Massagem do bebé
Short Description
Download Massagem do bebé...
Description
Formadora Liliana Grade Curso técnico (a) de acção educativa
A massagem é, provavelmente, tão remota na história como a existência do homem. É uma das formas mais simples de alcançar e manter a saúde, sendo algo que se faz de maneira natural e instintiva.
Conjunto de manipulações praticadas geralmente com as mãos, sem a ajuda de instrumentos, sobre uma parte ou a totalidade do organismo
Provocar modificações de ordem directa ou reflexa
Quem não precisou de um ombro amigo para chorar? Quem não precisou de uma mão amiga para “arribar”?
Que desportista não recorre à massagem do treinador após a lesão? Quem é que, instintivamente, não toca no local onde se magoou?
Massagem do Bebé, assim como outras formas sistemáticas de contacto, “de Toque”, têm constituído um aspecto crucial da relação Mãe-Filho. Principalmente, em África e na Ásia, é um procedimento habitual, os pais e outros membros da família fazer massagens ao bebé durante vários meses após o seu nascimento.
A Massagem do Bebé é uma forma de comunicação não verbal que possibilita a relação terapêutica que se alicerça na empatia e na interacção com o bebé, enriquecendo os laços .
Bebés prematuros e de termo que receberam massagens regulares diárias, obtiveram benefícios de saúde, cujos resultados ainda se verificavam oito meses depois.
A Mãe O Pai
Os Irmãos
Os Avós
Na massagem deve ser seguida a mesma rotina até o bebé estar habituado, de preferência a seguir ao banho ou no final do dia proporcionando previamente um ambiente acolhedor.
Envolver num cobertor as áreas da pele que não estejam a ser massajadas para manter o bebé aquecido na globalidade.
VANTAGENS DA MASSAGEM
Favorece o desenvolvimento Psicomotor;
Reduz tensão muscular e melhora o tónus muscular;
Aumenta a flexibilidade do tronco e dos membros;
Melhora a função respiratória, circulação e drenagem linfática;
Diminui a frequência cardíaca e a pressão sanguínea;
Facilita a digestão, alivia as cólicas e a prisão de ventre;
Melhora o contacto com a realidade; Beneficia a atenção do bebé; Atenua o Stress; Funciona como uma protecção emocional; Acalma o bebé, possibilita o relaxamento deste e facilita o padrão de sono.
CONTRAINDICAÇÕES DA MASSAGEM
Caso não diagnóstico preciso.
se tenha um completo e
Só é aconselhável praticar a massagem após as primeiras quatro semanas de vida considerando bebés que tenham nascido no período de gestação normal.
TÉCNICA DE MASSAGEM
Tentar criar uma atmosfera relaxante e confortável, se possível, com música ambiente. Aconchegar o Bebé, de modo a que se sinta seguro. Conversar com ele em voz baixa durante todo o processo.
CABEÇA E PESCOÇO
Acariciar suavemente a cabeça, da testa até ao topo, num movimento rítmico; Colocar um pouco de óleo nas mãos e, devagar, colocar a palma de um das mãos sobre a testa do bebé (polegar para um lado, restantes dedos para o outro) e friccionar desde a testa até ao cimo da cabeça. Repetir várias vezes como um afago leve, calmo e lento, sem fazer qualquer pressão;
Com os polegares um de cada lado da cana do nariz, movê-los, com leveza, em direcção à testa. Repetir o movimento. Mover os polegares por cima das pálpebras. Continuar ao longo de cada lado do nariz até aos cantos da boca, esticando-os suavemente. Repetir; Massajar o lábio superior com a ajuda dos polegares, como se tivesse a desenhar um sorriso na cara do bebé; Repetir o procedimento para o lábio inferior.
TRONCO Zona anterior: Com o Bebé em decúbito dorsal: •Partindo
da extremidade inferior do esterno, percorrer suave mas firmemente todo o peito do bebé, deslizando cada mão para o ombro oposto, movendo-as para a frente e para trás, em movimentos cruzados; •Avançar
com as mãos do abdómen para cima ao longo do externo ate às clavículas, terminando a massagem ao longo dos braços ;
Massajar as costas e as nádegas do bebé com movimentos dos ombros até às ancas; Massajar as costas, de cima para baixo, movendo as mãos em direcções opostas, em ângulo recto relativamente à coluna, ate às nádegas;
MEMBROS SUPERIORES
Segurar o ombro com uma mão e o pulso com a outra. Massajar com a mão que segura o ombro em direcção ao pulso, enquanto que a mão que segura o pulso ocupa a posição da mão anterior no ombro, num movimento sequenciado.
Segurar o pulso do bebé com ambas as mãos e massajar a palma da mão, trabalhando com os seus polegares em direcção aos dedos do bebé. Massajar os dedos enquanto os estende. Repetir a mesma sequência com o braço esquerdo do bebé deitando-o em decúbito lateral esquerdo.
MEMBROS INFERIORES
Levantar a perna a massajar na vertical; Massajar a perna desde a anca até ao pé, como se fez com o braço; Massajar a perna até ao tornozelo do bebé, exercendo movimentos circulares, tipo torção, com as mãos em direcções opostas, tal como se fez com o braço, abrangendo toda a circunferência da perna;
Como se fez com as mãos, massajar as plantas dos pés, com os polegares, do calcanhar para o dedo grande.
Terminar a massagem, envolvendo-o num cobertor macio e pegar ao colo. Fazer uma pausa, olhando-o, cantando, conversando, beijando-o, abraçando-o ou acariciando-o.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Furado, Toshio (1999) – Shiatsu –“ Curso Prático de Massagem Japonesa”, Orientaland. Johnson’s Baby (2000) – “A Massagem do Bebé”, Folheto Informativo. Johnson’s Baby (1998) – Guia para o Profissional de Saúde “O Contacto Físico, Toque, no Parto e na Infância” – Implicações Clínicas”, Folheto
Informativo. Lie Chti, Elaine (1994) – Shiatsu, a Massagem Japonesa , Lisboa, Editorial Estampa, pp154; Malta, José [et al] (2003) – Terapias Naturais na Prática de enfermagem , Coimbra, Edições Sinais Vitais, pp214; Namikoshi, Toru (1992) – O Livro Completo da Terapia Shiatsu – São Paulo, Editora Manole, Lda, pp269; Petrie, Pat (1993) – Brinca com o Bebé – Selecções do Reader’s Digest ,Lisboa,
View more...
Comments