Manual Balabolka

August 15, 2017 | Author: luladecastro | Category: Window (Computing), Microsoft Windows, Mp3, Portuguese Language, Software
Share Embed Donate


Short Description

Download Manual Balabolka...

Description

TUTORIAL BALABOLKA EM PORTUGUÊS

Text to Speech Software

Índice Conteúdo Introdução

4

Porquê falar desta ajuda Técnica?

4

Aplicabilidade do Balabolka.

4

Sobre o Balabolka.

5

Objectivos do trabalho.

6

Instalação do software Balabolka, vozes e dicionários.

6

Menus do Balabolka.

6

Menu Ficheiro. ALT+F

7

Menu Editar.ALT+E

8

Menu Texto. ALT+T.

9

Menu Fala.

9

Menu Opções. ALT+O.

10

Menu Ver. ALT+V.

11

Menu Ferramentas.

12

Menu Marcador. ALT+M.

12

Menu Ponto de interrogação.

12

Configurações. SHIFT+F6.

12

Menu Geral.

13

Menu Leitura

13

Menu Ver.

14

Menu Pausas.

14

Menu Texto.

14

Menu Teclas de atalho.

15

Menu Atalhos.

15

Menu Botões.

15

Menu Ficheiros.

16

Menu Regras.

16

Menu Voz.

16

Exemplo Prático.

16

Abrir um documento no Balabolka e escolher a voz que melhor se adapta.

17

Funções de leitura.

17

Alterações de velocidade, tonalidade e volume.

17

Corrigir erros de pronúncia no decorrer do texto e mudar narrador.

18

Inserir áudio clips.

19

Inserir marcações intituladas.

20

Converter texto para capítulos áudio.

20

Bibliografia e Links Consultados

20

Introdução Bem-vindos. Chamo-me Raquel e sou uma voz sintetizada. Antes de mais, lamento ter este sotaque Brasileiro, mas sou Freeware e as questões de acessibilidade também se referem ao custo que as ajudas técnicas podem ter, decidimos que a utilização da minha voz é a mais apropriada. Porquê falar desta ajuda Técnica? Venho falar-vos do software que me dá voz. Justifico o tema pela ajuda técnica que este software permite a todos e particularmente a pessoas cegas ou com baixa visão de converterem textos digitalizados em áudio sem quaisquer custos para o utilizador. Com a conversão de texto para áudio, o utilizador pode ouvir um livro em diferentes capítulos. Aplicabilidade do Balabolka.

Através de programas (TTS ou Texto para fala), o utilizador pode, entre outros exemplos: Converter textos longos em diferentes capítulos áudio agilizando a sua audição. Ouvir as conversões em qualquer dispositivo de leitura áudio.

Ouvir e ajustar a pronúncia e a soletração das palavras. Utilizar mais do que um narrador para a leitura do texto. Ajustar tonalidade velocidade e volume da leitura. Controlar todas as funções através de teclas de atalho. Inserir marcas e áudio-clips no decorrer do texto. Sobre o Balabolka.

O Balabolka é um programa tipo (T TS) - ou Texto Para Fala. Todas as vozes instaladas no seu sistema estarão disponíveis para o Balabolka. O texto pode ser salvo num arquivo de formato WAV, MP3, MP4, OGG ou WMA. O programa também pode ler o conteúdo da área de transferência (clipboard), exibir texto de arquivos CHM, DjVu, DOC, EPUB, FB2, HTML, ODT, PDF e RTF, pode ainda personalizar fontes e cores de plano de fundo, controlar a leitura através de teclas de atalho. Um dado importante sobre a leitura de documentos em PDF, refere-se à necessidade destes ficheiros serem de leitura e não de imagem. Caso o utilizador faça uma digitalização de um livro e a converta em PDF, este irá ficar em imagem impossibilitando a leitura por softwares ‘Texto Para Fala’. Para tornar possível a leitura de um PDF de um livro digitalizado em imagem é necessário passar o ficheiro por um software OCR. Os programas de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), reconhecem as imagens e convertem-nas em para palavras permitindo que o utilizador aceda e edite o conteúdo do documento original. O Balabolka usa várias versões da ferramenta de fala da Microsoft, a Microsoft Speech (SAPI); isto permite que o utilizador altere os parâmetros de uma voz, incluindo a velocidade, tonalidade e volume. O utilizador pode aplicar uma lista especial de substituições para aumentar a qualidade de articulação das vozes. Este recurso é útil quando você quer mudar a soletração das palavras. Balabolka pode salvar o texto sincronizado em arquivos externos LRC ou marcadores MP3 dentro dos arquivos de áudio. Quando um arquivo de áudio é tocado com leitores dum computador ou com modernos leitores de áudio digitais. Específicações do software Balabolka.

Tamanho: 6766 KB. Versão: 2.3.0.515. Licença: Freeware. Sistema operacional: Microsoft Windows 2000/XP/2003/Vista/7. Idiomas:português (Brasil), português (Portugal), alemão, árabe, búlgaro, checo, chinês, coreano, espanhol, francês, holandês, húngaro, inglês, italiano, japonês,

polonês, romeno, russo, turco, ucraniano, vietnamita. Objectivos do trabalho. Este tutorial sobre o software Balabolka irá incidir sobre as instalações necessárias (software Balabolka; Software de verificação ortográfica; vozes), nos diferentes menus e ferramentas disponibilizadas. Para isso iremos criar 10 capítulos para cada menu da barra de menus do programa, um capítulo de configurações do atalho SHIFT+F6, e um último capítulo que incidirá num exemplo prático utilizando unicamente os atalhos indicados. Por questões de acessibilidade e inclusão de todos os utilizadores, serão aqui indicados os atalhos que permitem o acesso às principais ferramentas e a descrição do que cada uma delas realiza sem utilizar o rato do computador.

Instalação do software Balabolka, vozes e dicionários.

Lista de links necessários de instalação: http://www.cross-plus-a.com/balabolka.zip: descarregar software balabolka. http://download.microsoft.com/download/c/9/e/c9ee5f5d-7631-4ee7-aee4dbd22b2b1439/SpchCpl.exe: Speech Control Panel. Adiciona um ícone para o Painel de Controle. Permite visualizar e personalizar a lista de motores instalados no sistema. http://www.cross-plus-a.com/spell_Portuguese.zip: Verificação ortográfica.

http://www.cross-plus-a.com/balabolka.htm : Link de acesso ao site do balabolka. Aqui encontram todos os links indicados anteriormente e outros relativos a outras opções não instaladas para o uso em português do software. http://ead.cetam.am.gov.br/portal/down/ NextUp_ScanSoft_Raquel_Brazilian_Portuguese_Voice.msi: Voz - Scansoft Raquel full 22khz.

Menus do Balabolka.

Menu Ficheiro. ALT+F

Neste menu poderá ter acesso às seguintes ferramentas: Novo. Control +N. Abre novo documento. Abrir. Control +O. Abre um ficheiro de leitura (DOC , HTML, ODT, PDF..étecetra). Guardar. Control +S. Salvar o documento trabalhado. Guardar Como. Control +ALT+S. Salvar o documento com outra directoria ou noutro local. Guardar Como Ficheiro de Áudio. Control +W. Converte o texto em áudio. Dividir e converter em ficheiros de áudio. Control +F8. Esta ferramenta torna-se muito útil para grandes ficheiros de texto permitindo ao utilizador dividir o texto em diferentes capítulos áudio. Esta divisão poderá ser realizada seguindo diferentes regras. Premindo as teclas Control +F8 ficam várias opções disponíveis: Poderá navegar pelas diferentes opções através da tecla TAB seleccionando com a barra de espaço as funções que interessem. Pasta de ficheiros de saída – onde ficam alojados os ficheiros áudio. Formato do Ficheiro de áudio – utilize o cursor para escolher os diferentes formatos de áudio disponibilizados . Molde a nome dos ficheiros de saída. Título dos ficheiros de saída. Número inicial para a sequencia dos ficheiros de saída. Número inicial dos ficheiros de saída. Nomeação dos ficheiros de saída. Indicar a numeração se antes ou depois do título do ficheiro áudio. Método de divisão. Escolha das várias possibilidades de divisão do ficheiro texto a converter: Poderá optar por diferentes métodos: Pelo tamanho dos blocos de texto; Por sequências especificadas no texto de entrada; Por duas linhas vazias em sucessão; Por linhas onde todas as letras são maiúsculas; por marcações intituladas. Tamanho dos blocos de texto. Indicar o número de Kapas.

Pronunciar o número do bloco. No inicio ou no final de cada bloco. Testar. Informação sobre o número aproximado de ficheiros após a conversão para áudio. Dividir e converter. Realiza a divisão e conversão para áudio. Dividir. Realiza a divisão do texto. Fechar. Sair da janela . Informações ID3.Control +I. Inserir informações sobre os ficheiros áudio convertidos (Título, artista, álbum, ano, etc.). Fechar. Control +F4. Fecha a janela que se encontra aberta. Fechar todas. SHIFT+Control +F4. Fecha todas as janelas do programa.

Menu Editar.ALT+E

Neste menu poderá ter acesso às ferramentas: Desfazer. Control +Z. Cortar – Control +X. Copiar – Control +C. Colar – Control +V.

Converter Selecção: esta ferramenta permite optar por: Maiúsculas. SHIFT+Control + U. Minúsculas. SHIFT+Control +L. Caixa invertida. SHIFT+Control +I. Caixa em modo de título. SHIFT+Control +T. Caixa em modo de parágrafo. SHIFT+Control +S. Line Case.SHIFT+Control +P.

Pronúncia. Control +P. Localizar. Control +F. Localizar a próxima. F3. Substituir. Control +R. Seleccionar tudo. Control +A. Limpar a coloração. Control +H.

Menu Texto. ALT+T.

Neste menu poderá ter acesso às seguintes ferramentas: Formatar texto. Control +L. Localizar homografias. Control +M. Substituir números por palavras. Control +G. palavras estrangeiras (SAPI 5). Control +F. Direct Speech (SAPI 5). Control +D. AudioClip. Control +ALT+Insert. Codificação de saída PDF. A N S I ou UTS-8.

Menu Fala.

Neste menu poderá ter acesso às seguintes ferramentas: Ler em voz alta. F5. Pausa.F6. Parar.F7. Ler texto seleccionado.F8. Ler área de transferência em voz alta.F9.

Avançar parágrafo. Control +UP. Retroceder parágrafo. Control +DOWN. Avançar Página. Control+PGDN. Retroceder Página. Control+PGUP. Avançar Palavra. Control+RIGHT. Retroceder Palavra. Control+LEFT. Seleccionar Palavra. SHIFT+Control+RIGHT.

Menu Opções. ALT+O.

Neste menu poderá ter acesso às seguintes ferramentas: Correcção da pronúncia: Esta ferramenta permite optar por: Ver alterações de texto. Control +T. Estatísticas de substituição. Control +J. Encontrar pares de regras. Control +F5. Encontrar nomes no texto. ALT+F3. Aplicação de regras (DIC). Padrão e rápida. Perfis. Control +F6 .

Velocidade. Esta ferramenta permite optar por: Aumentar. Control+ALT+Right. Diminuir. Control+ALT+Left.

Tonalidade. Esta ferramenta permite optar por: Subir. Control+ALT+UP. Descer. Control+ALT+DOWN.

Volume. Esta ferramenta permite optar por:

Aumentar. Control+ALT+PGEUP. Diminuir. Control+ALT+PGDN. Velocidade e Tonalidade Padrão. Control +D. Ficheiros de áudio. SHIFT+F5. Configurações. SHIFT+F6. Vamos posteriormente criar um capítulo sobre as configurações. Verificador de soletração. SHIFT+F7. Cronometro. SHIFT+F8. Depois de guardar o ficheiro de áudio. Cursor para várias opções de encerramento. Voz. Escolher voz sintetizada.

Menu Ver. ALT+V.

Neste menu poderá ter acesso às seguintes ferramentas: Idioma. Cursor para aceder aos vários idiomas do software. Tipo de letra Cor. Control +B. Visuais. Control +Kapa. Mostrar. Cursor para aceder ás várias possibilidades de ferramentas: Configurações de voz. F10. Painel de dicionários. F11. Barra de ferramentas. Marcar e desmarcar com a tecla ENTER. Barra de estado. Marcar e desmarcar com a tecla ENTER. Erros de soletração. Marcar e desmarcar com a tecla ENTER. Homografias. Marcar e desmarcar com a tecla ENTER. Ecrã Inteiro. F12.

Menu Ferramentas.

Neste menu poderá ter acesso às seguintes ferramentas: Divisor de ficheiros. Control+U. Conversor de ficheiros em lote. Control+Y. Extrair texto de ficheiros. SHIFT+ Control+F. Comparar dois ficheiros. Control+E. Repetição do texto. SHIFT+Control+R. Lista de erros de soletração. SHIFT+Control+E. Traduzir. SHIFT+Control+G. Lente de aumento. F2.

Menu Marcador. ALT+M.

Neste menu poderá ter acesso às seguintes ferramentas: Inserir Marcação Rápida. Control +ALT+Q. Aceder a Marcação Rápida. Control +Q. Inserir Marcação intitulada. Control +F3. Aceder a Marcação Intitulada. SHIFT+F3.

Menu Ponto de interrogação.

Neste menu poderá ter acesso às seguintes ferramentas: Ajuda – F1. Acerca. Configurações. SHIFT+F6.

Ao Clicar nas teclas de atalho. SHIFT+F6. Abre a janela das configurações. Utilizando a tecla TAB; SHIFT+TAB; cursores e ENTER e Barra de espaço, o utilizador pode seguir e seleccionar todas as funcionalidades da janela. Nas configurações do Balabolka adaptamos o software à aplicabilidade que lhe damos. Existem 10 menus que podem ser ajustados: Geral; Leitura; ver; Pausas; texto; teclas de atalho; atalhos; Botões; ficheiros; regras e voz. Menu Geral. Ler em voz alta partindo: da posição do cursor; do início do texto; do início do parágrafo. Eco de texto, (o programa pronuncia o texto digitado): Letras; palavras ou parágrafos. Quando o programa for minimizado: Ver mini janela flutuante e transparecer a janela flutuante se o rato não estiver sobre esta. Configurações do explorador do Windows: Ver o Balabolka nos menus de contexto das pastas do explorador do Windows.

Configure: Menus de contexto (funções do botão direito do rato). Restore defaults: Voltar à configuração original. Ok e cancelar. Opões que necessitam do rato:

Guardar ficheiros de áudio partindo: da posição do cursor; do início do texto; do início do parágrafo. Após a iniciação o programa deve: Reabrir o(s) último(s) documentos; abrir documento e ler em voz alta; Abrir um novo documento.

Menu Leitura. Começar uma nova frase nas quebras de linha. Repetir indefinidamente. Impedir o protector de ecran de desligar durante a leitura. Reiniciar o mecanismo da voz quando o botão «ler em voz alta, F5» for pressionado. Ignorar caracteres durante a leitura (substituição de espaços). Manter destaque no texto falado: com o cursor optar por centrar o texto seleccionado ou distribuir o texto até aos limites da janela.

Seleccionar texto falado. Colorir o texto falado. Restore defaults: Voltar à configuração original. Ok e cancelar. Menu Ver.

Ver nomes de ficheiros: Em cima ou em baixo. Bandeja do sistema: Minimizar para a bandeja do sistema; Mostrar sempre o ícone na bandeja do sistema. Ecran inteiro: Ocultar o cursor; Ver o relógio. Opções de acessibilidade: Ver ícones nos menus do programa (reinicio necessário). Desmarque esta caixa para compatibilidade com leitores de ecran (Exemplo:NVDA). Mostrar o caminho completo na barra de título. Restore defaults: Voltar à configuração original. Ok e cancelar.

Menu Pausas.

Texto. O programa pode, automaticamente, inserir pausas entre as frases e parágrafos durante a leitura do texto. O valor zero faz com que as pausas não sejam aplicadas.

Definir em milissegundos pausas entre as frases. Definir em milissegundos pausas entre as parágrafos. Nota: O uso das pausas automáticas pode ocasionar problemas na leitura com alguns. Mecanismos vocais. Se isto ocorrer atribuir valor Zero. Silêncio no final dos ficheiros áudio: Definir em milissegundos o final dos ficheiros áudio. Restore defaults: Voltar à configuração original. Ok e cancelar. Menu Texto. Processamento de texto: Formatar o texto quando um ficheiro for aberto. Ao

abrir o ficheiro de texto o Balabolka executa operações de formatação no mesmo automaticamente. Operações de formatação: Remover espaços em execesso; Remover dentro do texto Hífenes em final de linha; Remover quebras de linha; Remover linhas em branco; Substituir algumas linhas em branco por uma linha em branco; Remover texto entre parêntesis; remover texto entre chavetas; remover texto entre sinais maior e menor que; remover espaços em branco antes dos sinais de pontuação; Remover espaços em branco junto de parêntesis; Corrigir erros de OCR (para idiomas com alfabetos cirílicos apenas). Restore defaults: Voltar à configuração original. Ok e cancelar. Menu Teclas de atalho. Usar teclas de atalho globais. (as teclas de atalho permitem a leitura de textos no software Balabolka mesmo que existam outros programas em actividade). Restore defaults: Voltar à configuração original. Ok e cancelar.

Menu Atalhos. Todos os atalhos do software Balabolka. Editar atalho. Permite alterar o atalho. Limpar todos. Elimina todos os atalhos. Padrão. Repõe a configuração original dos atalhos. Restore defaults: Voltar à configuração original. Ok e cancelar. Menu Botões.

Selecção de itens para o painel de botões. Seleccionar todos. Limpar todos. Elimina todos os atalhos. Padrão. Repõe a configuração original dos atalhos.

Opões que necessitam do rato:

Botões pequenos. botões grandes.

Menu Ficheiros.

Extrair texto DOC.(97;2003): MS Office; Open Office e conversor embutido. Extrair texto DOC X(2007): MS Office; Open Office e conversor embutido. HTML: MS Office; Open Office e conversor embutido. RFT: : MS Office ; Open Office e conversor embutido. ODT: Open Office e conversor embutido. Restore defaults: Voltar à configuração original. Ok e cancelar.

Menu Regras.

As regras para a correcção da pronúncia serão aplicadas a: Frases; Parágrafos; método combinado. Manter maiúsculas durante o uso de regras. Aplicar regras a grandes partes de texto. Restore defaults: Voltar à configuração original. Ok e cancelar. Menu Voz.

Voz por defeito. Opões que necessitam do rato: Utilizar as definições usadas no último documento. SAPI 4. SAPI 5. Utilizar voz do sistema. Restore defaults: Voltar à configuração original. Ok e cancelar. Exemplo Prático.

Depois de tantos atalhos podem ficar com a ideia errada de que o Balabolka é pouco intuitivo e de difícil acesso a utilizadores cegos ou com baixa visão. Vamos então comprovar que esta ideia está errada. Entre muitas outras possibilidades que este software oferece, suponham que pretendem converter para áudio mp3 um livro PDF com poemas de Fernando Pessoa. Opta-se neste caso por converter o PDF em capítulos áudio. Esta opção pode ser uma mais valia quando pretendemos converter livros com muitas páginas. A divisão por capítulos agiliza a consulta e facilita a audição descontinuada do ficheiro convertido. Após Iniciar o software Balabolka, vamos então seguir todos os atalhos indicados para realizar esta conversão de texto digitalizado para áudio. Abrir um documento no Balabolka e escolher a voz que melhor se adapta.

Abrir o ficheiro pretendido. Control +O. Após o documento estar aberto vamos verificar a voz utilizada no software (esta voz depende da língua em que o documento está digitalizado). Neste exemplo teremos que optar por uma voz em português. Abrir o menu opções. Alt+O. Clicar Cursor up para aceder a voz. Escolher voz em português através dos cursores e clicar ENTER. Funções de leitura.

Ler em voz alta. F5. Pausa.F6. Parar.F7. Ler texto seleccionado.F8. Avançar parágrafo. Control +UP. Retroceder parágrafo. Control +DOWN. Avançar Página. Control+PGDN. Retroceder Página. Control+PGUP. Avançar Palavra. Control+RIGHT. Retroceder Palavra. Control+LEFT. Seleccionar Palavra. SHIFT+Control+RIGHT.

Alterações de velocidade, tonalidade e volume.

Após uma primeira audição, o utilizador poderá entender necessário realizar alguns ajustes na velocidade, tonalidade e volume da voz utilizada.

Os atalhos para realizar as alterações indicadas anteriormente são: Aumentar. Control+ALT+Right. Diminuir Velocidade. Control+ALT+Left. Subir a Tonalidade. Control+ALT+UP. Descer a Tonalidade. Control+ALT+DOWN. Volume. Esta ferramenta permite optar por: Aumentar o Volume. Control+ALT+PGEUP. Diminuir descer o volume. Control+ALT+PGDN. Velocidade e Tonalidade Padrão. Control +D.

Corrigir erros de pronúncia no decorrer do texto e mudar narrador.

Apesar das vozes digitalizadas já se encontrarem com uma qualidade bastante razoável, no decorrer da leitura em voz alta, o utilizador irá encontrar alguns erros de pronúncia. Estes erros surgem associados a expressões que a voz não reconhece ou por estrangeirismos também não reconhecidos. É possível realizar alguns ajustes na pronúncia através do atalho, Control+P.

Ao detectar uma palavra com uma pronúncia indesejada, o utilizador deve localizar essa palavra com o comando, Control+F, clicando ENTER e ESC. Esta opção irá fazer com que a palavra fique automaticamente seleccionada. Após seleccionada a palavra é possível ajustar a pronúncia com o comando, Control+P. Este atalho abre uma janela onde o utilizador poderá ouvir a palavra a alterar clicando na tecla ENTER. Clicando 2 vezes no TAB pode-se então escrever de outra forma de modo a que a pronuncia fique mais ajustada à leitura correcta de uma determinada expressão. Para ouvir a alteração utiliza a tecla ENTER. Definia uma melhor pronúncia, Para adicionar a nova pronúncia avança com o TAB 3 vezes e ENTER para adicionar a pronúncia correcta. Clicando 9 vezes no TAB, o utilizador poderá guardar as alterações feitas a uma determinada palavra.

O Balabolka permite ainda mudar o narrador. Para aceder a esta função é necessário inserir um código antes e depois do texto com outro narrador: Ciao! Sono Robert! Sono un cugino di berlusconi! Hallo! Stefan und ich bin der Cousin von Merkel! Hello! My name is Simon! And I Am funkye. Olá! Não sou a Manuela Moura Guedes!Sou a Amália! Obrigado! obrigado! Obrigado sou uma voz 816. Para surgir neste texto é necessário criar o seguinte código antes do texto: sinal menor que; voice required;igual; abrir aspas; Language; igual; 816; fechar aspas; Sinal de maior que; Após o texto teremos que inserir o código: sinal menor que; Barra; Voice; sinal maior que.

No exemplo anterior podem verificar que o código da voz é o 816 que se refere à língua portuguesa. Para aceder ao recurso anterior é necessário ter as vozes instaladas nos idiomas pretendidos. Existe uma tabela de códigos ID. de línguas disponível em. http://support.microsoft.com/kb/324097 Inserir áudio clips.

O Balabolka permite inserir links de ficheiros áudio externos para dentro do texto. Esta ferramenta pode ser utilizada para fazer divisões de contexto indicando que o assunto será diferente através de um sinal sonoro. Através do atalho, Control+ALT+INS, o utilizador pode definir um determinado som (WAV, MP3, OGG).

Inserir marcações intituladas.

A inserção de marcações intituladas poderão ser um bom auxilio na divisão do texto em capítulos áudio. Através desta ferramenta, o utilizador pode definir exactamente onde pretende iniciar cada capítulo áudio. Através do atalho, control+F3 abre a janela da marcação intitulada. Após dar um nome à marcação clica ENTER. Converter texto para capítulos áudio.

Tal como já referido anteriormente, opta-se neste caso por converter o PDF em capítulos áudio. O Balabolka dispõe de diferentes possibilidades de capítulos. (Pelo tamanho dos blocos; por sequências específicas no texto de entrada; por duas linhas vazias em sucessão; por linhas onde todas as letras são maiúsculas, ou por, marcações intituladas.) No PDF de Fernando Pessoa com 41 páginas criamos Marcas intituladas de 10 em 10 poemas dando o número da sequência. Desta forma vamos criar 5 capítulos áudio. Após a análise do texto com as ferramentas anteriormente faladas vamos então realizar a conversão: Control+F8, acedemos à janela da divisão do texto e conversão em ficheiros áudio. Utilizando a tecla TAB; SHIFR+TAB; cursores e ENTER e Barra de espaço, o utilizador poderá seguir e seleccionar todas as funcionalidades da janela. Pasta de ficheiros de saída indicar o local onde ficam alojados os ficheiros convertidos. Formato do ficheiro de áudio indicar o tipo de ficheiro. (Wav; Mp3; OGG). Molde a nome de ficheiros de saída indicar o molde a nome do ficheiro de saída. Método de divisão seleccionar com a barra de espaço a opção, Por marcas intituladas. No comando Dividir e converter clicar ENTER. Bibliografia e Links Consultados

http://www.cross-plus-a.com/balabolka.htm

http://download.microsoft.com/download/c/9/e/c9ee5f5d-7631-4ee7-aee4dbd22b2b1439/SpchCpl.exe

http://www.cross-plus-a.com/spell_Portuguese.zip http://ead.cetam.am.gov.br/portal/down/ NextUp_ScanSoft_Raquel_Brazilian_Portuguese_Voice.msi http://support.microsoft.com/kb/324097 http://www.youtube.com/watch?v=Qf6lk_3R29o http://www.youtube.com/watch?v=OI3rbHRUtcc&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=CRp8qCx5R60&feature=related http://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Speech_API http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms723627(v=vs.85).aspx http://thepiratebay.org/torrent/5351530 http://www.freewarefiles.com/category_3_41.html http://www.hardware.com.br/termos/ocr

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.