Material+de+Afo+Para+Prova

April 17, 2018 | Author: Eric Kauan Santos | Category: Inflation, Economics, Investing, Risk, Interest
Share Embed Donate


Short Description

Download Material+de+Afo+Para+Prova...

Description

MATERIAL DE AFO PARA PROVA

Capitulo l 1-

Descreva um conceito de finanças e responda se os argumentos que envolvem esse termo são essenciais no meio empresarial atual. Justifique. “Finanças é a aplicação de uma série de princípios econômicos para maximizar  a riqueza ou valor total de um negócio”. Esses argumentos são essenciais, pois conhecer os princípios econômicos facilitará o

direcionamento correto dos recursos disponíveis no momento, visando minimizar os prejuízos.

2-

A globalização da economia, conceito chave dos anos 90, forçou as empresas a adotarem estratégias mais apuradas para lidar com finanças corporativas. No conflito entre risco e retorno, as empresas adotaram alguns instrumentos estratégicos mais sofisticados, como que envolvem derivativos, opções, swaps e hedges. Por que existe a necessidade na gestão de risco de levar em consideração esses instrumentos financeiros?

Pois esta é a forma de minimizar os riscos financeiros, pois utiliza-se diferentes tipos de instrumentos com fonte de rentabilidade rentabilidade diferente.

3-

Dentro da dinâmica de decisões financeiras, a administração financeira volta -se ao planejamento financeiro, controle financeiro, administração de ativos e administração e passivos. Defina as quatro funções citadas . Planejamento financeiro : procura evidenciar as necessidades de crescimento da empresa evidencia

eventuais desajustes.

Controle financeiro: acompanha e avalia todo o desempenho da empresa. Adm. de ativos : procura a melhor estrutura, em termos de risco e retorno dos investimentos investimentos empresariais e

gerenciar de forma eficiente seus valores. Adm. de passivos : está voltado para a aquisição de fundos e gerenciar sua composição.

4-

Quais são os riscos da empresa associados às decisões financeiras? Discuta cada um desses riscos . Risco Econômico: baseia-se na relação entre o retorno do investimento e o custo da captação. Risco Financeiro: identifica-se pela sincronização entre a capacidade de geração de caixa dos negócios e o

fluxo de desembolsos exigidos pelos passivos.

5-

O objetivo contemporâneo da administração financeira está centrado na maximização da riqueza de seus acionistas. Assim fica evidenciado o impacto que cada decisão financeira determina sobre a riqueza. Neste contexto, discuta se o lucro contábil é o critério mais indicado para a tomada de decisões financeiras.

Não, porque o lucro contábil não leva em consideração os riscos associados aos fluxos esperados de rendimentos.

6-

Maximizar o lucro e a riqueza da empresa são termos idênticos? Por quê?

Não, porque a maximização do lucro está relacionada com o resultado do exercício e a maximização da riqueza está relacionada com o aumento do patrimônio da empresa.

7-

Na dinâmica das decisões financeiras, uma empresa, independentemente da sua natureza operacional, é obrigada a tomar duas grandes decisões: a decisão de investimento e a decisão de financiamento. Discorra sobre estas situações. Decisões de investimento: Criam valor e, portanto, mostram-se economicamente atraentes quando o retorno

esperado da alternativa exceder a taxa de retorno exigida pelo capital.

Decisões de financiamento : preocupam-se principalmente com a escolha das melhores ofertas de recursos e

melhor proporção a ser mantida entre capital de terceiros e capital próprio.

8-

O processo de tomada de decisões assume complexidade e riscos cada vez maiores na economia brasileira, que exige uma capacidade questionadora e analítica das unidades decisórias. Cite exemplos vividos na realidade nacional que confirmam o argumento inicial.

Redução do IPI para a aquisição de automóveis e eletro domésticos (linha branca), injeção de dólares no mercado. 9-

Qual foi o marco inicial da moderna teoria de finanças?

Teve seu início marcado pelas posições de Franco Modigliani e Merton Miller que abordam a irrelevância da estrutura de capital e dividendo sobre o valor de mercado da empresa.

10-

O que significa a Teoria do Portfólio?

Esta teoria expõe que o rico de um ativo deve ser avaliado com base em sua contribuição ao risco total do portfólio de ativos, e não de maneira isolada. “Diversidade de ativos, reduzirem riscos.

11-

Ao realizar suas funções financeiras, as empresas se deparam com grandes decisões: investimentos, financiamentos e dividendos. Como estas decisões estão relacionadas?

Estas decisões estão relacionadas, pois através destas pode-se realizar o ciclo financeiro da empresa.

12-

Descreva o impacto da inflação nas decisões financeiras. Dê um exemplo de uma projeção financeira que pode ser distorcida em um ambiente inflacionário. Quais as recomendações para se tomar decisões financeiras em ambientes inflacionários?

A inflação provoca desequilíbrios estruturais, motivados pela queda do poder aquisitivo da moeda. A alta taxa de juros é um exemplo de projeção financeira. Para tomar decisões financeiras em ambientes inflacionários a administração financeira deve ser desenvolvida em informações contábeis geradas pela metodologia de correção monetária integral.

13-

Qual o objetivo da administração financeira? Como esse objetivo é mensurado?

O objetivo é maximização da riqueza de seus proprietários, e este objetivo é mensurado a partir do valor que suas ações ordinárias alcançam o mercado .

14-

De forma efetiva, de que fatores dependem o valor de uma empresa?

Do seu desempenho esperado no futuro, do que ela é capaz de produzir de riquezas e não do capital aplicado em seus ativos.

15-

Quais os segmentos que podem ser identificados na responsabilidade social das empresas? Explique-os.

Internos e externos. No segmento interno relaciona-se toda a questão de recursos humanos e avaliação do impacto ambiental determinada pelas diversas decisões corporativas tomadas. Já no ambiente externo incluise os cliente, fornecedores, prestadores de serviços, credores, acionistas, etc...

16-

O fator tempo e elemento determinante nas atividades financeiras de uma empresa?

Sim, porque dentro da administração financeira pode-se ao longo do tempo obter lucro ou prejuízo.

17-

Como podem ser relacionados aspectos de Economia, Contabilidade, Estatística e Psicologia nas atividades financeiras de uma empresa?

Economia: Acompanhar resultados financeiros do mercado. Contabilidade: Administrar o patrimônio. Estatística: Realizar estudos do mercado. Psicologia: Enfrentar situações adversas.

18-

Os empresários de um modo geral compreendem todos os aspectos que envolvem a atividade financeira de uma empresa? Como esse fato pode influenciar no trabalho do administrador financeiro?

Infelizmente não, e este fato pode gerar uma grande pressão ao administrador financeiro, fazendo com que possa prejudicar suas decisões.

19-

Descreva aspectos do cenário econômico que influenciam as decisões financeiras de empresas na realidade brasileira.

Taxas de juros subsidiados, taxas de juros de curto prazo mais elevadas que as de longo prazo, carências de recursos de longo prazo para investimentos, elevado grau de concentração industrial, etc...

CAPITULO II

1-

Como o processo inflacionário pode influenciar na atividade do administrador financeiro?

A influência inflacionária nas diversas atividades exercidas induz o administrador a dar maior atenção ao fenômeno, pois trabalha exclusivamente com valores nominais.

2-

O que é a inflação? E a deflação?

Inflação é o aumento contínuo dos preços e deflação é a queda contínua dos preços.

3-

Em que consiste o processo de indexação? E o processo de desindexação?

O processo de indexação consiste em transformar determinados valores nominais em moedas de um mesmo poder aquisitivo posterior. E o processo de desindexação representa a transformação de valores nominais de moeda representativa de seu poder aquisitivo num momento anterior.

4-

Quais os indicadores mais utilizados para medir a inflação no Brasil? Que diferenças existem entre os dois índices?

IGP que exerce influência sobre os níveis gerais de reajustes de preços da economia e variação cambial, e o IGP-M que mede a evolução dos preços somente com base em bens e serviços destinados ao consumo, não computando os bens intermediários e de capital.

5-

Qual a principal aplicação do INPC?

Recai preferencialmente sobre os reajustes salariais.

6-

O que é variação cambial?

É a variação entre dois momentos, da relação existente entre a moeda nacional e a moeda internacional (geralmente o dólar).

7-

Admitindo que o IGPM de janeiro de um determinado ano é 182,746 e o IGPM de fevereiro desse mesmo ano é de 194, 631, qual a taxa de inflação mensal do período?

Janeiro:182,746 Fevereiro: 194,631 8-

In In-t

-1

Inf= 194,631 182,746

- 1= 0,065 x100 = 6,5%

Sendo de 0,7% a inflação de determinado mês e de 0,6% a taxa do mês seguinte, determine a taxa de desvalorização da moeda verificada no bimestre.

n = 0,70 n-t = 0,60 9-

Inf=

TDM = 1-

n_ n-t

TDM = 1- 0,70_ = 0,17 x100 = 17% 0,60

Considerando a taxa de inflação de 6 ,75% a.a . em 2009. Qual a taxa de desvalorização da moeda para o período ?

Taxa inflacionária: 6,75%

TDM =

Inf__ 1 + Inf

TDM = __0,0675_ = 0,0632 x 100 = 6,32% 1,0675

10-

Suponha-se que uma empresa tenha tomado emprestado R$ 260.000,00 de uma instituição financeira, pagando 11 % de juros anuais mais a correção igual à variação do IGP-di. Os juros são normalmente calculados sobre o valor corrigido do principal. A variação do índice no período foi de 14% a.a. Calcule o montante da dívida no final do primeiro ano. Considerando uma variação do índice de, 15,5'% no segundo ano, calcule o montante  da dívida para o final do segundo ano .

260.000,00 x 1,11 x 1,14 = 329.004,00 1° ano 329.004,00 x 1,11 x 1,155 = 421.799,58 2° ano CAPÍTULO IIl 1-

Qual a importância para a atividade do administrador financeiro em conhecer o ambiente financeiro do país?

É fundamental para avaliar o comportamento da economia no mercado financeiro . 2-

O que é o Sistema Financeiro Nacional (SFN)?

Conjunto de instituições públicas e privadas que regem as finanças de um país. 3-

Como são classificados os agentes econômicos?

Os captadores de recursos e os provedores de recursos. 4-

Qual o propósito do Conselho Monetário Nacional?

Definir as diretrizes de funcionamento do SFN, e formular toda política de moeda e crédito da economia . 5-

Qual a atuação do Banco Central do Brasil (BACEN) no sistema financeiro?

Fiscalizar o mercado financeiro, gerindo o sistema financeiro e executando a política monetária do governo. 6-

Que atribuição é desempenhada pela Comissão de Valores Mobiliários?

Tem como responsabilidade básica, o controle e o fomento do mercado de valores mobiliários (bolsa de valores) 7-

Qual a característica dos bancos e quais as principais operações financeiras executadas por essas instituições?

Atender a demanda de créditos, tanto de investidores, quanto como empresas, empréstimos, consórcios previdência privada, financiamento, etc.

8-

Qual a linha de atuação dos bancos de investimentos?

Fornecer créditos a longo prazo, oferecendo intermediações financeiras às empresas no levantamento de recursos para suprir as necessidades de capital fixo e de giro. 9-

Explique o que são rendimentos prefixados e pós-fixados.

Pré-fixados: juros totais são definidos por todo o período da operação. Pós-fixados: uma parcela de juros é fixa, e a outra parte é definida com base num indexador de preços contratado. (IGP-n, TR,etc.) 10-

Qual a finalidade das sociedades de arrendamento mercantil?

Fazer operações de leasing de bens nacionais. 11-

Onde podem existir riscos nos rendimentos prefixados? E nos pós-fixados?

Os riscos são menores nos pré-fixados, cujos rendimentos não costumam acompanhar a variação dos preços. Já nos pós, a perda inexiste desde que o indexador selecionado reflita a efetiva taxa de inflação da economia.

12-

O que são ações?

São valores representativos de uma parcela do capital social de uma sociedade, negociáveis no mercado, e refletem a participação dos acionistas no capital social. 13-

Diferencie ações preferenciais de ações ordinárias.

Preferenciais: preferência no recebimento, sem direito a voto, se a empresa fechar recebem a participação do capital. Ordinárias: seus titulares tem direito a voto, participa dos lucros da sociedade.

14-

Explique:

a) mercado a vista: entregas e pagamentos com vencimento e até 30 dias, b) mercado a termo: liquidação em prazo de 30, 60, 90 dias. c) mercado de opções: fixar preços para período próximo . 15-

Quais os 4 segmentos de intermediação financeira utilizados no mercado financeiros? Explique-os.

Mercado monetário, de crédito, de capitais e cambial. Mercado monetário : realiza operações de curtos e curtíssimos prazos de liquidez. Mercado de crédito : desenvolvidos por bancos, atende necessidades de médio prazo. Mercado de capitais : vincula as tomadas de recurso de longo prazo. Mercado de câmbio : influenciam na importação e exportação . 16-

O que é o juro?

É o preço pago pelo aluguel do dinheiro. 17-

Quais os fatores que afetam o custo do dinheiro?

O retorno das oportunidades de investimentos dos tomadores de recursos; preferências temporais de consumo; risco do empréstimo e inflação futura e esperada . 18-

Como é definido o risco de um país? Como de risco de um país?

é

explicado o comportamento da taxa

É definido pelo mercado, atualmente é baseada na remuneração do título do tesouro americano.

19-

O que é arbitragem? E mercado eficiente? Arbitragem: é uma oportunidade que surge de se apurar lucros livres de riscos na compra e venda

simultânea de um ativo nos mercados. Mercado eficiente : é aquele em que os preços dos ativos são reflexos das informações disponíveis. 20-

O que é o custo de oportunidade?

É o retorno da melhor alternativa financeira disponível no mercado a que um investidor renunciou, para aplicar seus recursos em outra.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF