Os 7 Passos Da Superação

February 28, 2019 | Author: Pedro | Category: Mind, Life, Lawsuit, Learning, Books
Share Embed Donate


Short Description

Os 7 Passos Da Superação -...

Description

OS 7 PASSOS  DA SUPERAÇÃO  COMO SUPERAR GRANDES DESAFIOS TRANSFORMANDO PROBLEMAS EM OPORTUNIDADES

FELIPE BAQUI

SUMÁRIO

Os 7 Passos Da Superação

Prefácio

2

Problemas São

5

A Causa

7

A Culpa

9

O Desafio

10

Os Hábitos

12

Cada Vez Mais Perto

14

Consistência

16

Novos Desafios

19

Conclusão

21

Sobre O Autor

22

 www.FelipeBaqui.com.br

1

Prefácio

Os 7 Passos Da Superação

Em 1996, no auge dos meus 22 anos, eu era um empresário, sócio do meu pai em uma empresa de engenharia prestes a falir. Minha empresa passava por dificuldades e não fomos capazes de reverter o quadro. Fechamos as portas, as dívidas se acumularam, saímos do negócio praticamente sem nada, pois usamos todos os recursos que tínhamos na tentativa de indenizar os colaboradores. No auge dessa dificuldade passei a acreditar que eu fosse uma pessoa sem sorte. Nos esforçamos muito para construir aquela empresa do absoluto zero e conseguimos fazê-la crescer exponencialmente durante 4 anos. Chegamos a ter uma empresa de porte médio, inclusive com filial em outro estado e dezenas de funcionários. Mas tão rápido quanto ela cresceu, ela desapareceu sob nossos pés, nos deixando completamente sem chão. Durante os dez anos seguintes eu lutei muito para me reerguer sem muito sucesso. Nesse tempo eu vivi com a sensação de que era perseguido pelos problemas. Aonde quer que eu olhasse eu só via problemas gritando para serem resolvidos. Em certa ocasião passei acreditar que os problemas ocorressem mais comigo do que com as outras pessoas. Depois passei a acreditar que eu fosse realmente uma pessoa sem sorte, com a qual tudo de errado acontecia e que não adiantava tentar resistir a isso. Não adiantava o quanto eu tentasse resolver ou me esconder dos problemas, eles sempre me encontravam.

 www.FelipeBaqui.com.br

2

Prefácio

Os 7 Passos Da Superação

Eu trabalhava com tecnologia, minha área de formação, e vivia buscando me especializar cada vez mais, na expectativa de que dominar a minha área, fosse me abrir as portas necessárias para que eu saísse do ciclo de problemas em que eu me encontrava. Em 2006 eu estava casado fazia 5 anos e minha vida não ia nada bem. Tudo que eu havia conquistado até então era o direito de trabalhar muito para sobreviver e pagar as contas do mês. Estávamos enterrados em dívidas, meu casamento sofria com a pressão do dia a dia e eu estava realmente exausto de tanto lutar em vão, pois sabia que a cada dia eu teria que me levantar da cama para matar o próximo leão. Cansado de lutar contra algo que parecia não ter fim, resolvi buscar respostas. Deveria haver uma explicação para a minha vida ter se tornado tão difícil quanto ela era. Eu não podia concordar com o fato de eu ter sido escolhido para sofrer enquanto outras pessoas seriam destinadas a serem felizes. O trabalho e o estudo pareciam não ter influência sobre os resultados que eu tinha, então deveria haver outra coisa que explicasse todas as dificuldades que eu enfrentava. Eu busquei respostas e o que eu descobri nesse processo, vou compartilhar contigo neste livro. Mas parte do que eu descobri foi que, longe de ser uma pessoa sem sorte, eu possuía tudo que era necessário para crescer muito na vida e construir a vida que eu sempre sonhara. Foi apenas a aceitação de um conceito que mudou tudo. Naquele instante eu percebi que os problemas se formavam na minha vida porque eu os encarava como tal.

 www.FelipeBaqui.com.br

3

Prefácio

Os 7 Passos Da Superação

No momento em que eu entendi que cada problema guarda em si uma oportunidade, minha vida mudou definitivamente. Levou ainda alguns anos para eu conseguir encontrar sistematicamente a oportunidade oculta por trás de cada problema que eu enfrento. E ao longo desses anos eu desenvolvi uma metodologia própria que me guia até hoje na resolução de cada problema na minha vida. Um dos pilares dessa metodologia é a geração de valor para as pessoas, pois descobri que quanto mais valor eu gero para as pessoas ao meu redor, melhor a minha vida se torna e mais mais fácil fica resolver os problemas à minha minha volta. Por isso eu resolvi escrever esse livro. Para compartilhar contigo parte do meu método, que eu resumi para você nessa obra em 7 Passos Simples. E são esses passos que eu vou te mostrar neste livro, mas antes precisamos entender o que são os problemas.

 www.FelipeBaqui.com.br

4

Problemas São...

Os 7 Passos Da Superação

“Nada tem significado, exceto aquele que nós mesmos atribuímos.”  T. Harv Eker

Quando minha empresa fechou eu fiquei sem saber o que fazer. Eu jamais tinha tido um emprego, tudo o que eu sabia era empreender. Por isso resolvi montar outro negócio, mas dessa vez na minha área, tecnologia. Não preciso dizer que encarei diversos problemas, não é? Como conseguir clientes, o que oferecer para eles, eram muitas perguntas e poucas respostas. Alguns problemas eu resolvi encarar e trabalhei para solucionar. Outros no entanto eu resolvi ignorar ou deixar para depois, por acreditar que não tinham solução ou que eles eram grandes demais para eu resolver sozinho. O que eu descobri nesse processo é que os problemas parecem não se esquecer de nós. Eles acabam voltando e quando voltam, geralmente estão maiores. ...

Mas afinal, você sabe o que são os problemas? Durante a minha jornada em busca de respostas eu descobri que problemas são sinais de que há algo errado conosco. Mas porquê? Por que os problemas são sinais de que há algo errado conosco? Afinal, em sua maioria, eles parecem surgir fora de nós, no ambiente em que vivemos. Eu descobri que eles são sinais por dois motivos.

 www.FelipeBaqui.com.br

5

Problemas São...

Os 7 Passos Da Superação

O primeiro é que se o problema é um fato externo sobre o qual temos pouca ou nenhuma influência, mas mesmo assim nos deixamos afetar pelo mesmo, a responsabilidade sobre o estado em que ficamos ao ter contato com o fato é nossa, pois fomos nós que optamos por nos deixar influenciar por esse fato. Exemplos de problemas desse tipo são problemas políticos, sociais, econômicos, miséria, fome, pobreza, ou seja, todos os problemas para os quais não temos uma solução direta, nem condições de resolver sozinhos. Esse tipo de problema só se tornam um problema para nós, porque nós permitimos isso. Há várias formas de colaborar com a melhora do mundo e nenhuma delas passa por ficar obsessivamente pensando nos problemas dele. O segundo motivo é que, se o fato interfere diretamente na nossa vida é porque precisamos dele para aprender algo que estamos nos recusando a aprender por outros meios. Problemas desse tipo são criados realmente dentro de nós, embora não consigamos perceber como e quando. Eles sempre tem uma causa interna e a nossa dificuldade em resolvê-los vem do fato de não aceitarmos que sejamos a origem deles. Esse segundo tipo de problema é o tipo que eu vou abordar nesta obra. Quanto é o primeiro, minha experiência diz que, ao se tornar uma pessoa melhor, você ajudará o mundo a superá-los. Por enquanto foque a sua energia e atenção em resolver os problemas que você tem como resolver, aqueles que te afetam diretamente. Foi para resolver esses problemas que eu desenvolvi o método que eu vou te mostrar agora.

 www.FelipeBaqui.com.br

6

A Causa

Os 7 Passos Da Superação

“Todo poder vem de dentro, portanto está sob o nosso controle.” Robert Collier

Como eu já te disse, em certo momento na minha vida eu procurei por respostas. Foi em 2006 quando eu estava numa tremenda crise pessoal e financeira que eu parei e pensei: “Não é possível que eu vou enfrentar novamente, uma enorme queda na minha vida, dez anos depois da primeira!”. Eu havia tentado por 10 anos me reerguer e tudo que havia conseguido foi continuar vendendo o almoço para comprar o jantar. “Deve haver um sentido para isso tudo que eu não estou conseguindo enxergar”, pensei. Foi neste exato momento que algo na minha mente mudou. Eu passei a crer que havia uma explicação. Antes eu simplesmente me negava a acreditar que eu fosse o responsável por tudo que me acontecia. Eu teimava em dizer que ser feliz na vida era questão de sorte, uns tinham, eu não. Mas no momento em que eu aceitei o fato de que tudo aquilo não podia ser mero acaso e que sorte nenhuma conseguiria jogar tantas vezes contra ninguém, finalmente vislumbrei uma porta para sair da sala escura em que eu me mantinha fazia 10 anos. Deve haver uma causa eu pensei, e me lancei um desafio. Ou acharia a causa de tudo que eu havia vivenciado nos últimos 10 anos ou morreria tentando. Tá bom, não foi tão dramático assim, mas foi mais ou menos isso. Eu havia me convencido que não podia haver efeito sem causa e passei a tentar entender qual era a causa dos meus maiores problemas na ocasião.

 www.FelipeBaqui.com.br

7

A Causa

Os 7 Passos Da Superação

No começo eu busquei as causas fora de mim, é claro. Ninguém aceita tão facilmente ser o responsável por dez anos de sofrimento e sacrifício. E confesso que essa possibilidade nem me passou pela cabeça no início. Mas quanto mais eu buscava as causas externas, mais as setas apontavam para mim e eu não entendia bem o porquê. Porém havia formas de eu descobrir. Havia pessoas que diziam saber os motivos, embora eu nunca tenha acreditado em auto-ajuda, acabei aceitando ler algumas coisas. O que eu descobri, ao me permitir experimentar algo tão novo para mim, foi que eu não entendia nada sobre como a minha própria mente funcionava. ...

Para resolver 1 problema é necessário encontrar a sua causa. Porém, temos a tendência de buscar as causas para os nossos problemas fora de nós. Acontece que temos pouca ou nenhuma influência sobre o que se passa ao nosso redor. Não controlamos o modo como as coisas ocorrem no mundo e ao buscar as origens de nossos problemas fora de nós mesmos, passamos a acreditar que a solução para esses problemas não está sob o nosso controle. Essa atitude não ajuda muito nem a encontrar uma causa, nem para criar uma solução. A questão é que se temos 1 problema, somos nós que temos o problema, não o problema que nos acometeu. No momento em que aceitamos o fato de que algo em nós torna possível a existência desse problema e passamos a assumir a responsabilidade por sua solução, nos tornamos capazes de identificar a origem do problema e criar uma solução para ele. Primeiro Passo

Aceitar que somos responsáveis pela existência do problema e que somos a única pessoa capaz de encontrar uma solução para ele.

 www.FelipeBaqui.com.br

8

A Culpa

Os 7 Passos Da Superação

“Não existem culpados internos nem externos e não existe culpa, só resultados.”  Valdeci Carneiro

Eu não sei bem o que me fazia ter mais aversão a conteúdos de auto-ajuda, se era a ideia de não ser capaz de lidar com as vicissitudes da vida sozinho ou se era parecer idiota perante os amigos. Mas sei exatamente o que me fez ter raiva da auto-ajuda no primeiro contato. Foi o fato de terem conseguido me convencer através de provas lógicas, que eu era o responsável pelo estado em que me encontrava, inclusive pelos 10 anos de dificuldades. Fiquei muito… A primeira coisa que pensei foi: “Tá vendo, foi por isso que eu não queria ler essa porcaria...”. Mais tarde eu entendi que a culpa era o motivo de tamanha resistência. ...

Existe um desafio novo quando aceitamos a responsabilidade pela existência e por buscar uma solução para um problema. Geralmente nos colocamos na posição de culpados e isso nos faz encarar a situação como sendo negativa para a nossa vida. Uma excelente forma de pensarmos a respeito é imaginar que nossa mente, na tentativa nos fazer evoluir, buscou um desafio para nos estimular a crescer. Dessa forma passamos a encarar a situação como um desafio a superar e não mais como um problema a resolver. A forma como denominamos a situação faz toda a diferença para o nosso subconsciente, que nos torna mais abertos a buscar soluções para desafios do que para problemas. Por isso, transforme seus problemas em desafios e comece a mudar a forma como você os encara. Segundo Passo

Encarar a situação como um desafio, não mais como um problema.

 www.FelipeBaqui.com.br

9

O Desafio

Os 7 Passos Da Superação

“São suas decisões e não suas condições que determinam seu destino.” Tony Robbins

Enfrentar a culpa e conseguir me perdoar por ter me exposto a tamanho “esforço desnecessário”, não foi nada fácil. Afinal não é todo dia que nos descobrimos teimosos e arrogantes, a ponto de nos fazer praticamente perder 10 anos de nossas vidas. Mas já era uma mudança, eu não podia negar. Antes, eu não tinha ideia do que causava tanta dificuldade, agora ao menos eu entendia que eu mesmo havia criado a minha prisão. Agora restava encontrar meios de abrir a fechadura e eu tinha algumas pistas em mãos. ... Agora possuímos um desafio a superar. Algo em que focar nossa energia e atenção. Algo que nos faz querer encontrar uma solução. No momento em que passamos a encarar a situação como um desafio, passamos automaticamente a buscar soluções e praticamente esquecemos que existe um problema. Na verdade o ideal é que definitivamente deixemos de usar essa palavra (problema). Porém ainda será necessário encontrar uma solução e um bom caminho para isso é encontrar a origem do "desafio". Mas é necessário lembrar, que não se pode mais buscar respostas fora de nós. Algo em nós possibilitou que o desafio surgisse. Nossos hábitos podem nos dar pistas valiosas nesse sentido.

 www.FelipeBaqui.com.br

10

O Desafio

Os 7 Passos Da Superação

Quando realizamos grandes feitos, sejam eles positivos ou negativos, significa que empregamos muita energia e atenção em algo. Isso só é possível através de um comportamento repetitivo numa determinada ação, seja esse comportamento consciente ou não. A esses comportamentos de ações repetitivas damos o nome de hábitos. Portanto são nossos hábitos permitem que consigamos focar energia e atenção suficientes em algo a ponto de gerar uma grande mudança em nossas vidas, seja ela positiva ou negativa. Um desafio que surge de repente, não apareceu por acaso. Ele foi gerado ao darmos muita atenção e empregamos muita energia algo, através de um de nossos hábitos. Resta identificar qual ou quais de nossos hábitos são os responsáveis por "materializar" o nosso atual desafio. Terceiro Passo

Identifique o hábito ou hábitos que você cultiva que criaram o seu desafio.

 www.FelipeBaqui.com.br

11

Os Hábitos

Os 7 Passos Da Superação

“Loucura é continuar fazendo sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes.” Albert Einstein

Então havia sido alguns dos meus hábitos que me levaram até aquele ponto. Mas quais deles? E como eliminá-los? Certamente as respostas não estavam nos conteúdos técnicos sobre informática que eu tanto estudava. Eu precisava entender sobre os hábitos e onde se aprende sobre hábitos? Essa foi a nova pergunta que eu precisei me fazer para dar o próximo passo. ...

Hábitos são mecanismos incríveis pelos quais nossa mente permite que consigamos fazer tudo o que fazemos num dia normal. Se não fossem por nossos hábitos, não seríamos capazes de fazer nem uma pequena fração do que fazemos hoje. Calcula-se que um ser humano normal, toma entre 400 e 1000 pequenas decisões por dia. Cerca de 95% dessas decisões são tomadas de forma inconsciente. Se fosse necessário tomar todas essas decisões maneira consciente, não conseguiríamos, pois nossa mente consciente é muito lenta e gasta muita energia para tomar decisões. Nossa mente subconsciente toma essas pequenas decisões por nós, pois ela é muito mais rápida e eficiente energeticamente para isso. E o que permite que ela tome essas decisões tão rápida e eficazmente é o mecanismo de estabelecimento de hábitos. Nós ensinamos à nossa mente a tomar essas decisões ao reagirmos variar vezes da mesma maneira a estímulos parecidos.

 www.FelipeBaqui.com.br

12

Os Hábitos

Os 7 Passos Da Superação

Depois de certa quantidade de repetições, as ações passam a ser automáticas, guiadas por nosso subconsciente. Ele trabalha para nos poupar tempo e energia, ao automatizar muitas de nossas decisões. Porém a qualidade das decisões que ele toma por nós, depende da qualidade da "programação" que fizemos. E cada programação que fizemos, foi realizada através da repetição de uma ação. Identificar essa ação é a chave para darmos o próximo passo para encontrarmos a solução do nosso desafio. Quarto Passo

Identificar a ação que estabeleceu o hábito responsável pelo desafio.

 www.FelipeBaqui.com.br

13

Cada Vez Mais Perto

Os 7 Passos Da Superação

“Você cria o seu próprio universo enquanto vive.” Winston Churchill

Uma mentira contada mil vezes acaba se tornando uma verdade. Eu sempre acreditei que isso não passasse de um ditado. Depois que descobri como os hábitos se formam, entendi que esse ditado faz todo sentido. Eu possuía hábitos que me causavam problemas que eu nem sequer supunha. Um das coisas que eu fazia muito era dizer que eu preferia lidar com máquinas, ao invés de lidar com pessoas. Eu dizia: "As máquinas você programa e elas obedecem. As pessoas não. Elas são muito complexas.". Jamais passou pela minha mente que aquele tipo de afirmação pudesse fazer as pessoas que me ouviam me achar arrogante, prepotente, um ditador, ou me fazer acreditar que eu realmente não sabia lidar com as pessoas. Mas é verdade. Depois de tanto repetir essa frase, passei a acreditar que nunca entenderia o que se passa na cabeça das pessoas. E não foi só esse hábito que eu tive que mudar. ...

Nossa mente trabalha no sentido de reforçar nossos hábitos. O que cria o hábito é a repetição, portanto todas as vezes que repetimos um hábito, reforçarmos o mesmo. Também não adianta tentar esquecer, pois ao pensar no hábito, também o reforçamos. Isso é o que torna tão difícil eliminar um hábito.

 www.FelipeBaqui.com.br

14

Os Hábitos

Os 7 Passos Da Superação

Na verdade não se elimina um hábito, precisamos substituí-lo. E ao entendermos qual hábito precisamos substituir e a ação que o criou, temos a primeira peça do quebra-cabeças em mãos. A próxima peça é descobrir que tipo de ação podemos realizar para substituir a ação que originou o mau hábito, ou seja, aquele hábito que gerou o desafio. Essa ação precisa eliminar os efeitos da ação que causou o mau hábito, afinal precisamos substituir o mau hábito atual, por uma hábito positivo que nos leve a uma solução. Quinto Passo

Identificar que ações devemos realizar conscientemente para substituir o hábito que criou o problema, por um hábito que crie uma solução.

 www.FelipeBaqui.com.br

15

Consistência

Os 7 Passos Da Superação

“Suba o primeiro degrau com fé. Você não precisa  ver o resto da da escada, só o primeiro degrau.” Martin Luther King

Agora, uma coisa é você descobrir o que você faz de errado. Outra muito diferente é descobrir o que você deve fazer "de certo". Mas o maior desafio mesmo é fazer a coisa certa consistentemente até que ela se torne um hábito. Esse foi um desafio e tanto. Entender porque era tão difícil fazer a coisa certa consistentemente e deixar para trás o velho hábito. Mas eu já sabia onde encontrar respostas. Uma coisa que ficava cada vez mais clara para mim foi que, quanto mais respostas e avanços eu tinha, mais simples se tornava alcançar o próximo passo. Parecia que eu havia embalado no processo de encontrar respostas, pois estas surgiam cada vez mais facilmente. ...

De nada adiantará todo esse processo de identificar o hábito, descobrir a ação que precisa ser substituída, planejar a ação que tomará o seu lugar, se você não fizer dessa nova ação um hábito. Para tornar possível a mudança, a substituição do hábito que criou o desafio por um hábito que o solucionará, a ação deverá ser realizada sistematicamente até se tornar um hábito. Nesse ponto é muito importante que você entenda o processo de estabelecimento de um novo hábito.

 www.FelipeBaqui.com.br

16

Consistência

Os 7 Passos Da Superação

Normalmente quando executamos uma ação para substituir um hábito antigo, sofremos uma certa resistência por parte do nosso subconsciente. Isso porque ele tenta proteger o hábito que já havia sido implantado de ser sobrescrito por um novo hábito diferente. Mas essa resistência tem uma duração mais ou menos definida. Ela dura cerca de 21 dias. Por isso, nas primeiras 3 semanas em que você for executar essa nova ação, será difícil fazê-lo. Porém, passados os primeiros 21 dias, o nosso subconsciente pára de oferecer resistência à execução da nova ação. Saber que haverá resistência e que essa resistência tem duração definida é muito importante para que saibamos como lidar com ela. Planejar maneiras de aumentar nosso comprometimento e diminuir a resistência também são excelentes formas garantir que consigamos realizar a ação durante esses primeiros 21 dias. Uma dica importante é estabelecer os prazos. Começar a realizar a ação, sabendo que será um hábito que você levará para toda a vida, mas que sua meta inicial é superar os primeiros 21 dias. Superados os primeiros 21 dias, a sua próxima meta deverá ser 90 dias e depois dessa meta atingida, a próxima deverá ser sustentar a ação por 1 ano. Alcançado o ano, você não precisará mais ocupar-se em realizar a ação. Ela será realizada automaticamente e o seu desafio já deverá ter sido superado ao longo desse caminho, sem que você sequer note o momento dessa superação.

 www.FelipeBaqui.com.br

17

Consistência

Os 7 Passos Da Superação

Sexto Passo

Estabelecer um processo de implantação do novo hábito, se preparando para realizar a ação consistentemente por 1 ano, até que ela seja automatizada em nosso subconsciente. Lembrando que os primeiros 21 dias serão os mais difíceis e exigirão mais atenção e esforço consciente para serem superados.

 www.FelipeBaqui.com.br

18

Novos Desafios

Os 7 Passos Da Superação

“Um desistente nunca vence,  um vencedor nunca nunca desiste” Napoleon Hill

Eu não sei exatamente quando me dei conta de que já tinha as respostas que eu buscava no começo dessa jornada. Mas sei que as perguntas jamais cessaram. Toda vez que eu alcancei uma solução, outros desafios se mostraram presentes. E a vida? Essa corria cada vez mais cheia de surpresas, desafios, superação e a minha angústia inicial de quem não sabia o que fazer, há muito se fora. Palavras bonitas à parte, em dado momento passei a gostar mais do jogo do que do prêmio. O que me fazia levantar cedo e trabalhar, estudar e viver, era criar. Não era mais alcançar, resolver. A grande mudança da minha vida ocorreu quando eu percebi que eram os desafios que me mantinham sempre focado no que a vida nos dá de melhor. É fato que os desafios cresceram. Uns até foram bem difíceis de enfrentar, mas isso é assunto para um próximo livro. O importante é que eu sabia que após superar um desafio, outro sempre viria com a próxima oportunidade de crescimento. E que nada me faz sentir tão vivo e realizado do que viver encarando os desafios que eu desejo superar. ...

 www.FelipeBaqui.com.br

19

Novos Desafios

Os 7 Passos Da Superação

Quando estabelecemos um hábito positivo, em substituição a um hábito que nos traz um desafio, nos tornamos maiores do que o desafio em si. Isso é muito recompensador e nos coloca numa condição de completude e felicidade. Mas não se engane, superar um desafio é apenas uma etapa de uma jornada infinita de evolução pessoal. O que te realiza e o que te faz mais feliz, não é a superação do desafio, mas sim o crescimento que essa superação te proporciona. Portanto prepare-se para o próximo desafio. Na verdade ele já deve estar à sua frente. Não há momento algum em nossas vidas em que não haja um desafio para superarmos. Quando não aceitamos esses desafios, transformamos eles em problemas. Porém quando resolvemos encarar e superar todos os desafios que se apresentam em nossa vida, nos abrimos para novas e maravilhosas experiências. Também nos dispomos a nos manter em constante crescimento. Essa decisão tem um impacto muito positivo na nossa qualidade de vida. Nos tornamos pessoas muito mais realizadas e felizes. Portanto, se lance no próximo desafio, com o afinco com que você superou o anterior. Essa atitude será a que transformará a sua vida, na vida que você deseja viver. Sétimo Passo

Encare o próximo desafio e assim por diante. Mantenha-se engajado com desafios que você queira superar e não deixe espaço em sua vida para surgirem problemas. Problemas são desafios que você não quis superar. Desafios são problemas que você resolveu usar para te ajudar a crescer.

 www.FelipeBaqui.com.br

20

Conclusão

Os 7 Passos Da Superação

“Se você disser que terá sucesso ou que fracassará, em ambos os casos ca sos estará certo.” Henry Ford

Os problemas, ou melhor, os desafios, são situações criadas por nossos hábitos para nos proporcionar oportunidades de oportunidades de crescimento. Ao encararmos os desafios com a mente aberta e dispostos a nos superar, passamos a buscar o crescimento e esse crescimento possibilita não só que superemos os desafios, mass também que nos tornemos cada dia pessoas melhores, mais felizes e mais ma realizadas. rea lizadas. O crescimento constante é a única maneira de nos manter afastados dos problemas dos problemas e este crescimento cre scimento depende diretamente da forma como resolvemos encarar cada ca da desafio de nossas no ssas vidas. Esse livro foi concebido como um guia inicial para te ajudar a lidar de uma Esse uma melhor forma com co m esses desafios. Ele foi escrito a partir da minha experiência pessoal e de conhecimentos que adquiri ao Ele foi longo lon go da minha jornada de autoconhecimento. Faço votos que estes conhecimentos te sejam tão valiosos quanto foram para mim e conto Faço com co m a sua avaliação dessa obra para descobrir se minha vontade se tornou torn ou realidade. Para me dizer o que achou deste livro, basta escrever para mim as suas considerações, Para através atr avés de um dos meios dispostos na sessão Sobre o Autor. Aproveite e veja nas minhas mídias sociais, os demais conteúdos que eu tenho Aproveite eu  tenho publicado sobre so bre autoconhecimento e superação desafios. Se desejar se manter atualizado sobre as minhas publicações, inscreva-se Se desejar inscreva-se na minha lista VIP, acessando o meu blog (www.felipebaqui.com.br) e fornecendo o seu email. Até uma próxima oportunidade, que eu espero que seja em breve …

 www.FelipeBaqui.com.br

21

Sobre O Autor

Os 7 Passos Da Superação

Felipe Baqui é Advanced Coach, Scrum Master, Analista de Sistemas e cursou um MBA em Marketing. Aos 22 anos, enfrentou a falência da empresa de engenharia que havia fundado com seu pai, 4 anos antes. Nos 10 anos seguintes lutou para se reerguer sem sucesso. Em 2006, se lançou em uma jornada de autoconhecimento que possibilitou, não só que ele se reerguesse, mas também que se tornasse referência em processos de superação de dificuldades. Com suas publicações, cursos, livros e workshop, auxilia pessoas na superação de desafios, através da transformação de problemas em oportunidades de crescimento pessoal.

 www.FelipeBaqui.com.br

22

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF