Ficha de verificação de leitura "O Ano da Morte de Ricardo Reis"...
Description
Ficha Fi chas s de veri verific fica a ão de de lei leitur tura a da Morte Morte de de R ic ardo R eis Ficha de verificação da leitura de O A no da Considerando a leitura que fizeste de O A no da Morte de Ri cardo R eis , de José Saramago, responde aos itens que se seguem. 1. Seleciona 1. Seleciona as três t rês afirmações verdadeiras. (A) (B) Lisboa.
O início da ação coincide com o final do ano de 1935. Ricardo Reis conhece Lídia no Hotel Bragança, na primeira noite que passa em
(C)
O primeiro encontro de Ricardo Reis com Fernando Pessoa acontece no cemitério.
(D)
O envolvimento amoroso de Ricardo Reis e Lídia decorre em paralelo com a aproximação do heterónimo pessoano a Marcenda.
(E)
Após a mudança para para a casa do Alto de Santa Catarina, Catarina, Ricardo Reis é interrogado interrogado pela Polícia de Vigilância e Defesa do Estado.
(F)
Ricardo Reis pede Marcenda em casamento, mas a jovem recusa a proposta.
(G)
Ricardo Reis decide acompanhar Fernando Pessoa, após ter conhecimento da gravidez de Lídia.
1.1. Corrige 1.1. Corrige devidamente as afirmações que consideraste falsas. 2. Seleciona a opção que completa adequadamente cada uma das afirmações. 2.1. Ricardo 2.1. Ricardo Reis regressa a Lisboa e, até à sua morte, vive na capital portuguesa durante durante (C) onze meses. (A) dois meses. (D) um ano. (B) nove meses. 2.2. A 2.2. A data realçada no título da obra – 1936 – destaca o contexto histórico em que decorre a ação, marcado por regimes políticos (C) democráticos na Europa e totalitário em (A) totalitários em Portugal e na Europa. Portugal. (B) totalitários na Europa. (D) democráticos na Europa e em Portugal. 2.3. 2.3. Ao longo do romance, é possível detetar marcas frequentes de intertextualidade com autores portugueses, nomeadamente (C) Cesário Verde e Gil Vicente. (A) Camões e Antero de Quental. (D) Fernando Pessoa e Camões. (B) Almeida Garrett e Fernando Pessoa. 2.4. 2.4. As duas mulheres com as quais Ricardo Reis se envolve amorosamente – Lídia e Marcenda – são (A) física e psicologicamente bastante distintas. (B) fisicamente (B) fisicamente semelhantes e psicologicamente diferentes. (C) fisicamente (C) fisicamente diferentes e psicologicamente semelhantes. semelhantes. (D) física (D) física e psicologicamente bastante semelhantes.
Thank you for interesting in our services. We are a non-profit group that run this website to share documents. We need your help to maintenance this website.