Limnologia Introducao Historico
Short Description
Histórico da Limnologia - Resumo...
Description
Limnologia
Lago de jardim. A limnologia (do grego, limné - lago, e logos - estudo) é a ciência ciência que que estuda as águas interiores,, inde interiores indepe pend nden ente teme ment ntee de suas suas orig origen enss (est (estud udad adas as pela pela hidrografia hidrografia), ), mas mas verificando as dimenses e concentra!"o de sais sais,, em rela!"o aos flu#os de matéria e energia e as suas comunidades comunidades $i%ticas. $i%ticas. A origem origem da limnol limnologi ogiaa normal normalmen mente te report reporta-s a-see ao final final do século &'&, &'&, quando ran!ois ran! ois Alp Alphons honsee orel inicio iniciouu os seus estudo estudoss no lago Léman Léman (lago de ene$ra ene$ra,, *u+!a). *u+!a ). uito em$ora a limnologia tenha sido originalmente desenvolvida com o o$jetivo de estudar os am$ientes lacustres ( lagos lagos), ), na realidade, os am$ientes estudados a$rangem a$rangem todos os tipos de águas águas interiores interiores lagos, lagoas lagoas,, reservat%rios reservat%rios,, rios rios,, a!udes a!udes,, represas,, riachos represas riachos,, $rejos $rejos,, área áreass inund inundáveis áveis,, água águass su$t su$terrn errneas eas,, cole! cole!es es de águ águaa temporárias, nascentes nascentes e e fitotelmos fitotelmos (água (água no interior de plantas / $romélias). A compartimenta!"o das áreas do conhecimento limnol%gico levou 0 cria!"o das linhas de pesquisa relacionadas ao estudo das formas (isto é a e#tens"o e profundidade) do am$iente lacustre, aos aspectos a$i%ticos a$i%ticos da coluna de água, como as propriedades din dinmi mica cass da disp dispon oni$ i$il ilid idad adee de lu1, lu1, estratifica!"o térm térmic icaa e qu+m qu+mic ica, a, além além das das caracter+sticas do sedimento sedimento.. 2uanto aos aspectos $i%ticos, as diversas linhas de pesquisa podem ser resumidas em estudos do $acterioplncton $acterioplncton,, fitoplncton fitoplncton,, 1ooplncton 1ooplncton,, $entos $entos,, nécton nécton,, macr%fitas aquáticas e aquáticas e perif+ton perif+ton.. 3s métodos métodos utili1ados utili1ados nos estudos limnol%gicos s"o semelhantes aos métodos utili1ados nos estudos oceanográficos, o que fa1 com que a limnologia seja considerada uma ciência irm" da oceanografia oceanografia.. 4m casos em que a massa de água doce água doce suporte uma pescaria uma pescaria,, estes estudos fornecem informa!es importantes para as ciências pesqueiras. pesqueiras .
Classificação das águas doces 5e acordo com 6esar 7 *e1ar, é a seguinte a classifica!"o dos ecossistemas de água doce Limnociclo é
o $iociclo dulc+cola, ou seja, o conjunto dos ecossistemas de água doce e apresenta dois biócoros distintos •
•
3 $i%coro das águas lênticas, ou seja, de águas paradas ou de pouca corrente, como pntanos, $rejos, po!as d8água, lagos e lagoas. 3 $i%coro das águas lóticas, ou seja, de águas correntes como riachos, ri$eires, rios e torrentes.
Referências 6esar 7 *e1ar. 9iologia : genética, evolu!"o, ecologia, em$riologia. Atual 4ditora. cap+tulo ;'', páginas CC>, et1el, >C=:), apresentam a capacidade de acumular grandes quantidades de nutrientes, poluentes, como inseticidas, her$icidas e fungicidas e metais pesados.
Limnologia (ciência da Água) A Limnologia é o estudo da qu+mica, $iologia, geologia e f+sica das águas que s"o encontradas dentro dos continentes. 4m contraste, a oceanografia é o estudo das águas dos oceanos a$ertos. As águas encontradas dentro de continentes podem ser na forma de lagos, represas, rios ou pntanos (terra onde a água co$re a superf+cie em pelo menos parte do ano). 4m$ora a maioria dos limnologistas (ou limn%logos) especiali1ou-se em água doce, o estudo dos lagos salinos, como o reat *alt LaBe, tam$ém cai no m$ito da disciplina de Limnologia. Gm dos o$jetivos mais importantes da limnologia é fornecer orienta!es para a gest"o da água e controle da polui!"o h+drica. 3s limnologistas tam$ém estudam formas de proteger a vida selvagem que vive em lagos e rios, $em como os pr%prios lagos e rios. Alguns limnologistas est"o tra$alhando na constru!"o de 1onas Hmidas artificiais, que poderiam servir como há$itat para uma variedade de espécies animais e vegetais e ajudar na diminui!"o da polui!"o da água.
História da Limnologia Limnologia é um assunto acadêmico relativamente novo. ran!ois-Alphonse orel (>=I>->C>=K=, ele cunhou o termo limnologia que iria significar o estudo dos lagos. (A palavra de rai1 limné significa @lago@ e logia significa @o estudo de@.) 4m >==, o naturalista americano *tephen Alfred or$es (>=II->C:?), pioneiro no estudo da ecologia de lagos (o estudo das rela!es entre os organismos e seu am$iente), pu$licou o artigo @Lago como um microcosmo@, que ainda é citado como um importante estudo de ecossistemas lacustres. Gm ecossistema refere-se a todas as rela!es entre as partes vivas e n"o vivas de um am$iente.
George !el"n Hutc#inson ($%&'$%%$) foi um $i%logo norte-americano. 4le fe1 grandes avan!os na limnologia no in+cio na década de >CM? e resumiu muito da área de limnologia em um te#to de três volumes. Nutchinson foi e#tremamente influente em tra1er modernas teorias ecol%gicas de limnologia. Noje, os limnologistas têm muito do foco de sua aten!"o so$re a integra!"o das idéias de geologia, f+sica, qu+mica e $iologia para a compreens"o dos lagos e rios devido ao tra$alho de Nutchinson. 4le tam$ém focali1ou sua aten!"o na compreens"o de como os humanos provocam os impactos destes importantes ecossistemas.
Limnologia Geológica A limnologia geol%gica está focada na forma!"o de lagos e rios. uitos lagos, especialmente na América do Oorte, foram formados pelo recuo das geleiras (massa em movimento lento de gelo) no final da 'dade do elo. 6omo as geleiras derreteram, eles arrancaram $uracos nas partes moles da rocha s%lida. 2uando estas depresses se encheram de água, eles se tornaram lagos. 3utros lagos se formaram quando as placas tectPnicas (pe!as m%veis da crosta terrestre) se afastaram umas das outras, dei#ando $rechas (chamadas de gra$ens). 2uando essas clivagens se encheram de água
possi$ilitou que os lagos muito profundos pudessem ser formados. 3 lago mais profundo do mundo, o Lago 9aiBal, na *i$éria, foi formado em um gra$en. 3s rios geralmente come!am como nascentes em áreas de alta altitude, como montanhas. 6omo eles têm um flu#o descendente, os rios recolhem a água do derretimento de neve e de outros c%rregos, chamados afluentes, em dire!"o ao n+vel do mar. 3s limnologistas geol%gicos est"o interessados no tamanho e na forma, tam$ém chamada de topografia, das $acias hidrográficas dos lagos e rios. Gma $acia hidrográfica é formada por todas as áreas de terra e água que drenam para o lago ou rio.
Limnologia ísica A limnologia f+sica lida com as propriedades f+sicas da água em lagos e rios. 'sso inclui mudan!as nos n+veis de lu1, temperatura da água, e correntes de água. A água a$sorve a energia da lu1 do sol, que aquece as águas de superf+cie. 5evido a intensidade das mudan!as sol ao longo do ano, a quantidade de calor a$sorvido no ver"o é muito maior que a a$sorvida no inverno. 5urante o ver"o, os lagos tornam-se estratificados ou em camadas, com a água mais quente e mais leve, flutuando so$re as águas mais frias e mais profundas. Oo inverno, a superf+cie do lago perde seu calor e se mistura com as águas mais frias a$ai#o. 6ompreender o ciclo de mistura e de estratifica!"o é e#tremamente importante para a compreens"o da $iologia das plantas, animais e microorganismos que vivem em lagos e na circula!"o de produtos qu+micos em todo lagos.
Gm ve+culo su$merg+vel remoto EHssia se prepara para e#plorar o Lago 9aiBal, o mais profundo lago de água doce do mundo.
Limnologia *uímica + Limnologia ,uímica enfoca o ciclo de !árias su$stncias qu+micas em lagos e rios. ;ários fatores afetam a qu+mica de lagos e rios, incluindo a composi!"o qu+mica do solo na $acia hidrográfica, a atmosfera (a massa de ar ao redor da Qerra) e 0 composi!"o do fundo do leito do rio ou lago. 4m tempos modernos, as atividades humanas têm tido uma influência muito importante na qu+mica de lagos e rios, e limnologistas qu+micos desempenham um papel importante na compreens"o destes efeitos. Jor e#emplo, a constru!"o civil perto de lagos e rios altera!es a eros"o (desgaste do solo) e padres de influências que tipo de produtos qu+micos que atingem a água. 4m algumas áreas, a água da chuva correndo em rios e lagos contém grandes quantidades de fertili1antes, %leos e metais pesados. + concentração do íon #idrogênio (H -) na água é uma das su$stncias mais importantes para o estudo. Gm +on tem uma carga positiva ou negativa e os +ons de hidrogênio indica a acide1 (carga) da água, que afeta fortemente que tipos de organismos podem viver na água. 3utras su$stncias importantes s"o os +ons de sulfato e nitrato, que se concentram nas águas doces, como resultado da chuva ácida. Além disso, o metal pesado mercHrio (Ng) é um poluente perigoso que pode circular na água e afetar a saHde dos animais, junto com os humanos que comem os animais e utili1am o lago ou rio.
Limnologia .iológica Limnologia 9iol%gica é direcionada para o entendimento dos animais, plantas e microorganismos que vivem em lagos e rios. 3s padres de distri$ui!"o destes vários organismos dependem da geologia, f+sica e qu+mica do lago ou rio. Jor e#emplo, as plantas necessitam de lu1 para crescer. Jorque a água é muito efica1 na a$sor!"o de lu1, as plantas devem ou crescer perto da costa, onde a água é rasa ou eles devem flutuar perto da superf+cie da água. 5evido a intensidade das mudan!as da lu1 solar com a esta!"o, as plantas têm geralmente uma esta!"o de crescimento na primavera, quando a lu1 aumentar os n+veis e morrem no outono, quando diminui os n+veis de lu1. 5a mesma forma, os animais necessitam de o#igênio dissolvido na água para respirar. Rgua quente retém menos o#igênio dissolvido de águas frias. 6omo resultado, a truta, que requer uma grande quantidade de o#igênio dissolvido, é mais freqSentemente encontrada em lagos frios e rios. 3 Bass, por outro lado, e#igem menos o#igênio dissolvido e pode ser encontrado em lagos mais quentes e nas águas superficiais de lagos.
Lago .ai/al 0 lago .ai/al está locali1ada na *i$éria, no meio da Rsia, é ao mesmo tempo (o mais velho milha ou >.K?? metros), o lago do mundo. 4le contém um quinto de toda a água doce n"o congelada do mundo. 5evido 0 sua idade e sua distncia dos corpos dTágua, pelo menos >.
View more...
Comments