histria-de-portugal-1222350041054449-9 (1).ppt
Short Description
Download histria-de-portugal-1222350041054449-9 (1).ppt...
Description
Portugal é a nossa pátria. Juntamente com a Espanha, Espanha, forma a Península Ibérica. Ibérica. Há muitos, muitos anos a Península Ibérica foi habitada por vários povos.
Esses povos – Iberos, eltas, !enícios, "regos, artagineses, #omanos, $isigodos e %rabes – %rabes – tinham diferentes costumes e religi&es. 'a uni(o dos eltas com os Iberos, resultaram os eltiberos eltiberos.. 'este povo distinguiu)se um grupo ) os *usitanos +ue deu origem ao povo portugus, $iriato era o hefe.
Há muitos vestígios +ue testemunham a permanncia desse povos na Península . -s #omanos tiveram grande influncia na forma de viver dos povos da Península. Introduiram os seus costumes e as suas leis. !oi da sua língua, o latim, latim, +ue derivou o portugus.
-s #omanos construíram pontes, monumentos, estradas, a+uedutos, termas/0inda e1istem em Portugal vestígios do seu domínio.
2as os #omanos foram pouco a pouco, dominados por povos 3árbaros, 4uevos e $isigodos. Estes eram pag(os, mas depois converteram)se ao cristianismo.
-s 2u5ulmanos ou 2ouros foram os 6ltimos invasores da Península Ibérica. $ieram do norte de %frica e estabeleceram)se em +uase todo o territ7rio. -s 2u5ulmanos introduiram novos costumes nas regi&es onde se fi1aram. 8(o eram crist(os e perseguiam os +ue acreditavam no cristianismo.
0s popula5&es crist(s refugiaram)se nas 0st6rias, no 8orte da Península, onde come5ou a recon+uista crist(. !ormaram)se, depois, novos reinos crist(os9 *e(o, astela, 8avarra e 0rag(o.
'. 0fonso $I, rei de *e(o, foi au1iliado por alguns cavaleiros estrangeiros, na luta contra os mouros. '. Henri+ue e '. #aimundo foram os +ue mais se distinguiram nessa a:uda.
'o reino de *e(o faia parte o ondado Portucalense, territ7rio +ue se estendia entre o 2inho e o 2ondego. '. Henri+ue casou com '. ;eresa, filha do rei de *e(o. omo recompensa pela sua a:uda, '. Henri+ue recebeu do rei de *e(o o governo do ondado Portucalense.
- ondado Portucalense n(o era independente. '. Henri+ue tinha de prestar obedincia ao rei de *e(o. '. Henri+ue tentou tornar o ondado independente, mas morreu sem o conseguir. 0 independncia do ondado Portucalense foi conseguida por '. 0fonso Henri+ues, filho de '. Henri+ue e de '. ;eresa. Para isso '. 0fonso Henri+ues teve de lutar contra o seu primo 0fonso $II, rei de *e(o, a +uem tinha de continuar a prestar obedincia e contra as tropas da sua m(e >?@, os dois primos assinaram um tratado de pa, em Aamora. 0fonso $II de *e(o reconhece o título de rei a '. 0fonso Henri+ues e a independncia de Portugal. 'á)se o início da >.B 'inastia.
Para alargar o territ7rio, '. 0fonso Henri+ues teve de travar lutas contra os 2ouros. on+uistou)lhes 4antarém, *isboa, 0lcácer do 4al, vora e 3e:a.
- 0lgarve foi definitivamente con+uistado no reinado de '. 0fonso III, em >C?D. Portugal atingiu assim a fronteira +ue ho:e tem.
Em >CDF, no reinado de '. 'inis,=, foi criada a primeira universidade portuguesa, desenvolveu)se muito a agricultura, foi o rei '. 'inis @?G, surgiu a Peste 8egra +ue diimou cerca de um ter5o da popula5(o portuguesa.
- seu filho '. Pedro, casado com '. onstan5a, apai1onou)se pela dama de companhia de sua mulher '. Ins de astro.
Em >@G@, teve início a crise @G@)>@G=. 0 morte de '. !ernando originou uma disputa pelo trono portugus entre '. 3eatri < filha de '. !ernando= e '. 0nt7nio Prior do rato @G '. Jo(o < 2estre de 0vis=, é aclamado rei de Portugal, < come5a assim a C.B 'inastia=. astela n(o aceita esta aclama5(o e iniciou uma guerra com Portugal. Kma das batalhas mais importantes foi a 3atalha de 0l:ubarrota. 8esta 3atalha o e1ército portugus foi comandado por '. 8uno %lvares Pereira. 0 padeira de 0l:ubarrota foi uma personagem popular +ue ficou conhecida nesta 3atalha.
!oi no reinado de '. Jo(o I +ue Portugal iniciou a sua e1pans(o. Em >?>, os portugueses con+uistaram aos mu5ulmanos euta, ri+uíssima cidade do 8orte de %frica.
- Infante '. Henri+ue, filho de '. Jo(o I, foi o impulsionador da e1pans(o marítima. !oi no 0lgarve ?>D e >?CF, respectivamente. 0lguns anos mais tarde ?CL=, 'iogo de 4ilves descobriu algumas ilhas dos 05ores.
0s viagens por mar continuaram e novas terras foram descobertas. "il Eanes conseguiu a proea de passar o abo 3o:ador, o +ue :á há muito era dese:ado pelo Infante '. Henri+ue. 47 depois passou a ser possível continuar a descoberta da costa ocidental da %frica.
"uiné as ilhas de abo $erde e de 4. ;omé e Príncipe foram descobertas na costa ocidental de %frica. grande sonho do Infante '. Henri+ue era poder chegar M Nndia por mar. 2as n(o conseguiu ver esse sonho realiado.
'epois da morte do Infante, os Portugueses continuaram com esse mesmo sonho. Para o tornarem realidade era necessário saber se havia passagem do oceano 0tlOntico para o oceano Nndico .
costa da "uiné vinham caravelas +ue traiam mercadorias do interior da %frica. om a descoberta das terras da costa ocidental da %frica, os Portugueses tiveram acesso a essas mercadorias Q ouro, marfim e panos de seda Q +ue trocavam por outras. Essas ri+ueas abriram novos caminhos para o comércio portugus.
0 pimenta, o cravo, a canela, a no)moscada, os perfumes e outros produtos do -riente eram muito difíceis de ad+uirir. $inham de muito longe e demoravam muito tempo a chegar, o +ue os tornava e1cessivamente caros.
Em >?GG, 3artolomeu 'ias dobra o abo das ;ormentas, +ue passou a chamar)se abo da 3oa Esperan5a.
Ruando $asco da "ama descobriu o caminho marítimo para a Nndia, em >?DG, os portugueses puderam entrar em contacto directo com o -riente e o comércio das especiarias orientais passou a ser feito por Portugal.
2ais tarde, em >FF, Pedro %lvares abral descobriu o 3rasil. - 3rasil era um territ7rio e1tenso e muito rico. 'e lá vieram também muitas ri+ueas9 madeiras, a56car, ouro, diamantes...
8o reinado de '. Jo(o III, :ulga)se +ue em >C?, nasceu um dos maiores poetas portugueses, *uís de am&es, +ue escreveu -s *usíadas, onde é contado a Hist7ria de Portugal em verso. 'i)se +ue am&es salvou a nado o manuscrito de -s *usíadas. 8a viagem o barco naufragou e ele teve de se lan5ar M água para o salvar.
om os 'escobrimentos, os portugueses deram a conhecer ao mundo novos territ7rios, novos mares, e diferentes produtos. ;ambém a:udaram a divulgar a fé crist(.
0lguns anos depois o rei '. 4ebasti(o morreu na 3atalha de 0lcácer Ruibir sem dei1ar descendentes. 4ucedeu)lhe o seu tio, o ardeal '. Henri+ue, +ue morreu dois anos mais tarde, sem nomear um sucessor. Portugal ficou assim sem rei.
Em >GF, o rei de Espanha invadiu Portugal e, vencendo os portugueses, tornou)se rei de Portugal com o nome de !ilipe I. Portugal perdeu a sua independncia e foi governado durante SF anos por trs reis espanh7is.
!oi um período de recess(o para Portugal. -s portugueses estavam sob o domínio espanhol, eram obrigados a combater nas guerras espanholas, os impostos aumentavam, a agricultura, o comércio, a ind6stria/foram abandonados. Esta realidade deu origem a um descontentamento geral. 8a manh( de > de 'eembro de >S?F,um grupo de nobres foi ao pa5o e1pulsou o governo espanhol, e declarou '. Jo(o, 'u+ue de 3ragan5a, futuro rei de Portugal.
Iniciou)se a ?.B 'inastia, com o rei '. Jo(o I$, conhecido como o #estaurador.
Em >L ocorreu o terramoto de *isboa +ue destruiu +uase toda a cidade. 8a recupera5(o da capital do país notabiliou)se o 2ar+us de Pombal, 4ebasti(o de arvalho e 2elo, primeiro 2inistro de rei '. José I.
Em >GFL, os franceses invadiram Portugal, dando início Ms invas&es francesas.
0 família real perante a amea5a das tropas francesas, refugiou)se no 3rasil.
0 ausncia prolongada do rei e o aumento dos impostos fe crescer o descontentamento do povo, originando um período de revolu5&es constantes.
- rei '. Jo(o $I regressou a Portugal em >GC>. Em >GCC, '. Pedro filho de '. Jo(o $I, declarou a independncia do 3rasil.
'. 2iguel irm(o de '. Pedro n(o concorda com as Ideias *iberalista e apoiado pelos 0bsolutistas por duas vees proclama de novo a 2onar+uia 0bsoluta, mas o #egime *iberal acaba por vencer. '. Pedro em virtude de ser Imperador do 3rasil abdica do trono em favor da sua filha '. 2aria da "l7ria. omo esta era menor '. 2iguel toma conta da #egncia do #eino e instaura o #egime 0bsoluto. Este facto origina uma guerra civil e '. 2iguel é derrotado.
8o dia > de !evereiro de >DFG '. arlos e o príncipe herdeiro, '. *uís !ilipe s(o abatidos a tiro no ;erreiro do Pa5o.
- rei '. 2anuel II foi o 6ltimo rei de Portugal.
'esde >>?@, Portugal foi governado por vários reis. Era uma monar+uia. 8a monar+uia, o chefe da 8a5(o é o rei.
- rei governa durante toda a vida. Ruando o rei morre, sucede)lhe o seu filho mais velho.
2uitos portugueses come5aram a n(o gostar desta forma de governo, por+ue achavam +ue o rei n(o tinha competncia para resolver os problemas da sociedade portuguesa e +ue s7 outra forma de governo o podia conseguir
Em >D>F, no dia de -utubro, deu)se uma revolu5(o +ue pTs fim M monar+uia e proclamou a #ep6blica. 0 #ep6blica é uma forma de governo em +ue o poder é e1ercido por um presidente escolhido pelo povo através de elei5&es. 0 bandeira nacional passou a ser vermelha e verde e o Hino 8acional 0 Portuguesa.
'r. ;e7filo 3raga foi nomeado presidente do governo provis7rio da #ep6blica Portuguesa. Publicou)se a >.B onstitui5(o #epublicana em >D>>. - 'r. 2anuel de 0rriaga foi eleito >.U Presidente da #ep6blica. -s governos +ue se formaram ap7s a revolu5(o n(o conseguiram acabar com os problemas da 8a5(o. -s governos pouco tempo se mantinham no poder. -s portugueses sentiam)se cada ve mais descontentes. 8o dia CG de 2aio de >DCS iniciou)se, em 3raga, uma revolu5(o, chefiada pelo general "omes da osta.
Passado algum tempo, o general armona foi eleito presidente da #ep6blica e chamou para o governo o professor -liveira 4alaar
Portugal come5ou ent(o a ser dirigido por um governo +ue se manteve no poder algumas deenas de anos.
- tempo foi passando, mas os Portugueses dese:avam viver em liberdade e em democracia.
8o dia C de 0bril de >DL?, um grupo de militares revoltou)se e derrubou o governo, esta revolu5(o ficou conhecida pela #evolu5(o dos ravos.
View more...
Comments