Jagun.2011

November 3, 2018 | Author: Milka Mota | Category: Santería, Religion And Belief
Share Embed Donate


Short Description

Download Jagun.2011...

Description

Jagun, o Guerreiro 2011

Boa tarde, Olha eu de volta né, mas não poderia deixar de no mês do Olubajé postar sobre esse orixá, Jagun, confundido ainda com Omolu, ou com Oluaê, ele carrega uma mágia própria... Jagun ou Ajágun, quer dizer Guerreiro em Yorubá.

Jagun é um orixá funfun, ou seja usa branco, seu culto veio de as terras do Ekiti-Efon e no Brasil foi associado a Obaluaê, porém por suas particularidades pode ser considerado um orixá a parte. Guerreiro tem fundamento com Ogun Já e Oxaguiã Ajagunã que representam os três guardiões de Obatalá. Consideramos que esse orixá possue as seguintes qualidades: Jagun Odé (ligado a família de Odé) , Arawe (ligado a Oluaê), Agaba (Ligado as Yabás).

Os guerreiros funfuns e Oxum

Assentamento de Jagun em Ikiti

Diz uma itã que Ekiti era uma das cidades mais prósperas de toda velha África, sendo sua rainha Oxum, porém a deusa era cheia de caprichos e isso gerava insatisfação por parte das outras tribos, então três guerreiros, Ogun Já, Jagun e Ajagunã decidiram tomar a cidade de Ekiti, contudo Oxum era orientada por Ya mi Oxorongá, e o grande passáro avisou a que três guerreiros de branco iriam tomar lhe a coroa, no mesmo instante Oxum usou seus poderes de sedução e conseguiu de Orumilá uma receita mágica feita com 8 ibis (caracóis), onde ela deveria prepara um pó mágico e sopra sobre as terras de Ekiti. Quando os irmãos chegaram a cidade foram bem recebidos, porém orientados que não ultrapassasse os portões do castelo de Oxum, só que isso apenas aguçou a curiosidade de Jagun que não respeitou a remendação e ao cruzar os portões Oxum soprou o pó mágico que varreu Jagun para Daomé, Ogun Já para Ilê Ifé e Ajagunã para Elegibó, separando os guerreiros. Jagun volta mais tarde a Ekiti e toma Ewá como sua esposa, fazendo uma aliança entre Ekiti e Daomé.

Jagun

e

e

a

Princesa

de

Ikiti

Jagun era famoso por conquistar terras, por caçar, contudo seu coração era o seu “calcanhar de Aquiles”, após casar -se com Ewá, tinha ele dificuldade em lidar com o ciúmes que sentia da linda princesa de Ekiti, só que Jagun não sabia é que Ewá, apesar de sempre discreta e de quase nunca demonstrar seus sentimentos, também o amava muito e por conta disso ela mantia um segredo: Quando Jagun ia para uma guerra, Ewá cortava caminho pelas matas para chegar antes e ela envenenava os inimigos de seu marido e com isso ele sempre voltava mais cedo para casa. Mas em uma dessas vezes Yewá se perdeu na volta e quando Jagun retornou da guerra não a encontrou e foi a caça dela. Yewá já estava quase chegando em casa, mas como estava suja de terra e lama, parou para tomar banho em um rio próximo as terras de Jagun, só que a orixá não viu que Exú a observava, quando Jagun viu a cena, ficou tomado de ciúmes e jogou a esposa em um formigueiro, para que nenhum outro homem a olhasse novamente. Envergonhada ela corre e se refugia na casa de Ikú, a morte, que a acolhe e ela que vestia branco por conta de Jagun, veste a rouba de Ikú, o vermelho.

Roupas e Aparamentas

Jagun veste branco, usa uma lança de metal (òkò), um ofá e uma adaga. Pode usar azè (capuz de palha), contudo prefere usar rodilha. Carrega uma penca de ibi, e gosta de brajás de búzios.

Comida

Forra-se um alguidar com ebô e por cima a pipoca frita na areia da praia, enfeita-se com 7 bolas e inhame, 7 bolas e arroz e 7 acaças. É o único da família de Obaluaê que não come feijão preto e em suas comidas é usado a banha de ory, pois o orixá não come dendê.

Seus filhos

Seus filhos são pessoas enérgicas e guerreiras, são impulsivos e super protetores. Vivem bem em grupo e morrem de medo da solidão. São bons amigos e tem facilidade em se meter em fofoca e confusões, pois demonstram a todos a sua opinião. Carregam consigo o estigma de dois Odús, Etagundá e Ejionilê, ou seja a busca por seu território e a luta pelo ideal.

Uma ótima Terça e até a próxima!

Postado por Babalorixá Diego de Odé às 09:59  1 COMENTÁRIOS: 

 Anônimo disse...

Olá Pai Diego. Sou de Yewá e meu caminho é Jagun, agora entendi, alias não entendi, pois se Jagun fez isso com a mamãe porque ele a acompanha? Snifffffffff Eita Homem Ciúmento,mas ele tem razão Mãe  Yewá é lindaaaaaa - Tamires 17 de agosto de 2011 05:45 Postar um comentário

LINKS PARA ESTA POSTAGEM 

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF