Palestra Ficar e Namoro

December 13, 2017 | Author: Cedric Jackson | Category: Sexual Intercourse, Morality, Bible, Youth, Saint
Share Embed Donate


Short Description

Download Palestra Ficar e Namoro...

Description

PALESTRA / DEBATE ASSUNTO:

” R A C I F “ X ” R A R O M A “N

TODOS ESTÃO DESCONTRAÍÍDOS E BEM À DESCONTRA VONTADE ?

Mulheres

Homens

ENTÃO VAMOS AO QUE INTERESSA... REGRAS?

CONTEÚ ÚDO DA CONTE PALESTRA / DEBATE: • Definição dos tópicos na língua portuguesa e na linguagem popular; • Introdução histórica das duas modalidades de relacionamento; • Espaço para participação dos convidados - opiniões e pontos de vista relacionados ao assunto;

• Opinião de estudiosos e especialistas no assunto (secular e ministerial); • Espaço para participação dos convidados – opinião sobre o que pode e não pode fazer em um relacionamento; • Atos cometidos nas duas modalidades de relacionamento; • Passagens bíblicas sobre o assunto;

• Espaço para participação dos convidados – entendimento das palavras bíblicas; • Explicação das palavras bíblicas; • Espaço para participação – dúvidas, perguntas e respostas; • Finalização do assunto; • Sorteio de 5 prêmios.

DEFINIÇ DEFINIÇÃO DE “FICAR” FICAR” (LÍ (LÍNGUA PORTUGUESA): ESTACIONAR EM ALGUM LUGAR E NÃO SAIR DELE; PERMANECER; SUBSISTIR, ETC..

DEFINIÇ DEFINIÇÃO DE “FICAR” FICAR” (LINGUAGEM POPULAR): É UM NAMORO SEM COMPROMISSO, ONDE “ROLA” ROLA” TUDO, SEM CULPA OU PRECONCEITO. É A NOVA MODA EM RELACIONAMENTO.

DEFINIÇ DEFINIÇÃO DE “NAMORAR” NAMORAR” (LÍ (LÍNGUA PORTUGUESA): PROCURAR INSPIRAR AMOR À; CORTEJAR; GALANTEAR; CATIVAR; APAIXONARAPAIXONAR-SE; ETC..

DEFINIÇ DEFINIÇÃO DE “NAMORAR” NAMORAR” (LINGUAGEM POPULAR): É UM COMPROMISSO DE RELACIONAMENTO SÉRIO VISANDO UM CASAMENTO.

VOCÊ SABE QUANDO FICAR”” ? SURGIU O “FICAR Com o advento da era pós-Beatles (conjunto de rock-and-roll inglês, que revolucionou a cultura ocidental após a década de 1960) e o desenrolar do movimento Hippie (jovens americanos que lutavam pela liberação das drogas, extinção da família e amor livre), o namoro sofreu grandes mutações. Seus limites foram ampliados.

Nessa nova visão as carícias íntimas e os atos pré-sexuais encontram espaço livre. Na década de 1980, a chamada “amizade colorida” entrou em ação. Tratava-se de algo diferente do namoro. Rapazes e moças mantinham encontros libidinosos, com o compromisso de não terem quaisquer compromissos! Assim, uma nova modalidade de namoro surgiu. O desejo de independência e liberdade provocou um novo tipo de relacionamento: o Ficar.

Como foi inserido na sociedade pelo movimento Hippie, o “Ficar” é um tipo de relacionamento livre, não tendo preconceitos sexuais e não impondo nenhum tipo de compromisso. Não se pensa em família, lar, responsabilidades e futuro, apenas no momento. É totalmente “livre, leve e solto...”

NAMORO”” ? E O “NAMORO QUANDO SURGIU ? Não há fatos marcantes que apontam o surgimento do namoro, apenas se sabe que o homem desde o princípio dos tempos não pode viver só. Este fato leva o homem a se relacionar para que tenha uma casa, uma família, um lar... O termo namorar, em se tratando de forma de relacionamento, foi inserido na sociedade pela igreja católica (que manipulava as ...

... leis e tinha muito poder de decisão na época), pouco depois de Cristo, e foi criado para que o homem se relacione na sociedade seguindo determinadas regras de conduta para que não infrinja as leis e para que se tenha uma ordem de conduta moral e cívica. Esta modalidade de relacionamento tem sofrido muitas mutações e nos dias atuais, é muito difícil de distingui-la, exceto por algumas práticas que ainda se observam.

O QUE É “FICAR” FICAR” E “NAMORAR” NAMORAR” PARA VOCÊ ?

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS E ESTUDIOSOS DESTES ASSUNTOS ?

ÁREA SECULAR: PSICÓ PSIC ÓLOGA JAQUELINE CHAVES

A prática do ficar teve seu advento nos anos 1990. “O ficar é um encontro de um dia ou uma noite que pode ir de uma simples troca de beijos a uma relação sexual”. O ficar pode ser interpretado como sendo um código de relacionamento marcado pela falta de compromisso e pela pluralidade de desejos, regras e usos. O objetivo principal é a busca de prazer (...)

‘Ficar com’ é a maneira mais fácil de chagar perto de um outro sem se comprometer. É um exercício da sedução. Esse tipo de relacionamento, em geral, acaba não passando de beijos e carícias. Mas quando a garota se torna mais velha, eventualmente, ela continua ficando, só que em estágios mais adiantados. Contudo, para fins didáticos, abordaremos o ficar como sendo um relacionamento sem compromissos e também sem sexo, pois, os jovens ficantes raramente estão maduros para a vida sexual.

ÁREA SECULAR: PSICÓ PUCMINAS)) PSIC ÓLOGO M. STENGEL (PUC -MINAS

A mídia tem veiculado com insistência que o ficar é um relacionamento bem-difundido e “natural” entre os adolescentes. A massificação e generalização de conceitos apresentados pela mídia tomam essa “naturalidade” como verdade absoluta e característica imprescindível do adolescer, não levando em consideração as peculiaridades de todo o processo subjetivo e também cultural que envolve...

... o relacionamento entre os jovens. A modernidade valoriza o consumo como modo ativo de relação, não somente com os objetos, mas com a coletividade e o mundo (...) Não interessa o valor dos objetos ou mesmo a sua importância ou necessidade, o que importa é tê-los ou fingir que os têm (...) Essa situação atribuise também às pessoas, tornando-as objetos de consumo, e estende-se às relações afetivas. A partir da descrição desse quadro, podemos entender o ficar como uma forma de consumismo, pois é...

... um relacionamento fugaz e com uma troca sucessiva de parceiros. Assim, entendemos a modernidade como um processo de individualização, reflexo imediato de uma sociedade segregacionista e imediatista como a nossa, que nos autoriza a tomar o outro como extensão de nós mesmos em prol da realização de nossos desejos e ambições, reforçando a inexistência da singularidade do outro, já que no ficar, o parceiro deixa de existir como singular, pois o consumismo iguala o diferente. O importante é ficar.

ÁREA SECULAR: PROFESSOR DOUTOR SANDRO BAURU)) CARAMASCHI – UNESP (BAURU

O ficar não é um privilégio nem uma invenção das gerações atuais. “Antigamente, as pessoas também ‘ficavam’, embora atribuíssem nomes diferentes para essa prática, que era também menos generalizada do que atualmente”. O “ficar” caracteriza-se pela ausência de compromisso, de limites e regras claramente estabelecidos:

O que pode ou não pode é definido no momento em que o relacionamento acontece, de acordo com a vontade dos próprios “ficantes”. A duração do “ficar” varia: o tempo de um único beijo, a noite toda, algumas semanas. Ligar no dia seguinte ou procurar o outro não é dever de nenhum dos “ficantes”. Mesmo desprovido de legitimação social, por não ter fronteiras bem demarcadas, os resultados benéficos do “ficar” superam os aspectos negativos, já que “ficar” possibilita que as pessoas avaliem maior

número de parceiros do que se tivessem que namorá-los. Há chances de se avaliar um ou mais parceiros por dia, e investir num conhecimento mais profundo de parceiros considerados “interessantes”. A maior reclamação de jovens quanto ao “ficar” é a superficialidade dos relacionamentos que caracterizam essa prática. “Ficar” implica na maioria das vezes uma grande intimidade sexual, à qual não corresponde uma maior intimidade emocional. Afinal, “ficar” não é uma mudança comportamental isolada, e

sim o reflexo de uma sociedade composta por pessoas mais centradas em si mesmas, situação bem ilustrada pelo volume elevado das músicas nas pistas de dança atuais, nas quais cada um dança sozinho, e onde só se pode conversar aos berros. O hábito de “ficar” preocupa os pais, que sentem seus filhos mais expostos a doenças sexualmente transmissíveis e à gravidez precoce. Há um descompasso entre o aumento da liberdade e da responsabilidade.

ÁREA MINISTERIAL: PASTOR CARLOS DELSANTT

“O FICAR É A GRANDE ESTRATÉGIA que satanás LANÇOU NESTE SÉCULO.” O ficar surgiu na década de oitenta entre os adolescentes de 13 aos 17 anos que buscavam o prazer pelo prazer sem qualquer perspectiva de compromisso. É fruto de sociedade hedonista (filosofia que faz do prazer o fim da vida). Cl. 3:5 “fazei morrer a vossa natureza terrena: a prostituição, a impureza, a paixão, a vil

concupiscência e a avareza que é a idolatria”. Muitos jovens querem começar um relacionamento (compromisso) ficando com outra pessoa, mas todo relacionamento que começa assim está fadado ao fracasso, o que gera traumas, frustrações e decepções. Dificilmente um jovem conseguirá ter uma vida de SANTIDADE em um relacionamento passageiro, sem responsabilidade e compromisso. A proposta do ficar é levar esta geração a experimentar um pouco do outro, ao provar da boca, a buzinada no peito da menina, ao

toque na genitália um do outro até ao final do ato sexual com Sodoma e Gomorra. Grandes culpados disto são os PAIS, que se esqueceram de ensinar aos seus filhos o que significa um sacerdócio dizendo: “os jovens são assim mesmo”.

O QUE PODE E NÃO PODE FAZER NUM RELACIONAMENTO ???

O QUE AS PESSOAS PRATICAM EM SEUS RELACIONAMENTOS HOJE EM DIA ?

QUANDO FICAM OU QUANDO NAMORAM, AS PESSOAS NÃO SE ATENTAM MAIS A LIMITES...

UM BEIJO... UM ABRAÇ ABRAÇO... UMA MÃO AQUI... OUTRA LÁ LÁ... ESQUENTA UM POUCO E... AGORA É TARDE... O PECADO JÁ JÁ ACONTECEU.

BÍÍBLIA DIZ O QUE A B SOBRE ALGUNS ATOS A bíblia sempre nos direciona a santidade e retidão. Nos atuais relacionamentos as pessoas se esquecem das palavras de DEUS e cometem atos que, caso não haja arrependimento e um pedido de perdão à DEUS, levam as pessoas diretamente ao inferno!

APOCALIPSE 22:15 Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imorali-

dades sexuais (prostituição), os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.

I CORÍNTIOS 6:9,10 Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de DEUS? Não se deixem enganar: nem imorais (devassos), nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais

passivos ou ativos (sodomitas), nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de DEUS.

GALATAS 5:19-21 Ora as obras da carne são manifestas:

imoralidade sexual (prostituição), impureza e libertinagem (lascívia), idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto como antes já os adverti: Aqueles que praticam estas coisas não herdarão o Reino de DEUS.

COLOSSENSES 3:3-10 Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em DEUS. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória. Assim, façam morrer tudo o que pertence a natureza terrena de vocês: imoralidade sexual (prostituição), impureza, paixão,

desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa destas coisas que vem a ira de DEUS sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com

suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

HEBREUS 12:14-17 Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Cuidem que ninguém se exclua da graça de DEUS; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos; que não haja nenhum imoral (fornicário) ou profano, como Esaú, que por uma

única refeição vendeu os seus direitos de herança como filho mais velho. Como vocês sabem, posteriormente, quando quis herdar a benção, foi rejeitado; e não teve como alterar a sua decisão, embora buscasse a benção com lágrimas.

VOCÊS ENTENDEM AS PASSAGENS BÍ BÍBLICAS QUE FORAM LIDAS ? CONHECEM O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS GRIFADAS ?

PROSTITUIÇÃO OU IMORALIDADE SEXUAL Ato ou efeito de se prostituir (entregar-se a prostituição, devassidão; desmoralizar-se; desonrar-se).

DEVASSO OU IMORAL Dissoluto; libertino; licencioso. Pessoa depravada, pervertida, corrompida, perversa. Usa de liberdade não concedida. Ímpio, imoral.

FORNICÁRIO Aquele que comete fornicação (ato de fornicar – ter coito. Coito é ter cópula que é o ato sexual)

LASCÍVIA OU LIBERTINAGEM Sensual; libidinoso; luxurioso; entregue aos desejos profanos; libertino (que utilizase de liberdade não concedida por outro - folgado).

SODOMITAS OU SODOMIA Ato sensual contra a natureza. Pederastia(Homossexualismo) Vício contrario a natureza humana. (Leia Romanos 1:24-32)

ALGUMA DÚ DÚVIDA OU PERGUNTA RELACIONADA AO ASSUNTO DESTA PALESTRA?

FINALIZAÇÃO E CONCLUSÃO Na bíblia não existe “ficar” e nem “namoro”, ambos foram conceitos criados pela sociedade. Existe apenas noivado e casamento na bíblia. O que assemelha-se

ao namoro é a promessa de casamento que existia no velho testamento, porém com atos muito diferentes dos praticados hoje em dia. Portanto, temos que nos atentar ao propósito com que foram criados estes conceitos e devemos lembrar sempre:

“... sem a santificação, ninguém verá a DEUS”

VAMOS AO SORTEIO DOS PRÊMIOS ??? ???

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF