Modelos Regras de Negócios

July 24, 2023 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Modelos Regras de Negócios...

Description

 

MODELO DE NEGÓCIO ID do documento: Responsável pelo documento:

Data documento:

/   / 

ID Projeto:

HISTÓRICO DE REVISÕES Data de criação/ atualização

Descrição da(s) Mudança(s) Ocorrida(s)

Autor

Versão do ID. Documento Solicitação de Mudança

 

1 Voc ocab abul ulár ário io d do oN Neg egóc ócio io < Nessa seção devem ser descritos os principais termos pertinentes ao negócio, a fim f im de esclarecer a terminologia terminologia utilizada pelo cliente.>

Termo

Descrição

Sinônimo

2 Ca Caso soss d dee U Uso so de Ne Negó góci cio o Um caso de uso de negócio é uma seqüência de ações realizada em um negócio que produz um resultado de valor observável para um ator do contexto do negócio. Os processos de um negócio são definidos como vários casos de uso de negócio diferentes, cada um representa um fluxo de trabalho específico no negócio. Uma coleção de casos de uso de negócio fornece uma visão geral do negócio muito útil para informar aos funcionários sobre as diferentes partes do negócio que estão sendo realizadas e os resultados esperados. Um processo de negócio gera valor para o negócio ou minimiza os custos para o negócio. A figura 1 mostra um exemplo de caso de uso de negócio.

<

 

Figura 1 – Caso de uso de negócio relacionado ao Check-In no Aeroporto Fonte:

Em uma model odela agem gem de negóci gócio os contr ontro olada por ca caso so de uso sã são o desenvolvidas duas visões do negócio: quê” é visão externa do negócio: o caso de uso de negócio define “ o quê” • essencial realizar para que o negócio forneça os resultados desejados ao ator. Define, também, qual  interação o negócio deve ter com os atores quando é executado. visão visã o interna inte rna do negócio ne gócio : a realização de casos de uso de negócio define • como o tr trab abal alho ho deve deve ser ser orga organi niza zado do e real realiz izad ado o para para alca alcanç nçar ar os resul res ultad tados os deseja desejado dos. s. Uma Uma realiz realizaçã ação o ab abran range ge os traba trabalha lhador dores es de negócios, as entidades de negócios envolvidas na execução de um caso de uso de negócio e os relacionamentos relacionamentos entre eles. Di Diag agra rama mas s de ativ ativid idad ades es da UML UML e diag diagra rama mas s de work workfl flow ow pode podem m ser  ser  utilizados para visualizar a descrição do processo de negócios, ou seja, as atividades do negócio, o fluxo de informação entre elas e a origem e o destino das informações. Um diagrama de atividades, por exemplo, pode ser usado para ilustrar o fluxo de trabalho de um caso de uso de negócio. Esse diagrama explora a ordem das atividade ativi dades s que são realiza realizadas das para alcançar alcançar as metas metas do negócio. negócio. Dentre essas atividades pode-se ter atividades manuais e/ou automatizadas. A figura 2 apresenta um di diagr agram ama a de ativid atividade ades s rel relaci aciona onado do ao caso caso de uso de negóci negócio o “Check “Check-In -In Individual”” do modelo de casos de uso de negócio Check-In no Aeroporto (figura 1). Individual

 

Figura 2 – Diagrama de atividades do caso de uso de negócio “Check-In Individual”  Fonte:

3 Regras do Neg egó ócio < Regr Regras as de negó negóci cio o (t (tam ambé bém m cham chamad adas as de regr regras as de domí domíni nio) o) desc descre reve vem m tipicamente requisitos requisitos ou políticas que transcendem um projeto de software – elas são necessárias no domínio ou no negócio e muitas aplicações podem precisar respeitálas. Um exemplo são as leis sobre impostos governamentais. Os detalhes das regras de domínio podem ser registrados na especificação dos requisitos, mas como elas são usualmente usualmen te mais duradouras e aplicáveis aplicáveis do que para um projeto de software, colocálas em um artefato central de regras de negócio (compartilhado por todos analistas da empresa) leva ao melhor reúso do esforço de análise. Exemplo:

Id Regra Regra Regra Reg ra 1

Reg egrra 2

Mutabilidade

Regras Regras de descon desconto to p par ara a compr comprad adore ores. s.  Alta. Cada varejista Empregado: 20% usa regras diferentes. Cliente Preferencial: 10% Idoso: 15% Resti estitu tuiç içõ ões de pag pagam ame ento a cr créd édit ito o Baixa. podem somente ser pagas como crédito à co conta nta de crédit crédito o do co compr mprad ador or,, não em dinheiro.

Fonte

Política Varejo.

de

Política da companhia de autorização de crédito.

Referência: LARMAN, C. Utilizando UML e Padrões: Uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. Porto Alegre: Bookman, 2007. Para marcar quais das regras de negócio devem ser atendidas pelo software a ser desenvolvido, sugere-se uma coluna na tabela anterior que define o(s) ID(s) do(s) projeto(s) os quais as regras de negócio são utilizadas.

 

No exemplo, a seguir, a regra 1 é utilizada tanto no projeto “AAA” quanto no projeto “BBB” daquele cliente.

Id

Regra

Regra 1

Regras de desconto compradores. Empregado: 20% Cliente Preferencial: 10% Idoso: 15%

Mutabilidade

Fonte

tica para  Alta. Cada Polític varejista usa Varejo. regras diferentes.

ID Projeto de AAA

BBB

Uma regra de negócio define ou restringe um aspecto do negócio, a fim de afirmar a estrutura do negócio ou influenciar o comportamento do negócio.  As regras de negócio definem como o negócio funciona, podem abranger suas  políticas, interesses, objetivos, compromissos compromissos éticos e sociais, obrigações contratuais, contratuais, decisões estratégicas, leis e regulamen regulamentações, tações, entre outros. Regras de negócio, freqüentemente, focam questões de controle de acesso,  podem, também, fazer parte dos cálculos nos negócios e focam as políticas da organização. Por exemplo:  professores têm permissão de acessar e modificar as notas dos estudantes das disciplinas as quais ele é responsável somente; co conve nversã rsão o de uma uma nota nota de pe perce rcentu ntual al (como (como 91 91%) %) pa para ra uma let letra ra significativa significati va no contexto (como “A“); •







>

a política damais universidade é reprovar termosemestre. cursado caso o aluno reprove em de duas disciplinas nono mesmo Professores assistentes só podem administrar grades de estudantes se autorizados autoriza dos pelos professores efetivos.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF