Ivs - Parte Teorica

December 13, 2022 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Ivs - Parte Teorica...

Description

 

I n t r o d u Entendo ç ã o asa leisV sistêmicas i s ã o Se iass t ê m i c a bases da constelação familiar

Conteúdo desenvolvido por Cibele Mazzo

 

 1 A 2 ACONCEITOS U L A SE ORIGEM

Conteúdo desenvolvido por Cibele Mazzo

 

O QUE É CONSTELAÇÃO? A Constelação Familiar de Bert Hellinger é um método terapêutico que se utiliza da teoria dos Campos Morfogenéticos de Rupert Sheldrake, um biólogo inglês. Estudando o fenômeno, acessamos este campo mórfico com base em umordens tema, do uma busca, observamos as sensações e apóse este momento utilizamos o conhecimento das amor e ajuda para facilitar a compreensão aceitação do que reverbera.

O QUE A CONSTELAÇÃO PROPICIA DE MELHORIA? Expansão de consciência sobre os acontecimentos em nossas vidas, percepção que nossas heranças genéticas vão além das questões físicas, são emocionais e também trazem repetições de padrões até que eles sejam compreendidos e integrados. A constelação é utilizada no Ministério da Saúde para a manutenção e reparação da saúde e da Justiça para resolver conflitos que muitas pessoas não conseguem resolver sem auxilio de terceiros, ela nós ajuda a ir até a raiz dos problemas, examinar a verdadeira causa, que muitas vezes estão esta no subconsciente, ou além no campo mórfico da nossa espécie. O QUE NÃO É CONSTELAÇÃO? Não é adivinhação; Não nemouligado a alguma religião; Não éé religioso algo mágico sobrenatural.

 

ORIGEM DA CONSTELAÇÃO Thea Louise Schoenfelder (1925-2010), professora de psiquiatra na universidade alemã, foi a primeira mulher na Alemanha que serviu como diretora de um departamento de psiquiatria infantil e adolescente. Considerada pioneira na terapia familiar e constelações. Na década de 80, o alemão Bert Hellinger, conheceu o trabalho de Constelações Familiares por intermédio de Thea, e a partir deste momento começou a estudá-lo e tornou-se a pessoa mais reconhecida no assunto nos dias de hoje. Nascido na Alemanha em (1925-2019), Hellinger formou-se em Filosofia, Teologia Teologia e Pedagogia. Estudou em internado e guerrilhou na Segunda Guerra Mundial, foi capturado, trabalhou como prisioneiro de guerra, presenciou varias situações desafiadoras, fugiu e foi ser sacerdote católico, trabalhou durante 16 anos como missionário na África do Sul, junto à comunidade dos Zulus. Teve Teve contato com formas de relacionamento interpessoais, pois as relações tribos locais eram baseadas nonovas profundo e natural respeito recíproco entre os membros da tribo.nas Neste período conheceu e aplicou as dinâmicas de grupo, que depois vieram a estimular suas pesquisas. Seu conhecimento foi expandindo e as funções realizadas já não eram mais compatíveis, por esta questão finalizou seu ciclo religioso e dedicou-se a servir integralmente as pessoas, realizava atendimentos e terapêuticos antes de deixar de ser missionário, já tinha sua independência financeira e começou a abranger desde a psicanálise até a terapia familiar familiar,, aprofundando-se em múltiplos campos do saber: Terapia Primal, Gestalt Terapia, Análises Transacionais de Eric Berne, Dinâmicas de Grupo, Terapias Familiares, Programação Neurolinguística (PNL) de Richard Bandler e John Grinder, Hipnose Eriksoniana, Psicodrama de Jacobs Levi Moreno, Escultura Familiar de Virginia Satir e a “Terapia “Terapia do Abraço” de Jirina Prekop.

Thea Schoenfelder

 

Bert Hellinger organizou, de maneira ímpar, todo conhecimento sistêmico e o tornou disponível para o caminho da cura, do bem-estar e do desenvolvimento humano. A técnica técnica das Constelações Familiares pode ser compreendida por meio dos conhecimentos da Biologia, pesquisados por Maturana, Varela, Varela, Rupert Sheldrake, notáveis cientistas contemporâneos. Sua contribuição mais original  é o seu modelo de Constelações Familiares, baseado numa visão integral e profunda da realidade humana. A partir das constelações familiares, ampliou-se seu método de trabalho, com a colaboração de outros profissionais, para outros sistemas e assim nasceram as constelações organizacionais e para a Pedagogia. O conjunto de todos os tipos de constelações advindas do modelo criado por Bert, passou a ser chamado de Constelações Sistêmicas. Assim, a abordagem das Constelações Familiares não oferece uma perspectiva de natureza psico-analítica, mas sistêmico-fenomenológica. sistêmico-fenomenológica. Sinteticamente podemos definir abordagem sistêmica, no contexto em questão, como a visão de que cada indivíduo faz parte de um sistema e não deve ser visto apenas individualmente, desta feita, compreende-se sistema sistema como um grupo de pessoas conectadas entre si por um destino comum e relações recíprocas, onde cada membro do grupo influencia os membros de seu sistema: Ao vir ao mundo no seio de uma família, não herdamos somente um patrimônio genético, mas sistemas de crença e esquemas de comportamento. Nossa família é o campo de energia no interior do qual evoluímos. Cada um, desde seu nascimento, ocupa aqui um lugar único. No tocante a abordagem fenomenológica, faz-se referência a fenomenologia de Edmund Husserl. Nesse sentido, o “fenômeno” que se mostra durante uma constelação prevalece sobre as tentativas de leitura dos fatos, tendo como base uma lógica pré-estabelecida. A abordagem fenomenológica nas Constelações Familiares abre para percepção de uma ampla gama de fenômenos, que exigem um estado interior livre de  julgamentos: Assim, o olhar se dispõe a receber simultaneamente a diversidade com que se defronta. Quando nos deixamos levar por esse movimento diante de uma paisagem, por exemplo, de uma tarefa ou de um problema, notamos como nosso olhar fica simultaneamente pleno e vazio.

Bert Hellinger

 

AULAS 3 A 6

AS ORDENS DO AMOR

Conteúdo desenvolvido por Cibele Mazzo

 

FUNDAMENTOS DA CONSTELAÇÃO ORDENS DO AMOR Bert Hellinger conseguiu perceber emaranhamentos sistêmicos, que se nãoele estão bem definidas na família podem gerar repetições de padrões, até que questões sejam respeitadas, chamou estas questões de “Ordens do Amor” que são três em especial:

1. PERTENCIMENTO Todos pertencem! A uma família, pais, mundo. Não existe separação. Quem dividiu, segregou, foi o homem não a natureza. Os membros de um sistema têm o direito de continuar pertencendo a esse sistema, isso independentemente das suas atitudes diante da vida. 2. HIERARQUIA Quem vem antes tem precedência sobre quem chega depois, devemos honrar e respeitar nossos antepassados, istodesenvolvemos. em questão familiar, ambiente profissional e social. Quanto mais respeitamos, melhor nos

3. EQUILÍBRIO Toda relação tem uma troca, esta troca equilibra-se entre o ‘dar’ e do ‘receber’. Funciona com a reciprocidade, muitas vezes desenvolvemos tendências entre ou dar mais ou receber, o ideal na vida é buscar o equilíbrio.

 

VAMOS MAIS A FUNDO – HIERARQUIA Segundo Hellinger, quem nasceu primeiro tem precedência em relação a quem veio depois. Se isto for desrespeitado gera conflitos, discussões na família. Cada um deve ocupar a posição que lhe pertence e se ater aos princípios dela, não cabe a nós  julgar ou criar expectativas expectativas de como como a vida deve ser, quanto quanto existe projeção projeção a probabilidade de gerar frustração na família família aumenta. ESTADOS DE CONSCIÊNCIA DISTORCIDOS EM RELAÇÃO À HIERARQUIA HIERAR QUIA 1 - FAMÍLIA Na ausência de algum ente, o acumulo ou troca de função de alguns dos familiares, para suprir o vazio; Os filhos viram prioridade da relação, a relação marido e mulher vem antes dos filhos e deve-se se manter; Filhos do primeiro relacionamento devem ser respeitados, relacionamentos novos não devem excluir ou inferiorizar os laços já • • •



• •

existentes; Quando se acredita que os pais não são bons o suficiente ou não tem força para saírem de situações desafiadoras, prejulgamentos; Quando os pais se apoiam nos filhos e não os deixam seguir adiante, viver a vida e sua plenitude por apego e carência; O casal tem o mesmo valor e importância, são energeticamente iguais para que a relação dê certo, quando um acredita ser melhor que o outro, analisando questões financeiras, intelectuais, familiares familiares entre outros, isto gera desequilíbrio

2 - TRABALHO Desmerecer a história da empresa e acreditar que inovações entre outros são melhores do que já se tem; Filosofias de exploração de mão de obra para lucro máximo sem investimento em melhorias e desenvolvimento de equipe; Empresas familiares, dificuldade em desvincular o arquétipo familiar do empresarial; Ter sentimentos ruins e acreditar que seus superiores não tem capacidade para ocuparem o lugar que estão. Porque será que eles são seus superiores? Você será respeitado quando estiver no mesmo patamar? • • • •

EXERCÍCIO Observem em sua vida, se existe algo em desordem em relação à hierarquia. Como é sua relação com seus superiores e equipe? Existe respeito e trabalho em parceria? Na ausência ou por amor, alguém ocupa o lugar ou toma como responsabilidade algo que não lhe pertence?

 

VAMOS MAIS A FUNDO – PERTENCIMENTO Em todas as famílias existem desafios, conflitos, geralmente um parente causa alguma discórdia, e geralmente a família exclui, condena, nega a existência desse indivíduo para que a vida possa continuar.  Entretanto, excluir alguém de seu campo familiar traz consequências dolorosas e não resolve a questão. Por isto o pertencimento é importante, é preciso a imagem ente família, de suas ações. vai permitir que o campo familiar flua eintegrar carregue essa dordesse adiante.   O na futuro tem independente garantia se o passado for bemIsso estruturado.

ESTADOS EST ADOS DE CONSCIÊNCIA DISTORCIDOS POR QUESTÃO DE PERTENCIMENTO 1 - ATITUDE TÓXICA COM CONSCIÊNCIA LEVE Agir por vingança em nome da justiça; • • • •

Agredir torcedor rival, superioridade; Em nome de Deus ou buscar em defesa de sua nação, ou casa, e cometer delitos; Tirar a própria vida e a dos outros, acreditando em um bem maior (homens bomba).

2 - ATITUDE SAÚDAVEL COM CONSCIÊNCIA PESADA Ajudar o próximo com a sensação de impotência ou superioridade em relação ao ajudado; Através do próprio esforço e dedicação, alcançar patamares financeiros e intelectuais dos quais sua família ou clã não consegue acompanhar a evolução e você sente-se culpado ou tem vergonha de suas origens. Auto sabotagem, deixar de amar alguém por acreditar que isto é errado, inibir talentos e dons, ter medo do próprio sucesso. • •



EXERCÍCIO Observem em sua vida, se existe algo em desordem em relação a pertencimento. Você pertencente no família? seu trabalho, decisões ? Todossente-se estão incluídos em sua Quaistem sãovoz as nas questões de julgamento e exclusões?

 

VAMOS MAIS A FUNDO – EQUILÍBRIO Sabemos que tudo que emanamos, volta. A Lei do Retorno atua no Universo, então o mesmo acontece com os relacionamentos, de modo que as trocas retornam e para que elas sejam saudáveis devem ser equivalentes. Por isso que não devemos dar demais ou receber em excesso em relação ao nosso parceiro. Isso nos cansa e coloca o relacionamento em risco. Segundo uma das ordens do amor, na mesma medida em que dou algo, devo receber em mesmo peso. Tudo tem de completar um ciclo harmonioso de trocas e respostas. ESTADOS DE CONSCIÊNCIA DISTORCIDOS EM RELAÇÃO AO EQUILIBRIO ENTRE DAR E RECEBER 1 - FAMÍLIA Os pais sempre vão dar mais do que os filhos conseguem retribuir, eles deram a vida e nada que os filhos fizerem equilibra esta relação, a forma de honrar é passar a vida a diante e fazer dela a melhor possível; •







Os mesma importância relevância, em algumas relações a mulher busca um paitrocinio* ou maritrocinio*, o casal nãopais temtem iguala importância e gera-see uma dependência. Quem “dá” demais tira do outra a oportunidade de retribuir, inconscientemente o “dar” em excesso é com a intenção de domínio ou controle do outro. Ex: eu lavo, passo e cozinho para ti, você tem que fazer isto para mim. Ou – Eu trabalho você deve ficar em casa. Quem “recebe” demais geralmente sai da relação por não conseguir retribuir da mesma forma, por sentir-se inferiorizado, ou mantem no papel de vítima como se não fosse capaz de fazer melhor.

2 - TRABALHO Quando a remuneração não é compatível com o trabalho desenvolvido; Quando as condições de trabalho não presam pela saúde ou segurança dos colaboradores; Quando existe desonestidade de entrega do serviço solicitado, lentidão na execução, má intenção, entre outros; Trabalhos domésticos domésticos quando inconscientemente existe a adoção do funcionário como ente da família; • • • •

EXERCÍCIO Observem em sua vida, se existe algo em desordem em relação ao equilíbrio Como é sua relação com seus colegas, familiares e trabalho? A troca é equilibrada? Se não for o que deve ser feito para entrar em equilíbrio?

 

EXERCÍCIO Árvore da sua família. As raízes e os frutos. VAMOS ACRESCENTAR NOSSOS PARENTES NA ÁRVORE O objetivo é mostrar as várias gerações que vieram antes de você. DE BAIXO PARA CIMA 1° Você 2° Avós Pais 3° 4° Bisavós Comece acrescentando seu nome no 1° quadro, depois pais nos 2°, avós e assim por diante, coloque os quadros na árvore, em seguida peça ajuda para seus avôs, tios, primos para completar a árvore. Pergunte sobre os talentos, dons, profissão e a causa do falecimento, anote estas informações.

 

DICAS MODULOS 1 - 6 Retrospectiva do Bert Hellinger https://www.youtube.com/watch?v=jtnu5f0DO0I Como o Campo Mórfico atua na Constelação https://www.youtube.com/watch?v=VVR2Y7uoBT0 Reportagem no Fantástico sobre Constelação Familiar auxiliando na resolução de conflitos familiares https://www.youtube.com/watch?v=95mOeXPIwQQ

RECOMENDAÇÃO LITERÁRIA

História de Vida contada pelo próprio Bert

Estudo de casos do livro Ordens do Amor

 

7 A 8 AASUORDENS L A SDA  AJUDA

Conteúdo desenvolvido por Cibele Mazzo

 

O QUE SIGNIFICA AJUDAR Ajudar é uma arte e como toda arte faz parte dela uma faculdade que pode ser aprendida e praticada. Também Também faz parte dela uma sensibilidade para compreender aquele que procura ajuda; portanto, a compreensão daquilo que lhe é adequado e, simultaneamente, daquilo que o ergue, acima de si mesmo, para algo mais abrangente. AJUDA COM A COMPREENSÃO Nós, seres humanos, dependemos, sob todos os aspectos, da ajuda de outros. Só assim podemos nos desenvolver. Ao Ao mesmo tempo, precisamos também ajudar outros. Aquele de quem não se necessita, aquele que não pode ajudar outros, fica só e definha. A ajuda serve, portanto, não somente aos outros, mas também a nós mesmos. Via de regra, a ajuda é recíproca, por exemplo, entre parceiros. Ela se ordena pela necessidade de compensar. Quem recebeu de outros o que deseja e precisa, também quer dar algo, compensando assim a ajuda. Para nós, muitas vezes a compensação através da retribuição só é possível de uma forma limitada, por exemplo, em relação a nossos pais. O que eles nos presentearam é grande demais para que possamos compensar, retribuindo com algo. Assim, Assim, só nos resta, em relação a eles, o reconhecimento pelo presente que nos deram “a vida” e o agradecimento que vem do coração. A compensação através da retribuição e o consequente alívio só se consegue quando se passa isso adiante, por exemplo, aos próprios filhos. Portanto, o tomar e o dar acontecem em dois níveis. O primeiro, que ocorre entre pessoas equiparadas, permanece no mesmo nível e exige reciprocidade “parceiros”, “sócios”. No outro, entre pais e filhos ou entre superiores e necessitados, existe um desnível. Tomar e dar se assemelha aqui a um rio que leva adiante o que recebe em si. Este tomar e dar é maior. Tem em vista o que vem depois. O ajudar dessa maneira aumenta o que foi presenteado. Aquele que ajuda é tomado e inserido em algo maior, mais rico e duradouro. Essa ajuda pressupõe que, primeiro, nós próprios tenhamos recebido e tomado. Somente assim teremos a necessidade e a força de ajudar outros, principalmente quando essa ajuda exige muito de nós. Ao mesmo tempo, pressupõe que aqueles que queremos ajudar também necessitam e desejam aquilo que podemos e queremos dar a eles. Caso contrário, a nossa ajuda se perde no vazio. Separa, ao invés de unir.

 

FUNDAMENTOS ORDEM DA AJUDA 1. DAR SOMENTE AQUI QUE SE TEM E TOMAR SOMENTE O NECESSÁRIO Você já é suficiente, já basta. Reconheça seu valor e o valor do próximo, não facilite nem dificulte a jornada alheia. Seja justo e honesto.

2. SUBMETER-SE A CIRCUNSTÂNCIA, SOMENTE INTERFERIR O NECESSÁRIO - RESPEITAR OS DESTINOS DESAFIADORES Algumas pessoas tem destinos desafiadores, faz parte do processo evolutivo destas pessoas. Simplesmente respeite. 3. TRANSFERÊNCIA, CONTRATRANSFERÊNCIA CONT RATRANSFERÊNCIA E FRUSTRAÇÃO – COLOCAR-SE COMO ADULTO DIANTE DE OUTRO ADULT ADU LTO O Assuma o seu lugar e se necessário facilite a compreensão do outro em relação ao lugar dele, desta maneira não existe projeção e nem frustação. Auto responsabilidade. 4. EMPATIA SISTÊMICA Se por qualquer motivo, consciente ou inconsciente, você sentir qualquer sentimento de julgamento em relação ao constelado, observe se a questão de cura deve iniciar contigo, antes de querer ajudar alguém. Direcione o constelado para quem tem empatia pelo tema e cuide-se.

5. SEM JULGAMENTO – O AMOR A CADA UM COMO ELE É Todos os dias devemos fazer escolhas, e muitas vezes definimos o que é bom ou ruim, certo ou errado. Ter pré-concepções não tem problema, a questão é quando acreditamos que nossas escolhas ou opiniões são “melhores” do que a dos outros, isso é julgar. AJUDA QUE APOIA O CRESCIMENTO ÀS VEZES É SENTIDA COMO DURA. DUR A. CONFIE E FAÇA SUA PARTE!

 

VAMOS MAIS A FUNDO 1. DAR SOMENTE AQUILO QUE SE TEM E TOMAR SOMENTE O NECESSÁRIO A primeira desordem da ajuda começa quando uma pessoa quer dar o que não tem, e a outra quer tomar algo de que não precisa. Ou quando uma pessoa espera e exige da outra algo que ela não pode dar, porque ela mesma não tem. Também ocorre quando uma pessoa não pode dar algo, porque com isso tiraria da outra algo que só ela pode ou deve carregar e fazer. Portanto, existem limites no dar e tomar. Pertence à arte da ajuda percebê-los e se submeter a eles. Essa ajuda é humilde. Muitas vezes, renuncia à ajuda em face da expectativa e também da dor. Nas Constelações Familiares Familiares nos é mostrado o que o ajudante deve exigir, tanto de si como daquele que procura a sua ajuda. Essa humildade e essa renúncia contradizem muitas ideias tradicionais sobre a maneira correta de ajudar e, frequentemente, expõem o ajudante a graves acusações e ataques. EXEMPLOS “Vou dar ao meu filho tudo aquilo que não tive.” Esta afirmação sugere que o que a pessoa recebeu não foi o suficiente por este motivo ela precisa dar mais do que ela mesma não teve, isto enfraquece sua origem e faz com que entre em um ciclo muitas vezes vicioso de quer mais sempre e não se sentir suficiente. “Desequilíbrio das palavras caridade, piedade, benevolência” geralmente quando somos convidados para ações de caridade, benevolência para ter piedade de outra pessoa, isto tira a força que esta pessoa tem para reagir e sair desta situação de vulnerabilidade e deixa a pessoa que está “ajudando” em um lugar de superior, situação esta que não é ideal. Quando for cooperar com alguém, tenha empatia, saiba que em algum momento você pode estar na mesma circunstância que o próximo e olhe nos olhos e reconheça a força e importância que esta pessoa tem, se possível mentalize a pessoa em seu coração, dê um lugar no seu coração para esta pessoa, com muito respeito, aceitando o destino dela e transmitindo amor no olhar, coragem e confiança que ela tem a força para fazer as benfeitorias que deseja fazer na vida dela, como você faz na sua vida.

EXERCÍCIO Observe em sua vida, se existe algo em desordem em relação a dar somente aquilo que se tem e receber somente aquilo que é necessário.

 

VAMOS MAIS A FUNDO 2. SUBMETER-SE A CIRCUNSTÂNCIA, SOMENTE INTERFERIR O NECESSÁRIO - RESPEITAR OS DESTINOS DESAFIADORES Muitas vezes temos dó ou uma certa compaixão destorcida quando observamos realidades que aparentemente parecem ser mais desafiadoras do que o nosso processo de evolução, quando estas situações, limitações de alguma forma nos tocam, podemos inconscientemente estar disponível para vivenciá-las por conta do julgamento delas serem passadas demais para o outro ou acabar repetindo um padrão já existente familiar. EXEMPLOS “Eu dou conta” “Eu sigo você” “Antes eu do que você” “Prefiro ficar doente em vez de ver meus pais adoecerem” Estas frases, te deixam vulnerável a que aconteçam acidentes e imprevistos

EXERCÍCIO Se por qualquer motivo a partir de agora você identificar comportamentos vida, feche os olhos e imagine a pessoa ao qual você teve dificuldade de aceitar o destinoestes e converse com ela emem vozsua alta. Diga: Oi eu vejo você! Sinto muito se julguei sua situação, hoje eu reconheço a sua força e importância, você tem um lugar em meu coração e espero ter um lugar em seu coração. O que é seu fica contigo e o que é meu fica comigo. Tudo esta bem.

 

VAMOS MAIS A FUNDO

3. TRANSFERÊNCIA, CONTRATRASFERÊNCIA E FRUSTRAÇÃO – COLOCAR-SE COMO ADULTO DIANTE DE OUTRO ADULTO Assuma o seu lugar e se necessário facilite a compreensão do outro em relação ao lugar dele, desta maneira não existe projeção e nem frustação. Auto responsabilidade. EXEMPLOS “Você é médico, cure” “Paguei, agora resolva” “Eu segui as orientações, se não funcionou o problema não é meu” Estas frases, te deixam vulnerável a acontecer acidentes e imprevistos

EXERCÍCIO Identificou estes comportamentos em sua vida. Feche os olhos e imagine a situação e diga em voz alta, com o coração aberto: Diga: Sinto muito, precisei de um tempo para ter consciência desta questão, agora consigo ver. Foi desafiador, aprendi muito e agora deixo ir o peso desta experiência com muito respeito e gratidão por tudo que houve. Assumo minha responsabilidade como adulto, tenho a força necessária e o amor para resolver qualquer questão que emergir em minha vida.

 

VAMOS MAIS A FUNDO

4. SISTÊMICA SeEMPATIA por qualquer motivo, consciente ou inconsciente, você sentir qualquer sentimento de julgamento em relação ao constelado, observe se a questão de cura deve iniciar contigo, antes de querer ajudar alguém. Direcione o constelado para quem tem empatia pelo tema e cuide-se. EXEMPLOS  “Isto é inadmissível” “Odeio pessoas corruptas” “Assassinos devem morrer” “Abusadores não valem nada” Estas frases, te deixam vulnerável a acontecer acidentes e imprevistos

EXERCÍCIO Lembre-se a vida é um espelho e você reflete suas pré-concepções nos outros, quando julgamos, falamos mais sobre nós mesmos o outro, algo dentro de você muito trabalhado com que estenoticiários, sentimentodebates ruim e vingativo, este ódiodo só que te fará mal. Você quem cria, vocênão quem se bem envenena, tomefaz cuidado aoshaja assistir que não tem o pilar de respeito, vídeos sensacionalistas sensacionalistas entre outros, evite este tipo de emaranhamento. Caso não sinta empatia com alguma questão, siga a si: Olhos fechado, mão no peito: Eu reconheço este sentimento de _______ em meu DNA, estou disposto a deixar fluir sem que me faça mal ou cause danos. O sentimento e as pessoas as quais eu reverbero esta sensação tem um lugar no meu coração, acolho para aliviar e deixar fluir.

 

VAMOS MAIS A FUNDO

5. SEMos JULGAMENTO O AMOR A CADA UM COMO ELE É o que é bom ou ruim, certo ou errado. Ter pré-concepções Todos dias devemos –fazer escolhas, e muitas vezes definimos não tem problema, a questão é quando acreditamos que nossas escolhas ou opiniões são “melhores” do que a dos outros, isso é julgar. EXEMPLOS “Todas “T odas as frases anteriores, são frases que de alguma forma, expressão pré-conceitos e julgamentos”

EXERCÍCIO Medite ! Esvaziamento de pensamento, quando você simplesmente, permite sentir a sensação, observa o fenômeno livre de interpretação prévia.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS  

PARABÉNS

Agora vamos colocar em prática, sua forma de ver e sentir deve mudar muito a partir de agora, aproveite esta oportunidade de entrar em contato com este conhecimento e colocá-lo em ação. Conhecimento sem atitude é um desperdício, inteligência ou sabedoria sem impacto é deixar de dar tudo aquilo que se recebeu, estamos aqui para aprender juntos e conseguimos fazer isto compartilhando, lembrem do campo mórfico, quanto mais pessoas agindo de forma benevolente melhores práticas sociais surgirão. Afinal de contas somos todos um e a melhor forma de agir no coletivo é agindo no individual, para refletir no geral.

 

ORAÇÃO BERT HELLINGER DE 21 DIAS "Gratidão queridos pais, avós e demais ancestrais por terem tecido o meu caminho, imensa gratidão pela imensidão dos seus sonhos que, de alguma forma, são hoje a minha realidade. A partir deste ponto e com muito amor, dou luz à tristeza que houve nas gerações passadas. Dou luz à raiva, às partidas prematuras, aos nomes não ditos, aos destinos trágicos.   Dou luz à flecha que cortou caminhos e tornou a calçada mais fácil para nós; dou luz à alegria, às histórias repetidas várias vezes. Dou luz ao não dito e aos segredos de família.   Dou luz às histórias de violência e ruptura entre casais, pais e filhos e entre irmãos e que seja o tempo e o amor que volte a unir.  Dou luz a todas as memórias de limitação e pobreza, a todas as crenças desestruturantes e negativas que permeiem o meu sistema familiar.   Aqui e agora semeio uma nova esperança, alegria, união, prosperidade, entrega, equilíbrio, ousadia, fé, força, superação,

amor, amor e amor. Que todas as gerações passadas e futuras sejam agora, neste instante cobertas com um arco-íris de luzes que curem e restaurem o corpo, a alma e todos os relacionamentos. Que a força e a bênção de cada geração alcance sempre e inunde a geração seguinte.  Assim seja, agora e sempre assim, é"

 

DICAS DESTA AULA Ordens da Ajuda por Bert Hellinger https://www.youtube.com/watch?v=QZaJeMMbe90 DICAS DE FILME Baseado em história real – O menino que descobriu o vento (honrar nossas origens e respeitar a hierarquia) https://www.youtube.com/watch?v=OBprnlpM744 Baseados em história real – Como eu era antes de você (aceitar os destinos desafiadores) https://www.youtube.com/watch?v=PnqUs3xiAVI&ab_channel=WarnerBros.PicturesBrasil

RECOMENDAÇÃO LITERÁRIA

Ordens da Ajuda

 

I n t r o d u Entendo ç ã o asa leisV sistêmicas i s ã o Se iass t ê m i c a bases da constelação familiar

Conteúdo desenvolvido por Cibele Mazzo

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF