Higiene do Ambiente
Short Description
Descrição: Higiene do Ambiente em Idosos...
Description
Higiene do Ambiente Técnicas de Limpeza
Higiene do Ambiente
Objetivos Gerais: No final da sessão os formandos deverão ser capazes de identificar e selecionar as diferentes técnicas de limpeza em função das situações específicas e dos espaços a higienizar.
Higiene do Ambiente
Objetivos Específicos: No final da sessão os formandos deverão ser capazes de identificar corretamente, através de exemplos teórico-práticos:
• As diferentes etapas das técnicas de limpeza; • Dicas gerais de arrumação e limpeza do quarto e da casa de banho.
Higiene do Ambiente
Técnicas de Limpeza: a) Limpeza:
- É a remoção de todo material estranho (lixo, matéria orgânica) de objetos ou superfícies. - É realizada através de fricção mecânica, utilizando Água e Sabão, auxiliada por esponja, pano, escova com a finalidade de remover a sujidade. - Deve preceder a desinfecção.
Higiene do Ambiente b) Desinfeção:
- Processo que elimina microrganismos patogénicos em objetos inanimados. - É realizada utilizando-se Agentes Químicos e Físicos e tem a finalidade de eliminar microrganismos.
Higiene do Ambiente c) Aspirar:
- É uma operação de higiene que visa remover a sujidade do chão. - O uso de vassouras é contra indicado, pois, ao usar-se vassoura levantam-se microrganismos juntamente com a poeira.
Higiene do Ambiente
Dicas gerais de arrumação e limpeza do quarto e da casa de banho:
- Recolher sempre o lixo antes de iniciar a limpeza de um espaço do lar. - Não usar lixívia nem produtos demasiado “agressivos” quimicamente.
- Nunca deixar o chão húmido!!! O chão, teto, paredes e equipamentos de qualquer espaço frequentado pelo idoso deve estar perfeitamente seco para evitar quedas.
Higiene do Ambiente - Lavar sempre todo o material após a limpeza - Limpar pó com pano húmido - Limpar de cima para baixo (do tecto para o chão, ou seja, das zonas mais limpas para as mais sujas). - Usar diferentes utensílios para limpar as louças mais sujas, de forma a evitar a infecção cruzada.
Higiene do Ambiente - A par da limpeza das instalações e dos equipamentos (ex: lavatório, balcões, …) é sempre
necessário realizar a desinfecção, para evitar a propagação de bactérias. Esta deve ser diária. - As roupas dos idosos devem estar arrumadas de modo a estarem acessíveis ao idoso, quer no quarto, quer na casa de banho. Nem muito abaixo, nem muito acima da sua altura média.
Higiene do Ambiente - Os objetos pessoais dos idosos devem, após a limpeza e arrumação, voltar a ser colocados exactamente na mesma ordem na qual estavam e que era significativa para o idoso. Na arrumação é importante deixar o quarto do idoso e a casa de banho com a mesma organização. Na terceira idade a manutenção de rotinas é muito importante. Qualquer alteração só vai contribuir para a sua desorientação e despromoção da autonomia.
Higiene do Ambiente - No quarto, é importante que os objetos e utensílios mais importantes para o idoso (ex: água, telefone, …) estejam na mesa de cabeceira do seu
lado dominante (ex: lado direito). - Quer no quarto, quer na casa de banho, não devem ser deixados tapetes/carpetes soltos, sob risco de queda dos idosos. Devem ser colocados tapetes antiderrapantes perfeitamente presos de forma a evitar quedas.
Higiene do Ambiente
SÍNTESE: As Técnicas de Limpeza realizam-se em 3 etapas: - Limpeza, Desinfeção e Aspiração;
*E ainda as Dicas Gerais de limpeza e arrumação do quarto e casa de banho.
Higiene do Ambiente
Conclusão: “O Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.”
Chico Xavier Espírita Brasileiro
View more...
Comments