Métodos de Alfabetização

October 11, 2022 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Métodos de Alfabetização...

Description

 

MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO Professora: Natalia Duarte

 

istória dos métodos de ensino da leitura e da escrita

H

Os métodos de ensino foram sendo criado doss a fim de superar os problemas enfrentados nas ações dentro das salas de aula e facilitar a aprendizagem. Eles estão organizados em dois grandes grupos: métodos sintéticos métodos analíticos A

determinaram dambos leitura e escr escrita. ita. por muito tempo o sistema de ensino

 

Métodos Sintéticos Os métodos sintéticos foram desenvolvidos e aplicados num momento em que a escola, uma instituição que estava sen endo do in inic icia ialm lmeent ntee orga organi nizzad ada, a, apr pres eseent ntav avaa pr prec ecár ária iass condições de funcionamento, e em virtude de diversos asp spec ecto tos, s, ent ntrre el eles es as di difi ficu culd ldad ades es de ut util iliz izaç ação ão e de man anut uteenç nçãão e do alto lto cus ustto do mater ateria iall pa parra es escr criita, ta, priorizava o ensino da leitura. Para o desenvolvimento de tal atividade, eram utilizados os métodos: Alfabético

Fônico Silábico

 

Método Sintético Alfabético O método alfabético ou de soletração é considerado o mét étod odoo mai aiss an anti tigo go,, em empr preega gado do de dessde a Gr Gréc écia ia.. Te Tem m como unidade principal a letra letra.. A seqüência de ensino é: 1) ordem cr cresce escente nte de dificulda dificuldade, de, iniciando iniciando pela decor decoraçã açãoo oral das letras do alfabeto; 2) seu reconhec reconhecimento imento poste posterior rior em pe pequenas quenas seqüênci seqüências; as; 3) a sseqüê eqüência ncia de ttodo odo o alf alfabe abeto; to; 4) let letras ras isol isolada adas; s; 5) de deco cora raçã çãoo de to todo doss os ca caso soss po poss ssíve íveis is de co com mbinaç binaçõe õess silábicas; 6) m meemorização sem que se estabelecesse a relação letra/som.

 

Método Sintético Fônico O método fônico tem como unidade central o fonema e passou a ser adotado no lugar do alfabético na tentativa de superar a grande dificuldade existente naquele por causa da diferença entre o nome som da letra. Parte do principio de que é necessário ensinar as relações entre sons e letras, para que seja possível estabelecer relação entre a palavra esc scrrita ita e a fal alaada da,, se send ndoo esse o pr priinc nciipa pall ob obje jettivo do método mét odo fônico. Seu ensino parte do mais simples para o mais complexo, ensinando: 1)vogais, suas formas e som; 2)consoantes e a relação delas com as vogais; 3)o alfabeto formando as através palavras.de sons, que unidos a outros sons vão

 

Método Sintético Silábico D

molve étveuodu-s o se fôonicmoét , odo soegusi ilábi ndbic oco aqu rciliz hiza a a saintsí étlaba icba a, deosenv dese nvol étod silá quem e aut util síla como unidade principal para o ensino da leitura e escrita. O método possui a vantagem de trabalhar com a sílaba, isso possibilita uma melhor relação dos segmentos da fala com os da escrita. Porém isso não foi suficiente para superar os problemas decorrentes, entre eles a artificialid artifi cialidade ade dos text textos os criados para o ensino. Foii o mét Fo étod odoo mai aiss util utiliz izaado no Br Braasi sill e ai aind ndaa muit uito presente na escola brasi presente brasileira. leira. Apesar de suas vantagens esse método está superado em função de trabalhar na perspectiva de ensino e aprendizagem da língua escrita, em que se priorizam o treino e a repetição, bem como a leitura mecânica que se dá por meio da decodificação do código escrito.

 

Métodos Analíticos Os métodos analíticos, ao romperem com o processo de decifração, propõem formas de trabalho que priorizam a análise e compreens nsãão, defendendo a inteireza do fenômeno do processo de percepção Seu ensinoda temlíngua comoeunidade de análise a palavra,infantil. a frase e o texto tendo como estratégia inicial a compreensão global para posterior analise das unidades menores. Os principais principais mét métodos odos analític analíticos os são: Palavração

Sentenciação Global

 

Método Analítico da Palavração O mét étod odoo de pa pala lavr vraç ação ão co conf nfor orm me fo foii intr introd oduz uzid idoo po por  r  Comênio em meados do século XVII, as palavras são apresentadas de forma agrupada, e geralmente seu ensino parte do pressuposto de que os alunos aprendem a reconhecê-los através da memorização de sua configuração gráfica. As atividades são desenvolvidas tendo como proc oceedim diment ntoos o uso de cartões de fi fixxação, em que rela re laci ciona onam m pa pala lavr vras as e grav gravur uras as,, tam também bém sã sãoo ut util iliz izad ados os exercícios sinestésicos para o movimento da escrita de cada palavra.

 

Método Analítico da Sentenciação O método de sentenciação tem como unidade central a sentença, que após ser traba ballhada hada e reconhe heccida globa ballment ntee passa a ser  decomposta em posteriormente em palavras sílabas. e No Brasil existem poucos estudos que explicam sua utilização, mas Rizzo (1986) apresenta algumas vantagens em sua utilização como a de atender os princípios mais avançados de aprendizagem da época, mas também tam bém apres apresenta enta suas desvantagens, como a ênfase na memorização ao invés da análise.

 

Método Analítico Global de contos ou historietas Presente no Brasil desde o inicio do século XX. Ele possui como unidade de análise o texto, e é considerado uma exte ex tens nsão ão do mé méto todo do de se sente ntenc ncia iaçã ção. o. Pr Prim imei eira rame ment ntee é realizada a leitura do texto,epara posterior das sentença sentenças, s, das palavras finalm finalmente ente dasreconhecimento sílabas. É importante destacar que como o foco do trabalho era o sentido, o professor priorizava um convívio significativo com o texto para posteriormente introduzir o processo de decomposição.

 

O Construtivismo e o Letramento: contexto atual Baseado doss nos estudo doss de Pia iage gett, e cons nsiiderado um umaa abordagem impacto noolvi campo dar  al alfa fabe beti tiza zaçã ção, o,de ogrande co cons nstr trut utiv ivis ism moconceitual fo foii dese desenv nvol vido do po por  Emiilia Em lia Fer errreiro iro e Ana Tebe berros osky ky (19 1985 85)), te tem m com omoo premisse a psicogênese da língua escrita. É uma teoria que pass pa ssaa va vallor oriz izar ar a for orm ma com omoo a cri riaanç nçaa de dessenv nvol olve ve a aprendizagem em relação a escrita, essa entendida como um sis isttem emaa de representação. O constr trut utiivismo, ao contrário do que muitos pensam, não é um modelo pedagógico, mas uma teoria do conhecimento, que pode auxiliar na ação pedagógica.

 

O Construtivismo e o Letramento: contexto atual Enfim, essa teoria lançou aos professores o desafio de planejar e desenvolver a partir de uma nova compreensão sobre o proc oceesso de leitura e escrita ta.. Defe fend ndee um umaa alfab al fabeti etizaç zação ão con contex textua tualiz lizada ada e si signi gnific ficati ativa va atr atravé avéss da adaptação das práticas dealeitura e escrita para sala de aula, já didática que é possível realizar descoberta do princípio alfabético, quando as crianças são expostas a situaçõesprob pr obllem emaa em qu quee sã sãoo de desa saffia iado doss a cr cria iarr hi hipó póttese eses no sentido de refletir sobre a escrita. Os defensores dessa proposta acreditam que é através da imersão da criança nas práticas sociais de leitura e escrita que a alfabetização ocorre, não sendo necessário o ensino das correspondências fonema-grafema, ou da consciência fconceit on onol ológ ógi i c a , po poi i s is iss s o sã são o c on ons s e qü qüê ê nc ncia ias s da e vo vol l uç uçã ã o conceitual ual da criança em proces processo so de aprendizagem aprendizagem..

 

amos assistir agora aos seguintes vídeos de métodos

V

http://video.google.com/videoplay?docid=6719067405196204035#

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF