Peixes assados

April 24, 2019 | Author: Sergio Roberto Roberto | Category: Broth, Banana, Cheese, Mayonnaise, Tomato
Share Embed Donate


Short Description

Download Peixes assados...

Description

RECEITAS DE PEIXES ASSADOS ESCOLHENDO PEIXE FRESCO Ao comprar peixe, é importante escolher aquele que estiver mais fresco. O que se deve observar: 1.Cheiro de limpeza e frescor, mais de mar e alga que do peixe propriamente dito. Um cheiro muito forte de 'peixe' indica que o mesmo não foi apanhado há pouco tempo. Deve, portanto, ser evitado. 2.O peixe inteiro deve ter olhos claros e brilhantes e não embaçados ou fundos. As guelras devem ter coloração rósea ou vermelha. 3.As escamas devem estar completas e brilhantes. Não se assuste com a viscosidade de alguns tipos de peixe, pois ela é facilmente retirada 4.O peixe deve estar firme ao toque, nunca mole ou flácido. 5.Os filés já cortados devem ter uma textura úmida, mas não aquosa. Os peixes brancos devem parecer brancos, mesmo. Ao comprar filés, certifique-se de que tenham sido feitos na hora e no local. A carne aberta é mais vulnerável vulnerável a bactérias bactérias do que o peixe inteiro. É sempre bom comprar peixe fresco inteiro, pois não só fica mais fácil testar a qualidade do mesmo, como tamhém, tamhém, no caso do peixe branco, pode-se pode-se guardar os aparos para fazer  caldo.

GUARDANDO PEIXE FRESCO O ideal é cozinhar e comer o peixe no mesmo dia em que ele foi comprado, para melhor aproveitar  o delicioso sabor. No entanto, isso nem sempre épossível. O peixe inteiro pode ser guardado na geladeira durante um ou dois dias antes de ser consumido, desde que esteja realmente fresco. Filés devem ser consumidos num prazo de 24 horas a partir da hora da compra. Para guardar o peixe inteiro, tire as entranhas, pois o estômago contém enzimas que causam a deterioração. Em seguida, enrole-o em polietileno e, se possível, coloque gelo por cima. Já o peixe cortado não deve ficar em contato direto com o gelo, pois pode perder a cor e a umidade.

COMPRANDO OUTROS TIPOS DE PEIXE Na falta de peixe fresco, você certamente encontrará o alimento enlatado, congelado ou defumado em qualquer época do ano; os três tipos podem ser guardados em armário de cozinha ou no freezer, e também oferecem pratos excelentes. Somente os peixes de alta qualidade são congelados, geralmente logo após a pesca, para preservar  o frescor. Normalmente, são preparados antes, com as entranhas retiradas e cortados em filés, facilitando o manuseio. O peixe branco congelado pode ser guardado no freezer doméstico durante quatro meses. Já os peixes gordos, devido á alta taxa de gordura, não devem ser armazenados por  mais que três meses. Mariscos, principalmente camarões congelados, vendidos em supermercados, devem ser consumi-dos em um período máximo de dois meses, no freezer. Preste atenção ao aviso "previamente congelado" nos peixes vendidos em peixarias. Este alimento, geralmente importado, pode ser usado e consumido como peixe fresco, fresco, mas não devem ser  recongelado. Lembre-se também de que não é fácil congelar peixe fresco em casa, pois o freezer doméstico é

mais lento que o comercial, permitindo a formação de cristais de gelo que prejudicam a textura e o sabor. Para ser congelado em casa, o peixe inteiro deve ter as entranhas retiradas, ser limpo e bem lavado e embrulhado em material próprio para comida congelada. Programe o freezer para a temperatura mais baixa possível. Peixes enlatados, tais como atum, sardinha, anchova e arenque, duram mais que os congelados e oferecem pratos excelentes. A defumação é uma maneira de preservar o peixe que proporciona um gosto delicioso. Embora o haddock seja um dos favoritos entre os britânicos, a cavala, a truta e o salmão defumados têm se tornado populares e fáceis de encontrar.

PREPARANDO O PEIXE PARA COZINHAR Geralmente o peixeiro limpa e tira as escamas do peixe para o freguês, mas é muito fácil fazer isso em casa. Não é apenas mais barato, como também, no caso do peixe branco, permite que você guarde a cabeça e os aparos para fazer caldo. Se você já tem uma boa faca de cozinha, essencial para cortar peixe e tirar as espinhas, e tesouras especiais para cortar as barbatanas, só o que precisa então é uma faca afiada, com lâmina flexível, para fazer os filés. Tirando Tirando as escamas - Segure o peixe pela pela cauda, sobre a pia. Raspe Raspe o lado cego da faca de cozinha no peixe, um lado de cada vez, arrancando as escamas em direção á cabeça. As escamas saem facilmente, por isso não aplique muita força ou elas voarão pela cozinha toda. Lave bem o peixe e seque seque com toalha de de papel. Tirando Tirando as entranhas - Se for peixe redondo, redondo, segure-o com a área do estômago virada para cima. Perfure bem abaixo da cabeça e faça um corte firme em direção á cauda, até atingir o fim da cavidade estomacal. Arranque os intestinos, a bolsa de ovos e as outras entranhas. Jogue fora, pois

não servem para caldo. Raspe toda bolsa de sangue (que adere á espinha). Lave bem o peixe por  dentro e seque com toalha de papel. Se for peixe chato, vire-o com o lado escuro para cima e perfure as costas, num ponto bem abaixo da cabeça. Use a faca em sentido lateral, cortando bem rente à espinha. Arranque as entranhas e jogue fora. Lave bem e seque com toalha de papel. Fazendo filés Se você fizer os filés em casa, poderá guardar a cabeça e os aparos para preparar o caldo. É essencial usar uma faca bem afiada, de lâmina fina. Para fazer filés de peixe redondo, coloque o peixe sobre a mesa e corte pela cabeça e pela cauda até as costas. Com a faca em posição ligeiramente angular, bem próxima à espinha, corte num movimento de serrar, levantando o filé da parte de cima. É importante usar a faca o mais próximo possível da espinha para evitar perda de carne. Puxe o filé, vire o peixe de lado e repita o processo para obter o segundo filé. Se for peixe chato, coloque-o sobre a mesa, com a cauda voltado para você; marque os cortes dos filés pela borda. Começando pela cabeça, desça a faca, seguindo um lado da espinha. Corte sempre rente a ela, num movimento de serrar. Faça o mesmo do outro lado da espinha para obter o segundo filé. Vire o peixe e repita o processo para mais dois filés.

Tirando a pele dos filés - Coloque o lado com pele para baixo e enfie a ponta da faca entre a pele e a carne, na extremidade estreita. Vá cortando levemente em movimento de serrar, separando a carne. Segure a pele com toalha de papel enquanto trabalha, para garantir  um corte regular.

Dicas úteis sobre Peixe: 1. Como escolher peixe fresco: - Na hora da compra, preste atenção: o peixe fresco tem os olhos e as escamas brilhantes, as gueiras bem vermelhas e sua carne resiste à pressão dos dedos. 2. Cheirinho bom: - Experimente colocar um ramo de salsinha no óleo que usar pra fritar peixes. Ele deixará sua receita mais gostosa e também servirá para atenuar o cheiro forte desse alimento. 3. O limão, mil utilidades: O limão que você usa para temperar o peixe serve tambem para tirar o odor que fica na superficie onde o peixe foi preparado, ficando com o aroma refrescante. 4. Frutos do mar sem areia: Para retirar o gosto de areia de pratos feitos com mariscos, vôngoles ou mexilhões, basta deixá-los(ainda com as cascas), de molho em água misturada com um pouco de aveia, por 15 min. Depois lave-o bastante em água corrente.

Banana Caramelada da China

Ingredientes: Para a Calda: • 4 xícaras (chá) de açúcar  • ½ xícara (chá) de karo •12 colheres (sopa) de água • 2 colheres (sopa) de vinagre Para Empanar: • ¼ xícara (chá) de farinha de trigo • ½ xícara (chá) de amido de milho • 1 pitada de sal • 1 colher (chá) fermento em pó • 1 colher (sopa) de óleo • 1 clara batida em neve • 6 bananas-nanicas, cortadas em pedaços grandes • óleo para fritar  Preparo: Misture Misture todos os ingredientes ingredientes da calda e leve ao fogo alto, mexendo sempre, até ferver. Abaixe a chama e cozinhe por 25 minutos, ou até que a calda atinja coloração caramelo. Enquanto a calda cozinha, frite as frutas: coloque numa tigela a farinha, o amido de milho, o sal, o fermento f ermento em pó, o óleo e ½ xícara de chá de água. Misture bem com um batedor de arame até obter uma massa lisa. Junte a clara em neve e misture delicadamente. Mergulhe os pedaços de banana na massa, com a ajuda de um garfo, e em seguida frite 3 de cada vez, em óleo quente, para que estufem e fiquem dourados. Retire-as do óleo e coloque-as num prato levemente pincelado com óleo. Espete cada pedaço num palito de churrasco e em seguida mergulhe-os na calda, formando uma camada homogênea. Depois de passar as frutas no caramelo, mergulhe-as numa vasilha com água e gelo para que a calda seque e esfrie rapidamente, deixando a preparação bem vitrificada e crocante. Mantenha as frutas carameladas num prato untado com óleo até o momento de servir, evitando que grudem. Polvilhe com sementes de gergelim. Opções: use 4 maçãs vermelhas, descascadas e cortadas em cubos

ou pedaços de abacaxi.

TRUTAS NA BRASA Ingredientes e Modo de fazer: Trutas com 250 g. Lave e enxugue com papel absorvente. Tempere por dentro e por fora somente com sal. Assar na Churrasqueira até a truta despregar da grelha, então virar para o outro lado para terminar de assar. Se utilizado o forno do fogão, colocar um pouco de manteiga na forma e usar o mesmo sistema. Quando a truta soltar, virar o outro lado para assar. Usar o forno em fogo médio. Como servir: Como um bom vinho, a Truta exige um Ritual para ser servida. È um peixe nobre. Para os apreciadores, ela é tão nobre, que não se quebra a truta , é imperdoável quebrá-la na hora de servir ou recebê-la partida. A truta deve ser apreciada, antes com os olhos, para que não se quebre o clima de prazer e encanto que envolve essa degustação. Só depois, então, proceda a retirada da espinha. Como cortá-la: 1 - Corte a pele pele junto à cauda, cauda, à cabeça e ao longo do corpo corpo sem partir partir a espinha. 2 - Com o auxílio auxílio da faca levante levante a aba superior. superior. 3 - Desloque Desloque a aba inferior inferior expondo expondo a espinha. 4 - Levante a cauda e separe separe a espinha espinha da carne.

Faça esse peixe à moda dos Caiçaras do Litoral Norte Ingredientes: · 1 kg de postas de peixe (garoupa ou tainha) · sal, pimenta-do-reino e limão cravo a gosto · 1 cebola pequena picada · 2 dentes de alho, amassados · 1 cálice de azeite · 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado · 1 colher (sopa) de coentro picado · 2 tomates maduros · 1/2 pimentão verde ou vermelho · 6 bananas nanica verdes · 1/2 kg de farinha de mandioca crua Modo de Preparo: Tempere o peixe de véspera e deixe na geladeira. No dia seguinte, refogue a cebola, o alho, o tomate e o pimentão no azeite. Descasque as bananas e corte-as em quatro pedaços. Deixe-as em uma vasilha com água. Junte 3 copos de água fervente ao refogado, acrescente as bananas escorridas e cozinhe em fogo brando. Se necessário, junte mais água fervente. Quando as bananas estiverem quase macias, coloque as postas de peixe e cozinhe mais um pouco. Retire da panela a metade das bananas. Amasse-as com um garfo, coloque-as numa panela e junte o pouco do caldo de cozimento do peixe e água fervente, se necessário. Aqueça a mistura e vá acrescentando a farinha de mandioca, mexendo com uma colher de pau até obter um pirão. Sirva o peixe com o pirão, arroz branco e molho de lulas ATENÇÃO: usar panela de ferro para que a banana fique azul. Molho de lulas: Limpe e corte as lulas em rodelas. Reserve. Faça um refogado com tomate, cebola e pimentão. Junte as lulas reservadas, água fervente e cozinhe até ficarem macias. Acrescente molho de tomate a gosto e acerte o tempero.

Pescada na Cerveja 1 Kg de filés de Pescada Branca ( Badejo, Linguado) ½ copo de cerveja 2 gemas 100 gr. de farinha de trigo suco de limão, sal e pimenta do reino à gosto óleo p/ fritar  Preparo: * Temperar os filés com sal, pimenta e suco de limão. Diluir a farinha num pouco de água até formar um mingau grosso, acrescentando as gemas e a cerveja, amalgamando bem. Mergulhar os filés na massa e fritar. Servir com molho tártaro que vem a seguir; Molho Tártaro * 1 copo de maionese de limão * 2 pepinos em conserva picadinhos * 1 colher (sopa) de alcaparras picadas * 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada * Misturar todos os ingredientes e servir.

TRUTA COM ALCAPARRAS (NO MICROONDAS) Modo de Fazer: Lave as trutas e enxugue. Coloque duas a duas numa travessa baixa e leve ao forno de microondas por 8 a 10 minutos em potência alta. Cubra a travessa com um guardanapo ou papel manteiga para evitar os respingos. Para o Molho: Derreter numa frigideira duas colheres de sopa de manteiga para cada truta de 250 a 300 gramas. Para que a manteiga não volte a solidificar-se coloque uma colher de sopa de suco de limão. Coloque uma colher de sopa de alcaparras para cada truta. Para ressaltar o sabor  espremer algumas alcaparras e adicionar sal a gosto. Importante:  A truta deve ser desossada quente, já que isto facilitará bastante a tarefa. Como desossar: Faça dois cortes um perto da cabeça e outro perto da cauda da truta. Em seguida faça um corte bem no meio, no sentido cabeça-cauda, tomando cuidado para não partir a espinha. Com uma faca, abra a aba superior da carne para cima e desloque a aba inferior para baixo. O espinhaço ficará completamente exposto. Utilizando um garfo levante a cauda. Com a faca separe a espinha da carne. Ao retirar a cauda, espinha e cabeça, seu filé de truta ficou limpo e as abas podem ser fechadas ou não para servir. Como servir: Coloque o molho bem quente sobre os filés, sirva com arroz ou batatas cozidas, enfeite com salsinha.

SASHIMI DE TRUTA Modo de Fazer: Utilizar uma truta fresca de aproximadamente 500g. Tire o couro puxando da cabeça para baixo, este se soltará facilmente. Separe os filés da espinha. Com uma faca bem afiada corte os filés em fatias finas. Como servir:  Arrume as fatias em um prato raso, apoiando-as em tirinhas de nabo ralado. Temperos: Shoyú (molho de soja); wassabi (raiz forte), gengibre ralado Sugestão para quem não gosta de peixe crú: Corte um limão ao meio, no sentido longitudinal, fatie em tiras finíssimas. Coloque uma fatia de limão entre cada fatia de peixe. Sirva imediatamente para não alterar o sabor, pois o limão praticamente cozinha a tenra carne da truta.

 Anchovas Assadas 2 colheres (sopa = 30 ml) de azeite de oliva Pimenta malagueta à gosto 1 dente de alho grande cortado em 6 fatias 1 anchova média (1 Kg) fresca, limpa e seca algumas gotas de vinagre salsa picada para polvilhar  rodelas de limão cortadas ao meio para decorar  Preparo: Preaqueça Preaqueça o forno a uma temperatura temperatura de 250ºC. Ponha o azeite numa frigideira frigideira grande de ferro e aqueça em fogo forte. Junte o alho, a pimenta e as anchovas e envolva no azeite. Leve ao forno e asse por 5 minutos. Tire do forno e passe para um prato de servir. Tempere com algumas gotas de vinagre, polvilhe salsa picada, decore com as fatias de limão e sirva.

Cat Fish à qualque chose 2 cat fishies pequenos (no máximo um quilo cada). ½ litro de leite maizena manteiga farinha de rosca 1 ovo catchup condimentado 300 gr. de muzarella Queijo parmesão ralado Sal Pimenta do reino limão nóz moscada. Lave bem o peixe e corte em postas de mais ou menos 2 dedos de largura. Retire a pele do peixe com uma faca fileteira. Em seguida raspe o excesso de gordura que possa ter ficado na carne. (a gordura do cat fish está grudada na pele, quando retirada a pele, algum vestígio pode ficar na carne, o que pode causar um gosto forte no peixe). Tempere as postas com sal, pimenta do reino e limão e deixe descansar por meia hora. Em seguida, empane as postas passando-as no ovo e na farinha de rosca e frite até ficarem ligeiramente douradas. Reserve. Derreta meio tablete de manteiga com sal em uma panela, tempere com sal, pimenta do

reino e nóz moscada. Dissolva uma colher de sopa de maizena no leite e acrescente à panela. Mexa constantemente até engrossar no ponto de mingau ralo. Acrescente duas colheres de sopa de catchup condimentado e misture bem. Coloque as postas do peixe em uma travessa refratária. Cubra com o molho. Em seguida cubra tudo com muzarella e salpique uma porção generosa de queijo parmesão ralado. Leve ao forno quente por 15 minutos. Sirva com arroz branco e salada verde. Serve 5 porções.

TUCUNARÉ NA BRASA Ingredientes 1 tucunaré com peso maior que 2,0 kg Sal grosso Sal fino Pimenta do reino Suco de limão Modo de Preparo Limpe a barrigada e guelras. Lave bem. Deixe a cabeça e as escamas. Faça talhos em ambos os flancos com uma faca afiada. Tempere a carne do peixe do lado de dentro com o sal fino, a pimenta e o suco de limão. Os talhos devem receber na ordem, o suco de limão, a pimenta e o sal grosso. Deixe o peixe absorver  o tempero por pelo menos 30 a 45 minutos. Leve então a churrasqueira numa grelha que permita você facilmente virar o peixe. Em fogo brando ele deverá estar pronto, dependendo do tamanho do peixe, em aproximadamente 45 minutos. Vire o peixe constantemente. Sirva com uma maionese de legumes e regue o peixe com suco de limão.

ROBALO RECHEADO Ingredientes: 1 Robalo de aproximadamente 1,5 a 2kg. 2 limões 100g. camarão sete barbas descascado 3 fatias de bacon picadas 3 colheres de sopa de champignons picados sal e pimenta a gosto Modo de preparo: Limpe o robalo sem cortar cortar o seu ventre, através através da abertura de suas guelras, guelras, tirando todas as suas víceras pela mesma e passando uma escovinha para uma perfeita limpeza. Tempere com o limão e o sal e deixe descansar por uns 20 minutos. Misture o camarão descascado, o bacon picado, o champignon e tempere com limão e pimenta, e depois introduza esta mistura no peixe. Envolva o peixe com alumínio e coloque no forno médio para assar por cerca de 40 minutos.  Após esse período, retire o papel alumínio e deixe o peixe dourando por mais 10 a 15 minutos. Sirva com arroz à grega e purê de batatas.

PEIXE AO CREME DE CEBOLA (PEIXE À NORONHA) Ingredientes: 2 kg de filé de atum ou qualquer outro peixe 1 pacote de creme de cebola maggy 1 vidro de Leite de Coco 1 lata de azeitona 200 g de queijo mussarela 1 colher de sopa de extrato de tomate 1 colher de sopa de Requeijão 300g de queijo mussarela Modo de fazer: Coloque numa forma untada o peixe só lavado sem tempero em outra panela c oloque o creme de cebola o leite de coco o extrato de tomate leve ao fogo até engrossar tire do fogo coloque o creme de leite o requeijão misture bem despeje em cima do peixe coloque o queijo e a azeitona leve ao forno durante 30 minutos.

PEIXE AO MOLHO BRANCO Ingredientes: 2 kg de filé de peixe 1 cebola pequena 1 colher de sopa de maizena 200ml de leite 200g de manteiga Modo de fazer: Coloque a cebola cortada em pedaço com uma colher de manteiga refogue com a manteiga depois coloque um copo de leite grande e uma colher de sopa de maizena mexa até engrossar depois coloque na forma untada com manteiga o peixe e o creme em camadas alternadas por  último o creme.

PEIXE NA FOLHA DE BANANEIRA OU NO PAPEL ALUMÍNIO Por: Gilvânio Ferreira Ingredientes: 1 peixe grande tratado (sem escamas) 3 dentes de alho Coentro(cheiro verde) e cebolinho 1 cebola pequena 1 tomate 1 pimentão 200ml de molho de soja sal a gosto Modo de fazer: Passe todos os temperos com as verduras no liquidificador junto com o sal corte o peixe em cortes transversais dos dois lados e coloque todo o tempero junto com o peixe numa vasilha e deixe descansar por aproximadamente 30 minutos, enrole o peixe numa folha de bananeira, e leve a churrasqueira, ou leve ao forno por 30 minutos quando a folha da bananeira estiver escura retire o peixe e pronto, sirva com arroz carioca.

Pintado na Brasa

Ingredientes: • 1Kg de Pintado (em postas) • 2 Tomates (sem pele e sem sementes) • 2 Colheres (sopa) de Vinagre • ½ Pimentão • 1 Folha de Louro • Sal • Óleo • Alho Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e envolva as postas do Pintado no molho. Deixar embebido de um dia para outro na geladeira. Coloque no dia seguinte numa grelha dupla própria para peixe, e leve à churrasqueira, de preferência 50 cm. do braseiro, até dourar dos dois lados e Bom Apetite!!! Obs.: Podendo ser utilizado no mesmo sistema na churrasqueira a bafo. Porção: 6 pessoas Acompanhamentos: Arroz Branco, Saladas e Molho Tartaro.

Pacú Prepare agora um molho... 3 limões em suco 6 dentes de alho 2 colheres de pimenta do reino 2 pacote pacotess de sazon sazon Sal a gosto Junte tudo e “afogue” o peixe nesse molho, deixe descansar por  12 horas, embrulhe o peixe com papel alumínio, aqueça a churrasqueira, churrasqueira, coloque coloque o peixe na parte alta da churrasqueira, churrasqueira, vire por mais ou menos 2 horas e estará pronto. SALMÃO FEITO NA CHURRASQUEIRA Ingredientes: - 3 a 4 Kg Kg de salm salmão ão - 3 cebol cebolas as - 3 piment pimentões ões verdes verdes - 3 pimentõ pimentões es amarelo amareloss - 3 pimentõe pimentõess vermelhos vermelhos - 2 tom tomat ates es - 500 g de maion maionese ese - leite eite - alcap alcaparr arras as -

1 vi vidro dro de de erv ervas as para para peix peixe e Modo de Fazer:

Pique os pimentões, a cebola e o tomate em pedaços pequenos, como se fosse fazer um vinagrete, e reserve. Abra o peixe ao meio e espalhe bastante sal na carne, pois é uma carne

adocicada. adocicada. Após o sal, polvilhe polvilhe com ervas para peixe e espalhe espalhe as verduras picadas sobre toda a carne. Posteriormente, feche o peixe; aconselho que use palitos de dente e linha para fechá-lo, evitando que o recheio caia. Passe bastante sal pelo lado de fora do peixe. Enrole em papel laminado e, quando o braseiro estiver no ponto, coloque o peixe sobre a grelha. Deixe por 30 minutos e vire deixando por mais 20 minutos. Depois, abra o laminado e o peixe com uma espátula, deixando-o na forma de asa de borboleta. Coloque a maionese, que deve ser  previamente misturada com um pouco de leite para ficar mais cremosa, sobre o peixe e junte as alcaparras, levando-o ao brasido por aproximadamente 10 minutos ou até estar ao ponto. Sirva acompanhado de arroz e saladas.

 ATUM GRELHADO LIGHT

Ingredientes: 1 colher (sopa) de azeite 2 dentes de alho picados 1 cebola média picada 4 tomates picados sem sementes cortados em cubinhos (500 g) 1 colher (sopa) de coentro picado 4 postas de atum (960 g) 1/2 colher (sopa) de casca de limão ralada sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de fazer: Numa panela, esquente o azeite, junte o alho e a cebola. Refogue até começar a dourar.  Adicione o tomate, o coentro e tempere. Quando começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por  15 minutos. Enquanto isto, tempere o atum com o sal e a pimenta. Unte uma grelha com azeite e grelhe o atum dos dois lados. Não deixe cozinhar demais para que a carne não fique seca. Retire o molho da panela, junte a casca de limão e sirva com o atum grelhado. Dá 4 porções. Obs: 314 calorias cada porção.

SALMÃO AO VINHO BRANCO

Ingredientes: - 8 filés filés de salmão salmão (não compre compre postas) postas) - 2 cebola cebolass grandes grandes - 1 piment pimentão ão grande grande - 8 dentes dentes de alho amassado amassadoss - 1 maço maço de coentro coentro - 2 taças de vinho vinho branco (frascati (frascati ou outro) outro) - 1 lim limão ão - 1 pote pote de queijo queijo catupiry catupiry - sal sal a gost gosto o

Modo de Fazer: Separe o salmão, corte o limão ao meio passe sobre os filés (após isso não é necessário lavar). Bata em um processador processador ou corte bem fino os outros outros ingredientes ingredientes cebola, pimentão, alho, coentro - coloque coloque em um recipiente. recipiente. Nesse recipiente, já com os temperos cortados, coloque o salmão, o vinho e o sal a gosto. Misture tudo com cuidado; e aguarde 15 minutos. Ligue o forno em fogo alto. Coloque o salmão e todos os ingredientes numa assadeira e leve para ao forno durante 30 minutos, sem deixar secar o molho que se forma na assadeira. Após os 30 minutos o salmão já estará assado.

Retire o molho que se formou na assadeira e bata com o queijo catupiry. Esse é o molho que você deve colocar sobre o salmão na hora de servir. Pronto você vai arrebentar com essa! Se quiser substitua o salmão por algum peixe nobre mais em conta o efeito é quase o mesmo.

VERMELHO ASSADO Ingredientes: Vermelho do olho amarelo (cioba, dentão, ariacó) de 3 kg ou 2 de `1,5kg `1,5kg - alho alho ( 2 dentes) dentes) - coentro ( 1 molhe molhe pequeno) pequeno) - meia cebola picada - suco de um limão limão e meia meia laranja laranja - azeite azeite de olivas e vinagre(meio copo). 1ª etapa: trate e limpe o vermelho, colocando-o em água, com limão balão ( suco e casca) e vinagre ( meio copo) por meia hora. A seguir lave-o na pia e enxugue. Tempere com sal à gosto, alho socado, cebola picada, coentro picado, suco de limão, de laranja e azeite de olivas à gosto e deixe curtir por  uma hora. 2ª etapa: asse numa churrasqueira, com grelha especial, quando só existirem brasas, regando com o caldo de vinhas d'álhos, ou leve ao forno em pirex ou assadeira, coberto com papel de alumínio. O tempo para assar depende da intensidade do calor e pode variar de 20 a 30 minutos. Sirva com batatas e cebolas assadas na churrasqueira, enroladas em papel de alumínio ou com môlho de pimentões. Aí é só deixar ficar e saborear!!!!

FILÉS DE VERMELHO NO VINHO BRANCO Ingredientes - 1,5kg de filés de vermelho( olho amarelo, amarelo, paramirim ou boca negra) - 2 colhe colheres res de sopa de manteira manteira - 2 cebolas cebolas pequenas pequenas picadas - 3 copos de vinho vinho branco branco seco 1,5 litros de caldo de peixe - 2 gemas de ovo - 2 pitadas pitadas de páprica páprica picante picante - 1 colher colher de sopa sopa de sal pimenta do reio à gosto. 1º etapa: esquente a manteiga e refogue a cebola picada apenas para muchar.Junte o vinho branco e o caldo de peixe e deixe reduzir no fogo durante 15 minutos( deve restar uns 2,5 copos de caldo). 2ª etapa: coe o caldo e coloque numa panela pequena de aço inox.Coloque a panela com o caldo no

"banho maria", juntando as gemas e batendo com um "chicote" ou batedeira elétrica até engrossar. Bater até não restar líquido no fundo da panela. Tempere com sal e páprica e reserve em lugar  quente. 3ª etapa: colocar o restante do caldo de peixe no fogo, numa panela relativamente pequena;  juntamente com os filés de vermelho. Temperar com sal e pimenta do reino e cozinhar por 15 minutos.. 4ª etapa: Colocar os filés em pratos individuais e colocar o môlho por sobre.

O LINGUADO NA COZINHA Famosos em todo o mundo, pela excelência de sua carne, os linguados são os únicos integrantes da ordem HETEROSOMATA, distribuidos em quatro principais famílias: Bothidae,  Archiuridae, Pleurenectidae e Solidae. Característica principal dos linguados é a coloração distinta em suas bandas, pois de um lado é de coloração marrom e o outro completamente branco. Normalmente enterra-se na areia ou nos fundos de lama ficando apenas com os olhos e pequena parte do corpo a descoberto e assim mesmo, assumindo a coloração de acordo com o ambiente, evitando a ação de predadores. Diversas designações são dadas: "flowder" entre os americanos; "sole"entre os franceses e aqui no Brasil, inúmeras designações a saber: aramaçã, língua de mulata, catraio, rodovalho, tapa, solha etc. Todo cuidado é pouco quando tratamos com o linguado. De carne extremamente delicada e por isso mesmo fácil de deteriorar-se, o linguado é um peixe de carne muito saborosa. Quando pescados em arrastões são mais fáceis dessa deteriorização de sua carne e é sempre melhor  quando pescado em anzóis e, assim mesmo não é recomendável deixá-lo muito tempo no gelo. Pela sua textura e sabor  característico o linguado presta-se mais aos grelhados com molhos diversos ou mesmo os cozimentos com ervas finas, no "banho maria". Evite ervas aromáticas para se evitar a impregnação e prejudicar  o sabor natural do linguado. LINGUADO SABOROSO Seis filés de linguado de 200 grs., aproximadamente seis colheres rasas de sobremesa de manteiga três colheres colheres de azeite azeite de olivas olivas - 50grs. de de amêndoas amêndoas descascada descascada e sem peles,cortadas ao comprido caldo caldo de de um limão limão - sal a gosto gosto - piment pimentaa- do- reino reino - farinh farinha a de trigo. trigo. 1ª etapa - Após tratados, limpos, filetados e lavados com água e limão balão ( francês), enxugar os filés com papel absorvente e temperá-los com sal, caldo de limão e pimenta-doreino e deixar em

repouso por meia hora. 2ª etapa - Escorrer os filés e passá-los passá-los na farinha de trigo, fritando-os em 3 colheres de manteiga e 3 de azeite de olivas, até dourarem igualmente. Arrumá-los em uma travessa e conservar em lugar  quente. 3ª etapa - Retirar Retirar a gordura da frigideira frigideira e, sem lavar, esquentar esquentar o restante da manteiga e do azeite, refogando as amendôas por dois minutos. 4ª etapa - Regue os filés filés de linguado com molho molho de amêndoas bem quente e serva imediatamente. Para acompanhar, batatas cozidas em água e sal e passadas na manteiga quente com salsa picada.

PEIXE CAIPIRA Ingredientes 1 piapara de 2 Kg em média, ou outro peixe de sua preferência; Pasta feita feita com 3 dentes de alho amassados, amassados, 1 cebola, sal e pimenta pimenta do reino a gosto; 1 maço de ervas aromáticas picadas (salsa, coentro, cebolinha); Batatas descascadas e cortadas em rodelas grossas, o suficiente para forrar a assadeira; Alho frito na manteiga com um tablete de caldo de peixe (colocar o tablete após desligar o fogo e mexer até dissolver); Sal a gosto nas batatas. Modo de fazer  Faça cortes e fure bem o peixe dos 2 lados e besunte-o com a pasta por  dentro e fora. Recheie com as ervas, unte a assadeira ou refratário com manteiga, coloque uma camada de batatas e regue com o alho frito e o caldo de peixe temperado com sal a gosto. Por cima, coloque o peixe e cubra com papel alumínio untado com óleo, fechando bem as bordas. Asse por aproximadamente e retire o papel. Retorne ao forno para dourar. Sirva com arroz branco e escarola refogadinha. SALMÃO ASSADO Ingredientes 1 Salmão 4 Limões, sal, alho e pimenta-do-reino a gosto. Modo de fazer  Em uma tigela faça o molho com o suco dos limões, sal, pimenta-do-reino e o alho picadinho. Perfure o peixe com o auxílio de um garfo de dois dentes para que o tempero do molho penetre na carne, deixe descansando neste tempero por 15 minutos cada lado do peixe. Em seguida, arrume o peixe em uma travessa refratária e despeje um fio de óleo por cima. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 40 minutos.

Retire o alumínio e deixe dourar. Sirva em seguida. Rendimentos: 6 porções. Peixe com ervas - 1 peixe peixe (com cerca cerca de 2kg) 2kg) de sua preferência preferência (pode ser ser de água-doce água-doce ou salgada) - 2 copos (americano (americano)) de vinho branco branco - ½ copo (americ (americano) ano) de azeite azeite - 1 colher colher (sopa) (sopa) de margarina margarina - 10 azeitonas azeitonas pretas pretas sem caroço caroço - 2 tom tomat ates es fati fatiad ados os - 1 cebola cebola fati fatiada ada - Sal e ervas aromáticas picadas (alecrim, louro, sálvia e manjericão) à gosto Modo de preparo: Tempere o peixe com sal e a margarina. Coloque-o em um refratário sobre uma folha de papel alumínio para que possa embrulhá-lo depois, cubra-o com a cebola, as azeitonas e os tomates. Regue o peixe com o vinho e o azeite, polvilhe as ervas picadas (reserve os ramos). Feche o papel alumínio alumínio e leve-o ao forno moderado moderado por cerca de 30 minutos. Abra a folha e enfeite o prato com os ramos das ervas. Rende 5 porções

Piau na brasa Ingredientes: - Peixe tipo tipo Piau de qualquer qualquer tamanho tamanho - Sal - Lim Limão - Piment Pimenta a do reino reino - Most Mostard arda a - Molho Molho de vinagr vinagrete ete Modo de preparo: Limpe o peixe sem tirar as escamas, em seguida tire sua espinha dorsal e lateral. Retalhe o peixe por dentro para que, com isso, você corte em "Y" os espinhos que se encontram na carne. Tempere com sal, limão, pimenta do reino e um pouco de mostarda. Leve na churrasqueira por uns 15 minutos. Passado este tempo, com o peixe ainda na churrasqueira, cubra-o com um vinagrete previamente preparado; deixe por mais 10 minutos e está pronto. Tire com uma espátula a carne, ficando na grelha da churrasqueira churrasqueira o couro com as escamas. escamas. Sirva com arroz ou pirão e bon apetit.

Tucunaré ao forno Ingredientes: 1 tomate maduro; 1 cebola média ; 2 dentes de alho; sal, coentro (cheiro verde); 1 limão; azeite de oliva; vinho branco seco.

RECEITA PARA PREPARAR TUCUNARÉ OU CARANHA NO FORNO OU NA CHURRASQUEIRA (INGREDIENTES PARA 2 KG DE PEIXE) MODO DE FAZER: Limpe o peixe por dentro, não retire as escamas nem a cabeça. Em seguida, esprema/passe o limão por dentro e por fora do peixe, pique o alho e misture-o com duas colheres de chá (pequena) de sal e passe por dentro do peixe; passe sal puro por fora do peixe sobre as escamas; faça um molho cru picando o tomate, a cebola e o coentro; coloque duas colheres de sopa (grande) de azeite de oliva e duas de vinho branco seco (se quiser) e sal a gosto; coloque todo o tempero dentro do peixe. Envolva o peixe no papel laminado e leva-o ao forno por uns quarenta minutos (fogo alto, se for na churrasqueira trinta minutos de cada lado); em seguida retire o papel laminado, retirando, também, todas as escamas do peixe (as escamas se soltam facilmente) e leve-o ao forno novamente, novamente, regando-o regando-o com azeite azeite a gosto; vire o peixe de dez em dez minutos até dourar (se for feito na churrasqueira o processo é o mesmo). Vai bem com arroz branco, vinagrete, farofa, uma cerveja bem gelada, e lógico, os amigos que apreciam um bom

pescado.

Piava na Churrasqueira Ingredientes: 1 piava (aprox. 2 kg.) 1 cebola grande; 1 tomate grande; 1/2 lt. de alcaparras; 1 m. de cheiro verde (salsa, cebolinha e mangericão); 1 copo de suco de limão; sal à gosto.

Preparo:  Abra a piava ao meio. Corte todos os temperos em pequenos pedaços (inclusive as alcaparras) e misture-os numa tijela. Coloque o peixe numa grelha (de modo que as escams fiquem para o lado do fogo) e ponha todos os temperos sobre o peixe, numa camada de aproximadamente 3 cm.  Asse em fogo brando por volta de 2 horas. Enquanto estiver assando, derrame aos poucos o suco de limão (a cada 20 minutos).

Pacu na Forma Ingredientes: 1 pacu; sal; limão; 2 tomates médios; 2 cebolas médias; 10 a 15 azeitonas; molho de soja, vinagre balsâmico; 1 copo de vinho branco; pimenta preta, azeite de oliva; 10 a 15 alcap alcaparra arras; s; cebolinha verde e salsinha; orégano, manjerona e alecrim.

Descongele um pacu e lave-o bem para retirar sobras de pelhancas e sangue acumulado ao longo da espinha, podendo-se descartar a cabeça e o rabo.  Abra-o por dentro ao longo da espinha, deixando o cour o intacto. Coloque-o aberto num recipiente plástico e passe sal e depois esprema limões para atingir toda a superfície interna do peixe e até o couro. Deixe descansar até a manhã seguinte. Retire o pacu e coloque-o aberto na grelha com fogo que pode até tostar de leve o couro por fora. Enquanto isto acontece, prepare uma tijela com: 2 tomates médios picados em pedaços de meio a 1 cm, 2 cebolas média picadas da mesma forma, 10 a 15 azeitonas descaroçadas e picadas, 3 colheres de molho de soja, 3 colheres de vinagre balsâmico ou de vinho, 1 copo de vinho branco, 1 pitada de pimenta preta ou pimenta vermelha suave se preferir, 10 a 15 alcaparras, azeite de oliva, 10 a 15 folhas de cebolinha verde, 5 folhas de salsinha, algumas folhinhas de manjerona, algumas folhinhas de orégano, uma pontinha de ramo de alecrim suco de dois limões sal a gosto. Quando o pacu branquear por dentro sem queimar o couro e tiver perdido um pouco da gordura, ajeite-o numa forma dentro de uma folha dupla de papel

alumínio bem larga e com as bordas levantadas. Espalhe o conteúdo da tijela bem uniforme por dentro dele; então feche-o e cubra-o com papel alumínio deixando um furinho na parte mais alta. Ponha a forma sobre a grelha deixe aquecer e cozinhar tudo até sair vapor  no furinho superior do papel alumínio que esta cobrindo o peixe. Sirva com arroz branco, salada verde, palmito acompanhado do vinho branco do seu gosto.

Dourado na Brasa Ingredientes: 1 dourado (aprox. 6 kg); limão; pimenta do reino; pimenta rosa; orégano; sal grosso.

Modo de Preparo: Para preparar o dourado retire a barrigada mas mantenha as escamas. Prepare um caldo de limão, pimenta do reino, pimenta rosa e orégano, suficiente para regar com fartura o peixe. Coloque o peixe (inteiro) em um bacia e regue com o caldo. Deixe por 8 horas, virando virando o mesmo a cada cada 2 horas. Prepare a churrasqueira. Tire o peixe do caldo e deixe escorrer. Salpique com sal grosso e atravesse o mesmo com 3 espetos. Deixe assar  na parte mais alta da churrasqueira. Quando as escamas estiverem pururuca é só servir.

Tucunaré na Folha de Bananeira Ingredientes: 1 tucu tucuna naré; ré; limão; sal; tomate; cebola; cheiro verde; farofa.

Tempere o tucunaré com limão e sal. Abra-o ao meio e recheie com rodelas de tomate, cebola, cheiro verde e molhe a farofa (ou farinha) com um pouco de cerveja para dar liga . Enrole o baita na folha de bananeira de forma que o caldo não escorra e mantenha o bichão fechado sem perder o recheio. Leve ao braseiro e deixe assar de um lado por 30 minutos e vire por mais 15 minutos. A folha de bananeira não deixa queimar e pode ser substituida por papel aluminio.

Pacu na Churrasqueira Ingredientes: 1 pacu; 1 cebola grande; 1 1/2 tomate; 2 ou 3 colheres (sopa) de maionese; sal; salsinha.

Pegue um pacu eviscerado e de bom tamanho. Abra o animal inteiro até o dorso, mas deixando as duas metades unidas. Coloque na grelha mais alta, com a pele virada para baixo, tudo isso sem temperar o animal. Deixe escorrer uma boa parte da gordura, mas cuidado para não secar a carne. Quando estiver bem assado e a pele um pouco crocante, tire o animal da grelha e em uma das metades coloque a cebola e os tomates (os dois bem picadinhos) junto com duas a três colheres de maionese(dependendo do tamanho do animal) e um pouco de sal e salsinha. Feche as duas metades e em seguida coloque na grelha mais baixa até derreter a maionese, o tomate e a cebola. Retire da grelha e sirva com rodelas de cebola fritas em azeite e arroz branco. Dependendo da preferência a maionese pode ser substituída por  manteiga/margarina, catupiry ou requeijão, mas recomendo a maionese temperada com azeitonas pretas.

Linguado Ilhas Virgens

Ingredientes: 1 linguado grande em filés; 1/2 kg de camarão branco limpo e sem casca; 1/2 pote de queijo Cotage; 1 vd. de palmito de bôa qualidade; limão; aprox. 1 colher (sopa rasa) de alho moído; 2 colheres (sopa) margarina; alcaparraz; pimenta do reino; 2 colheres (sobremesa) azeite; arroz arroz cozido cozido pronto( pronto( 2 chícaras de chá cheias)

Temperar o linguado e o camarão com o sumo de 2 limões. Acrescentar  alho moído, azeite, pimenta do reino à gosto (particularmente eu não a utilizo). Deixar descansando por 2 horas. Após este tempo, colocar a margarina numa frigideira, derretendo-a. Acrescentar o linguado e o camarão com o tempero, e ir amassando os filés para que fiquem moídos em pequenos pedaços. Quando o linguado estiver  começando a ficar cozido (esbranquiçado), acrescentar o arroz e o queijo Cotage (meio pote) e o arroz já pronto. Ficar mexendo até o queijo desaparecer desaparecer e secar a água que irá formar (panelas (panelas de teflon teflon são indicadas indicadas para não grudar). Acrescentar alcaparras à gosto (se não usar alcaparras, deverá utilizar sal). Em outra panela, simultâneamente, cozinhar o palmito em azeite, para servi-lo juntamente com o linguado.  Acompanha um bom vinho branco.

Badejo à Guriri Ingredientes: 1 kg badejo em postas; sal; alho; 1 limão médio; pimenta do reino; 2 colheres de manteiga; 1/2 cebola; aspargos; 2 colheres de azeite. Tempere as postas com sal, alho e pimenta à gosto, e ponha tudo de molho no caldo do limão por 2 horas. Após esse período, grelhe as postas na brasa e pincele-as com a manteiga gradativamente. Doure os aspargos no azeite, com a cebola cortada em rodelas. Arrume as postas assadas em uma travessa e despeje os aspargos sobre estas. Rendimento: 2 porções.

Filés de Peixe à Pompadour  Ingredientes: filés de linguado, badejo ou garoupa; 1 colher (sopa) de manteiga de primeira; 1 colher (sopa) de farinha de trigo; 1 gema de ovo; 4 colheres (sopa) de champignons; 1 xícara de leite; 1 xícara de vinho branco; 1 xícara de água; sal; limão.

Tire os files finos e compridos. Pode ser feito também com outros peixes, dependendo de sua preferência. Use um mínimo de doze filés. Tempere apenas com sal e limão. Prepare o recheio com a manteiga, a farinha de trigo, a gema de ovo, duas colheres de champignons picados pequenos, o leite e sal a gosto. Coloque um pouco desta massa de recheio dentro dos filés e enrole-os, prendendo-os com um palito. Numa caçarola coloque um ramo de cheiro verde, o vinho branco e a água. Leve para cozinhar. Tire os filés, coe o caldo, ligue com duas gemas de camarões cozidos e picados e com o restante dos champignons. Arrume os filés numa travessa de servir pelo seu comprimento, reservando parte para colocar batatas cozidas com salsicha e manteiga. Cubra o peixe com o molho de camarão e espere os elogios.

PEIXE COM ERVAS Ingredientes: *1 peixe peixe (com cerca cerca de 2kg) 2kg) de sua preferência( pode ser de água-doce ou salgada) *2 copos(americanos)de vinho branco 1/2 copo(americano) de azeite *1 colher (sopa) de margarina *10 azeitonas pretas sem caroços *2 tomates fatiados *1 cebola fatiada * Sal e ervas aromáticas picadas(alecrim, louro, sálvia e manjericão) a gosto. Passos: 1. Tempere o peixe com sal e margarina. Coloque-o em um refratário, sobre uma folha de papel alumínio para que possa embrulhá-lo depois, e cubra-o com a cebola, as azeitonas e os tomates. 2. Regue o peixe com o vimho e o azeite e polvilhe as ervas picadas(reserve os ramos). 3. Feche o papel-alumínio e leve-o ao forno moderado, por cerca de 30 min. 4. Abra a folha e enfeite o prato com os ramos das ervas. Rende 5 porções

Pargo à neroni Ingredientes 1 pargo de 600 g 1 tomate pelado cortado em 6 fatias 1 batata cortada em 6 fatias 2 azeitonas verdes 1 pitada de orégano 1 pitada de pimenta-do-reino 1 dente de alho amassado 1 galho de alecrim sal a gosto 2 col. (sopa) de azeite salsa 1 copo de vinho branco ½ copo de água Preparo Junte todos os ingredientes no tabuleiro, com o pargo, e leve ao forno por 25 minutos. Rendimento: 3 porções Tempo de preparo: 30 min

Pintado no Azeite

Ingredientes 250g de pintado em postas  Azeite a gosto  Alho a gosto Sal Modo de Preparar   Antes de levar o pintado à grelha é necessário pré cozinhá-lo em água com sal, e depois preparar um molho à base de azeite, alho e sal para temperar  o peixe. Deixe por cerca de 15 minutos marinando. Na hora de assar, com a brasa já quente, 20 minutos a uma distância de 20 centímetros do fogo são suficientes para deixar a posta no ponto de servir: sem ressecar e com a carne passada na medida certa.

Pacu à Pantaneira Ingredientes 1 pacú inteiro pesando aproximadamente 3kg Tempero 1 colher de sopa de sal refinado Suco de 2 limões médios 2 colheres de sopa de azeite de oliva 1 colher de chá de coentro moído 1 colher de sopa de cebolinha picada Modo de Preparar  Compre o peixe já descamado e limpo para facilitar o seu trabalho. Faça uma marinada com os ingredientes de tempero e mergulhe nele o peixe. Massageie bem por dentro e por fora para que ele fique bem impregnado. Deixe na marinada por 24 horas na geladeira. Na hora de assar leve à grelha a uma distância de 60cm do braseiro forte, durante 45 minutos de cada lado. É uma receita tipicamente brasileira, lá do interior  matogrossense onde o peixe de água doce é abundante.

Pintado na Brasa à Filetto

Ingredientes 1 pintado de seis quilos 1 copo de suco de limão 1 colher de sopa de alho moído ½ taça de vinho branco 1 pitada de coloral 2 colheres de sopa de sal fino 1 colher de sopa de Ajinomoto Salsinha a gosto 1 pitada de caldo de camarão  Azeite a gosto Modo de Preparar  Pintado, peixe de rio tradicional das bacias do Prata e Amazônica, tem um sabor característico, diferente dos peixes do mar. Uma ótima sugestão de preparo para esse tipo tipo de peixe é fazê-lo na brasa. Para isso, isso, misture misture todos os temperos em uma vasilha e mexa bem. Passe essa mistura por  todo o peixe um dia antes de assá-lo e deixe-o dormir no molho para ficar  ainda mais saboroso. Antes de levar o peixe à grelha, envolva-o em uma volta de papel celofane para churrasco, para só então deixá-lo cozinhar, mas no fogo brando, por uma hora e meia. Depois, retire o papel, aumente o fogo e deixe o peixe dourar por cerca de 30 minutos, a 30 centímetros da brasa, e prove.

Pintado ao Molho Tártaro

Ingredientes 1 pintado de cinco quilos Cebola a gosto Sal e óleo a gosto ½ copo de suco de limão Molho Tártaro 200 gramas de picles 1 ½ xícara de maionese Modo de Preparar  O consumo de pintado vem se difundindo muito pelas churrascarias. E, com esse crescimento, aparecem muitas novas sugestões de preparo. Essa combina o paladar do peixe com o do molho tártaro. Para preparar, uma hora antes de levar o peixe à grelha, bata os temperos no liqüidificador e passe no peixe, lembrando sempre de mexê-lo para marinar por inteiro. Com ele cortado em cubos (veja foto), o peixe assa bem rápido. Apenas dez minutos minutos a 30 centímetros centímetros do fogo são suficientes suficientes para deixá-lo no ponto. Modo de Preparo (Molho Tártaro) Enquanto o peixe assa, dá tempo de aprontar esse molho, que é bem simples de fazer. É só juntar o picles e a maionese e bater no liqüidificador. Leve-o à mesa, para acompanhar o pintado, em recipiente separado, para que cada pessoa se sirva conforme sua preferência.

Salmão ao Curry

Ingredientes 2 tiras de salmão 1 colher de sopa de champignons 1 colher de sopa de cebolas 2 conchas de creme de leite 1 concha de ostras 1 colher de alho 1 colher de aneto 1 colher de curry Modo de Preparar   Aqueça a chapa, que pode ser a gás ou à lenha, antes de começar a preparar o prato. Corte a carne desejada em fatias bem finas. Escolha os temperos e acompanhamentos que mais lhe agradam (cebola em rodelas, tomate em rodelas, mostarda Dijon, creme de leite, caldo de frango, alho, sálvia, champignon, ostras, aneto, curry, agridoce, pimenta verde, salsão, limão). Tome cuidado para não misturar ingredientes incompatíveis, como limão e creme de leite. Coloque tudo em um recipiente de plástico, vidro ou cerâmica. cerâmica. Nunca de aço. Leve a carne e os ingredientes ingredientes à chapa por cinco minutos, mexendo constantemente com uma espátula. Depois desses cinco minutos, o molho e os temperos já aderiram ao paladar de carne e ela está pronta para ser retirada da grelha.

trutas na manteiga Jose Geraldo Pereira - São Paulo - SP

31/03/00  

Limpe as trutas e tempere-as com: sal, pouco alho amassado e limão. Deixe-as marinando por aproximadamente 1:00 hora.  Aqueça uma chapa de alumínio teflonada e coloque as trutas quando a chapa estiver bem quente; vire as trutas depois de aproximadamente 15 minutos. Enquanto isso derreta mais ou menos 4 colheres de sopa de manteiga, coloque uma colher de sobremesa de mostarda, misture bem e quando as trutas estiverem prontas no prato (sem espinhas e pele),despejem o molho por cima.Coloque nesse molho um pouco de alcaparras, se desejar. BOM APETITE.

Peixe Grelhado c/ preparo especial  Alessandro Loi Campos - Rondonópolis - MT

31/03/00 

Primeira etapa: Tire as escamas do peixe. Tire as tripas em geral. Tire o sangue para não ficar aquele preto. Preparo do recheio: tomate, cebola, alho, pimentão, salsa, cebolinha, coentro e sal a gosto. pique bem e coloque dentro do peixe, enrole-o com papel laminado e coloque na grelha, espere assar até seu ponto, tire e sirva.

Anéis de Lula Walfrido - Franca - SP

27/04/00  

Ingredientes: - 10 lulas lulas de bom tamanho tamanho - 02 bata batata tass - 01 to toma mate te - 01 cebol cebola a grande grande - 10 dentes dentes de de alho alho - sal e piment pimenta a a gosto gosto - az azei eite te Modo de fazer: Doure o alho e as cebolas, já cortadas em rodelas, em uma frigideira e reserve. Em uma panela de pressão, cozinhe as batatas, com pouca água, e após, junte as lulas já cortadas em anéis e cozinhe por aproximadamente 05 minutos (em pressão).  Abra a panela e junte o tomate, as cebolas e o alho. Deixe ferver, apague o fogo e retire o excesso de água. Pronto! Agora é só servir com uma cervejinha bem gelada! Bom apetite. Ostras com queijo Samuel Metzger - Itajai - SC

30/03/00  

Esta receita é para os amantes das boas coisas do mar, que são pessoas simples, amigas e com ótimo gosto pela natureza. Devido a simplicidade desta receita é que passo para todos vocês. INGREDIENTES. 02 DÚZIAS DE OSTRAS FRESCAS 200Gr. de queijo parmezão( ou outro de sua preferência ) MODO DE PREPARO. Leve as ostras ao forno em uma forma de vidro por aproximadamente 20 minutos, quando estiverem abertas, corte o queijo de acordo com o tamanho da ostra e coloque sobre o miolo.Aqueça novamente até o queijo começar a derreter. Pronto, esta é sem dúvida uma receita simples, como nós pescadores, e amantes das coisas boas da natureza.

Polvo ao molho de manteiga José Mariano Cardoso-Curitiba-PR

19/09/01

Ingredientes: 1,5kg de polvo Caldo: 1 xícara (chá) de vinho branco seco 1 amarrado de cheiro-verde 1 folha de louro 1 cenoura 1 alho-porró 10 grãos de pimenta-do-reino sal Molho de manteiga: 1 xícara (chá) de manteiga meia xícara (chá) de vinagre 5 colheres (sopa) de alcaparra sal e pimenta suco de 1 limão 2 colheres (sopa) de salsa picada 2 limões Modo de Preparo (10 minutos): Limpe e lave bem o polvo. Coloque-o numa panela grande, juntamente com o vinho, o cheiro-verde, o louro, a cenoura raspada, a cebola cortada ao meio, o alho-porró, a pimenta em grão e o sal. Cubra com água fria e leve ao fogo bem baixo, sem deixar ferver, por 15 a 20 minutos, conforme o tamanho. Deixe o polvo esfriar dentro do caldo. Coe o caldo do cozimento e reserve meia xícara das de chá. Dentro de uma panela pequena, derreta a manteiga até que ela fique escura.  Afaste a panela do fogo e junte, lentamente o vinagre e o caldo reservado.  Acrescente as alcaparras e tempere com o sal, a pimenta e o suco de limão. Volte o molho ao fogo apenas para aquecer e despeje sobre o polvo. Polvilhe sobre ele salsa picada e sirva com os limões cortados em gomos e batatas inglesas. Robalo grelhado recheado Marco Antonio Baddini de Azevedo - Re R egistro - SP SP

Ingredientes: 1 robalo de aproximadamente 1,5 kg 1 maço de brócolis 2 dentes de alho 100 gramas de ricota fresca sal e pimenta pimenta do reino a gosto

22/04/01

Preparo: Refoge o brócolis com o alho e sal, pimenta do reino, junte cebola, tomate, salsinha e cebolinha, deixe de lado. Tempere o robalo apenas com alho e sal.  Agora, junte ao refogado de brócolis a ricota e misture bem. Recheie o robalo com esta mistura e asse em fogo médio por aproximadamente 35 minutos, até dourar  bem. Sirva com arroz branco, salada de palmito e cenoura ralada, acompanhando um vinho branco.

Salmão com Temperos Frescos Luiz Fernando Dombrowski - Cu Curitiba - PR

23/02/00  

INGREDIENTES: 450g filé de salmão com 2,5cm de espessura 6 colheres (sopa) de temperos frescos picados(salsa, cebolinha, orégano, etc) 1 colher (sopa) de manteiga 1 dente de alho amassado 2 colheres (sopa) de creme de leite fresco caldo de limão. MODO MOD O DE PREPAR PREPARO: O: Corte os filés de salmão em pedaços de 4cm de largura. Pique os temperos, espalhe-os sobre uma superfície lisa e passe os filés lavados e secos pelos temperos, apertando um pouco de cada lado para pegar o gosto. Derreta a manteiga numa frigideira sobre fogo médio e junte o alho. Quando a manteiga começar a espirrar, ponha as tiras de peixe na frigideira. Deixe fritar de 2 a 3 minutos de cada lado até o peixe ficar opaco. A manteiga estará castanha. Junte o creme de leite, tempere com pimenta-do-reino (preta) moída na hora e sal. Na hora de tirar o peixe da panela, coloque caldo de limão no molho. Dá sabor e corta um pouco a untosidade. RENDIMENTO: 4 Porções. Salmão (ou linguado) ao molho de ervas Elenilton Negrao - Curitiba

INGREDIENTES: 1/2 kg de filé de linguado ou salmão 1/2 colher de sopa de fondor maggi 1 colher de sopa de suco de limao 1 colher de sopa de manteiga 1 cebola cortada em cubos 1 lata de creme de leite light

20/11/98  

1 colher de sopa de mostarda 1 colher de cha de sal 1 colher de sopa de salsa e cebolinha verdes picadas

MODO DE PREPARAR: Tempere os filés com o fondor e o suco de limao e deixe descansar mais ou menos 10 minutos para pegar gosto. Grelhe os filés em uma frigideira grande e reserve em local aquecido. Na mesma frigideira, derreta a manteiga e doure a cebola. Retire do fogo, junte o creme de leite e os demais temperos e misture. Sirva sobre os filés. Para o molho ficar mais sofisticado, acrescente ao molho 2 colheres de vinho branco seco e meia colher de chá de alecrim picado. BOM APETITE!!!

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.