LINGS, Martin - Sabedoria Tradicional & Superstições Modernas (Polar) (1998)
February 6, 2017 | Author: VDMG | Category: N/A
Short Description
Download LINGS, Martin - Sabedoria Tradicional & Superstições Modernas (Polar) (1998)...
Description
Sabedoria Tradicional &
Embora ainda seja pouco conhecido no Brasil— esta é a primeira tradução de uma de suas obras ao português-, Martin Lings é considerado um dos mais importantes autores de Religião e Espiritualidade Comparada da atualidade. Suas obras mostram de maneira brilhante a unidade que está por trás da aparente diversidade das grandes tradições religiosas e iniciáticas da humanidade, desvelando assim a universalidade e a extraordinária riqueza da Philosophia ou Sophia Perennis, sabedoria pintada em cores e formas diferentes segundo os povos e épocas aos quais se destina, mas cuja essência é sempre a mesma. Entre os grandes sábios do Ocidente e do Oriente que são uma referência constante nas obras de Lings destacamse Platão, mestre Echkart, Dante, Shakespeare, Ibn Arabi e Shankarâchârya. Outros nomes sempre citados são Frithjof Schuon (1907 - ) eRené Guénon (1886-1951), principais expositores contemporâneos da Philosophia Perennis.
Martin Lings nasceu em Lancashire, Inglaterra, em 24 de janeiro de 1909. Diplomou-se em língua e literatura inglesa em Oxford, lecionou essas matérias na Universidade do Cairo, e foi diretor de manuscritos orientais da Biblioteca Britânica e do Museu Britânico.
Martin Lings
I
“Se é possível dizer que, coletiva mente, o hom em se afasta cada vez mais da Verdade, também se pode dizer que de todos os lados a Verdade está cada vez mais próxima dele. Q uase pode ser dito que para receber um toque Dela - o que no passado exigia toda uma vida de esforços - tudo que se pede hoje é que ele não a evite. E mesmo assim, com o isso é d ifícil!” M artin L ings
Outros títulos da Polar: A S e n d a d o H om em C e le s te Jn h an G eog
(iichtel
1 1 6 3 8 -1 7 1 0 )
Os D i f e r e n t e s N í v e i s d e R e a lid a d e
U m traço peculiar ue nossa época é a enorme importância que se dá. não apenas a política, mas agora até mesmo na religião, à ponderação de se isto ou aquilo tá ‘de acordo com o espírito do Século Vinte'. O culto de nosso século, que é na rdade o culto de nós mesmos, produz um estado de ânimo geral absolutamente sfavorável à religião, uma inflação da alma que é incompatível com a verdadeira eligência, e ainda mais com a espiritualidade. * E ste livro é uma tentativa de restaurar o equilíbrio. Não haveria ra/.ão, contudo, i fazer justiça ao passado às custas do presente, nem se pode negar que há, ou d e haver, grandes vantagens espirituais em se viver hoje em dia. Mas só podemos reciá-las e beneficiar-nos plenamente delas na medida em que vejamos nosso n p o como ele realmente é, e não como seus idólatras o imaginam. O mundo mo rn o é cheio de ironias, e não é a menor delas o fato de que os mais ardentes dadinos do Século Vinte sejam, entre todos os homens, os mais cegos para as irdadeiras vantagens de nossa época.”
‘ O s homens sempre tiveram acesso não só aos testemunhos dos que crêem na ^rdade Divina, mas também às testemunhas oculares Dela, isto é, os santos de ia própria religião. Mas agora, para de certo modo compensar o culto geral do iticismo, esta comprovação do Absoluto, do Eterno e do Infinito pela experiência Ireta da Unidade com Deus tomou-se mais irresistível do que nunca para aqueles |ie estão preparados para dar-lhe ouvidos, por ela ser corroborada por uma multidão 1 vozes diferentes em todos os horizontes, as vozes dos santos das outras religiões. i e comprovam a mesma possibilidade suprema para o homem e que. por extensão, irmam a verdade da religião em geral, com sua doutrina de que as coisas deste u n d o são apenas sombras das realidades superiores.”
Patrick Paul
M a r t in L in g s
A R e v e la ç ã o d o G r a n d e M is ti- r io D iv in o Jacoh
Bochnic
1 1 5 7 5 -1 6 2 4 )
Em preparação: As V
is õ e s
DE A
nne
CA TH ERIN E E M M E R IC H (1 7 7 4 -1 8 2 4 )
P a rs ifa l
Patrick Paul
P l o t i n o (2 0 5 -2 7 0 )
* Polar
Editorial S, Comt rcial
85 8 6 7 7 5 BI 0
de
ISBN
T ratados
View more...
Comments