Mensagem, Fernando Pessoa

March 30, 2023 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Mensagem, Fernando Pessoa...

Description

 

Mensagem Fernando Pessoa

A flosofa da Mensagem 





Visão ocultsa da hisória: a história e os seus heróis são sempre apresentados apresentados como o

produto e os intérpretes intérpretes de uma vontade divina transcendente. “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce” Nacionalismo místco: os conceitos de pátria e de nação estão sujeitos a um processo de miologização, valorizando-se não o herói que houve mas sim o herói que há (o mito). Sebastanismo racional e proféco: Pessoa opõe se a um sebasanismo passadista e tradicional, traz consigo a inovação de um pensamento mais virado para o futuro no qual Portugal teria um designo divino a cumprir, cumprir, a criação do Quinto Império, que iniciaria com o regresso de D. Sebasão.

Quino Império Portugal é apresentado como uma espécie de salvador, salvador, uma nação líder que conduzirá a humanidade na concrezação de um novo império, o Quino Império. Este apresenta-se como imaterial, cultural e universal cujo centro será Portugal e que acontecerá acontecerá com o regresso de um Messias (D. Sebasão). Este perspeva perspeva de Pessoa relaciona-se com a supremacia espiritual de Portugal e do seu povo, hisoricamene predestnado predestnado ao presgio e à superioridade .

Naureza Naurez a épico-lírica Mensagem juntou e conciliou dois modos literários disntos, o lírico e o épico, sabendo harmonizar a matéria épica de exaltação de um passado heroico com a expressão lírica da atude intencionalmente introspeva. Dimensão épica: parte de uma base

histórica, no caso, heróis e feitos da história de Portugal, porém não tem como objevo contar os feitos nem contá-los de forma seguida como uma narrava, o que importa realçar são os símbolos e os mitos deixados por essa história.

Caracerístcas épicas:  

3ª pessoa gramacal g ramacal

 

Exaltação das ações heroicas

 

Figuras e conhecimentos históricos Figuras de alto estatuto moral e social

 

Dimensão lírica: o poeta exprime o desejo

de renascimento da pátria de forma subjeva e introspeva, numa contemplação interior, caracterísca do texto lírico.

Micação dos heróis

Caracerístcas do exo lírico:

1ª pessoa gramacal g ramacal  

Interiorização da matéria épica

 

Perspeva Perspe va simbólica dos heróis

 

Aproximação do “eu” e da pátria

 

 

Divisão em poemas individuais

Esruura simbólica da obra A Mensagem encontra-se dividida em 3 partes e conta com 44 poemas. I-“Os Campos”

II-“Os Castelos”

1ª Parte Brasão (5 secções) III-“As Quinas”

IV-“A Coroa”

V-“O Timbre”

2ª Parte “Mar Português” (12 ecções)

3ª Parte “O Encoberto” (12 secções)

I-“Os Símbolos”

II-“Os Avisos” III-“Os Tempos”

O dos Castelos O das Quinas “Ulisses” “Viriato” “O Conde D. Henrique” “D. Tareja” “D. Afonso Henriques” “D. Dinis” “D. João o Primeiro” “D. Filipa de Lencastre” “D. Duarte, Rei de Portugal” “D. Fernando, Infante de Portugal” “D. Pedro, Regente de Portugal” “D. João, Infante de Portugal” “D. Sebasão, Rei de Portugal” “Nun’Álvares Pereira” “A Cabeça do Grifo: O Infante D. Henrique” “Uma Asa do Grifo: D. João o Segundo” “A Outra Asa do Grifo: Afonso de Albuquerque” I-“O Infante” II-“Horizonte” III-“Padrão” IV-“O Mostrengo” V-“Epitáo V-“Epit áo de Bartolomeu Dias VI-“Os Colombos” VII-“Ocidente” VIII-“Fernão de Magalhães” XI-“Ascensão de Vasco da Gama” X-“Mar Português” XI-“A Úlma Nau” XII-“Prece” “D. Sebasão” “O Quinto Império” “O Desejado” “As Ilhas Afortunadas” O Encoberto” “O Bandarra” “António Vieira” “Screvo meu livro à beiramágoa” “Noite” “Tormenta” “Calma” “Antemanhã”

 

“Nevoeiro” Assim, a estrutura da Mensagem, transgura e repete a história duma pátria como o mito dum nascimento, vida, morte e renascimento de um mundo. A cada um destes momentos corresponde (respevamente) o “Brasão”, o “Mar Português” e “O Encoberto”. O “Brasão” corresponde à primeira parte e

“O Encobero” corresponde à terceira

ao plano narravo história de Portugal, n’Os Lusíadas, ondedaencontramos heróis mícos ou micados, desde “Ulisses” a “D. Sebasão, rei de Portugal”.

parte, onde se as insinua que odeRei Encoberto virá, “segundo profecias Bandarra ea visão do Padre António Vieira, numa manhã de nevoeiro”. Assim, a terceira parte, é toda ela um m, uma desintegração; desintegr ação; mas também toda ela cheia de avisos, de forças ocultas prestes a virem à luz depois da “Noite” e “Tormenta”, dando origem ao novo ciclo que se anuncia: o Quinto Império.

O “Mar Poruguês” corresponde à segunda parte e ao tempo da “ação épica”. Constuída por doze poemas inspirados na ânsia do desconhecido e no esforço heroico da luta contra o Mar – gurados em “O Mostrengo”, “Mar Português” e “A Úlma Nau”.

Dimensão Simbólica do Herói As guras e os acontecimentos acontecimentos históricos são converdos em símbolos, em mitos, que o poeta exprime liricamente. “O mito é o nada que é tudo”, verso do poema “Ulisses”, é o paradoxo que melhor dene essa denição simbólica da matéria histórica da Mensagem pois nesta obra não impora o herói que houve, impora o herói que há, o herói que cou, o mito que cou.

Linguagem Os recursos expressivos mais relevantes na Mensagem são: apóstrofe, enumeração, gradação, interrogação retórica, metáfora, hipérbole.  

Apósroe : interpelação de algo ou alguém: “Ó mar salgado!”

 

Gradação: sucessão de palavras em ordem crescente ou decrescent decrescentee para intensicar a

ideia: “Teu ser é como aquela fria/ Luz que precede a madrugada, / E é já o ir a haver dia / Na antemanhã, confuso nada.”  

Hipérbole: exagero da formulação da frase

 Conceios e sínese de palavras a absorver:  

Mito Pátria adormecida

 

Renascimento com o regresso de D. Sebasão (Sebasanismo proféco) Formação do Quinto Império

 

 

Portugal como centro do império

 

Povo historicamente predesnado predesnado á superioridade

 

Vontade divina inquesonável que leva os heróis a fazerem algo Não importa o herói que houve, importa o herói que há

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF