Livro Ilustrado de Lingua Brasileira de Sinais Segunda Basico
Short Description
Livro Ilustrado de Lingua Brasileira de Sinais Segunda Basico...
Description
Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilingue da Língua de Sinais Brasileira (Libras)
1419
Fernando C. CapouiUa, Walkiria D. Raphael e Aline C. L. Mauricio
M, m: s. m.. Décima terceira letra do alfabeto do Português. Ex.: A palavra "maçã- começa com a letra "m~. num.. A letra ·M~ maiúscula representa o número "1.000- no sistema de numeração romana. Ex.: Em algarismos romanos, o número "1.156'" é escrito como "MCL vr. abrev. A letra Um ~ minúscula representa as palavras "minuto~, "metro~ e "masculino~. Ex.: Se um ciclista pedala a uma velocidade de doze quilômetros por hora (12 kmlh) isto significa que ele percorre 12.000 m a cada 60 m, ou seja, 200 metros por minuto (200 mim). num.., adj. m.. e f O duodécimo ou décimo segundo item ou ponto, numa série ou enumeração indicada pelas letras do alfabeto português. Ex.: O item "m ~ do formulãrio de imposto de renda é de preenchimento opcional. Ex.: A casa "m~ está desocupada. (Fonética) O fonema /m/ é uma consoante bilabia~ oclusiva, sonora e nasal. (Ffsica) Unidade "milésimo" ou do pre.fi;x:D "mili'" que, quando precede uma unidade de medida, indica que a unidade de medida é mil vezes menor que a primeira. Ex.: Um segundo pode ser dividido em dez décimos, cem centésimos, mil milésimos e assim por diante. Um segundo contém mil milésimos de segundo, ou seja, 1.000 milissegundos ou 1.000 ms. Um milissegundo é a milésima parte de um segundo. (Mão vertical, palma para trás, dedos indicador, médio e anelar distendidos para baixo, demais dedos fechados contra a palma.)
M
má (sinal usado em: sp. RS) (inglés: mean, evil, perverse, bad, vicious, malign, pemicious, harmful, wicked, mischievous, noxious, malignant, naughty, malevolent, virulent): adj. f de "mau~. Malvada. Maligna. Perniciosa. Nociva. Prejudicial. Danosa. Funesta. Nefasta. Ruim. Perversa. Malevolente. Imprestável. Que não tem boa qualidade. Sem valor. Que não serve para nada. Pessoa de má indole. Oposto de boa. O termo é usado em Português para caracterizar um aspecto negativo de algo ou de alguém do sexo feminino. Ex.: Ela sempre foi uma pessoa muito má e, agora, seu mau comportamento não surpreende. (Fazer este sinal MAU: Mão vertical aberta, palma para a esquerda, acima do ombro díreito. Mover a mão para a esquerda, virando a palma para baixo, com expressão facial negativa.)
maca (CLt (sinal usado em: RJJ (inglés: canvas cot, litter, stretcher): s. f Cama provida de rodizios para transporte de enfermos, especialmente dentro dos hospitais. Ex.: Levaram o paciente na maca até o centro cirúrgico. (Mãos fechadas, palmas para baixo, tocando-se. Afastá-las para os lados opostos. Em seguida, mãos
verticais fechadas, palma a palma, apontando para baixo, a cada lado da cintura. Movê-Ias para frente.) maçã (sinal usado em: sp. JIIS. DF. MG, se, RJ. BA. CE, PB. RS) (inglês: apple): s. f Fruto da macieira, pertencente à farrulia das rosáceas, com mais de seiscentas variedades. Tem grande
utilidade, ajudando em casos de diarreia, disenteria, inflamações renais e outras. Já era apreciada entre os povos da Antiguidade, há milhares de anos, estando ligada à mitologia e às crenças de muitos povos. No Brasil existe grande produção na região central do Rio Grande do SuL Ex.; A maçã é uma fruta muito saborosa e nutritiva, e seu cultivo tende a ser bem sucedido em quase todas as regiâes de clima temperado. (Mão em C horizontal, palma para trás, diante da boca. Gírar a palma para cima.) Etimologia. Morfologia: Trata-se de sinal formado por morfema metafórico molar que representa concretamente caracteristicas conspícuas do comportamento humano em relação a frutas e outros alimentos, emulando a pantomima envolvida no descascar ou ingerir, como nos sinais ABACATE, BANANA, TANGERINA, WA, PIRULITO, SANDUICHE, SORVETE, SOPA, e SALADA. Icollicidacle: No sinal MAÇA a mão em forma de concha na altura da boca simula segurar uma maçã, que é mordida em seguida.
1420
[)
M
Fernando C. Capomlla, Walkiria D. Raphael, e Aline C. L. Mauricio
~ ~
10
\\li
Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado tri1ingue da Lfngua de Sinais Brasileira (Libras)
V
macacão ICI,} (inglês: worker's overalls): s. m. Roupa de trabalho, usada em geral por operários que lidam com máquinas. Roupa inteiriça, de blusa e calça em uma só peça, usada por adultos e crianças. Ex.: Seu macacão estava sujo de graxa. (Mãos fechadas, 'LI
'ZJ
(sinal usado em:
SP, R.JI
-
palmas para baixo, dedos indicadores, médios e polegares distendidos, dorso dos polegares tocando cada lado do peito. Unir as pontas dos dedos.)
~ macaco(a) (1) (sinal usado em: SP, MS, DF, PR) (inglês: monkey, ape, simian): s. m. If.). Designação comum a todos os símios ou primatas antropoides, com exceção do homem. É um mamífero quadrúpede e peludo que vive nos países quentes, e que se alimenta de frutas e de sementes. É geralmente inteligente, sociável e muito ágil. Os grandes macacos (chimpanzé, gorila, orangotango) são considerados os animais mais próximos do homem na escala evolutiva. Ex.: Existem várias espécies de macacos habitando as florestas da América, Asía e A/rica.
V
(Mãos horizontais abertas, palmas para trás, dedos separados e curvados tocando a barriga. Mové-Ias, ligeiramente, para cima e para baixo.)
lY'®
macaco(a) (2) (sinal usado em: MG, SC, RJ, BA, CE, RS) (inglês: monkey, ape, simian): Idem maca.co(aJ (lJ. Ex.: A maioria dos macacos vive em países quentes, alimentando-se de frutas e de sementes. (Mão esquerda aberta, palma para trás, dedos separados e curvados, tocando o lado esquerdo da cintura; mão direita aberta, palma para baixo, dedos separados e curvados, tocando a cabeça. Aproximar e afastar as pontas dos dedos das mãos.) Etimologia. Morfologia: Trata-se de sinal formado por morfema metafórico molar que representa animais e suas caracteristicas, como nos sinais TAMANDUA, URSO, CANGURU, MORCEGO, MACACO MICO, CAMUNDONGO, CASTOR, ELEFANTE, BALEIA, PANDA, ZEBRA, e V1BORA. Iconicidade: No sinal MACACO, o sinalizador representa o comportamento típico do macaco de coçar a barriga e a cabeça. Nesse sinal, o sinalizador tem a mão esquerda aberta, com dedos separados e curvados, tocando a cintura; e a mão direita aberta, com dedos separados e curvados, tocando a cabeça. Então ele abre e fecha ligeiramente as mãos, numa representação do comportamento de se coçar do macaco.
o •• ri ft
1fJ
n~
fio..
....
~
v macaco mecânico (usado para trocar pneus) (sinal usado em: SP) (inglês: lifting jack): s. In. Aparelho mecãnico que serve para levantar grandes pesos. Ex.: Pegue o macaco e o estepe que estão no porta-malas. (Mão esquerda aberta, palma para baixo, dedos para a direita, na altura do peito; mão direita em S invertido, palma para a esquerda, ao lado direito do corpo. Mover a mão direita, com força, para cima e para baixo, enquanto eleva a mão esquerda, com as bochechas infladas.) Li
~
º(ry~~
\li
LI
if)
-
macaco mico (saguij (sina! usado em: RJ, UUI RS) (inglês: name for llHJ -= several species of monkeys of the genus Cebus): Designação comum aos pequenos primatas, florestais, da familia dos calitriquídeos, com
Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras)
M
1421
Fernando C. Capovílla, Walkiria D, Raphael, e Aline C. L, Mauricio
cerca de 20 espécies, encontradas nas Américas Central e do Sul; com até 37 cm de comprimento do corpo, cauda longa e não preénsil, pelagem macia e densa, de colorido variável, unhas em forma de garra e polegar não oponível. Sagui. Ex.: O macaco mico vive em pequenos grupos e se alimenta principalmente de insetos e frutas. (Fazer este sinal MICO (sagui), que é este sinal MACACO: Mão esquerda aberta, palma para trás, dedos separados e curvados, tocando o lado esquerdo da cintura; mão direita aberta, palma para baixo, dedos separados e curvados, tocando a cabeça. Aproximar e afastar as pontas dos dedos das mãos. E em seguida, mão esquerda aberta, palma para cima, dedos separados, curvados e apontando para a direita, próxima ao lado direito do peito; mão direita aberta, palma para baixo, dedos separados, curvados e apontando para a esquerda, mão acima da esquerda, na altura do ombro direito.) maçaneta (1) (eL) (sinal usado em: SP, RS) (inglês:
knob, doorknob, door handle): s. f Alavanca giratória esférica por onde se pega para fazer funcionar o trinco de portas ou janelas. Ex.: Ele girou a maçaneta, mas a porta estava trancada. (Mão em C, palma para baixo. Girar a palma para cima.)
maçaneta (2) (eL) (sinal usado
li
em: SP, se, RS) (inglês: knob, doorknob, doar handle): Idem maçaneta (1), usado para maçanetas em forma de alavanca. Ex.: A maçaneta da porta está quebrada, precisamos trocá-la. (Mão em A, palma para baixo, à frente do corpo. Girar a palma para a esquerda.)
.1>•••• a •• \ )
[Y--
s. f. (PL) Na mulher, cada uma das duas projeções ", I, hemisféricas situadas sobre a camada subcutânea por cima do músculo peitoral maior; glândula mamária; seio, peito. Ex.: Ela teve câncer de mama, mas curou-se totalmente com o tratamento. (Mão horizontal aberta, palma para trás, dedos unidos e polegar apontando para cima. Tocar a mama com as palmas dos dedos, duas vezes.) mamaIs) (2) (sinal usado em: SP, RS) (inglês: mammal glands, breasts, female breasts, boobs): Idem mamais} (l). Ex.: Ela precisou fazer uma cirurgia corretiva nas mamas para evitar problema na coluna vertebral. (Fazer este sinal SElo(S): Mãos horizontais abertas, palmas para trás, dedos separados, tocando os seios.) / /
mamaIs) (3) (sinal
)
usado em: RJ) (inglês: bosom, breasts, mammal glands, female breasts, boobs): Idem mamais) {l}. Ex.: As mamas aumentaram por causa da amamentação. (Fazer este sinal SEIO(S): Mão vertical aberta, palma para a esquerda, dedos separados e curvados, tocando a bochecha inflada.)
o~
i
mamadeira (I) (CL) (sinal usado em: RJ, RS) (inglês: nursing bottle): s. f. Recipiente de vidro ou de plástico provido de chupeta ou bico de borracha, que se usa para amamentar artificialmente as crianças. Ex.: O bebê está com fome, dê a ele a mamadeira. (Fazer este sinal BEBe: Braço esquerdo horizontal dobrado em frente ao corpo, mão aberta, palma para cima; braço direito horizontal, dobrado sobre o braço esquerdo, mão direita aberta, palma para cima. Balançar os braços para a esquerda e para a direita. Em seguida, mão em 1, palma para trás, dedo indicador curvado, tocando a boca com os lábios em bico.)
~º~
mamadeira (2) (CL) (sinal usado em: SP, RS) (inglês: nursing bottle): Idem mamadeira {l}. Ex.: Ofereça ao bebê uma mamadeira de leite, engrossado com maisena. (Mão fechada vertical, palma para a esquerda, polegar distendido, tocando os lábios em bico. Fazer movimento de sucção com a boca.)
r~
.J "ui!
>@)
mamãe (sinal usado em: RJ, SPI (inglês: mammy, mamma, mother (in baby talk or affectionate speech)): s. f. Forma pela qual os filhos se dirigem às mâes. Mãe, mamã. Ex.: A mamãe está embalando seu filho. (Fazer este sinal MAE, que é este sinal MULHER: Mão horizontal fechada, palma para a esquerda, polegar distendido. Passar o lado do polegar sobre a bochecha, em direção ao queixo. Então, fechar a mão, palma para baixo e beijar seu dorso.) '{J
1442
Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) Fernando C. Capouilla, Walkiria D. Raphael, e Aline C. L. Mauricio
v+*~v
m ID
Q Q~ ~
mamA0 (1) (sinal usado em: SP) (inglês: papaya): s. m. Fruto do mamoeiro, originário da América tropical e pertencente à famaia das caricáceas. Tem grande valor nutritivo, contendo proteinas, calorias, gorduras, ferro, cálcio e as vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Pode ser usado como laxante, diurético e emoliente, e é um poderoso digestivo. Ex.: Gosto de vitaminafeita com mamão e leite. (Mãos verticais abertas, palma a palma, dedos curvados, mãos tocando se pelas pontas dos dedos. Mastar as mãos, unindo as pontas dos dedos.)
Q
~
mamão (21 (sinal usado em: MS) (inglês: papaya): Idem mamão (1). Ex.: Gosto mais do sabor do mamão formosa. (Fazer este sinal AMARELO: Mão em D, palma para a esquerda, lado do indicador tocando a testa. Baixar a mão até o nariz. Em seguida, mão esquerda em C horizontal, palma para a direita, mão direita horizontal aberta, palma para trás, acima da esquerda. Mover a mão direita para a direita inclinando ligeiramente os dedos para cima.)
mamão (31 (sinal usado em: Ma) (inglês: papaya): Idem mamão (1). Ex.: Na salada de frutas coloque maçã, laranja e mamão. (Fazer este sinal AMARELO: Mão em D, palma para a esquerda, lado do indicador tocando a testa. Baixar a mão até o nariz. Então, mãos verticais abertas, palma a palma, dedos separados e ligeiramente curvados.)
Q~Q~~
v+*..,.v
~
mftollID
mamA0 (4) (sinal usado em: PR) (inglês: papaya):
Idem mamão (1).
Ex.: No café da manhã gosto de
comer mamão com açúcar. (Fazer este sinal MAMA0: Mãos verticais abertas, palma a palma, dedos curvados, mãos tocando-se pelas pontas dos dedos. Mastar as mãos, unindo as pontas dos dedos. Em seguida mão em M, palma para trás diante do peito. Mover, ligeiramente, a mão para cima.)
-~
Q~Q~~
~~~~(ry~
mamão papaia (sinal usado em: SP) (inglês: papaya): s. m. Variedade do mamão, conhecido pelo seu gosto adocicado. Ex.: Eu gosto muito de mamão papaia batido com soroete de creme e licor de cassis. (Fazer este sinal MAMA0: Mãos verticais abertas, palma a palma, dedos curvados, mãos tocando-se pelas pontas dos dedos. Mastar as mãos, unindo as pontas dos dedos. Em seguida, fazer este sinal DOeR: Mão em U, palma para trás, diante dos lábios. Mover a mão diagonalmente para cima e para baixo.)
Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras)
1443
Fernando C. Capouilla, Walkiria D. Rapnael, e Aline C. L. Mauricio
mamar (sinal usado em:
RJ. RS) (inglês: to suck on
G)
~*I
the breast, to be breast fed): v. t. d., v. int. Sugar, chupar o leite de mama ou teta. Lactar. Ex.: A criança mamou bastante. Ex.: Ela ainda mama no peito. (Mão horizontal com pontas dos dedos unidos, palma para trás, tocando a mama. Afastar e unir rapidamente as pontas dos dedos, fazendo biquinho com a boca.) Etimologia. Morfologia: Trata-se de sinal formado por morfema metafórico molar que representa características do comportamento humano em geral, como nos sinais SUBLINHAR, SUBIR, JOGAR FORA, JOGAR CARTAS, JOGAR BOUNHA DE GUDE, INSCREVER, MINIMIZAR TELA, FECHAR, MOSTRAR, INALAR, CORTAR, INAUGURAR, DESABOTOAR, SUFOCAR, DANÇAR, ESMAGAR, DEITAR-SE, e ERGUER. IcoDicldade: No sinal MAMAR, o sinalizador faz movimento de mamar com a boca ao mesmo tempo em que representa com a mão o ato de extrair o leite do peito. Nesse sinal, o sinalizador começa com a mão com pontas dos dedos unidos e palma para trás, tocando a mama. Então ele aproxima repetidamente as pontas dos dedos como se estivesse extraindo leite, ao mesmo tempo em que compríme os lábios fazendo movimento de mamar, representando, assim, o mamar pelo bebê.
mamifero(S) (sinal usado em: RJ, RS) (inglês: mammal, mammalian, mammifer): s. m (pl.) Grande classe de animais vertebrados, endotermos, viufparos, caracterizados pela presença de glãndulas mamãrias, corpo geralmente coberto por pelos, pele com numerosas glândulas, orelha externa presente e orelha mêdia com três ossículos auditivos, coração com quatro cãmaras, pulmões grandes e elásticos, cavidades torácica e abdominal separadas por um diafragma e fecundação interna. Ex.: Com exceção dos humanos, as mamas dos mamíferos tendem a ser protuberantes apenas durante a gestação e amamentação. (Fazer este sinal GRUPO: Mãos
verticais abertas, dedos curvados, palma a palma, inclinadas para cima. Bater os pulsos. Então, fazer este sinal MAMAR: Mão horizontal com pontas dos dedos unidos, palma para trás, tocando a mama. Afastar e unir rapidamente as pontas dos dedos, fazendo biquinho com a boca.)
Manaus (sinal usado em: SP, RJ, CE, se,
RS) (inglês: Manaus city (Amazonas state capital)): Município brasileiro capital do estado do Amazonas, na região Norte do país. Situada na confluência dos rios Negro e Solimões, ê a cídade mais populosa da Amazõnia, e conhecida mundialmente pelo ecotunsmo e por suas indústrias. Surgiu em 1669 com o forte de São José do Rio Negro. Foi elevada a vila em 1832 com o nome de Manaus, que significa "mãe dos deuses", em homenagem à nação indígena dos Manaõs, sendo legalmente transformada em cidade no dia 24 de outubro de 1848 com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro. Somente em 4 de setembro de 1856 voltou a ter seu nome atual. Ficou bastante conhecida no começo do século XX, na época áurea da borracha. Nessa época foi batizada como Coração da Amazônia e Cidade da Floresta. Atualmente seu principal motor econômico é o Paio Industrial de Manaus, em grande parte responsável pelo fato de a cidade deter o 7° maior PIB do país, atualmente. A culinária manauense é caracterizada pela utilização de uma grande variedade de peixes provenientes da própria bacia do rio Amazonas. A época áurea da borracha foi substituída pelo ciclo industrial da Zona Franca de Manaus. São mais de 600 indústrias produzindo televisores, ufdeos, filmadoras e outros artigos eletroeletrônicos a preços atraentes nos shoppings e no centro comerciaL Ex.: Em Manaus localiza-se o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e o Instituto Nacional de Pesquisas do Amazonas. (Fazer este sinal AMAzoNAS: Mão vertical aberta, palma para frente, dedos separados, dorso da mão tocando o lado esquerdo da testa. Mover a mão para o lado direito da testa, fechando os dedos um por um, iniciando pelo mínimo.)
Q~ QtlY~~
mancar (11 (coxear1 (CL! (sinal usado em: SP, RJ.
RS) (inglês: to limp, to lame,
to hobble, to claudicate, to
walk lamely, to be lame),
manco(a) (inglês: lame,
maimed, defective, limping, wavering; lame person): Mancar: v. int. Coxear. Andar de modo imperfeito. Não ter firmeza
1444
M
Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilingue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) Fernando C. Capovilla, Walkiria D. Raphael, e Aline C. L, Mauricio
nos pés ou nas pernas, Manquejar. Coxear. Ex,: Ela mancava por causa da dor na perna. Manco(a): adj. m. If.), s, m If.}, Diz-se do que ou de quem manca. Ex.: Depois do acidente de carTa, o homem ficou manco. Ex,; O manco tem dificuldade em acompanhar o andar apressado dos outros, (Mão esquerda aberta, palma para cima; mão direita em V invertido, palma para trás, pontas dos dedos tocando a palma esquerda. Balançar a mão tocando a palma esquerda, ora com a ponta do dedo médio, ora com a ponta do dedo indicador. Opcionalmente, com os cantos da boca abaixados,) Etimologia. Morfologia: Trata-se de sinal formado pelo morfema Pessoa, em sua primeira articulação, ou seja, com a mão em 2 com os dedos apontando para baixo, que aparece sempre associada a movimento dos dedos ou da mão, como nos sinais ANDAR, DE PÉ EM PÉ, CASTIGAR, DEITAR-SE, AJOELHAR-SE, ANDAR NA CORDA BAMBA, ANDAR CAMBALEANTE, ANDAR A CAVALO, CALÇADA, TROPEÇAR, PASSARELA ELEVADA DE PEDESTRES, SALTAR - CORRIDA DE OBSTÁCULOS, PULAR, ANDAR LEVE - SUAVE, DANÇAR, DESFILAR, ESCORREGAR, BÊBADO, BRIGAR FISICAMENTE, RESSURREIÇÁO DE JESUS, e ATROPELAR. Iconicidade: O sinal MANCAR CAPENGAR - CLAUDlCAR representa a ideia de andar com dificuldade, como se uma perna fosse mais curta que a outra.
Q
~
mancar (2) (gíria dar mancada) (sinal usado em: SP) (inglês: to fail to attend to a previously arranged meeting or date (slang)), mancada (inglês: failing ar failure to attend to a previously arTanged meeting or date (slang)): Mancar: v. int. Gíria de origem francesa que significa faltar ou falhar em relação a um compromisso, não estando presente no local ou hora combinada. Faltar ao encontro marcado ou ao compromisso assumido. Ex.: Ele mancou e me deixou esperando horas na porta do cinema. Mancada: s. f Ação inoportuna ou indiscreta, Erro. Gafe. Falha. Deixar de estar presente a um compromisso previamente combinado, levando as pessoas a esperarem em vão, Ex.: Ele vive dando mancadas com sua namorada. (Mão esquerda em S, palma para baixo, apontando para a direita; mão direita em Y, palma para trás, à frente da mão esquerda. Mover a mão direita para trás, passando o dorso dos dedos sobre o dorso da mão esquerda. Opcionalmente, expressão facial negativa.)
-
~ u mancha (1) (CLj (sinal usado em: SP, RJ, RS) (inglês: stain, spot, speck, blemish, flaw, defect): s. f Marca deixada por sujeira. Nódoa. Mácula. Laivo. Ex.: A tinta espirrou, deixando uma grande mancha em sua blusa. (Mãos em O horizontal, palmas para trás, lado a lado, em frente ao corpo. Movê-las com força para trás, em direção ao peito, abrindo-as e tocando o peito, e então, baixá-las. Em seguida, fazer este sinal SUJO, SUJEIRA: Mão em D horizontal, palma para frente, ponta do indicador tocando o lado direito do pescoço. Girar a palma para baixo.) Etimologia. Morfologia: Trata-se de sinal formado pelos morfemas: 1) Melancolia (Sofrimento Dor - Esgotamento Vergonha Resignação Tristeza Culpa - Depressão - Embaraço), e 2) Projetar Emitir - Espalhar - Difundir. O morfema Melancolia é codificado pela expressão facial típica do sofredor, da vitima, do resignado, do coitado (cabeça baixa, sobrancelha elevada no centro da testa, cantos da boca voltados para baixo, olhos semicerrados), frequentemente acompanhada de movimentos lentos e postura flácida típicos do abatido e deprimido, voltados para baixo, com cabeça baixa, ombros caídos, costas curvadas e movimento lento e fraco para baixo, como nos sinais DESCULPE - LAMENTAR, TOLO BOBO, CALOR, VOMITAR, ATRAPALHAR-SE, CÁlBRA, CULPA, COMPADECER. ENXUGAR (LÁGRIMAS), DIARREIA, NÃO DESANIMAR, SEM GRAÇA, MACHUCAR, LABIRINTlTE, ILEGIVEL, OTITE, e SUICIDAR-SE. O morfema Projetar é codificado pelo movimento daIs) mãols) e sua
simultânea abertura, com o espalhamento dos dedos e a sua projeção no mesmo sentido do movimento daIs) mão(s), como nos sinais ABAJUR, BOMBA, CESTO DE PAPEL, CONFETE, DIAMANTE, LUZ, FAROL DE VEICULO, POSTE DE LUZ, FLASH, FOGOS DE ARTIFICIO, PROJETOR DE SLIDES, TELEGRAMA, MÁGICA, PREJulzo, EPIDEMIA, SEMÁFORO, RETROPROJETOR, OVO, e MILITAR. Iconicidade: No sinal MANCHA, as mãos fechadas se projetam para trás rumo ao peito enquanto se abrem e espalham os dedos, indicando o lançamento de algo contra o peito; em seguida, elas deslizam para baixo do peito ao abdome, indicando que a coisa que havia sido lançada contra o corpo está escorrendo por ele; e finalmente é indicado que se trata de algo sujo.
®
-.•.rl _.a.~
mancha (2) (de batom! (CLj (sinal usado em: S1') (inglês: lipstick
stain): s. f Marca deixada na pele ou na roupa de alguém que foi beijado por uma mulher que usava batom. Ex.: Ela beíjou-o na bochecha, deixando uma mancha de batom vermelho. (Fazer este sinalllllARCA (de batom!, que ê este sinal BATOM: Mão vertical fechada, palma para trás, dedos indicador e polegar unidos pelas pontas diante da boca. Mover a mão, traçando o contorno dos lábios. Em seguida, mão vertical, palma para a esquerda, pontas dos dedos unidas. Tocá-las na bochecha e afastar a mão, enquanto estala os lábios.)
M~
Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue Língua de Sinais Brasileira (Libras)
da
1445
Fernando C. Capovilla, Wallciria D. Raphael, e Aline C. L. Mauricio
•cf
º~ Q®~®~êYê9
mandacaru (sinal usado em: CE) (inglês: mandacaru cactus): s. m. Planta arborescente, da famt1ia das Cactáceas (Cactus peruviana),
do Peru e do Brasil, vegetando principalmente no Nordeste, onde, no tempo das secas, ê aproveitada na alimentação do gado por suas grandes reseroas de água. Ex.: Os mandacarus crescem sobretudo nos desertos, sendo extremamente resistentes às secas. (Fazer este sinal CACTO: Mão esquerda em S, palma para frente; mão direita em X vertical, palma para trás, tocando o pulso esquerdo. Girar a mão direita ao redor da esquerda, inclinando o indicador para a esquerda.)
0
U+ 8
1460
Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédiro ilustrado trilingue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) Fernando C. Capovilla, Walkíria D. Raphael, e Aline C. L. Mauricio
gordurosa que resulta de uma mistura de óleos refinados, especialmente vegetais (de sementes de milho, girassol, soja, algodão, etc.), com outros ingredientes (como sal, vitaminas, emulsificantes, conservantes, etc). Ex.: A margarina é menos calórica do que a manteiga. (Fazer este sinal MAlITEIGA: Mão esquerda aberta, palma para cima; mão direita aberta, palma para baixo. Passar os dedos direitos sobre a palma esquerda dos dedos para a base, girar a palma direita para cima e repetir o movimento, da base para os dedos, duas vezes.)
margarida (/lo" (sinal usado em: Campinas é o nome popular comum a uma grande variedade de plantas (e flor respectiva, ou melhor, a sua inflorescência). Na verdade, não existe grande concordãncia entre os autores quanto à utilização deste nome, que apresenta muitas variantes. Há mesmo aqueles que designam de "margarida" qualquer planta da família das Compostas. Além do mais, esta designação é por vezes apresentada como sinônimo de bem-me-quer, mal-me-quer, bonina, etc., que, por sua vez, são também nomes utilizados para espécies diversas que nem sempre coincidem. Ex.: O campo estava todo florido de margaridas. (Fazer este sinal FLOR: Mão em F, palma para a esquerda, diante do nariz. Mover a mão em pequenos circulos verticais para frente (sentido horãrio), passando a lateral do indicador na ponta do nariz. Em seguida, mão esquerda em A horizontal, palma para a direita; mão direita vertical aberta, palma para a esquerda, dedos polegar e indicador unidos pelas pontas, próxima aos dedos esquerdos. Afastar e aproximar a mão direita dos dedos esquerdos, em três lugares diferentes.) SI') (inglês: daisy, marguerite): s.
f Margarida
maremoto (sinal usado em: RJ, RS) (inglês: seaquake, tsunami): s. m. Ampla e profunda ondulação do oceano, cuja causa, frequentemente localizada à distãncia, pode ser um vendaval ou oscilações sísmicas. Ex.: Os grandes maremotos produzem ondas gigantescas chamadas tsunamis que se deslocam por quilômetros a alta velocidade. (Soletrar M, A, R. Em seguida, mãos abertas, palmas para baixo, dedos abertos e apontando para frente. Movê-las alternadamente para cima e para baixo, tremulando as mãos.)
Maria (mãe de JesusI (sinal usado em: MS, CE, PB, RS) (inglês: Mary, the mother of Jesus Christ): Segundo uma tradição católica estima-se que a Virgem Maria teria nascido a 8 de setembro, num sábado, data em que a Igreja festeja a sua Natividade. Também é da tradição pertencer à descendência de Davi. De acordo com o costume judaico aos três anos, Maria teria sido apresentada no Templo de Jerusalém, é também da tradição que ali teria permanecido até os doze anos no serviço do Senhor, quando então morreu seu pai, São Joaquim. Com a morte do pai teria se transferido para Nazaré, onde São José morava. Três anos depois realizar-se-iam os esponsais. O papel que ocupa na Bíblia é mais discreto se comparado com a tradição católica. Ex.: Os dados estritamente biográficos derivados dos Evangelhos dizem-nos que Maria era uma jovem donzela virgem (em grego rcapeévoç), quando concebeu Jesus, o Filho de Deus. Era uma mulher verdadeiramente devota e corajosa. (Fazer este sinal MULHER: Mão horizontal fechada, palma para a esquerda, polegar distendido. Passar o lado do polegar sobre a bochecha, em direção ao queixo. Em seguida, mão em M, pontas dos dedos tocando o ombro esquerdo. Mover a mão por sobre a cabeça e tocar as pontas dos dedos no ombro direito.)
Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilfngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras)
1461
Fernando C. Capovilla, Walkiria D. Raphael, e Aline C. L. Mauricio
Maria Bonita
r!J~
máscara (2) (sinal usado em: se, RS) (inglês: mask): Idem máscara (1). Ex.: As crianças gostam de brincar com máscaras de bichinhos. (Mão horizontal aberta,
palma para trás, polegar distendido. Mover a mão para baixo, diante do rosto.)
máscara de natação (sinal usado em: SP. RS) (inglês: swimming mask): s. f Equipamento constituído por lentes com ou sem grau corretivo e que possibilitam ao nadador proteger seus olhos da dgua e observar os objetos que estão submersos. Ex.: Antes de mergulhar coloque a máscara de natação. (Fazer este sinal ÓCULOS PARA !fADAR: Mãos em C, palma a palma, diante de cada olho. Mover as mãos para
Novo Deit·Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da
1465
Língua de Sinais Brasileira (Libras) Fernando C. Capovilla, Walkiria D. Raphae!, e Aline C. L. Mauricio
cada lado da cabeça. Em seguida, fazer este sinal NADAR: Mãos abertas, palmas para baixo, dedos curvados. Mover as mãos, alternadamente, em círculos verticais para frente (sentido horário).)
masculino(a) (sinal usado em: SP, RJ, RS) (inglês: male, manly, masculine, masculine gender): adj. In. if). Que é do sexo dos animais machos. Pertencente ou relativo ao v sexo do homem ou dos animais machos. Próprio de homem, varonil. Ex.: Ele está procurando o banheiro masculino. (Fazer este sinal HOMEM: Mão em C, palma para cima, dedos tocando cada lado do queixo. Mover a mão, ligeiramente para baixo, unindo as pontas dos dedos.)
(,~ir
•• •• massa (comestível) (sinal usado em: RJ, RS) (inglês: dough, kneaded dough, bread paste, ground manioc for making manioc meal or cake, puffpaste, short paste): s. f Pasta que resulta da mistura de farinha com água ou com qualquer outro líquido. Substãncia pastosa, mais ou menos coesa, preparada para finalidades diversas. Ex.: A massa deste pão é muito leve e saborosa. (Mãos abertas, palmas para baixo, dedos separados e curvados, lado a lado. Fechar e abrir rapidamente as mãos, duas vezes.)
(
massagear (CL! (sinal usado em: SP, ~ (inglês: to massage), massagem (inglês: massage): Massagear: v. t. d., v. int. Fazer massagem (em). Ex.: Quando estou muito tenso, peço a um profissional para massagear minhas costas. Ex.: Você massageia muito bem. Massagem: s. f Compressão ou fricção sistemática do corpo ou parte dele, com o objetivo de melhorar a circulação ou obter vantagens terapêuticas. Ex.: Uma boa massagem ajuda a aliviar o estresse. (Mãos horizontais abertas, palma a palma, do lado esquerdo do corpo. Movê-las para a direita enquanto balança-as, alternadamente para cima e para baixo com força e rapidamente.)
ÇJ ~ ~
~
t? ~ ®~O massagista massagista ICL! (sinal usado em: DF, RS) (inglês: masseur, masseuse): s. m. e trabalhou os músculos das costas que estavam doloridos. (Mãos em 1,
f Pessoa que faz massagens. Ex.:
palmas para baixo, ponta dos dedos indicadores tocando cada ombro. Em seguida, mãos abertas, palmas para baixo, dedos flexionados, polegares paralelos aos demais dedos. Unir e afastar as pontas dos dedos.)
~ ®~~~V
~(Fi \~:;\J~l
r>. ' v. t. d. Tirar a vida de
(alguém)
intencionalmente; assassinar usando faca. Ex.: O assassino cruel matou o Iwmem a facadas. (Mão em S vertical, palma
ti
para a esquerda, na altura da face. Mover a mão para frente e para baixo, com expressão de raiva.)
matar (2) (CLt (sinal usado em: &/, RS) (inglês: to kill, to murder, to butcher): Idem matar (1), com arma de fogo. Ex.: Matou o jovem com um revólver. (Mão em L horizontal, palma para a esquerda. Curvar o
indicador, movendo a mão para trãs.)
\j~~~ r:~~~
•
"
[I
mate (erva) (sinal (inglês: Paraguay tea (plant and beverage)): s. m. O mesmo que erva-mate. As folhas dessa árvore, secas e picadas. A bebida resultante da infusão dessas folhas; chá-mate. Ex.: No calor gosto de tomar mate com limão e gelo. (Fazer este sinal LEÃO: Mão aberta, palma para baixo, dedos separados e curvados, dorso da mão tocando o
usado em:
~
queixo. Mover a mão em círculos horizontais para a direita (sentido horário).)
Q~®®Q~®vv~
Matemática (1) (sinal usado em:
SP, RS) (inglês: mathematics): s. f Ciência que estuda as relações entre entidades abstratas e lógicas, incluindo a Aritmética, a Algebra, a
1468
M ~ I
Novo DeU-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras)
Fernando C. Capovi/la, Walkiria D. Raphael, e Aline C. L. Mauricio
\
Geometria e a Trigonometria. Ciência que investiga as medidas, as propriedades e as relações de quantidades e grandezas em abstrato. Ex.: Gosto de fazer os cálculos da Matemática sem usar a calculadora. (Mãos abertas, palmas para baixo, mãos cruzadas pelos dedos. Balançar os dedos das mãos.) """.......'\'101
i= P;;d
.2.
x: -6"!./J'. 'tA' tA
~~'
Q ®
®fJ
~(ltr.:)
"fcil
Ij' ·1{'Xt.~)
~
Matemática (2) (sinal usado em: SP. PR) (inglês: mathematics): Idem Matemática {lI. Ex.: A Matemática é uma Clencia exata. (Mão vertical aberta, palma para trás, dedos separados tocando o queixo. Balançar os dedos.)
Matemática (3) (sinal usado em: RJ, CE) (inglês: mathematics): Idem Matemática {lI. Ex.: Os alunos foram bem na prova de matemática e tiraram boas notas. (Mão em M balançando para cima e para baixo.)
~®®Q~®Bv~
Matemática (4) (sinal usado em: MS) (sinal usado em:) (inglês: mathematics): Idem Matemática {l}. Ex.: A prova de matemática será na quartajeira. (Mão em M, balançando para a esquerda e para a direita.)
matériala) eacolarlea) (sinal usado em: CE, RS) (inglês: school course(s), school discipline(s), branch(es) of instruction): s. f (pl.) Conjunto de conhecimentos cientificos, artísticos, linguísticos, etc., que se professam em cada cadeira de um instituto escolar. Disciplina escolar. Ex.: A matéria escolar de que mais gosto é literatura. (Fazer este sinal DISCIPLIIfA(S) ESCOLARIES): Mão esquerda fechada, palma para baixo; mão direita aberta, dedos separados e curvados, palma para cima. Tocar o dorso direito, duas vezes.)
Q ®® B e;1, material (1) (sinal usado em: SP, RJ, RS) (inglês: material, stujJ, matter, things, building material): s. m. Conjunto dos objetos que compõem ou formam alguma obra. Apetrechos. Objetos e utensílios necessários para executar qualquer coisa. Os utensílios ou mobiliário de uma escola ou de qualquer outro estabelecimento. Tudo aquilo que é usado na construção de um edificio. Ex.: O material da obra já foi entregue. (Mãos em 1, palmas para baixo, indicadores inclinados um para o outro. Mover as mãos alternadamente para baixo e para cima, tocando os indicadores. Em seguida, fazer este sinal vÁRIos, vÁRIAS: Mãos em U horizontal, palmas para trás, mão direita atrás da mão esquerda. Movê-las para os lados opostos, oscilando os dedos.)
**
M
Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras)
1469
Fernando C. Capovílla, Walkiria D. Raphael, e Aline C. L. Mauricio
Q~®®~~~
material (2) (sinal usado em:
BC) (inglês: material, stuff, matter, things, building material): Idem material (l). Ex.: O material já foi classificado no almoxarifado. (Mão em M, palma para trás. Mover a mão para a esquerda e para a direita, diante da testa.)
**
material (31 (escolat1 [sinal usado em: CE, RS) (inglês: school materiaIs, school utensí/s, class utensils): s. m. Tudo aquilo que é usado na escola pelos alunos, por exemplo: caneta, lápis, caderno, livro, borracha. Ex.: A escola divulgou a lista de material para este ano. [Fazer este sinal MATERIAL: Mãos em 1, palmas para baixo, indicadores inclinados um para o outro. Mover as mãos alternadamente para baixo e para cima, tocando os indicadores. Em seguida, fazer este sinal vARIos, vARIAs: Mãos em U horizontal, palmas para trás, mão direita atrás da mão esquerda. Movê-las para os lados opostos, oscilando os dedos. Então, fazer este sinal ESTUDAR: Mãos abertas, palmas para cima. Bater duas vezes o dorso dos dedos direitos, sobre a palma dos dedos esquerdos.)
-
material têxtU (tecido) (sinal usado em: .R.JJ (inglês: fabric, cloth, textile material): s. m. Tecido ou pano de que se fazem peças de vestuário, etc. Ex.: Precisamos adquirir mais materiais têxteis para a fabricação de camisas. (Fazer este sinal FAZENDA (tecido), que é este sinal PAl'I'O: Mãos horizontais abertas, palmas para trás, com a ponta do indicador e polegar segurar um pedaço de roupa, a cada lado do peito, e balançar as mãos. Em seguida, mãos em A com indicadores destacados, palmas para baixo, tocando-se. Afastar as mãos, duas vezes.) mato (sinal usado em: .s" (inglês: bush, bushes, shrubby shrub, woodland): s. m. Conjunto de pequenas plantas agrestes, como capão, moita, tojos, etc. Terreno inculto onde crescem essas plantas. Ex.: Preciso de herbicida para tirar o mato do terreno. (Mão esquerda em D, palma para a direita; mão direita aberta, palma para baixo, dedos separados e ligeiramente curvados, palma da mão tocando a ponta do indicador esquerdo. Mover as mãos em um circulo horizontal para a direita (sentido horãrio), balançando a mão direita.)
Mato Grosso (1) (sinal usado em: BP, DF, CE, PR) (inglês: Mato Grosso state): Estado brasileiro localizado na Região Centro-Oeste, cuja capital é Cuiabá. Ocupa uma área de 903.357 km 2 e
1470
No!)() Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilingue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) Fernando C. Capomlla, Walkiria D. Raphael, e Aline C. L. Mauricio
as cidades mais importantes são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonôpolis, Sinop, Primavera do Leste, Cáceres e Tangará da Serra. Tem temperatura elevada durante todo o ano, o clima é tropical super úmido e possui floresta equatorial, típica da Região Amazônica. Conta com alguns grupos indígenas (caxíbis, parecis, bacairis, caiabis, xavantes e outros). As principais atividades econômicas do estado de Mato Grosso baseiam-se na agricultura, pecuária e indústria extrativista (madeira, mineração e borracha). Os principais produtos cultivados são arroz, mandioca e milho, e a criação de gado vem experimentando grande expansão. A indústria do turismo ecológico vem se desenvolvendo no estado, aproveitando o potencial natural oferecido pelo Pantanal, Chapada dos Guimarães e as belíssimas praias do rio Araguaia, entre outros atrativos. Pelo Tratado de Tordesilhas (de 7 dejunho de 1494) o território do atual estado de Mato Grosso pertencia à Espanha. Os jesultas, a serviço dos espanhóis, criaram os primeiros núcleos, de onde foram expulsos pelos bandeirantes paulistas em 1680. Em 1718, a descoberta do ouro acelerou o povoamento. Em 1748, para garantir a nova fronteira, Portugal criou a capitania de Mato Grosso e lá construiu um eficiente sistema de defesa. Durante as bandeiras, uma expedição chegou ao Rio Coxipó em busca dos índios Coxiponés e logo descobriram ouro nas margens do rio, alterando assim o objetivo da expedição. Em 1719 foifttndado o Arraial da Forquilha, as margens do rio Coxiponés formando o primeiro grupo de população organizado na região (atual cidade de Cuiabá). A região de Mato Grosso era subordinada a Rodrigo César de Menezes, para intensificar a fiscalização da exploração do ouro e a renda ida para Portugal, o governador da Capitania muda-se para o Arraial e logo a eleva a nivel de Vila chamando de Vila Real do Bom Jesus de Cuyabá. Com os tratados de Madri (1750) e Santo lldefonso (1777), Espanha e Portugal estabeleceram as novas fronteiras. A produção de ouro começou a cair no inicio do século XIX. Em 1901, ocorreu um movimento separatista temporariamente controlado. Em 191 7, a situação se agra vou, provocando intervenção federal. Com a chegada dos seringueiros, pecuaristas e exploradores de erva-mate na primeira metade do século XIX, o estado retomou o desenvolvimento. Em 1977, uma parte do estado foi desmembrada e transformada em Mato Grosso do Sul. Ex.: A divisão do estado de Mato Grosso em do Norte e do Sul passou a vigorar no dia l' de janeiro de 1979. (Mão aberta, palma para baixo, dedos apontando para a esquerda, ponta do polegar tocando o lado esquerdo da testa. Mover a mão para o lado direito da testa, fechando os dedos um a um, iniciando pelo dedo mínimo, finalizando com a mão em A.)
Mato Grosso 12) (sinal usado em: MS) (inglês: Mato Grosso state): Idem Mato Grosso (1). Ex.: As
cidades mais importantes de Mato Grosso são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças. (Mão em 4, palma para frente, lado do indicador tocando a orelha.)
Mato Grosso do Sul (I) (sinal usado em: DI') (inglês: Mato Grosso do Sul state): Estado brasileiro localizado na Região Centro-Oeste, cuja capital é Campo Grande. Ocupa uma superfície de 358.159 km 2 e possui cerca de 2.332.647 habitantes. O Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense se estende por uma área de 140 mil hectares, que abrange os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A maior parte dessa extensão de terra encontra-se no estado de Mato Grosso do Sul e é objeto de intensa fiscalização por parte do Governo Federal, a fim de que o seu equilíbrio ecológico seja preservado, e a sua fauna esteja protegida contra a caça predatória. A região é muito visitada por turistas de todas as partes do mundo, por apresentar grande diversidade de fauna e flora tropical, com espécies típicas de florestas, cerrado, campos e caatinga. Nela se encontra também grande variedade de animais selvagens (felinos predadores, jacarés, crocodilos, cobras gigantes, capivaras, etc.) e muitas espécies de pássaros. No período das chuvas, a área fica quase totalmente inundada, fazendo crescer as gramíneas, que são utilizadas como pastagens no período seco. As principais atividades econômicas desenvolvidas no Estado de Mato Grosso do Sul estão relacionadas à agricultura e à agroindústria, à extração mineral e à produção de cimento. Os principais produtos agrícolas cultivados no Estado incluem algodão herbáceo, arroz, cana-de-açúcar, feijão, mandioca, milho, soja e trigo. A atividade mineradora está baseada na extração de ferro; manganês; e calcário. No setor industrial, além da mineração e da produção de cimento, a indústria alimentícia também é desenvolvida no Estado. Na maior parte do território do estado predomina o clima do tipo tropical, com chuvas de verão e inverno seco. Tem como bebida típica o tereré (semelhante ao chimarrão, porém frio), tomado nos encontros entre amigos e familiares, sendo também considerado o estado símbolo dessa bebida e maior produtor de erva-mate da região Centro-Oeste do Brasil. As ideias separatistas de Mato Grosso do Sul tiveram início no começo do século XX, com uma revolta chefiada pelo coronel Mascarenhas, que resultou na derrota dos rebeldes. O norte sempre resistiu, por temer o esvaziamento económico do estado. Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, a região sul aderiu ao movimento, sob a condição de que em caso de vitória obteria a divisão. Em 11 de outubro de 1977, Mato Grosso do Sul foi finalmente desmembrado, transformando-se em estado no 1. o de janeiro de 1979, com a posse do primeiro governador, o engenheiro gaúcho Harry Amorim Costa, e da Assembleia Constituinte. A primeira eleição só ocorreu em 1982. Para justificar o desmembramento, o governo federal argumentou que o antigo estado dispunha de área muito extensa, que dificultava a administração, além de apresentar claras diferenças ecológicas. O maior evento histórico que ocorreu nas terras do atual estado foi a Guerra do Paraguai, nas quais os exércitos Brasileiro, Argentino e Uruguaio combateram juntos os Paraguaios, esse combate praticamente destruiu o Paraguai, potência econômica durante o periodo da guerra (Século XIX). Ex.: O cantor e violeiro Almir Sater é nascido em Mato Grosso do Sul. (Soletrar M e S.)
ri
NoUQ Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Ungua de Sinais Brasileira (Libras)
1471
Fernando C. Capovilla, Walkiria D. Raphael, e Aline C. L. Mauricio
Mato Gl'088O do Sul (2) (sinal usado em: MS) (inglês: Mato Grosso do Sul state): Idem Mato Grosso do Sul (lJ. Ex.: O Mato Grosso do Sul tem como bebida típica o tereré (semelhante ao chimarrão, porém frio), tomado nos encontros entre amigos e familiares. (Mão aberta, dedos para a esquerda, dorso da mão tocando o lado esquerdo da testa. Mover a mão para o lado direito da testa, fechando os dedos um a um, terminando com a mão em S. Mudar para mão em L, palma para frente.)
matricula (1) (escola" (sinal usado em: MS) (inglês: school matriculation, school register): s. f Inscrição numa escola. Registro em que se inscrevem os individuos que entram num colégio. Ex.: A matricula para cursar o ensino médio abrirá na próxima semana. (Fazer este sinal ESCOLA, que é composto por este sinal CASA: Mãos verticais abertas, palma a palma, dedos inclinados uns para os outros. Tocar as mãos pelas pontas dos dedos. Seguido deste sinal ESTUDAR, ESTUDO: Mãos abertas, palmas para cima. Bater duas vezes o dorso dos dedos direitos, sobre a palma dos dedos esquerdos. Em seguida, fazer este sinal CARIMBAR: Mão esquerda aberta, palma para cima; mão direita em S horizontal, palma para a esquerda, acima da mão esquerda. Bater a mão direita sobre a palma e sobre os dedos esquerdos.)
G~®~{ry@~ ~~
matricula (2) (escola" (sinal usado em: SP, RS) (inglês: scMol matriculation, school register): Idem mo.trlcula (l). Ex.: Eu já fiz a matricula para o curso de Libras. (Mão esquerda aberta, palma para cima, dedos apontando para frente; mão direita aberta, palma para baixo, dedos ligeiramente afastados e apontando para frente, acima da palma esquerda. Mover a mão direita ligeiramente para frente, fechando-a em S.)
matricula (3) (escola" (sinal usado em: R.J) (inglês: school matriculation, school register): Idem mo.tTÍcula (1). Ex.: Meus pais fizeram minha matricula numa escola especial para surdos. (Fazer este sinal ESCREVER. Em seguida, mão esquerda em 1, palma para baixo, indicador para a direita; mão direita em S, palma para frente, atrás da mão esquerda. Bater o pulso direito no indicador esquerdo, distendendo os dedos médio e indicador.)
matrimônio (I) (sinal usado em: SP,
se,
MS, RS) (inglês: marriage,
1472
Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Lfngua de Sinais Brasileira (Libras) Fernando C. Capovilla, Walkiria D. Raphael, e Aline C. L. Mauricio
matrimony, wedding, wedlock): s. m. O mesmo que casamento. Ex.: O pastor celebrou o matrimônio do jovem casal enfatizando a importância da comunhâo dos espíritos, já que a mera comunhão dos corpos é sabidamente incapaz de manter uma relaçâo verdadeiramente estável e feliz. (Fazer este sinal CASAMENTO, que ê este sinal AliEL: Mão esquerda vertical aberta, palma para trás; mão direita vertical fechada, palma para a esquerda, indicador e polegar distendidos. Passar as palmas do indicador e polegar direitos sobre o dedo anelar esquerdo, da ponta em direção á base. Seguido deste sinal CASAR: Mão esquerda aberta, palma para cima, dedos unidos e curvados; mão direita aberta, palma para baixo, dedos unidos e curvados. Unir as mãos pelas palmas e apertã-Ias.)
~ \...J
~tJkl~ v "\lI Cf '0
matrimônio (2) {sinal usado em: R.Jj (inglês: mamage, matrimony, wedding, wedlock): Idem matrimônio (1). Ex.: O casal está muito feliz com a proximidade do matrimônio. (Fazer este sinal CASAMENTO, que é este sinal CASAL: Mão esquerda aberta, palma para cima, dedos unidos e curvados; mão direita aberta, palma para baixo, dedos unidos e curvados. Unir as mãos pelas palmas e apertá-las.)
.......
"".1
~
metrô Marechal Deodoro (sinal usado em: 81'1 (inglês: Marechal Deodoro subway station): s. m. Estação de metrô da Linha Vermelha (Leste-Oeste) localizada no bairro Santa Cecí'lia, na cidade de São Paulo. Ex.: A biblioteca que precisamos uísitar fica perto do metro Marechal Deodoro. (Fazer este sinal METRÔ: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma â outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Então, mão esquerda horizontal fechada, palma para trás; mão direita fechada, palma para frente, tocando a mão esquerda. Mover a mão direita para frente, abrindo-a em L, duas vezes.)
metrô Parada lDglesa (sinal usado em: s.., (inglês: Parada Inglesa subway station): Estação de metrô da Linha Azul (Norte-Sul) localizada na região de Santana, na cidade de São Paulo. Ex.: Tenho consulta no posto de saúde que fica proximo ao metrô Parado Inglesa. (Fazer este sinal METRÔ: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma â outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida, fazer este sinal BAIRRO PARADA INGLESA, que ê este sinal INGLATERRA: Mão horizontal fechada, palma para trás, dedos indicador e polegar curvados. Tocar as pontas dos dedos no queixo, duas vezes.)
metrô Paraiso (sinal usado em: s.., (inglês: Paraíso subway station): s. m. Estação de metro da Linha Azul (Norte-Sul) localizada no bairro Para(so, na cidade de São Paulo. Ex.: O Colêgio Bandeirantes fica
1506
Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras)
Fernando C. Capovilla. Walkiria D. Raphael. e Aline C. L. Mauricio
perto do metrô Paraíso. (Fazer este sinal METRO: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma à outra. Movê-las para
frente com força, duas vezes. Em seguida, fazer este sinal BAIRRO PARAiso, que é este sinal MAÇÃ: Mão em C horizontal, palma para trás, diante da boca. Girar a palma para cima.)
.1.
_.~
i ~ ®tJ f9
iJ
~
metrô Patriarca (sinal usado em: SP) (inglês: Patriarca subway station): s. m. Estação de metrô da Linha Vermelha (Leste-Oeste) localizada no bairro Vila Matilde, na cidade de São Paulo. Ex.: Vamos nos encontrar no metrô Patriarca, e dali sairemos para almoçar. (Fazer este sinal METRO: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma à outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida, braço esquerdo horizontal dobrado em frente ao corpo, mão fechada palma para baixo; mão direita em P, ponta do médio tocando próximo ao cotovelo esquerdo. Mover a mão direita para a direita, e tocar a ponta do dedo médio no pulso esquerdo.)
Pedro usado
metrô D (sinal em: SP)
+ li
(inglês: Pedro 11 subway station): s. m. Estação de metrô'
da Linha Vermelha (Leste-Oeste) localizada no bairro Parque D. Pedro ll, na cidade de São Paulo. Ex.: Não desembarque
no metrô Pedro ll, pois a baldeação pode ser feita na estação Sé. (Fazer este sinal METRO: Mãos em 5, palma a palma,
próximas uma à outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida, mão em I, palma para a esquerda,
mover a mão para a direita, balançando-a para frente, em dois lugares.)
metrô Penha (sinal usado em: SI') (inglês: Penha subway station): s. m. Estação de metrô da Linha Vermelha (Leste-Oeste) localizada na região da Penha, na cidade de São Paulo. Ex.: O metrô Penhajica entre as estações Carrão e Vila Matilde. (Fazer este sinal METRO: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma à outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida, fazer este sinal BAIRRO PEIIHA: Mão esquerda fechada, palma para baixo; mão direita em 6, palma para a esquerda. Tocar a mão direita no pulso esquerdo, no antebraço e novamente no pulso.)
iJ
lf}
~ eJ ~ tJ ®
metrô Praça da Árvore (sinal usado em: SP) (inglês: Fraca da Arvore subway station): s. m. Estação de metrô da Linha Azul (Norte-Sul) localizada no bairro Saúde, na cidade de São Paulo. Ex.: Marcamos de nos encontrar no metrô Praça da Arvore. (Fazer este sinal METRO: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma ã outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida, fazer este sinal ÁRVORE: Braço esquerdo horizontal dobrado em frente ao corpo, mão aberta, palma para baixo, dedos separados e curvados; cotovelo direito apoiado no dorso da mão esquerda, mão direita aberta, palma para frente, dedos separados. Girar a palma direita para trás, duas vezes.)
Novo Deit·Libms: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Bmsileim (Libras)
1507
Fernando C. Capovilla, Walkiria D. Raphael, e Aline C. L Maurício
tJ®~r!J® ~~V~ metr6 República (sinal usado em: SP) (inglês: Republica subway station): s. m. Estação de metrô da Linha Vermelha (Leste Oeste) localizada na região da República, na cidade de São Paulo. Ex.: O metrô República está localizado na praça de mesmo nome. (Fazer este sinal METRO: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma ã outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida, fazer este sinal BAIRRO REPúBLICA: Mão vertical curvada, palma para frente, atrás da cabeça. Movê-la para frente, contornando a cabeça, virando a palma para baixo e os dedos para frente.)
~~ ® V®V~ ~[ry~
metrô Santa Cecilia (sinal usado em: SP)
(inglês: Santa Cecilia subway station): Estação de metrô da Linha Vermelha (Leste-Oeste) localizada na região central da cidade de São Paulo. Ex.: O metrô Santa CeCl1ia fica no Largo de mesmo nome, onde está localizada a bela Igreja Santa Cecilia. (Fazer este sinal METRO: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma ã outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida, fazer este sinal BAIRRO
SANTA CECfLIA: Mão esquerda aberta, palma para baixo; mão direita aberta, palma para baixo, dedos soltos, pontas dos dedos tocando o dorso da mão esquerda. Mover ligeiramente a mão direita para cima, unindo as pontas dos dedos.)
metr6 Santa Cnu: {li (sinal usado em: SP) (inglês: Santa Cruz subway station): s. m. Estação de metrã da Linha Azul (Norte-Sul) localizada no bairro Vila Clementino, na cidade de São Paulo. Ex.: Há um terminal de ônibus no metrô Santa Cruz. (Fazer este sinal METRO: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma ã outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Então, mão fechada, palma para baixo, polegar distendido para trás. Mover a mão sobre o peito de cima para baixo e da esquerda para a direita, descrevendo uma cruz.)
~
Q®~
VtJr!J~
metr6 Santa Cnu: (2) (sinal usado em: SP) (inglês: Santa Cruz subway station): Idem metrô Santa: Cnu: (lJ. Ex.: Desça no metrô Santa Cruz e embargue no ônibus intermunicipal. (Fazer este sinal METRO: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma ã outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida, fazer este sinal CRUZ: Mão esquerda em 1, palma para a direita; mão direita em 1, palma para baixo, atrás
da mão esquerda, lado do indicador direito tocando o lado do indicador esquerdo. Em seguida mãos abertas, palma para frente afastadas do corpo na altura do ombro.)
metr6 SantaDa (sinal em: SP) (inglês: Santana subway station): s. m EstaçàD de metrô da Linha Azul (Norte-Sul) localizada no bairro Santana, na cidade de SàD Paulo. Ex.: Eu embarco no metrã Santana e desço na estação Sé. (Fazer este sinal METRO: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma à outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida, fazer este sinal BAIRRO
SAKTAlfA: Mão em B, palma para baixo, apontando para a esquerda. Tocar o lado do indicador, abaixo do lábio inferior.)
1508
Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado triUngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) Fernando C. CapoviUa, Walkiria D. Raphael, e Alin.e C. L. Mauricio
tJ~
metrô SaDto Amaro (sinal usado em: m:, (inglês: Santo Amaro subway station): s. m. Estação de metrô da Linha Lilás localizada no bairro Santo Amaro, na cidade de São Paulo. Ex.: O metrô Santo Amaro tem um mezanino ligado à estação Santo Amaro da Linha C da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. (Fazer este sinal METRÔ: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma à outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida, fazer este sinal BAIRRO SANTO AMARo: Mãos abertas, palmas para baixo, dedos
separados e curvados, mão direita sobre a esquerda. Mover ligeiramente a mão direita para trás, passando as pontas dos dedos no dorso da mão esquerda.)
metrô
Bento usado em:
São (sinal
SF?
(inglês: Sao Bento subway station): s. m. Estação de metrô da Linha Azul (Norte-Sul) localizada no bairro Sé, na cidade de São Paulo. Ex.: A loja que você está procurando fica perto do metrô São Bento. (Fazer este sinal METRÔ: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma à outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida, fazer este sinal PERIGO, PERIGOSO: Mão em 1, palma para a esquerda, indicador tocando a narina. Mover a mão ligeiramente para
baixo e para cima, duas vezes.)
metrô São Joaquim (sinal usado em: m:, (inglês: Sao Joaquim subway station): s. m. Estação de metrô da Linha Azul (Norte-Sul) localizada no bairro Liberdade, na cidade de São Paulo. Ex.: O metrô São Joaquim fica entre as estações Vergueiro e Liberdade. (Fazer este sinal METRÔ: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma á outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida, mãos com dedos indicadores, médios e polegares distendidos, demais dedos fechados, palma a palma, mãos cruzadas pelos pulsos. Unir e afastar os dedos de cada mão.)
metrô São Judas (sinal usado em: m:, (inglês: Sao Judas subway station): s. m. Estação de metrô da Linha Azul (Norte-Sul) localizada no bairro Vila São Pedro (Saúde), na cidade de São Paulo. Ex.: A Igreja de São Judas Tadeu fica perto do metrô São Judas. (Fazer este sinal METRÔ: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma à outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida, soletrar J e então unir as pontas dos dedos e tocá-las na bochecha direita.)
metrô Saúde usado em: m:,
(sinal
-
(inglês: Saude subway station): s. m. Estação de metrô da Linha Azul (Norte-Sul) localizada no bairro Saúde, na cidade de São Paulo. Ex.: Podemos nos encontrar no metrô Saúde e depois seguiremos para o centro. (Fazer este sinal METRÔ: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma à outra. Mové-Ias para frente com força, duas vezes. Em
*+ *
seguida, fazer este sinal BAIRRO SAÚDE: Mão horizontal aberta, palma para trás, ponta do dedo médio tocando o lado
Novo Deit·Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras)
M
1509
Fernando C. Capovilla, Wa1kiria D. Raphael, e Aline C. L. Mauricio
direito do peito. Mover a mão para a esquerda, e tocar o lado esquerdo do peito.' metrô Sé (sinal usado em: SI') (inglês: Se subway statíon): s. m. Estação de
metrô da Linha
Azul (Norte-Sul)
localizada no bairro Sé, na cidade de São Paulo. Ex.: A catedral da Sé fica perto do metrô Sé. (Fazer este sinal METRO:
Mãos em 5, palma a palma, próximas uma ã outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida, fazer este
sinal ARÁBIA SAUDITA, ÁRABE: Mão esquerda em S, palma para baixo, apontando para a direita; mão direita em 5,
atrás e próxima ã mão esquerda. Bater o pulso direito na lateral do pulso esquerdo, duas vezes.'
O~éY®
metrô Sumaré (sinal usado em: SI') (inglês: subway Sumare station): s. m. Estação de metrô da Linha Verde .., v (Ramal Paulista) localizado no bairro Sumaré, na cidade de São Paulo. Ex.: Há muitas fotos expostas no metrô Sumaré. (Fazer este sinal METRO: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma ã outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida,
fazer este sinal BAIRRO SUIIIAlÚ:, que é este sinal FOTOGRAFIA: Mão vertical aberta, palma para trás, dedos separados, diante do rosto. Mover a mão ligeiramente para trás, unindo as pontas dos dedos.)
metrô Tatuapé (sinal usado em: SI') (inglês: Tatuape subway statíon): s. m. Estação de metrô da Linha Vermelha (Leste-Oeste) localizada no bairro Tatuapé, na cidade de São Paulo. Ex.: Minha amiga mora perto do metrô Tatuapé. (Fazer este sinal METRO: Mãos em 5, palma a palma, próximas urna ã outra. Movê-Ias para frente com força, duas vezes. Em seguida, fazer este sinal BAIRRO TATUAPt: Mão esquerda em U, palma para trás; mão direita em U horizontal, palma para trás, acima da mão esquerda. Tocar a lateral do dedo mêdio direito, nas pontas dos dedos esquerdos, duas vezes.)
-
~**
metrô Tietê (sinal usado em: SI') (inglês: Tiete subway statíon): s. m. Estação de metrô da Linha Azul (Norte-Sul) localizada no bairro Santana, na cidade de São Paulo. Ex:.: Para ir à rodoviária, você deve desembarcar no metrô Tietê. (Fazer este sinal METRÔ: Mãos em 5, palma a palma, próximas urna à outra. Movê-Ias para frente com força, duas vezes. Em seguida, mão em T, palma para a esquerda. Tocar o lado esquerdo do peito, duas vezes.)
~ ~ u lU
~, "'0 metrô Tiradentes (sinal usado em: SI') (inglês: Tiradentes subway statíon): s. m. Estação de metrô da Linha Azul (Norte-Sul) localizada no bairro Bom Retiro, na cidade de São Paulo. Ex:.: O metrô Tiradentes tem esse nome em homenagem ao líder da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
.d1 rJ
li f111
VU
1510
Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado triUngue da Ltngua de Sinais Brasileíra (Libras) Fernando C. CapouiUa. Walkiria D. Raphael, e Aline C. L. Mauricio
(Fazer este sinal METRÔ: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma à outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida, fazer este sinal TIRADENTES: Mão vertical aberta, palma para frente, dedos unidos e curvados, próxima ao lado direito do pescoço. Mover a mão para cima e para a direita, fechando-a em S e inclinando a cabeça para a esquerda.)
metr6 Trianon-:Masp (sinal usado em:
SPl
(inglês: Trianon-Masp
subway station): s. m. Estação de metro da Linha Verde (Ramal Paulista) localizada no bairro Cerqueira César, na cidade de São Paulo. Ex.: O Masp (Museu de Arte de São Paulo) fica perto do metrô Trianon-Masp. (Fazer este sinal METRÔ: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma à outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida, mãos
verticais fechadas, palma a palma, dedos indicadores e minimos distendidos. Mover as mãos para cima.))
metr6 Tucuruvi (sinal usado em: SPl (inglês: Tucuruui subway station): s. m. Estação de metrô da Linha Azul (Norte-Sul) localizada no bairro Tucuruui, na cidade de São Paulo. Ex.: O metro Tucuruui fica próximo à Avenida Tucuruui. (Fazer este sinal METRÔ: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma à outra. Movê-las para frente
com força, duas vezes. Em seguida, fazer este sinal BAIRRO TuCURUVI: Mão esquerda aberta, palma para cima, dedos apontando para direita; mão direita com dedos unidos pelas pontas, palma para cima, acima da palma esquerda. Bater o dorso da mão direita na palma esquerda, duas vezes.)
metr6 Vergueiro (sinal usado em: SPl (inglês: Vergueiro subway station): s. m.. Estação de metrô da Linha Azul (Norte-Sul) localizada no bairro Liberdade, na cidade de São Paulo. Ex.: O Centro Cultural de São Paulo fica ao lado do metrô Vergueiro. (Fazer este sinal METRÔ: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma à
outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida, mão em V, palma para frente. Balançá-la para os lados.)
metr6 Vila Madalena (sinal usado em: Sp) (inglês: Vila Madalena subway station): s. m. Estação de metro da Linha Azul (Norte-Sul) localizada no bairro Liberdade, na cidade de São Paulo. Ex.: O Centro Cultural de São Paulofica ao lado do metro Vergueiro. (Fazer este sinal METRô: Mãos em 5, palma a
palma, próximas uma ã outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida, fazer este sinal BAIRRO VILA MADALENA: Mão esquerda em 8 horizontal, palma para a esquerda; mão direita horizontal fechada, palma para a direita, polegar distendido. Passar a ponta do polegar para baixo sobre o pulso esquerdo.)
Novo Deit·Líbros: Dicionário enciclopédico ilustrado trilingue da Língua de Sinais Brasileira (Libras)
M
1511
Fernando C. Capovilla, Wal/ciria D. Raphael, e Aline C. L. Mauricio
metrô Vila Mariana (sinal usado em: Sp) (inglês: Vila
~ ~
Mariana subway station): • s. m. Estação de metrô da Linha Azul (Norte-Sul) localizada no bairro Vila Mariana, na cidade de São Paulo. Ex.: A clínica médica fica atrãs do metrô Vila Mariana. (Fazer este sinal METRO: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma à outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida, soletrar V, M.)
;:: ===~
metrô Vila Matilde (sinal usado em: Sp) (inglês: Vila Matilde subway station): s, m. Estação de metrô da Linha Vermelha (Leste-Oeste) localizada no bairro VIla Matilde, na cidade de São Paulo. Ex.: Espero você na saída do metrô Vila Matilde. (Fazer este sinal METRO: Mãos em 5, palma a palma, próximas uma à outra. Movê-las para frente com força, duas vezes. Em seguida, fazer este sinal BAIRRO VILA MATILDE: Soletrar VeM e fazer este sinal VERMELHO: Mão em 1, palma para trás, ponta do indicador tocando abaixo do lábio inferior. Movê-la, ligeiramente, para baixo, curvando o dedo indicador, duas vezes.)
I);@
* missa (1) (sinal usado em: SP, CE) (inglês: mass): s. f Cerimônia eucaristica com que a Igreja Católica comemora o sacrificio de Jesus Cristo pela humanidade. Ex.: O padre celebrou uma belíssima missa no domingo. (Mãos verticais abertas, palmas para trás, polegares tocando a palma dos demais dedos, mãos inclinadas uma para a outra e tocando-se. Movê-las para cima, atê a altura do rosto.) missa (2) (sinal usado em: RJ, RS) (inglês: mass): Idem missa (1). Ex.: AfamUia vai à missa todos os domingos. (Fazer o sinal ORAR, oRAçAo: Mãos verticais abertas, palma a palma. Unir as palmas diante do peito.)
* (lI)
fJ
míssU (CLt (sinal usado em: S1') (inglês: missile): s. m. Projétil ou bomba
foguete que pode alcançar grandes distâncias, deslocando se a velocidades supersônicas. Pode ser radiodirigido ou teleguiado, muito usado nas operações militares com o intuito de atingir determinada região ou localidade. Pode ser lançado de aviões, navios, submarinos ou do chão. Ex.: Gostaria muito que houvesse um acordo proibindo o uso de misseis em todo o mundo. (Mão esquerda em Y, palma para a direita inclinada para baixo; mão direita em 1, palma para baixo, indicador apontando para frente, tocando a base da mão esquerda. Mover a mão esquerda para trás, e a mão direita para frente.)
...
:~
••• "'iiiI..I
i
~) lk1 w LI
missionário(a) (sinal usado em: S1') (inglês: missionary): s. m. (f). Padre, pastor, religioso enviado para pregar uma missão, para evangelizar determinado grupo ou regiâo. Ex.: Os missionários jesuítas foram os responsáveis pela catequese dos indios no Brasil. (Mão em M horizontal, palma para trás, apontando para a esquerda, pontas dos dedos tocando O lado esquerdo do peito. Movê-la em pequenos circulos verticais para a esquerda (sentido anti-horário).)
Q
mistério (sinal usado em: RJ, RS) (inglês: mystery, secret, enigma): s. m. Algo que é secreto, escondido, não repartido com outros; segredo. Ex.: Há um grande mistério naquela família. (Fazer este sinal SEGREDO: Mão esquerda vertical fechada, palma para a direita, próxima ao ombro esquerdo; mão direita, palma para baixo, dedos flexionados para baixo. Passar o dorso dos dedos direitos para baixo, sobre o pulso esquerdo.)
Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras)
M
1525
Fernando C. Capovílla, Walkiria D. Raphael, e Aline C. L. Mauricio
Q®
misto-quente (11 (sinal usado em: PR) (inglês: ham and cheese hot sandwích): s. m. Sanduíche feito de duas fatias de pão de forma com recheio de queijo e presunto e aquecido na chapa. Ex.: Peça ao garçom um misto-quente e um suco de laranja. (Fazer este sinal SANDutCHE: Mãos verticais postas, mão direita palma para trás, mão esquerda palma para frente. Mover as mãos em direção ã boca. Então, fazer este sinal QUENTE: Mão em C, palma para a esquerda ao lado direito da boca aberta. Mover a mão, lentamente, para a esquerda.)
misto-quente (2) (sinal usado em: RJ) (inglês: ham and cheese hot sandwích): Idem misto-quente fl}. Ex.: As crianças pediram misto-quente para o lanche da tarde. (Mão esquerda aberta, palma para cima; mão direita aberta, palma para baixo, tocando a mão esquerda. Girar as mãos para a direita e para a esquerda, invertendo suas posições (mão esquerda palma para baixo e mão direita palma para cima).)
Q,~~
(-~ t'[) )
_-6 ,-4-,,
V
....,,,
....
.-1>-. misturar, ~ miaturar-se (11 (sinal usado em: SP, RJ, se, RS) (inglês: to mix, to blend), mistura (li (inglês: mixture, blend): Misturar: v. t. d., v. t. d. i. Combinar, juntar, unir, reunir elementos num único todo, de modo a impossibilitar distinguir entre eles no todo. Ex.: Misture todos os ingredientes e bata a mistura no liquidificador. Ex.: Misture o creme aos demais ingredientes antes de levar a massa ao fomo. Misturar-se: Combinar se, juntar-se, unir-se, reunir elementos num único todo, de modo a impossibilitar distinguir entre eles no todo. Ex.: As cores misturaram-se no papel. Mistura: s. f Junção ou combinação de ingredientes, sendo a identidade de cada um deles perdida no todo à medida que se misturam. Ex.: A mistura de cores feita pelas crianças ficou surpreendente. (Mão esquerda palma para cima, pontas dos dedos unidas; mão direita palma para baixo, pontas dos dedos unidas, acima da mão esquerda. Mover as mãos alternadamente em círculos horizontais para a direita (sentido horário), alternados.) Etimologia. Morfologia: Trata-se de sinal fonnado por morfema metafóríco molar que representa concretamente características conspícuas do comportamento humano em relação ao preparo de alimentos e a limpeza, corno nos sinais VASSOURA, RODO, FORNO, SACOLA, FÓSFORO, ROLO DE MACARRÃO, REPARTIR, INGERIR, MASTIGAR, CHUPAR, FATIAR, e FRITAR. lconicidade: No sinal MISTURAR, as mãos com as pontas dos dedos unidas, se movem em círculos opostos, urna acima da outra, corno ocorre no ato de misturar ingredientes durante a preparação da massa de um bolo.
-
"",.
~nn B
-_.....Ic::C':1·
ctt)
"!~
C", ~
misturar (2) (desordem) (sinal usado em: SP, MS, RS) (inglês: to mix up, to disarray), mistura (2) (inglês: disorder, mix up, chaos, disarray, uproar, confusion, pandemonium, miscellany, hodge-podge, jumble, medley, tumult): Misturar: v. t. d., v. t. d. i. Juntar, baralhar, confundir. Ex.: Todos os papéis estavam misturados. Ex.: Misturou suas roupas com as demais coisas enquanto procurava um livro perdido na gaveta. Mistura: s. f Ação ou efeito de misturar, conjilndir, baralhar, desordenar. Ex.: A mistura dos livros confundiu a bibliotecária. (Fazer este sinal CONFUSÃO: Mãos abertas, dedos curvados, palma esquerda para cima, palma direita
1526
Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras)
Fernando C. Capovilla, Walkiria D. Raphael, e Aline C. L. Mauricio
para baixo, mão direita acima da mão esquerda. Mover as mãos alternadamente em ·circulos horizontais para a direita (sentido horàrio), com expressão facial negativa,)
••
~
mobUia (1) (sinal usado em: RJj (inglês: fumiture): s. f Conjunto das peças (de madeira, metal, vime, etc.) que se colocam dentro de um cômodo com várias utilidades (para nelas se sentar, deitar, comer, guardar coisas, etc.), podendo servir também para adorno; mobiliário. Ex.: O casal recém-casado ganhou da famflia a mobflia do quarto. (Fazer este sinal CASA: Mãos verticais abertas, palma a palma, dedos inclinados uns para os outros. Tocar as mãos pelas pontas dos dedos. Em seguida, fazer este sinal MATERIAL: Mãos em 1, palmas para baixo, indicadores inclinados um para o outro. Mover as mãos alternadamente para baixo e para cima, tocando os indicadores. Então, fazer este sinal vÁRIos, vARIAs: Mãos em U horizontal, palmas para trás, mão direita atrás da mão esquerda. Movê-las para os lados opostos, oscilando os dedos.)
**
mobUia (2) (sinal usado em: RJj (inglês: fumiture): Idem mobília (IJ. Ex.: Precisamos trocar a mobflia da sala. (Fazer este sinal MÓVEIS, que ê composto por este sinal MESA: Mãos abertas, palmas para baixo, lado a lado. Afastar as mãos para os lados opostos. Seguido deste sinal CADEIRA: Mão esquerda em U, palma para baixo; mão direita em U, palma para baixo, dedos curvados. Tocar a palma dos dedos
direitos no dorso dos dedos esquerdos, duas vezes. E seguido deste sinal COISAS: Mãos em V horizontal, polegares distendidos, palmas para trás. Afastá-las para os lados opostos,
balançando os dedos indicadores e médios.)
View more...
Comments