Trazendo uma entrevista inédita com E. C. Nickel, criador do herói ULTRAX, realizada por Lancelott Martins, além de duas...
ÍNDICE Capa de E. C. Nickel – Ultrax Índice e Tira de “Zé“Zé-Man”, de João Carlos Magiero Editorial – André Carim e Tira de Josi OM Entrevista com E. C. Nickel, por Lancelott Martins HQ: “Programa de Índio” Índio”, com Ultrax, de E. C. Nickel HQ: “ULTRAX “ULTRAX”” – Origem, de E. C. Nickel Ilustração de Luiz Iório Resenhas e Divulgações – André Carim Seção Resgate
2 3 4 11 21 48 49 52 HQ: “CRÂNIO “CRÂNIO - DECADÊNCIA”, DECADÊNCIA”, de Francinildo Sena e Antônio Gabriel 53 HQ: “CRÂNIO – CAÇADA” CAÇADA”, de Francinildo Sena e Gilberto Borba 65 Fórum – André Carim 74 Coluna: Coluna: “MULTIVERSO “MULTIVERSO HEROICO”, HEROICO”, por Elinaudo Barbosa 76 HQ: “OLIMPO “OLIMPO”, ”, de Luiz Iório 78 HQ: “OLHOS NA SELVA” SELVA”, de Luiz Iório 80 Contracapa: FORÇA EXTREMA, de Fernando César R. Fonseca com cores e finalização de Lancelott Martins.
Alguns de nossos maiores desenhistas/roteiristas desenhistas/roteiristas não são s ão conhecidos pelos amantes de HQs aqui no Brasil, e eu me incluo nesse rol de leitores e amantes de quadrinhos nacionais. A cada dia que passa, belas surpresas me chegam, sejam por indicações indicações de amigos ou por pesquisa que realizo nas páginas sobre o assunto, que curto e visito. Uma delas é o grande E. C. Nickel, criador do herói Ultrax, e que eu não conhecia. Mas essas surpresas tem sido excelentes exemplos do talento de nossos artistas e dos quadrinhos que eles produzem. Um dos objetivos do Múltiplo sempre foi resgatar a memória dos quadrinhos brasileiros, para que não se percam grandes trabalhos que outrora povoaram a imaginação de nossos pais, avós, enfim, daqueles que nos antecederam de forma brilhante. Então, nada mais justo do que entrevistarmos esses grandes mestres e aprendermos com eles, bem como recuperarmos HQs e informações que, muitas vezes, se perderam. perderam . Por isso, é com grande prazer que trago E. C. Nickel para vocês, juntamente com duas HQs de seu herói. Se divirtam, como eu estou, ao descobrir todo esse material. Ah, e divulguem, comentem, distribuam o Múltiplo. Múltiplo. E antes que eu me esqueça, nessa edição a estreia da seção “RESGATE”, onde sempre teremos um grande quadrinhista trazendo uma HQ antiga para vocês, as desse número são com o Crânio, de Francinildo Sena. Boa leitura, amigos!!!
http://multiplozine.blogspot.com.br/ e https://www.facebook.com/groups/410201319362851/
[email protected]
Fanzine Múltiplo e Adriana Dee, a Agente Laranja, registrados na Biblioteca Nacional sob o número 83.569 em 19 de julho de 1993 – Autor e criador: André Carim de Oliveira.
E.C. Nickel por E.C. Nickel. (aqui, fale um pouco de você, quando começou nos Quadrinhos, suas preferências, etc...)
Nickel, você esteve presente na maioria das editoras emergentes no Brasil como a Grafipar, Vecchi, Press, Abril e ICEA e em outras mídias autorais e independentes... Como se deu sua entrada neste cenário? O que você encontrou de receptivo? Foi bom para sua arte?
Nickel, seu traço é marcante e tem uma leitura dos artistas de década de 80, e de certa forma peculiar, tem muita personalidade e é como se fosse
uma assinatura que já o identifica como – “este é do NICKEL! Sua escola natural teve influências, creio, de vários vá rios artistas? Algum em especial?
Você também é um exímio roteirista... Escrever E screver para você é um exercício de criatividade? Onde você mais busca suas inspirações? Você tem material publicado em vários gêneros nos quadrinhos. Tem preferências por gêneros, tipo, ficção, terror, romance, superheróis, etc.?
Você foi um dos primeiros artistas, no Brasil, a se utilizar do Quadrinho
Digital. Basta lembrar que uma de suas maiores criações – ULTRAX, surgiu no QUADROID, em PDF e foi o herói mais popular, sem ter uma única revista impressa, naqueles idos... Fale-nos dessa experiência.
Como foi, também, publicar no exterior no site gringo Midnite Comics? Com seu material traduzido? Foi uma boa experiência? Produziu resultados?
MARSHALLSDEATH
Você tem grandes parceiros e fantásticos, e aqui destaco o Alexandre Lobão. Este parece ser um dos grandes legados de trabalho feito em conjunto con junto nos Quadrinhos, Quadrinhos, que ainda hoje se mantém... É importante parcerias parcerias para se produzir hoje (e ontem) no Brasil?
Fale-nos de ULTRAX... Como surgiu a ideia de um personagem tão inusitado e cheio de humor, diante de uma tragédia, que o transformou em um “super”. Vimos que, na Editora ONDAS (1991), você publicou um personagem
(eu gostei muito) chamado: ULTRAX, meio que uma sátira sobre o gênero “super-herói”, foi o ponto de partida? E ainda dentro dessa pergunta, fica claro no seu roteiro do ULTRAX, a sua incursão, com o que chamamos hoje de easter eggs, citando vários ícones de diversas mídias, foi f oi proposital?
Outro grande personagem surgiu no gênero Terror - Ophidya, A Rainha Serpente. Esta saiu na revista Spektro/Sobrenatural/Vecchi,
marcando muito os leitores do gênero. Uma personagem formidável. Tem algum material inédito dela?
Piloto Androide e Stone, continuam com HQs produzidas? O QUADROID continua disponibilizando material inédito?
Você tem o Alucinado e o Brutus... Eles esmagam? Ahahah!!!
Suas homenagens aos grandes ícones, como Lee, Kirby, parece pa rece ser proposital. Você gosta dos comics? Qual o papel dos comics na sua formação f ormação como roteirista e artista?
Por fim, fale-nos de seus projetos, de você e de que mais achar pertinente. Eu, aqui como seu entrevistador, quero lhe dizer que sou um grande fã seu, do seu trabalho, dos seus personagens, do seu texto, dos seus parceiros e muito grato por ter a honra de conhecêlos. Abração Mestre!
Edição mais do que sensacional, André. Tony Fernandes é maravilhoso. Epopeia está arrasando. Iório é show. E o que falar de Anderson Gomes? Um grande amigo meu, fizemos faculdade juntos. Anderson é um grande amigo e um grande artista. Abração.
Olá, André. Tenho interesse na edição impressa da Múltiplo nº21 e aguardo confirmação para o depósito para a edição nº19. Grande abraço.
Olá, André, tudo bacana? Parabéns pela nova edição ;) Só um pedido, poderia enviar para o meu outro e-mail? Porque esse que tenho tem um espaço limitado em disco. Por favor, delete esses dois da sua lista, ficará mais fácil para mim, inclusive no acesso ao e-mail. Sucesso, grande abraço. -
Olá André, boa tarde. Vi no Scrib, o Fanzine ilustrado nº 6, fevereiro 2018, com capa do Mestre Shima, que me parece uma homenagem a Jonah Hex. Isso é citado na edição? E gostaria de saber o preço do exemplar. Muito obrigado pela atenção.
André, boa tarde! Eu gostaria de adquirir a edição 21 de Múltiplo, que conco ntém entrevista com Tony Fernandes. Qual o valor? Qual a forma de pagamento? Também: gostaria de saber como faço para participar de uma edição. É possível? Muito obrigado. Abraço! -