pele
Short Description
Download pele...
Description
Anatomia e fisiologia da pele
Estrutura da Pele
A pele é o maior órgão do corpo humano e encontra-se em constante mudança, contendo muitas estruturas e células especializadas. Tem diversas funções:
-Barreira (protecção contra agentes externos) -Regulação Térmica (contracção e dilatação de vasos sanguíneos, regulação da produção de suor) -Capacidade Sensorial -Resposta imunitária -Metabólica (produção Vitamina D)
Estrutura da Pele
A pele é o maior órgão do corpo humano e encontra-se em constante mudança, contendo muitas estruturas e células especializadas. Tem diversas funções:
-Barreira (protecção contra agentes externos) -Regulação Térmica (contracção e dilatação de vasos sanguíneos, regulação da produção de suor) -Capacidade Sensorial -Resposta imunitária -Metabólica (produção Vitamina D)
Estrutura da Pele
A pele é composta por 3 camadas: -epiderme -estrato córneo -estrato lúcido -estrato granuloso -estrato espinhoso -estrato germinativo -derme -derme papilar -derme reticular -hipoderme
Epiderme A epiderme é a camada mais externa da pele. Dos 5 estratos que a compõem, o germinativo é o mais profundo e o córneo o mais superficial. As células são produzidas no estrato germinativo, empurrando e achatando as células acima, que acabam por morrer. O estrato córneo é composto por células mortas e planas! É revestido por uma mistura de sebo e água que protege a sua superfície, chamada Filme Hidro-Lipídico (F.H.L.). É este o principal elemento a conservar numa limpeza de pele. Existem Existem células especializadas na epiderme: -Melanócitos (melanina – protecção contra os raios UV) -Células de Langerhans (sist. Imunitário) Imunitário) -Unhas e pêlos
Epiderme
Epiderme
O Pêlo
As Unhas
Derme
Grossa , forte e flexível. Protege e restaura os tecidos lesionados. É constituída principalmente por colagénio.
Derme A Derme é composta por 2 camadas, uma superior (papilar) e uma inferior (reticular), e existem 3 tipos de tecidos que não estão dispostos em estratos: colagénio fibras elásticas fibras reticulares •
•
•
Onde é que a espessura da derme é máxima? E mínima?
Derme
Planta dos pés e das mãos
Pálpebras
Derme Tal como na epiderme, existem células especializadas na derme: -Folículos pilosos -Glândulas sebáceas (sebo, associadas aos folículos pilosos) -Glândulas apócrinas (odor, associadas aos folículos pilosos) -Glândulas écrinas (suor, não associadas aos folículos pilosos) -Vasos sanguíneos e nervos -Receptores vários
Derme Receptores comuns
Receptores de Krause
Frio
Receptores de Ruffini
Calor
Discos de Merkel
Tacto e Pressão
Corpúsculos de Vater-Paccini Pressão Corpúsculos de Meissner
Tacto
Terminações nervosas livres
Dor
Hipoderme Esta camada da pele é composta por tecido adiposo e grandes vasos sanguíneos e nervos. É importante na regulação da temperatura corporal e na protecção dos órgãos internos. As espessuras das 3 camadas variam de acordo com a zona do corpo e de pessoa para pessoa. Qualquer alteração à fisiologia cutânea normal, resulta numa condição especial, que caracteriza os diversos tipos/estados de pele.
Fibroblastos
Células especiais que produzem: •
•
Colagénio Elastina
O colagénio Colagénio é a maior classe de proteína
fundamental insolúvel, presente no tecido conjuntivo.
É proveniente da matriz extracelular. Essa proteína representa 30% total de proteínas presente no corpo humano, fazendo com que seja considerada a mais presente em nosso organismo.
Esta proteína é encontrada apenas em células de origem animal, não está presente nos
O colagénio Funções:
manter as células dos tecidos unidas e fortalece-las
responsável também pela cicatrização e/ou regeneração em caso de corte ou cirurgia
acredita-se que seja um dos responsáveis pelo envelhecimento humano e o aparecimento de rugas.
Empresas de cosméticos, lançam cada vez mais cremes faciais à base de colagénio retirado dos bovinos
Tipos de Colagénio
Elastina
Responsável :
Pela capacidade que a pele tem para voltar á sua forma original após ter sido esticada ou deformada. Composta pelos aminoácidos:
glicina valina alanina prolina. Forma uma rede durável e resistente de fibras parecidas com o látex (borracha).
Elastina
teste simples para avaliar o envelhecimento da pele
Esticar a pela do dorso da mão e verificar quanto tempo demora a retomar o seu aspecto prévio.
Elastina
A sua pele volta ao estado original quase imediatamente. Os idosos precisam de alguns segundos…e a diferença reside na
quantidade da elastina cutânea.
O aparecimento da RUGA
Pele jovem
Pele madura
O Envelhecimento cutâneo
Existem 2 tipos de envelhecimento: -Intrínseco (interno, genético) -Extrínseco (externo, factores ambientais)
O Envelhecimento cutâneo
Envelhecimento Intrínseco:
-Processo contínuo que começa +/- aos 25 anos; há uma diminuição da produção de colagéneo e elastina – o que permite que a pele volte ao lugar. A substituição das células mortas à superfície ( turnover celular) é progressivamente mais lenta
O Envelhecimento cutâneo
O que começa a acontecer á nossa pele quando começamos a envelhecer:
Rugas finas Pele fina e transparente Perda de tecido adiposo subcutâneo, levando a covas no rosto e nos olhos, assim como clara falta de firmeza nas mãos e pescoço Perda de massa óssea, levando ao seu progressivo afastamento da pele, tornando-a mais relaxada e sem suporte •
•
•
•
O Envelhecimento cutâneo
As ligações entre as células epidérmicas e a membrana basal começam a enfraquecer, e esta falta de contacto resulta em alterações funcionais e estruturais, normalmente associadas com o envelhecimento. Durante este processo, algumas das características da Junção Dermo-Epidérmica são alteradas, e os queratinócitos perdem adesão. Enquanto isto, menos elastina é produzida, fazendo com que haja cada vez mais falta de contacto entre a derme e a epiderme. Resultado: Perda de elasticidade e firmeza, aspecto mais cansado e menos nutrido
(contacto insuficiente entre a derme e a epiderme resulta num deficiente aporte de oxigénio e nutrientes, assim como numa deficiente desintoxificação.
O Envelhecimento cutâneo Envelhecimento Extrínseco:
-Inúmeros factores externos actuam em conjunto com os factores internos para envelhecer precocemente a pele. -O principal factor externo é a exposição solar, mas outros há que contribuem muito: - expressões faciais repetitivas, - gravidade, - posições durante o sono/almofada, - tabaco, - poluição…
Stress Oxidativo
O stress oxidativo é o desequilíbrio entre o nível de substâncias oxidantes, capazes de provocar lesões a nível celular, e as defesas do organismo. As substâncias oxidantes, na sua maioria radicais livres, são inevitavelmente produzidas já que são o resultado do metabolismo celular normal.
Formação de radicais livres
Stress Oxidativo Conselhos para aumentar a resistência ao stress oxidativo
- Faça uma alimentação saudável e equilibrada.Dê preferência a fruta e vegetais frescos . - Beba pelo menos 2 litros de agua diariamente; - Beba mais chá e menos café; - Modere o consumo de açúcar e sal; - Evite o consumo de álcool; - Substitua óleos alimentares e margarina por azeite ou óleos vegetais; - Siga um cuidado programa de exercício adaptado à sua condição física; - Durma o suficiente; -Use protetor solar todo o ano.
Músculos do Rosto
Nomenclatura das rugas
frontais perioculares nasogenianas periorais Pescoço e decote
pH da pele
A pele saudável apresenta pH levemente ácido (4,6 – 5,8), que contribui para que ocorra protecção bactericida fungicida na sua superfície.
Além disso, as secreções cutâneas apresentam apreciável capacidade tamponante, importante propriedade, uma vez que o pH da pele é frequentemente alterado em consequência da utilização de produtos tópicos inadequados, expondo a pele a uma série de agentes agressores, em especial microrganismos
Importância em manter o pH da pele O equilíbrio fisiológico da pele está relacionado com seu manto protetor conhecido como Manto Hidrolipídico, que é formado por água, sal e gordura, resultantes da secreção das glândulas sebáceas e sudoríparas. sse manto protege a pele da evaporação excessiva da água, evitando seu ressequimento mantendo assim a sua lubrificação, além de garantir a sua plasticidade e hidratação. Funciona como uma película protetora, e a manutenção das suas características está diretamente relacionada ao equilíbrio fisiológico e pH da pele.
pH da pele em manter o pH da pele Importância
As pessoas adquirem bactérias assim que nascem formando assim a flora da pele. As bactérias residentes combatem as bactérias invasoras potencialmente nocivas.
O manto ácido da pele ataca certo tipo de bactérias.
pH da pele
Com o avançar da idade o pH da pele torna-se cada vez mais neutro ficando assim mais suscetível ao crescimento de bactérias devido à acidez reduzida. A pele enfraquece e como conseqüência surgem as deficiências que levam às rugas, flacidez e manchas.
pH da pele
A partir do pH conseguimos conhecer o tipo de pele e promover o tratamento mais adequado já que o pH determina se uma pele é oleosa, seca e/ou desidratada.
Cor e pigmentos cutâneos
Cor e pigmentos cutâneos
A cor da pele resulta da difracção da luz através dos vários pigmentos nela presentes . Pigmentos: •
melanina
hemoglobina reduzida e oxidada
•
caroteno
•
estruturas epidérmicas e dérmicas.
•
A melanina exerce uma função protectora para a radiação luminosa e é o pigmento cutâneo propriamente dito. Este pigmento modula a cor da pele desde o branco ao negro, passando pelo moreno, entre outras.
A Melanina
Melanócitos:
Longas ramificações de citoplasma que tem a capacidade de infiltrar na epiderme a melanina.
A melanina é a causa de todas as variações de cor da espécie humana , assim como de todas as cores possíveis de pêlo e de cor de olhos.
A Melanina
A melanina é activada pelos raios UV do sol.
A Melanina
A cor da pele representa um compromisso entre duas das mais importante funções da pele: protetora e fornecedora. Pequenas e constantes quantidades de radiação UV são essenciais para a produção da vitamina D (absorção de cálcio). No entanto a exposição aos raios UV em grande quantidade pode provocar danos no corpo (envelhecimento precoce, cancro,..)
O albinismo Não produção de melanina pelo que ocorre a ausência parcial ou total da pigmentação dos olhos, pele, cabelos e pêlos.
A pele do albino é branca, frágil e fotossensível, por esta razão, não deve ser exposta à radiação solar. Nestes indivíduos, a exposição ao sol não produz bronzeamento, ao invés disso, pode causar queimaduras de graus variados
O albinismo noutras espécies
As cores e pigmentos cutâneos
Principal finalidade da presença da melanina é: Absorver os perigosos raios ultra-violetas da luz solar. Por isso cada grupo humano tem a cor de pele que mais convém ao grau de insolação que existe na região geográfica em que vive.
As cores e pigmentos cutâneos
O enigma do ruivo: Os cabelos arruivados devem-se a um pigmento semelhante a melanina mas que contém ferro na sua composição, a feomelanina.
View more...
Comments