Os Antigos Landmarks Da Ordem Comentados

January 20, 2019 | Author: Roberto Lima | Category: Freemasonry, Masonic Lodge, Constitution, Morality, Ciência
Share Embed Donate


Short Description

Download Os Antigos Landmarks Da Ordem Comentados...

Description

OS ANTIGOS LANDMARKS DA ORDEM COMENTADOS

Os Antigos Landmarks da Ordem Ir∴ Alberto Mendes M∴M∴ Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2011. - 40 anos de Unio e !rogresso !rogresso n". 41 Este trabalho Maçônico não visa discutir de quem ou quais Landmarks estão certos ou errados para a Ordem Maçônica.  Alguns autores maçônicos dizem que para que uma norma maçônica se!a consid considera erada da um verdad verdadeir eiro o limite limite ela deve deve ser ser imemor imemorial ial espon espont"n t"nea ea e universalmente aceita. #ara n$s o que importa % a obedi&ncia as Leis da #otencia Maçônica a qual n$s pertencemos. O intuito % adquirirmos um pouco de in'ormação sobre o que % e como surgiu os Antigos Landmarks da Ordem. #ara sermos mais espec('icos trataremos aqui dos Landmarks que constam da Constituição e Regulamento Geral da Grande Loja do Estado do Rio de Janeiro, que se encontram nas p)ginas *+ *, e *-. Estes Landmarks que a rande Lo!a do Estado do /io de 0aneiro segue segundo consta 'oi estabelecido por Albert Macke1 em uma classi'icação de 23 Landmarks. E4istem varias classi'icaç5es6 de Macke1 com 23 de #ike com 3 de 7indei com - de #ound com - de 8erhelton com 9 etc...

 Antigos Landmarques da Ordem •



Em uma tradução livre temos6 marco de limite ou se!a o ponto m)4imo que não se deve ou não se pode ultrapassar. (Livro Cultura Geral Maçônica do Ir. ailton Meira da !ilva "#g. $%&': $%&': ou ;egundo o Livro O es de um su"erior 3ier#r*uico *ue "or sua ve1 j# as cum"riu e tem a e"eri:ncia necess#ria "ara esclarecer o modo do cum"rimento "ara *ue *ual*uer d?vida  j# esteja dirimida e "ara *ue não 3aja di+iculdade "ara o 7"rendi1 em o8edecer.

5º - @ "rerrogativa do Grãoes maçônicas.

=oment)rios6 Ião podemos con'undir a hierarquia Maçônica com as prerrogativas pro'anas e nem com os privil%gios que a sociedade con'ere posto que a e4ist&ncia desta hierarquia Maçônica constitui a garantia de sua continuidade todavia realmente h) em caso de proteção de con!unto de nomenclatura igualdade entre os maçons sem distinção de graus por%m como poderiam e4istir Aprendizes sem os Mestres e estes como poderiam se classi'icar sem um $rgão superior a orient)los> Os Aprendizes tem o direito de voto igual a todos: o direito de 'reqR&ncia e de participar em todos os atos litNrgicos concernentes ao seu rau contudo não se poder) admitir que um  Aprendiz rec%m advindo possa conhecer todos os aspectos administrativos da Lo!a e possa tomar parte nas decis5es relevantes. O Aprendizado deve ser  longo isto em qualquer setor intelectual e pr)tico e somente o conhecimento % que 'ar) do indiv(duo um pro'issional competente portanto a di'erença ou discriminação diz respeito apenas ao ?tempo@ eis que todo Aprendiz consciente de sua responsabilidade em tempo breve atingir) os graus necess)rios para sua plenitude maçônica.

23º - Aodo os con3ecimentos rece8idos "ela iniciação, tanto os m6todos de tra8al3o como as lendas e tradiç>es devem ser conservados secretos e s9 "odem ser  comunicados a outros Irmãos. =oment)rios6 A Maçonaria não % uma sociedade secreta. O segredo maçônico deve ser entendido em duas 'ormas6 o segredo da Pnstituição e o segredo dos /ituais. Qo!e a Pnstituição não necessita mais manterse no ostracismo em secreto ho!e maçons des'ilam paramentados por ocasião de 'estividades p)trias e maçônicas por%m mant%mse o segredo sobre as palavras de ordem de passe semestral os sinais as saudaç5es e as decis5es que devam ser mantidas em reserva. O segredo ritual(stico deve ser mantido em obedi&ncia aos !uramentos e esta atitude demonstra o 'iel cumprimento deste Landmark.

24º -  7 Maçonaria +undou em ci:ncia es"eculativa segundo m6todos o"erativos e o uso sim89lico, e"licando esses m6todos e os termos nele em"regados com o  "ro"9sito de ensinamento moral. @ indis"ens#vel a  "reservação da lenda do Aem"lo do Rei !alomão. =oment)rios6 A Maçonaria atual % a que chegou at% n$s ap$s a sua reestruturação em G+G+. Este landmark diz respeito a esta maçonaria relativamente moderna por isto coloca a ?moral@ e a ?religião@ como resultado do trabalho operativo e especulativo. O ensinamento moral e religioso não dever) ser con'undido com a moral comum ou com uma determinada religião pois a Maçonaria aceita em seus ensinamentos um princ(pio religioso mas no sentido de religação entre a mente humana e o #oder ;upremo portanto diz se com muita propriedade que os s(mbolos possuem a sua pr$pria linguagem e que os s(mbolos 'alam % preciso então desenvolver os sentidos de audição espiritual para ouvir a voz dos s(mbolos e estes estudos esta dedicação nada mais % que um ato de obedi&ncia ao 2JK Landmark onde a lenda da construção do emplo de ;alomão % rica simbolismo e ensinamentos 'ilos$'icos.

25º - / ?ltimo Landmar) 6 o *ue a+irma a inaltera8ilidade dos anteriores, nada "odendo l3es ser acrescido ou retirado, nen3uma modi+icação "odendo l3es ser  introdu1ida, dentro da seguinte regra 7ssim como de nossos antecessores os rece8emos, assim os devemos transmitir aos nossos sucessores.-  =oment)rios6 Este Landmark nos induz para uma questão burocr)tica querendo mostrar que não podemos alterar acrescentar ou retirar qualquer  coisa nos Landmarks anteriores mas se observamos bem resume todo ensinamento Maçônico tanto operativo como especulativo pois a Nltima 'rase indica verdadeiramente como devemos receber e transmitir a boa herança de nosso Ordem se!a na parte de liturgia esot%rica ou administrativa.

EI=E//AMEIO6 =omo a nossa Ordem tem como 'undamento b)sico a tradição at% ho!e esses ?Landmarks@ de Macke1 são rigorosamente observados e ningu%m pensa em alter)los. S verdade que de vez em quando algu%m revestido de vaidade e presunção apresenta teses para ?atualizar@ os Landmarks mas são pregadores do deserto que não conseguem ser levados a s%rio.

Os 23 Landmarks nos trazem uma Ordem Maçônica completa tanto sob o ponto de vista administrativo como litNrgico e m(stico. 8ibliogra'ia6  =ultura eral e Maçônica no 8rasil e no Mundo Qailton Meira da ;ilva F Ed. Menthor e4tual  O Livro ;ecreto da Maçonaria Lourivaldo #erez 8açan F Ed. niverso dos Livros.  =onstituição e /egulamento eral da rande Lo!a do estado do /io de 0aneiro  O
View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF