OgunSegredosRevelados+Bonus

May 19, 2019 | Author: Rafha Aragão | Category: Sacrifice, Birds, Red, Dogs, Maize
Share Embed Donate


Short Description

caminhos do orixá ogum,seus fundamentos....

Description

Ogun Segredos Revelados Babalorisa Robson de Sango AxeOrixa.com

1 – Introdução 2 – Orikis e Adura de Ogun 3 – Orix Ogun ! – "itos # – $amin%os de Ogun &undamentos das 'ualidades (b)s (s*ec+,icos Assentamentos -estimenta  – Orin Ogun /tradu0idas  – O,erendas  – &ol%as de Ogun 4 – $omentrios Sobre o Odu (taogunda Bônus

Ob5 – A &aca do Ritual. Iroko – Seus "itos e &undamentos. O,erendas de 6ogun (d5. O,erendas 7ara 7ros*eridade $onsulta $om Babalorisa Robson

 em nenhum momento será dito neste ebook, que este ou aquele fundamento está errado.  a compra deste ebook, não dá o direito de consultar o autor, autor, para esclarecer dúvidas.

Sabemos que não vamos acrescentar conhecimento a todos.  que nem todos irão concordar com o conteúdo deste eBook. !as nossa reali"a#ão estará naqueles que puderem de al$uma forma se beneficiar com este e%livro.

&ara saber de novos lan#amentos, cadastre%se no site '(eOri(a.)om '(eOri(a.)om,, e,

receba * +'-', por email: undamentos de /árias /árias 0ualidades de Ori(ás1 no )andombl2 3etu. https:44555.a(eori(a.com

speramos poder a8udá%lo9a com este trabalho, orientado principalmente pela na#ão 3etu. ;ão pretendemos ser o dono da verdade, e conhecemos as tantas polamentável? !as respeito, embora não concorde.

Ogun 6akaie Osin Inmole Ogun Alada me8i O ,i Okan Sanko O ,i Okan 9ena O8o Ogun :ti Ori Oke B) As%) Inan 6) mu Bora (;u (85 6o ;o Ogun Onile o;o Olona Ola Ogun Onile in8u (gbe 6e%in Omo a;o a casa de santo e todos Due estão ali deF bruxarias de egum e do *r)*rio Orix Ogun. O "ari>o Due 5 a ,ol%a de dende0eiro des,iada tem todas estas ,unçCes sendo uma das *rinci*aisF a,astar egum. 7ortanto egum não gosta de dend. end es*anta egum.

(ntão ser *ositio o,erecer *ad de dend *ara as entidades c%amadas (xu na umbanda -ou deixar essa *ergunta no ar mas oltaremos a ,alar numa outra o*rtunidade. -oltando ao tema do nosso ebook o Orix Ogun re*resenta a eolução %umana em luta *ela sobreincia. ?endo como  *rinci*ais caracter+sticasF a iolncia a intem*estiidade e a 8ustiça.

ObsF em muitas das lendas aDui descritas as diindades a*arecem como seres %umanos e muitas 0es são estabelecidos laços de *arentescos. "as sem*re nas entrelin%as de uma lenda encontramos a ex*licação de algum ou alguns ,undamentos de Orix. ?amb5m obseramos rias ,ormas de condultas diante das situaçCes as Duais serem de exem*lo *ara o ser  %umano. (stando ressaltado em todas elas a im*ortQncia das o,erendas e das oraçCes/TAduraOrikiO,o...

.6– )omo O$un se transformou num Ori(á Ogun *ercorria a A,rica conDuistando cidades. Ao c%egar em Ire destronou o rei e tomou o *oder. "as não conseguia ,icar *arado. Sua missão era andar *elo mundo lutando e dominando cidades.  :o dia em Due ia ser coroado ele aceitou ser o rei mas negouEse a ser  coroado. "andou Due os seros ,i0essem uma outra coroa de mari;o. (ssa sim deixou Due colocassem em sua cabeça. "as não ,icou muito tem*o naDuela cidade. ( ao *artir deixou seu ,il%o goernando aDuele *oo. "uitos anos de*ois Ogun resoleu oltar P Ir. Sabendo de sua decisão seus soldados correram *ara cidade *ara combinar com o *oo uma grande ,esta em sua %omenagem. Ao c%egar sem saber o Due l%e aguardaa cum*rimentaa P todos Due  *ara ,a0erEl%e uma sur*resa nada res*ondiam. Ogun ,icou ,urioso com aDuele  e 8ulgou ser uma agressão P ele.  :ão *ensou duas e0es brandiu a es*ada e começou a dece*ar as cabeças de todos estaam a sua ,rente mesmo daDueles Due tentaam detElo.

$%egando ao *alcio real seu ,il%o ex*licou sobre a %omenagem e o  *orDue do silncio. eses*erado *or seu ato im*ensado Due tirou a ida de muitos inocentes Ogun aDuele Due sem*re *rocuraa ser 8usto e não ,altar  com a erdade mandou serir um banDuete com suas iguarias  *rediletas.(m seguida des*ediuEse do ,il%o e de todos e entrou terra Pdentro. "arcando esse ato o ,im de um guerreiro e o nascimento de um Orix. ADuele Due enceu a si *r)*rio e aos seus instintos.

.@% ' corrente da evolu#ão Ogun andaa nos montes e estradas *rocurando um meio *ara alcançar  o Orun 8 Due os %omens %aiam *erdido a comunicação com Olodumare. e*ois de *ensar muito ,oi *ara ,or8a onde ,undiu uma imensa cadeia de ,erro Due tin%a começo mas não tin%a ,im. Seus elos re*resentaam a ancestralidade os %omens Due subiam *or ela no camin%o da eolução. Ao eri,icar o trabal%o de Ogun Olodumare considerou aDuela imensa corrente de ,erro como o eixo do mundo ou se8aF o centro de eDuilibrio da terra. 'ue *ermitia aos %omens alcançarem a diindade su*erior. (ssa corrente est nos assentamentos do Orix Ogum 8untamente com suas ,erramentas.

.A% O$un vence OCa e passa a ter acesso a sociedade $un$un. Os %omens %aiam organi0ado uma sociedade secreta onde as mul%eres eram terminantemente excluidas. 7or outro lado as mul%eres reuniamEse numa encru0il%ada sob o comando de O>a. Sendo a ,inalidade dessas reuniCes %umil%ar seus maridos. (la dominou um grande macaco o estiu com rou*as assustadoras colocandoEo ao *5 do tronco de uma rore. O macaco obedecia todas as ordens das mul%eres. 9ansan o dominaa com uma ara Due tra0ia nas mãosF o Isan. e*ois da cerimUnia o macaco a*arecia ,a0endo coisas tão aterrori0antes Due os %omens ,ugiam a*aorados. "as um dia eles resoleram dar ,im PDuela situação. $onsultaram I,

Due indicou P Ogun *ara ,a0er uma o,erenda de galos uma rou*a uma es*ada e um c%a*5u. 'ue seriam usados Duando as mul%eres estiessem reunidas. Ogun ,e0 a o,erenda e estiu a rou*a. 'uando as mul%eres c%egaram  *ara a reunião encontraram aDuele %omem com rou*as tão assustadoras Due 9ansan ,oi a *rimeira a ,ugir seguida do macaco e das outras mul%eres. e*ois disto os %omens *assaram P dominar as mul%eres e se tornaram sen%ores absolutos da sociedade de (gungun na terra.

. – Orunmila cura O$un de uma $rave doen#a. 7or ser brigão iolento e sanguinrio Ogun ,oi acometido de uma estran%a doença. A doença era muito grae... era o resultado de muitas  *ragas Due Ogum recebera de seus inimigos. (ste ,eitiço ,oi ,eito com uma era Due s) os mais terr+eis ,eiticeiros con%eciam. Ogun não conseguia lirarEse *ois em todo lugar Due *assaa as eras estaam *resentes em seu camin%o. $ada dia Due *assaa a doença se agraaa mais. Ogun então resoleu consultar um Babala;o Due l%e receitou um eb) *ara Orunmila al5m de ter Due di,undir um I8ala/cQntico. (ste cQntico ele cantaria em todas as cidades *ara celebrar as suas it)rias. (ste cQntico ele cantaria em todas as cidades *ara celebrar as suas it)rias. (naltecendo desta ,orma sua ,orça e sua magia mantendo a sua re*utação diante do *oo Due o iu abalado com aDuele terr+el ,eitiço. S) assim ele se liraria das *ragas e doenças Due o %aiam atingido. Ogun seguiu as determinaçCes de I, e ,icou totalmente curado continuando a ser res*eitado e admirado *or todos.

.D– ;anã não aceita o ferro tra"ido por O$un  :anã não aceitou o ,erro e o aço tra0idos *or Ogun seu culto era ,eito todo com madeira *ois ad5m de uma 5*oca em Due não existia o ,erro. Ogum então l%e disse algumas *alaras desagradeis. &oi então Due :anã rogou uma *raga Due enloDueceu Ogun. Ogun *assou a mendingar andar su8o e rasgado *elas ruas e s) ,oi

curado *ela inter,erncia de Orunmila. OBSF essa lenda nos mostra duas energias de tem*os di,erentes e Due *odem se c%ocarF a de :anã /mais antiga... da 5*oca em Due o ,erro ainda não existiaV e a de Ogun Orix Due trouxe uma noa era.

OBSF *ara mim Dualidades de Orix re,ereEse ao culto do Orix em di,erentes regiCes. O Due lea a energia do Orix P se 8untar com outras energias de acordo com a região Due ele est sendo cultuado. "as a esscia da energia criada *or Olodumare 5 a mesma inde*endente da Dualidade. A i>a;o do Ogun 8 entra com um cac%orro o Dual ser sua com*ania at5 o dia do nome.  :o ronk) dee ser ,eita uma cabana de mari;o. Inclusie toda roça dee estar en,eitada com esta ,ol%a Due 5 a estimenta deste Orix. Ao usarmos "ari;o estamos im*lorando P Ogum Due en%a brando e a*a0iguado. O mari;o sere *ara abrandar a ira de Ogum.  :a cumieira da casa de santo *CeEse um ebU *ara Oxal com uma  bandeira branca em sinal de res*eito P Ogun. $om todos os a*etrec%os Due serão utili0ados 8 *re*arados e estando a i>a;o 8 irada e sentada no a*er. $ortEse um *ouco do *elo do cac%orro e DueimaEse/de,umador/ou colocaEse um *ouco do *elo Dueimado num acaç Due ,ica sendo *assado *or algu5m do ax5 *erto do nari0 dando *ara Ogum c%eirar. $obreEse o santo com o8 e mari;o. ( o cac%orro com outro o8 branco. ( neste momento sacri,icaEse o bode e o cac%orro e retirado *ara outro local da casa de santo s) oltando de*ois Due a i>a;o der o nome. Isto 5 na segundaE,eira Duando sai o carrego o cão 5 libertado ou se a i>a;o dese8ar *ode ,icar com o cac%orro e tratar dele enDuanto ida tier./esta segunda o*ção 5 mais aconsel%el. ( Duando o cac%orro morrer ou sumir ,oi Ogun Duem leou.

ADuele Due lutou *elo reino de Ir e saiu itorioso. -este a0ul branco erde e *rata. Sendo suas estes cobertas de mari;o /broto do denden0eiro como todo Ogun. Seu assentamento lea al5m do ,erro central *edaços de ,erro usadosF rolamentos *ara,usos de lin%a de trem bil%as ,erraduras *edaços de tril%o bigorna corrente bH0ios conc%as imãs moedas... Antes do *re*aro da i>a;o deeEse dar comida P (s%u na rua ao (s%u da casa e ao (s%u do *r)*rio Orix Due est sendo *re*arado/somente  bic%os de *ena.  :o ax5 deeEse ter bastante ebU/can8ica acaçs  a casa coberta com  bastante mari;o. Isto *ara Due Ogun en%a brando sem ira. O ebU do ax5 lea uma bandeira branca. A *orta da casa de santo dee ter sem*re gua de can8ica e abU *ara ser des*ac%ada. (ste Ogun não usa corUa. (m sua cabeça 5 colocada uma rodil%a e um ad de ,orma masculina. OBSF não se dee *isar em mari;o *ara não atrair a ira de Ogun. O mari;o dee ser des,iado *or %omens ,il%os de Ogum ou Os%osi.

(ste Ogun 8unto com Ogum Alara sustentam as armas em de,esa do reino de Oxal. (sses Oguns não são comuns de serem ,eitos em i>a;o. São reerenciados e utili0ados como guardiCes da casa de candombl5  *rinci*almente *ara as casas de Oxal. 7or5m se *or DualDuer circunstQncia tier Due ras*Elo note bem os seguimentosF este branco suas contas são a0ul marin%o sua criação/bic%os 5 toda branca. $ome no a0eite doce e suas ,erramentas são cromadas em *rata. Suas comidas sãoF in%ame do norte ,ei8ão *reto ,radin%o acaçs can8ica mil%o com mel... Seu eb) *rinci*al 5F  bolas de ,arin%a  acara85s  ekurus  acaçs  embrul%os de can8ica  *almos de morim branco in%ame do norte 1  bandeira branca  elas  moedas 1 alguidar grande e *intado de  branco/*intado com *emba branca.

Ao *assar tudo na *essoa e arrumar no alguidar. 7CeEse o in%ame embaixo de seu *5 esDuerdo e a bandeira branca na mão direita. ( de*ois de tudo *assado e arrumado colocar o in%ame em cima com a  bandeira ,incada. (ste ebU ai *ara o mato e o morim 5 *ara ,a0er uma rodil%a e cobrir o eb).  :a olta a *essoa Due leou o eb) dee tomar ban%o de abU.

D. A– -este muito mari;o. As contas são erde leitosa. Suas rou*asF erde claro *rata e branco. i0 uma lenda Due este Ogun 5 es*oso de I>ema8 Ogunt5 ra0ão *ela Dual as *essoas deste Ogun deem assentEla. Assim como as *essoas de I>aogunt5 deem assentar este Ogum. &icando desta ,orma o OrU mais com*leto. Seus bic%os sãoF bode konken galos galin%as *ombo. Suas comidasF in%ame do norte acaç ,ei8ão *reto ,radin%o e mil%o ermel%o. Seu ebó Principal sem*re deer ser ,eito

*ela man%ã de *re,erncia no marF 3 *anelin%as de barro 3 Duartin%as com gua 3moedas 3*edaços de morim branco 3 acaçs 3 ekurus 3 oos 3 *ads de mel 3 *edaços de mari;o. $olocEse a I>a;o de *5 de ,rente *ara o mar com as 3 *anelin%as P sua ,rente 8unto com as Duartin%as. 7CeEse o *ad nas *anelin%as e 1 moeda em cada. O restante do eb) 5 *assado colocando uma unidade de cada elemento em 1 das *anelin%as.  :o ,inal *assaEse o morim e cada *edaço acom*an%a 1 das Duartin%as. Bate com o mari;o e *Ce nas *anelin%as. A I>a;o *ula *or cima de tudo entra no mar rom*e 3 ondas e sai. 'uando c%egar na casa de santo 8 deem estar *rontos o ban%o de eras e a gua de can8ica. A*)s tudo isso arriar uma can8ica *ara Oxal. OBSF existe um instrumento es*ecial ,eito *ara c%amar Ogun *ara comer ou *ara inocar sua *resença no ax5. (ste instrumento se c%amaF kalakorU 5 semel%ante a um agogU de uma s) cQm*ula amarrado com uma corrente curta e um ,errin%o redondo de a*roximadamente 3W cent+metros com o Due o Xelador/a inoca o Orix Ogun.

(ste camin%o de Ogun este branco suas contas são em a0ul marin%o sendo seu delogum e kel ,ec%ados com ,irmas de I>eman8a e Oxal. 7or ser um Ogum muito Duente e ibrante *rocuraEse tratElo mais *ara o lado do a0eite doce gua de acaç e ebU.  :o momento da *re*aração cobreEse toda a I>a;o com mari;o/ broto da ,ol%a de dende0eiro . Sem*re no sentido de a*a0iguar Ogun... ameni0ar sua ira isto Due esta 5 sua energia constante. $omo ,oi dito anteriormente o Orix 5 um s). Sendo as Dualidades atrbuidas P ele deido aos di,erentes lugares onde o Orix 5 cultuado e o Odu Due o Orix em. $ada lugar *ossui seu clima seu ti*o de alimentação... ( o Orix 5 ali cultuado de acordo com os costumes ancestrais daDuele lugar. A ,erramenta do seu assentamento 5 em ,orma de guardaEc%ua com correntes e *ingentes das ,erramentas em miniaturas das ,erramentas Due usamos na laoura nas ,erroias nas estradas e nas guerras. SãoF * ,oice *icareta ancin%o ,acão serrote bigorna... Sendo o ,acão s+mbolo do Orix Ogum Due 5 o dono da ,aca. OBSF *or isso não se dee amolar ,aca dentro da casa de santo ou mesmo dentro das nossas casas sem antes lear esta ,aca ao assentamento de Ogun onde colocamos gua da Duartin%a no c%ão e colocamos a ,aca no c%ão em cima da gua e 8ogamos mais gua  *edindo P Ogun licença *ara Due *ossamos amolar aDuela ,aca sem tra0er *roblemas *ara nossas casas. 'uando não se sabe estas coisas somos *erdoados mas os ax5s antigos  *reseram estes deeres e ensinam seus ,il%os o Due 5 tradição milenar  nos ax5s. 'uando se *re*ara uma I>a;o *ara este santo deeEse assentarF I>eman8 Oxum e Oxag>ian. Ogun8a tem como comida *redileta o cac%orro do mato/Due 5 um animal selagem Due na Y,rica l%e 5 o,erecido sem nen%um acom*an%amento de aes. M somente o cão e o modo do sacri,+cio 5 com*letamente di,erente do Due ,a0emos aDui no Brasil.  :o Brasil Ogun come bode acom*an%ado de bic%os de *ena e existe o OrU de ,undamento Due consiste da I>a;o entrar acom*an%ada de um cac%orrin%o como descrito no in+cio deste ca*+tulo. Seu eb) *rinci*alF

1 *ote de barro sem alça 3 acara85s 3 acaçs 3 bolas de ,arin%a 3 *ires 3 ekurus 2 bandeiras um*ouco maior Due a *essoa 1 es*ada de madeira 2 metros de morimF branco ermel%o e *reto 7CeEse a I>a;o de *5 com uma bandeira branca em cada mão tendo P sua ,rnte um *ote de barro sem alça. 7assaEse os morins tirando o suor  *assaEtudo e de*ositaEse no *ote. Os *ires são *assados e Duebrados e tamb5m de*ositados no *ote. ?amb5m a es*ada 5 Duebrada embaixo dos *5s e colocada no *ote. A bandeira da mão esDuerda Duebra e coloca no *ote Due ai direto  *ara a mata. ( a da mão direita a I>a;o corre com ela *ara o Duarto de Oxal Due 8 dee estar com uma can8ica onde a I>a;o en,ia esta  bandeira. (ste ebU/can8ica dee ser trocado de 3 em 3 dias at5 a sa+da do uru*i. (sse camin%o de Ogun tra0 muita resma *or isso deemos cuidar da segurança da casa tomando algumas *roidncias *ara se *reenir do Due *ode ir *ela ,rente. $olocaEse na cumieira da casa um *ote com gua um ebU e um in%ame do norte com uma bandeira branca tudo coberto com mari;o *ara abrandar a ira de Ogun e a*a0iguElo *ara o bem de todos os *resentes e da obrigação.

M um Orix raro *or5m ainda existe cabeças desse santo. :esta ,ase est ligado P Oxum tanto Due sua origem em do I8ex. Suas ,erramentas tanto as miniaturas do Iba como as usadas na salaF são douradas di,erenciandoEse dos outros Oguns. Suas estes são a0ul e dourado e seu kel 5 a0ul escuro intercalado com ,irmas de Oxum. Sua criação 5 toda amareladaF bode galos /menos a konken e o *ombo Due são brancos. $omo todo Ogun o mari;o *redomina. ( Duando em *ara a sala tomar  Rum o seu toDue 5 I8ex e ,a0 OrU de Oxum. Somente a*)s este OrU 5 Due ai dançar suas danças de guerra em ketu com toDues em akida;is.

ADui Ogum camin%a com (s%u 5 um santo muito Duente. A segurança da casa tem Due ser muito bem *re*arada adeDuandoEse *ara receber  Ogun nesta ,ase. $omo segurança colocamos ebU nos ! cantos do terreno e na cumieira  *or uma bacia de ebU um *ote de gua e uma traessa com 21 acaçs 21 acara85s  ekurus e um in%ame co0ido tendo ,incado um abebe de I>eman8 e uma bandeira branca. Suas estes são mais *ara o erde e seu kel 5 erde escuro leitoso. .AssentaEse tamb5m Osain I>eman8 e (s%u. $ome bodes galos konken e *ombo. OBSF 6ear um (ran 7atere cru *ara (s%u na encru0il%ada. &eito com  bo,e ,+gado coração dend e sal. (ntregar acom*an%ado de cac%aça c%arutos ,)s,oro e elas. $obrir a o,erenda com uma ,ran8a de mari;o.

(ste camin%o est ligado P O>a. Sua rou*a 5 a0ul marin%o branco e  bodeau. Suas ,erramentas de assento e das mãos são douradas. (ste santo come com F O>a Oxum. I>eman8 e I>e;a. Seus bic%os são brancos menos a konken Due 5 *intada. Seu eb) *rinci*alF 1 alguidar grande 4 acara85s 1 acaçs 3 in%ames co0idos 2 metros de morim branco. 1 de,umador de mirra e elecrim  elas. "il%o co0ido com amendoim e bastante a0eite doce. 3 oos 3 maçãs ua 3*eras 3 goiabas 7or o alguidar na ,rente da I>a;o e cobriEla com o morim. Acender o de,umador *assar o mil%o com o amendoim sobre a *essoa ir  colocando e arrumando no alguidar.

'uando terminar de *assar tirar o morim e cobrir o alguidar Due sair  *ara a mata. A I>a;o segue *ara tomar ban%o de abU ta*ete de Oxal saião man8ericão macaç ,ol%a de goiabeira e abre camin%o.

&ara saber de novos lan#amentos, cadastre%se no site '(eOri(a.)om.  receba , por email: undamentos de /árias 0ualidades de Ori(ás no )andombl2 3etu IJhttp s:44555.a(eori(a.com

Ogun a8o 5 mari;o Alakoro a8o e mari;o Ogun *a le *a lonã Ogun a8o e mari;o (l5 ki ,i 585 ;5 Ogun ia8a coberto de mari;o O sen%or do AkorU ia8a coberto de mari;o Ogun mata e *ode matar no camin%o Ogun ia8a coberto de mari;o M o sen%or Due toma ban%o de sangue. A;a xir Ogun U (ru 8o8o A;a Zir Ogun U Mru 8o8o 5ru 8585  :)s estamos bricando *ara Ogun com muito medo.  :)s estamos brincando *ara Ogun  :os com*ortamos calmamente mas com medo. Ogun nita eu r5 Ogun nita eu r5 Ba Os%ossi okU ri na lUd Ogun nita eu r5 Ogun tem Due ender as suas eras Ogun tem Due ender as suas eras (contraEse com Oxossi nos arredores da ,a0enda. Ogum tem Due ender suas eras. AlakorU elenum AlakorU elenum U reu reu reu

AlakorU elenum O sen%or do Akoro angloriaEse. O sen%or do Akoro angloriaEse. O sen%or do Akoro 5 aDuele Due conta it)rias. "e8i me8i Ogun me8 A logun me8 ir O sen%or das duas es*adas  :)s temos sete Ogun em Ir. Za Za Za Ogun U Ogun a8U e ku bal5 Ogun cortou cortou cortou ( ,oi bem recebido na terra. Ogun onir Onir Ogun AlakorU Onir Oba de Orun Ogun sen%or de Ir. O sen%or de Ir 5 Ogum. 7ro*rietrio do akoro 5 sen%or de Ir. Rei Due c%ega do Orun. Ogun ni alabed "ari;o od5 Od5 mari;o Ogun 5 o sen%or da ,or8a e caçador 'ue se este de ,ol%as noas de *almeiras e ,ol%as noas de *almeiras ele se este. Ogun d a rer Ir Ir Ogun 8 AkorU ;a de a rer Ir il Ogun 8 U Ogun de lutas Due c%egue P n)s Bem ,eli0 de Ir Ogun de lutas Due nos *rotege. $%egue P n)s e ,aça nossa casa ,eli0. Ogun xekor und Zekor Ogun c%egou *ara ,a0er a col%eita. (le recol%eu. ( onã korU Nnxer idã (le camin%a a*ressado *elos camin%os Brincando com a es*ada. A;a la si tu*ã

Si tu*ã "e8i me8i Ogun Si tu*ã  :)s son%amos em acalmar de uma e0. (m acalmar de uma e0. ois a dois Ogum. (m acalmar de uma e0. ( Ogun k) murele U Ai oba nixa Ogun dele ;a ai oba nixa Ogun não bebe em casa. O rei da terra Duem escol%eu. Ogun Due c%egou a nossa casa. O rei da terra Duem escol%eu. Ogun ob5 k) ia k) ia Ogun ob5 ko ia ko ia I8U i8U ,iri lãia Ogun ob5 ko ia ko ia Ogun o sen%or da es*ada não castiga. Ogun o sen%or da es*eda não castiga. 'uem tem a dança liremente no *eito. Ogum o sen%or da es*ada não castiga. Ogun ;a olori Ogun a lanu a k un8U Ogun 5 nosso comandande. M *ara Ogum Due abrimos a boca gritando e cantando. (ru 8 olonã d (ru 8 olonã d Ogun akorU ki i8a (ru 8 olonã d ?emos medo da briga do sen%or dos camin%os Due c%ega. ?emos medo do briga do sen%or dos camin%os Due c%ega. Ogum usa akoro *ara lutar. ?emos medo das lutas do sen%or dos camin%os Due c%ega. =ere ko mu a ;a ru ;er5 A;U A;U O bom c%egou não se *erdeu na multidão. $ondu0aEnos bom [-amos cultuElo. Ogun 5 *o si da ka >a Ogun 5 *o si da dU A> Ogun 5 *o si da dU Ogun condu0 trans,ormando cei,ando dilacerando. Ogum l%e condu0 com*letamente isolado.  :a terra Ogum condu0 com*letamente iendo isolado.

Nm in%ame do norte assado na brasade *re,erncia com dend. &a0er  um *ad de ;a8i e arrumar numa traessa de barro com o in%ame *or  cima. (n,eitar o in%ame com 21 taliscas de mari;o. Acender 1 ela e arriar nos *5s do Orix ou numa estrada.

$o0in%ar a l+ngua com dend tem*erando com cebola ralada e *imenta da costa. Arrumar numa traessa untada com dend e ,orrada com ,ol%as de abreEcamin%o. Arriar nos *5s do Orix ou na mata ou na estrada.

&a0er o mesmo *rocedimento da o,erenda anterior s) trocando a l+ngua  *or 2 evar roupas rituais, ou roupas destinadas de antemão para estas ocasiZes. % Sempre cobrirás tua cabe#a, e levarás em seu corpo os atributos que dão f2 de seu8uramento sa$rado. 77. &reparar o local do ritual. % >imparás, ordenarás e retirarás do lu$ar do sacrifLcio, todo elemento alheio ao SacrifLcio que se vai oficiar.

% +aranta medidas para fechar o cLrculo do local doritual, de maneira que possa impedir invasZes e interrup#Zes e(ternas. % *emonstrarás dedica#ão e profissionalismo, $arantindo as condi#Zes adequadas para o ritual. % &odemos usar a faca de sacrifLcio, e depois utili"ar facas au(iliares, desde que previamente consa$radas para esta finalidade, tomando a precau#ão de dispor de uma faca de sacrifLcio apropriada, e de al$umas facas au(iliares para ele$er a mais adequada, se$undo a opera#ão especLfica que estiver reali"ando. 777. &odes utili"ar faca de sacrifLcio e usar tamb2m como facas au(iliares, facas de serra, ou outras com laminas apropriadas para cortar estruturas de corte difLcil, desde que estas se8am de antemão consa$rados para este mister. *esta maneira, tomarás aprecau#ão de dispor de uma faca de sacrifLcio adequada, ou várias facas para escolher a mais adequada, sempre que o sacrifLcio e(i$ir. &ara substituir uma faca, o 's[$ún deve limpá%la nocouro do animal, passar um pouco de mel e colocá%la em repouso, recostada no al$uidar 9OberN que apara o 8\ com o cabo no chão. *ali somente será retirada quando suspender aobri$a#ão. Outra faca lhe deverá ser entre$ue enrolada num pano branco apropriado, se$ura com as duas mãos e em reverencia. O 's[$ún a receberá desenrolará e saudará novamente o dono de todas as facas 9Ọbẹ U$ún e continuará o sacrifLcio.

7/. . &ois não se concebe que no último momento, mandes buscar a faca de sacrifLcio que se esqueceu em outro local, ou al$um outro elementonecessário ao ritual. /. Oferecer á$ua fresca a terra. /7. 7nterro$ar as divindades que vão receber o SacrifLcio itual. % 'ntes do sacrifLcio, as interro$ará sobre o recebimento de seu oferecimento, mediante o recurso divinatNrio do Oráculo do ObL.

/77. Sacrificar sempre em nome de U$ún. % 'ntes de proceder ao sacrifLcio, renderás homena$em a U$ún, o spLrito da or#a, louvando%o, ou oferecendo%lhe a mais humilde e simples de tuas re"as, mas sempre a$radecendo e pedindo sua presen#a para observar.

/777. Ytili"ar a faca de sacrifLcio apropriada. % Xomarás a precau#ão de dispor de uma faca de sacrifLcio apropriada. % 'propriada, quero di"er Papropriada para voc
View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF