Logistica e Administracao de Materiais Vantagem Competitiva

August 23, 2018 | Author: ingridvan1 | Category: Supply Chain, Logistics, Quality (Business), Competitive Advantage, Marketing
Share Embed Donate


Short Description

Download Logistica e Administracao de Materiais Vantagem Competitiva...

Description

40

Para produtos de consumo, a embalagem pode ser também parte importante do programa de marketing. A distribuição física deve não apenas transportar e estocar os produtos, mas também identificá-los. A embalagem serve como um meio para identificar o produto de maneira que não é possível a partir de sua aparência externa. Quando sapatos são oferecidos em 12 tamanhos diferentes, a embalagem se torna um importante identificador.

41

CONCLUSÃO

De tudo quanto aqui exposto, torna-se possível afirmar que a logística e a administração de materiais têm por objetivo tornar disponíveis produtos e serviços no local onde são necessários, no momento em que são desejados. Um alto nível de competência logística, por exemplo, permite que um fornecedor abasteça o estoque de um cliente automaticamente, exatamente no momento em que os produtos são necessários. Entende-se que a logística é fundamental para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação. Por exemplo, de nada adianta fazer uma maravilhosa campanha de marketing, que cria uma imensa demanda para o produto, se ele não está disponível onde os consumidores estão procurando. A logística envolve a integração de informações, transporte, estoque, armazenamento, manuseio de materiais e embalagem. Todas essas áreas que envolvem o trabalho logístico oferecem ampla variedade de tarefas e oportunidades de maximização das operações, aumento do nível de serviço e redução de custos. Essas tarefas integradas formam o gerenciamento integrado da logística. Chega-se à conclusão de que a responsabilidade da logística e da administração de materiais está diretamente relacionada com a disponibilidade de matérias-primas, produtos semi-acabados e estoques de produtos acabados, no local onde são requisitados, ao menor custo possível. Assim, é através do processo logístico que os materiais fluem pelos sistemas de produção de um país e os produtos são distribuídos para os consumidores pelos canais de marketing.

42

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BIBLIOGRÁFICAS

ARNOLD, J. R. Tony. Administração de materiais. São Paulo : Atlas, 1999. BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo : Atlas, 1993.  _________________. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. São Paulo : Bookman, 2006. BOVET, David M; MARTIN, Bob W. Sinal verde para o transporte. HSM Management. Ano 4. n. 21. Julho-Agosto de 2000. Disponível em: Acesso em 15 set. 2007. BOWERSOX, Donald J; CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo integrado da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2001. CHRISTOPHER, Martin. Logística e suprimentos. São Paulo : Thomson, 2007.

gerenciamento

da

cadeia

de

DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 1993. Administração de materiais MARTINS, Petrônio Garcia; ALT, Paulo R. Campos. Administração e recursos patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2003. NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Campus, 2001. QUALILOG. Logística. 2003. Disponível em: < http://www.qualilog.com/principal/  servicos/logistica.htm> Acesso em 10 set. 2007.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF