histria-de-portugal-1222350041054449-9 (1).ppt

May 9, 2019 | Author: Marta Carvalho | Category: Portugal, Republic, Iberian Peninsula, Independence, Age Of Discovery
Share Embed Donate


Short Description

Download histria-de-portugal-1222350041054449-9 (1).ppt...

Description

Portugal é a nossa pátria. Juntamente com a Espanha, Espanha, forma a Península Ibérica. Ibérica. Há muitos, muitos anos a Península Ibérica foi habitada por vários povos.

Esses povos – Iberos, eltas, !enícios, "regos, artagineses, #omanos, $isigodos e %rabes – %rabes – tinham diferentes costumes e religi&es. 'a uni(o dos eltas com os Iberos, resultaram os eltiberos eltiberos.. 'este povo distinguiu)se um grupo ) os *usitanos +ue deu origem ao povo portugus, $iriato era o hefe.

Há muitos vestígios +ue testemunham a permanncia desse povos na Península . -s #omanos tiveram grande influncia na forma de viver dos povos da Península. Introduiram os seus costumes e as suas leis. !oi da sua língua, o latim, latim, +ue derivou o portugus.

-s #omanos construíram pontes, monumentos, estradas, a+uedutos, termas/0inda e1istem em Portugal vestígios do seu domínio.

2as os #omanos foram pouco a pouco, dominados por povos 3árbaros, 4uevos e $isigodos. Estes eram pag(os, mas depois converteram)se ao cristianismo.

-s 2u5ulmanos ou 2ouros foram os 6ltimos invasores da Península Ibérica. $ieram do norte de %frica e estabeleceram)se em +uase todo o territ7rio. -s 2u5ulmanos introduiram novos costumes nas regi&es onde se fi1aram. 8(o eram crist(os e perseguiam os +ue acreditavam no cristianismo.

0s popula5&es crist(s refugiaram)se nas 0st6rias, no 8orte da Península, onde come5ou a recon+uista crist(. !ormaram)se, depois, novos reinos crist(os9 *e(o, astela, 8avarra e 0rag(o.

'. 0fonso $I, rei de *e(o, foi au1iliado por alguns cavaleiros estrangeiros, na luta contra os mouros. '. Henri+ue e '. #aimundo foram os +ue mais se distinguiram nessa a:uda.

'o reino de *e(o faia parte o ondado Portucalense, territ7rio +ue se estendia entre o 2inho e o 2ondego. '. Henri+ue casou com '. ;eresa, filha do rei de *e(o. omo recompensa pela sua a:uda, '. Henri+ue recebeu do rei de *e(o o governo do ondado Portucalense.

- ondado Portucalense n(o era independente. '. Henri+ue tinha de prestar obedincia ao rei de *e(o. '. Henri+ue tentou tornar o ondado independente, mas morreu sem o conseguir. 0 independncia do ondado Portucalense foi conseguida por '. 0fonso Henri+ues, filho de '. Henri+ue e de '. ;eresa. Para isso '. 0fonso Henri+ues teve de lutar contra o seu primo 0fonso $II, rei de *e(o, a +uem tinha de continuar a prestar obedincia e contra as tropas da sua m(e >?@, os dois primos assinaram um tratado de pa, em Aamora. 0fonso $II de *e(o reconhece o título de rei a '. 0fonso Henri+ues e a independncia de Portugal. 'á)se o início da >.B 'inastia.

Para alargar o territ7rio, '. 0fonso Henri+ues teve de travar lutas contra os 2ouros. on+uistou)lhes 4antarém, *isboa, 0lcácer do 4al, vora e 3e:a.

- 0lgarve foi definitivamente con+uistado no reinado de '. 0fonso III, em >C?D. Portugal atingiu assim a fronteira +ue ho:e tem.

Em >CDF, no reinado de '. 'inis,=, foi criada a primeira universidade portuguesa, desenvolveu)se muito a agricultura, foi o rei '. 'inis @?G, surgiu a Peste 8egra +ue diimou cerca de um ter5o da popula5(o portuguesa.

- seu filho '. Pedro, casado com '. onstan5a, apai1onou)se pela dama de companhia de sua mulher '. Ins de astro.

Em >@G@, teve início a crise @G@)>@G=. 0 morte de '. !ernando originou uma disputa pelo trono portugus entre '. 3eatri < filha de '. !ernando= e '. 0nt7nio Prior do rato @G '. Jo(o < 2estre de 0vis=, é aclamado rei de Portugal, < come5a assim a C.B 'inastia=. astela n(o aceita esta aclama5(o e iniciou uma guerra com Portugal. Kma das batalhas mais importantes foi a 3atalha de 0l:ubarrota. 8esta 3atalha o e1ército portugus foi comandado por '. 8uno %lvares Pereira. 0 padeira de 0l:ubarrota foi uma personagem popular +ue ficou conhecida nesta 3atalha.

!oi no reinado de '. Jo(o I +ue Portugal iniciou a sua e1pans(o. Em >?>, os portugueses con+uistaram aos mu5ulmanos euta, ri+uíssima cidade do 8orte de %frica.

- Infante '. Henri+ue, filho de '. Jo(o I, foi o impulsionador da e1pans(o marítima. !oi no 0lgarve ?>D e >?CF, respectivamente. 0lguns anos mais tarde ?CL=, 'iogo de 4ilves descobriu algumas ilhas dos 05ores.

0s viagens por mar continuaram e novas terras foram descobertas. "il Eanes conseguiu a proea de passar o abo 3o:ador, o +ue :á há muito era dese:ado pelo Infante '. Henri+ue. 47 depois passou a ser possível continuar a descoberta da costa ocidental da %frica.

"uiné as ilhas de abo $erde e de 4. ;omé e Príncipe foram descobertas na costa ocidental de %frica. grande sonho do Infante '. Henri+ue era poder chegar M Nndia por mar. 2as n(o conseguiu ver esse sonho realiado.

'epois da morte do Infante, os Portugueses continuaram com esse mesmo sonho. Para o tornarem realidade era necessário saber se havia passagem do oceano 0tlOntico para o oceano Nndico .

 costa da "uiné vinham caravelas +ue traiam mercadorias do interior da %frica. om a descoberta das terras da costa ocidental da %frica, os Portugueses tiveram acesso a essas mercadorias Q ouro, marfim e panos de seda Q +ue trocavam por outras. Essas ri+ueas abriram novos caminhos para o comércio portugus.

0 pimenta, o cravo, a canela, a no)moscada, os perfumes e outros produtos do -riente eram muito difíceis de ad+uirir. $inham de muito longe e demoravam muito tempo a chegar, o +ue os tornava e1cessivamente caros.

Em >?GG, 3artolomeu 'ias dobra o abo das ;ormentas, +ue passou a chamar)se abo da 3oa Esperan5a.

Ruando $asco da "ama descobriu o caminho marítimo para a Nndia, em >?DG, os portugueses puderam entrar em contacto directo com o -riente e o comércio das especiarias orientais passou a ser feito por Portugal.

2ais tarde, em >FF, Pedro %lvares abral descobriu o 3rasil. - 3rasil era um territ7rio e1tenso e muito rico. 'e lá vieram também muitas ri+ueas9 madeiras, a56car, ouro, diamantes...

8o reinado de '. Jo(o III, :ulga)se +ue em >C?, nasceu um dos maiores poetas portugueses, *uís de am&es, +ue escreveu  -s *usíadas, onde é contado a Hist7ria de Portugal em verso. 'i)se +ue am&es salvou a nado o manuscrito de -s *usíadas. 8a viagem o barco naufragou e ele teve de se lan5ar M água para o salvar.

om os 'escobrimentos, os portugueses deram a conhecer ao mundo novos territ7rios, novos mares, e diferentes produtos. ;ambém a:udaram a divulgar a fé crist(.

0lguns anos depois o rei '. 4ebasti(o morreu na 3atalha de 0lcácer Ruibir sem dei1ar descendentes. 4ucedeu)lhe o seu tio, o ardeal '. Henri+ue, +ue morreu dois anos mais tarde, sem nomear um sucessor. Portugal ficou assim sem rei.

Em >GF, o rei de Espanha invadiu Portugal e, vencendo os portugueses, tornou)se rei de Portugal com o nome de !ilipe I. Portugal perdeu a sua independncia e foi governado durante SF anos por trs reis espanh7is.

!oi um período de recess(o para Portugal. -s portugueses estavam sob o domínio espanhol, eram obrigados a combater nas guerras espanholas, os impostos aumentavam, a agricultura, o comércio, a ind6stria/foram abandonados. Esta realidade deu origem a um descontentamento geral. 8a manh( de > de 'eembro de >S?F,um grupo de nobres foi ao pa5o e1pulsou o governo espanhol, e declarou '. Jo(o, 'u+ue de 3ragan5a, futuro rei de Portugal.

Iniciou)se a ?.B 'inastia, com o rei '. Jo(o I$, conhecido como o #estaurador.

Em >L ocorreu o terramoto de *isboa +ue destruiu +uase toda a cidade. 8a recupera5(o da capital do país notabiliou)se o 2ar+us de Pombal, 4ebasti(o de arvalho e 2elo, primeiro 2inistro de rei '. José I.

Em >GFL, os franceses invadiram Portugal, dando início Ms invas&es francesas.

0 família real perante a amea5a das tropas francesas, refugiou)se no 3rasil.

0 ausncia prolongada do rei e o aumento dos impostos fe crescer o descontentamento do povo, originando um período de revolu5&es constantes.

- rei '. Jo(o $I regressou a Portugal em >GC>. Em >GCC, '. Pedro filho de '. Jo(o $I, declarou a independncia do 3rasil.

'. 2iguel irm(o de '. Pedro n(o concorda com as Ideias *iberalista e apoiado pelos 0bsolutistas por duas vees proclama de novo a 2onar+uia 0bsoluta, mas o #egime *iberal acaba por vencer. '. Pedro em virtude de ser Imperador do 3rasil abdica do trono em favor da sua filha '. 2aria da "l7ria. omo esta era menor '. 2iguel toma conta da #egncia do #eino e instaura o #egime 0bsoluto. Este facto origina uma guerra civil e '. 2iguel é derrotado.

8o dia > de !evereiro de >DFG '. arlos e o príncipe herdeiro, '. *uís !ilipe s(o abatidos a tiro no ;erreiro do Pa5o.

- rei '. 2anuel II foi o 6ltimo rei de Portugal.

'esde >>?@, Portugal foi governado por vários reis. Era uma monar+uia. 8a monar+uia, o chefe da 8a5(o é o rei.

- rei governa durante toda a vida. Ruando o rei morre, sucede)lhe o seu filho mais velho.

2uitos portugueses come5aram a n(o gostar desta forma de governo, por+ue achavam +ue o rei n(o tinha competncia para resolver os problemas da sociedade portuguesa e +ue s7 outra forma de governo o podia conseguir

Em >D>F, no dia  de -utubro, deu)se uma revolu5(o +ue pTs fim M monar+uia e proclamou a #ep6blica. 0 #ep6blica é uma forma de governo em +ue o poder é e1ercido por um presidente escolhido pelo povo através de elei5&es. 0 bandeira nacional passou a ser vermelha e verde e o Hino 8acional  0 Portuguesa.

'r. ;e7filo 3raga foi nomeado presidente do governo provis7rio da #ep6blica Portuguesa. Publicou)se a >.B onstitui5(o #epublicana em >D>>. - 'r. 2anuel de 0rriaga foi eleito >.U Presidente da #ep6blica. -s governos +ue se formaram ap7s a revolu5(o n(o conseguiram acabar com os problemas da 8a5(o. -s governos pouco tempo se mantinham no poder. -s portugueses sentiam)se cada ve mais descontentes. 8o dia CG de 2aio de >DCS iniciou)se, em 3raga, uma revolu5(o, chefiada pelo general "omes da osta.

Passado algum tempo, o general armona foi eleito presidente da #ep6blica e chamou para o governo o professor -liveira 4alaar

Portugal come5ou ent(o a ser dirigido por um governo +ue se manteve no poder algumas deenas de anos.

- tempo foi passando, mas os Portugueses dese:avam viver em liberdade e em democracia.

8o dia C de 0bril de >DL?, um grupo de militares revoltou)se e derrubou o governo, esta revolu5(o ficou conhecida pela #evolu5(o dos ravos.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF