Manual Caldeira

August 8, 2022 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Manual Caldeira...

Description

 

   

MANUAL DE OPERAÇÃO  CALDEIRA VILERI VL-12

Identificação 

M.Sci. Eng. Luiz Carlos Martinelli Júnior CREA-MG 57369/D Endereço

1

 

 

Da Caldeira  Marca Modelo  Número de Fabricação Ano de Fabricação Fabricante Endereço Capacidade de Produção de Vapor Tipo de Vapor Pressão de Trabalho PMTA Pressão de Teste Hidrostático Superfície de Aquecimen Aquecimento to Combustível Utilizado Automatização Descrição

Vileri (Foto 1) VL-12 XXX 1995 Vileri Engenharia Industrial Ltda. Rua Conde de Porto Alegre, 248 – Pelotas – RS 200 kg/h Vapor Saturado 6,5 kgf/cm² (inspeção de 2000) 8,0 kgf/cm² 12 kgf/cm² 12 m² Lenha em toras Controle de Nível de Água - Caldeira Flamotubular Vertical para a geração de vapor saturado, com tiragem natural. - Fornalha refrigerada a água (parede d´água) - 01 Válvula de Segurança Ø1¼” - 01 Injetor Ø ½” Marca Comodoro -- 01 01 Visor Manômetr Manômetro o Ø ½” (0 a 2200 kgf/cm²) de Nível Ø ½” - 01 quadro de comando elétrico para comando e  proteção da bomba d´água, d´água, automatização e segurança - Alarme de Falta de Água

Localização da Caldeira Empresa Endereço Instalação e Disposição

Operador da Caldeira  Nome Situação

Empresa Endereço A caldeira está instalada em Casa de Caldeira. A Casa de Caldeira dispõe de: a)  02 saídas dispostas em direções distintas, normalmente desobstruídas  b)  acesso seguro para a operação e manutenção da caldeira c)  sistema de captação e lançamento dos gases e material particulado para fora da área de operação d)  iluminação suficiente para operação op eração Nome (s) Habilitado com curso admini administrado strado pelo SENAI -.

2

 

 

  Foto 1 – Caldeira Flamotubular F lamotubular Vertical Vileri VL-12

3

 

 

Procedimentos de Partida .01.

Verifica-se o nível e o tratamento químico da água no tanque de abastecimento. Completa-se a caixa e faz-se o tratamento químico se necessário.

.02.

Verifica-se a necessidade de limpeza das cinzas no cinzeiro.  Retira-se as cinzas com uma pá, se necessário. 

.03.

Abre-se a válvula de entrada de água da bomba.

4

 

    .04. Verifica-se se a bomba está ligando e desligando.  No painel, coloca-se a bomba no  manual (chave para a esquerda), aperta-se o botão VERDE VERDE fazendo-a  funciona e o VERMELHO parando-a.  Ao terminar o teste, retorna-se a chave ao automático. 

.05.

Drenam-se os indicadores de nível (garrafa e visor) e testando também o sistema de alarme.

5

 

  .06.

Dá-se uma descarga de fundo rápido, observa-se se a válvula está fechando conv convenientemente. enientemente.

.07.

Assegura-se que a quantidade de combustível, nas proximi p roximidades, dades, seja suficiente para a alimentação do fogo durante um razoável espaço de tempo (duas horas).

.08.

Ateia-se fogo.  Ao alimentar a Caldeira, tomase precauções para evitar danos ao refratário e grelhas. 

6

 

    .09. Válvula de Segurança

Verifica-se a abertura e fechamento da válvula de segurança.

.10.

Abrir lentamente a válvula de vapor.  Deve-se evitar o golpe de aríete na linha. 

7

 

 

Procedimentos de Parada .01.

Verifica-se o nível e o tratamento químico da água no tanque Completa-se de abastecimento. a caixa e faz-se o tratamento químico se necessário.

.02. Corta-se a alimentação de combustível (lenha) na caldeira. .03.

Verificam-se as posições das válvulas de entrada de água na  bomba, as mesmas devem estar abertas para completar o tambor.

.04.

Fecha-se lentamente a válvula vál vula de vapor.  Deve-se evitar o golpe de aríete na linha. 

8

 

    .05. Controla-se a pressão do vapor na caldeira, dando da ndo pequenas descargas de fundo, se necessário.  Deve-se certificar que não haja  pessoas na área de descarga da caldeira – ÁREA DE RISCO.  

.06.

Verifica-se se a chave do  painel de controle de nível nível está no automático. 

9

 

  .07.

Desliga-se a chave geral do Chave se localiza dentro do sistema. edifício, no interior da sala de aula, no quadro de comando.  

.08. Deixa-se esfriar lentamente.

10

 

 

Procedimentos e Parâmetros operacionais de rotina  No Funcionamento da Caldeira .01. Quando a pressão do vapor estiver próxima à pressão pr essão de trabalho, evita-se o “golpe de aríete” abrindo-se lentamente a válvula de vapor. .02.

Observa-se atentamente o manômetro e o indicador de nível, ajustando-os, se necessário, aos  padrões de segurança; segurança;

.03. Observa-se atentamente o termômetro da chaminé, os gases, durante funcionamento normal da caldeira, devem sair da caldeira entre 260 e 280ºC. Gases acima desta temperatura indicam a necessidade de limpeza nos dutos de fumo. 

.04. Dá-se descarga de fundo conforme recomendações de tratamento da água.

11

 

  .05. Faz-se as anotações diárias e verifica-se o funcionamento de todos os equipamentos e acessórios (ver modelo de relatório r elatório diário em anexo) .06. Testa-se o sistema alternativo de abastecimento de água (injetor) diariamente.

a) abre-se a válvula de alimentação de água

 b) abre-se a válvula de vapor vapor

12

 

 

c) abre-se a válvula de água para o tambor

d) abre-se lentamente a válvula do injetor até que o fluxo de água no visor de líquido pare.

.07. Evite-se queimar lixo ou outro material estranho, pois pode pod e ocasionar: entupimento das grelhas, superaquecimen sup eraquecimentos. tos. .08. Dá-se descarga manual nas válvulas de segurança, no mínimo, uma vez por dia. .09.  Não se deve perder de vista vista o controle do nív nível el da água. .10. Adiciona-se corretamente os produtos para tratamento da água.

13

 

    .11. Segue-se as instruções CIPA e colabora-se com ela. .12. Mantém-se limpo e em ordem o local de trabalho. .13. Verifica-se os contatos dos eletrodos mensalmente. O mal contato é comum devido à vibração do equipamento.

14

 

 

Procedimentos para Situações de Emergência Nível Reservatório Alto Nível d e Água do Reservatório  No caso do nível da água ficar muito alto, o vapor arrastará consigo água (líquida), prejudicando a sua qualidade e danificando possíveis equipamentos ligados a linha de vapor. Procedimentos a serem seguidos

.01.

Drenam-se os indicadores de nível (garrafa e visor) para certificar-se da situação.

.02.

Dá-se descargas de fundo para ajustar o nível da água aos padrões normais de operação da Caldeira..

15

 

 

Nível de Água do Reservatório Baixo

É a mais séria e a mais freqüente das emergências em Caldeiras. As causas  poder ser falhas na bomba de alimentação, vazamentos vazamentos no sistema, válvulas defeituosas, falhas no automático e no alarme de falta de água, etc. Quando faltar água na Caldeira, a superfície imersa na água fica reduzida. A ação do calor provocará deformações nos tubos, vazamentos, danos no refratário e, no  pior dos casos, UMA EXPLOSÃO. Procedimentos a serem seguidos

.01.

Drenam-se os indicadores de nível (garrafa e visor) para certificar-se da situação.

.02. Interrompe-se o fornecimento de água para a Caldeira.  Deve-se impedir que entre água no tambor pois poderá ocorrer um choque térmico e conseqüente expansão violenta da desta água. 

16

 

  .03. Fecha-se a saída de gases e a entrada de ar da Caldeira.  Ao se interromper o  fornecimento de oxigênio, cessa a combustão. 

.04.  Não se deve tentar tentar apagar o fogo com água ou extintores. .05. Fecha-se a válvula de saída de vapor e observa-se o manômetro. Se a pressão aumentar, descarrega-se manualmente as válvulas de segurança. 

.06. A Caldeira deve esfriar lentamente.  Dependendo do tempo que a estrutura ficou exposta ao calor, o engenheiro responsável deverá inspecionar a Caldeira, conforme determinação da NR-13. 

17

 

 

Procedimentos Gerais de Segurança Uma unidade geradora de vapor deve estar permanentemente em boas condições de operação e preservação. Há um mínimo de prescrição que deveriam ser do pleno conhecimento dos operadores de caldeiras, a saber: 1.  O Operador não deve afastar-se do local de trabalho. Não é recomendado que o Operador da Caldeira execute outras atividades. 2.  Inspecionar diariamente o corpo de nível, promovendo a descarga do indicador de nível, das torneiras de prova p rova e do próprio corpo de nível. Quando se constata algum defeito NUNCA SE DEVE INJETAR ÁGUA imediatamente no interior da caldeira. Deve-se apagar o fogo e esfriar a caldeira,  para evitar explosões explosões (seguir Procedimento de Parada). 3.  Testar a válvula de segurança, constatando se abre e fecha automaticamente sem desprender vapor a pressão inferior a sua operação. 4.  Descarregar diariamente a caldeira, conforme prescrições de tratamento de água. 5.  Manter os vidros indicadores de nível, aparelhos indicadores em geral,  perfeitamente limpos, a fim de evitar erros de leitura. Se o vidro de nível internamente estiver embaçado, na primeira parada semanal deve-se limpá-lo. 6.   Não exceder à pressão de trabalho ddaa caldeira, para evitar sa salvas lvas ddaa válvula ddee segurança. 7.  Extrair uma amostra de água de alimentação e de descarga para controle de tratamento conforme prescrições de tratamento de água.

18

 

 

Procedimentos de Manutenção 1.  Limpeza dos Tubos de Gases A limpeza deve ser feita quando a temperatura dos gases da chaminé excederem a 280ºC ou mensalmente, para garan garantia tia de eficiênci eficiência. a. Dependendo da lenha utilizada para queima, se a mesma for verde ou muito úmida, a limpeza deve ser feita semanalmente. sema nalmente.

2.  Calibração do Manômetro e Termômetro Os equipamentos devem ser calibrados anualmente.

3.  Limpeza dos Eletrodos de controle de nível Deve ser feita anualmente, por ocasião o casião da Inspeção de Segurança.

19

 

 

Caldeira Vileri VL 12 Nº Ordem do Proprietário: 00 Ano de fabricação: 1995 Propriedade de Data

Tempo Fogo Pressão máx.

CONTROLE DE MANUTENÇÃO DA CALDEIRA Nº Purgas OBS. Trat. da água

Alterações

Resp

20

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF