Resultados e Discussão Desnaturação e solubilidade da ovoalbumina Para verificar a variação da solubilidade da ovoalbumina devido à sua desnaturação, realizou-se uma série de testes alterando às condições do meio de modo
a
desnaturar a
proteína.
A ovoalbumina realiza
várias
interações
intramoleculares devido à sua estrutura espiralada elicoidal, !ue é perdida no processo de desnaturação o !ue "ustifica a alteração na solubilidade, bem como nas funções !ue a proteína e#ecuta no or$anismo.
Figura 1. %strutura da albumina antes e ap&s sua desnaturação.
A!ueceu-se uma alí!uota de ovoalbumina em bano-maria e verificou-se o comportamento da mesma. A precipitação da proteína ap&s o a!uecimento confirmou !ue a desnaturação diminui consideravelmente sua solubilidade. 'ealizou-se o mesmo procedimento com uma alí!uota de solução de $licina (), no entanto não ouve !ual!uer mudança na solubilidade. %m se$uida, realizou-se um teste com a adição *$ota-a-$ota+ de ácido tricloroacético () em alí!uotas de ovoalbumina e $licina (). ovamente, observou-se a precipitação imediata da ovoalbumina, en!uanto !ue a solução de $licina continuou estável. inalmente, adicionou-se / m0 de sulfato de am1nio saturado à uma alí!uota de ovoalbumina e outra de $licina (). esse caso, ouve uma precipitação menos pronunciada da albumina, en!uanto !ue não ouve mudança na solubilidade da $licina.
A albumina é uma proteína muito sensível às condições do meio, podendo sofrer desnaturação devido à simples variações no p2, pela adição de sais ao meio ou pelo seu a!uecimento. A reação de aminoácidos com a ninidrina pode ser usada para identificar e diferenciar as proteínas investi$adas nesse e#perimento. 3uando os aminoácidos !ue t4m $rupamento amino livre são a!uecidos em solução contendo e#cesso de ninidrina, é produzido um composto p5rpura, conecido como Púrpura de Rüehmann. %ssa reação também pode ser empre$ada na detecção de peptídeos e
proteínas !ue apresentem essa característica, pois a intensidade da cor produzida é proporcional à concentração de espécies *aminoácidos, peptídeos ou proteínas+ presentes, como pode ser observado na i$ura 6.
Figura 2. 'eação de ninidrina com *(+ 6 m0 de solução de ovoalbumina 6) *6+ 6 m0 de solução de $licina ,() */+ 6 m0 de solução de prolina ,6) *7+ 6 m0 de á$ua destilada.
Thank you for interesting in our services. We are a non-profit group that run this website to share documents. We need your help to maintenance this website.