Massagem do bebé

May 23, 2018 | Author: Liliana Grade | Category: Pregnancy, Wellness, Medicine, Science, Physiology
Share Embed Donate


Short Description

Download Massagem do bebé...

Description

Formadora Liliana Grade Curso técnico (a) de acção educativa





A massagem é, provavelmente, tão remota na história como a existência do homem. É uma das formas mais simples de alcançar e manter a saúde, sendo algo que se faz de maneira natural e instintiva.

Conjunto de manipulações praticadas geralmente com as mãos, sem a ajuda de instrumentos, sobre uma parte ou a totalidade do organismo

Provocar modificações de ordem directa ou reflexa

 

Quem não precisou de um ombro amigo para chorar? Quem não precisou de uma mão amiga para “arribar”?





Que desportista não recorre à massagem do treinador após a lesão? Quem é que, instintivamente, não toca no local onde se magoou?





Massagem do Bebé, assim como outras formas sistemáticas de contacto, “de Toque”, têm constituído um aspecto crucial da relação Mãe-Filho. Principalmente, em África e na Ásia, é um procedimento habitual, os pais e outros membros da família fazer massagens ao bebé durante vários meses após o seu nascimento.



A Massagem do Bebé é uma forma de comunicação não verbal que possibilita a relação terapêutica que se alicerça na empatia e na interacção com o bebé, enriquecendo os laços .



Bebés prematuros e de termo que receberam massagens regulares diárias, obtiveram benefícios de saúde, cujos resultados ainda se verificavam oito meses depois.

A Mãe O Pai

Os Irmãos

Os Avós



Na massagem deve ser seguida a mesma rotina até o bebé estar habituado, de preferência a seguir ao banho ou no final do dia proporcionando previamente um ambiente acolhedor.

Envolver num cobertor as áreas da pele que não estejam a ser massajadas para manter o bebé aquecido na globalidade.

VANTAGENS DA MASSAGEM 

Favorece o desenvolvimento Psicomotor;



Reduz tensão muscular e melhora o tónus muscular;



Aumenta a flexibilidade do tronco e dos membros;



Melhora a função respiratória, circulação e drenagem linfática;



Diminui a frequência cardíaca e a pressão sanguínea;



Facilita a digestão, alivia as cólicas e a prisão de ventre;



  



Melhora o contacto com a realidade; Beneficia a atenção do bebé; Atenua o Stress; Funciona como uma protecção emocional; Acalma o bebé, possibilita o relaxamento deste e facilita o padrão de sono.

CONTRAINDICAÇÕES DA MASSAGEM 



Caso não diagnóstico preciso.

se tenha um completo e

Só é aconselhável praticar a massagem após as primeiras quatro semanas de vida considerando bebés que tenham nascido no período de gestação normal.

TÉCNICA DE MASSAGEM







Tentar criar uma atmosfera relaxante e confortável, se possível, com música ambiente. Aconchegar o Bebé, de modo a que se sinta seguro. Conversar com ele em voz baixa durante todo o processo.

CABEÇA E PESCOÇO 



Acariciar suavemente a cabeça, da testa até ao topo, num movimento rítmico; Colocar um pouco de óleo nas mãos e, devagar, colocar a palma de um das mãos sobre a testa do bebé (polegar para um lado, restantes dedos para o outro) e friccionar desde a testa até ao cimo da cabeça. Repetir várias vezes como um afago leve, calmo e lento, sem fazer qualquer pressão;









Com os polegares um de cada lado da cana do nariz, movê-los, com leveza, em direcção à testa. Repetir o movimento. Mover os polegares por cima das pálpebras. Continuar ao longo de cada lado do nariz até aos cantos da boca, esticando-os suavemente. Repetir; Massajar o lábio superior com a ajuda dos polegares, como se tivesse a desenhar um sorriso na cara do bebé; Repetir o procedimento para o lábio inferior.

TRONCO Zona anterior: Com o Bebé em decúbito dorsal: •Partindo

da extremidade inferior do esterno, percorrer suave mas firmemente todo o peito do bebé, deslizando cada mão para o ombro oposto, movendo-as para a frente e para trás, em movimentos cruzados; •Avançar

com as mãos do abdómen para cima ao longo do externo ate às clavículas, terminando a massagem ao longo dos braços ;





Massajar as costas e as nádegas do bebé com movimentos dos ombros até às ancas; Massajar as costas, de cima para baixo, movendo as mãos em direcções opostas, em ângulo recto relativamente à coluna, ate às nádegas;

MEMBROS SUPERIORES



Segurar o ombro com uma mão e o pulso com a outra. Massajar com a mão que segura o ombro em direcção ao pulso, enquanto que a mão que segura o pulso ocupa a posição da mão anterior no ombro, num movimento sequenciado.







Segurar o pulso do bebé com ambas as mãos e massajar a palma da mão, trabalhando com os seus polegares em direcção aos dedos do bebé. Massajar os dedos enquanto os estende. Repetir a mesma sequência com o braço esquerdo do bebé deitando-o em decúbito lateral esquerdo.

MEMBROS INFERIORES







Levantar a perna a massajar na vertical; Massajar a perna desde a anca até ao pé, como se fez com o braço; Massajar a perna até ao tornozelo do bebé, exercendo movimentos circulares, tipo torção, com as mãos em direcções opostas, tal como se fez com o braço, abrangendo toda a circunferência da perna;



Como se fez com as mãos, massajar as plantas dos pés, com os polegares, do calcanhar para o dedo grande.





Terminar a massagem, envolvendo-o num cobertor macio e pegar ao colo. Fazer uma pausa, olhando-o, cantando, conversando, beijando-o, abraçando-o ou acariciando-o.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

 









Furado, Toshio (1999) – Shiatsu –“ Curso Prático de Massagem  Japonesa”, Orientaland. Johnson’s Baby (2000) – “A Massagem do Bebé”, Folheto Informativo. Johnson’s Baby (1998) – Guia para o Profissional de Saúde “O Contacto  Físico, Toque, no Parto e na Infância” –  Implicações Clínicas”, Folheto

Informativo. Lie Chti, Elaine (1994) – Shiatsu, a Massagem Japonesa , Lisboa, Editorial Estampa, pp154; Malta, José [et al] (2003) – Terapias Naturais na Prática de enfermagem , Coimbra, Edições Sinais Vitais, pp214; Namikoshi, Toru (1992) – O Livro Completo da Terapia Shiatsu – São Paulo, Editora Manole, Lda, pp269; Petrie, Pat (1993) –  Brinca com o Bebé  – Selecções do Reader’s Digest ,Lisboa,

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF