petroquimicasemestral

November 4, 2017 | Author: Artur_ | Category: Combustion, Biodiesel, Diesel Fuel, Petroleum, Gasoline
Share Embed Donate


Short Description

Download petroquimicasemestral...

Description

CURSO SEMIEXTENSIVO - QUÍMICA ORGÂNICA – PROF. CARLÃO

PETROQUÍMICA PETRÓLEO E ALGUMAS FONTES ALTERNATIVAS Questão 01) Diversos processos industriais são realizados empregando compostos obtidos diretamente de fontes naturais de origem orgânica ou inorgânica. O desenvolvimento desses processos, em geral, representou marcos econômicos de impacto na sociedade e está relacionado com a evolução da ciência Química. Assinale a alternativa que representa um processo que emprega matéria-prima natural inorgânica em estado bruto. a) b) c) d) e)

Vulcanização. Siderurgia. Craqueamento. Galvanoplastia. Produção de álcool.

Questão 02) Há uma preocupação, por grande parte dos países, com o aquecimento global. A temperatura média da Terra aumentou significativamente na década passada. Os efeitos podem ser minimizados se os países optarem por formas de energias alternativas. Sobre essas energias, considere: I. Etanol, biodiesel, hidrogênio, metanol II. Gás natural veicular, nuclear, solar III. Combustível fóssil, nuclear, metanol IV. Biocombustível, solar, óleo diesel, etanol São formas de energias alternativas a) I, III e IV, apenas. b) II e III, apenas. c) II, III e IV, apenas. d) I, II, III e IV.

e) I e II, apenas. Questão 03) O biodiesel é um combustível alternativo que pode ser produzido a partir de óleos vegetais, novos ou usados, ou gorduras animais, através de um processo químico conhecido como transesterificação ou alcoólise. Nesse processo, moléculas de álcool substituem a do glicerol (glicerina) no éster de partida (óleo ou gordura), liberando essa molécula. A massa reacional final é constituída de duas fases líquidas imiscíveis. A fase mais densa é composta de glicerina bruta, impregnada com excessos utilizados de álcool, água e impurezas, e a menos densa é uma mistura de ésteres metílicos ou etílicos, conforme a natureza do álcool utilizado na reação de transesterificação. a) De acordo com as informações do texto, após o processo de transesterificação, qual fase interessa na obtenção do biodiesel, a inferior ou a superior? Justifique. b) O biodiesel não contém enxofre em sua composição. Com base nessa informação, pode-se afirmar que “A combustão do biodiesel apresenta vantagens em relação à do diesel do petróleo, no que diz respeito ao fenômeno da chuva ácida”? Justifique sua resposta. Questão 04) Na produção de biogás podem ser usados resíduos orgânicos diversos, tais como: bagaços de cana, sobras de comida, cascas de frutas e outros, os quais podem ser considerados biomassa. Dessa forma, boa parte do lixo urbano, e até mesmo do esgoto residencial, pode ser aproveitada na produção de biogás. Após a liberação do biogás, sobrarão dentro do biodigestor os

CURSO SEMIEXTENSIVO - QUÍMICA ORGÂNICA – PROF. CARLÃO

resíduos da decomposição que podem ser utilizados como fertilizantes.

Biomassa

Decomposição

Biogás CH4 , H2S , CO2

Combustível

Resíduo

Fertilizante

em biodegestor

Entre os constituintes do biogás, o gás que justifica sua utilização como combustível e o que se caracteriza pelo seu odor típico são, respectivamente, a) CH4 e CO2 . b) H2S e CO2 . c) H2S e CH4 . d) CO2 e CH4 . e) CH4 e H2S . Questão 05) A gasolina é um produto obtido a partir do refinamento do petróleo. Octano e isooctano (2,2,4-trimetilpentano) são dois importantes constituintes da gasolina. Assinale a opção que apresenta a afirmativa INCORRETA. a) Octano e isooctano são hidrocarbonetos. b) Octano e isooctano apresentam oito átomos de carbono na estrutura das suas moléculas. c) Octano e isooctano são isômeros de cadeia. d) Octano e isooctano seriam os comburentes na queima da gasolina. e) A molécula de isooctano não tem carbono quiral. Questão 06) A qualidade da gasolina, que determina quão suavemente ela queima, é medida pelo índice de octanagem, que é aumentada pela adição de insaturações e ramificações nas moléculas componentes do combustível. Qual dos processos abaixo pode melhorar a

qualidade da gasolina em termos do índice de octanagem? a) b) c) d) e)

Hidrogenação catalítica.. Aromatização. Combustão. Halogenação Isomerização.

Questão 07) Dentre os constituintes do petróleo, há aqueles conhecidos, que são usados como combustíveis, como gasolina, querosene e diesel, mas há muitos outros que são empregados como matéria-prima para produção industrial de diversos materiais, para as mais variadas aplicações. Após sua extração, o petróleo é transportado para refinarias, onde passa por diversos processos. Assinale a alternativa correta relacionada com o processamento do petróleo. a) Boa parte do petróleo brasileiro vem de regiões de águas profundas, mas isso não eleva o custo da exploração. b) A primeira etapa consiste numa destilação simples, para separar o composto de menor ponto de ebulição, a gasolina. c) Uma etapa envolve a destilação fracionada do petróleo, na qual vários compostos presentes têm suas estruturas reduzidas, para serem posteriormente separados por ordem de ponto de fusão. d) Numa etapa chamada de craqueamento, frações sólidas de petróleo são trituradas para serem utilizadas como fertilizante. e) Uma fração constituída por hidrocarbonetos de cadeias longas sofre reação química catalisada, para gerar hidrocarbonetos de cadeias menores. Questão 08)

CURSO SEMIEXTENSIVO - QUÍMICA ORGÂNICA – PROF. CARLÃO

Charles Goodyear descobriu, no século XIX, um novo processo, deixando cair borracha e enxofre casualmente no fogo. Essa matéria- prima é utilizada na fabricação de pneus. Um dos grandes problemas ambientais da atualidade é o destino dos pneus usados. O uso de pneus na composição do asfalto de ruas e estradas é uma forma de reduzir esse impacto. O processo desenvolvido por Goodyear recebe o nome de a) b) c) d) e)

combustão. destilação. sinterização. ustulação. vulcanização.

Questão 09) A reformação catalítica é um processo muito usado para obter compostos mais adequados para motores de alta taxa de compressão. Nesse processo, uma das reações possíveis é a isomerização de hidrocarbonetos. Partindo-se do composto etilciclopentano, a isomerização através da reformação catalítica resultará no produto a)

b)

c)

d)

Questão 10) Catástrofes naturais, como furacões, associadas a fatores políticos, guerra entre outros, podem, de certa forma, impulsionar

o aumento do preço do barril de petróleo, afetando a economia de diversas nações do mundo. No Brasil, o álcool é um importante substituto da gasolina, que depende de políticas nacionais para o aumento da sua produção e consumo. Considere as seguintes afirmações: I. As frações mais leves (moléculas menores) do petróleo podem ser transformadas em compostos mais pesados (moléculas maiores) a partir do craqueamento que se dá por aquecimento e com ação de catalisadores. II. A queima do álcool, produzido a partir da cana-de-açúcar, não está diretamente relacionada com o aumento de gás carbônico na atmosfera, como ocorre com a queima de combustíveis fósseis. III. O somatório dos coeficientes estequiométricos da equação balanceada da reação de fermentação da glicose (C6H12O6), produzindo etanol e gás carbônico, é igual a 5. IV. A refinação do petróleo é o nome dado ao processo de separação de seus componentes. São corretas as afirmações contidas apenas em a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I, III e IV. d) II, III e IV. e) II e IV. Questão 11) Foram feitas as seguintes afirmações com relação à reação representada por: C11H24  C8H18 + C3H6 I. É uma reação que pode ser classificada como craqueamento. II. Na reação forma-se um dos principais constituintes da gasolina.

CURSO SEMIEXTENSIVO - QUÍMICA ORGÂNICA – PROF. CARLÃO

III. Um dos produtos da reação pode ser utilizado na produção de um plástico. Quais das afirmações são verdadeiras? a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Questão 12) Os combustíveis são propulsores energéticos usados nos mais diversos setores, sobretudo no setor automotivo. Faça a associação correta. ( ) Gasolina ( ) Hidrogênio ( ) Petróleo ( ) Hulha ( ) Metanol 1. Combustível que, durante a queima, não libera substâncias nocivas à saúde do homem. 2. Variedade de carvão natural ou mineral, resultante da fossilização da madeira em ausência de ar. 3. Líquido viscoso e escuro, constituído por uma mistura extremamente complexa de milhares de compostos orgânicos. 4. Combustível de alta toxicidade, cuja combustão produz chama incolor, tornandose muito perigoso. 5. Fração mais importante do petróleo; não é possível representar sua fórmula molecular. Marque a alternativa que corresponde a seqüência de números correta: a) 5, 4, 1, 2, 4 b) 1, 5, 4, 2, 3 c) 4, 3, 1, 5, 2 d) 1, 2, 3, 4, 5 e) 5, 1, 3, 2, 4 Questão 13)

O gás engarrafado, usualmente consumido como combustível em fogões, é: a) produzido em laboratório, pela reação entre hidrogênio e carbono. b) obtido na destilação fracionada da madeira. c) mistura de hidrocarbonetos derivados de petróleo. d) mistura de compostos orgânicos pertencentes a diferentes funções químicas. e) uma substância quimicamente pura. Questão 14) Um dos inconvenientes da gasolina com alto teor de enxofre é que, durante a combustão dela, se forma um poluente atmosférico, cuja fórmula química é: a) H2S b) CO c) H2SO4 d) SO2 e) CO2 Questão 15) A figura mostra esquematicamente o equipamento utilizado nas refinarias para efetuar a destilação fracionada do petróleo.

Os produtos recolhidos em I, II, III e IV são, respectivamente: a) gás de cozinha, gasolina, óleo diesel e asfalto. b) álcool, asfalto, óleo diesel e gasolina. c) asfalto, gasolina, óleo diesel e acetona. d) gasolina, óleo diesel, gás de cozinha, asfalto.

CURSO SEMIEXTENSIVO - QUÍMICA ORGÂNICA – PROF. CARLÃO

e) querosene, gasolina, óleo diesel e gás de cozinha. TEXTO: 1 - Comum à questão: 16 Metrologia O Ipem-SP reforçou a fiscalização em postos de combustíveis. Ao todo, foram verificadas 379 bombas de abastecimento, sendo que 30 instrumentos foram reprovados. Em Bertioga, por exemplo, um posto oferecia 140 mL a menos na vazão máxima e 120 mL a menos na vazão mínima a cada 20 litros de abastecimento. Ou seja, o consumidor pagava por uma quantidade de combustível que não chegava ao tanque do seu veículo. (Revista Procon-SP, jan. e fev. de 2009) Questão 16) Considere que o posto em questão comercializa álcool, gasolina e óleo diesel. Esses três combustíveis são

3) Gab: a) Para a obtenção do biodiesel interessa a fase menos densa, isto é, a superior formada de ésteres metílicos ou etílicos. b) A afirmação é verdadeira, pois a ausência no biodiesel de compostos sulfurados faz com que a sua combustão não libere SO2(g) . O dióxido de enxofre é o principal poluente primário responsável pela "chuva ácida". 4) Gab: E 5) Gab: D 6) Gab: E 7) Gab: E 8) Gab: E 9) Gab: C 10) Gab: D

I. misturas homogêneas; II. derivados do petróleo; III. obtidos por processos que envolvem destilação.

11) Gab: E 12) Gab: E

É correto o que se afirma somente em

13) Gab: C

a) b) c) d) e)

14) Gab: D

I. II. III. I e III. II e III.

GABARITO: 1) Gab: B 2) Gab: E

15) Gab: A 16) Gab: D

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF