Leitura para Contrabaixo PDF

February 1, 2023 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Leitura para Contrabaixo PDF...

Description

 

LEITURA PARA CONTRABAIXO !   

Iniciante e intermediário

RENATO LEITE 

 

Sumário:

Introdução…………………..………………………………………………………3 Sobre o autor……………………………………………………………………….4

1. Notação melodica

1.1 Notas na pauta…………..………………………………………………………5 1.2 Exercícios………………….…………………………………………………….6 1.3 Acidentes…………………….…………………………………………………10 1.4 Exercícios………………………………………………………………………1 Exercícios………………………………………………………………………11 1 1.5 Armadura de clave……………………………….………...………………….14 1.6 Exercícios………………………………………………………………………1 Exercícios………………………………………………………………………18 8 2. Notação rítmica

2.1 Figuras de notas e pausas……….…………………………………………..21 2.2 Exercícios………………………………………………………………………2 Exercícios………………………………………………………………………22 2

!"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

0

 

Introdução

Essa apostila é destinada à aula de leitura para contrabaixo, e tem como intuito levar os alunos do nível iniciante para o nivel intermediario no quesito leitura. Com a prática proposta nessa apostila o estudante de contrabaixo estará apto a participar de atividades musicais que exijam nível intermediario de leitura. Pré requisitos: O estudante deverá saber as notas no braço do baixo, e deverá ter um minimo de técnica para tocar os exercícios propostos. Tais pré requisitos devem ser julgados pelo professor, antes de expor esse material ao aluno.

!"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

1

 

Renato Leite  começou a tocar em 2000, com 15 anos de idade motivado

pelo baixista Steve Harris do Iron Maiden, tocando as linhas de baixo nas quatro cordas mais graves de um violão. Um ano depois, já com o baixo em mãos, começou a tocar em varias bandas que tocavam desde pop rock até o heavy metal, interessado em entrar em uma faculdade de música procurou uma escola para aprender a parte teórica que faltava. Em 2005 entrou no curso de musica na faculdade Santa Marcelina em São Paulo, onde teve contato com a musica brasileira em com o jazz. Renato já trabalhou com praticamente todosaulas os estios musicais,Além bandas defaz baile, rock, trios de jazz, alem de ministrar e workshops. disso trabalhos esporádicos como músico contratado, tendo trabalhado assim com a banda Bubbles e Latin lovers (com a cantora Jack Ribas, do programa Altas horas e o guitarrista André Hernandes quitarrista do André Matos), Trabalhou também com os artistas Roger Rocha (Ultraje a rigor), Benito de Paula, Lobão, Eduardo Gudin, Graça Cunha, Marcos e Belluti. Renato Leite participou dos musicais "O tempo da flor" "Noturno" "Filhos do Brasil" "Up" que ocorreram no teatro Dias Gomes em São Paulo. Acompanhou o baterista Edu Ribeiro no workshop feito na escola Atelier de la musique. Dividiu palco com os músicos Ítalo Peron, Luis Guélo, Mario Chechetto, Ubaldo Versolato, Wagner Souza, Percio Sápia. Toca atualmente com o Quarteto Quadrantes, que está lançando seu primeiro disco "Passos Largos" que conta com a participações de Toninho Ferragutti, Caito Marcondes, Laercio de Freitas e Daniel D`Alcantara. Toca também com as bandas Entreatos (autoral), Rock Wheels (Rock, cover) Estatuto da Gafieira (Samba gafieira). !"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

2

 

1. Notação melodica

1.1 Notas na pauta  A notação de partituras para contrabaixo contrabaixo é feita em clave de fa, situada so sobre bre 1 a quarta linha do pentagrama .

Exatamente na mesma linha onde os dois pontos se situam fica a nota Fa. Que vai ser tocado na casa 3, corda Re do contrabaixo.

 A partir dessa nota, as outras seguem, seguem, podendo situar se nas linh linhas as ou nos espaços

Veja o exemplo:

No primeiro momento seguimos do Fa principal até o Mi, corda solta. " #$%&'()'*'+

,- .'-&' / , %,*$ 0'0, ', 1,%2-%&, 0$ 13%1, 43%5'6 ,%0$ ' .')&3&-)' / $61)3&'7 !"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

3

 

Sendo essa nota o mi tocado na corda solta, notas mais graves que essa só são possíveis no abaixo de cincoVeja cordas, ou em baixos no afinados outra maneira que não tradicional. as notas possiveis baixo de cinco cordas.

1.2 Exercícios

1) Escreva o nome das notas na partitura 2) Toque no contrabaixo as seguintes partituras 1) Somente as notas Do, Re e Sol 2) Somente as notas Fa, La e Si 3) Todas as notas Instruções gerais O exercício de escrever os nomes das notas na pauta serve somente para familiarização com a partitura. Tal exercicio não deve ser feito nas partituras que serão tocadas. Nos exercícios que serão tocados, procure executar uma pré-analise da partitura, visando não ser surpreendido durante a leitura. Procure localizar saltos de notas, e confira se você sabe onde todas as notas do exercício estão situadas no contrabaixo.  A abordagem dos exercicios deve ser feito do inicio ao fim, evitando interrupções. Pois os exercícios visam aprimorar a leitura a primeira vista, e não devem se trabalhados como se fossem trechos musicais. Para que isso ocorra os primeiros exercícios são faceis de serem executados, e devem ser tocados em andamentos lentos.

!"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

4

 

1) Notas do, re, mi , sol

!"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

5

 

2) Notas fa la si

!"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

6

 

3) Todas as notas

!"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

7

 

1.3 Acidentes  As notas podem ser sustenidas sustenidas ou bemois, dobradas sustenidas e dobradas bemois. Essas alterações de notas são chamadas de acidentes ocorrentes. Todos os acidentes aparecem antes da nota.

a) Sustenido – aumenta meio to tom. m. b) Bemol – d diminui iminui meio meio tom c) Dobrado sustenido – aumenta um tom d) Dobrado bemol – diminui u um m tom e) Bequadro – anula o a acidente cidente referente àquela nota

Todo acidente é válido por todo o compasso, veja o exemplo:

Veja que a nota do# se repete no primeiro compasso, sem que o acidente apareça. Porem repare que a primeira nota do Segundo compasso tem acidente, pois a barra de compasso anula os acidentes ocorrentes.

 A ultima nota do compasso é do natual, e para anular o acidente foi usa usado do o símbolo bquadro:

!"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

8 9

 

Existem tabém acidentes de precaução. Repare que no exemplo abaixo a nota do natural do segundo compasso não percisaria do símbolo bequadro, já que a barra de compasso anula o acidente do compasso anterior, porém para facilitar a leitura, alguns compositores optam por escrever alguns acidentes de precaução.

1.4 Exercícios

Toque no contrabaixo as seguintes partituras: 1) acidentes sustenidos e be bequadros quadros 2) acidentes bemois e bequadros

!"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

8 8

 

1) Sustenidos e bequadros

!"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

8 0

 

Bemois e bequadros

!"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

8 1

 

1.5 Armadura de clave Para evitar o uso repetitivo de acidentes ocorrentes, pode se usar o recurso de armadura de clave. Nesse caso os sustenidos ou bemois que ocorrem em toda música serão mostrados no inicio. Veja exemplo:

Na música acima, todas as notas fa e do são sustenidas.

 Ao indicar quais são os acidentes acidentes frequentes na música a armadura de clave indica tambem a tonalidade, pois descritos se a escala maior for montada na tonalidade indicada os acidentes pela armadura ocorrerão.

Tonalidades Quando aplicamos a escala maior em diferentes tonalidades, t onalidades, diferentes acidentes (sustenidos ou bemois) vão surgir. A sequencia de surgimento dos acidentes segue a seguinte sequencia:

Sustenidos: F# C# G# D# A# E# B# Bemois: Bb Eb Ab Db Gb Cb Fb

Veja a tabela abaixo com todas as possibilidades de tonalidades.

!"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

8 2

 

Para memorizar essa tabela, vale a pena entender sua disposição. Para isso vamos conhecer o ciclo de quartas e o ciclo de quintas. O ciclo de quintas é formado por notas que são separadas por um intervalo de quinta justa (5J). Iniciando em Do e terminando em Do. Exemplo:

C G D A E B F# C# G# D# A# F C

Repare que se seguirmos o ciclo de quintas teremos os os acidentes (sustenidos) organizados de maneira crescente. Do não tem acidentes, Sol tem apenas um, Re tem dois. E assim sucessivamente.

 Ao invertermos o ciclo de quintas teremos teremos o ciclo de quartas:

!"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

8 3

 

C F Bb Eb Ab Db Gb B E A D G C

O ciclo de quartas é semelhante ao ciclo de quintas, porem ele mostra os bemois de maneira ascendente. Do não tem acidente, Fa tem um bemol, Sib tem dois, Mi bemol tem três, etc. Veja a tabela que ajuda a sintetizar melhor esse pensamento.

No ciclo acima, ao caminhar no sentido horario temos o ciclo de quintas e no sentido anti-horario temos o ciclo de quartas. É possivel tambem ver a !"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

8 4

 

quantidade de acidentes contidos em cada tom.

Veja o posicionamento dos sustenidos e bemois dentro da armadura de clave.

!"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

8 5

 

O símbolo de bequadro pode tambem ser usado para anular o acidente imposto pela armadura de clave. Isso é comumente usado em modulações onde a armadura é alterada.

No caso acima a música modula de sol maior para do maior, e é usado o bequadro para anular o fa sustenido da armadura.

1.6 Exercícios 1) Toque a esc escala ala maior nas tonalidade tonalidade indicadas pela pela tabela e procure procure constatar os acidentes que ocorrem em relação a armadura de clave. 2) Encontre as tonalidades indicadas indicadas pelas armaduras na partitura fornecida. 3) Toque no co contrabaixo ntrabaixo a partitura co com m diversas modulações. modulações. Nota: antes da leitura faça uma pequena analise de onde estão as modulações e quais são. No exercício existem alguns acidentes ocorrentes.

!"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

8 6

 

2) Encontre as tonalidades indicadas pelas armaduras abaixo

 

!"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

8 7

 

3) Toque

!"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

0 9

 

2. Notação rítmica

2.1 Figuras de notas e pausas

Para representar a duração das notas existem as seguintes figuras e suas respectivas pausas

Os valores das notasavão divididos pelaconsecutivamente. metade, portanto uma Semibreve equivale duassendo minimas, e assim Veja a tabela:

!"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

0 8

 

O valor da semibreve é determinado pelo numero debaixo da formula de compasso. Portanto em um compasso de 4/4 o valor sera 4 e em um compasso de 6/8 será de 8.

2.2 Exercícios 1) Estude cada compasso individualmente 2) Estude a partitura partitura na integra 3) Estude a partitura com as pausas pausas

!"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

0 0

 

!"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

0 1

 

!"#$%&' )'&' *+,$&'-'#.+ /",'$+ !"#$"

0 2

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF