A primeira versão do plano original de Goiânia encontra seus fundamentos teóricos

(A) Naval, artística e política;

(A) no urbanismo francês do início do século XX.

(B) Conceitual, empírica e filosófica;

(B) na Carta de Atenas (CIAM).

(C) Histórica, geométrica e aerodinâmica;

(C) nos preceitos urbanísticos de Cerdá.

(D) Clássica, eclética e moderna.

(D) nos conceitos da ortodoxia barroca.

▬ QUESTÃO 38 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

▬ QUESTÃO 43 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O ecletismo tardio, com suas vertentes neogótica e neoromânica, aparece na arquitetura de Goiânia, representado nos edifícios

O projeto de Atílio Correia Lima foi finalizado por Armando de Godoy, que

(A) da Catedral Metropolitana e da Igreja do Sagrado Coração de Maria. (B) da capela do Ateneu D. Bosco e da Assembléia Legislativa. (C) do Palácio das Campinas e do Museu Zoroastro Artiaga.

(A) modificou parcialmente o Setor Sul, inspirado no desenho nas cidades-jardins. (B) conservou o mesmo traçado para o Setor Oeste. (C) manteve para o Setor Leste o mesmo desenho elaborado originalmente para o Setor Norte. (D) conservou praticamente intocado o traçado do Setor Central.

(D) da Escola Técnica (atual CEFET) e do Lyceu de Goiânia.

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIÂNIA

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001 /2006

▬ QUESTÃO 44 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

▬ QUESTÃO 48 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O plano de Atílio Correia Lima passou por duas alterações: uma realizada por A. de Godoy e outra pelos irmãos Coimbra Bueno. Entretanto, o plano final não pôde ser implantado no seu todo porque

O revestimento em pó-de-pedra, utilizado pela arquitetura art déco, emprega em sua composição:

(A) a especulação do solo urbano foi motivada por uma forte demanda pelo espaço como forma de investimento. (B) houve reforço na base de sustentação política e econômica do estado com a queda de Getúlio Vargas.

(A) areia lavada, pigmentação mineral e água. (B) cimento, malacacheta e ácido clorídrico. (C) areia seca, pigmentação vegetal e cola. (D) cimento, pigmentação vegetal e água. ▬ QUESTÃO 49 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

(C) houve super valorização da propriedade rural no entorno da cidade.

Em Goiás, no século XVIII, a pedra, como material construtivo, foi utilizada em

(D) a propriedade da terra urbana estava fora do controle do poder público.

(A) alicerces, estruturas e cobertura.

▬ QUESTÃO 45 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Sobre o plano original de Goiânia, pode-se afirmar: (A) Armando de Godoy, na sua versão para o plano de Goiânia, inspira-se na sua experiência como membro da equipe do arquiteto francês Agache que elaborou o plano de extensão do Rio de Janeiro. (B) A versão proposta por Atílio Correia Lima prioriza o sistema viário e o zoneamento, bases do seu traçado. (C) As rotatórias de Henárd, chamadas por Graeff de asteriscos, constituem, erroneamente, elemento articulador da expansão da cidade. (D) Segundo Daher, o plano de Godoy propõe a cidadejardim como complemento ao modelo centralizado de cidade francesa escolhido por Atílio.

(B) cobertura, paredes e revestimento de alvenaria. (C) estrutura, revestimento em geral e cobertura. (D) paredes, alicerces e revestimento de piso. ▬ QUESTÃO 50 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ De acordo com as informações contidas no livro Patrimônio cultural edificado, com a chegada do século XX, a modernização da arquitetura, em Goiás, trouxe para os novos edifícios o uso de: (A) betume, telha de cimento amianto e parquet. (B) tijolo, concreto, aço e vidro. (C) telha francesa, pó-de-pedra e uso da cor. (D) concreto, taco de madeira e ladrilho hidráulico.

▬ RASCUNHO ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

▬ QUESTÃO 46 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ A implantação de Goiânia provocou mudanças na forma de construir em Goiás. Elementos como o adobe, a mezanela e a telha canal foram substituídos, respectivamente, por: (A) Tijolo, ladrilho hidráulico e telha francesa. (B) Concreto armado, tabuado e telha plan. (C) Concreto celular, taco de madeira e telha de cimento amianto. (D) Alvenaria armada, lajota e telha francesa. ▬ QUESTÃO 47 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Em Goiás, as principais técnicas utilizadas com o emprego da argila nos monumentos arquitetônicos do século XVIII foram: (A) tijolo, adobe e pau-a-pique. (B) adobe, tabique e mezanela. (C) taipa-de-pilão, adobe e pau-a-pique. (D) alvenaria armada, cimento queimado e terra batida. PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF