Palestra Diálogo
Short Description
Download Palestra Diálogo...
Description
PÓS PÓS MAT MATRI RIM MÔN ÔNIO IO ² 20 2011 11
PALESTRA:
DIÁLOGO Palestrantes: Gilberto e Gracilene
A Bíblia é a conversa de Deus com seu povo e do povo com Deus. Jesus Cristo é o diálogo de Deus com a humanidade. Quando há igualdade, se torna fácil dialogar e só existe diálogo quando a igualdade se torna realidade. Quando se preocupa em ver e se sentir juntos a realidade da vida a Dois e também familiar. Juntos tomarem decisões e realizá-las. Crescer nas idéias e sentimentos sempre partilhados com amor.
DINÂMICA: APRENDENDO A DIALOGAR 1º momento: Construir uma frase com as palavras abaixo: (pensamento é a precondição para o diálogo). Palavras chave: palavras, poderosa, bem, mal, forma , momento.
rase original:
F
As palavras podem ser uma poderosa ferramenta, tanto para o bem como para o mal. Tudo depende da forma e do momento em que são ditas.
º momento: juntos organizar as palavras abaixo e formando uma frase. 2
O ² dadas - velhice - uma Casal - diálogo, - mãos - amiga. - trilha - se - para - apóiaque- no - de - terna -e
Frase correta O Casal que se apóia no diálogo, trilha de mãos dadas para uma velhice terna e amiga.
Dialogar é conversar com naturalidade sobre tudo o que se sente: trabalho, estudo, religião, vida social, vida sexual, sentimentos e emoções. Diálogo é comunicação de vida a vida. Supõe que um fala e o outro escuta. Supõe alguém que esteja disposto a falar e outro que se disponha a escutar. No diálogo não há vencedor nem vencido.
Diálogo
racional: é o conhecimento mútuo,
quando falamos dos nossos desejos, sonhos, daquilo que somos. Devemos sempre nos perguntar: H ouve maior conhecimento mútuo a partir do nosso diálogo?
Diálogo afetivo: é o que se revela pelo
carinho. É o encontro de duas pessoas para expressarem-se mutuamente o amor através do carinho. Em cada gesto: abraços, beijos, afagos, aperto de mão,
sorrisos, olhares, nós dizemos o quanto amamos, o quanto desejamos fazer o outro feliz, o quanto desejamos fazer o outro feliz, o quanto desejamos que ele se realize, que não se sinta só.
Diálogo Físico: é a expressão do amor nos momentos em que prestamos serviço ao outro (necessidade de alimentação, higiene, saúde, proteção, etc.) Nos gestos de dar, fazer, enfim, servir, as pessoas se encontram e demonstram amor uns pelas outras. Num segundo momento, trata-se do diálogo entre o casal, no ato conjugal quando se integra o institivo, o biológico, o afetivo, o racional e sobrenatural.
Diálogo Sobrenatural: é o encontro da família com Deus para expressar e fortalecer a fé, a esperança e a caridade. Diálogo conjugal é a expressão de comunicação de pessoa a pessoa, momento de acolhimento da realidade do outro que se manifesta no dom de afeto, no perdão compreensivo. Casamento é um estado de diálogo.
Atitudes que devemos ter no diálogo conjugal: -Ter paciência -Dar atenção ao que o outro fala; - Ser humilde; - Falar sem ironia; - Pensar antes de falar; - Tornar o diálogo interessante para as duas
partes.
O que facilita o diálogo conjugal: - Acolher o outro com amor; - Escolher a melhor hora para dialogar; - Ter vontade de solucionar os problemas da
maneira mais favorável para os dois;
- Ser sincero, falar sempre a verdade completa
para o outro;
- Falar exatamente o que se quer transmitir e
compreender exatamente o que foi falado, sem fazer adivinhações nem querer que o outro adivinhe o que a gente quer dizer;
-Saber ouvir, esperar o outro a transmitir
seu pensamento, seus sentimentos; nunca interrompendo a explanação do outro querendo adivinhar o que ele quer dizer; - Compreender o momento atual de cada
um está vivendo (preocupações, cansaço, astral, TPM, ansiedade, etc) e falar do seu momento atual, se ele estiver claro para você; - Estar aberto a críticas e sugestões
-Estar aberto as opiniões contrárias as
suas e aberto também a mudanças;
- Falar em tom normal, com calma.
Nunca elevar a voz (gritar).
A palavra pode construir ou destruir. Por isso, deve ser usada com prudência e discrição para evitar situações irreparáveis.
O casal deve conversar sobre a administração das tarefas domésticas e do dinheiro. O assunto ´dinheiroµ ainda é muito complicado para algumas pessoas, e ´dividir as tarefas domésticas para alguns homens, é só coisa de mulher. O povo sabiamente diz: ´Dinheiro não traz felicidade, mas quando vai embora leva a felicidade com eleµ. É claro que necessitamos do dinheiro para viver dignamente, mas devemos tomar cuidado para não nos tornamos escravos dele.
DIALOGAR COM DEUS: NECESSIDADE E CONFORTO
É importante dialogar com Deus. Ele que nos criou e que nos ama infinitamente, quer estar em proximidade conosco e nós, dependemos dessa proximidade. Podemos dialogar com Deus de muitas maneiras, mas principalmente através da oração. Contudo é preciso acreditar que Ele jamais nos abandona. É preciso determinar um tempo diário para ´estarµ com Deus e colocar-se totalmente à disposição Dele, desligando-se das preocupações ao seu redor e ainda, pedir sempre a presença do Espírito Santo.
ale com Deus sobre todos os seus sentimentos de alegria, tristeza, , preocupação, angústia. Chore, mas também agradeça por tudo que você é e tem, até mesmo pelas dificuldades. F
Escute a Deus. Não tenha dúvida de que ele lhe fala. Escute-o, principalmente através da Bília.
Marido e mulher também devem fazer a experiência de, juntos dialogarem com Deus. É muito gratificante quando o casal traz suas alegrias e preocupações para conversarem com Deus. São Paulo diz que devemos orar sem cessar. Pois bem, vamos exercitar o diálogo com Deus em todos os momentos de nossas vidas. A medida que exercitamos e crescemos no diálogo com Deus, temos muito mais força para as dificuldades do dia a dia que toda família enfrenta, mas principalmente teremos muito mais ale rias.
View more...
Comments