Introdução à Museologia 2014
Short Description
Download Introdução à Museologia 2014...
Description
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Disciplina: Introdução à Museologia Professor Mario Chagas 2014
Por uma Arqueologia da Museologia (...) Se alguém falasse ou escrevesse sobre
“
Museologia como uma ciência há trinta, ou mesmo vinte anos atrás, receberia um sorriso indulgente e piedoso de grande número de pessoas. Hoje, a situação é bastante diversa.”
Por uma Arqueologia da Museologia
Autor do fragmento: J. J. Graesse
Datação: agosto de 1883
Local: Dresden, Alemanha
Periódico: Estudos de Museologia e Antigüidades e Ciências Afins (n.15) Citado por: Waldisa Russio
Por uma Arqueologia da Museologia
Cem anos (anos 80) depois:
Coloca-se a pergunta (Vinos Sofka) Quem nasceu primeiro a museologia ou o museu?
Outras perguntas:
O que é museologia? O que é museu? Qual é o objeto de estudo da museologia?
Por uma Arqueologia da Museologia
A Museologia no senso comum:
o estudo e a organização dos museus
A Museologia no não-senso:
“uma pedra lançada no lago provocando marolas circulares” (Amareswar Galla)
A Museologia no senso crítico Quadro síntese de Peter Van Mensh (anos 80/90) - a museologia como o estudo das finalidades e da organização dos museus - a museologia como estudo da implementação de um número básico de atividades envolvendo a preservação e o uso da herança cultural e natural:
no contexto da instituição museu independentemente de quaisquer instituições
A Museologia no senso crítico Quadro síntese de Peter Van Mensh (continuação) - a museologia como o estudo:
dos objetos museológicos da musealidade, isto é, uma qualidade distintiva dos objetos de museu
- a museologia como estudo de uma relação específica entre o homem e a realidade
A Museologia no senso crítico Dois exemplos brasileiros: Segundo Gustavo Barroso (1946)
Chama-se Museologia o estudo científico de tudo o que se refere aos Museus, no sentido de organizá-los, arrumá-los, conservá-los, dirigí-los, classificar e restaurar os seus objetos.
Segundo Waldisa Russio (1984)
A Museologia é a ciência que estuda o fato museológico, ou seja, a relação entre o homem e o objeto num cenário institucionalizado, o museu.
Um debate passo a passo Passo 1: Se a Museologia estuda o fato museal, ou seja, a relação entre o homem, sujeito que conhece, e o objeto, bem cultural, num cenário institucionalizado que é o museu, de que modo podemos compreender o museu a partir desse entendimento de museologia?
Um debate passo a passo Passo 2: Se o Museu, na perspectiva museológica de Russio, pode ser considerado como um espaço ou cenário propício à relação entre o homem, sujeito que conhece, e o objeto, bem cultural, não poderíamos compreender a Museologia como o estudo dos museus (onde esta relação se dá) ?
Um debate passo a passo Passo 3: Nesse caso, qual a diferença entre a Museologia de Barroso e a Museologia de Waldisa Russio?
Um debate passo a passo Passo 4: Levando em conta a relação sujeito-objeto, não poderíamos compreender que, em determinados casos, os objetos nos constróem? Neste caso, eles (os objetos) não seriam sujeitos que nos objetificam?
Um debate passo a passo Passo 5: Qual a relação entre o fato museal e o fato social de Emile Durkheim (1858-1917) ? Para Durkheim, fundador da escola francesa de sociologia, os fatos sociais constituem o objeto de estudo da Sociologia; são estruturas sociais, normas culturais e valores externos ao indivíduo. Exemplos: regras morais, dogmas religiosos, costumes/maneiras de agir, sistemas financeiros. O fato social atende a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Reconheceu a existência de uma “consciência coletiva”.
Um debate passo a passo Passo 6: O museu não poderia ser considerado como um fato social total, na perspectiva de Marcel Mauss (1872-1950) ? Mauss é considerado o “pai” da antropologia francesa. Partindo da concepção de fato social de Durkheim (fato social como “coisa”, objeto a ser estudado), Mauss introduz no conceito
o aspecto simbólico, ultrapassando os limites do positivismo. Nos fatos sociais totais exprimem-se as instituições religiosas, jurídicas, morais, econômicas, bem como os fenômenos estéticos, entre outros. É um fenômeno social complexo, que abrange interpretações de várias áreas do conhecimento.
Síntese provisória A Museologia pode ser compreendida como um “campo” e nesse sentido tem pouco interesse discutir se ela é arte, ciência, disciplina ou técnica. Como “campo” a sua configuração situa -se na relação entre:
os seres humanos os objetos culturalmente qualificados os espaços socialmente constituídos
Museu:
no senso comum:
no sentido clássico:
lugar de coisas velhas que alguém vai ver edifício, coleção e público
na nova museologia:
território, patrimônio integral e comunidade local
Museu:
na Política Nacional de Museus: Os Museus podem ser compreendidos como práticas sociais colocadas ao serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, cujas principais características são: ...
o trabalho permanente com o patrimônio cultural o uso do patrimônio cultural como recurso educacional a presença de acervos (herdados ou construídos) e de exposições (de longa, média ou curta duração) abertos ao público, com o objetivo de propiciar: . a construção social da memória . a percepção crítica da realidade cultural brasileira . o estímulo à produção de conhecimento . novas oportunidades de lazer
a vocação para a comunicação, investigação, interpretação, documentação e preservação de testemunhos culturais e naturais.
Funções identitárias dos Museus
Comunicação
Preservação
Pesquisa
Comunicação
meio RECEPTOR
EMISSOR mensagem
Preservação Preservação
{
Perigo Valor
Preservação – Conservação - Restauração
Pesquisa Museológica
Termos
Museologia
Museografia
Museu
Termos
Museal Museológico Musealidade Processo de Musealização
Termos
Pesquisa Museológica Produção de conhecimento original no campo da museologia, com base em critérios científicos e com relevância social.
CAMPO DA PESQUISA MUSEOLÓGICA população /comunidades
Sociedade
público indivíduo MUSEU (microcosmo social)
processo museal objetos qualificados
espaços
coleção
edifício
patrimônio
território
Mercado
Estado
View more...
Comments