Modelo orientativo para desenvolvimento de ordem de serviço conforme requisitos legais da NR-1 do MTE....
Logo da empresa
ORDEM DE SERVIÇO RAZÃO SOCIAL:
NOME FANTASIA:
RAMO DE ATIVIDADE: Fabricação de esquadrias metálicas
Código de Atividade: 25.12-8-00
Observações: informar alterações nos processos de
ENDEREÇO:
trabalho ao serviço de segurança do trabalho.
CNPJ: Ordem de Serviço 01/10 Função: Serralheiro
DOCUMENTO ORIGINAL
REVISÃO
20 de janeiro de 2010
Documento de acordo com item 1.7 da Norma Regulamentadora nº 1, da Lei nº 6.514/77 e aprovada pela da Portaria nº 3.214 de 1978 e ainda art. 157 do Capítulo V da CLT.
1 - Objetivo: Informar o trabalhador sobre os perigos e riscos inerentes a sua profissão. Capacitar os mesmo para a prática do trabalho seguro através de treinamento eficiente no reconhecimento dos agentes insalubres e perigosos e na adoção de proteção de caráter coletivo e individual.
2 - Diretrizes de Segurança e Saúde do Trabalho: 2.1 – Trabalhar com consciência de suas atividades, suas ações e dos impactos que as mesmas podem causar para sua saúde, segurança e para o meio ambiente; ambie nte; 2.2 – O trabalho em altura pode ser perigoso quando realizado sem segurança, portanto toda atividade deve ser executada de forma séria, com atenção e comprometimento com o melhor resultado; 2.3 - Toda atividade deve ser analisada antes de sua realização. Nenhum tr abalho deve ser feito quando houver alguma dúvida do procedimento. Pare e procure ajuda; 2.4 - Trabalhar sempre com foco na verdade, no bom relacionamento com seus companheiros de profissão, respeitar as políticas da empresa e sempre comunicar ao seu superior qualquer anormalidade em suas atividades, nos equipamentos de segurança e ou no ambiente de trabalho; 2.5 – Para toda atividade em que haja algum risco r isco potencial à segurança e à saúde do trabalhador o mesmo deverá ser alertado sobre tal situação. Os riscos deverão ser eliminados e ou amenizados com o implemento de um ambiente seguro de trabalho através de medidas administrativas, instalação de proteção coletiva e ou distribuição de equipamentos de proteção individual de acordo com o risco existente; 2.6 – Todo acidente de trabalho deve ser comunicado imediatamente imed iatamente ao superior imediato que deverá tomar as ações previstas nas Leis Previdenciárias e de Segurança do Trabalho; 2.7 – Não brinque em serviço, não improvise ferramentas e tão pouco tente realizar alguma atividade para a qual não foi treinado e ou capacitado; 2.8 – Siga corretamente os procedimentos internos de segurança e de trabalho; 2.9 – Mantenha seu ambiente de trabalho sempre limpo e organizado. Comunique qualquer irregularidade, como vazamentos, mau funcionamento de máquinas e equipamentos para os setores responsáveis. Faça parte da melhoria contínua. 2.10 – Para o transporte de pesos excessivos, faça o uso de equipamentos adequados para tal fim ou faça o transporte com a ajuda de mais pessoas; FOCO – – – ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Contato: (12) 3902 2474 – 8804 3559 – 8825 1869 –
[email protected]
Logo da empresa 2.11 – Comunique desvios e incidentes ao seu superior. Esses dados podem contribuir para o aprimoramento da Gestão de Segurança; 2.12 – Em caso de emergência procure pelo Corpo de bombeiros ou setores de saúde pública ou privada mais próxima. Em seguida comunique o ocorrido ao seu superior hierárquico.
3 – Identificação de riscos e medidas preventivas: ATIVIDADE
RISCOS
Trabalho em altura para instalação de estrutura metálica.
Pintura de peças.
Batida contra, queda, mal estar por alterações de pressão arterial, contusões, escoriações. Fadiga. Dores por mau posicionamento, insolação e risco de morte devido à queda de altura.
Intoxicação por exposição a solvente e tintas. Tonteira, dor de cabeça e mal estar.
Lixamento e corte de peças.
Cortes, contusões, exposição a riscos químicos e físicos, queimaduras e perturbações do SNC devido a exposição ao ruído.
MEDIDAS DE PROTEÇÃO
Luvas de malha e ou vaqueta uniforme com blusa de manga longa, óculos de proteção, botas de segurança, capacete de segurança e cinto de segurança. Controle médico periódico da saúde. Treinamentos de capacitação.
Treinamento e capacitação contínua. Utilização de mascara de proteção respiratória, óculos de segurança e luvas impermeáveis.
Treinamento e capacitação dos funcionários. Utilização dos EPI adequados,
RECOMENDAÇÕES Antes de escalar observe as condições de todos os equipamentos de proteção. Nunca escale se os equipamentos estiverem em condições duvidosas de segurança. Não escale em dias de chuva ou tempestade. Não escale no período noturno. Se não estiver se sentindo bem, espere até que suas condições normais estejam restabelecidas. Escale com calma e atenção, utilizando todos os EPI fornecidos pela empresa. Utilize os óculos de lente escura para os dias ensolarados.
Utilize sempre os EPI adequados. Trabalhe em local ventilado. Paralise os serviços se não estiver se sentindo bem. Comunique ao seu supervisor qualquer problema. Sempre utilize o protetor auricular e óculos de proteção durante essas tarefas. Verifique as condições dos equipamentos antes de utilizar. Utilize luvas de vaqueta ou raspa nessa atividade.
O FUNCIONÁRIO DEVE ESTAR COMPROMETIDO COM OS PROCEDIMENTOS, RESPEITAR E CUMPRIR AS NORMAS DA EMPRESA E DO CLIENTE. O FUNCIONÁRIO DEVE TER CONHECIMENTO QUE SEUS DESVIOS DE CONDUTA CONSTITUEM EM FALTA GRAVE E SÃO PASSÍVEIS DE PUNIÇÕES PREVISTAS EM LEI, DE ACORDO COM A CLT E NORMAS REGULAMENTADORAS nº 01 e 06 DO MINISTÉRIO DO TRABALHO. ESTOU CIENTE DE TODAS AS INFORMAÇÕES, INFORMAÇÕES, ACIMA CITADAS, E CIENTES DAS PUNIÇÕES QUE POSSO VIR A SOFRER EM CASO DE DESCUMPRIMENTO DAS MESMAS. DATA: ____________
NOME: ____________________________________ ______________________________________ __
RG:_________________________ RG:_______________________ __
ASSINATURA: _______________________________ ___________________________________________ ____________
FOCO – – – ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Contato: (12) 3902 2474 – 8804 3559 – 8825 1869 –
[email protected]