Instruções Kombuchá
Short Description
Instruções Kombuchá...
Description
Kombuchá - alimento probiótico
Kombuchá é uma bebida feita a partir da fermentação de algum chá rico em cafeína, (mais
tradicionalmente chá preto ou chá verde) pela adição de um biofilme rico em leveduras e bactérias acéticas entre outras em simbiose simbiose (colônia de Kombucha). Kombuchá não é remédio! é um alimento probiótico e deve ser apreciado com moderação, basta um pequeno copo por dia para os iniciantes. Para a fermentação prepara-se o chá, normalmente chá preto ou verde mas pode ser qualquer chá desde que seja bem doce e que este chá não seja antibiótico natural. Depois de pronto e já resfriado é colocada a colônia de Kombuchá e tudo isto é deixado em repouso para o processo de fermentação da bebida. Após alguns dias quando quase todo o açúcar foi fermentado, e a bebida está com sabor ácido mas ainda levemente doce está pronta a ser consumida. (http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br/2013/06/kombucha.html) Como preparar seu Kombuchá
Você vai precisar de: 1 pedacinho de kombuchá (denominamos colônia-mãe) 1 litro de chá adoçado e frio, feito com: com: 4 sachês de chá (preto ou verde) *1/2 xícara (chá) de açúcar refinado 1 xícara (chá) de vinagre *(só na 1ª vez) ou 10% do chá já fermentado 1 pote de vidro de boca larga 1 pano limpo para cobrir o pote. Ferva a água e prepare o chá bem forte, deixe em infusão por uns 20 minutos, retire os sachês, adoce e aguarde aguarde o chá esfriar bem. bem. Coloque a colônia-mãe, vinagre e o chá no pote de vidro. Tampe-o com a pano e prenda com um elástico na borda.
*Você não é obrigado a seguir essa medida para preparar seu kombuchá, elas podem variar, e com o tempo, escolher a sua receita pessoal, basicamente é um chá doce. Uma outra diquinha interessante também: Observei que o biolfilme demora menos para formar quando adoço menos o chá, o açúcar age como um conservante e seu excesso inibe a fermentação e o biofilme se forma todo irregular com falhas e buracos, resumindo: quanto mais açúcar, maior será a demora da formação do biofilme. É muito importante proteger seu kombuchá com pano contra a invasão de insetos, poeira, contaminações e permitir a oxigenação para formação do seu biofilme.
O kombuchá precisa de oxigênio para formar outra colônia (o "filho") Coloque seu pote em um lugar protegido, não requer muita luz, deixe longe do calor excessivo. Irá perceber que a colônia-mãe irá desprender uma "nuvem" que aos poucos irá subir á superfície e formará uma fina película esbranquiçada por cima da colônia-mãe, chamada zoogléia ou biofilme, perceberá também que haverá uma formação de uma "sujeirinha marrom" boiando no chá, é normal, são da sedimentação do chá usado e poderá aderir ao biofilme, se quiser pode lava-lo, mas não é obrigatório, ele não está contaminado. (exceto se for esverdeado, nesse caso são contaminações de fungos)
Aguarde entre 6 a 12 dias, dependendo da temperatura local ele pode ficar pronto mais rápido, prove o sabor e se estiver do seu agrado, já pode coar esse chá do kombuchá. Você poderá fazer uma segunda fermentação do Kombuchá acrescentando sabores com frutas, gengibre, ao líquido coado. Se colocar em garrafa e fechar hermeticamente, e atenção!!! haverá expansão e possível saída repentina dos gás do interior, semelhante a um refrigerante quente agitado. Separe as colônias-mãe e filhote. Esse filhote, está apto a tornar-se uma colônia-mãe e assim dar continuidade a multiplicação do Kombuchá, corte esse kombuchá filhote e doe uma parte. Enquanto fermenta seu chá, a zoogléia ficará na superfície do seu chá, mas poderá submergir caso o recipiente seja agitado, consequentemente, nova camada formará na superfície, esse processo pode ocorrer muitas vezes, só lembrando que a camada que fica em contato com o oxigênio ficará mais espessa que os que estão submersos. O chá do kombuchá fermentado acima de 12 dias, não deverá ser ingerido pois estarão muito ácidos, isso vale também no caso de você querer apenas engrossar sua colônia-filho, não beba o líquido. Lave semanalmente o recipiente retire a sedimentação escura que se forma no kombuchá-mãe (observe a foto abaixo) e adicione novo chá adoçado, acrescentando 10% do chá já fermentado anterior (no lugar do vinagre).
Cuidados com o Kombuchá:
Nunca deixe fermentando perto de produtos químicos ou de limpeza; perto de lixeiras; com materiais em compostagem, ou perto de frutas cítricas mofadas, os esporos de fungos podem contaminar a mãe de sua cultura, se perceber qualquer sinal de mofo preto ou esverdeado descarte tudo, algumas variedades de fungos produzem aflatoxinas e micotoxinas, altamente tóxicas! Não consuma esse kombuchá!!! Descarte-os.
http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br/2013/06/cultivarkombucha.html http://www.centrovegetariano.org/Article-399-Prepara%25E7%25E3o%2Bdo%2BKombucha.html
Colocar com cuidado o cultivo sobre a superfície do líquido com a parte mais fina e clara para cima e a parte mais rugosa e escura para baixo. Não importa se o cultivo afundar ou virar.
View more...
Comments