Manual Iniciante Video Marketing

March 29, 2018 | Author: Marcelo Vinci | Category: You Tube, Marketing, Video, Quality (Business), Google
Share Embed Donate


Short Description

Michael Oliveira...

Description

MICHAEL OLIVEIRA apresenta:

manual do iniciante em video marketing

www.escoladevideos.com.br

PRIMEIROS PASSOS PARA COMEÇAR A GRAVAR VÍDEOS E TRANSFORMAR O SEU NEGÓCIO

PRATIQUE AS DICAS CONTIDAS NESTE E-BOOK E CONSTRUA AUTORIDADE E

CREDIBILIDADE PARA FAZER NEGÓCIOS COM MILHARES DE PESSOAS DENTRO OU FORA DA INTERNET TODOS OS DIAS

#1

ESTRATÉGIAS PARA VOCÊ ATRAIR CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO UTILIZANDO VÍDEOS Olá, aqui é o Michael Oliveira. Quero te dar os parabéns pela decisão de receber este guia com um conteúdo repleto de dicas incríveis que, tenho certeza, vai agregar muito conhecimento para alavancar o seu negócio, seja online ou offline. Acredito que você esteja ansioso e motivado em iniciar a sua jornada no mundo do Vídeo Marketing, por isso estou disposto e determinado a acompanhá-lo neste trajeto, servindo como seu guia no fantástico mundo dos vídeos dentro do mercado online (Marketing Digital). Nos últimos anos, venho aprimorando a minha técnica, levando para muitos empresários o conhecimento sobre vídeomarketing e o poder dos vídeos através das diversas redes sociais. Apresento 3 estratégias essenciais que vão nortear as suas ações utilizando o vídeo marketing. Esse material abrange aspectos técnicos de importante relevância para que você consiga potencializar o seu projeto com vídeos e trazer retorno para o seu negócio. Então, aproveite! Antes de iniciarmos, peço que concentre-se por completo, desligue-se de tudo o que possa desviar a sua atenção e foque totalmente nos conceitos e técnicas que desenvolvi neste livro. Seja muito bem-vindo (a)!

#2

3 PASSOS PARA COMEÇAR A GRAVAR VÍDEOS E TRANSFORMAR O SEU NEGÓCIO

PASSO 1 Conteúdo e Relacionamento

PASSO 2 YouTube Marketing: Palavras-chave e posicionamento

PASSO 3 Equipamentos que você deve ter para fazer vídeos de qualidade

#3

CONTEÚDO E RELACIONAMENTO Conteúdo Imagine-se em frente a uma câmera sem saber o que falar e para quem falar. Quem empreende no mundo online certamente sabe que antes de dar o primeiro passo para propagar qualquer material é necessário conhecer o seu público-alvo. Esta estratégia é tão necessária para desenvolver produtos quanto para gerar conteúdo, e é igualmente importante quanto definir o seu nicho de mercado. No mundo do Vídeo Marketing a situação é a mesma. É imprescindível conhecer quem é a persona que, em termos práticos, são as pessoas para quem você vai direcionar seu conteúdo, serviços ou produtos, ou seja o seu cliente em potencial. Se já possui uma base de clientes, melhor ainda! É preciso então iniciar uma investigação: conhecer quais os interesses destes clientes, saber quem é essa pessoa que compra os seus produtos, quanto ela pode investir, qual é a linguagem que ela usa, que tipo de negócios ela tem, quais as suas ‘objeções’, quais as suas ‘dores’. E mais, é necessário identificar comportamentos do seu cliente em potencial, como hábitos familiares, redes sociais que frequenta, lugares que frequenta, interesses em comum, status de relacionamento e quem são os influenciadores da sua persona. Os influenciadores são pessoas proximas que influenciam a decisão de compra do seu

#4

cliente, como esposa, filhos, grupo religioso ou esportivo ou círculo intelecto-profissional. Este conhecimento é faz com que um vídeo faça sentido para o público a quem se destina e, além de resolver os problemas dos atuais clientes, atrairá a atenção dos futuros clientes online, os quais chamamos de prospectos ou LEADS. Vamos supor que eu esteja vendendo um conjunto de sites para um nicho específico de profissionais, professores de inglês que gostariam de vender suas aulas on line, por exemplo. Olhando para a lente da minha câmera (ou seja, olho no olho do meu prospecto), veja como eu começaria o vídeo:

“Olá, amigo professor de inglês! Aqui quem fala é o Michael Oliveira. Eu sei que você precisa fazer um site novo da sua escola, também sei que os preços por aí são absurdamente altos e que você investiria muito tempo para produzir um site sozinho. Sei que você tem várias dificuldades técnicas, talvez não entenda de HTML. Mas, eu tenho uma solução para você hoje. Eu tenho a ferramenta “XYZ” que resolve todos esses problemas. E um dos grandes problemas que ela resolve é o custo, pois você não precisa alugar outro servidor, nem precisa se preocupar com a parte de segurança, pois a minha equipe e eu vamos cuidar disso para você...”

#5

Entendeu como funciona? É assim que se deve se comunicar com a audiência. Olhar para a lente e falar como se estivesse transmitindo a mensagem para uma pessoa só, como se estivesse olhando nos olhos do cliente, pois você entende o que ele precisa. Além de oferecer uma informação útil, não corre-se o risco de fazer o cliente perder tempo com algo que não o interessa. Esta conexão é a peça chave para conquistar audiância com vídeos, por isso que é tão necessário fazer este estudo sobre quem são as pessoas que realmente vão se interessar em assistir o seu conteúdo e consequentemente tornar-se um cliente do seu negocio. E isso se aplica a qualquer segmento… Veja como seria o discurso de um dentista que planeja vender clareamento dentário, por exemplo:

“Com a idade e a ingestão de alimentos pigmentados como café e chocolate, os dentes normalmente ficam mais amarelados. Mas não há necessidade de envergonhar-se por isso ou evitar de sorrir! O Clareamento dental é um tratamento simples que pode devolver a auto-confiança e o aspecto saudável do seu sorriso…. O mundo abre as portas para uma aparência mais favorável e a imagem pessoal pode ficar mais persuasiva com dentes mais brancos, atraindo mais pessoas e ampliando naturalmente o networking pessoal e profissional” ….

#6

Neste ponto, você começa a tocar na ‘necessidade’ do potencial cliente, iniciando um processo que culminará em resultados fantásticos de relacionamento com ele. Veja que é essencial oferecer conteúdo de valor nos seus vídeos e, para isso, é importantíssimo conhecer o seu público-alvo e saber qual o assunto ideal para estas pessoas, que serão os seus futuros clientes.

RELACIONAMENTO Uma lista de contatos é o maior ativo dentro da internet que uma pessoa ou negócio pode ter, por isso, construir lista é algo vital para o seu negócio. É a regra mais importante no marketing digital, defendida e divulgada veementemente pelos grandes mentores e experts deste mercado. Relacionamento é interação, é a comunicação com seu público. É este relacionamento com os integrantes da lista de contatos que permitirá a criação de um vínculo com seus seguidores, por isso é a parte mais importante. Uma técnica interessante é, como forma de manter a lista aquecida, após finalizar a gravação de um vídeo, aproveitar que o assunto está recente na mente e escrever também um email, encaminhando-o para a lista de contatos. A mensagem pode conter uma imagem ou um print do vídeo, como forma de estimular a visualização desse vídeo no YouTube.

#7

Através do envio regular de emails, que pode e deve ser feito através de uma ferramenta automatizada, com conteúdo realmente pertinente, é possivel aumentar cada vez mais a confiança dos seus clientes ou prospects. Por sua vez, é muito provável que os clientes compartilhem este conteúdo, indicando o seu produto aos amigos, o que atrairá mais clientes. Estar em constante contacto com a audiencia e colocar-se à disposição para sanar dúvidas sobre os conteúdos transmitidos através de outras mídias, como o seu canal no YouTube, Facebook ou pelo seu blog, é essencial para fortalecer este relacionamento.

É este relacionamento que vai gerar confiança, engajar, conquistar e fidelizar seus clientes ao longo do tempo.

Michael Oliveira, o que acontece depois?

Veja a resposta no próximo tópico...

#8

YOUTUBE MARKETING: Palavras-chave e posicionamento Quando compartilho conteúdos em vídeo que chamam a atenção da minha audiência, há um movimento diferente no meu canal no YouTube. É a partir daí que acontecem coisas muito bacanas… A primeira delas é que o número de visualizações, ao invés de subir lentamente com 1 visualização, depois 5, 10, 20, sobe rapidamente e trava quando chega a 301 visualizações. Quer saber por que o YouTube faz isso? Porque o YouTube tem um mecanismo automático de checagem para saber se aquelas visualizações são verdadeiras ou se é simplesmente alguém dando reloaded na página. Quando o YouTube detecta que o Michael Oliveira enviou um vídeo, e este vídeo alcançou rapidamente 301 visualizações, ele acredita que este vídeo seja relevante para as pessoas, então o próprio YouTube coloca este vídeo entre as primeiras posições para as palavras-chaves (assunto que falaremos mais adiante). Então, é possível alcançar um bom posicionamento no YouTube só por ter um número grande de visualizações imediatas, assim que você posta o vídeo no YouTube. Essa é uma grande tendência que eu tenho visto nos últimos meses.

Mas, ainda há mais coisas possíveis de fazer...

#9

Imagine que eu gravei um vídeo de 10 minutos falando sobre email marketing. Ao invés de simplesmente subir este vídeo no YouTube e esperar que eu tenha uma audiência ou que tenha conteúdos ou pessoas interessadas chegando no meu site, através do vídeo, eu posso ampliar isso tudo: - Subir o vídeo em outras redes de vídeos. Exemplo: existe o UOL Vídeos que rankeia muito bem no Google. E pasme, o UOL Vídeos às vezes consegue subir além do YouTube (uma pequena dica pra você ver como isso é poderoso). - Você pode transcrever aquilo que você falou - “Ah, Michael, mas eu não tenho tempo!” – Então, encontre alguém que vá cobrar barato para fazer isso por você. Você sobe um vídeo de 10 minutos, por exemplo, e uma pessoa vai te cobrar 30, 50 reais, talvez menos para transformar suas palavras em letras, contratando este serviço em um site como o Fiverr (www.fiverr.com), por exemplo. Inclusive, existem alguns brasileiros que fornecem seus serviços de transcrição neste site, e você investirá apenas US$5 dólares. Com o serviço feito, essa transcrição e só precisará de ajustes em alguns detalhes no texto para então ser publicada em um blog.

#10

Ao publicar no seu blog, você já começa a atrair audiência, pois além do conteúdo, você vai atentar para o uso correto das palavras-chave que fará com que o Google exiba nos seus resultados de pesquisa este conteúdo também. Bom, com essas dicas, você já pode contar com dois conteúdos indexados para o mesmo assunto dentro de dois “gigantes” da internet: o Google e o YouTube, que permitirão atrair para o seu negócio pessoas de várias fontes de tráfego e não somente dos vídeos. Uma dica extra: é possível iniciar uma sequência de Podcasts com o áudio dos seus vídeos.

Podcast é uma forma de transmissão de conteúdo em áudios mp3. Existem várias redes sociais dessa natureza. Olha como é fácil chegar em mais pessoas com o mesmo conteúdo: basta extrair o áudio daquele vídeo que você subiu, e enviá-lo para o SoundCloud (que é uma rede incrível de Podcasts) e pronto! As pessoas vão começar a ouvir os seus áudios. Se você colocar as palavras-chave certas, este áudio também aparecerá nos resultados do Google com uma velocidade incrível.

Veja que interessante...

#11

No SoundCloud, você pode sugerir que as pessoas façam o download do áudio para escutar no carro enquanto estão no trânsito, por exemplo. Você percebeu o poder destas ferramentas? Você chega à mente das pessoas num momento em que elas estão dirigindo, podendo aproveitar este tempo para absorver algo que as interesse.

Aqui está uma dica interessante acerca do YouTube: Uma das coisas que o YouTube considera para posicionar um vídeo é o número de comentários. Consegui observar isso em todos os canais humorísticos mais conhecidos do YouTube, como o Porta dos Fundos, Parafernalha, etc. Observei que os vídeos com mais visualizações são sempre os que tem mais interações com o público: views, likes e, principalmente, comentários. Estes canais usam muito esta estratégia: gerar polêmica, ou seja, eles geram assuntos em seus vídeos que levam as pessoas a discutirem, pois querem defender o seu ponto de vista a respeito daquele conteúdo e, para expressar e registrar a sua opinião, as pessoas comentam no vídeo.

E o que acontece?

#12

Para que o YouTube coloque um vídeo em destaque, é feito um cálculo considerando o volume de "gostei" e "não gostei", bem como o número de inscrições feitas a partir daquele vídeo, o tempo médio assistido daquele vídeo e, obviamente, os comentários. O YouTube adora comentários, pois ele se posiciona como uma rede social que, por sua vez, é feita de comentários, de interação entre as pessoas, não apenas de vídeos, por exemplo. Portanto, quanto mais comentários, melhor. Pude observar isso em alguns vídeos que subi no YouTube. Por exemplo: Falar sobre carros é um assunto muito polêmico, pois muitos concordam comigo, mas também há quem discorda, isso gera um certo movimento em torno deste vídeo. Essa discussão gerada entre os próprios usuários faz com que o YouTube entenda que este video é relevante e, consequentemente, posiciona o vídeo entre os primeiros para estas palavras-chave.

Isso é perfeito para o seu negócio! Mas, é preciso tomar cuidado para não criar polêmicas que possam manchar a sua imagem. E outras palavras: “Não defenda ou levante bandeiras que você não consiga carregar depois”, por isso é importante equilibrar e saber qual assunto polêmico você poderá criar para usar esta técnica no seu negócio. Esta é uma recomendação muito importante.

#13

A QUALIDADE DOS VÍDEOS Um aspecto que pode diferenciar você dos seus concorrentes é a qualidade dos vídeos que você sobe no YouTube. Isso é indiscutível. Existe uma frase que eu gosto muito e que fará todo o sentido no que se refere à qualidade:

"NÃO EXISTE UMA SEGUNDA CHANCE PARA SE CAUSAR UMA PRIMEIRA BOA IMPRESSÃO."

Não é possível saber qual vídeo a pessoa irá assistir pela primeira vez, portanto é imprescindível priorizar pela qualidade em TODOS OS SEUS VÍDEOS. Oferecer conteúdos e vídeos de qualidade faz parte das estratégias de quem investe em vídeos. Mas, qual seria o objetivo? Só vender? Não! O poder dos vídeos vai muito além de uma simples venda. A estratégia para alcançar o principal objetivo está em algo que eu chamo de "O Ciclo do Cliente Perfeito":

#14

1. Transformar o visitante em fã. 2. Transformar esse fã em cliente.

3. Proporcionar uma experiência incrível através dos seus produtos ou serviços.

4. Transformá-lo em um "evangelizador" da sua marca / produto / serviço. O objetivo é conquistar o “cliente perfeito”. Aquele cliente que adora o seu produto/serviço e acaba indicando para todo mundo que ele conhece. Um dos fatores que pode alavancar um negócio que decide utilizar vídeo marketing em sua estratégia de vendas é a qualidade dos vídeos. E para produzir vídeos de qualidade é mais importante o conhecimento das técnicas certas do que dispor de equipamentos caríssimos.

E falaremos disso a seguir!

#15

EQUIPAMENTOS A qualidade dos vídeos não depende unicamente do investimento em equipamentos top de linha. Em parte, isso é fundamental, mas não adianta nada você ter um super equipamento e não saber utilizá-lo. Principalmente se você não tiver uma estratégia bem definida antes de partir para gravar os seus vídeos. Se você não tem recursos para investir em equipamentos, não se preocupe. Quando comecei, tinha só uma daquelas máquinas fotográficas da Sony, de 7 megapixels, que fazia vídeos em 420p. Era terrível! O vídeo não tinha boa qualidade mas, para a época, era aceitável no YouTube. Hoje em dia qualquer smartphone grava vídeos melhor do que aquela câmera. Eu realmente não tinha recursos. Comecei com o que eu tinha na mão e, à medida que podia, fui melhorando a minha estrutura de gravação, investindo em equipamentos melhores. Paralelamente às oportunidades de investimento, fiz diversos cursos de vídeo para entender exatamente como tirar o máximo proveito dos meus equipamentos. Além de um bom equipamento para vídeos (câmera), comecei a observar a importância da iluminação e do áudio, investindo cada vez mais meu tempo em pesquisas e estudos tendo como base o “tripé” fundamental para desenvolver minhas produções com qualidade: captação, áudio e luz.

#16

Para um bom vídeo basta: uma boa câmera – para captar bem a imagem; boa iluminação - sem luz, você não tem um vídeo de qualidade; e bom áudio - que é negligenciado por quase todos os videomakers que tenho visto por aí, pois compram microfones muito baratos, com baixa qualidade ou que, muitas vezes, utilizam o microfone da própria câmera. Pense o seguinte: Você não ficaria muito tempo ouvindo uma rádio com aquele chiado em cima da música. Mesmo sendo a sua música preferida, você mudaria de estação. Por quê? Porque não conseguimos ficar muito tempo prestando atenção em algo com um áudio de baixa qualidade.

Assim é com a qualidade dos seus vídeos. Usar a sua câmera (que já tem um microfone embutido), dentro de um quarto e somente com a luz do teto... com certeza este vídeo não terá qualidade alguma. Deixe esta informação bem fixa na sua mente: Invista em equipamentos de qualidade. Você não precisa, necessariamente, investir em equipamentos caros. Neste e-book, vou indicar equipamentos básicos que você já tem aí na sua casa para começar o seu negócio com vídeos.

#17

PARA TRANSMISSÕES AO VIVO Webcam Esta é a ferramenta mais básica de todas. Muito provavelmente o seu computador já tenha, mas eu vou falar em especial da WebCam modelo Logitech C920 que filma em FullHD e tem uma qualidade excelente de imagem. Inclusive, este é o equipamento que eu faço uso para transmissões por Skype ou via Hangouts. Este modelo de câmera fez grande diferença na qualidade das minhas transmissões ao vivo. Apesar de dar mais trabalho, pois você vai precisar levar o computador junto, esta câmera possibilita gravar aulas e vídeos utilizando um programa de gravação de tela chamado Camtasia. Esse programa pode ser configurado para gravar com a webcam, então você grava olhando para a câmera e depois edita no próprio Camtasia. Em um teste de qualidade de video que fiz, usei o Camtasia e o Screenflow (disponível para Mac), e no “frigir dos ovos” o Screenflow entregou uma qualidade um pouco melhor do vídeo, pois ele nos permite aumentar a qualidade da exportação do material. Mas isso é algo opcional, pois você pode utilizar o Google Hangouts para gravar suas aulas e conteúdos ao vivo com essa câmera. A qualidade vai ficar espetacular, acredite! Eu sei do que estou falando!

#18

Bem… agora para o segundo item mais importante de um vídeo, mesmo com webcam: o Áudio.

Microfone Para gravar o seu áudio, eu indico um microfone condensador USB, ou seja, um microfone que não deixa nada a desejar no quesito qualidade, além de não exigir o uso de uma placa de captura ou interface de áudio, nada disso! Ele é tão prático que basta, simplesmente, ligar o microfone plugando um cabo USB no computador e começar a falar. Existem vários no mercado, mas o modelo que testei e encontrei excelente qualidade com baixo custo é o microfone Samson Meteor. A qualidade deste microfone é absurdamente alta. Com ele você pode fazer entrevistas, webinários, gravar as suas vídeo-aulas, etc.

#19

Quando comecei a usar este microfone, fiquei muito impressionado com a qualidade do áudio dos meus vídeos ao vivo. Antes, o áudio era um pouco ‘robotizado’ (eu usava o microfone do notebook), com um pouco de ruído. Com o Samson Meteor, a qualidade dos meus áudios melhoraram consideravelmente. Com essas duas indicações de câmera e microfone você já poderia começar transmitindo vídeos pelo Google Hangouts, por exemplo. Se você quiser saber mais sobre como selecionar o microfone ideal para seus vídeos clique nesse link e baixe o GUIA PARA ESCOLHER MICROFONES que preparei para ajudar meus alunos nesse quesito. http//bit.ly/microfonecerto

#20

Iluminação É muito importante que você pense em iluminar o ambiente em que deseja gravar os seus vídeos. Para isso, você pode começar usando aquelas luminárias baratas que podem ser adquiridas em qualquer loja de materiais elétricos por R$20, R$30,00. Neste caso, use uma lâmpada branca.

Dica importante: – Posicione um papel manteiga (papel vegetal) na frente desta lâmpada, como forma de suavizar a luz no seu rosto, e pronto! Você já tem o que precisava para começar os seus vídeos. E quanto você teria que investir em webcam, microfone e lâmpadas? Em média R$600,00.

#21

PARA VÍDEOS PRÉ-GRAVADOS USANDO CELULAR OU CÂMERA Por mais que você tenha pouco para investir, lembre-se que quando falamos sobre vídeos para a internet, estamos falando sobre um NEGÓCIO. Você está atraindo pessoas, transmitindo o seu conhecimento, as suas ideias. E isso precisa ser feito com a melhor qualidade possível.

Aplicativo para Screencast É possível também fazer vídeos gravando a tela do computador (técnica chamada de ScreenCast). Neste caso, eu vou indicar um aplicativo chamado Camtasia. Se você utiliza Mac, considere o Screenflow, que também é fantástico!

#22

PARA VÍDEOS PRÉ-GRAVADOS USANDO CELULAR OU CÂMERA Pode ser que no momento você não disponha de meios para investir nestes equipamentos, mas muito provavelmente você já tenha em sua posse um SmartPhone, que têm qualidade FullHD.

Dica importante: Lembre-se de que, no geral, todos os smartphones possuem 2 câmeras, uma frontal (que grava em qualidade HD, ou seja, ela filma em 1280x720p) e uma câmera traseira (que grava em qualidade FullHD e filma em 1920x1080p), portanto tem uma qualidade 2X melhor.

Iluminação O SmartPhone não tem uma lente ou um sensor de captação muito grande, então é importante você cuidar da luz que deverá ser sempre muito boa, ok? Mesmo que você tenha um SmartPhone para gravar, você precisa ter um ambiente bem iluminado, que pode ser com uma luz natural (lugares iluminados pelo sol). Obviamente, não na luz do sol propriamente dita, pois essa luz atrapalharia a sua visão. O ideal é procurar um local com sombra, mesmo dentro de casa, com uma cortina branca na janela, que difunde um pouco a luz. A partir daí, basta posicionar o seu SmartPhone entre você e a janela, sendo que a sua posição será de frente para a janela (nunca contra a luz). Assim você terá uma iluminação razoável para gravar com o seu SmartPhone.

#23

Caso você só possa gravar a noite, procure deixar o ambiente bem iluminado onde você estiver para que seu vídeo não fique com um visual ruim ou cheio de ruídos na imagem, prejudicando principalmente o que você mais preza: a qualidade! Você pode ainda usar outros tipos de iluminação mais profissionais:

Softbox O ideal é o Softbox de luz contínua, que é excelente para gravar vídeos com custo relativamente baixo.

#24

Se você não tem recursos para comprar um, poderá fazer o seu próprio Softbox em casa utilizando lâmpada, papelão, tecido… procure no YouTube por: DiY Softbox Iluminação de Led Existem equipamentos de iluminação de led que possuem excelente qualidade e autonomia de utilização. Esses realmente são uma mão na roda para produções um pouco mais elaboradas. Iluminador de LED YN600 ou YN300 (luz auxiliar de LED para acoplar à câmera) – própria para gravar em ambientes onde não é possível usar todos os aparatos de iluminação (como em um shopping, por exemplo), ajudando a eliminar sombras provenientes da iluminação do próprio ambiente. Originalmente, este tipo de iluminador vem com pilhas, mas recomendo que você compre com bateria. A questão é que as pilhas têm uma grande desvantagem em relação à bateria, pois as pilhas recarregáveis levam em torno de 8 a 10 horas para carregar. Já a bateria carrega em 30 minutos, e você pode fazer uso de duas baterias, deixando sempre uma como auxiliar. Enquanto uma das baterias é usada, você pode deixar a outra recarregando. É claro, você também pode recarregar ambas as baterias para posteriormente utilizá-las, uma de cada vez, à medida que necessitar. Você apenas substitui uma pela outra. Para comprar, procure no Mercado Livre por Iluminador LED YN 300 ou o Iluminador LED YN 600. Não esqueça de só comprar com Mercado Líderes!

#25

Iluminador LED YN 300

Iluminador LED YN 600

#26

Microfone de lapela Para gravar vídeos com o seu celular ou com sua câmera, é recomendável que você utilize um microfone de lapela ou um gravador externo. Evite a todo custo usar o microfone do próprio celular ou o embutido na câmera para não ter o áudio comprometido. Eu faço uso de um lapela da marca Rode que vou te indicar agora. Ele é tão simples que basta plugar este microfone no seu SmartPhone, abrir o seu programa de gravação de vídeos e partir para gravar o vídeo! O modelo para você pesquisar e comprar é o Rode Smartlav Lavalier. Ele é perfeito para gravar com o celular na mão ou em um pau de selfie. Defeito: cabo curto, apenas 1 metro.

#27

No caso do celular... O áudio fica comprometido quando você grava um vídeo com o microfone do celular, pois não é possível direcioná-lo para a sua boca. Geralmente, como o microfone se localiza na parte inferior do SmartPhone, vai captar os sons que estão na direção em que o SmartPhone estiver posicionado (esquerda ou direita, e não à frente), e isso é um grande problema, pois o objetivo do vídeo é que a atenção esteja em você, e não em uma criança que esteja gritando ao fundo (se você estiver num parque), ou um cachorro latindo, uma máquina cortando ferro, etc. Isso acontece o tempo todo!

No caso das câmeras... As câmeras ou filmadoras têm um microfone embutido que serve apenas para gravar um áudio que será utilizado como referência para a edição. Quando você produz um vídeo utilizando o microfone da câmera, o áudio fica muito ruim, o som se propaga produzindo eco, dando a impressão de que você está falando dentro de um tubo de PVC ou dentro de um banheiro. Isso acaba com a qualidade do seu vídeo. Por esse motivo sempre indico um microfone de lapela para usar nas gravações com o SmartPhone ou com sua câmera. Por ser direcionado, vai captar perfeitamente o som que sair da sua boca.

#28

Com essas dicas você já tem um pequeno estúdio em suas mãos! É uma excelente solução para quem precisa gravar sozinho ou não tem um assistente. Indicado também para quem está sempre em viagens ou mesmo naquele momento em que você se sente inspirado e precisa gravar imediatamente. Para gravar com câmera ou com o Celular (2 em 1) Para quem quer ter uma segunda opção, já que o cabo do Rode Smartlav Lavalier é pequeno, existe o AudiTechnica ATR 3350, que possui um adaptador para smartphone e pode ser usado em sua câmera diretamente em uma entrada P2 (padrão). O legal desse modelo é que possui um fio de 5 metros. Isso faz uma grande diferença pois não limita a distância entre você e a câmera.

#29

Dica importante: Para saber a distância correta entre a sua boca e o microfone de lapela, basta fazer um “L” com a sua mão, posicionar entre a sua boca e o peito – esta será a distância ideal para colocar o microfone.

EQUIPAMENTOS PARA GRAVAR ENTREVISTAS O “Santo Graal” dos Microfones - Sony UWP D16 Este equipamento possui uma versatilidade muito grande para gravar vídeos. O kit é composto por dois tipos de microfones, uma deles é de lapela, que transmite através de uma caixinha para um receptor que fica na câmera. Este receptor tem um fio que vai direto na câmera HDSLR, sendo que todos esses tipos de câmeras têm uma entrada de áudio que serve justamente para este fim. Além do lapela, o kit inclui uma caixinha com um plug XLR (plug padrão dos microfones de mão) que substitui o uso do fio, proporcionando maior mobilidade, por exemplo, em entrevistas.

#30

Este microfone é ideal para ambientes com muitos ruidos que acabam concorrendo com a sua voz (ruidos de festas, eventos, locais com grande público). Além de passar uma imagem de um vídeo mais profissional, este microfone capta com bastante eficiência o áudio que você deseja, basta direcioná-lo estrategicamente para a direção do som. O áudio da pessoa que você está entrevistando chegará perfeitamente no seu vídeo, para que a sua audiência possa ouvir claramente a mensagem. Ele é considerado um microfone caro, custa em torno de R$ 3.000,00, porém tem grande durabilidade e de qualidade absurdamente alta. Por isso, se você tiver recursos, este é o microfone que eu recomendo.

#31

Gravador externo Outra opção para entrevistas - o gravador externo. Para quem tem poucos recursos disponíveis no momento, eu sempre indico o Sony PX312 ou PX333 . Ao entrevistar, basta se posicionar, dar o comando de gravar e segurá-lo como se fosse um microfone e intercalar a direção do gravador para quem estiver falando no momento. Durante a entrevista, tome cuidado ao mexer com este gravador, pois o ruído do atrito com a sua mão será captado e atrapalhará a qualidade do seu áudio. Tomadas as devidas precauções, o próximo passo é sincronizar o áudio com o vídeo, usando um editor de vídeos.

#32

Tripé e bastão extensor Na hora de entrevistar alguém, é muito importante que você se desvencilhe de tudo o que for possível que estiver nas suas mãos, dando somente prioridade ao microfone ou gravador. Neste caso, deverá apoiar o seu SmartPhone ou câmera em um tripé ou, se a ocasião for propícia, usar um bastão extensor (ou pau-de-selfie – mais popularmente conhecido).

#33

CÂMERAS GoPro - Um dos meus vídeos que mais fez sucesso no meu mercado, foi gravado com uma câmera GoPro Hero 3 Black Edition. Esta câmera foi desenvolvida para gravações de esportes radicais e é muito versátil, podendo ser acoplada em diversos locais, como painel de carro, para-brisas, capô, skate, capacete, prancha, bicicleta, moto, enfim, no que você precisar. Serve, inclusive, para gravar vídeos embaixo d’água, pois ela tem alguns acessórios que permitem o seu uso desta forma. Esta câmera tem uma qualidade muito boa e filma em FullHD. A versão mais nova dela já filma com qualidade a 60 frames por segundo e também em 4K!

Algumas desvantagens da GoPro: A bateria dura pouco tempo (no máximo 30 minutos) Não possui entrada para microfone externo, então é preciso comprar um adaptador, caso queira gravar o áudio junto com o video. Seus acessórios são relativamente caros (considerando o nosso nicho de mercado) No mercado, esta câmera custa em média R$1.500,00, portanto não é uma câmera muito barata. A principal desvantagem é a lente grande e angular que ela possui. Este tipo de função distorce a imagem, não sendo indicada para todos os tipos de vídeos.

#34

A GoPro é indicada para ser usada como uma 2ª ou 3ª câmera (para cortes na edição de um vídeo), e não é recomendada para ser adquirida como uma câmera principal. Portanto, este equipamento não é recomendado para iniciantes ou para quem tem o objetivo de gravar vídeos profissionais de vendas, por exemplo (que é o nosso caso).

#35

Câmeras HDSLR As câmeras HDSLR fornecem vídeos de altíssima qualidade e possibilitam o uso vários acessórios, como: Grip de 2 baterias, cangalha, SteadiCam, etc. Elas são muito utilizadas na produção de comerciais/ propagandas de TV, por exemplo. A principal vantagem deste tipo de câmera é que ela possibilita a troca de lentes, o que a torna muito dinâmica e eficiente. Sem contar que o sensor de captação de imagem é imensamente maior do que o das filmadoras comuns de baixo custo. Você teria que ter uma filmadora que custa 10X o preço de uma HDSLR para ter a mesma qualidade de imagem. Este é equipamento que escolhi para produzir meus vídeos, pois ainda não encontrei nenhuma câmera que entregue tanta qualidade com tão baixo investimento. Mesmo com algumas desvantagens, ela proporciona imagens de altíssima qualidade e, neste caso, atende por completo a necessidade de gravar com alta qualidade. Eu sempre menciono que foi esta câmera que me levou ao ‘estado da arte’ nos vídeos, considerando os feedbacks que recebo da minha audiência no que diz respeito à qualidade das minhas produções. Isso é muito gratificante!

#36

Desvantagens da HDSLR Tempo de gravação: algumas câmeras vêm configuradas de fábrica para gravar até 12 minutos, outras até 30 minutos. Isso acontece porque existe um sensor dentro da máquina que faz ela parar a gravação no momento pré-determinado de fábrica para que a mesma não superaqueça. Existem algumas ferramentas que você pode instalar na sua câmera, como o Magic Lantern (que retira este bloqueio), porém isto não é aconselhável fazer, pois se você estiver filmando em um ambiente com sol e este sensor superaquecer, ele pode queimar e você perderá a sua câmera. Já que as HDSLR gravam no máximo 29 minutos direto, você pode gravar o seu conteúdo em blocos de 30 minutos. Isso se aplica apenas para quem vai gravar uma palestra inteira ou produções que demandem mais tempo de gravação. Nestes casos, você poderá fazer várias tomadas menores, editando, posteriormente, utilizando os efeitos de cortes e emendas. E a mágica acontece!

Qual câmera HDSLR eu recomendo? Existem câmeras para todos os bolsos, por isso vou recomendar três modelos: linha de entrada, linha intermediária (das quais faço uso atualmente) e uma linha mais profissional, que considero mais top (meu próximo investimento).

#37

Linha de entrada: Canon T5i. Grava 29 minutos, possui comandos touch screen e possui boa qualidade de imagem, apesar de não ser tão eficiente em baixa luminosidade.

Linha Intermediária: Canon 70D. Grava 29 minutos, também possui comandos touch screen, tem mais funcionalidades que a T5i, possui um sensor de captação de imagem um pouco maior. Foi desenvolvida especialmente para quem quer gravar videos. Com esta câmera você pode gravar sozinho, basta ligá-la, programar o foco automático de acordo com o seu posicionamento e pronto. É só mandar ver no conteúdo! Simples assim. :)

#38

Linha Profissional: Nesta categoria, pessoalmente, tenho duas opções de câmeras para recomendar - a Canon (modelo 5D Mark III) e a Sony (modelo A7S). Ambas são incrivelmente versáteis e com uma qualidade de imagem espetacular. São câmeras FULL Frame, ou seja, elas captam mais imagens no vídeo, e possuem um sensor bem maior que possibilita gravar videos com baixa luminosidade sem perder qualidade (ambientes internos, gravações à noite, etc).

#39

Câmera da Canon 5D Mark III

Câmera Sony A7S

#40

Cartão de Memória

LEMBRANDO: Estas câmeras gravam em cartão de memória. Dica importantíssima para você: Quando for comprar a câmera, não esqueça de adquirir cartão de memória Classe 10 com no mínimo 45MB/s.

OS OLHOS DA SUA CÂMERA: As lentes

Câmeras HDSLR possuem a funcionalidade de troca de lentes. Quanto mais claras forem as lentes que você for utilizar, melhor é a qualidade dos vídeos que vai ter. RECOMENDAÇÕES:

#41

Lente 18-55 3.5 - 5.6 (a original do Kit):

Geralmente esta é a lente original das câmeras de Linha de Entrada e Intermediária. Serve para quem está começando, mas não é considerada uma super lente. Ela é um pouco escura demais e por isso você vai sempre precisar gravar em lugares super iluminados. Por ser uma lente básica, a construção ótica dela é de baixo custo então você já sabe que a qualidade não vai ser das melhores. A única vantagem que vejo nessa lente, quando você não tem recursos para adquirir uma melhor, é que você pode gravar bem de perto da câmera com plano mais aberto. Muito indicada para entrevistas ou produções similares. Mas, sugiro que assim que a verba permitir, troque de lente. Mas nem tudo no mundo das HDSLR é caro… Vou indicar uma lente que, além de super acessível, é a amada de pelo menos 99% dos fotógrafos e videomakers:

#42

Lente Canon 50mm 1.8:

Esta lente é um sucesso de vendas e está no mercado desde 1987. Indicada para desfocar o fundo dos seus vídeos, colocando você em destaque na cena. A qualidade da imagem dessa lente é impressionante. A única desvantagem é que ela fecha muito o enquadramento, ou seja, você precisa de uma maior distância entre você e a câmera para gravar seus vídeos (aproximadamente 2 metros). Mas, é uma lente indispensável no seu arsenal de equipamentos. Ela custa em torno de 100 dólares e pode ser encontrada facilmente no Brasil. Dê uma pesquisada no Mercado Livre…

#43

Lente Sigma 24-70 2.8: Essa lente é recomendada por ser bem clara e com uma excelente qualidade ótica. Serve para fazer vídeos com planos mais abertos (tais quais a 18-55 original do kit), mas com muita qualidade de imagem. Existe uma versão da Canon 24-70 2.8, mas custa praticamente o DOBRO do preço da lente SIGMA e a qualidade da imagem tão boa quanto. Eu não consegui distinguir diferença nas duas, a não ser na tonalidade da cor (imperceptível para o seu youtubespectador). Essa lente faz muita diferença nas minhas produções. Uso este modelo de lente em todos os meus vídeos desde que a comprei! Mas prepare o bolso, essa lente custa em torno de US$1.000 dólares* aqui no Brasil. *Estou mencionando os preços em dólar para não desatualizar o valor de mercado, portanto se quiser saber o preço atualizado, bastacalcular esse valor em real na cotação do dia).

Recomendação: O ideal é ter as duas - a 50mm e a Sigma 2470!

Sigma 24-70mm 2.8

Canon 24-70mm 2.8

#44

AGORA É COM VOCÊ... A maioria das pessoas que nunca fez um vídeo profissional, em algum momento se sentiram “travadas” diante da câmera. Elas não conseguem se sentir à vontade, a timidez toma conta, e isso faz com que desistam ou adiem o novo projeto. Isso é exatamente o que não pode acontecer! É imprescindível que você vença esta etapa. Cada minuto que você se deixa vencer pelo medo, timidez ou qualquer outro entrave, há uma infinidade de oportunidades que você deixa passar pelo fato de não estar em evidência no seu nicho. “Quem não é visto, não é lembrado!” Não subestime a sua capacidade. Desafie-se! Olhe para a lente da câmera e visualize os seus sonhos. Tenho certeza que daqui a alguns meses você vai olhar para trás e vai constatar a sua evolução, em todos os sentidos. Há outra situação que poderá ocorrer, e quero que você termine a leitura deste guia ciente disto: Não se prenda ao fato de não ter os equipamentos aqui mencionados para começar a fazer os seus vídeos. O importante mesmo é entrar em campo e começar a gravar! É necessário esclarecer que eu indico marcas específicas, mas se você já tem uma máquina, sabe trabalhar com ela e não deseja adquirir outras marcas, concordo plenamente que você mantenha esta decisão.

#45

Só há uma recomendação da qual não abro mão: Faça uso de equipamentos de qualidade! Lembre-se sempre de priorizar este detalhe, pois ele vai garantir produções impecáveis, afinal estamos montando a “vitrine” do seu negócio. Espero que este guia tenha sido bastante esclarecedor e que possa ter agregado conhecimento tanto técnico, quanto estratégico sobre vídeos. Estes conhecimentos podem mudar a forma como você faz negócios, seja um e-commerce, ou um escritório de contabilidade, um consultório médico, um infoproduto e, principalmente, quem está vendendo algo pela internet. Acredito veementemente que você vai testemunhar uma significante melhoria em seus negócios. Um grande abraço do seu amigo, Michael Oliveira

#videosconectam

#46

LISTA DE EQUIPAMENTOS MENCIONADOS NESTE GUIA: Microfone Samson Meteor com condensador USB Microfone Rode Smartlav Lavalier - Microfone de lapela Microfone AudioTechnica ATR 3350 Microfone Sony UWP V6 Sony PX312 ou PX333 – gravador externo Webcam Logitech C920 - Webcam Câmera GoPro Hero 3 Black Edition Câmera GoPro Hero 4 Câmera Canon T5i - Câmera HDSLR Câmera Canon 70D Câmera Canon 5D Mark III Câmera Sony A7S Lente Sigma 24-70 2.8 Lente Canon 24-70 2.8 Iluminador de LED CN360 Iluminador LED YN600

#47

LISTA DE EQUIPAMENTOS MENCIONADOS NESTE GUIA: Tripé Bastão extensor (ou pau-de-selfie) SteadyCam Grip (para 2 baterias) Cartão de memória classe 10

#48

Assista também o vídeo que eu produzi sobre como fazer um vídeo para o seu negócio!

Increva-se no canal do YouTube para receber atualizações de novos vídeos:

www.michaeloliveira.com.br www.escoladevideos.com.br

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF