DAMÁSIO, Antônio. O erro de Descartes. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. PRIMEIRO PRIMEIRO ESTÁGIO ESTÁGIO DA LEITURA ANALÍTICA: ANA LÍTICA: REGRAS PARA DESCOBRIR O CONTEÚDO 1.
CLASSIFIQUE CL ASSIFIQUE O LIVRO DE ACORDO COM O TIPO E O ASSUNTO.
Neurobiologia. Filosofia. Biologia. 2.
DIGA SOBRE SOBRE O QUE É O LIVRO COMO COMO UM TODO, COM A MÁXIMA
BREVIDADE POSSÍVEL.
O primeiro tema do livro aborda a hipótese de que razão e emoção não são tão dissociáveis quando se pensava. O segundo tema principal, é a emoção. O Terceiro tema abordado é a perspectiva do corpo como um quadro de referências indispensáveis para o processo neural que experienciamos como sendo a mente. 3.
ENUMERE AS PARTES PRINCIPAIS EM SUA DEVIDA DEVIDA ORDEM E
RELAÇÃO, E DELINEIE ESSAS PARTES ASSIM COMO DELINEOU O TODO. INTRODUÇÃO
12.2 Damásio começou a escrever o livro com o intuito de propor que a razão não é tão pura quando se pensou. 12.2 A emoção era um componente integral da maquinaria da razão.12.3 não se pretende negar que as emoções e os sentimentos podem provocar distúrbios destrutivos nos processos de raciocínio. 12.3 Tampouco se pretende afirmar que, quando têm uma ação positiva, as emoções tomam as decisões por nós ou que não somos seres racionais. 13.1 HANS JONAS (heurística do temor): emoções e os sentimentos, auxiliam-nos na assustadora tarefa de fazer previsões relativamente a um futuro incerto.13.2 Sugerirei ainda que a razão humana depende não de um único centro cerebral, mas de vários sistemas cerebrais que funcionam de forma concertada ao longo de muitos níveis de organização neuronal.
2
13.3 HANS JONAS (evolução dos organismos primitivos) As ordens de nível inferior do nosso organismo fazem parte do mesmo circuito que assegura o nível superior da razão.14.2 emoção é o segundo tema central deste livro. 14.2 A essência de um sentimento é a percepção direta de uma paisagem específica. 15.1 Na paisagem do seu corpo, os objetos são as vísceras. O sentimento é a “vista” momentânea de uma parte dessa paisagem corpora.
15.2 sentimentos não são intangív intangíveis eis 16.3 POSSIVELMENTE HANS JONAS?: emoção e os sentimentos constituem a base daquilo que os seres humanos têm descrito há milênios como alma ou espírito humano. 16.4 terceiro tema do livro: o corpo pode constituir o quadro de referência indispensável para os processos neurais que experienciamos como sendo a mente. 17.2 A mente teve primeiro de se ocupar do corpo, ou nunca teria existido. 17.3 operações fisiológicas que denominamos por mente. 19.1 HANS JONAS (a última palavra da ciência sobre a natureza): ponto de vista sobre os limites da ciência: com ceticismo que encaro a presunção da ciência relativamente à sua objetividade e ao seu caráter definitivo. Tenho dificuldade em aceitar que os resultados científicos sejam algo mais que aproximações provisórias. PARTE 1 CONSTERNAÇÃO EM VERMOT: PHINIAS P. GAGE. GADE DEUXIY DE SER
GAGE. POR QUE PHINEAS GAGE? UM APARTE SOBRE FRENOLOGIA. UM CASO PARADIGMÁTICO “ A ,O CASO PHINEAS CAGE (RESUMO): (RESUMO): GAGE A POSTERIORI” ,O SOFREU SOFREU UM ACIDENTE E TEVE A REGIÃO PRÉ-FRONTAL PRÉ-FRONTAL LESIONADA. AS ANOTAÇÕES ANOTA ÇÕES QUE SE SEGUEM DÃO CONTA DAS CONSEQUÊNCIAS DA D A LESÃO. L ESÃO.
32.1 o que houve com Phineas Cage: Uma parte do sistema de valores continua a existir e pode ser utilizada em termos abstratos, mas encontra-se desligada das situações da vida real. 34.1 compreender a alteração de comportamento de Gage significaria acreditar que a conduta social normal requeria uma região cerebral correspondente correspondente particular. 40.3 Poderá Gage ser descrito como estando dotado de livre-arbítrio?
3
41.2 Cage perdeu algo de exclusivamente humano: a capacidade de planejar o futuro enquanto ser social. 41.2 Autoconsciência? Ver no original (na tradução o termo é “consciente de si mesmo”). Poderá ser descrito como um ser consciente de si mesmo, tal como qualquer de
nós? A REVELAÇÃ REVEL AÇÃO O DO CÉREBRO DE CAGE: CA GE: O PROBLEMA. UM APARTE SOBRE FOI UMA LESÃO L ESÃO SELETIVA A ANATOMIA DO SISTEMA NERVOSO. A SOLUÇÃO.57.2 FOI DOS CÓRTICES PRÉ-FRONTAIS DO CÉREBRO DE PHINEAS GAGE QUE COMPROMET COMPROMETEU EU SUA CAPACIDADE CA PACIDADE DE PL ANEJAR ANEJA R O FUTURO. UM PHINEAS CAGE MODERNO: UMA MENTE NOVA. REPOSTAS AO
DESAFIO. RACIOCINAR E DECIDIR SANGUE FRIO: EVIDÊNCIAS A PARTIR DE OUTROS CASOS DE LESÕES
PRÉ-FRONTAIS. EVIDÊNCIAS EVIDÊNCIAS A PARTIR DE LESÕES EM REGIÕES NÃO FRONTAIS. UMA REFLEXÃO SOBRE A ANATOMIA DA FUNÇÃO. UMA NASCENTE. EVIDÊNCIA A PARTIR DE ESTUDOS EM ANIMAIS. UM APARTE SOBRE EXPLICAÇÕES NEUROQUÍMICAS. CONCLUSÃO. 77.2 Não vou negar que as emoções não controladas e mal orientadas podem constituir uma das principais origens do comportamento irracional. 78.1 A redução das emoções pode constituir uma fonte igualmente importante de comportamento irracional. 81.4 “matriz de Phineas Gage”: depois de sofrer a lesão dos córtices frontais, sua
capacidade para escolher o curso de ação mais vantajoso foi perdida; apesar de ter conservado capacidades intelectuais intatas, as emoções e os sentimentos estavam comprometidos. 95.1 experimento com animais: lesões equivalentes em macacos causam uma deficiência no processamento emocional, como foi demonstrado primeiro por Larry Weiskrantz e depois confirmado por Aggleton e Passingham. Além disso, ao trabalhar com ratos, Joseph LeDoux mostrou, sem sombra de dúvida, que a amígdala desempenha um papel nas emoções.
Thank you for interesting in our services. We are a non-profit group that run this website to share documents. We need your help to maintenance this website.