Plano de Aula Geografia
July 21, 2022 | Author: Anonymous | Category: N/A
Short Description
Download Plano de Aula Geografia...
Description
Geografia
Page 1 of 3
PROJETO GEOGRAFIA CONHECENDO OS TIPOS DE RELEVO ESCOLA: Escola Estadual de Ensino Fundamental Paraguaçu. TURMA: 5º ano do Ensino Fundamental de 09 anos. DISCIPLINA: Geografia PROF.ª: Minéia Lidiane de Lara Flores TEMPO ESTIMADO: 5 dias TEMA GERADOR: Características da Geografia SUBTEMA: Tipos de Relevo ( Paisagens Naturais e Humanizadas). JUSTIFICATIVA Promover a reflexão sobre a dinâmica entre a sociedade e o espaço geográfico, considerando a paisagem, seja ela humanizada ou não, como parte deste espaço e sendo o resultado das diferentes formas de expressão do trabalho e das idéias humanas, entendendo a natureza sempre como parte integrante da nossa vida. FINALIDADE 1.1 Objetivo geral Constatar a ação humana na paisagem, identificando as modificações sofridas nas superfícies e as conseqüências destes atos para a vida humana. 1.2 Objetivos específicos * Observar formas de terrestre; Identificarasa várias representação do superfície relevo brasileiro por meio da leitura do mapa; * Reconhecer os tipos de relevo presentes em um planalto; * Identificar a localização e forma das chapadas; * Caracterizar as planícies e os processos de sua formação; * Caracterizar as depressões e sua formação; * Reconhecer a formação do relevo brasileiro; * Identificar os fatores naturais que provocam a transformação do relevo; * Identificar ações humanas que provocam as transformações do relevo. CONTEÚDOS * A relação entre vários aspectos da paisagem; * Formas de relevo; * Estudo do mapa do relevo brasileiro; Planaltos; * Características das serras, chapadas e planícies; * Fatores que provocam a transformação do relevo; * Relevo e atividades humanas. PROCEDIMENTOS 1. Levantamento dos conhecimentos prévios sobre a paisagem que nos cerca; leitura do texto sobre As Formas de Relevo Encontradas no Brasil: PLANALTOS (serras e chapadas), PLANÍCIES e DEPRESSÕES. 2. Discussão e interpretação do texto, 3. Apresentação de fotos para análise das transformações do relevo. 4. Pesquisa sobre as formas de relevo do lugar onde moramos. 5. Mostra de imagens de formas de relevo com atividades humanas. 6. Discussão e construção de uma redação sobre a AÇÃO DO HOMEM SOBRE O MEIO. 7. mapa de relevo brasileiro. e interpretação doemesmo. 8. Apresentação Construção dedo uma maquete dos vários tiposAnalise de relevos apresentados estudados. Divididos em grupo, após a confecção cada grupo demonstrará sua maquete para as demais turmas.
http://www.trabalhosfeitos.com/imprimir/Geografia/7817 Geografia
17/6/2011 Page 2 of 3
RECURSOS MATERIAIS - quadro e giz; - revistas, jornais, folhetos informativos; - cartolina, pincel atômico; - material de pintura; - papel higiênico; - água sanitária; - cola; - pincel; - água; xerox; - livro didático. - luvas descartáveis; - chapa de isopor. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Os alunos serão avaliados em todas as áreas trabalhadas, na sua totalidade a partir dos seguintes critérios: responsabilidade, assiduidade, desempenho, participação, interesse, criticidade, organização, criatividade, realização pessoal, capacidade de reformular seus erros cognitivos e sentir-se inseridos na sua auto-avaliação. BIBLIOGRAFIA - MONTENEGRO, Hugo Luis de Menezes; OLIVEIRA, Maria Suely de; FUJIWARA, Daisy Geografia SP, 2004/2006. -Amadio; SURIENT, Lilian;Fundamental, RUDEK, Roseni; CAMARGO, Rosiane, Interagindo com a Gografia. Coleção Interagindo. SP, 2005. PLANO DE AULA ESCOLA: Escola Estadual de Ensino Fundamental Paraguaçu. TURMA: 5º ano do Ensino Fundamental de 09 anos. DISCIPLINA: Geografia PROF.ª: Minéia Lidiane de Lara Flores 1. FINALIDADE 1.1 OBJETIVO GERAL Avaliar os alunos acerca dos critérios estabelecidos e consequentemente os conhecimentos adquiridos pelos alunos a partir do projeto de Geografia, conhecendo o Relevo, colocando em prática todas as descobertas. 1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Dinamizar os conhecimentos prévios com os adquiridos nas aulas; - reconhecer a influência da ação do homem sobre o meio; - Diferenciar as paisagens humanizadas ou não. 2. CONTEÚDOS - Paisagem e relevo. 3. MÉTODO - Organizar a turma em grupos. - Dividir os materiais. - A professora prepara a massa para cada grupo. construir uma maquete representando - expor os trabalhos no saguão da escola.as várias formas de relevo e superfícies terrestres. - Os alunos deverão explicar cada forma representada pelo grupo na maquete.
http://www.trabalhosfeitos.com/imprimir/Geografia/7817 Geografia
17/6/2011 Page 3 of 3
4. RECURSOS MATERIAIS - material de pintura; - papel higiênico; - água sanitária; - cola; - pincel; - água; - livro didático; - luvas descartáveis; - chapa de isopor. 5. AVALIAÇÂO O aluno será avaliado a partir do seu interesse, criatividade, capacidade de cooperação, interpretação e interação na hora da apresentação dos trabalhos. Espera-se que os conhecimentos adquiridos os possibilitem agir como agentes transformadores da sua realidade. 6. BIBLIOGRAFIA - SURIENT, Lilian; RUDEK, Roseni; CAMARGO, Rosiane, Interagindo com a Gografia. Coleção Interagindo. SP, 2005. 7. OBSERVAÇÕES Apesar de a turma ter um número de alunos elevado, todos se mostraram capazes de realizar as tarefas com entusiasmo e respeito, por isso pode-se constatar que o trabalho foi pertinente, instigante e criativo. OS TEMPOS DE UMA GEOGRAFIA MODIFICADA. O objetivo principal do estudo da geografia continua sendo o espaço geográfico, entendido como um produto histórico, como um conjunto de objetos e de ações que revela as práticas sociais dos diferentes grupos que vivem num determinado lugar, onde interagem, sonham, produzem, lutam, constroem e o reconstroem. Essas ações, no entanto, traduzem as revoluções que transcendem o homem e o tempo. É o homem que vive num espaço, situa-se nele e ocupa seu lugar. Esse espaço comumente visto como um elemento pronto e acabado é cheio de historicidade, pois é o resultado de uma dinâmica em um determinado momento, de atitudes que se sucederam. Ao analisar esses aspectos, ressalta-se a importância dos estudos acerca da natureza e suas transformações e a retomada de uma vigilância redobrada. Agora que a natureza modificada pelo trabalho humano é cada mais violenta e potencialmente catastrófica. Esses acontecimentos transformam a sociedade e consequentement consequentemente e seu espaço. Assim, além da influência do homem, o espaço geográfico também sofre as discrepâncias do clima que está correlacionado efetivamente com a ação do homem. Fatos estes que modificam a sociedade e o espaço em que ela se distribui, às vezes em benefícios de alguns ou em detrimento de muitos. Momentos que entristecem os que dependem de um bom lugar para viver, para sua subsistência, para seu lazer entre outros direitos que o ser humano tem. Todavia, esse mesmo ser humano deve repensar suas ações, não só , mas em conjunto com a comunidade, com o bairro ou a sociedade como um todo, para que todos possam usufruir das maravilhas que a natureza ainda tem a oferecer. Não basta apenas analisar estatísticas e esperar que a próxima tragédia aconteça com alguém , pois do outro lado do mundo ou aqui, ela abala e agride a dignidade das pessoas da mesma forma, acaba com vidas, lutas e sonhos. É chegado o tempo em que uma nova geografia pode ser criada, porque o homem começa, um pouco em mundo toda a parte, no atual. a reconhecer no espaço trabalhado por ele, uma causa de tantos males que o afligem
View more...
Comments