Pareceres Engenharia Civil

March 15, 2019 | Author: Neila Bolzan | Category: Civil Engineering, Thermodynamics, Engineering, Soil, Concrete
Share Embed Donate


Short Description

Pareceres prova engenharia Funai 2016...

Description

Prova: Disciplina: Gabarito Provisório:

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA CIVIL G1=1-C

Jul ulga game ment nto: o:

Quest stã ão Mantid ida a PARECER 

Custos indiretos é diferente que BDI Pois os BDI i composto pelas seguintes parcelas e rubricas - despesas financeiras - administração central - impostos - seguros e garantias - riscos (incertas e contigencias - lucro BDI é diferente de custos indiretos. Conclui-se que o recurso do(s) candidato(s) NÃO SE JUSTIFICA. Referencias - BAETA, A. P ., Orçamento e Controle de preços de obras públicas. Ed PINI, 2012.

Prova: Disciplina: Gabarito Provisório:

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA CIVIL G1=2-B

Jul ulga game ment nto: o:

Quest stã ão Mantid ida a PARECER 

A questão está mantida pelos argurmentos abaixo apresentados: A resposta da questão não pode ser a letra D, pois, na página da CAIXA   (www.caixa.gov.br/sinapi) podem ser acessadas as planilhas atualizadas dos encargos sociais adotados para cada um das vinte sete localidades de referencia do SINAPI ( as capitais estaduais e o Distrito Federal), onde o IBGE realiza coleta de preços dos insumos. A resposta da questão questão não não pode ser a letra A , pois pois conforme apresentado pelo canditado canditado o texto grifado refere-se a encargos complementares e a questão refere-se a encargo social. Encargo social: são custos incidentes incidentes sobre a folha de pagamento pagamento de salarios (insumos de mao de obra assalariada) e têm sua origem na CLT, na Constituição federal , em leis especificas e nas convenções coletivas de trabalho e os “ Os Encargos Complementares são custos associados à mão de obra como alimentação, transporte, equipamentos de proteção individual, ferramentas, exames médicos obrigatórios e seguros de vida, cuja obrigação de pagamento decorre das convenções coletivas de trabalho e de normas que regulamentam a prática l.  profissi onal na construção civi l.

Conclui-se que o recurso do(s) candidato(s) NÃO SE JUSTIFICA. Referencias - SINAPI: metodologias e conceitos: Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil / Caixa Econômica Federal. – Brasília: CAIXA, 2015.

Prova: Disciplina: Gabarito Provisório:

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA CIVIL G1=3-D

Julgamento:

Questão Mantida PARECER 

O item letra E está errado pois Os projetos de revestimentos de fachada são primordiais para evitar patologias; estes projetos são os desenhos e e specificações técnicas   com os detalhes das fachadas. O erro da questão consiste em enteder que o projeto não são APENAS desenhos. Conclui-se que o recurso do(s) candidato(s) NÃO SE JUSTIFICA .

Prova: Disciplina: Gabarito Provisório:

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA CIVIL G1=4-A

Julgamento:

Questão Mantida PARECER 

Os argumentos apresentados não são pertinentes, não há erro de grafia e os principios Lean não foram citados na questão. Conclui-se que o recurso do(s) candidato(s) NÃO SE JUSTIFICA.

Prova: Disciplina: Gabarito Provisório:

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA CIVIL G1=5-E

Julgamento:

Questão Mantida PARECER 

Argumento não procede, a questão não apresenta erro que possa gerar duas intepretações. Conclui-se que o recurso do(s) candidato(s) NÃO SE JUSTIFICA.

Prova: Disciplina: Gabarito Provisório:

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA CIVIL G1=6-A

Julgamento:

Questão Mantida PARECER 

Conforme apresentado pelo próprio candidato o ...Logo, verifica-se que o graute aumenta substancialmente a resistência da unidade a qual ele será aplicado, principalmente no caso de regiões de cargas concentradas e cargas distribuídas, com base nesta afirmativa o item II está correto , mantendo o gabarito.

Prova: Disciplina: Gabarito Provisório:

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA CIVIL G1=7-E

Julgamento:

Questão Mantida PARECER 

A questão está correta pois 32% de inclinação a cada metro no plano horizontal, ocorre uma elevação de 32 cm no plano vertical. Aplicando o teorema de Pitágoras, obtém-se que x é igual a 1,05. Ou seja, para cada m 2 de area de projeção horizontal do telhado, há 1,05 m 2 de área efetiva de trabalho. Conclui-se que o recurso do(s) candidato(s) NÃO SE JUSTIFICA .

Prova: Disciplina: Gabarito Provisório:

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA CIVIL G1=9-B

Julgamento:

Questão Mantida PARECER 

O item B está correto pois os dois fatores diâmetro da estaca e a resistência do solo são fatores que definem o tipo de equipamento, a eficiência deste equipamento determina a energia que é transmitida no instante do golpe. Conclui-se que o recurso do(s) candidato(s) NÃO SE JUSTIFICA .

Prova: Disciplina: Gabarito Provisório:

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA CIVIL G1=11-B

Julgamento:

Questão Mantida PARECER 

A hidrofresa é composta por uma estrutura de aço rígido e por dois motores hidráulicos instalados na parte inferior da estrutura que giram alinhados no sentido horizontal e em direções opostas, além de uma bomba de alta capacidade de sucção. Solo e rocha são triturados por rodas e correntes de corte, ficam em suspensão no fluido estabilizantee são direcionados até a abertura central do equipamento, onde são aspirados pela bomba hidráulica e conduzidos à central de tratamentos. Com isso este equipamento pode trabalhar tanto em solo como em rocha. Conclui-se que o recurso do(s) candidato(s) NÃO SE JUSTIFICA .

Prova: Disciplina: Gabarito Provisório:

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA CIVIL G1=12-A

Julgamento:

Questão Mantida PARECER 

O item E está errado por não identificar se é a coluna de ventilação é primário ou secundário: tubulação de ventilação primária: Prolongamento do tubo de queda acima do ramal mais alto a ele ligado e com extremidade superior aberta à atmosfera situada acima da cobertura do prédio tubulação de ventilação secundária: Conjunto de tubos e conexões com a finalidade de promover a ventilação secundária do sistema predial de esgoto sanitário Conclui-se que o recurso do(s) candidato(s) NÃO SE JUSTIFICA .

Prova: Disciplina: Gabarito Provisório:

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA CIVIL G1=13-E

Julgamento:

Questão Mantida PARECER 

A aderência desses vergalhões ao concreto não melhora o desempenho apenas mantém o mesmo, permitindo a sua utilização. O item C está errado por afirmar que melhora o desempenho. Conclui-se que o recurso do(s) candidato(s) NÃO SE JUSTIFICA .

Prova: Disciplina: Gabarito Provisório:

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA CIVIL G1=14-D

Julgamento:

Questão Mantida PARECER 

O uso do aditivo refere a dosagem de concreto auto-adensável a viscosidade e plasticidade são propriedades fundamentais para este tipo de concreto. Conclui-se que o recurso do(s) candidato(s) NÃO SE JUSTIFICA .

Prova: Disciplina: Gabarito Provisório:

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA CIVIL G1=22-E

Julgamento:

Questão Mantida PARECER 

Está claro na questão que as normas a serem atendidas são: a NBR 15575-1 (ABNT, 2013), a NBR 15575-4 (ABNT, 2013) e a NBR 15575-5 (ABNT, 2013). Pede-se no enunciado a questão CORRETA. Não há duvidas de que as questões A, B, C e D estão incorretas. A questão E, objeto de avaliação do recurso está CORRETA, pois de acordo com a NBR 15575-5 (ABNT, 2013) o único critério exigido para os sistemas de cobertura é o de TRANSMITÂNCIA TÉRMICA (U). Dessa forma, se na norma não há exigência do critério de CAPACIDADE TÉRMICA (CT), significa que ele NÃO É NECESSÁRIO para o atendimento da referida norma. No recurso é citado a NBR 15220-3 (ABNT, 2005), no entanto, como já dito anteriormente, na questão está claro que são pedidos os requisitos e critérios referentes à norma de desempenho (NBR 15575-1 (ABNT, 2013), NBR 15575-4 (ABNT, 2013) e NBR 15575-5 (ABNT, 2013)). As normas de desempenho térmico da série NBR 15220 (ABNT, 2005) devem ser consultadas, como é o caso do procedimento de cálculo descrito da NBR 15220-2 (ABNT, 2008) e valores de transmitância e capacidade térmica calculados da NBR 15220-3 (ABNT, 2005), nos casos em que são especificadas. Para reforçar o(s) candidato(s) podem verificar no guia sobre a norma de desempenho disponibilizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC, 2013). Por exemplo, a norma NBR 15220-3 (ABNT, 2005) pode ser consultada para se obter os valores de transmitância (U) de alguns sistemas de cobertura (destacados na Figura 1). Embora os valores de capacidade térmica estejam presentes, somente os valores de U precisam ser avaliados para atender a NBR 15575-5 (ABNT, 2013).

Prova: Disciplina: Gabarito Provisório:

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA CIVIL G1=24-B

Julgamento:

Questão Mantida PARECER 

No enunciado da questão pede-se a alternativa INCORRETA. O candidato afirma ter duas alternativas incorretas, sendo elas letra B e letra C. É de acordo entre o candidato e a banca que a alternativa B “As dimensões dos pilares que transmitirão as cargas à fundação”, está INCORRETA. Dessa forma, o problema está na alternativa C, apresentada abaixo: Letra C “As características geomecânicas do solo”. Mesmo que na norma de fundações está sendo apresentado com o nome “característica geomecânicas do SUBSOLO” (ABNT NBR 6122:2010, p. 20), e, na questão está apresentado como SOLO, a banca crê que dificilmente alguém trocaria a alternativa B pela alternativa C somente pelos nomes destacados em negrito. Sabe-se que na língua portuguesa e no vocabulário de engenharia há existência de sinônimos para o termo subsolo, podendo ser encontrado na literatura, como solo, terreno, maciço de terra, entre outros. Resumindo, a alternativa B está INCORRETA, e isto é um fato. A alternativa C, mesmo que gere dúvidas por  causa do nome (que acreditamos ter sido somente em alguns raríssimos casos) está CORRETA. Conclusão da banca: MANTÉM A QUESTÃO.

Prova: Disciplina: Gabarito Provisório:

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA CIVIL G1=25-C

Julgamento:

Questão Anulada PARECER 

O recurso está coerente. Anulo a questão. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5626. Instalação predial de água fria. Rio de Janeiro, 1998. 41p.

Prova: Disciplina: Gabarito Provisório:

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA CIVIL G1=27-A

Julgamento:

Questão Mantida PARECER 

Na questão 27 pede-se a alternativa CORRETA. Os candidatos afirmam que a questão possui duas alternativas CORRETAS, a letra A e E. Em relação à questão A não há duvida pelos candidatos que está correta. A dúvida a ser esclarecida está na questão E, apresentada a seguir: Letra E  “O cobrimento da armadura passiva , de uma estrutura de concreto protendido, nãonecessita respeitar os cobrimentos de estruturas de concreto armado.” 

O que torna essa questão ERRADA   é o fato do cobrimento da armadura passiva de uma estrutura de concreto protendido NECESSITAR   respeitar os cobrimentos de estruturas de concreto armado, ao contrário do que é afirmado na alternativa E. Os candidatos justificam a alternativa E está correta pelo fato das estruturas   de concreto armado e protendido necessitarem de cobrimentos nominais distintos. No entanto, se os candidatos analisem a norma NBR 6118 (ABNT, 2014) mais atentamente irão perceber a seguinte frase (marcada no retângulo preto na Figura 1) extraída da própria norma. Figura 1 – Classe de agressividade ambiental e cobrimento nominal (ABNT NBR 6118, 2014).   Na alternativa E está se fazendo uma afirmação do COBRIMENTO DA ARMADURA PASSIVA   e não da estrutura (vigas e pilares) e, portanto, de acordo com a norma, o cobrimento da armadura passiva DEVE   respeitar os cobrimentos para o concreto armado. Conclui-se que o recurso do(s) candidato(s) NÃO SE JUSTIFICA . Fontes que embasam a argumentação da banca examinadora ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6118. Projetos de estruturas de concreto Procedimento. Rio de Janeiro, 2014. 238 p. .

Prova: Disciplina: Gabarito Provisório:

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA CIVIL G1=29-B

Julgamento:

Questão Mantida PARECER 

Na questão pede-se a alternativa INCORRETA. De acordo com o gabarito, a resposta está na alternativa B, apresentada abaixo: Letra B  “Indicação das vias de aces so e VIA S INTERNAS ”. A parte incorreta dessa afirmação está nas palavras vias internas. O candidato apresentou “os itens da ABNT NBR 6492:1994, item 5.3.2.1, a planta de situação de um anteprojeto deverá conter: a) Simbologias de representação gráfica conforme as prescritas nesta Norma; b) curvas de nível existentes e projetadas, além de eventual sistema de coordenadas referenciais; c) indicação do norte; d) vias de acesso ao conjunto, arruamento e logradouros adjacentes com os respectivos equipamentos urbanos; e) indicação das áreas a serem edificadas; f) denominação dos diversos edifícios ou blocos; g) construções existentes, demolições ou remoções futuras, áreas non aedificandi; h) escalas; i) notas gerais, desenhos de referência e carimbo.”  No entanto, o item VIAS INTERNAS não se encontra nos requisitos da PLANTA DE SITUAÇÃO e sim na PLANTA DE LOCAÇÃO, segundo a ABNT NBR 6492:1994 (p.7), item 5.3.2.2, letra d: d) indicação das vias de acesso, VIAS INTERNAS, estacionamentos, áreas cobertas, platôs e taludes. O candidato tem razão ao afirmar que o ano do enunciado (1992) está errado, sendo que o correto é 1994. No entanto, esse termo não muda a resposta. Conclui-se que o recurso do(s) candidato(s) NÃO SE JUSTIFICA. Fontes que embasam a argumentação da banca examinadora ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6492. Representação de projetos de arquitetura. Rio de Janeiro, 1994. 27 p.

Prova: Disciplina: Gabarito Provisório:

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA CIVIL G1=31-D

Julgamento:

Questão Mantida PARECER 

No enunciado da questão pede-se a alternativa INCORRETA. O candidato afirma ter duas alternativas incorretas, sendo elas letra B e letra D. É de acordo entre o candidato e a banca que a alternativa D “Dependendo do tipo de trabalho em altura a análise de risco pode ser dispensada”, está incorreta. Dessa forma, o problema está na alternativa B, apresentada abaixo: Letra B  “Cabe aos empregado s cuidar da sua segura nça e saúde e a de outras pessoas que possam ser afetada s por suas ações ou omissões no trabalho.”  O candidato justificativa sua hipótese pelo uso da palavra EMPREGADOS no lugar da palavra TRABALHADORES, que está na norma regulamentadora NR 35:  “35.2.2 C abe aos trabalhado res: (d) zelar pela sua segurança e saúde e a de outras pessoas que possam ser afetadas por suas ações ou omissões no trabalho.”  A banca acredita que somente a troca do nome TRABALHADORES por EMPREGADOS não é motivo suficiente para gerar dúvidas, ainda mais quando comparada com a alternativa D. Outra importante justificativa está no fato da NR 35 adotar o termo empregador para o contratante de serviços, e dessa forma, o uso da palavra EMPREGADO para o prestador de serviços está totalmente coerente. Por fim, sabe-se que na língua portuguesa e no vocabulário de engenharia da existência de sinônimos para o mesmo termo, como por exemplo, colaboradores, que também poderia ser adotados no lugar de trabalhadores. Conclui-se que o recurso do(s) candidato(s) NÃO SE JUSTIFICA. Fontes que embasam a argumentação da banca examinadora NORMA REGULAMENTADORA. NR 35. Trabalho em altura.

Prova: Disciplina: Gabarito Provisório:

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA CIVIL G1=32-C

Julgamento:

Questão Anulada PARECER 

O recurso está coerente. Questão ANULADA . Fontes que embasam a argumentação da banca examinadora BRASIL. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT. Manual de Implantação Básica de Rodovia. Rio de Janeiro, 2010. p. 353.

Prova: Disciplina: Gabarito Provisório:

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA CIVIL G1=39-B

Julgamento:

Questão Mantida PARECER 

Contrapondo a afirmação do candidato, a alternativa B (apresentada abaixo) está CORRETA (marcada no retângulo preto), conforme apresentado na Figura 1: Alternativa B  “Utilizando a express ão “=MÍNIMO(C3:C7)” o valor encontrado é 1250”. Figura 1 – Utilização da expressão na planilha Microsoft Excel 2007. Deve-se ressaltar que as “ ” não fazem parte da expressão para entrar no Excel, foram utilizadas em todas as alternativas somente para destacar a expressão. Conclui-se que o recurso do(s) candidato(s) NÃO SE JUSTIFICA. Fontes que embasam a argumentação da banca examinadora Microsoft Excel 2007 e 2010

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF