Manual Consolidacao
Short Description
Manuais cristãos...
Description
Deus está tocando o coração de homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças para que O conheçam. Diante deste despertar espiritual, a igreja enfrenta um grande desafio: Cumprir sua grande comissão dada em Mt 28.19-20 “Indo por todo mundo fazei discípulos....” Uma das grandes lutas que, como igreja, temos enfrentado, é a de reter cada alma que se decide por Cristo, com o objetivo de segui-lo. Não podemos nos contentar somente com as decisões a cada célula ou cultos, mas sim com que cada decisão se torne uma real conversão a Cristo. E este é um privilégio nosso, mas que vem com muita responsabilidade e seriedade. Para isto precisamos impregnarmos profundamente com a consolidação e tudo que ela envolve . Devemos amar a consolidação e empregar todo esforço para fazê-la realidade. É por isto que você deve se familiarizar com este assunto. Você foi chamado a fazer discípulos. Discipular não é apenas levar alguém a confessar que Jesus Cristo é o Senhor. Isto é apenas o primeiro passo. Agora é necessário ajudá-lo a estender o Senhorio de Jesus em todas as áreas de sua vida. Isto é Consolidação. A Consolidação tem que que vir depois da decisão. “ Consolidar é ajudar o novo crente a se firmar
Consolidar é ser amigo, um companheiro que estenderá a mão durante os primeiros passos na vida cristã, apontando-lhe o alvo: Ser Igual a Jesus. em sua decisão”.
CONSOLIDAÇÃO É O CUIDADO E A ATENÇÃO QUE DEVEMOS DISPENSAR AO NOVO CRENTE PARA REPRODUZIR NELE O CARÁTER DE CRISTO, DE MANEIRA QUE SUA VIDA CUMPRA O PROPÓSITO DE DEUS: DAR FRUTO QUE PERMANEÇA (João 15.16)
Cada novo crente necessita de um consolidador. VOCÊ VOCÊ é o escolhido para essa tarefa fascinante de ser canal e testemunha de uma grande transformação na vida desse discípulo. Será um investimento que lhe renderá um elevado lucro espiritual. O Senhor do Reino, Jesus, levará em conta essa sua expressão de amor por alguém que Ele mesmo tanto amou e deu a sua vida. Quem? O NOVO CRENTE QUE ACABA DE LHE SER CONFIADO. CONFIADO . Para consolidar, necessitamos de trabalho e esforço. Quando é o amor que nos move e o desejo profundo de suprir a necessidade do coração de Deus, as Almas, a satisfação será muito grande. A Consolidação é um dos passos da Escada do Sucesso mais importante, podemos dizer que é o coração da visão, será nesse momento que o novo discípulo terá seu caráter formado, algo errado pode desviá-lo do propósito de Deus para sua vida, por isso devemos realizá-la com zelo e excelência. Os Objetivos da Consolidação Reter cada pessoa que Deus ponha em nossas mãos Verificar a entrega e decisão de cada pessoa Inseri-lo e mantê-lo em uma célula
Levá-lo imediatamente a um processo de aprendizado e comunhão com os crentes Cuidar de cada convertido até que dê fruto permanente no Senhor Reproduzir na pessoa o caráter de Cristo Fazer de cada crente um fazedor de discípulos Cuidar das pessoas de acordo com o valor dado por Deus. Requisitos para ser um consolidador SANTIDADE - Quem quer ser usado por Deus na Consolidação deve ser santo. A única coisa que rouba sua autoridade e respaldo de Deus é o pecado oculto em sua vida. Deus só poderá fluir através de instrumentos limpos; AMAR AS ALMAS - O amor foi a chave do sucesso de Cristo e Ele nos deixou seu exemplo; CONHECER A PALAVRA - As perguntas que os novos crentes só podem ser respondidas com a Palavra de Deus; DISPOSIÇÃO e DISPONIBILIDADE - Uma das coisas que mais agrada a Deus é que façamos sua obra com zelo e disposição de coração. Devemos fazer como Ele o faria, se estivesse em nosso lugar. Is 6.8. Deus nunca vai trabalhar com nossas desculpas e justificativas. ORAÇÃO - É pela oração que as batalhas são ganhas. Tudo que desejamos no mundo terreno, devemos conquistar primeiro no plano espiritual. Passos da Consolidação A Recepção Ao tomar a decisão o novo discípulo é encaminhado à sala de consolidação (na igreja), se a decisão for em uma célula o líder fará após o termino. Apresente-se dando boas vindas em nome da igreja, perguntando seu nome e o memorize, ele se sentirá importante. Quebre o gelo: faça perguntas simples. Ex: O que achou do culto? Como está se sentindo? Faça a exposição do plano de Deus para o homem. (Banner) Dê o livreto: “Bem Vindo à Família de Deus”; explique o que há no livro e incentive-o a ler nesta semana. Preencha a ficha de consolidação. Não se esqueça de anotar a necessidade de oração, pois isto será usado na fonovisita e na visita. Ore por eles, de mãos dadas, confirmando a decisão, pedindo por sua necessidade, bênção, proteção e presença do Espírito Santo. O novo discípulo deve ser encaminhado para uma célula imediatamente, caso já freqüente alguma, a ficha de consolidação deve ser entregue ao líder de sua célula. (Caso a decisão aconteça na célula, a liderança deve fazer todo processo e informar a coordenação entregando uma cópia da ficha para gerenciamento). O acompanhamento pela coordenação de consolidação deve ser constante até que o novo discípulo ingresse na Escola de Líderes. A Consolidação Individual O consolidador da célula cuidará do discípulo nas próximas semanas. Ao receber a ficha de consolidação, o consolidador da célula deve orar pelo discípulo e suas necessidades contidas e no máximo em 48hs após a decisão de receber Jesus fazer a fonovisita, uma ligação rápida, se possível já marque a visita, se o mesmo possuir e-mail, Orkut, Messenger etc, utilize qualquer meio de comunicação para se aproximar e relacionar-se.
Deve ser ministrado 6 lições, sedo uma por semana, podendo ser na casa ou em outro local adequado, onde exista privacidade e concentração. Nas primeiras semanas talvez seja necessário ir buscá-lo para célula e cultos na igreja. O consolidador após ter ministrado todas as lições deve encaminhá-lo ao Préencontro, Encontro com Deus, Pós-encontro e inseri-lo na Escola de Líderes. A Fonovisita O QUE É? É uma visita telefônica de extrema importância para aquele que acabou de receber a Jesus, de forma que sinta o apoio da Igreja. Saber que há alguém disponível e com quem pode conversar, vai ajudá-lo a firmar-se. Portanto, dentro de no máximo, 48 horas, o novo discípulo deve receber um telefonema, ou uma visita, caso não tenha telefone.
PROPÓSITO: 1. Mostrar interesse e amor ao novo Crente. 2. Ministrar suas necessidades mais urgentes registradas na ficha de consolidação. 3. Ganhar confiança e regar a semente que acaba de nascer em seu coração, de modo que Satanás não a roube. 4. Deixar a porta aberta para uma visita em sua casa naquela semana. COMO PREPARAR ESTE TELEFONEMA? 1. Ore e peça unção para ministrar com resultados. Ore pela necessidade que aparece na ficha e confie num milagre de Deus. 2. Dependa do Espírito Santo, confiando-lhe a habilidade divina de falar de modo simples. 3. Faça num lugar apropriado. Fique tranqüilo e livre de distrações para que você fique atento à liderança do Espírito. 4. Planeje o tempo. Não demore muito . Deixe o gosto de “quero mais”. COMO REALIZAR ESTE TELEFONEMA? 1. Cumprimente de forma agradável e se identifique como membro da igreja. 2. Inicie a conversa dizendo-lhe que tem orado pelas suas necessidades e deseja saber como ele está. (reporte-se à necessidade apresentada na ficha de consolidação). 3. Pergunte o que ele achou da célula, culto etc. e como se tem sentido em relação a Deus... Informe-lhe que você tem o desejo de lhe fazer uma visita a fim de conversarem pessoalmente, mostrando interesse na solução de seus problemas. 4. Marque a visita, dia e hora. Apresente alternativas: Casa, parque, praça, shopping, etc. Mas nunca na igreja. Esta visita deve acontecer dentro de 1 semana. 5. Se necessário, Ore por ele ao telefone. ALGUNS CUIDADOS:
Seja sempre amável e agradável, não importa a atitude do decidido. Evite ser impaciente, cortante, pressionar o novo crente. Tomar tempo mais que o necessário. Discutir pontos de vistas religiosos e polêmicos.
A Visita OS PROPÓSITOS DA VISITA: Saber sua impressão sobre a reunião da Igreja da qual participou Verificar o nível de compromisso com Cristo no ato de sua decisão. Dar continuidade ao processo de consolidação, oferecendo assistência espiritual no início de sua vida cristã. Manifestar o amor e interesse da igreja em seu bem-estar espiritual. Estabelecer laços de amizade que favoreçam a sua integração no seio da nova família da igreja. Descobrir suas necessidades e ministrar sob a direção do Espírito Santo. Vincular o decidido a uma reunião de célula e envolvê-lo nas atividades da igreja, caso ainda não participe. COMO PREPARAR A VISITA Contate a pessoa e fale do seu desejo de visitá-la e orar por ela. Confirme o dia e hora da visita. Medite e prepare a ministração: baseada na necessidade escrita na ficha de consolidação e na fonovisita. Escolha um texto da Bíblia para isto. Passe um tempo de intercessão para que Deus lhe use para tocar o coração do decidido. Fazer dele um discípulo de Cristo é o alvo, e isto só é possível pelo poder do Espírito. Oração e dependência do Espírito Santo não apenas precedem a decisão, mas é ferramenta indispensável para cada passo do processo. REALIZANDO A VISITA Apresente-se - Se não conhece a pessoa, apresente-se sendo agradável e sincero. Indague - Investigue como lhe pareceu a reunião da igreja, dialogue com a pessoa sobre seus problemas específicos e a razão dos mesmos. Compartilhe - Selecione uma passagem bíblica de acordo com a necessidade e explique-a de forma rápida e simples, a fim de transmitir fé e confiança em Deus. Ore - Faça uma oração direta e específica, de acordo com a necessidade. Use promessas de Deus. Evite terminologia religiosa. Seja o mais natural possível. Envolva - Fale das atividades da Igreja, célula, redes, eventos etc. motive-a a assisti-las. É a oportunidade de criar a necessidade de ir a uma reunião de célula e animá-la a participar. Libere a Paz - Termine orando pela pessoa e sua família, declarando bênção e liberando paz sobre suas vidas. Informe - que você ela será acompanhada de forma pessoal e individual por 6 semanas nos seus primeiros passos da vida cristã, mas que para isto ela terá que freqüentar uma célula. Fale da célula, já informando o local, horário, líder e as bênçãos de se freqüentar uma célula. As Ministrações As ministrações têm duração de uma hora e devem acontecer 1 vez por semana. Teremos duas formas de aplicar os estudos: 1º caso: O Encontro com Deus está distante:
A lição é ministrada;
Entrega-se a atividade para o discípulo responder em uma semana; Na semana seguinte, a atividade é corrigida fixando ainda mais o assunto.
Neste caso as lições de consolidação tem duração de 10 semanas. 2º caso: Encontro com Deus está perto:
A lição é ministrada; Entrega-se a atividade para o discípulo responder em uma semana; Na semana seguinte, a atividade é corrigida rapidamente e a nova lição ministrada.
Neste caso as lições de consolidação tem duração de 5 semanas. Quais são as lições?
Folder (entregue na célula ou na igreja) O pecado no mundo e nossa redenção em Jesus. Como enfrentar o mundo? Meu relacionamento com Deus. O Batismo, Santa Ceia, Dízimo e Oferta. Conhecendo minha Igreja.
Posso ministrar outros estudos que não estão na apostila? Nosso material contém assuntos básicos para a vida de todo cristão e todas as lições devem ser ministradas não podendo ser retiradas para incluir outras, o que podemos fazer é acrescentar de acordo a necessidade do discípulo de receber estudos, após a conclusão das lições, para ser tratado em determinadas áreas de sua vida, pois sabemos que cada um tem necessidades específicas. Não podemos esquecer que o discípulo é formado no relacionamento diário e essas necessidades podem ser trabalhadas no dia-a-dia. Importante Ore para que o Senhor te dê capacidade de ministrar com sabedoria. Estude a lição. Chegue no horário. Tenha sempre uma boa aparência. Dê uma lição por semana. Não fuja do tema. Procure não falar sobre temas polêmicos. Deixe o Espírito Santo agir, a transformação na vida do novo discípulo acontece através do pode de Deus.
LIÇÃO 01 1ª SEMANA Duração: 1 Hora
Foi através de Adão e Eva que o pecado entrou no mundo e toda humanidade ficou distanciada de Deus (Rm 3:23). Mas Jesus nos resgatou através de sua “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes morte, nos dando vida eterna. Ele nos deu direito o poder de serem feitos filhos de Deus, aos de tornarem-se filhos de Deus (João 1:12). que crêem no seu nome; .” João 1:12
Como o pecado entrou no mundo?
“E viu a mulher que aquela árvore era boa
para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Gn. 3:6
O homem vivia em perfeita harmonia com o Senhor, mas após o plano de satanás de enganar Adão e Eva fazendo com que os dois desobedecessem a uma ordem de Deus (Gn. 2:17) fez com que o pecado alcançasse toda a humanidade. Todos nós fomos feitos pecadores por causa de Adão (Rm. 5:12), que espiritualmente falando representa a raiz interna do
pecado que até hoje atinge a vida do ser humano. Influências na vida do homem A influência do pecado de Adão Como Adão foi o primeiro ser humano criado por Deus, ele é o representante de toda raça, o seu pecado afetou todos os outros homens. Em Adão todos foram feitos pecadores, e por isso experimentamos a morte física e espiritual (a separação de Deus).
“Portanto, como por um homem
entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”. Rm. 5:12
A influência de Jesus sobre o homem Jesus Cristo foi o oposto de Adão, Ele trouxe vida e salvação a todos os homens através de sua obediência até a morte derramando o seu sangue para nos comprar. Jesus influencia a todos aqueles que por opção o aceitem como Senhor e Salvador. O queiram, sendo transformados em justos, ganhando assim a reconciliação com Deus.
“Porque, como pela desobediência de
um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos”. Rm. 5:18
A Redenção em Jesus A decisão mais importante de toda a nossa vida é justamente esta : Entregar verdadeiramente a vida ao SENHOR JESUS CRISTO.
Deus amou tanto o mundo que deu o Seu Filho (Jesus Cristo) para salvar a toda pessoa que confiar exclusivamente nEle! Jesus morreu em seu lugar, mas ressuscitou para salvar sua vida. (Romanos 6: 811).
Quando você se arrependeu de seus pecados e reconheceu Jesus como seu salvador, você recebeu:
Redenção – isto significa que fui comprado pelo sacrifício de Jesus e estou livre de todo poder que o pecado tinha sobre minha vida. Isso acontece pelo perdão (Romanos 4:7-8). Justificação – a justificação envolve perdão dos pecados, isto nos torna justos diante de Deus “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo. Rm 8:1”. De Co ndenados passamos a absorvidos. Vida eterna através da salvação João 3:16, “Porque Deus amou o mundo de tal maneira o que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. o
João 6:47, “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna”.
O que Jesus espera da minha nova vida? O desejo de Deus é que a partir do momento que recebemos a vida de Jesus sejamos semelhantes a Ele, por isso devemos:
Ser Santo – em sua nova vida, você de se santificar a cada dia, a influência que está em você é a vida e santidade de Deus. A santificação inclui separação e consagração total ao Senhor.
“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede
vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”. 1 Pe 1:15,16
Agora que sou santo, vou pecar de novo? Jesus deseja que sejamos separados, a partir de agora o pecado não faz mais parte de sua vida, mas se por acidente acontecer algum erro, você deve se arrepender, pedir perdão ao Senhor e abandonar o pecado. “Meus f ilhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”. 1 João 2:1-2
Você precisa tomar cuidado Uma das formas que o diabo vai usar para tirá-lo da presença de Deus é a acusação! (Apocalipse 12.1011), mesmo Jesus já tendo perdoado seus pecados. Fique forte e feliz, pois você tem vitória sobre o pecado, através do Sangue de Jesus que nos justifica e nos purifica de todo pecado (1 João 1:7-9) e a Palavra de Deus garante que estou perdoado e liberto (Romanos 8:1)
INSTRUÇÕES AO NOVO DISCÍPULO
ADQUIRA UMA BIBLIA A Bíblia é o Livro dos livros porque é a Palavra de Deus. É Deus falando com você. Logo, deve ser o livro mais importante de
sua vida. Adiquira uma bíblia de preferencia na linguagem de hoje, pois seu entendimento é mais fácil e comece a se familiarizar com ela. Separe um momento diariamente para meditar na Palavra de Deus. UNA-SE A UMA CÉLULA A Célula é a Comunidade Cristã de base. É um lugar onde você se encontrará com outros irmãos que o ajudarão a crescer na sua vida cristã. É sua nova família, portanto se importa com você. ENCONTRE-SE COM SEU CONSOLIDADOR Enquanto você começa sua nova vida, necessita de um irmão mais velho que possa caminhar ao seu lado nos primeiros passos. O líder da sua Célula lhe apresentará alguém da célula, que se tornará o seu consolidador. Ele se encontrará com você uma vez por semana, para conversarem sobre o que você aprendeu no intervalo dos encontros e orar com você.
“ Assi m q que , sse a al guém e est á e em C C r nov a c cr i ia é ; a as c coi sas v v el has j á ri is t o , n t ur a é
passar am ; e ei s q que t t ud o sse f ez n nov o” . 2 2 C C or í nt i io 5:17 s 5
Oração: Ore pelas necessidades do discípulo e peça a Deus para que a Palavra penetre em seu coração e comece a transformar sua vida.
LIÇÃO 01 2ª SEMANA Duração: 1 Hora
1. Leia G Gênesis 3 3:1-7 e e e escreva ccomo o o p pecado e entrou n no m mundo. _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 2. Porque vvocê rrecebeu p perdão d dos p pecados ee ttem d direito aa vvida eeterna? ((leia JJoão 3 3:16 e e 1 JJoão 1 1:9) _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 3. De a acordo ccom o o q que e está e escrito e em 2 2 C Corí ntios 5 5:17. Você é é u uma: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 4. O q que JJesus e espera d de vvocê e em ssua n nova vvida? ((1 P Pedro 1 1:15-16) _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 5. O q que n nos p purif ica d de ttodo p pecado? (( 1 1 JJoão 1 1:7) _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 6. Leitura d da P Palavra d de D Deus Livro: 1 1 JJoão
LIÇÃO 02 3ª SEMANA Duração: 1 Hora
O que é o mundo?
O Mundo O mundo representa tudo aquilo que desagrada a Deus, opõe-se aos Seus ensinos e está sob o domínio de satanás (1 João 5:19). O apóstolo João apresenta três aspectos que manifestam o amor ao mundo: os desejos da carne, os desejos dos olhos e a soberba da vida. “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai
não está nele; Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” 1 João 2:15-17
Desejos da carne São aqueles que existem por causa da nossa natureza, e nos impulsionam a fazer o mal, incitando-nos desde criança a segui os comandos da carne. Pode-se descrever como a satisfação, paixão ou gozo que se sente pelas coisas erradas e com as quais damos lugar ao pecado em nossas vidas.
Gálatas 5:17-21 diz: “Porque a carne luta contra oEspírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.”
Isto mostra o conflito que vive todo cristão: a carne quer uma coisa e o Espírito quer outra. Daí a importância de alimentar nosso homem espiritual. Gálatas 5:19-21 nos dá uma ampla lista dos pecados da carne. Esta inclui os pecados sexuais, os relacionamentos com religiões pagãs, como a feitiçaria e idolatria, e os relacionados com o temperamento ou caráter. Os frutos do Espírito são totalmente opostos à carne. Em relação a Deus, o amor o gozo e a paz; em relação aos demais, a paciência, a benignidade e a bondade; conosco mesmos, a fé, a mansidão e a temperança.
Nosso propósito, então deve ser que nosso espírito vença a luta contra a carne. O doutor Billy Graham ilustra da seguinte maneira: “Um pescador descia ao povoado todos os sábados à tarde. Sempre trazia com ele seus dois cães. Um
era branco e o outro negro. Ele os havia ensinado a pelejar quando lhes ordenasse fazê-lo. Todos os sábados à tarde, na praça do povoado, juntavam-se pessoas para ver os cães pelejarem, e os pescadores faziam suas apostas. Um sábado ganhava o cão negro, em outro ganhava o cão branco, mas o pescador esquimó ganhava sempre! Seus amigos lhe perguntaram como sabia qual deles venceria. Disse-lhes: deixo um sem comer e alimento o outro. Aquele que alimento sempre ganha porque se sente mais forte”.
Isto ensina que se quisermos vencer os desejos da carne devemos prestar especial atenção ao nosso espírito, alimentando-o e cuidando de tal forma que diante da tentação o espírito prevaleça. Os Desejos dos olhos Os olhos podem ser fonte de vida, pureza e inspiração, ou instrumento de maldade, perversão ou desejo mau. O doutor W. E. Vine os descreve como: “A principal avenida da tentação”. Os desejos dos olhos podem ser descritos como um gozo mórbido, mal intencionado e egoísta que inclui não somente a vista, mas também, a mente e a imaginação. A bíblia ensina em 2 Pedro 2:14: “Tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecar”
Mateus 5:27-28 “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.” Os desejos dos olhos incluem não somente a vista, mas também a mente e a imaginação, e buscam ser satisfeitos por meio da pornografia, literatura ou filmes que não edificam, criando um vício que somente pode ser saciado cedendo aos prazeres da carne. Um exemplo comum é quando a mente volta a satisfazer-se com práticas passadas de pecados sexuais, embriaguez, jogos de azar ou festas. O inimigo lhe mostra o bem que aconteceu, o prazer que sentiu e o prazer que seria voltar a experimentá-lo. Acompanha este pensamento com afirmações como: “não há nada demais”, “todo mundo faz”, “não posso ser fanático”.
A mente não se concentra nas consequencias que mais cedo ou mais tarde chegarão, e sim no prazer e no desejo que se quer sentir outra vez. Como podemos ver, a influência dos desejos de nossos olhos é grave, manipula nossa mente e nos leva a esquecer o que Cristo fez por nós. Por isto é bom seguir o conselho do apóstolo Paulo, que nos exorta a andar no Espírito e não nos satisfazermos com os desejos da carne. A Soberba da Vida Refere-se a acreditar que o sentido da vida encontra-se na aparência e no preço das coisas e não no valor que Deus lhe tenha dado. A soberba faz alusão a deixar levar-se pela superficialidade, incha o ego e nos fz crer que somos mais valiosos pela posição, pelo dinhei ro e pelos amigos. Estas “vaidades” convertem-se em fortalezas em quem lhe dá lugar e fazem crer que são elas que lhe dão posição entre as pessoas que o rodeiam . Por esta razão alguns passam por cima de outros, violando pincípios bíblicos e a vontade de Deus. Atrás dessa aparência escondem sua insegurança.
Um exemplo disso é quando gasto mais do que ganho e vivo com dívidas que me roubam a paz. Não abandono este hábito, mas quero aparentar que sou rico, comprando roupa de grife, celular ou frequentando locais que não posso, pensando que com iso obtenho o respeito das pessoas. Como sou afetado pelo mundo? O mundo pode me afetar quando cedo a seus caprichos, compartilho com suas piadas de dúbio sentido e participo de seus comentários mórbidos ou seus convites para participar de bebedas e festas. Afetame quando estas atividades deixam de ser uma diversão e passam a ser uma escravidão, quando termino envolvido em situações nas quais quero sair mas já não posso. Alguns exemplos: um péssimo relacionamento sentimental somente deixa frustração e desengano; uma enfermidade, como a cirrose, produzida pelo excesso de álcool ou uma doença venérea, resultado de uma vida dissoluta e desordenada. Estas situações demonstram como a vida do mundo é uma ilusão e não nos deixa ver o engano e as sequelas em quem segue tais práticas. Jesus não quer nos isolar do mundo. Ele quer que brilhemos e sejamos luz no lugar onde estamos “Não roguo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno .” Jo 17:15
Como enfrento o mundo agora que sou cristão?
Não participe do que o mundo oferece - Deve aprender, desde o princípio, a ser radical com o pecado e mostrar o que é sem disfarce algum. Você não precisa esconder que pertence a Cristo. Seja radical em sua posição como crente - Decida de antemão a que coisas não vai ceder. Por exemplo: abster-se de programas com não cristãos, festas ou reuniões sociais onde correm fartos a bebida e outros vícios. Determinar-se de antemão e evitar a luta do momento e fechar a porta para as quedas. O fundamental é decidir: aconteça o que acontecer, não deixará o caminho escolhido. Isto é determinação. Quando fizer sua parte, Deus fará a sua, trará sua luz para indicar o que deve dizer ou fazer. Evite passar muito tempo com incrédulos - Estes o desafiarão constantimente a fazer o que é mau e o incitarão a voltar atrás. Busque amizades que compartilhem com seus propósitos e metas - Conviva com pessoas que o desafiem a tornar seu relacionamento com Deus mais forte. Firme seu relacionamento com Deus - Conviva diariamente com Ele através da oração e mantenha uma forma de vida que não O afaste de seu lado. Para isto, ajudá-lo-á fazer a seguinte pergunta, quando enfrentar situações que lhe traguam dúvida ou incerteza: Que faria Jesus se estivesse em meu lugar? LEMBRE-SE: DIANTE D DE S SITUAÇÕES Q Q UE LLHE T TRAGAM D DÚVIDAS O OU IINCERTEZAS, PERGUNTE-SE: O Q Q UE FFARIA JJESUS SSE E ESTIVESSE E EM M MEU LLUGAR? Oração: Ore pelas necessidades do discípulo e peça a Deus para que a Palavra penetre em seu coração e comece a transformar sua vida.
LIÇÃO 02 4ª SEMANA Duração: 1 Hora
A palavra mundo não se ref ere ao mundo em que vivemos e sim ao que é contrário a Deus. Q Q uem g governa o o m mundo, ssegundo 1 1 JJoão 5 5:19?
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
A rrespeito d do m mundo, o o q que n nos d diz 1 1 JJoão 2 2:15? a. Devemos f f ugir d dele. b. Devemos a amá-lo e e ccuidá-lo. c. Não d devemos a amá-lo. d. Devemos a aceitá-lo e e vviver cconf orme e ele. Há em todo o cristão um conf lito entre a carne e o mundo. O que devemos f azer se quisermos vvencer o os d dese jos d da ccarne?
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Desde o princí pio devemos ser radicais para com o pecado, mostrando o que agora somos, SSegundo E Ef ésios 5 5:11. a. O q que n não d devemos f f azer? _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ b. O q que d devo f f azer? _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ Assinale a a p primeira ccoluna d de a acordo ccom a a p primeira: (
) IInve ja jas
(
) A Alegria
(
) A Amor
( a a )) FFruto d do E Espí rito
(
) IIdolatria
( b b )) O Obras d da C Carne
(
) IInimizades
(
) FFidelidade
(
) IImpureza
(
) P Paz
LIÇÃO 03 5ª SEMANA Duração: 1 Hora
Nesta lição estudaremos 3 formas para que você possa manter um profundo relacionamento com o nosso Deus: Oração, Palavra e com a Família de Deus. Relacionamento com Deus pela oração Alguns definem a oração como: falar com Deus. Gosto de pensar em oração como simplesmente “comunicação com Deus. A comunicação pode ser feita de várias maneiras. Uma palavra, uma lágrima, um gesto, um suspiro, um erguer das mãos, um dobrar de joelhos e até mesmo o silêncio reverente ou o entoar de um cântico podem ser uma oração. Há muitos tipos de oração e há três motivos que nos levam a orar: Oração motivada por Deus - Há certas orações que são dirigidas a Deus, por causa de Deus mesmo. O que Ele é, o que Ele faz, e o que tem feito por nós. Nessas orações, outra coisa não busco, senão apresentar-Lhe minha gratidão, louvor e adoração. O motivo do meu relacionamento, da minha oração, não sou eu, nem uma necessidade minha, não é o outro sua necessidade, mas é Deus. Quero me concentrar nEle. Oração movida por minhas necessidades - Aqui vou a Deus por causa de uma necessidade pessoal. Existe alguma circunstância em minha vida precisando ser alterada, alguma decisão a tomar ou algum fardo sobre meus ombros. Embora falando com Deus, o foco da atenção é a satisfação de necessidades pessoais. Busco uma resposta para a alteração de alguma circunstância em minha vida, que está fora dos padrões de Deus para mim. Oração movida por necessidades de outras pessoas - Chamamos a esse tipo de oração de intercessão. Aqui vou a Deus como sacerdote, como intercessor, levando a necessidade de outra pessoa. Interceder é colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa como se fosse própria. O motivo primeiro desse tipo de oração é ver circunstâncias alteradas na vida de um parente, um amigo, uma outra pessoa.
Relacionamento com Deus através da Palavra Deus nos deu a Palavra com um propósito, ser o guia de nosso caminhar diário, nas decisões e em tudo o que nos diz respeito. O salmista diz: “Lâmpada para meu pés é a Tua palavra e luz para os meus caminhos.” Salmos 119:105
Deus inspirou diversos homens em distintas épocas e em diferentes culturas para que , por meio de Sua Palavra, ou seja, a Bíblia, para que pudéssemos conhecer Suas promessas e termos uma vida abençoada. Em Josué 1:8 diz: “Não se aparte de tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite,
para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”
Como devo estudar a Palavra de Deus? Ao fazer o estudo da Palavra, o local, o ambiente e o momento exercem um papel fundamental. Portanto leve em consideração as seguintes sugestões: Escolha um lugar determinado - Caso seja possível, procure um lugar que você consiga se concentrar. Não escolha a cama quando estiver cansado, como local de estudo, pois certamente ficará apenas nas boas intenções e você terminará dormindo profundamente. Estabeleça um hábito de estudo - Decida, conforme seu agrado e preferência, como irá abordar a Palavra diariamente. Faça-o de tal modo que se torne um hábito de vida. Poderá determinar o espaço de tempo que dedicará diariamente ou estabelecer quantos capítulos estudará cada dia. Meditando nela - A melhor maneira de meditar na Palavra, é fazendo perguntas ao texto que está sendo lido. Pode-se perguntar: O que me ensina esta passagem? Como poderei aplicar o que lí? Com que personagem me identifico? O que me quer dizer isto?, etc. Com obediência - O objetivo é aprender “E sede cumpridores da palavra e não com obediência e que exista em nós um somente ouvintes, enganando-vos a vós coração sensível para fazer conforme o que mesmos.” Tiago 1:22 Deus nos determinou. A idéia não é receber informação, e sim que a Palavra penetre em nosso coração, exerça influência e reflita-se em nosso modo de viver. Sempre termine seu tempo de leitura e medição da palavra orando, pedindo Deus que lhe ensine como aplicar o que aprendeu durante o estudo bíblico e chamando-Lhe por perdão por qualquer pecado que tenha cometido. Peça tamém que Ele tenha o controle de cada área de sua vida. Assim, sem dúvida, alcançará o sucesso e tudo o que empreender lhe sairá bem. Relacionamento com a Família de Deus Logo no princípio de sua carta, depois de dizer que tem ouvido, visto, contemplado e tocado a Palavra da vida eterna, que é Jesus, João declara que está compartilhando isso para “ter comunhão” com os irmãos, e que esta comunhão é também com o “Pai e com o Seu F ilho Jesus Cristo” (1 João 1.1-3).
A comunhão com Deus gera a comunhão com o irmão É impossível ter comunhão com Deus e ódio ao irmão. O Reino de Deus é um Reino de amor; logo, é um Reino de comunhão e luz. “Deus é luz, e não há nele treva nenhuma” (1 João 1.5b). De modo belo, João contrasta a luz com as trevas, e o amor, que é outra palavra para comunhão, com ódio. Andar em amor e comunhão, é andar na luz de Deus. “Deus é amor!” “Deus é luz!” Quem se
encontra com Jesus, encontra-se com o amor, com a luz, e isso será manifestado no amor e na comunhão com os irmãos.
Sua nova família Todo aquele que recebe Jesus como Seu Senhor, nasce na família de Deus. Você, portanto, tornou-se parte da família, que é chamada Igreja. A Igreja não é um prédio, uma casa. A Igreja é o corpo vivo de Cristo, composto de pessoas nascidas de novo, que reconhecem Jesus como seu Senhor. No templo Para o seu crescimento espiritual é importantíssimo sua presença em todas as atividades da igreja, participe das Redes, Orações, Vigílias, Cultos etc. Na célula A vida da Igreja não se limita aos cultos de Domingo ou reuniões no templo. A Igreja é também na célula. A célula é um pequeno grupo de irmãos que se reúnem nas casas ou em qualquer lugar, com o compromisso de se edificarem mutuamente, cuidarem uns dos outros, crescerem juntos, se amarem e de também ser uma comunidade de pesca de vidas para Jesus. A célula se reúne uma vez por semana, mas ao longo da mesma, têm contato pessoal uns com os outros. É uma unidade pequena da grande família. Ali você vai ter oportunidade de praticar o ensino de hoje. Você vai desenvolver sua capacidade de amar e ter comunhão com os irmãos. No meio de todas essas atividades você estará desenvolvendo a capacidade de amar e ter comunhão com sua nova família e com Deus.
Oração: Ore pelas necessidades do discípulo e peça a Deus para que a Palavra penetre em seu coração e comece a transformar sua vida.
LIÇÃO 04 7ª SEMANA Duração: 1 Hora
Batismo, um passo de obediência O batismo destina-se a todos os crentes ganhos através da grande comissão, ou seja, no ir e fazer discípulos. Outro fato que reflete sua importância é que Jesus Cristo não somente ordenou que o discípulo fosse batizado, mas também Ele próprio se submeteu a este. Nesse estudo não iremos nos aprofundar no assunto, iremos esclarecer o básico de maneira simples para você entender melhor.
“Portanto ide, fazei discípulos de
todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Mateus 28:19
“Obs.: Avise que o discípulo passará por estudos específicos sobre batismo, quando ele for ser batizado” .
O que é o Batismo? É o nosso testemunho da identificação com Cristo; ele revela não apenas que eu tenho fé, mas que tipo de fé eu tenho. Quando imergimos (mergulhar) alguém na água, estamos simbolicamente declarando que esta pessoa foi sepultada com Jesus, e ao levantarmos esta pessoa das águas, estamos reconhecendo que ela já ressuscitou com Cristo para viver uma nova vida. Portanto, o batismo é onde reconhecemos que tipo de fé temos; uma fé que se identifica com Cristo e sua obra realizada na cruz. Como é o Batismo? “E mandou parar o carro, e desceram
ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho”. Atos 8:38-39
A palavra "baptismos" no grego significa: "imergir; mergulhar; colocar para dentro de" . Quando Filipe batizou, eles pararam em um lugar onde havia água e entraram na água. Por isso o batismo deve acontecer mergulhando o corpo inteiro, significa que você morreu para o pecado e renasceu uma nova criatura em Jesus.
O que é preciso para ser batizado?
Crer – Tudo o que fazemos na vida cristã demanda fé. Um exemplo é o eunuco que perguntou para Filipe: “Que impede que eu seja batizado? E disse Felipe: é lícito, se crês de todo coração.
E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. (Atos 8:37).
Arrepender-se – O batismo exige arrependimento, morrer para os desejos carnais, aos maus hábitos, às coisas que no meu parecer são boas, mas que aos olhos de Deus são más. Em Atos 2:38 está escrito: “Arrependei -vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”.
A Santa Ceia A Santa Ceia foi instituída por Jesus na última ceia que Ele participou com seus discípulos (Luc.22:19-20). Simboliza um fato passado (sua morte na cruz) e um acontecimento futuro (sua volta nas nuvens) (I Cor.11:26). O suco de uva representa o sangue de Cristo, e a selagem do Novo Pacto com esse sangue. Este pacto é considerado um testamento. Jesus selou o pacto com seu sangue. (Luc.22:20). O pão representa o corpo de Cristo, que foi partido por nós. (I Cor.10:16-17). Porque recordar a morte, e não sua vida ministerial? Porque é o ponto culminante de seu ministério, e somos salvos não por sua vida e seus ensinos, embora divinos, mas por seu sacrifício na cruz. Quem pode participar da Ceia?
“Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber
o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.”. 1Co. 11:22-28
Neste texto o apóstolo fala da indignidade das ações, e não das pessoas. Todos que já reconheceram Jesus como seu Salvador devem participar, é necessário que cada pessoa que participe da Ceia entenda o seu propósito e faça uma análise se sua vida está de acordo com o que o Senhor deseja, para não comer nem beber indignamente.
A Benção do Dízimo e da Oferta O que é Dízimo? A palavra dízimo é a tradução de palavras hebraicas e gregas que significam a décima parte. Em termos matemáticos seriam 10%. Portanto quando usamos o termo DÍZIMO, estamos falando da décima parte. Todos os dicionários de língua portuguesa definem o verbete DÍZIMO, por décima parte. Dízimo não se paga e nem se dá, se devolve. Porque não damos algo que não nos pertence, nós o devolvemos a Deus. Para que serve o Dízimo? Para manter a casa de Deus conforme está escrito em Malaquias 3:10: “ Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes”. O dízimo também nos traz proteção sobre a vida
financeira Malaquias 3:11: “ E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos”.
A Oferta A oferta deve ser voluntária, de acordo com o desejo do seu coração. O Apóstolo Paulo nos ensina em 2 Corintios 9:6-7: “E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria” .
No Evangelho de Marcos 12:41-44, Jesus nos dá um ensinamento importantíssimo para aprendermos a ofertar da maneira correta: “ E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito. Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento” . Marcos 12:41-44
O que faz Deus se agradar da oferta não é o valor mas a pureza do coração, a alegria, o amor e se preparamos o melhor para Ele. A oferta de Caim e Abel é um exemplo disso: “O tempo passou. Um dia Caim pegou alguns produtos da terra e os ofereceu a Deus, o SENHOR. Abel, por sua vez, pegou o primeiro carneirinho nascido no seu rebanho, matou-o e ofereceu as melhores partes ao SENHOR. O SENHOR ficou contente com Abel e com a sua oferta, mas rejeitou Caim e a sua oferta. Caim ficou furioso e fechou a cara ” . Gêneses 4:3-5 Nova Tradução na
Linguagem de Hoje
O dízimo e as ofertas foram instituídos por Deus desde o princípio e para todos os tempos. Dízimo é 10% do que se ganha. As ofertas serão conforme a nossa decisão. Todos os que são fiéis vivem felizes e de nada têm falta. Faça uma prova com Deus. A manutenção da obra de Deus é realizada com os dízimos e as ofertas, entregue-os a Deus na Igreja com alegria e gratidão e seja abençoado. Aprendemos nesta lição princípios essenciais na vida do cristão, o Batismo, a Santa Ceia, o Dízimo e Ofertas.
Oração: Ore pelas necessidades do discípulo e peça a Deus para que a Palavra penetre em seu coração e comece a transformar sua vida.
LIÇÃO 05 9ª SEMANA Duração: 1 Hora Nesta lição iremos conhecer melhor a doutrina básica de nossa igreja e a Visão G12 que tem revolucionado a história de muitas igrejas em todo o mundo. A Igreja do Evangelho Quadrangular Como surgiu? Em 1917 a evangelista Aimee Semple McPherson iniciou sua maratona de evangelização pelos Estados Unidos com várias campanhas em diversas cidades do país. Em 1922, durante um culto na cidade de Oakland, ela recebe a visão do evangelho quadrangular descrita em Ezequiel 1, termo que daria nome à igreja por ela fundada em 21 de janeiro de 1923, com a inauguração do Angelus Temple, em Los Angeles, Califórnia. O lema da igreja é “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente” Hebreus 13:8. O que é Evangelho Quadrangular? É o evangelho pleno, ou seja, apresenta Jesus de uma forma completa: como Salvador, Batizador com o Espírito Santo, como o Deus que Cura e Rei que em breve voltará.
Cruz Simboliza a morte de Cristo em sacrifício pela nossa salvação. (1 Jo 4:14)
Pomba Simboliza o batismo com o Espírito Santo. (Atos 1:5-8)
Cálice Simboliza a cura de todas as enfermidades. (Mateus 8:17)
Coroa Simboliza a volta de Cristo para reinar eternamente. (1 Ts 4:16,17)
Visão G12 A Visão G12 (Governo dos Doze) se fundamenta na Grande Comissão dada por Jesus. Seu principal objetivo é fazer de cada crente um líder que por sua vez transmita o caráter de Cristo e forme uma equipe de doze discípulos. O G12 nasceu através de uma visão que o Senhor entregou ao pastor Cesar Castellanos, presidente da igreja colombiana Missão Carismática Internacional. A visão G12 é mais que um método, uma estratégia entre muitas outras, ela vai muito mais além, pois transmite o pulsar do coração de Deus, o desejo ardente de levar salvação e estabelecer o Reino de Deus nesta terra. Aqueles que conhecem a visão podem defini-la como um estilo de vida, como uma paixão que arde no coração e que nos leva a trabalhar para ver as multidões rendidas a Cristo.
ENVIAR DISCIPULAR CONSOLIDAR GANHAR
A visão está fundamentada em quatro princípios: Ganhar, Consolidar, Discipular e Enviar. Estes princípios buscam ganhar o perdido, consolidá-lo para que permaneça em sua decisão por Cristo e discipulá-lo para que se prepare na tarefa de estender a mensagem do evangelho e assim, levá-lo a pregar as boas novas de salvação.
Ganhar – Através das células, Lar de Paz, Redes, Cultos de celebração, Evangelismo pessoal; Consolidar – Através de contato pessoal, lições de consolidação, Encontro com Deus, Escola Bíblica; Discipular – Escola de Líderes, ingresso na Geração de Doze (G12); Enviar – Onde você será enviado como Líder.
Você entregou sua vida para Jesus e inicio sua caminhada com Ele. Você entrou na Escada do Sucesso no primeiro degrau (Ganhar), hoje você está no segundo, sendo consolidado, seu próximo passo dentro da Consolidação é ter um Encontro com Deus. O que é o Encontro com Deus? O Encontro com Deus acontece em 3 etapas e deve-se participar de todas: Pré encontro, Encontro e Pós encontro. Este é o lugar para receber a graça de Deus, para arrancar totalmente o pecado; lugar de refletir seu estilo de vida e aprender a projetar-se com fé para conquistar. Não há limites para o agir de Deus nos Encontros. Todos podem contemplar de perto o amor e o cuidado de Deus para com os que o buscam, e ter suas vidas completamente transformadas. Sem dúvida a experiência em um encontro é um divisor de águas na vida das pessoas, que passam a ser divididas em antes e depois deste Encontro.
A Escola de Líderes É um dos pilares fundamentais da Visão G12 e tem como objetivo a formação de discípulos de Cristo pronto para reproduzir Seu caráter e Sua missão. Traz o ensino vivo e transformador, gerando grande crescimento pessoal e ministerial nos alunos, que se formam líderes de células prontos para cumprir a Grande Comissão deixada por Cristo: “...Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizandoos em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Mateus 28:18-20.
Agora que você já conhece um pouco da linda história da Igreja do Evangelho Quadrangular e a Visão G12, abra seu coração para Deus realizar Sua vontade em sua vida.
LIÇÃO 05 10ª SEMANA Duração: 1 Hora
1. O q que é é o o E Evangelho Q Q uadrangular? _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 2. Sobre a a d doutrina Q Q uadrangular, rresponda o o q que ssignif ica: a. Cruz: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ b. Pomba: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ c. Cálice: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ d. Coroa: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 3. Q ual o o o ob je da V Visão G G12? jetivo d _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 4. Q uais o os p passos d da E Escada d do SSucesso? Ganhar, _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _, D Discipular e e _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _. 5. Após a as llições d de cconsolidação vvocê iirá a ao: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.. _ _ _
View more...
Comments