I CHING riemma

March 17, 2018 | Author: domingues4294 | Category: Oracle, Time, Learning, Languages, Science
Share Embed Donate


Short Description

Download I CHING riemma...

Description

ESPECIAL

I CHING

Assim como a Bíblia e os Upanishads, o I Ching está entre os textos que formam o patrimônio espiritual da humanidade. Considerado mais do que um oráculo, um Livro de Sabedoria, o I Ching também revela muito do jeito chinês de pensar o mundo. Para ler e refletir. O I Ching, ou Livro das Transmutações, é um texto de sabedoria incomparável. De origem chinesa, ele integra o restrito grupo de livros que formam a nata do patrimônio espiritual da humanidade, com um diferencial notável: o I Ching é utilizado, desde a Antigüidade, como oráculo e guia para os mais variados assuntos que desafiam o cotidiano dos homens. Os conselhos do I Ching nos ajudam a esclarecer até mesmo as menores questões práticas, porém, sua função mais nobre - como fonte inesgotável de ensinamentos - é a de nos despertar e guiar na busca do conhecimento superior. O nome, Livro das Transmutações ou das Mutações, ou ainda das Transformações, já indica que seu conteúdo contém as leis fundamentais dos movimentos cósmicos, nos quais se incluem a vida e o destino dos homens. Portador do segredo da longevidade, seus símbolos básicos são tirados da própria natureza - céu e terra, fogo e água, lago e vento, montanha e trovão. Talvez por isso, sejam facilmente transmitidos através das gerações e tornam-se mais compreensíveis quando traduzidos para outras línguas.

Índice: 1)Para entender o I Ching 2)A história do Livro 3)Os Hexagramas 4)As linhas 5)Os Trigramas 6)Como formular as perguntas para o I Ching 7)Como fazer o sorteio 8)O sorteio com moedas 9)A leitura 10)A interpretação

Sobre o autor Constantino K. Riemma é pedagogo, professor de Psicologia e simbologia. Seu encontro com o I Ching, como ele diz, "foi uma das maiores, se não a maior, surpresa intelectual na vida. Jovem e incrédulo, fiquei perplexo diante de um fato inacreditável: um livro antigo, de um mundo distante, respondia de modo claro e consistente a qualquer pergunta que se fizesse..." Só quinze anos após esse "amor à primeira vista" começou a dar consultas de aconselhamento. O texto desse oráculo oriental que Constantino compilou para o Árvore é de fácil leitura, embora absolutamente fiel ao conteúdo das melhores traduções feitas do chinês para línguas ocidentais. Para entrar em contato, escreva para: [email protected]

1) PARA ENTENDER O I CHING

1

O Livro está constituído essencialmente de 64 conjuntos de símbolos, que revelam detalhadamente as 64 etapas dos ciclos universais, tais como os santos sábios observaram no céu e na terra. Traduzidos genericamente por hexagramas, cada um desses conjuntos ou seções contém os seguintes elementos: A imagem v inculada não pode ser exibida. Talv ez o arquiv o tenha sido mov ido, renomeado ou excluído. Verifique se o v ínculo aponta para o arquiv o e o local corretos.

o ideograma, isto é, a escrita do nome chinês, por si só repleto de significados simbólicos. O exemplo ao lado é Tai, o nome do Hexagrama 11, que se traduz por Paz.

A imagem v inculada não pode ser exibida. Talv ez o arquiv o tenha sido mov ido, renomeado ou excluído. Verifique se o v ínculo aponta para o arquiv o e o local corretos.

o hexagrama propriamente dito, que é a representação abstrata, geométrica, de cada estágio de transmutação. Recebeu esse nome, nas línguas européias, por ser constituído de 6 linhas. Ao lado o Hexagrama 37 - A Família.

o texto, também chamado julgamento ou oráculo, que revela em linguagem simbólica o significado do hexagrama. Cada julgamento vem acompanhado de comentários e interpretações que ajudam a traduzir o ensinamento do texto. a imagem ou símbolo, que consiste em um modelo de conduta, um verdadeiro conselho estratégico, para lidar com a situação indicada pelo hexagrama. o texto das linhas, em número de seis, que indicam as alternativas de transformação das condições retratadas no hexagrama.

Nota sobre o Nome: I Ching é a grafia corrente no Brasil. Aparece também Yi King em algumas transliterações francesas e inglesas. No entanto, a melhor grafia seria Yìjïng, segundo a transcrição oficial chinesa, denominada Pinyin, que é utilizada atualmente pela ONU, UNESCO e demais organismos internacionais.

2) A HISTÓRIA DO LIVRO

A história do Livro O I Ching é considerado o mais antigo livro da China. Sua origem, ou pelo menos a de seus oito símbolos fundamentais, denominados trigramas, é atribuída a Fu Xi, que teria vivido por volta de 5500 anos antes de Cristo, para alguns, ou 2850 a.C., para outros. É pela combinação dos 8 trigramas que se formam os 64 hexagramas, portadores do corpo de ensinamentos do Livro. Fu Xi, esse lendário imperador, também é representado como um deus-montanha. A fonte inspiradora do Livro remonta à Era de Ouro da humanidade, durante a qual se diz que os guias e instrutores bebiam direto da fonte da consciência. O segundo personagem ligado ao I Ching é o Rei Wen, fundador da Dinastia Chou (1121-256 a.C.), a quem se atribui a autoria dos 64 Julgamentos, ou seja, os textos que explicam os hexagramas. Decorridos 4400 anos desde os tempos de Fu Xi, e estando mais afastados da fonte, mesmo os buscadores do conhecimento tinham necessidade de maiores ajudas e orientações para compreender os símbolos primordiais que começavam a parecer herméticos. Ao Duque Chou, filho do Rei Wen, são atribuídos os textos das 6 linhas de cada um dos 64 hexagramas, num total de 384 "Julgamentos das linhas". Com ele completaram-se os textos tradicionais do Livro, que hoje contam mais de 3000 anos. Finalmente, coube a Confúcio (551-479 a.C.) dar ao I Ching a feição que conhecemos modernamente. Seus comentários, registrados em sete obras, boa parte das quais agregadas ao corpo do próprio Livro, facilitam a

2

aproximação aos ensinamentos esotéricos dessa corrente de transmissão espiritual. O I Ching e o Ocidente O contato do mundo ocidental com o I Ching se estabeleceu a partir do final do século 14, através dos relatos dos jesuítas que residiam na corte de Pequim. A primeira tradução completa do livro para o latim, feita pelo Padre Regis, surgiria apenas em 1834. No final do século 19, outras duas versões, de Legge e Filastro, ampliam a divulgação do livro na Europa. Atualmente, a mais respeitada versão ocidental do I Ching é a obra de Richard Wilhelm, um pastor protestante que viveu muitos anos na China. Feita de início para o alemão, foi a seguir traduzida para praticamente todas as línguas ocidentais. (Clique para ver os livros em português indicados)

O Livro em português 1. Alayde Mutzenbecher. I Ching, o livro das mutações, sua dinâmica energética. Ed. Gryphus.É a tradução mais atualizada que dispomos do livro. Alayde estudou no grupo de Cyrille Javary, em Paris, que realizou um criterioso estudo do original canônico e sua fiel tradução ao francês. 2. Richard Wilhelm. I Ching, o Livro das Mutações. Ed. Pensamento.É a mais difundida versão do texto chinês, feita originalmente para o alemão. Para o iniciante, a dificuldade está em encontrar, no meio do livro, as instruções para sorteio. 3. Carol Anthony. O Guia do I Ching. Rio de Janeiro, Ed. Nova Fronteira.Um bom livro de estudo de cada hexagrama, que discute a compreensão dos significados práticos dos símbolos e imagens do texto traduzido por Wilhelm. 4. Wu Jyh Cheng. I Ching, a Alquimia dos Números. Editora Mauad.Estuda os elementos simbólicos do I Ching sob vários ângulos, inclusive o numerológico. Seu autor, traduziu material diretamente do chinês para o português e dá uma ótima contribuição para os estudos do Livro. 5. Richard Wilhelm. A Sabedoria do I Ching. Mutação e Permanência. Ed. Pensamento.Estudo do próprio tradutor do I Ching ao alemão, que trata dos princípios filosóficos do Livro. É um acontecimento extraordinário que religiosos católicos e protestantes tenham reconhecido a profundidade dos ensinamentos do I Ching e enfrentado todas as dificuldades que trazem a tradução de um clássico chinês para tornálo acessível a nós, ocidentais. Trata-se de mais uma evidência do poder incomparável desse legado para a humanidade, que encontrou uma linguagem a tal ponto universal, que não levanta reações de natureza religiosa nem obstáculos culturais intransponíveis para tocar a alma de todos os seres que buscam qualidade.

3) OS HEXAGRAMAS Hexagrama é o nome dado, nas versões ocidentais, a cada um dos 64 símbolos que constituem o I Ching. É um símbolo abstrato, mas que com o tempo vai se tornando compreensível. O hexagrama é formado por seis linhas superpostas, contadas de baixo para cima, que podem ser inteiras (--) ou partidas (- -). Essa combinação de linhas inteiras e partidas tem uma característica notável: constitui talvez a mais antiga estrutura simbólica a utilizar o sistema binário, o mesmo que, modernamente, é aplicado na linguagem dos computadores. A linha inteira, ou cheia, , representaria o algarismo 1, a passagem da corrente, o sim, o positivo, enquanto que a linha interrompida, ou quebrada, , representaria o algarismo 0, a interrupção da corrente, o não, o negativo. O número máximo de combinações possíveis dos dois tipos de linhas em seis posições é 64.

3

Na verdade, quando se estudam os 64 hexagramas não se parte da simples combinação dos dois tipos de linha, mas sim de um arranjo ternário, denominado trigrama por ter três linhas. É a partir desses símbolos básicos, oito no total, que se constróem os hexagramas (8 x 8 = 64)

4) AS LINHAS A imagem v inculada não pode ser exibida. Talv ez o arquiv o tenha sido sido ido, mov movrenomeado ido, renomeado ou excluído. ou Verifique excluído. se Verifique o v ínculo se oaponta v ínculo para o arquiv o e o local corretos.

Nos trigramas e hexagramas do I Ching, as linhas inteiras, , simbolizam as qualidades do chamado princípio yang, ou seja, o ativo, o positivo, o céu, o homem, o luminoso, o quente, o firme. As linhas interrompidas, , simbolizam o princípio yin, cujos atributos são: receptivo, negativo, terra, mulher, sombrio, frio, maleável. Tal como aparece descrito no Gênesis da tradição judaico-cristã, a criação se faz por um processo de polarização, ou seja, a partir de uma particular separação das energias sem forma, adormecidas no Caos primordial. E toda manifestação se processa mediante a dança ou luta infindável entre as duas polaridades - yang e yin, positiva e negativa, masculina e feminina, diurna e noturna, e assim por diante. Esse jogo de forças está representado no conhecido símbolo chinês do Tai Chi, no qual a parte branca simboliza a força criativa, masculina, ativa, yang, e a parte negra a força receptiva, feminina, negativa, yin. Os dois pequenos pontos de cor oposta, na porção mais larga de cada metade, revelam que a intensificação máxima de um pólo já traz o germe da forma oposta complementar. Nada permanece estático no mundo da manifestação. Quando uma qualidade se intensifica, ela tende a se transformar (ou se mover) em direção à qualidade oposta, gerando a eterna dança das polaridades. Tal situação de intensidade que gera a mutação para a qualidade oposta é representada, no caso do I Ching, pelas linhas móveis ou linhas em mutação. Estas podem ser tanto yin quanto yang. Uma linha yang móvel é representada por , e uma linha yin móvel por . As duas forças primordiais do universo - o yang e o yin - estão sempre presentes, em proporções variáveis, em todas as coisas existentes. Qualquer fenômeno ou acontecimento contém essa polaridade fundamental, que vai se modificando no tempo e no espaço. A própria vida resulta do jogo dessas forças em permanente processo de transformação. Os santos sábios que promoveram as civilizações humanas compreenderam as leis da transmutação que atuam igualmente no céu, na terra e no homem. É por isso que eles podiam prever os acontecimentos e agir de modo adequado, no momento oportuno. Eles são exemplos e modelos para o nosso esforço evolutivo. 6) COMO FORMULAR AS PERGUNTAS O I Ching é a representação viva e generosa do Velho Sábio, ao qual podemos recorrer sempre que necessitarmos. Não cabe diante dele qualquer sentimento de apreensão ou de respeito exagerado, que acabariam nos afastando e nos privando de sua boa influência. Para este mestre compassivo e justo, qualquer interrogação, mesmo a de aparência mais banal, terá boa acolhida se for sincera. Embora seja uma grande fonte de ensinamentos e de conselhos estratégicos, o I Ching é principalmente utilizado por sua função oracular. Como a linguagem do livro é simbólica, suas respostas às nossas perguntas deverão ser interpretadas em função do assunto que estamos tratando. Muitos iniciantes sentem dificuldade para entender a reposta porque viciam a consulta com perguntas tipo "sim ou não". Na verdade, na maior parte das vezes a resposta do oráculo consiste mais em orientar o consulente para chegar a um bom resultado, e não simplesmente em responder com um sim ou não. Uma pessoa, por exemplo, pode estar doente e, nesse caso, a resposta mais útil para uma pergunta sobre saúde será a orientação para encontrar a cura e não apenas para confirmar, com um sim ou não, que de fato ela se encontra doente, o que provavelmente ela já deve estar sabendo.

4

A postura mais eficaz para a consulta, portanto, é a de expor a questão da maneira mais clara possível e pedir uma orientação ou prognóstico, de acordo com o que for mais importante naquele determinado momento. O I Ching não exige ritos ou complicações. É preferível imaginá-lo como um bom e sábio avô que, sem formalidades, está, antes de mais nada interessado em dar a melhor ajuda possível. Não existe, porém, qualquer contra-indicação aos rituais, se isso fizer bem ao consulente. Acender incenso, fazer orações ou meditação constituem para algumas pessoas recursos benéficos para abrir a receptividade. É bom lembrar, porém, que as forças de ajuda celeste estão sempre disponíveis. Elas não precisam ser seduzidas ou compradas. O que estabelece uma conexão verdadeira é o nosso desejo de compreender a situação. 7)O SORTEIO COM MOEDAS A imagem v inculada não pode ser exibida. Talv ez o arquiv o tenha sido mov ido, renomeado ou excluído. Verifique se o v ínculo aponta para

Explicar por escrito é sempre mais complicado que demonstrar. Com um pouco de paciência, porém, seguindo passo a passo as instruções, logo se aprende. Como o hexagrama tem seis linhas, é preciso lançar seis vezes as três moedas escolhidas para o sorteio. Em primeiro lugar precisamos convencionar com clareza qual é a cara e qual é a coroa das moedas, ou seja, qual é a face yang e qual a yin. Como sugestão, vamos considerar que a face na qual está cunhado o valor da moeda, a cara, é o lado yin. A face com o brasão ou qualquer outro elemento decorativo, a coroa, é o lado yang. Podemos também acolher a explicação de Blofeld, que considera a face com o valor inscrito como sendo yin (2), porque o yin é receptivo, isto é, "recebe e grava a cunhagem do valor", enquanto que a outra face, que em muitas moedas antigas era lisa, representa o yang (3). O consulente, com as três moedas na mão, mantém em mente o assunto para o qual deseja obter orientação. A seguir, lança as três moedas ao mesmo tempo. A primeira jogada revela a linha inferior do hexagrama; a segunda jogada indica a segunda linha de baixo para cima e, assim por diante, até a sexta e última jogada, que indica a última linha superior. Há quatro combinações possíveis de coroa-yang e cara-yin nos lançamentos das três moedas, e cada uma delas indica um tipo de linha, como pode ser visto na tabela que se segue:

Tabela das moedas Na tabela, a cara da moeda está representada pelo valor 50, e a coroa pelo desenho. O lado com o valor inscrito é yin; o lado com o desenho é yang. Cada linha também pode ser designada por um número específico, que se obtém pela soma dos valores atribuídos às faces yin e yang da moeda. O lado yin vale 2 e o lado yang vale 3. Exemplo: se saírem duas moedas com a face yang e uma com a face yin, somaremos 3 + 3 + 2 = 8. Isso quer dizer que obtivemos uma linha 8, ou seja, uma linha yin em repouso, ou estática, . Não precisamos nos preocupar inicialmente com esses valores. Eles estão sendo mencionados porque, nos livros, as linhas são indicadas; por exemplo: "9 na primeira posição", "6 na quarta posição" e assim por diante.

8) LEITURA Caso não ocorram linhas móveis durante o sorteio, os textos do hexagrama obtido (Julgamento, Comentários e Imagem) contêm todos os elementos para orientar a questão formulada. No caso de saírem linhas móveis, deve ser traçado um segundo hexagrama resultante da mutação destas linhas.

5

Em nosso exemplo, só a sexta linha é móvel, fazendo com que o hexagrama 18 dê origem ao 46. Quando existem linhas móveis, além da leitura do Julgamento e da Imagem do hexagrama inicial, devemos ler também os textos referentes a essas linhas móveis (que no nosso exemplo seria a sexta linha do hexagrama 18) e, a seguir, completar com a leitura do Julgamento, Comentários e Imagem do hexagrama final (46, no exemplo). Deste último, por ser a conclusão e não ter mais linhas móveis, não precisaremos ler os textos referentes às linhas. O conjunto desses textos representa a resposta do I Ching ao consulente.

9) INTERPRETAÇÃO Quanto mais utilizamos o I Ching, para nós próprios ou ajudando outras pessoas, tanto mais rápido compreendemos as respostas e confiamos nelas. A convivência é a via mais eficaz para a aprendizagem e serve para demonstrar na prática o poder magnífico do Livro. Uma dúvida muito comum entre os iniciantes, quando interessados em previsões, refere-se ao tempo em que ocorrerão os prognósticos dados pelo Livro. De um modo geral, podemos considerar que existe uma seqüência temporal que começa com o hexagrama inicial, passa pelas linhas móveis e conclui com o hexagrama final. Com um pouco de prática e à medida que deixamos bem clara a pergunta para nós próprios, aprendemos a identificar qual passagem dos textos se refere ao nosso presente. Não existe uma regra fixa para isso: às vezes, o presente é retratado pelo hexagrama inicial, enquanto que o futuro fica indicado pelas linhas móveis e pelo hexagrama final. Outras vezes, no entanto, poderemos reconhecer que o hexagrama inicial e as linhas falam dos antecedentes de nossa questão e que o hexagrama final retrata o presente ou o futuro imediato. Se você tiver alguma dúvida, mande seu e-mail para [email protected] Ao responder sua mensagem em nossa sessão de correspondência, estaremos ajudando a tirar as dúvidas de outros interessados em conhecer melhor o I Ching.

HEXAGRAMA 1 O PRINCÍPIO PRINCÍPIO CRIADOR, O CÉU. O Princípio Criador assegura sucesso sublime. Ele se manifesta através da mudança que gera prosperidade para todos os seres. A persistência na direção correta traz recompensas. O segredo está em investir primeiro em nosso crescimento para depois, então, resplandecer.

O oráculo O Princípio Criador. Sublime sucesso! O Criador representa tudo o que é grande, primordial, favorável, exato e firme. Interpretação Esse hexagrama simboliza o Céu, o Pai, a atividade incansável, a irradiação da luz. Representa o movimento das esferas celestes que orienta os seres humanos na inesgotável sucessão dos ciclos de vida, em todos os níveis da manifestação. O princípio Criador se revela através da Mudança, da eterna transmutação dos elementos. A origem de todas as criaturas está ligada ao Céu, a Fonte de tudo. É ele que faz as nuvens andarem, a chuva cair e todos os seres assumirem suas formas próprias. Seu fulgor ofuscante permeia todas as coisas, da primeira à última, levando-as sempre ao seu destino, cada uma a seu tempo. Os atributos essenciais do Céu são a grandiosidade, a força, o equilíbrio e a retidão.

6

De acordo com o Criador, o homem que busca a qualidade nunca deixa de exercer as quatro virtudes celestes: a bondade, a conduta perfeita, a justiça e a sabedoria. Se pautamos nossa conduta e nosso modo de vida à luz da harmonia universal, nossa persistência é amplamente recompensada.

O conselho estratégico O homem nobre é incansável em suas atividades. Interpretação O céu se move com poder incansável, gerando um movimento ininterrupto que dura através dos tempos e além de toda medida. Sua duração sustenta a sucessão dos dias e das estações, a renovação e a permanência da vida universal. O sábio, o homem sensato, se inspira nesse modelo para cultivar seu crescimento interior e exercer uma influência duradoura. Para se tornar forte, ele deve se afastar voluntariamente de tudo que é vulgar e dispersivo. Pela delimitação consciente de seu campo de ação, ele dispõe de uma energia inesgotável.

HEXAGRAMA 2 - O PRINCÍPIO RECEPTIVO, RECEPTIVO, A TERRA A Receptividade gera um sucesso sublime. Quando o homem tem um objetivo e toma a iniciativa, de início ele perde o rumo. Porém, se ele obedece ao ritmo celeste encontra a direção correta. O segredo está em acolhermos nossas obrigações e responsabilidades

O oráculo O Princípio Receptivo. Sucesso sublime! Ele simboliza o que é exato e firme como uma égua. Quando o homem nobre tem um objetivo e toma a iniciativa, ele a princípio perde o rumo. Porém, se ele obedecer, encontrará orientação. É favorável encontrar amigos no oeste e no sul, mas amigos no leste e no norte serão perdidos. A persistência tranqüila e correta traz boa sorte. Interpretação Esse hexagrama é o símbolo da Terra, da Mãe. Suas virtudes são a paz, a harmonia, a pureza e a retidão. O Princípio Receptivo contém uma vasta plenitude de forças vivas e de objetos e tudo nele frutifica no acolhimento do poder celestial. A égua representa as criaturas receptivas que passeiam livremente pelos confins da terra. Ela combina força e agilidade com docilidade e dedicação - e essa deve ser a conduta do homem que busca a correção. O oráculo é favorável mesmo quando alerta para a possibilidade de se perder o rumo devido a alguma confusão. A situação por fim será corrigida e voltará ao normal. A recomendação é a de não tomar iniciativas para forçar a realização dos objetivos pessoais, mas sim aceitar as coisas como se apresentam e em seu ritmo próprio. "Encontrar amigos no oeste e no sul" significa que quando chegar o momento de cumprir alguma tarefa devemos procurar auxiliares e amigos. "Perder amigos no leste e no norte" sugere momentos de solidão para planejar e avaliar nossos trabalhos. O leste simboliza o lugar em que o homem recebe orientações do mestre e o norte, o lugar em que presta contas do que realizou. É o momento de estar só e ser objetivo. A boa sorte resulta da persistência pacífica. O Poder Receptivo, graças à sua extrema suavidade, pode agir com

7

grande poder e tornar-se radiante. O conselho estratégico O homem nobre demonstra sua virtude abrangendo e sustentando todas as coisas. Interpretação A terra sustenta e preserva todas coisas, boas e más, que vivem e se movem sobre ela, sem exceção. De igual modo o homem em busca de seu crescimento cultiva um caráter amplo, puro, resistente, de modo a dar apoio aos homens e às coisas.

HEXAGRAMA 3: A DIFICULDADE DIFICULDADE INICIAL Dificuldade inicial seguida de sublime sucesso. A perseverança na direção correta traz recompensas. Não é o momento de procurar novos objetivos, mas de consolidar a posição atual. O segredo está em organizar e fortalecero que temos em mãos.

O oráculo Dificuldade seguida de sublime sucesso. A perseverança na direção correta traz recompensas. Não procure novos objetivos. É vantajoso consolidar a posição atual. Interpretação O hexagrama fala do nascimento e crescimento em meio a dificuldades, como acontece com uma semente até se transformar em planta. A germinação da semente, o nascimento de um novo ser, o começo de um projeto original. Sempre apresentam dificuldades iniciais. No plano humano, igualmente, é necessário fazer face às incertezas e aos conflitos de interesses. Mas o momento é ideal para a construção do futuro, e o oráculo assegura as condições para o êxito. A coragem e a convicção interior são indispensáveis para sustentar as iniciativas e para dar orientação diante de direções confusas. Nossos negócios, quando se encontram nos primeiros estágios, são vulneráveis e exigem cuidados especiais. Nos momentos de impasse, o melhor é consolidar a experiência e reforçar a confiança. A determinação de seguir uma direção correta promete grandes recompensas. Um dos riscos que espreitam a germinação do novo é o de dispersarmos nossas forças ao tatear às cegas em propósitos incoerentes. Outro erro é realizar movimentos prematuros, impulsivos, que podem trazer resultados opostos ao desejado. É favorável consolidar o que já foi conquistado até agora. Caso estejamos sendo abandonados pelos aliados, é importante encontrar novas parcerias, aguardando o momento propício para reiniciar o caminho do crescimento. Quem se aproxima do ponto alto de realização deve buscar associações, para fortalecer o espaço conquistado e garantir a permanência no ponto de equilíbrio.

O conselho estratégico O homem nobre se ocupa em colocar as coisas em ordem. Interpretação Nos momentos iniciais, em que surgem dificuldades, a conduta mais sábia é a de dar estrutura e ordem à profusão de

8

elementos disponíveis, do mesmo modo que, para tecer de modo adequado, temos primeiro que desembaraçar os fios, juntando-os em meadas. Se respeitarmos os presságios, nosso sucesso estará assegurado.

HEXAGRAMA 4: A INEXPERIÊNCIA INEXPERIÊNCIA JUVENIL A inexperiência juvenil traz boa sorte! Quando o desejo de aprender encontra o mestre adequado, tudo é favorável. O aprendiz precisa receber os ensinamentos com atenção e o mestre não deve sobrecarregar o aluno. O segredo é ser correto em cada coisa que fizer. O oráculo A inexperiência juvenil. Boa sorte! Não procuro jovens imaturos, mas se um deles vem a mim, leio e explico os presságios. Começo por ensiná-lo tal como ele é, repetindo uma ou duas vezes. Se ele se aborrece, eu paro. A orientação perseverante é favorável. Interpretação O jovem representa a imaturidade, a inexperiência de vida que pode levar a situações de perigo. Mas simboliza igualmente a ousadia que pode trazer boa sorte quando o momento chegar. Instrução, educação, iniciação - são tarefas que cabem aos mais velhos, no desenvolvimento dos mais novos. Incluem os estímulos para o ensino, que deve se processar de modo gradual, como a escalada de uma montanha. Alguns cuidados devem estar presentes na transmissão dos ensinamentos: 1º - o papel do mestre não é correr atrás de alunos, ou alardear seus conhecimentos. Ao contrário, deve calmamente esperar ser procurado e deve repetir seu ensinamento quantas vezes for necessário, mas sempre atento para não se tornar aborrecido. Muitas mensagens salvadoras são rejeitadas por virem sob a forma de insistência. 2º - aquele que reconhece sua própria ignorância e busca o conhecimento deve aprender a cultivar a disposição adequada. Deve realizar um esforço ativo para assimilar o que está sendo oferecido. Perguntas inconseqüentes, irrefletidas, movidas por simples curiosidade, minam a boa disposição do instrutor. Dar e receber orientações é um processo sagrado, que exige perseverança e dedicação. É favorável e traz boa sorte, tanto para o professor como para o aluno.

O conselho estratégico O homem nobre alimenta sua virtude por meio da boa conduta, e fortalece seu caráter graças à correção com que faz cada coisa. Interpretação As nossas qualidades são alimentadas pelo próprio exercício de expressá-las, do mesmo modo que um rio se faz pelo fluir de suas águas. Ao ensinar quem precisa ou solicita, aprofundamos nossos conhecimentos. Tal como um rio, que vai preenchendo os sulcos e as lacunas dos terrenos que atravessa, devemos estar atentos para reconhecer o que nos falta e devemos nos dirigir com humildade - ou, em outros termos, com receptividade e abertura - para aqueles que podem nos orientar.

9

HEXAGRAMA 5: A ESPERANÇA ESPERANÇA A Esperança. Se você é sincero, tem a luz e o êxito. A perseverança traz boa fortuna e é favorável seguir em frente. O segredo está em permanecer alegre e de bom humor, cuidando das coisas simples da vida. O oráculo A Esperança. Se você é sincero, tem a luz e o êxito. A perseverança traz boa fortuna. É favorável atravessar a grande água. Interpretação A esperança não é uma espera vazia. Ela se apoia na certeza interior de alcançar o objetivo. E essa certeza é a fonte luminosa que conduz ao sucesso. A perseverança é favorável porque consolida a força necessária para - quando chegar o momento oportuno "atravessar a grande água", ou seja seguir em frente na realização de nossas metas. O oráculo revela ainda que alguém se encontra diante de um perigo que deve ser superado com força interior e paciência. Só o forte pode enfrentar seu destino, graças à sua segurança interior. Essa força se revela numa sinceridade inflexível. O homem capaz de ver as coisas tais como são na realidade, sem ilusões nem enganos em relação a si mesmo, recebe a luz que permite reconhecer o caminho para o sucesso. Esse reconhecimento deve ser seguido de uma atuação decidida e perseverante, pois só quem enfrenta seu destino com resolução alcançará suas metas. Desse modo é possível tomar a decisão que se impõe e enfrentar todos os riscos.

O conselho estratégico O homem nobre come e bebe, permanece alegre e de bom humor. Interpretação Quando nuvens carregadas cobrem o céu, é sinal de chuva. Só resta, então, esperar que a chuva caia. 0 mesmo ocorre na vida, quando um destino se prepara. Não devemos ceder a preocupações nem procurar interferir no futuro com manipulações pessoais. Convém recolher nossas forças com tranqüilidade, comendo e bebendo para fortificar o corpo, e mantendo o bom humor para restaurar o espírito. 0 destino virá no seu próprio tempo e então estaremos preparados.

HEXAGRAMA 6: O CONFLITO CONFLITO O conflito ocorre quando a confiança e sinceridadeencontram obstáculos. Com cautela, os assuntos podem prosperar num meio termo. A insistência tende a ser desastrosa. É o momento para procurar bons conselhos. O segredo está em planejar cuidadosamente antes de tomar qualqueriniciativa importante

10

O oráculo Conflito. Confiança e sinceridade acompanhadas por obstáculos. Com cautela os assuntos podem prosperar num meio termo. Prosseguir no conflito até seu amargo fim será desastroso. É vantajoso visitar o grande homem. Não é favorável cruzar o grande rio. Interpretação Mesmo quando se é sincero no esforço, encontram-se resistências e impedimentos. Em conflitos dessa natureza o melhor caminho consiste em manter a clareza e a prudência. A habilidade de tomar providências para conciliar os interesses e estabelecer um meio termo será fonte de boa sorte. As disputas não devem ser levadas até o extremo, pois poderão criar conflitos e inimizades irreparáveis. Conduzir uma luta até seu amargo fim dá maus resultados, mesmo quando se tem toda razão. "Visitar o grande homem" significa buscar ajuda de alguém imparcial e com autoridade suficiente para ser o mediador entre as partes e garantir uma decisão justa. Quando nos encontramos em situação de conflito, na maior parte das vezes não é apenas o outro o "culpado". No coração de cada ser encontram-se recantos de sombra. A ajuda de alguém mais maduro, além de pôr fim a uma guerra inglória, pode nos ajudar a crescer, se descobrirmos a origem interna do conflito. A recomendação para não se atravessar o grande rio indica que neste caso não se deve tentar qualquer grande manobra pessoal para resolver o impasse ou fugir do problema, pois isso poderá levar ao abismo, ou seja, aumentar a confusão e o conflito.

O conselho estratégico O homem nobre só inicia um empreendimento depois de ter planejado cuidadosamente. Interpretação Toda atenção deve estar nos passos iniciais das tarefas e realizações a que nos propomos. Mesmo os homens experientes buscam bons conselhos quanto aos projetos que pretendem iniciar. Para evitar conflitos, tudo deve ser cuidadosamente considerado, deixando claros os direitos e deveres de cada parte. Quando as tendências espirituais convergem, a causa de conflitos fica eliminada. Mas, mesmo nesses casos, é importante esclarecer as metas comuns e as responsabilidades de cada um.

HEXAGRAMA 7: O EXÉRCITO, EXÉRCITO, O GRUPO DE AÇÃO O Exército necessita de um homem forte e com autoridade. Quando um líder encontra apoio tanto da base quanto de seus superiores, tudo vai bem. Persistir na direção correta traz boa sorte e ausência de erro. O segredo está em dar atençãopara desenvolver aqueles que se encontram sob nossa responsabilidade.

O oráculo O Exército necessita de um homem forte e com autoridade. Persistir na direção correta traz boa sorte e ausência de erro. Interpretação Para governar uma multidão, ou um grande grupo, é preciso persistência. Um homem forte que sabe conquistar o

11

coração do povo e age de modo correto merece ser governante. Mas, para ser eficaz em tempos de luta, o comandante também necessita do apoio daqueles que se encontram acima dele. Os perigos da guerra estão nos danos e devastação que provoca, bem como no delírio do triunfo que pode tomar conta das massas se o líder não tiver autoridade suficiente. O oráculo também nos previne contra o risco de sermos seduzidos pelo perigo e pela euforia. Por essa razão, valoriza tanto a disciplina e a liderança quanto o modo justo e correto de empreender ações drásticas. "O progresso num empreendimento altamente arriscado é o meio de se conseguir a unidade do reino e conquistar o apoio do povo. Com tão boa sorte, como pode haver margem para erro?" (Blofeld) Tendo por base a justiça e a persistência, tudo corre bem e dá certo.

O conselho estratégico O homem nobre é generoso: alimenta e educa o povo, tratando a todos com compreensão. Interpretação O poder militar de uma nação se apoia na força de seu povo, do mesmo modo que o poder de uma empresa ou de um grupo se assenta na qualidade de seus funcionários e associados. Só o dirigente que se mostra generoso e compreensivo para com suas bases, fortalecendo seus colaboradores, poderá pôr em movimento empreendimentos vitoriosos.

HEXAGRAMA 8: UNIÃO E SOLIDARIEDADE União e Solidariedade. Boa sorte! Se sua virtude é grande, constante e firme, não haverá erro. Aqueles que não estão felizes se reúnem. Os retardatários encontrarão infortúnio porque suas reservas se esgotam. O segredo consiste em encontrar o verdadeiro ponto de comunhão de interesses e fortalecer a solidariedade.

O oráculo União e Solidariedade. Boa sorte! Uma nova consulta ao oráculo fornecerá um presságio de grande valor: se sua virtude é grande, constante e firme. Se assim for, não haverá erro. Aqueles que não estão felizes se reúnem. Os retardatários encontrarão infortúnio porque suas reservas se esgotam. Interpretação O oráculo indica que o caminho da boa fortuna se encontra na união de esforços, no espírito de solidariedade, na complementação e ajuda mútuas. Para haver uma união sólida é preciso que aqueles que se reúnem tenham clareza das metas em comum. A solidariedade só será duradoura se se constituir em torno de um ideal que resista ao tempo e seja respeitado por todos os participantes. De modo geral, a união de grande número de pessoas requer uma figura central, em torno da qual organizem as atividades. Tornar-se o centro de influências para congregar pessoas é uma tarefa de grande responsabilidade. Aquele que pretende coordenar outras pessoas está convidado a realizar nova consulta para saber se está à altura, se dispõe da persistência e força indispensáveis. Preenchidas essas condições, não há perigo de erros. Quando alguém reconhece a necessidade da união, mas não encontra em si próprio a força suficiente para ser o centro, seu caminho natural é tornar-se membro de algum grupo ou comunidade. Se aqueles que dirigem e aqueles que seguem estão de acordo, cria-se um ponto de convergência, que dá lugar para

12

todos os que se encontram hesitantes no início. Mas tudo tem seu momento oportuno. A boa sorte está reservada para aqueles que logo se põem em movimento. Os que chegam tarde encontram o infortúnio.

O conselho estratégico Os antigos governantes fortaleciam o reino estabelecendo boas relações com os senhores feudais. Interpretação Para o reino manter-se forte e próspero, deve o rei sustentar uma relação próxima com seus príncipes. É esse o mesmo modelo para lidarmos com grupos, associações ou empreendimentos coletivos. A união só pode ser mantida quando se estabelece uma verdadeira comunhão de interesses, na qual cada membro encontre o seu lugar e se sinta como parte do todo.

HEXAGRAMA 9: O PEQUENO PEQUENO IMPEDIMENTO O Pequeno Impedimento. Sucesso! Densas nuvens que não dão chuva se aproximam. Os impedimentos temporários podem se transformar em oportunidades de aperfeiçoamento. O segredo, nos momentos em que não podemos atuar exteriormente, consiste em fortalecer nossos recursos e aprimorar nossos instrumentos de trabalho. O oráculo O Pequeno Impedimento. Sucesso! Densas nuvens que não dão chuva se aproximam do oeste. Interpretação O oráculo aponta os bloqueios temporários do destino, que ocorrem inevitavelmente no processo de crescimento, mas não representam obstáculos intransponíveis. Tais impedimentos devem ser encarados como oportunidade para o aperfeiçoamento, um período de treinamento para ampliar a força e a energia de atuação. As densas nuvens que não dão chuva significam que os nossos empreendimentos ainda estão progredindo. O fato de elas virem do oeste indica que ainda não chegou a hora das grandes ações. É momento de ponderar, combinar, fortalecer a própria posição, sem se deixar arrastar pelos desejos impulsivos, que podem agravar os impedimentos momentâneos. Em situações como a descrita pelo oráculo, qualquer influência só pode ser exercida num raio limitado, mediante conselhos amáveis, e não por qualquer atitude enérgica ou em grande escala. Todos os excessos provocam desgastes desnecessários. Para alcançar as metas desejadas é preciso uma firme determinação interior e uma suave adaptação exterior.

O conselho estratégico O homem nobre aperfeiçoa a manifestação exterior de suas virtudes. Interpretação Nas épocas em que não é possível uma grande atuação, resta ao homem interessado em seu crescimento interior aprimorar a expressão de seu ser mediante pequenas coisas. Esse conselho sugere dar nossa atenção ao imediato, ao que se encontra à mão: cuidar de nossos instrumentos de trabalho, preparar o terreno.

13

HEXAGRAMA 10: A CONDUTA CONDUTA Pisar sobre a cauda do tigre. Ele não morde o homem. Sucesso! A situação é delicada e exige cautela. Aqueles que estiverem atentos serão bem sucedidos. O segredo frente às situações delicadas consiste em ver com clareza e dialogar com as partes envolvidas para compor o ajuste dos interesses.

O oráculo Pisar sobre a cauda do tigre. Ele não morde o homem. Sucesso. Interpretação A situação é delicada e exige cautela. O tigre, que é muito mais forte que o homem, pode não morder nesse instante, mas não se pode ter certeza de que será sempre assim. Daí a importância de uma conduta suave e equilibrada quando se está associado ou próximo a pessoas fortes e poderosas. O tigre não morde o homem que está seguindo sua trilha porque está satisfeito e o contato se dá de um modo alegre e inofensivo. Com essa imagem, o oráculo revela que a concretização de um ideal sempre coloca desafios, obstáculos e até mesmo perigos. Não ser "mordido" nessas condições representa uma grande sorte. O hexagrama ensina que o reconhecimento dos próprios limites pode estimular a busca da perfeição, da integridade e do equilíbrio. Manter-se firme no justo meio e ocupar um lugar de força sem ser inconveniente representa um êxito feliz, uma grande glória.

O conselho estratégico O homem nobre consulta superiores e inferiores e assim fortalece as aspirações do povo. Interpretação Quando estão face a face seres, grupos ou condições desiguais na força e no poder, a saída que evita confrontos destrutivos está em estabelecer uma justa mediação. Distinguir, consultar, moderar superiores e inferiores levará a uma hierarquia justa das partes. Isso vale tanto para os acontecimentos na vida exterior, como para o mundo interno, quando diferentes motivações avançam pela mesma trilha.

HEXAGRAMA 11: A PAZ A Paz traz boa sorte e sucesso! Os pequenos e maus se afastam, os grandes e bons se aproximam. O segredo está em compreender como os ciclos funcionam e em ajudar os outros a enfrentarem suas dificuldades. O oráculo Paz. O pequeno parte, o grande se aproxima.

14

Boa fortuna. Sucesso. Interpretação O hexagrama representa o casamento entre o céu e a terra. E essa união traz paz, prosperidade e boa sorte. Todas as coisas se irmanam; todos os desejos se harmonizam. Os que se encontram no interior são capazes e fortes; os que estão no exterior colaboram. Os superiores e poderosos vão ao encontro dos inferiores e dos humildes. O princípio luminoso se encontra no centro e prospera; o princípio obscuro se encontra na periferia e declina. Quando, numa nação ou num grupo, os bons ocupam um lugar central e detêm as rédeas do poder, até mesmo os malfeitores colocam-se sob sua influência e se aperfeiçoam. Na esfera humana, quando predomina a inspiração celeste, a própria natureza animal sofre essa influência e encontra seu lugar adequado. É uma época de concórdia, que põe fim a todas as hostilidades. Mas, para que a paz seja duradoura, é preciso estar consciente da impermanência de todas as coisas criadas. Para que a paz não se reduza à estagnação, as forças opostas precisam encontrar um equilíbrio vivo, no qual têm um papel fundamental os conselhos dos mais sábios e normas claras para a convivência.

O conselho estratégico O sábio, com suas aptidões, completa e aperfeiçoa o curso do Céu e da Terra, ajudando a harmonizar os dons celestes e terrestres em benefício dos homens. Interpretação O Céu e a Terra estabelecem trocas entre si e propiciam uma época de grande prosperidade. Mas existe uma importante mediação humana nesse casamento. Os santos sábios compreenderam o fluxo do tempo e das estações do ano, encontrando a seqüência dos fenômenos naturais; igualmente, indicaram os pontos cardeais para nos situar no espaço que sustenta todas as coisas. Desse modo, as atividades humanas encontram o momento oportuno e o lugar adequado para se realizarem. O rendimento natural é aumentado e, assim, a natureza recompensa o homem com seus frutos.

HEXAGRAMA 12: A OBSTRUÇÃO OBSTRUÇÃO Obstrução causada por pessoas mal intencionadas não favorece o homem correto. O grande e bom parte, o pequeno e mau se aproxima. O segredo está em se recolher ao próprio círculo, sem pretensões de se destacar em público O oráculo Obstrução causada por pessoas mal intencionadas. Não favorece a persistência correta do homem nobre. O grande parte, o pequeno se aproxima. Interpretação O oráculo enuncia que as forças celestiais e as terrestres se separam. Quando o Céu e a Terra deixam de cooperar, nenhum crescimento é possível e o resultado é a estagnação. A confusão e a desordem reinam sobre a terra. Os homens inferiores ocupam o centro e prosperam, enquanto os homens nobres estão na periferia e declinam. Estamos num período em que predominam as forças do caos, da obstrução, da obscuridade. Há grande dificuldade para restaurar a ordem e a correção, a lei e a justiça. O homem de caráter firme, porém, não se desvia de seus compromissos. Mesmo impossibilitado de agir, permanece fiel a seus princípios e se recolhe em seu retiro secreto. É o momento oportuno para restaurar a força interior e buscar saídas com criatividade.

15

O conselho estratégico O homem nobre se recolhe em seu próprio íntimo para escapar às más influências e sair das dificuldades. Ele resiste às tentações de glória e riquezas. Interpretação Quando reina a desconfiança, alimentada por pessoas vulgares, toda atividade frutífera torna-se impraticável, pois as bases estão falseadas. Consciente do que se passa, o homem correto não se deixa seduzir por convites para participar de empreendimentos públicos duvidosos; seria perigoso para ele, porque não poderia concordar com a mesquinharia dos outros. O gesto adequado é retirar-se dos negócios obscuros e reencontrar-se com seus valores internos.

HEXAGRAMA 13: A UNIÃO UNIÃO ENTRE OS HOMENS União às claras promove o sucesso. É favorável empreender associações e comunidades. O homem que persiste em seus ideais terá boa sorte. O segredo está na atenção às particularidades de cada ser para encontrar seu campo deentendimento e harmonização. O oráculo União às claras. Sucesso. É vantajoso atravessar as grandes águas. É favorável a persistência do homem nobre. Interpretação 0 hexagrama simboliza a comunhão universal, em todos os níveis, entre os namorados e os amigos, entre os grupos e as nações. Trata da união em paz e harmonia entre os seres. Indica que a receptividade ocupa o centro da manifestação e corresponde à força criadora. Nada há para ocultar. Os propósitos podem ser discutidos em campo aberto. Quando as aspirações do sentimento ressoam num diapasão comum, torna-se possível "atravessar as grandes águas", ou seja, empreender projetos que atendam os interesses comuns e reforcem a solidariedade. Para alcançar esse nível de comunhão é necessário superar as limitações de propósitos exclusivistas, das panelinhas. Buscar os elementos comuns entre os diferentes participantes e respeitar as individualidades constitui o fundamento do êxito prometido pelo oráculo. O homem correto pode persistir em seus ideais, porque se encontra amparado pelos princípios da retidão e da justiça. Só ele pode levar a cabo a vontade de todos os povos da terra, porque está animado pelos propósitos de um servir altruísta.

O conselho estratégico O homem nobre distingue as coisas por seus gêneros e espécies. Interpretação Do mesmo modo que os corpos celestes se harmonizam no espaço sideral e permitem a articulação dos ciclos, nas

16

comunidades humanas os diferentes tipos e classes de interesses podem ser estruturados organicamente. Um verdadeiro grupo é muito mais que um mero aglomerado de indivíduos. Para que um propósito vivo persista é necessário harmonizar os seres em sua diversidade.

HEXAGRAMA 14: GRANDES GRANDES POSSES Grandes Posses. Supremo sucesso ao seguir a vontade dos Céus, sem nada forçar. O segredo está em utilizar nossos próprios dons para combatero mal e promover o bem. O oráculo As Grandes Posses. Supremo sucesso. Interpretação O hexagrama inclui também as idéias de Riqueza, Respeitabilidade, Conquista e Grande Carreira. Significa o prestígio, o respeito e as honras merecidas quando se ocupa um lugar central, importante, e se age de acordo com a vontade dos Céus. Um líder que reúne força e clareza, graças à sua modéstia desinteressada, proporciona harmonia a todos que se encontram ao seu redor. Os comentários dos antigos sábios sobre esse oráculo recomendam a importância de seguirmos os desígnios celestes, sem forçarmos qualquer objetivo pessoal. Quem assim o fizer encontrará a inspiração do gesto adequado no momento oportuno. Os ganhos, em todos os níveis, virão como conseqüência natural da firmeza e força aplicada ao bem comum.

O conselho estratégico O homem nobre reprime o mal e promove o bem. Ele obedece à vontade do Céu e executa suas ordens. Interpretação Os dons que recebemos devem ser bem administrados. A consciência manifestada revela tanto as luzes como as sombras. O homem que se aplica ao seu crescimento interior aprende a combater o que é nocivo e se dedica na direção do que é bom. Desse modo ele entra em perfeita ressonância com os bens celestes.

HEXAGRAMA 15: A MODÉSTIA MODÉSTIA A Modéstia traz sucesso. O homem nobre leva seus empreendimentos até à conclusão. O segredo está em reduzir os excessos e preencher o que falta, ou seja, avaliar e distribuir as coisas com justiça. O oráculo A Modéstia traz sucesso. O homem nobre leva seus empreendimentos até o fim. Interpretação O caminho do céu é diminuir o que está cheio e aumentar o que se encontra vazio; o caminho da terra é transformar o que está pleno e ajudar o que é modesto a fluir suavemente. É da natureza do céu oferecer bênçãos e resplendor; é da natureza da terra ser humilde e trabalhar com afinco. Os deuses destroem os orgulhosos e fazem prosperar os

17

humildes. De igual modo os homens rejeitam aqueles que estão cheios de si e amam os modestos. A verdadeira humildade não consiste em se inferiorizar ou se humilhar, tampouco em desvalorizar nossos dons, mas em realizar a paz e o equilíbrio. Está muito próxima do sentido religioso de se reconhecer que somos todos iguais perante Deus. "O destino segue leis imutáveis... Mas está ao alcance do homem modelar seu destino à medida que se coloca sob a influência de forças benéficas ou de destruição... O homem superior, desse modo, leva suas obras a um bom fim sem se vangloriar do que foi realizado" (Wilhelm).

O conselho estratégico O homem nobre reduz o que está excessivo e aumenta o que está insuficiente. Ele avalia e distribui as coisas pela justa medida. Interpretação O homem íntegro volta seu empenho para harmonizar as coisas que se encontram em seu âmbito de ação. Pondera cada fato e circunstância de modo a estabelecer uma equanimidade entre as partes. Trata-se de uma tarefa que exige sobriedade e disposição para servir ao bem comum, sem sobrepor sua pessoa. A imagem da modéstia encontra-se aqui no fato de fazer parecer natural e fácil aquilo que exigiu um longo trabalho.

HEXAGRAMA 16: O ENTUSIASMO ENTUSIASMO Entusiasmo e alegria que resultam da ação correta. É o momento de reunir esforços e colocar os planos em prática. O segredo está em manter o coração aberto às influências superiores.

O oráculo Entusiasmo. É favorável nomear auxiliares e pôr os exércitos em marcha. Interpretação O hexagrama fala também da alegria, da felicidade e dos lazeres. Outro sentido é o do repouso, particularmente o repouso mental quando se está absolutamente confiante de que a decisão tomada é adequada. O entusiasmo resulta da ação correta. Em razão de a terra e o céu agirem de acordo com o que é correto, o Sol e a Lua permanecem em seus cursos e as estações chegam no tempo certo. O homem sábio, de igual modo, por agir de acordo com o que é correto e saber ajustar suas instruções ao caráter dos homens que o cercam, raramente precisa impor alguma coisa e as pessoas o seguem com alegria. O bom senso e o sentido prático dão base concreta para o entusiasmo, e tudo entra em acordo, principalmente quando a animação se volta para o desenvolvimento de um projeto no qual a mobilização das pessoas tem um papel fundamental. Caso contrário, sem veracidade e firmeza, o entusiasmo pode se reduzir a uma euforia passageira sem a menor força de realização a longo prazo.

O conselho estratégico Os reis da antigüidade compunham música solene para venerar as dádivas celestes e faziam sacrifícios ao Senhor do Céu para serem dignos de seus ancestrais. Interpretação

18

O Livro oferece um modelo imemorial para empreendermos alguma coisa de maior amplitude que nossos próprios interesses pessoais. Os projetos de grande alcance humano não se concretizam sem ajuda das forças protetoras do Céu. O homem com aspirações mais altas cultiva o sentimento de veneração pelas qualidades que o ultrapassam. "O entusiasmo se manifesta espontaneamente no canto, na dança... pelo efeito inspirador do som invisível que emociona os corações dos homens". (Wilhelm)

HEXAGRAMA 17: SEGUIR Seguir, concordar, assegura neste momento um sublime sucesso. A persistência correta traz recompensas e afasta o perigo de erros. O segredo está em se recolher e repousar, evitando ações precipitadas. O oráculo Seguir. Sublime sucesso. A persistência correta traz recompensas. Nenhum erro. Interpretação O oráculo recomenda acompanhar o movimento natural das coisas com alegria. Concordar, colaborar, são disposições que garantem o êxito. Para bem comandar outras pessoas é necessário ter aprendido primeiro a se adaptar e a servir. Só quem viveu essa experiência estará apto a despertar o apoio confiante e alegre de seus colaboradores. Mesmo assim, algumas vezes nos deparamos com conflitos de interesses e é preciso bom senso para reconhecer o momento de ceder alguns pontos de vista pessoais em benefício do todo. Se um homem, por outro lado, forçar que o sigam, recorrendo a ardis e sedução, acabará encontrando resistências intransponíveis. "A sinceridade é o meio ideal de se obter a adesão e a união." (Cheng) É por essa razão que o oráculo insiste na persistência correta, para evitar uma alegria inconseqüente que leva a resultados indesejáveis. Essa correção de propósitos é igualmente indispensável para quem comanda e para quem segue. É grande o princípio de aceitar as exigências do tempo. Essa é razão de o oráculo ser tão favorável.

O conselho estratégico No cair da noite, o homem nobre se recolhe para repousar. Interpretação Após um dia de trabalho incansável é preciso ter repouso para recuperar as forças. O Livro, com essa recomendação, reafirma a importância da adaptação às condições do momento, para evitar movimentos precipitados ou o desgaste provocado por resistências equivocadas.

HEXAGRAMA 18: A DECADÊNCIA DECADÊNCIA A Decadência assegura um sublime sucesso. É favorável abrir os horizontes. A boa sorte está assegurada quando se compreendem os motivos da decadência, e se a execução dos novos planos é acompanhada até o final. O segredo está em estimular as pessoas e alimentar seus dons naturais. O oráculo A Decadência. Sublime sucesso! É favorável atravessar o grande rio.

19

Três dias antes do começo, três dias depois do começo. Interpretação Todo fim é seguido por um novo começo - é esse o recado essencial do oráculo nesse hexagrama que também pode ser traduzido por Deterioração, Desacerto ou O Trabalho sobre o que se corrompeu. Sua mensagem se volta para os princípios da renovação possível após o processo de decadência. Tudo o que se deteriorou por culpa dos homens por preguiça, indiferença, inércia ou desordem - pode ser restaurado pelo trabalho dos próprios homens. Não se trata de ficar lamentando o desgaste das coisas ou mergulhar em arrependimentos. O momento é oportuno para empreender a renovação, a transformação do que se encontra decadente ou estagnado. Somos encorajados a enfrentar os desafios com lucidez e criatividade. "Três dias antes do começo, três dias depois do começo" indica o caminho para o sucesso. Significa que, antes de tomar qualquer iniciativa ("três dias antes do começo"), devemos compreender bem as razões da decadência para podermos atuar de modo adequado. É preciso ouvir conselhos e preparar todos os envolvidos na situação. Uma vez iniciados os trabalhos é indispensável persistir nos objetivos e acompanhar atentamente seu desenvolvimento ("três dias depois do começo") para não correr o risco de que a própria restauração entre em decadência e não produza resultados.

O conselho estratégico O homem nobre estimula o coração das pessoas e alimenta suas virtudes. Interpretação Todo trabalho para restaurar os desgastes do tempo e os estragos provocados pelos erros e ações inadequadas deve começar pela retificação das próprias pessoas. Aquele que deseja corrigir o rumo dos acontecimentos precisa tocar o coração das pessoas despertando nelas suas boas qualidades e disposições.

HEXAGRAMA 19: A APROXIMAÇÃO APROXIMAÇÃO A Aproximação traz sucesso sublime. A persistência correta traz recompensas. Mas ao chegar o oitavo mês, haverá prejuízos para os imprevidentes. O segredo está em ensinar e desenvolver aqueles que se encontram sob nossa responsabilidade.

O oráculo Aproximação. Sucesso sublime. A persistência correta traz recompensas. Ao chegar o oitavo mês, haverá prejuízos. Interpretação A aproximação do que é justo e alimentador indica um período de progresso, alegrias e esperanças. O oráculo fala do forte que se aproxima daqueles que se encontram abaixo, para restaurar a ordem e restabelecer as condições normais. Grande sucesso é obtido na retificação das coisas de acordo com a vontade do céu. Para aproveitar plenamente o período favorável é preciso trabalhar com persistência e correção. Os prazos são definidos e não toleram a displicência e os adiamentos. É bom lembrar que a primavera não dura para sempre. A possibilidade de infortúnios ocorre para todos aqueles que não se previnem para a sucessão das estações e dos ciclos de vida, quando se inverte a direção das forças. Daí o sinal de alerta para o "oitavo mês", que no calendário lunar corresponde ao mês de setembro, início do outono no hemisfério norte, o período do ano em que principia o recolhimento das forças criativas.

20

O conselho estratégico Os ensinamentos do sábio e sua afeição pelos mais jovens são inesgotáveis. Interpretação O santo sábio que sustenta e protege todos os homens, sem qualquer distinção ou exclusão, é o modelo que o Livro nos oferece para tratar com a situação que temos pela frente. O dirigente, o líder, deve saber ouvir os bons conselhos e perdoar as falhas dos outros. É esse o caminho para obter um apoio decisivo das demais pessoas envolvidas.

HEXAGRAMA 20: A CONTEMPLAÇÃO CONTEMPLAÇÃO A Contemplação ensina os gestos oportunos nos momentos de transição. A sinceridade é fonte de inspiração e respeito. O segredo está em colocar-se em ação e examinar cuidadosamente tudo o que se encontra sob nossa responsabilidade.

O oráculo A contemplação. As mãos foram lavadas, mas a oferenda ainda não foi feita. A sinceridade inspira respeito. Interpretação O oráculo revela que o primeiro passo foi dado, que há disposição para seguir numa certa direção, mas que o principal ainda não foi cumprido. E nos convida a compreender a importância dos intervalos, os períodos de transição que se apresentam entre as diferentes etapas na realização de um serviço, seja ele sagrado ou humano. É em momentos como esse que a contemplação pode nos revelar o sentido de todos os fenômenos do universo, em seus diferentes níveis de manifestação. A poderosa consistência interior do santo sábio, a força da fé do homem religioso, evocam a busca da perfeição e da auto?realização espiritual. São exemplos que nos inspiram respeito e podem sugerir maior amplitude para as nossas metas pessoais, para o trabalho que nos cabe estimular nos grupos dos quais participamos. Ao contemplarmos os ciclos da vida e dos acontecimentos, suas ascensões e declínios, encontramos o saber necessário para levar nossos empreendimentos a um bom resultado.

O conselho estratégico Os antigos governantes visitavam as diferentes regiões para observar e instruir o povo. Interpretação O modelo que o Livro nos oferece mostra a disposição para percorrer todas as regiões (quer da vida exterior, quer da vida íntima) para conhecer o que de fato se passa em cada recanto e desse modo orientar e corrigir os equívocos. Os homens capazes percebem os verdadeiros sentimentos das pessoas ao seu redor e, por essa razão, dificilmente são enganados. Pelo seu nível de ser exercem influência sobre o meio através da simples presença. Não precisam forçar os acontecimentos e as coisas fluem.

21

HEXAGRAMA 21: MORDER Morder - cortar os obstáculos - é fator para o sucesso. A época é favorável para exercer a justiça. O segredo está em deixar claras as leis e aplicar com rigor as regras do jogo.

O oráculo Morder. Sucesso! A época é favorável para exercer a justiça. Interpretação O nome do hexagrama também pode ser traduzido por Executar, Sentenciar ou Aplicar a Pena. Ele fala, essencialmente, da aplicação das leis e dos regulamentos, necessários para manter a ordem e proteger as diferentes partes da coletividade. Quando um obstáculo impede a união ou o desenvolvimento de uma iniciativa, o sucesso é alcançado com uma medida cortante. Se o problema se deve a alguém que trama intrigas e traições, é necessário intervir de forma drástica para evitar danos permanentes. Para que a justiça seja aplicada de modo conveniente é indispensável rigor e energia, de um lado, e clareza e suavidade de outro. Rigor e firmeza, sozinhos, podem levar a castigos excessivos ou a violências que agravam os ressentimentos. Por outro lado, só clareza e suavidade tendem a tornar as sentenças ineficazes. É por essa razão que, para administrar a justiça de modo correto, torna-se imprescindível a presença de um homem de natureza gentil, mas que pela sua posição inspire respeito. Um ideal a ser lembrado nessa situação: o melhor caminho para evitar doenças físicas ou sociais é o da prevenção. "Prevenir é o melhor remédio". O conselho estratégico Os governantes antigos, depois de tornarem seus códigos perfeitamente claros para todos, executavam as leis com rigor. Interpretação As penalidades devem estar claramente vinculadas às leis estabelecidas, e devem ser distinguidas entre leves e graves, de acordo com o delito. A correta aplicação das penalidades fortalece a lei, mas elas não têm um fim em si mesmas. De igual modo, quando há falta de clareza nas regras estabelecidas ou descuido na sua aplicação, aumentam os obstáculos e a confusão. Isso vale para todos os níveis dos agrupamentos humanos, da nação à família. Em qualquer grupo social, as leis ou regras são fortalecidas quando se tornam claras e punições são executadas de modo pronto e decidido.

HEXAGRAMA 22: A ELEGÂNCIA ELEGÂNCIA A Elegância leva ao sucesso. Mas seus ornamentos garantem apenas pequenas vantagens. O segredo está em utilizar os recursos da elegância, sendo porém extremamente sério nas questões que envolvem outras pessoas. O oráculo A Elegância. Sucesso! Haverá uma pequena vantagem em seguir adiante.

22

Interpretação O nome chinês do hexagrama significa igualmente os Reflexos Irisados da Concha, a Graça, a Beleza, o Enfeite, os Adornos. Sugere, portanto, tudo aquilo que se acrescenta às normas fundamentais da vida social como excelência estética ou requintes de cortesia e cordialidade. A própria força luminosa do Sol se modifica com os movimentos graciosos da Lua e das estrelas. As paisagem e as montanhas na terra tornam-se belas em virtude de seus reflexos luminosos. O oráculo nos alerta, contudo, quanto ao fundamento interior da beleza, para não sermos iludidos pela aparências, pois até a graça dos gestos espontâneos pode se endurecer em posturas ritualizadas. Os ornamentos são acréscimos embelezadores que, no entanto, podem ocultar ou abafar a verdadeira essência. É por essa razão que o Livro adverte que só haverá "uma pequena vantagem". O sucesso ocorrerá apenas se nenhuma dificuldade ou inconveniente especial estiver envolvido. Neste caso, é importante nos perguntarmos se a nossa verdadeira necessidade não se encontra escondida por trás de desejos passageiros. Nosso motivo profundo talvez deva ser buscado em outra direção.

O conselho estratégico O homem nobre administra com elegância seus assuntos diários, mas não ousa tomar decisões apressadas em questões legais ou controvertidas. Interpretação Os gestos elegantes são adequados para dar graça e alegria aos assuntos triviais, de pequena importância. As questões importantes, que envolvem o destino de outras pessoas ou de grupos, devem ser tratadas com a maior seriedade possível.

HEXAGRAMA 23: A DESINTEGRAÇÃO DESINTEGRAÇÃO Nas épocas de Desintegração não é favorável seguir em direção alguma, seja qual for. O segredo consiste em fortalecer aqueles que dependem e estão abaixo de nós, para assegurar paz e garantir a posição. O oráculo Desintegração. Não é favorável seguir em direção alguma, seja qual for. Interpretação O oráculo nos coloca frente à decadência natural de todas as coisas, representada pela obscuridade que sucede o período luminoso, pelo inverno que vem na seqüência do verão. Em períodos como esse, em que os inferiores tomam conta da situação, não há espaço para o homem de qualidade. Não é favorável empreender coisa alguma. O melhor é continuar onde nos encontramos e aceitar a situação, tomando como modelo o homem nobre que contempla com isenção os períodos de seca e de cheia, a eterna sucessão dos opostos, tanto no espaço celeste quanto na terra. Frente às leis cósmicas não cabe a interferência humana. Devemos nos recolher na quietude, para consolar o coração e cultivar nossos dons para o período de renovação que chegará a seu tempo. Agora não é covardia, e sim sabedoria, aceitar a situação, evitando os gestos impulsivos de reação.

O conselho estratégico

23

O homem nobre fortalece os que estão abaixo dele, para assegurar a paz e a estabilidade de sua posição. Interpretação A força dos governantes ou dos dirigentes de uma empresa repousa sobre a base representada pelo povo ou por seus trabalhadores. Estes devem ser o alvo de sua generosidade, do mesmo modo como a terra sustenta a todos. Os dirigentes que atuam desse modo tornam sua posição segura; eles não exploram, mas promovem a prosperidade do conjunto.

HEXAGRAMA 24: O RETORNO RETORNO O Retorno. Sucesso! Tudo o que sai e entra está livre de perigo. Amigos chegam e não há erro algum. Entre ida e volta, 7 dias. É favorável ter um objetivo. O segredo está em cuidar do que se inicia e em fortalecer as relações, evitando ações precipitadas. O oráculo Retorno. Sucesso! Entra e sai sem embaraços. Os amigos chegam e não há erro algum. Eles retornam ao lugar de onde vieram e levam ao todo sete dias. É favorável ter um objetivo a seguir. Interpretação O movimento de renovação encontra total acolhida. É o que promete a frase "entra e sai" de modo desembaraçado, em segurança. Após um período de obscuridade, a luz regressa com seu poder luminoso, de florescimento, e encontra todo o espaço disponível. Os velhos modelos podem ser abandonados e o novo encontra as portas abertas. Os "amigos que chegam" indicam que o momento é oportuno para as associações em torno de ideais comuns. Sempre que os propósitos forem solidários, haverá sucesso e ausência de erros. Todas as coisas que se encontrarem em harmonia com o tempo fluirão de modo espontâneo, sem qualquer necessidade de pressões artificiais. Os "sete dias" simbolizam o processo de circulação (material ou de energias sutis) em perfeita harmonia com os movimentos dos céus, ou seja, com a lei fundamental da criação, que se desenrola em sete passos.

O conselho estratégico Os antigos reis fechavam as passagens durante os solstícios, e os mercadores não podiam viajar. Até mesmo os príncipes não visitavam suas terras nesse período. Interpretação Tudo o que se encontra em seu início deve ser cuidado e fortalecido pelo repouso, até estar consolidado. O homem atento vela para que os impulsos nascentes não sejam desperdiçados pela precipitação ou falta de cautela. O equilíbrio e a retidão são os melhores aliados no momento em que as forças retornam.

HEXAGRAMA 25: A INTEGRIDADE INTEGRIDADE 24

A Integridade e a Inocência propiciam sublime sucesso. A perseverança é favorável. Se o homem não é correto, encontrará o infortúnio e não terá boa sorte em direção alguma. O segredo consiste em dar estímulos e alimentos adequados a todos os seres. O oráculo A Integridade. Sucesso sublime! A perseverança é favorável. Se o homem não é correto, encontrará o castigo e não lhe será favorável mover-se em qualquer direção. Interpretação A retidão - que reúne movimento e força - consegue grandes recompensas, porque sua inocência e integridade estão de acordo com as leis do céu. A questão fundamental que o oráculo nos propõe é a de compreendermos a essência dessa qualidade que se contrapõe a tudo o que é artificial e falso em nossas vidas. Trata-se de uma qualidade sutil, nem sempre muito fácil de reconhecer ou traduzir em palavras: integridade, retidão, inteireza, imparcialidade, autenticidade, inocência, pureza. Quem estiver inspirado por essa virtude genuína pode empreender o que quiser. Será conduzido por uma certeza intuitiva que o levará naturalmente ao êxito supremo. Aqueles, porém, que são movidos pela cobiça e que, arrastados pelo egoísmo desenfreado, recorrem à falsidade e à astúcia brutal, não alcançarão seus objetivos e fariam melhor em não sair de onde estão. E o oráculo interroga "Onde irá aquele que se afasta da integridade? Que adianta perseguir algum objetivo quando não existem a proteção e as bênçãos dos céus para os seus atos?"

O conselho estratégico Os antigos reis, ricos em integridade, davam alimentos abundantes e adequados a todos. Interpretação Quando temos responsabilidades em relação aos outros, seja no âmbito dos pequenos grupos familiares, seja no dos grandes agrupamentos empresariais ou governamentais, o modelo que o Livro nos oferece é o do estado natural de integridade. Assim, o homem atento, em perfeita harmonia com os ciclos celestes, utiliza sua riqueza interior para atender todas as formas de vida e cultura, oferecendo o alimento adequado no momento oportuno.

HEXAGRAMA 26: O GRANDE GRANDE PROVEDOR O Grande Provedor favorece a persistência correta. Fazer as refeições fora de casa traz boa sorte. A época é favorável para atravessar o grande rio. O segredo está em estudar e buscar inspiração nos ensinamentos dos antigos sábios.

O oráculo O Grande Provedor favorece a persistência correta. Não comer em casa traz boa sorte. A época é favorável para atravessar a grande água.

25

Interpretação O presságio do oráculo é de firmeza, força, magnanimidade, verdade, glória e resplendor, numa renovação diária de nossa virtude. O desafio consiste em utilizar com lucidez e moderação a força acumulada. Não se trata de uma tarefa banal, pois sabemos que "quanto maior a frente, maior o dorso", isto é, quanto maior for o poder reunido, maiores serão as oposições e os obstáculos. Nos períodos de tranqüilidade a rotina ajuda a manter a ordem, mas em períodos de acúmulo excepcional de energia, tudo depende da lucidez e habilidade do dirigente. A boa sorte de "não comer em casa" sugere diferentes possibilidades, conforme o caso: deixar de ser mantido pela família e buscar o próprio sustento em alguma atividade profissional; alargar os horizontes para a expressão de suas habilidades, abandonado os modelos acanhados; expandir as metas e o alcance dos empreendimentos em que se encontra envolvido. Os tempos são favoráveis à conquista de novos horizontes, à realização das metas para as quais vínhamos nos preparando.

O conselho estratégico O homem nobre, ao agir de acordo com os ensinamentos e a conduta dos antigos sábios, alimenta suas próprias virtudes. Interpretação As palavras de sabedoria acumuladas desde a mais remota antigüidade, e os relatos dos grandes feitos do passado, constituem um tesouro vivo e fonte inesgotável de alimento para desenvolver nosso caráter. Não se trata de um estudo meramente intelectual, mas de exercício prático na busca de uma inspiração mais alta para os nossos atos e empreendimentos na vida.

HEXAGRAMA 27: O ENTUSIASMO TÁ REPETIDO COMO O 26 HEXAGRAMA 28: O EXCESSO EXCESSO Excesso - a viga mestra está cedendo. É favorável ter um objetivo em vista. Sucesso! O segredo está em não temer ficar só quando a consciência não permite concessões.

O oráculo Excesso. A viga está cedendo. É favorável ter um objetivo. Sucesso! Interpretação Trata-se de uma condição incomum, na qual o peso se torna excessivo. A sustentação - representada por uma viga fraca nas extremidades - torna-se precária, a ponto de quebrar. Essa imagem evoca que nenhum controle ou proteção dura para sempre. Situações extraordinárias exigem medidas extremas. Não se pode permanecer de braços cruzados. É preciso encontrar uma saída o mais rápido possível e agir. Isto feito, haverá boa sorte seja qual fora a direção tomada. Mas um cuidado é fundamental: qualquer movimento exagerado pode colocar o conjunto em risco, razão pela qual é preciso reunir todas as forças em jogo. Não se trata de manipular a situação, mas sim de adaptar-se às circunstâncias do momento. Uma liderança capaz não terá dificuldades para encontrar adesões espontâneas e conseguir o apoio necessário. Desse modo, a transição para um novo quadro de possibilidades será concluída com êxito.

26

O conselho estratégico O homem nobre, ao se ver só, não sente medo; ele não teme retirar-se do mundo. Interpretação Muitas vezes o destino nos obriga a tomar medidas extraordinárias ou a assumir compromissos, apesar de não termos qualquer garantia prévia do êxito de nossas iniciativas. Em momentos como esse, o homem justo não vacila; sua consciência prevalece sobre a questão do sucesso. (Wu Jyh Cheng)

HEXAGRAMA 29: O ABISMO ABISMO Abismo após abismo - perigo! Se houver sinceridade, o coração se manterá em paz. As atividades conduzidas desse modo terão grande valor. O segredo está em manter a integridade da conduta e aplicar muito do seu tempo ensinando os outros. O oráculo Abismo após abismo. Perigo! Se houver sinceridade, o coração se manterá em paz. Atividades assim conduzidas terão alto valor. Interpretação O Livro sugere que, face aos perigos que se repetem, o nosso modelo deve ser o da água, que flui sem cessar e vai preenchendo todas as depressões que encontra. Ela prossegue seu caminho por desfiladeiros perigosos sem vacilar nem perder sua natureza essencial. O homem, frente ao perigo, deve agir do mesmo modo, sendo cuidadoso ao preencher cada necessidade encontrada e seguir em frente sem demoras, para não correr o risco de ficar paralisado pelas circunstâncias do momento. Quando prevalece a sinceridade nos momentos de dificuldades, o coração chega mais facilmente ao significado da situação. Compreendidas as causas verdadeiras do problema, o sucesso virá naturalmente porque as medidas tomadas estarão livres de erro. O Livro também nos lembra que o perigo pode ser utilizado como recurso de proteção. A altura das montanhas e dos precipícios, a extensão e profundidade dos rios, separam e protegem os países porque oferecem perigo. Os governantes utilizam métodos perigosos para se defenderem dos ataques externos. "0 momento de perigo é propício para despertar a luz da consciência humana; a força e a esperança que nascem nesse momento são fortes e sinceras, por isso o perigo insuperável só existe para aqueles que se recusam a superá?lo." (Wu Jyh Chang)

O conselho estratégico O homem nobre mantém a qualidade de seu coração e a integridade de sua conduta, e aplica muito de seu tempo ensinando os outros. Interpretação O crescimento e a consolidação dos dons humanos só ocorrem com a prática diária e contínua, e jamais por acaso ou por ocorrências isoladas. Do mesmo modo, os ensinamentos sagrados ou as matérias escolares exigem persistência e reforço contínuo para serem bem assimilados.

27

HEXAGRAMA 30: A ADESÃO ADESÃO É tempo de adesões e parcerias. A persistência correta é favorável. Cultivar a docilidade e submeter-se às forças da harmonia traz boa sorte. O segredo está em sustentar os ensinamentos dos antigos mestres para esclarecer todos os cantos do mundo. O oráculo Adesão. A persistência correta é favorável. Cuidar da vaca traz boa sorte. Interpretação Nada é absolutamente autônomo ou auto-suficiente. O Sol e a Lua dependem do céu; as plantas dependem da terra, o fogo depende do combustível. Para que nossas ações frutifiquem, necessitamos de adesões e parcerias. Precisamos tanto buscar quanto oferecer espaço e ajuda. O nome chinês do hexagrama também pode ser traduzido por Beleza Radiante, Esplendor, o que nos lembra que o ser, para continuar a brilhar no mundo, depende da renovação permanente da fonte que ilumina seu interior. Todas as formas de vida dependem de condições precisas. Desse modo, quando o homem reconhece suas limitações e se submete às forças harmoniosas do cosmo, ele alcança o êxito. A vaca simboliza a docilidade fecunda que gera alimentos para as suas crias e para os humanos. É o modo pelo qual ela retribui os cuidados que lhe foram dispensados. Quando o homem cultiva em si próprio a docilidade e a doação generosa de seus dons, ele conquista uma clareza radiante que ilumina tudo o que se encontra à sua volta. Seu lugar no mundo e sua boa sorte, então, ficam assegurados.

O conselho estratégico O homem nobre perpetua o resplendor dos antigos mestres e ilumina os quatro cantos da terra. Interpretação A auto-suficiência espiritual, que dispensa companheiros e orientadores, pode gerar grandes equívocos. O homem receptivo às qualidades mais finas acolhe a mensagem luminosa dos ensinamentos que são transmitidos de geração a geração, desde tempos imemoriais. Se acolhemos e digerimos pacientemente as lições dos antigos, naturalmente nosso ser passa a refletir a lucidez possível ao homem; tomamos consciência de todos os nossos recantos internos e ajudamos a iluminar o mundo à nossa volta.

HEXAGRAMA 31: A ATRAÇÃO ATRAÇÃO A Atração e a comunhão levam ao sucesso. A persistência no caminho correto traz recompensas. Tomar uma esposa resultará em boa sorte. O segredo está em acolher, e em lidar com os outros de modo desapegado e livre de egoísmo. O oráculo Atração. Sucesso! A persistência correta traz recompensas. Tomar uma esposa resultará em boa sorte.

28

Interpretação A atração entre os seres envolve sensações e apegos. Ocorre uma mútua influência - e Influência é outro nome dado ao hexagrama - que pode evoluir para o sentimento sutil de comunhão. Aqui se descrevem os opostos - por exemplo, o homem e a mulher, os teimosos e os alegres - que se unem pela força da atração mútua. Essa união promete boa sorte porque é natural, baseada na simpatia; o mais forte toma a iniciativa e assume a proteção e a sustentação do mais fraco. Os bons frutos prometidos pelo oráculo dependem da persistência e da correção da conduta. A tranqüilidade interna, em comunhão com a alegria externa, mantém a animação sincera e natural da vida sem excessos e dispersões. A atração constitui uma lei universal. É da atração amorosa entre o Céu e a Terra que todos os seres vêm a existir. É da atração que os sábios exercem sobre nós que nasce a paz no coração.

O conselho estratégico O homem nobre, por meio do acolhimento, lida com os outros desapegado de egoísmo. Interpretação O conselho do livro é permanecer interiormente receptivo e livre dos conceitos, para poder receber, desse modo, as boas influências. Mesmo os sábios acabam desistindo de aconselhar aqueles que julgam saber tudo. A verdadeira comunhão é natural, sem segundas intenções nem artifícios de sedução. Sair do isolamento e da autosuficiência abrindo-se à influência do outro alimenta e dá consistência à própria identidade.

HEXAGRAMA 32: A DURAÇÃO DURAÇÃO A Duração propicia sucesso e ausência de erro. A perseverança correta traz boa sorte. É favorável ter um objetivo em vista. O segredo está em permanecer firme no rumo escolhido. O oráculo Duração. Sucesso e ausência de erro. A perseverança correta traz boa sorte. É favorável ter um objetivo. Interpretação Perseverança, continuidade, constância - é essa a mensagem central do hexagrama para os períodos em que somos obrigados a esperar pelas condições adequadas e o momento oportuno. Animados por essas virtudes encontramos força para estudar e planejar as iniciativas futuras, e nenhum obstáculo impedirá nossa caminhada em direção ao objetivo. É por perdurarem no tempo que os ciclos cósmicos se completam e se renovam. "Sustentados pelo céu, o Sol e a Lua

29

podem brilhar era após era; as quatro estações, com suas transformações constantes, podem produzir seus efeitos durante milênios". (Blofeld). Graças à persistente duração do vaivém da respiração, a vida se sustenta para o ser humano. O sábio segue fielmente o modelo cósmico: ele mantém com tal firmeza o seu caminho que transforma o mundo ao seu redor.

O conselho estratégico O homem nobre permanece firme e não altera seu rumo. Interpretação É preciso compreender os limites da perseverança, para não se cair na teimosia ou obsessão. Podemos aprender a caminhar de acordo com o tempo e a nos adaptar às condições variáveis do percurso. O que não pode ser abandonado é o desejo de conhecer a verdade que iluminará de modo cada vez mais claro o nosso mundo interno e nossas ações na vida exterior.

HEXAGRAMA 33: A RETIRADA RETIRADA A Retirada leva ao sucesso. É favorável a perseverança em pequenas coisas. O segredo está em manter afastado, com dignidade e sem ódio, tudo o que é inferior. O oráculo Retirada. Sucesso! É favorável a perseverança em pequenas coisas. Interpretação O hexagrama enuncia uma situação em que o melhor caminho é ceder ou se afastar. Para preservar a qualidade de vida, muitas vezes é necessário deixar as condições presentes - que foram tomadas por forças adversas ou se tornaram inadequadas. Não se trata de um abandono das responsabilidades, mas sim de não esgotar todos os recursos quando as sombras e as hostilidades ocupam o poder. É o mesmo conselho do ditado popular: "Não dar murros em ponta de faca", Não é fácil para a nossa personalidade compreender as leis e o sentido das retiradas estratégicas. O exemplo do eremita poderá nos ajudar: quando se faz necessário, o santo sábio se retira para a montanha com a finalidade de restaurar suas forças e aprofundar sua compreensão. No momento adequado, ele retorna ao convívio dos homens para orientar o restabelecimento a ordem. O caminho se revela nas pequenas coisas, nos gestos e cuidados mais simples, como é a tarefa de regar regularmente as plantas para que floresçam e frutifiquem quando chegar a hora. Quando não desperdiçamos os recursos disponíveis e mantemos atenção aos sinais celestes, reconhecemos o momento oportuno para a ação e encontramos a inspiração para o gesto adequado.

O conselho estratégico O homem nobre se mantém afastado do que é inferior, evita o ódio e preserva sua dignidade. Interpretação

30

Quando o vulgar e o inferior proliferam, o homem que busca o crescimento interior se recolhe em si mesmo para preservar sua dignidade. Ele fica atento para não ser conduzido pelo ódio, pois essa emoção o manteria ligado ao objeto odiado. Só o equilíbrio, o recato e a retidão podem manter as forças das sombras à distância.

HEXAGRAMA 34: O PODER PODER DO GRANDE O Poder do Grande. A perseverança no caminho correto é favorável. O segredo está em reconhecer o momento oportuno e não dar um passo impróprio. O oráculo O Poder do Grande. A perseverança no caminho correto é favorável. Interpretação O oráculo revela uma época em que se reúnem força e movimento, correção e firmeza. Os valores internos ganham um impulso vigoroso e assumem o centro. Mas o Livro também alerta para o grande risco, nessa condição exuberante, de sermos tomados pela embriaguez do poder. O excesso de autoconfiança leva ao perigo de cometer abusos e violências. Deixar-se embalar pela excitação do poder e precipitar as ações, sem aguardar o momento oportuno, pode gerar reações e oposições intransponíveis. Persistir no caminho da firmeza e da correção é a chave para a boa sorte nos períodos de grande força. Para o ser que se encontra na busca de compreensão e crescimento, essa época constitui uma oportunidade para interiorizar a força e, ao mesmo tempo, exercitar os princípios de justiça e consideração pelas pessoas à sua volta. O Livro das Transmutações sempre nos lembra que nos céus e na terra tudo se encontra em eterno movimento. O "poder do grande" não dura para sempre, o que nos coloca a premente questão de reconhecer o gesto adequado e o momento oportuno para promover a frutificação dos dons que nos foram confiados.

O conselho estratégico O homem nobre nunca dá um passo impróprio. Interpretação No período da primavera até o verão, em conformidade com os ciclos cósmicos, a natureza expressa sua força exuberante. É desse mesmo modo que o homem correto acolhe os períodos de grande poder. Mas sua verdadeira grandeza consiste em permanecer em harmonia com o bem e com a ordem. Todas as suas iniciativas, então, florescem e frutificam em benefício de todos.

HEXAGRAMA 35: O PROGRESSO PROGRESSO Progresso! O príncipe é presenteado com grande número de cavalos. Num só dia é recebido três vezes em audiência. O segredo está em deixar refletir em seu próprio interior as virtudes bem-aventuradas. O oráculo Progresso. O príncipe é presenteado com grande número de cavalos.

31

Num só dia é recebido três vezes em audiência. Interpretação O Livro retrata uma situação em que grandes merecimentos são devidamente recompensados. Apresenta a imagem de um nobre e poderoso príncipe que assegura a tranqüilidade de seu povo. Ele dispõe, ao mesmo tempo, de liderança para reunir outros senhores em torno do soberano e reafirmar seu compromisso de lealdade e paz. O soberano reconhece o gesto e o presenteia com generosidade, convidando-o ao seu círculo mais íntimo. Essas imagens podem ser traduzidas como um modelo exemplar para nossa conduta na vida. Quando o homem descobre o seu lugar correto, ele encontra força para assegurar proteção a todos aqueles que se encontram sob sua responsabilidade, e dispõe de compreensão suficiente para reunir seus iguais a serviço de uma força superior. Esses princípios do servir altruísta podem ser aplicados tanto em nossas relações da vida cotidiana quanto em nossa vida espiritual. Os frutos interiores seguramente serão colhidos. O conselho estratégico O homem nobre reflete em si as virtudes bem-aventuradas. Interpretação A transposição do egoísmo coloca o homem de ideais elevados a serviço das forças superiores. Elas o ajudam a transcender as preocupações imediatistas e abrem espaço para a circulação de uma nova qualidade. O despojamento das intenções sombrias faz do homem dedicado um verdadeiro ponto de passagem e reflexão da luz essencial.

HEXAGRAMA 36: O OBSCURECIMENTO OBSCURECIMENTO DA LUZ O Obscurecimento da Luz. Durante a adversidade é favorável a persistência correta. O segredo está em se manter discreto e cuidadoso, para não atrair inimizades desnecessárias.

O oráculo Obscurecimento da luz. É favorável a persistência correta frente à adversidade. Interpretação O hexagrama retrata o período em que a fonte luminosa é ofuscada ou ocultada pelas circunstâncias adversas. Descreve a luz apagada, ferida, tal como ocorre quando um personagem tenebroso ocupa uma posição de poder e prejudica os homens sábios e capazes. Momentos como esses, inevitáveis na vida de cada um, colocam à prova nossa verdadeira condição. O Livro ensina que o homem que cultiva sua inteligência e seu desenvolvimento interior, que demonstra suavidade e aceitação em sua conduta exterior, está em condições de fazer face à adversidade. Em primeiro lugar, é imprescindível permanecer fiel aos próprios princípios. A segunda exigência consiste na avaliação correta da dificuldade existente. Em certas circunstâncias de agressividade e exaltação torna-se uma questão de sobrevivência ocultar a própria luz, ou seja, manter-se discreto e atuar com flexibilidade, para não levantar reações desnecessárias que intensifiquem as hostilidades. Guardar a força e a lucidez para agir no momento oportuno é a grande chave deste hexagrama.

32

O conselho estratégico O homem nobre, ao assumir o governo, embora oculte sua luz, não pode deixar de brilhar. Interpretação Nos períodos adversos, até mesmo aqueles que se encontram em posição de autoridade devem ser cuidadosos e discretos. De nada vale atrair inimizades com críticas aos costumes impróprios da maioria, ou com medidas precipitadas. No entanto, se a própria dignidade e correção forem sustentadas, sua qualidade se expressará com naturalidade, iluminando o meio à sua volta.

HEXAGRAMA 37: A FAMÍLIA FAMÍLIA A Família. A persistência das mulheres traz recompensas. O segredo está em dar peso às palavras, sendo correto e verdadeiro na conduta. O oráculo A Família. A perseverança da mulher é favorável. Interpretação Quando a família encontra sua organização apropriada, todas as relações sociais ficam em ordem. Se há verdadeiro empenho para manter a harmonia familiar, o mundo inteiro se harmoniza. Com essas imagens, o oráculo ressalta a importância de se trabalhar o núcleo fundamental de cada situação como o caminho natural para a construção de espaços mais amplos de trocas e convivência. A família é a célula inicial da sociedade. O hexagrama indica ainda que o núcleo familiar depende da correta relação entre o homem e a mulher, para que a necessária firmeza e autoridade sejam sustentadas: o homem voltado para o exterior e a mulher voltada para o interior. E nesse espaço interior, o centro é mantido pela persistência e fidelidade da mulher. A figura feminina simboliza a suavidade, a receptividade e a humildade interior. As relações dos pais e filhos entre si desenvolvem todas as virtudes necessárias à vida no plano social: o amor ao próximo, a lealdade ao amigo, a responsabilidade pelos encargos assumidos, a deferência aos superiores, a proteção aos mais fracos. O acolhimento das diferenças individuais e o cumprimento do dever próprio de cada um fazem florescer a solidariedade indispensável para que as sociedades encontrem harmonia e paz.

O conselho estratégico A palavra do homem nobre possui conteúdo e sua conduta é constante. Interpretação Para organizarmos uma família ou um grupo precisamos adquirir influência. E para exercermos alguma influência é necessário que nossas palavras tenham força e nossa conduta tenha peso. Uma influência, para ser eficaz, deve se apoiar no que é verdadeiro e persistente no interior, e as palavras precisam se restringir às circunstâncias objetivas. Discursos e advertências vagas não geram qualquer efeito apreciável.

HEXAGRAMA 38: OPOSIÇÃO OPOSIÇÃO É o momento da Oposição. Boa sorte em pequenas coisas. O segredo está em manter sua individualidade, sejam quais forem as companhias.

33

O oráculo Oposição. Boa sorte em pequenas coisas. Interpretação O hexagrama indica uma situação na qual as discordâncias aumentam e prevalece a desunião, a separação. Quando há oposição e distanciamento entre as pessoas, torna-se impraticável qualquer empreendimento em comum. Embora a oposição seja quase sempre vivida como um obstáculo indesejável, ela tem a função de produzir atrito e, desse modo, gerar energia e atividade. O oráculo lembra que Céu e Terra são diferentes mas agem em comum, criando e multiplicando a vida sob as mais diferentes formas. Do mesmo modo, homens e mulheres representam polaridades diferentes, porém complementares; eles se atraem e buscam a união, tocando o elemento comum em meio às diferenças. E, justamente porque o eterno jogo dos pólos opostos segue as leis do cosmo, o hexagrama é favorável. Indica boa sorte, especialmente para aqueles que compreendem as coisas como elas são, sem forçar ou se precipitar. A chave está em saber adaptar-se às diferenças. Não podemos mudar o mundo, mas está ao nosso alcance um gesto, pequeno mas de imenso alcance: o acolhimento da diversidade de forças, que dá vivacidade e renovação à vida celeste e terrestre. O conselho estratégico Em qualquer companhia o homem nobre mantém sua individualidade. Interpretação Mesmo quando existe concordância e convivência com outras pessoas, o homem que busca o conhecimento superior deve manter e aprimorar sua identidade. Ele não precisa abandonar a convivência social, mas toma todo cuidado para não se deixar contaminar pelas coisas vulgares. Mas a contrapartida também é verdadeira para o grande homem: quando o momento exige, ele deve assumir uma disposição ativa e, de forma correta e honesta, deve buscar a concordância entre os homens.

HEXAGRAMA 39: AS DIFICULDADES, DIFICULDADES, A OBSTRUÇÃO OBSTRUÇÃO Dificuldades. O oeste e o sul são favoráveis, mas não o leste e o norte. É aconselhável encontrar o grande homem. A persistência no curso correto traz boa sorte. O segredo está em se voltar para si mesmo e cultivar sua virtude. O oráculo Dificuldades. O oeste e o sul são favoráveis, mas não o leste e o norte. É aconselhável encontrar o grande homem. A persistência no curso correto traz boa sorte. Interpretação O hexagrama descreve dificuldades - problemas, impedimentos e obstruções - que se colocam diante do caminho. O leste e o norte (ou o nordeste) não são favoráveis porque representam as obstruções que não podem ser enfrentadas de imediato. Diante de perigos dessa natureza o mais prudente é deter-se, examinar cuidadosamente a situação e reunir forças para superar os obstáculos no momento apropriado. O oeste e o sul (ou o sudoeste) são favoráveis porque indicam a busca dos amigos que compartilham os mesmos sentimentos e pensamentos.

34

O grande homem simboliza tanto o conhecimento quanto o poder sob o qual devemos nos colocar para encontrar as soluções mais adequadas. Para superar as dificuldades precisamos reconhecer a ajuda eficaz e, sob sua inspiração, estudar novas medidas para transpor os obstáculos. O êxito pode ser alcançado apesar do momento adverso. A perseverança que não perde de vista as metas iniciais, aliada à correção e firmeza na conduta, asseguram boa fortuna.

O conselho estratégico O homem nobre volta-se para si mesmo e cultiva sua virtude. Interpretação Os obstáculos colocados pela vida constituem oportunidades de fortalecimento do caráter e dos recursos para lidar com as circunstâncias. Enquanto nossas tendências inferiores reclamam do mundo e do destino adverso, o homem que busca a consciência aproveita o momento para se examinar e encontrar os equívocos em si próprio. Trata-se de uma grande oportunidade de aprendizado e enriquecimento interior.

HEXAGRAMA 40: 40: A LIBERAÇÃO A Liberação. O oeste e o sul são favoráveis. Quando não se tem mais aonde ir, o regresso traz boa sorte. Se há alguma coisa por fazer,apressar-se traz boa fortuna. O segredo está em perdoar as faltas e ser benevolente na aplicação das penas. O oráculo Liberação. O oeste e o sul são favoráveis. Quando não se tem mais aonde ir, o regresso traz boa sorte. Se há alguma coisa por fazer, apressar-se traz boa fortuna. Interpretação Realizar o gesto adequado para superar as dificuldades e encontrar o caminho da libertação - é esse o ensinamento básico do hexagrama. O oeste e o sul (ou o sudoeste) indicam que as tensões começam a ceder e que o momento é oportuno para retornar às condições normais. Uma imagem para traduzir essa época é a da chuva que alivia as tensões atmosféricas e faz as plantas brotarem. O primeiro cuidado a ser tomado é o de não forçar a situação para obter proveitos além da medida, ou seja, "se não se tem mais aonde ir, o regresso traz boa fortuna". Equilíbrio e suavidade constituem a chave do retorno à harmonia. Uma segunda advertência, porém, deve ser levada em conta. Se há ainda alguma coisa por fazer, algum corte inevitável, alguma medida a ser tomada, é imprescindível que a ação seja rápida e direta. Desse modo, a boa sorte está assegurada.

O conselho estratégico O homem nobre tende a perdoar as faltas e a ser benevolente na aplicação das penas. Interpretação O homem de qualidade não se precipita quando tem que tratar dos erros e falhas que provocaram tensões. Ele é

35

indulgente e não fica insistindo sobre as falhas e equívocos não intencionais. Mesmo as faltas e transgressões deliberadas, ele as considera com benevolência e mostra-se inclinado ao perdão.

HEXAGRAMA 41: A DIMINUIÇÃO DIMINUIÇÃO A Diminuição acompanhada de sinceridade promove extraordinária boa sorte, livrede erro. É favorável ter um objetivo ou meta ideal. Duas pequenas tigelas são suficientes para o sacrifício. O segredo está em controlar a ira e moderar seus desejos. O oráculo Diminuição acompanhada de sinceridade promove extraordinária boa sorte, livre de erro. É favorável ter um objetivo ou meta ideal. Mas como? Duas pequenas tigelas são suficientes para o sacrifício. Interpretação A diminuição e o aumento são pólos inevitáveis das leis do céu e da terra. Eles se alternam no ritmo próprio e cabe ao homem aprender a se adaptar às condições do momento. Perda e ganho, fluxo e refluxo - tudo tem sua ocasião apropriada. A confiança e a sinceridade são as virtudes mais valiosas para fazer face aos períodos em que os recursos são reduzidos. Qualquer gesto desesperado de preservar a segurança pessoal às custas do que se encontram em posição inferior agravará as incertezas. Envergonhar-se e tentar manter as aparências para encobrir os pontos carentes também não leva a qualquer transformação substancial. Ao contrário, é na própria simplicidade e humildade que se encontram as forças para novas iniciativas. O hexagrama convida à busca da verdade interior, dos ideais mais profundos do ser, livre das aparências e formalidades exteriores que, no correr da vida, acabaram tomando o lugar do essencial. O segredo da boa sorte está em diminuir o peso das roupagens e cultivar a beleza transparente da veracidade. Igualmente, nos ritos religiosos, não conta a pompa e a riqueza dos paramentos e dos objetos cerimoniais, mas sim a força do conteúdo, a sinceridade do coração.

O conselho estratégico O homem nobre controla sua ira e é moderado em seus desejos. Interpretação Os impulsos instintivos, quando se descontrolam e se tornam passionais, constituem fonte de desperdício e de esvaziamento da energia vital. Situações como essa impõem uma diminuição. "A ira deve ser atenuada através da tranqüilidade, os impulsos refreados pelas delimitações. Graças a essa diminuição dos poderes inferiores da alma, seus aspectos superiores são enriquecidos." (Wilhelm).

HEXAGRAMA 42: O AUMENTO AUMENTO O Aumento. É favorável ter um objetivo. É vantajoso atravessar o grande rio. O segredo é imitar o que é bom e se afastar dos erros observados em si próprio.

36

O oráculo Aumento. É favorável ter um objetivo. É vantajoso atravessar o grande rio. Interpretação O hexagrama ensina como administrar os ganhos. Quando aqueles que se encontram em situação vantajosa ajudam os que estão na base, toda a comunidade é beneficiada. Quando as pessoas são despertadas para o sentimento de alegria e gratidão por seus dirigentes, tornam-se capazes de realizar projetos difíceis e demorados. É por essa razão que existem perspectivas favoráveis para objetivos que exigem empreendimentos a longo prazo. Os comentários tradicionais desse hexagrama também mencionam um objeto de madeira, uma ponte ou um barco, que favorece a travessia das "grandes águas", ou seja, uma mudança significativa nas condições. Os ganhos e os aumentos alternam-se de modo infalível com as perdas e diminuições, de acordo com as leis do céu e da terra. No período de aumento o progresso é constante e diário, com dádivas do céu e frutos da terra. No entanto, existe o momento oportuno para cada iniciativa: a fase de ganhos não é eterna e deve ser aproveitada enquanto dura.

O conselho estratégico O homem nobre, quando vê o que é bom, procura imitar. Mas ao observar seus erros, deles se afasta. Interpretação Os períodos de prosperidade não se refletem apenas no plano material. O homem que busca seu desenvolvimento interior reconhece o momento oportuno para integrar em si o que descobre de bom nos outros seres. Quando percebe seus próprios enganos e limitações, procura corrigir-se. Libertar-se do mal é seu ganho mais importante.

HEXAGRAMA 43: A DETERMINAÇÃO DETERMINAÇÃO A Determinação. Ao fazer uma proclamação na côrte real, a sinceridade envolve perigo. Ao notificar sua própria cidade, não é favorável recorrer às armas. É favorável seguir um objetivo. O segredo está em distribuir os ganhos com aqueles que se encontram abaixo. O oráculo Determinação. Ao fazer uma proclamação na côrte real, a sinceridade envolve perigo. Ao notificar sua própria cidade, não é favorável recorrer às armas. É favorável seguir um objetivo. Interpretação Este hexagrama, também conhecido por "Irromper", "Decisão" ou "Eliminação de Obstáculos", trata de uma situação em que medidas drásticas e arriscadas precisam ser tomadas para combater o mal. Expor francamente o que se passa constitui um perigo que, se for utilizado com consciência e cautela, poderá trazer ótimo resultado. O momento é oportuno para a remoção do mal e o restabelecimento da harmonia. Um cuidado porém torna-se imprescindível: não se deixar arrastar por atitudes impulsivas ou pela utilização prematura da força, ou seja, "não é favorável recorrer às

37

armas". Wilhelm cita quatro regras para o sucesso do bem no combate contra o mal: 1. A determinação deve repousar na união da força com a benevolência. 2. Não é possível um compromisso com o mal: ele deve ser desacreditado abertamente. 3. O combate não deve ser conduzido com violência; quando o mal é denunciado, ele recorre às armas e, se revidarmos, seremos envolvidos pelo ódio e pelas paixões. 4. A melhor maneira de combater o mal é um progresso enérgico no bem. O conselho estratégico O homem nobre distribui seus ganhos aos que estão abaixo; em sua virtude, renuncia aos bens acumulados. Interpretação Quando a acumulação da riqueza ultrapassa um certo ponto, há risco de um desmoronamento brutal. Aquele que acumula riqueza só para si, sem pensar nos outros, também sofrerá grandes perdas. Toda acumulação é seguida por uma dispersão. É por essa razão que o sábio age oportunamente e já começa distribuir enquanto recolhe.

HEXAGRAMA HEXAGRAMA 44: O ENCONTRO O Encontro! A moça é forte e poderosa. Não se case. O segredo está em dar as ordens com clareza, divulgando aos quatro cantos. O oráculo Encontro. A moça é forte e poderosa. Não se case. Interpretação O hexagrama descreve uma situação em que o fraco e o forte se dirigem um ao encontro do outro. Mas se a parte fraca (simbolizada por uma jovem) é ambiciosa e se entrega só para alcançar o poder e se, por sua vez, o forte é condescendente e se permite distrações fáceis, aparentemente inofensivas, a situação pode ser tornar insustentável. O oráculo recomenda, portanto, atenção e retidão para se evitar acontecimentos prejudiciais. Quem investe no perigo, certamente colherá perigo. Resistir ao mal e evitar que ele se alastre - é esse o desafio fundamental que o hexagrama apresenta. Mas nem todo encontro é prejudicial. Quando a força é controlada e utilizada com correção, tudo corre bem no mundo. É do encontro do Céu e da Terra que a existência frutifica e as criaturas se expandem. Quando o dirigente e seu auxiliar encontram um ponto de acordo, os empreendimentos alcançam êxito. Quando o homem e a mulher se dirigem um ao encontro do outro, sem segundas intenções ou propósitos desonestos, as uniões se consumam de acordo.

O conselho estratégico Quando o dirigente dá uma ordem, ela é proclamada pelos quatro cantos. Interpretação Para que os encontros desejáveis se realizem, é preciso que a intenção ganhe força para se concretizar. O mesmo acontece com o dirigente que tem a responsabilidade de uma realização coletiva: suas ordens não só devem ser claras e compreensíveis, como também necessitam ser rigorosamente divulgadas para chegarem a todos aqueles que participam do esforço comum.

38

HEXAGRAMA 45: A REUNIÃO REUNIÃO A Reunião propicia sucesso. O rei se aproxima do templo. É aconselhável encontrar o grande homem. A persistência no curso correto traz recompensas. Grandes sacrifícios são oferecidos - boa sorte! É favorável ter em vista um objetivo. O segredo é renovar as armas para se proteger contra os imprevistos. O oráculo Reunião. Sucesso! O rei se aproxima do templo. É aconselhável encontrar o grande homem. Isso assegura o sucesso. A persistência no curso correto traz recompensas. Grandes sacrifícios são oferecidos - boa sorte! É favorável ter em vista um objetivo. Interpretação Quando as forças disponíveis se reúnem para alcançar um objetivo, e encontram uma liderança eficaz, o sucesso está praticamente assegurado. A imagem do rei que se aproxima do templo revela como é importante a atitude do dirigente: quanto mais ele estiver imbuído do sentido global do esforço a ser realizado, tão mais profundo será o resultado alcançado. Quanto mais ele estiver aberto às influências superiores, maior será a abrangência. A recomendação de ir ao encontro do grande homem lembra que as realizações de longo alcance não repousam sobre uma única pessoa. Encontrar as orientações e conselhos úteis, reunir as diferentes habilidades indispensáveis aos objetivos traçados, representam a chave do êxito quando as intenções são corretas e justas. A boa sorte que decorre dos grandes sacrifícios significa que as ações estão de acordo com a vontade céu e que não há razão para dúvidas. Ao observarmos o que cada pessoa reúne para si mesma, podemos compreender melhor como ela é. Se estivermos atentos ao modo pelo qual as uniões se realizam compreenderemos as tendências naturais de todas as coisas, no céu e na terra.

O conselho estratégico O homem nobre renova suas armas para se proteger contra os imprevistos. Interpretação Sempre que se reúnem e se acumulam grande quantidade de pessoas ou de bens, tornam-se inevitáveis as disputas e os desentendimentos. Muitos sofrimentos decorrem de acontecimentos que parecem imprevistos, mas que poderiam ter sido evitados se estivéssemos atentos às forças em jogo. É por essa razão que devemos nos preparar, em plena época de entendimento e cooperação, para os inevitáveis momentos de atritos e competições.

HEXAGRAMA 46: ASCENSÃO ASCENSÃO Ascensão. Sucesso supremo!

39

É essencial encontrar o grande homem para afastar a ansiedade. Progredir para o sul traz boa sorte. O segredo é seguir o caminho da virtude: acumular as pequenas coisas para alcançar o que é grande e elevado. O oráculo Ascensão. Sucesso supremo! É essencial encontrar o grande homem para afastar a ansiedade. Progredir para o sul traz boa sorte. Interpretação O Livro retrata o momento oportuno para os fracos subirem, graças à união da suavidade e da aceitação. O hexagrama revela que embora nossa posição atual não seja a ideal, se soubermos aproveitar as oportunidades conseguiremos ser bem sucedidos. O importante é manter a sinceridade e a humildade, e estar atentos para aprender com o processo de ascensão. O oráculo afirma que devemos ir ao encontro de pessoas mais bem situadas que nós. Se permanecemos sinceros encontramos acolhimento e boa vontade. Não há razão para qualquer temor, e grandes bênçãos serão obtidas. Progredir para o sul significa colocar-se em ação, começar a trabalhar, porque é esse o caminho da boa sorte. Para ascender com êxito, precisamos de um objetivo claro e de ânimo para seguir em frente. O conselho estratégico O homem nobre segue o caminho da virtude: acumula as pequenas coisas para alcançar o que é grande e elevado. Interpretação O crescimento orgânico, o desenvolvimento interior ou a ascensão no mundo dos homens não se faz num único salto. Ao contrário, para que o homem se torne firme e confiável, seu crescimento e ascensão devem ser gradativos, sustentados pela dedicação e persistência.

HEXAGRAMA 47: 47: A ADVERSIDADE Adversidade. Sucesso graças à persistência correta. Para o verdadeiramente grande, boa sorte e ausência de erro. Ele tem algo a dizer, mas não é ouvido. O exemplo a seguir é o do homem nobre que arrisca a própria vida para seguir sua vontade. O oráculo Adversidade. Sucesso graças à persistência correta. Para o verdadeiramente grande, boa sorte e ausência de erro. Ele tem algo a dizer, mas não é ouvido. Interpretação O hexagrama fala dos momentos de provação, nos quais os recursos se esgotam e advém o cansaço. As causas de tal adversidade quase sempre estão ocultas, e torna-se difícil para o homem aceitar as armadilhas impostas pelo destino. Os fracos se abatem e caem na passividade depressiva ou, então, se desesperam e se deixam arrastar por ações prematuras, inadequadas, que esgotam mais ainda seus poucos recursos. Só os homens de valor se colocam à altura das provas e obtêm sucesso. A consciência da inevitável flutuação da

40

fortuna, da alternância das fases de luz e de sombra, amenizam os sofrimentos. Armado de calma e paciência, o homem verdadeiramente grande toma a adversidade como uma oportunidade de treinamento, de fortalecimento para uma vida mais madura. Desse modo cria as bases do sucesso pelo caminho correto. Os períodos de opressão reforçam o valor interno, mas não favorecem a atuação no plano exterior da vida. O homem correto pode ter o que falar, mas não encontrará boa acolhida. Ele não se deixa abater por isso e reconhece que as épocas de adversidade exigem força interior e sobriedade nas palavras.

O conselho estratégico O homem nobre arrisca a própria vida para seguir sua vontade. Interpretação Quando o destino adverso se impõe, só nos resta aceitar a realidade tal como se apresenta. Embora nada possa fazer exteriormente, o homem que busca o crescimento permanece fiel a si mesmo, aos seus ideais mais profundos. É desse modo que conseguiremos superar as fatalidades externas e ganhar forças para as realizações posteriores.

HEXAGRAMA 48: O POÇO O Poço. Pode-se mudar uma cidade, mas não um poço. O poço não aumenta nem diminui. As pessoas vão e vêm e recolhem a água. Se antes de a corda alcançar a água, o cântaro se quebra, isso traz infortúnio. O segredo está em encorajar as pessoas em seu trabalho e incentivar a ajuda mútua.

O oráculo O poço. Pode-se mudar uma cidade, mas não um poço. O poço não aumenta nem diminui. As pessoas vão e vêm e recolhem a água. Se antes de a corda alcançar a água, o cântaro se quebra, isso traz infortúnio. Interpretação O poço representa a fonte que atende as necessidades mais primordiais dos seres, e que permanece inalterada desde a mais remota antigüidade. Mudam-se os usos e os costumes, os estilos de comportamento e as expressões culturais, mas a forma do poço continua a mesma, simbolizando as necessidades imutáveis da existência humana. O poço também representa a sustentação inesgotável da vida, que persiste pelas gerações sucessivas. É uma fonte estável, confiável, sempre disponível. Simboliza igualmente os talentos ocultos, numa pessoa ou na sociedade, que exigem algum tipo de esforço e atenção para virem à tona e se desenvolverem. A menção ao cântaro que se quebra representa uma enérgica advertência do Livro quanto à atenção a ser dada ao momento em que nos encontramos. Todo cuidado é pouco. Gestos precipitados, ou o descuido de não cumprir inteiramente as obrigações assumidas, podem comprometer irremediavelmente a situação em que nos encontramos. O conselho estratégico O homem nobre encoraja o povo em seu trabalho e incentiva a ajuda mútua. Interpretação O modelo que o Livro nos oferece para fazer face à situação do momento é buscarmos uma totalidade orgânica, incentivando que cada parte conheça o melhor possível as necessidades do conjunto. A visão do todo favorece o espírito de solidariedade em benefício do todo e de todos.

HEXAGRAMA 49: A REVOLUÇÃO REVOLUÇÃO 41

A Revolução. Ela só terá crédito quando for completada. Sublime sucesso! A determinação no rumo correto traz recompensas. Os motivos para arrependimento desaparecem. O segredo está no conhecimento exato dos ciclos, para reconhecer com clareza a fase em que se está. O oráculo Revolução. Ela só terá crédito quando for completada. Sublime sucesso! A determinação no rumo correto traz recompensas. Os motivos para arrependimento desaparecem. Interpretação Os antigos sábios chineses explicavam esse hexagrama comparando-o a duas mulheres que vivem juntas mas têm mentes e vontades diversas. Essa situação cria uma verdadeira revolução que propicia a mudança e a renovação. O fato de que a renovação só alcançará crédito e confiança quando estiver completa significa que as iniciativas e as mudanças devem vir primeiro e que apenas mais tarde se obterá a confiança da maioria. Para que o êxito seja consistente e alcance estabilidade, é indispensável manter a correção de conduta e a cautela, e permanecer atento para agir de modo adequado e no momento oportuno. A revolução é um recurso extremo que só deve ser utilizado quando não há outra saída. A precipitação e a ansiedade, nas épocas de grandes transformações, não só tornam mais inflamadas as forças em jogo, como também podem levar a guerras inúteis e intermináveis. Uma vez vitoriosa a revolução, o arrependimento desaparece, os cuidados e as preocupações se acabam. Estar receptivo às atividades renovadoras das forças celestiais e terrestres permite que tudo se cumpra de modo adequado. "Os tempos mudam e, com eles, as exigências." Assim também mudam as disposições humanas, as estações do ano e os ciclos cósmicos em sua infindável renovação.

O conselho estratégico O homem nobre regula o calendário e assinala com clareza o tempo das estações. Interpretação Para poder atuar e administrar seus afazeres em harmonia com as mudanças da natureza, o homem precisa compreender a regularidade dos ciclos e de suas fases. Quando descobre a ordem que se esconde por trás das mudanças aparentemente caóticas da existência, ele pode prever o rumo dos acontecimentos e se adaptar às circunstâncias e exigências dos tempos.

HEXAGRAMA 50: O CALDEIRÃO CALDEIRÃO O Caldeirão indica grande progresso. Sucesso supremo. O segredo é permanecer de modo correto em sua posição e respeitar os desejos do céu.

O oráculo O Caldeirão. Grande progresso. Sucesso supremo. Interpretação

42

O santo sábio cozinha para realizar sacrifício ao Senhor Supremo do Céu, e para alimentar as pessoas santas e virtuosas. O caldeirão - que também pode ser um vaso de sacrifício ritual - tanto serve para realizar as oferendas à divindade, como para preparar os alimentos para os homens. O processo de preparação dos alimentos exemplifica as transformações que se fazem pela ação do fogo. Simboliza as transmutações da alma para penetrar na esfera do invisível e do transcendente. Necessitamos para isso da ajuda do mestre que sabiamente orienta todo o processo. "A suprema revelação de Deus se encontra nos profetas e nos santos" O caldeirão, o vaso, o cálice, também simbolizam a receptividade do coração. É por essa razão que o Livro valoriza o acolhimento e a flexibilidade, que tornam a visão e a audição mais aguçadas. E assim se manifesta a intuição do caminho correto e da ação oportuna para a transformação e a renovação da existência.

O conselho estratégico O homem nobre mantém-se correto em todas as suas posições e respeita os desejos do céu. Interpretação Quando o homem encontra seu lugar, ou, em outras palavras, quando assume com correção e lealdade suas obrigações e responsabilidades, tudo caminha bem para ele e para os que se encontram à sua volta. Ao se posicionar adequadamente, ele harmoniza a vida e o destino.

HEXAGRAMA 51: O TROVÃO TROVÃO O Trovão. Sucesso! A comoção chega com uma alegria assustadora. Seu estrondo aterroriza as pessoas num raio de cem léguas, mas ele não derrama o vinho da taça de sacrifícios. O segredo está em meditar e retificar sua vida.

O oráculo Trovão - sucesso! A comoção chega com uma alegria assustadora. Seu estrondo aterroriza as pessoas num raio de cem léguas, mas ele não derrama o vinho da taça de sacrifícios. Interpretação O hexagrama fala das poderosas forças naturais que promovem o crescimento de tudo. Assustadoras em suas manifestações, elas têm resultados benéficos. O oráculo revela que as comoções que abalam nossa rotina têm a importante função de nos despertar. Quanto mais aprendemos a fazer face ao inesperado, aos imprevistos que nos surpreendem, mais ganhamos em experiência e estabilidade interior. Os sustos podem nos ajudar a permanecer mais atentos às circunstâncias e, desse modo, evitar os desastres. Não derramar da taça ritual o vinho do ofertório simboliza a presença de um homem de qualidade, confiável, que consegue levar até o final seus compromissos e obrigações, apesar de todos os tropeços e dificuldades exteriores. Aquele que persiste no rumo correto, mesmo quando as circunstâncias levantam agitações e provocam pânico, pode ser considerado um grande homem, ao qual se podem confiar os mais sérios encargos. Ele terá êxito.

43

O conselho estratégico O homem nobre medita para retificar sua vida. Interpretação O temor diante das repetidas comoções, a reverência diante das forças superiores, constituem uma grande oportunidade para o homem corrigir seu modo de vida. Examinar o próprio coração é o caminho para se adequar à vontade celeste e encontrar a harmonia com a vida na terra.

HEXAGRAMA 52: A QUIET QUIETUDE Quietude. Manter as costas retas e recolher-se; caminhar pelo pátio e não ver ninguém nenhum erro! O segredo está em não permitir que os pensamentos e as emoções desviem do que é correto. O oráculo Quietude. Manter as costas retas e recolher-se, caminhar pelo pátio e não ver ninguém - nenhum erro! Interpretação É sinal de sabedoria parar e descansar quando está na hora do descanso, e agir quando está na hora da ação. Através da atividade e da imobilidade, cada qual em seu momento apropriado, o homem consegue um progresso glorioso. O êxito depende essencialmente de, primeiro, reconhecer o momento oportuno para se deter e refletir sobre os passos dados. Para não ir além da medida, é preciso quietude e disposição, abertura para observar e se questionar. Ao mesmo tempo, devemos identificar o lugar adequado para a prática do recolhimento, estabelecendo a distinção entre o sólido e o inconsistente, entre o silêncio inspirador e o alarido superficial, entre a verdade interior e a sedução pelas ilusões do mundo interno e externo. Acolhendo as alternâncias entre o recolhimento e a ação, permanecemos em harmonia com as exigências do tempo e nossa vida se ilumina. Agimos de acordo com as leis do universo e não há espaço para os erros e arrependimentos.

O conselho estratégico O homem nobre medita para que seus pensamentos e emoções não o afastem de sua posição. Interpretação "O coração pensa sem parar" dizem alguns comentários antigos, lembrando que habitualmente vivemos uma mistura de pensamentos e sentimentos. Para que as motivações inferiores não nos arrastem e nos desviem da correção é importante um exame de consciência, a contemplação de nós mesmos em momentos de quietude.

HEXAGRAMA 53: O PROGRESSO PROGRESSO GRADUAL Progresso Gradual. O casamento da jovem traz boa fortuna.

44

A persistência no curso correto traz recompensa. O segredo está em manter a virtude, a dignidade, inclinando as pessoas para a bondade.

O oráculo Progresso gradual. O casamento da jovem traz boa fortuna. A persistência no curso correto traz recompensa. Interpretação O hexagrama fala de tudo aquilo que cresce e se desenvolve pouco a pouco, passo a passo. Utiliza para isso a imagem das condições afetivas e das formalidades que são gradualmente preenchidas até uma jovem acompanhar seu esposo para constituir um novo lar. O mesmo modelo pode ser aplicado nas diferentes iniciativas pessoais ou profissionais, nas relações de parceria ou naquelas em que se quer exercer alguma influência sobre os outros. Um progresso gradual não significa falta de ânimo ou de coragem. Indica que o avanço lento, com passos seguros, garante conquistas estáveis e duradouras. Os obstáculos vencidos desse modo não esgotam os recursos e são transpostos com maior eficácia. Quando cultivamos de verdade a paciência e a tranqüilidade interior, essas virtudes se exteriorizam como suavidade e adaptação, firmes e penetrantes. O caráter do crescimento gradual se manifesta na linha do tempo e, por essa razão, necessita da perseverança numa direção clara e compreensível. O conselho estratégico O homem nobre, por manter sua virtude e dignidade, inclina o povo para a bondade. Interpretação Para que se possa exercer influência sobre outros, os estímulos devem ser persistentes e graduais. Nenhum choque ou despertar repentino tem efeitos duradouros. O crescimento individual ou de grupos precisa ser orgânico como o de uma árvore. Para o processo ter êxito, é indispensável que a personalidade que exerce influência cultive suas próprias virtudes e esteja em constante esforço de aprimoramento moral.

HEXAGRAMA 54: O CASAMENTO CASAMENTO DA JOVEM O Casamento da Jovem. Avançar traz infortúnios. Nenhuma ação ou objetivo é favorável. O segredo está em reconhecer e evitar, à luz dos fins superiores, tudo aquilo que é mau e transitório. O oráculo O Casamento da Jovem. Avançar traz infortúnios. Nenhuma ação ou objetivo é favorável. Interpretação Esse hexagrama simboliza a união dos opostos - dos princípios celeste e terrestre - que dá origem a toda manifestação na natureza. Ensina também que o afeto espontâneo entre o homem e a mulher, livre de artificialidade e precipitação, cria a base sólida para um casamento frutificar. No lar, a figura feminina - com suas virtudes de suavidade e receptividade - desempenha o papel central numa união harmoniosa e duradoura. É por essa razão que não se devem forçar as condições do momento. Precipitar as iniciativas, ou deixar que a ansiedade tome conta da situação, pode acarretar conseqüências muito desfavoráveis. Há momentos que impõem retidão e recolhimento. O avanço voluntarioso na direção do objetivo desejado terá efeito

45

nefasto. Em tais épocas, o segredo está em encontrar um lugar de paz, enquanto aguardamos que os prazos se cumpram.

O conselho estratégico O homem nobre, à luz da finalidade eterna, reconhece o que é mau e transitório desde o início. Interpretação O Livro recomenda evitar qualquer atitude imediatista, que só quer tirar vantagem das situações do momento. Quem age assim, fica ao sabor dos estímulos passageiros e perde de vista as grandes metas que dariam sentido e dignidade à existência. O homem de qualidade, como não perde de vista os fins superiores, reconhece com clareza a ação adequada e justa em cada passo de seu caminho.

HEXAGRAMA 55: A ABUNDÂNCIA ABUNDÂNCIA Abundância. Sucesso! O rei atinge o ponto. Não fique triste; seja como o sol ao meio-dia. O segredo está em decidir as questões e aplicar as penalidades. O oráculo Abundância. Sucesso! O rei atinge o ponto. Não fique triste; seja como o sol ao meio-dia. Interpretação Trata-se de um período de abundância e todas as coisas estão favorecidas. Mas não é qualquer mortal que se encontra à altura de promover uma época de grandeza e prosperidade. Só um grande líder pode assumir a iniciativa e alcançar as metas que beneficiam toda a coletividade. O oráculo também alerta para as leis da impermanência e da alternância das polaridades opostas. O ponto máximo da abundância e da acumulação de riquezas não pode ser mantido eternamente, e deve dar lugar à uma época de distribuição e partilha. Só os homens sábios e valorosos são aptos para administrar as riquezas inteiramente livres de egoísmo e arrogância. Eles não temem a sucessão dos ciclos e nem se entristecem com a previsão de épocas de contenção; nos períodos de prosperidade e riqueza - seja material ou espiritual - já começam a repartir os bens entre todos os seres. A maré alta e a maré baixa, o fluxo e o refluxo de tudo o que existe no céu ocorrem no momento apropriado. Grandes mudanças podem ocorrer entre os homens, e muito mais ainda em sua atividade espiritual.

O conselho estratégico O homem nobre decide as questões legais e aplica as penalidades. Interpretação As leis e as normas estabelecidas devem ser aplicadas. Quando ocorrem infrações, o homem correto não protela suas decisões. Com clareza interior faz uma exata investigação dos fatos e, com firmeza, garante a justa aplicação das penalidades.

46

HEXAGRAMA 56: O VIAJANTE VIAJANTE O Viajante. Sucesso em pequenos assuntos. Persistência e correção trazem boa sorte ao viajante. O segredo está em administrar as penalidades com sabedoria e cautela, e não permitir que as disputas se prolonguem. O oráculo O Viajante. Sucesso em pequenos assuntos. Persistência e correção trazem boa sorte ao viajante. Interpretação O viajante, para ser bem sucedido em seus empreendimentos, deve evitar gestos inadequados aos costumes das terras em que se encontra. Como é estrangeiro e não tem um círculo de relações, não pode ser rude ou exigente. Com cautela e reserva evitará o mal. Se estiver atento aos detalhes, mesmo nos assuntos que parecem de menor importância, terá todo êxito. A correção do viajante está em manter sua integridade: deve hospedar-se em lugares apropriados e manter contato somente com as boas pessoas. Se assim fizer, encontrará boa fortuna e seguirá seu caminho sem problemas. O hexagrama "simboliza o momento passageiro. A viagem traz a mensagem de preparação, antes da viagem; de equilíbrio, durante a viagem; e de reflexão, depois da viagem". (Wu Jyh Cheng) O conselho estratégico O homem nobre administra as penalidades com sabedoria e cautela, e não permite que as disputas se prolonguem. Interpretação Os processos e penalidades devem ser atos passageiros, para corrigir os rumos, e não podem constituir um fim em si mesmos. É por essa razão que os homens atentos se dedicam a resolver as pendências com a maior presteza possível, para reencaminhar de modo produtivo as energias disponíveis.

HEXAGRAMA 57: A SUAVIDADE SUAVIDADE A Suavidade propicia sucesso através do que é pequeno. É favorável ter um objetivo e procurar o grande homem. O segredo está em transmitir suas ordens a todos e executar suas tarefas de acordo com a vontade do céu. O oráculo Suavidade. Sucesso através do que é pequeno. É favorável ter um objetivo e procurar o grande homem. Interpretação O princípio da suavidade, que o hexagrama retrata, inclui ainda a idéia de humildade, de penetração, e de ceder. O Livro lembra que para cumprir a vontade do céu é preciso completa submissão. A suave penetração produz efeitos graduais, quase imperceptíveis; são porém os mais consistentes e duradouros. Está prometido o sucesso, não porém mediante a imposição da própria vontade, mas pela receptividade que se deixa tocar pelas circunstâncias e pelas necessidades dos que se encontram ao redor. Nos momentos difíceis da vida, a humildade diante das forças que o ultrapassam constitui a virtude que ajuda o homem a encontrar o apoio dos outros

47

e um novo rumo. A orientação do oráculo, para mantermos um objetivo e procurarmos o grande homem, indica que mesmo uma pequena força poderá obter grandes resultados se estiver sob orientação de alguém sábio e verdadeiramente capaz. A persistência e a determinação, exercidas com cautelosa suavidade, sob inspiração da justiça e do equilíbrio, propiciam o sucesso. O conselho estratégico O homem nobre transmite suas ordens a todos e executa suas tarefas de acordo com a vontade do céu. Interpretação Para um empreendimento coletivo alcançar plena realização, é necessário que o pensamento do dirigente penetre na alma do povo. Para tanto, sua influência deve ser contínua e compreensível. O líder orienta e explica com clareza os propósito almejados; se ele está a serviço de metas superiores terá o poder de executar suas obrigações com perfeição.

HEXAGRAMA 58: A ALEGRIA ALEGRIA Alegria. Sucesso! A perseverança no curso correto traz recompensas. O segredo consiste em reunir os amigos para conversar e praticar. O oráculo Alegria. Sucesso! A perseverança no curso correto traz recompensas. Interpretação Buscar a alegria e os prazeres através da persistência correta é o modo de realizar a vontade do céu e atender aos desejos dos homens. A alegria é contagiante e, por isso mesmo, favorece o sucesso. Para não degenerar em excitação e euforia descontrolada, ela deve se pautar pela sinceridade interior e pela suavidade no relacionamento social. Quando conduzidos com alegria, os grupos aliviam sua carga. Se as dificuldades são enfrentadas de modo alegre, até o risco da morte é esquecido. A maior qualidade da alegria é encorajar as pessoas a seguirem no caminho do crescimento e da superação. Um líder deve manter diálogo aberto e alegre pois, desse modo, consegue a adesão e a lealdade de seu grupo. O efeito da intimidação é passageiro. Mas se, ao contrário, "conquistamos os homens pela amabilidade, eles aceitam de bom coração as coisas penosas e não se atemorizam nem mesmo diante da própria morte, tão grande é o poder da alegria sobre os homens". (Wilhelm) O conselho estratégico O homem nobre reúne seus amigos para conversar e praticar. Interpretação Para que o saber permaneça vivo e vigoroso é preciso um intercâmbio estimulante. Quando os homens com afinidades se encontram para debater e aplicar as verdades da vida, o conhecimento se amplia pelo intercâmbio e a prática se fortalece pela ajuda mútua. A busca entre amigos mantém a alegria e a jovialidade; o pressentimento da verdade torna-se muito mais claro quando partilhado.

48

HEXAGRAMA 59: A DISPERSÃO DISPERSÃO Dispersão. Sucesso! O rei se aproxima do templo. É favorável atravessar o grande rio. A persistência no curso correto traz recompensas. O segredo está em dissolver o egoísmo e abrir o coração aos poderes do Eterno. O oráculo Dispersão. Sucesso! O rei se aproxima do templo. É favorável atravessar o grande rio. A persistência no curso correto traz recompensas. Interpretação A dispersão - se representar a dissolução do egoísmo que separa - é fonte de sucesso. O egoísmo humano pode ser superado com o auxílio das forças religiosas, quando somos tocados pelo sentimento de devoção, ou ao sermos atravessados pelo sentimento do Eterno. A imagem do rei que se aproxima do templo pode significar que a realização dos ritos e cerimônias tradicionais, com seus cantos e festividades, promove a consciência da origem comum de todos os seres e o sentimento de amor ao próximo. Esse símbolo também pode ser traduzido como as práticas de interiorização e de meditação que o buscador está convidado a realizar para aprofundar a consciência de si. "A atitude forte e o sacrifício dos pequenos egos são necessários para a recuperação do grande Eu". (Wu Jyh Cheng) Comentários antigos acrescentam que "a vantagem de atravessar o grande rio é que resultados concretos podem ser obtidos de montar em madeira", o que pode, entre outras coisas, simbolizar a naturalidade e a correta flexibilidade. A correção do propósito e a persistência trazem recompensas ao homem.

O conselho estratégico Os reis da antigüidade construíam templos para fazer sacrifícios aos Senhor Supremo. Interpretação O templo é a representação exterior do espaço íntimo no ser humano, no qual o contato tangível com o Divino pode se manifestar. O templo - tanto o interior como o exterior - é o lugar em que a rigidez e o egoísmo são soprados e dissolvidos, dando espaço ao sentimento de fraternidade que desperta durante o rito de adoração da Divindade Suprema.

HEXAGRAMA 60: A LIMITAÇÃO LIMITAÇÃO Limitação. Sucesso! Não se deve persistir com normas severas ou exageradas. O segredo está em utilizar os números e as medidas para deliberar sobre a conduta correta. O oráculo Limitação. Sucesso! Não se deve persistir com normas severas ou exageradas. Interpretação O oráculo nos põe diante da questão da disciplina, com suas normas e regulamentações, que limitam as ações dos homens. Num nível ainda mais alto, nos coloca frente às leis do universo que estabelecem limites ao movimento dos

49

próprios astros. É em razão dos limites da natureza que temos as estações do ano e o ciclo do dia e da noite, indispensáveis à manutenção da vida. Na vida diária, a economia nos períodos de abundância garante o sustento nos períodos de carência; ser comedido evita humilhações e sofrimentos. O excesso de limitações, porém, pode se tornar prejudicial, sufocando a criatividade e comprometendo o fluir equilibrado da vida. A severidade excessiva aniquila a alegria e o ânimo de solidariedade. "Se o homem quiser impor limites muito severos à sua própria natureza, ela sofrerá. Se quiser ir muito longe nas limitações impostas aos outros, eles se rebelarão. É por isso que são necessários limites à própria limitação". (Wilhelm) O conselho estratégico O homem nobre elabora seu sistema de números e medidas, para examinar e discutir a virtude e a conduta corretas. Interpretação O estabelecimento de limites faz com que a vida adquira um novo significado. Fixar com clareza esses limites constitui a coluna vertebral da moralidade. As possibilidades ilimitadas não ajudam os homens, que ficam sujeitos a se dissolverem na indeterminação. Um homem está maduro e firme quando define seus próprios limites e determina de modo espontâneo suas obrigações.

HEXAGRAMA 61: A SINCERIDADE SINCERIDADE E CONFIANÇA Sinceridade e Confiança. Golfinhos - boa sorte! É favorável atravessar o grande rio. A persistência na direção correta é vantajosa. O segredo está em ser cauteloso nos julgamentos e adiar a aplicação das penalidades extremas. O oráculo Sinceridade e Confiança. Golfinhos - boa sorte! É favorável atravessar o grande rio. A persistência na direção correta é vantajosa. Interpretação O hexagrama fala da sinceridade profunda, da verdade interior. Por associar a alegria e flexibilidade, ela toca e aproxima as pessoas, propiciando a harmonia e a comunhão. A confiança é tão grande que pode assegurar o desenvolvimento da nação. A boa sorte simbolizada pelos golfinhos é a de conquistar a confiança de todas as criaturas através da alegria direta, sem reservas ou segundas intenções. É favorável seguir em frente - "atravessar o grande rio" - tomando as medidas necessárias para concretizar nossos objetivos. E os comentaristas antigos acrescentam que para tanto "é vantajoso fazer uso de um barco vazio", o que pode ser entendido como uma disposição aberta, livre de conceitos e expectativas que limitariam a criatividade. Confiança e verdade interior não querem dizer intimidade sem critérios, pois uma cumplicidade desonesta só levará a resultados desastrosos. Apenas quando as alianças se alicerçam na retidão e na firmeza os laços permanecem fortes o bastante para vencer as forças adversas. "A ligação sincera entre as pessoas depende de um contato interior; quando duas vontades estão unidas, haverá uma natural ressonância." (Wu Jyh Cheng) O conselho estratégico

50

O homem nobre é cauteloso em seus julgamentos e adia a condenação de pessoas à morte. Interpretação Quando precisa julgar os erros de outros homens, o buscador da verdade procura penetrar suas mentes com compreensão. Saber perdoar em tais circunstâncias pode se constituir na forma suprema de justiça, pois gera uma impressão moral tão forte que propicia a retificação da conduta. O perdão, concedido de modo apropriado e no momento oportuno, tem um profundo alcance humano e espiritual.

HEXAGRAMA 62: O PEQUENO PEQUENO SUCESSO O Pequeno Sucesso assegura progresso e realização. A persistência correta traz recompensas. É possível realizar pequenas coisas, mas não as grandes. Os pássaros que voam alto avisam: é favorável descer, e não subir. Haverá muito boa sorte.. O segredo está em ser humilde na conduta; no luto, dar predominância à tristeza; nas despesas, fazer prevalecer a economia. O oráculo O Pequeno Sucesso assegura progresso e realização. A persistência correta traz recompensas. É possível realizar pequenas coisas, mas não as grandes. Os pássaros que voam alto avisam: é favorável descer, e não subir. Haverá muito boa sorte. Interpretação O oráculo prevê sucesso para os pequenos, porque é o momento de serem recompensados pela persistência correta. Também denominado Preponderância do Pequeno, Pequeno Excesso ou Pequeno Exagero, esse hexagrama esclarece a relação entre o excesso e a carência, bem como o caminho para harmonizar essas duas faces do destino. Não é uma época para alimentar aspirações muito altas, mas para limitar-se a metas mais humildes. Justamente nessa adequação às exigências do momento é que se encontra a solução para as carências e danos do período. É esse o sentido da imagem do pássaro que não deve se exceder, voando para altitudes superiores à sua força, mas sim descer para a terra onde se encontra o seu ninho. A modéstia e a conduta correta serão recompensados pela boa sorte. O conselho estratégico O homem nobre é humilde em sua conduta; no luto ele dá predominância à tristeza; em suas despesas prevalece a economia. Interpretação Todo aquele que busca pela consistência íntima deve estar atento, mais que o homem comum, à conduta adequada a cada situação de vida. Ele é consciencioso em cada ato. "Em caso de luto, a emoção significa mais para ele do que as formalidades externas. Em seus gastos pessoais ele é muito simples e despretensioso. Mas o essencial dessa atitude que se afasta do comum é que em assuntos externos ele está ao lado dos humildes." (Wilhelm).

51

HEXAGRAMA 63: APÓS A CONCLUSÃO Após a Conclusão. Sucesso em pequenas coisas. A perseverança no curso correto traz recompensas. Boa sorte no começo, desordem no final. O segredo está em refletir sobre o infortúnio e prevenir-se contra ele. O oráculo Após a Conclusão. Sucesso em pequenas coisas. A perseverança no curso correto traz recompensas. Boa sorte no começo, desordem no final. Interpretação Quando um empreendimento é concluído com sucesso e se encontra no auge, começam os desafios para sustentar a ascensão. Nenhuma plenitude, porém, pode ser mantida indefinidamente: no auge do verão já se instala o germe do inverno; a partir do meio-dia o Sol se dirige para o inevitável ocaso. É por essa razão que um progresso maior só pode ser obtido nos detalhes, em pequenas coisas. Após um longo empenho para alcançar as metas, numa época em que aparentemente tudo está em ordem, os homens tendem a relaxar o esforço, deixando que as coisas sigam seu próprio movimento. Aí reside a raiz da decadência que apressa a desordem final. A desordem, porém, não é uma fatalidade. Aquele que conhece as leis da alternância dos ciclos de prosperidade e de declínio, pode administrar os efeitos da inércia e prolongar, graças à perseverança correta, as épocas de prosperidade.

O conselho estratégico O homem nobre reflete sobre o infortúnio e se previne de antemão contra ele. Interpretação As forças antagônicas, quando em atrito, geram energias necessárias ao homem e ao cosmo. Por serem hostis, essas forças exigem a máxima atenção para que possam ficar em relativo equilíbrio e evitar os danos. Mesmo quando tudo parece em ordem, o sábio reconhece os sinais do perigo e sabe como afastá-lo, graças às precauções tomadas no momento oportuno.

HEXAGRAMA 64: ANTES DA CONCLUSÃO Antes da Conclusão. Sucesso. Se a raposa, quase ao completar a travessia da corrente, molha sua cauda na água, nada será favorável. O segredo está em ser cauteloso ao distinguir as coisas, para que cada uma ocupe o lugar adequado. O oráculo Antes da Conclusão. Sucesso. Se a raposa, quase ao completar a travessia, molha sua cauda na água, nada será favorável.

52

Interpretação O hexagrama simboliza o momento que antecede uma conquista ou a realização de um empreendimento. As condições são difíceis e as tarefas exigem grande responsabilidade. O momento, apesar de delicado, promete bons resultados. O Livro, para ensinar a conduta correta em tais situações, utiliza como imagem a cautela de uma velha raposa andando sobre o gelo. Orelhas levantadas para perceber qualquer estalo de gelo partindo, ela procura com grande cuidado pisar nos lugares seguros. Já uma jovem raposa, que desconhece essa prudência, avança com ousadia e pode cair na água, molhando sua cauda quando está prestes a completar a travessia. Para ela, todo o esforço foi inútil. Nos períodos que precedem a conclusão, a cautela e a reflexão são condições fundamentais para o sucesso.

O conselho estratégico O homem nobre é cauteloso ao distinguir as coisas, para que cada uma ocupe o lugar adequado. Interpretação Para alcançar um resultado favorável, é preciso analisar a natureza das forças em jogo e descobrir a posição que corresponde a cada uma. Dispostas de modo adequado, as forças produzirão o efeito esperado e a conclusão terá êxito. A condição para um homem manejar as forças externas é, antes de tudo, adotar o ponto de vista correto. Só a partir desse momento poderá ele agir de modo correto.

53

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF