Guia Do Aluno

July 15, 2018 | Author: Fabricio Xabixo | Category: Distance Education, Email, Internet, Call Centre, Internship
Share Embed Donate


Short Description

Download Guia Do Aluno...

Description

Guia do Aluno

Cursos Técnicos

GAT

Desenvolvimento de conteúdo, mediação pedagógica e design gráfico

Equipe Técnico Pedagógica do Instituto Monitor 

Monitor Editorial Ltda.

 Av. Rangel Pestana, Pestan a, 1105 1105 - São Paulo - SP - 03001-000  Tel.: (1 (11) 3555-1000 3555-1000 / Fax: (11) (11) 3555-1020 3555-1020  www.institu tomonitor.com.br  Impresso no Parque Gráfi co do Instituto Monitor   Av. Rangel Pestana, Pestan a, 11 1113 - São Paulo - SP - 03001-000  Tel: (11) (11) 3555-1023 3555-1023 [email protected] 

Todos os direitos reservados Lei nº 9.610 de 19/02/98

2ª Edição - Maio /2010

Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio, principalmen princi palmente te por sistemas gráficos, reprográfi re prográfi cos, fotográfi cos, etc.,, bem como a memorização e/ou recuperação total ou parcial, etc. ou inclusão deste trabalho em qualquer sistema ou arquivo de processamento de dados, sem prévia autorização escrita da editora. Os infratores estão sujeitos às penalidades da lei, respondendo solidariamente as empresas responsáveis pela produção de cópias.

        l       a         i       r       o        t         i         d       e

Seja muito bem-vindo! É um enorme prazer ter você como nosso aluno. Um prazer e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade porque sabemos que você está confiando a nós o seu futuro. Esteja certo de que deu um grande passo ao escolher o Instituto Monitor para completar a sua formação. Nestes 70 anos de experiência, educamos e incluímos no mercado de trabalho mais de 5 milhões de pessoas, ajudando a construir muitas histórias de sucesso no Brasil e no mundo.

Roberto Palhares

De nossa parte, você terá tudo o que for preciso para ser bem-sucedido nos estudos: professores experientes e capacitados, material didático de qualidade, atendimento personalizado e muito mais. Cabe a você estudar com dedicação e empenho, tomando para si a responsabilidade de fazer o melhor.

Você terá tudo o que for preciso para ser bem-sucedido.

Sei que a caminhada não é fácil. Afinal, hoje sou mantenedor do Instituto Monitor, mas na década de 1960 fui aluno dessa instituição. Assim como você, sei quais são as dificuldades que encontramos quando estudar depende apenas de nós. Mas você pode contar com a nossa ajuda sempre que precisar.. Tenha certeza de que de que haverá uma precisar equipe de profissionais pronta para segurar a sua mão e caminhar ao seu lado. Dizem que sonho que se sonha junto torna-se realidade. E nós acreditamos nisso. Então, mãos à obra!

Seja muito bem-vindo ao a o Instituto Monitor. Roberto Palhares Mantenedor do Instituto Monitor

Parabéns! Nossa primeira palavra para você é PARABÉNS! Você deu um passo muito importante em sua carreira ao se matricular no Instituto Monitor. A partir de agora, o grande desafio é aproveitar a proveitar ao máximo o material didático e toda a infraestrutura i nfraestrutura de apoio que oferecemos aos alunos para que você conquiste uma formação completa. A proposta do Instituto Monitor é oferecer educação de qualidade e, mais do que isso, criar condições para que você se sinta apoiado, acompanhado, atendido. Foi por isso que elaboramos especialmente para você este Guia do Aluno. Nele, estão contidas todas as informações sobre seu curso, os serviços do Instituto Monitor, Monitor, além de seus direitos e deveres como aluno. E nas páginas finais, há dicas de estudos que vão orientá-lo para alcançar resultados positivos em menos tempo e com mais eficiência. Sua caminhada começa aqui. E nós estaremos ao seu lado para o que precisar.

Instituto Monitor

Índice Serviços exclusivos para você

6

Portal do Aluno: serviços na Internet

9

Prazos importantes

10

Material didático: sob medida para você

11

Avaliações: apoio total nesta hora decisiva

13

Conclusão dos estudos

15

Estágio profissional

16

Seu curso em detalhes

19

Técnico em Eletrônica (São Paulo ou Rio de Janeiro)

22

Técnico em Eletrônica (Paraná)

25

Técnico em Informática (São Paulo ou Rio de Janeiro)

29

Técnico em Secretariado (São Paulo ou Rio de Janeiro)

31

Técnico em Contabilidade (São Paulo ou Rio de Janeiro)

34

Técnico em Tran Transações sações Imobiliárias (São Paulo ou Rio de Janeiro)

37

Direitos e deveres dos alunos

40

Dicas para aprender melhor

41

Orientações para o sucesso dos seus estudos

42

Como lembrar o que acabei de ler?

43

Canal aberto

46

Dúvidas frequentes

47

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

5

Instituto Monitor

Serviços exclusivos para você Uma das prioridades do Instituto Monitor é prestar atendimento de qualidade em todas as etapas, desde a sua reserva de matrícula até a conquista do Diploma. Por isso, criamos serviços especiais para você. Serviços disponibilizados pelos departamentos: SAP - ATENDIMENTO PEDAGÓGICO – os professores do Instituto Monitor têm prazer em ajudar você a ter sucesso nos estudos. Por isso, se tiver dúvidas sobre o conteúdo estudado ou mesmo se quiser receber exercícios extras e textos complementares, entre em contato escolhendo a melhor forma para você: Internet (Portal do Aluno), telefone, carta, fax ou pessoalmente, nos plantões pedagógicos que funcionam de terça-feira a sábado. Nossos professores estarão sempre à disposição para ajudá-lo a vencer qualquer dificuldade ou para trocar experiências valiosas para sua vida profissional. Consulte o quadro de professores disponível no Portal do Aluno. SECRETARIA ESCOLAR – consulte a Secretaria Escolar nos casos de emissão de certificados, solicitação de documentos (atestado de comparecimento, atestado de realização de avaliação, declaração de conclusão de curso, histórico escolar, entre outros), dúvidas sobre educação a distância, validade dos cursos, órgãos educacionais, conselhos regionais, etc.

OUVIDORIA – saber sua opinião sobre nós é fundamental. Se você tem sugestões, reclamações ou elogios em relação ao atendimento, aos produtos e serviços do Instituto Monitor, mande um e-mail para a Ouvidoria no endereço [email protected] . Afinal, você é o melhor indicador de qualidade do nosso trabalho. BIBLIOTECA – para dar uma força a mais em seus estudos, nossa biblioteca disponibiliza vários títulos em diversas áreas, dentre livros, fitas de vídeo, CD’s, DVD’s e revistas para consultas e empréstimo.

LABORATÓRIOS – espaços climatizados e equipados com recursos para auxiliar no seu aprendizado, de acordo com o curso em que está matriculado. Todo aluno regularmente matriculado pode utilizar os laboratórios para estudos ou pesquisa, basta realizar um agendamento prévio de acordo com os plantões dos professores responsáveis pelo laboratório.

EDITORIA – tudo o que acontece no Instituto Monitor chega até você pelo site (www.institut www.institutomonitor omonitor.com.br/alunos .com.br/alunos), blog (blog.institutomonitor.com.br), Orkut (Instituto Monitor), Twitter (twitter/monitoread. com),e-mail ( [email protected]),

carta, celular e pelo Boletim e Jornal Monitorando. Nosso contato constante garante um relacionamento de confiança e transparência .

6

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

Serviços para acompanhar sua vida escolar IDENTIFICAÇÃO ESTUDANTIL – no Instituto Monitor,, você tem duas identificações: Monitor 1. O número de matrícula: sua principal identificação no Instituto Monitor, pois trata-se do registro de aluno em cada um de seus cursos. 2. O Código de Identificação (ID): é um código pessoal e intransferível para que você tenha acesso ao Portal do Aluno e a todas as informações sobre sua(s) matrícula(s). O ID é um número gerado automaticamente pelo Sistema de Gerenciamento de Alunos presente nas etiquetas de endereçamento dos materiais didáticos ou correspondências. Por meio de qualquer uma dessas identificações (matrícula ou ID) podemos rapidamente localizar os seus dados em nossos computadores e atendêlo com maior agilidade. Portanto, não deixe de se identificar sempre que entrar em contato conosco. EXTRATOS ACADÊMICO E FINANCEIRO – você pode solicitar à Central de Atendimento e receberá, via e-mail, no prazo de uma hora, extrato contendo seus dados cadastrais, posição financeira, notas e situação de documentos. NOTAS – a nota de cada avaliação realizada é encaminhada automaticamente (via e-mail) após a correção e o lançamento l ançamento no prontuário escolar. REMESSA DE MATERIAL – você é informado, via e-mail, sobre a data de envio da remessa do material didático. É importante saber que o prazo de entrega dos Correios varia de acordo com sua cidade. Para conhecer esses prazos acesse o site da empresa: www.correios.com.br e no link PRODUTOS E SERVIÇOS, clique em NOSSOS PRAZOS e escolha o item MALA DIRETA E IMPRESSOS ou a forma de envio que você solicitou e verifique os prazos para sua cidade. CARTEIRA DE ESTUDANTE – esse documento comprova a sua condição de aluno do Instituto Monitor e assegura a você o direito ao pagamento de meia entrada em espetáculos esportivos, culturais e de lazer (Lei n. 7844 de 13/05/1992). Caso queira recebê-la, envie-nos uma fotografia no formato 3x4 e você a receberá pelo correio, sem nenhum custo (exceto em casos de perda ou extravio).

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

DICA Para fcar sempre inormado e para que possamos atendê-lo em todas as suas necessidades é undamental manter seus dados sempre atualizados (endereço, teleone, celular,, e-mail). celular e-m ail). Comunique qualquer alteração pela Central de Atendimento ou atualize seus dados pelo Portal do Aluno.

Meios de comunicação com o Instituto Monitor CENTRAL

DE

ATENDIMENTO

AO

ALUNO:

– departamento composto por 20 funcionários treinados para atender a solicitações como: informações contidas neste guia, agendamento de avaliações, emissão de documentos, resultados de provas e realização de novas matrículas. Este departamento também recebe e encaminha as ligações com dúvidas, relativas aos conteúdos, para os professores. Neste caso é necessário conferir os horários dos plantões de atendimento do SAP no Portal do Aluno. Outros procedimentos somente serão atendidos diretamente pela Secretaria Escolar via Portal do Aluno. VIA TELEFONE

PORTAL DO ALUNO – este é o principal meio de comunicação entre o Instituto Monitor e o aluno por sua confiabilidade e eficiência. Nas páginas seguintes você encontrará mais detalhes sobre esta importante ferramenta de comunicação. E-MAIL – receba gratuitamente notícias, boletins eletrônicos, informações importantes sobre o seu curso e até mesmo suas notas nas avaliações ou o boleto da mensalidade. Basta informar seu e-mail à Central de Atendimento e mantê-lo sempre atualizado.

7

Instituto Monitor

CARTA – para quem não tem fácil acesso a computador ou telefone, a carta é um meio de comunicação seguro e eficiente na consulta aos professores. O envio de cópia de documentos também pode ser feito pelos Correios. Não se esqueça de utilizar sempre carta registrada. FAX – a vantagem do fax está na sua agilidade. Você pode enviar comprovantes de depósito bancário, cópias provisórias de documentação ou, ainda, sua dúvida aos professores!

Central de Atendimento do Instituto Monitor – (11) 3555-1000 www.institutomonitor.com.br/alunos

8

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

Portal do Aluno: serviços na Internet Imagine poder conferir suas notas, agendar avaliações, trocar informações com outros alunos sem sair de casa ou mesmo pegar no telefone. Você Você pode fazer isso e muito mais no Portal do Aluno, criado especialmente para aqueles que gostam de navegar ou resolver tudo pela Internet, basta fazer o cadastro e estar com suas mensalidades em dia.

O Portal do Aluno é um site para acesso exclusivo aos nossos alunos. Você pode agendar avaliações, enviar mensagens e consultas aos professores, fazer download de simulados e exercícios extras, acessar os cursos online, verificar sua condição financeira, conferir notas e muito mais! E tudo de graça.

TUTORIAL – você aprenderá passo a passo como utilizar as principais ferramentas do Portal do Aluno, seguindo as instruções do tutorial online. ACESSO AOS CURSOS ONLINE – por meio do Portal, você tem acesso aos cursos em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) (AVA) desenvolvidos pelo Instituto Monitor, de maneira simples e rápida. PLANEJAMENTO DE ESTUDOS – você tem acesso a um roteiro de estudos, com objetivo de ajudá-lo a ter um aprendizado com qualidade. SIMULADOS E ATIVIDADES EXTRAS – você pode fazer download de exercícios elaborados pelos professores, um reforço importante antes de realizar as avaliações. TEXTOS COMPLEMENTARES – para enriquecer seu aprendizado, diversos assuntos cotidianos são comentados pelos professores em artigos especiais.

COMUNICAÇÃO – para manter você sempre bem informado, as edições do Jornal e do Boletim Monitorando estão disponíveis para download. Você também encontra novidades sobre o Instituto Monitor, dicas e entrevistas de alunos e ex-alunos, além do link para o nosso blog. CONSULTA AOS PROFESSORES – você poderá enviar mensagens eletrônicas aos professores, comentários ou solicitações, inclusive anexando fotos ou arquivos, se for o caso. O processo é simples: basta selecionar a disciplina desejada e escrever sua mensagem. Cada mensagem eletrônica possui um número de protocolo o que permite acompanhar se ela já foi lida e respondida. Além disso, o sistema “armazena” todas as mensagens por 180 dias. Assim você não corre o risco de ficar sem a resposta ou perder uma informação importante. FÓRUM – espaço para discussão do conteúdo do curso, com a supervisão do professor de cada disciplina, trocar informações, tirar dúvidas, inserir sugestões e interagir com outros alunos. DOCUMENTOS – no Portal do Aluno está disponível a relação de seus documentos pendentes (caso existam), para que você providencie e garanta a emissão de seus documentos escolares, principalmente sua Declaração de Conclusão de Curso e seu Diploma.

PERGUNTAS FREQUENTES – dúvidas comuns à maioria dos alunos são esclarecidas pelos professores e publicadas em um banco de questões (perguntas frequentes), facilitando seus estudos.

FINANCEIRO – nesse espaço você tem acesso aos pagamentos efetuados e aos que estão pendentes ou por vencer.

AGENDAMENTO DE AVALIAÇÕES – basta selecionar a disciplina e marcar o dia e horário mais convenientes para você.

DICA

MURAL DE VAGAS/ESTÁGIOS – em parceria com empresas, institutos e fundações em todo o Brasil, disponibilizamos gratuitamente a você anúncios de vagas para o estágio profissional. Basta acessar o Portal e visualizar as vagas de seu interesse, entrando em contato com o responsável pela publicação para saber como participar do processo de seleção. Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Sempre que quiser se comunicar com o Instituto Monitor, utilize o Portal do Aluno. Nele, suas mensagens possuem um número de protocolo que permite que você acompanhe se ela já oi lida ou atendida. É a sua garantia de que o Instituto Monitor recebeu a sua solicitação. E você ainda terá suas mensagens armazenadas por 180 dias.

9

Instituto Monitor

Prazos importantes Declaração de Matrícula Prazo de emissão: 2 dias úteis. Documentação necessária: RG, CPF, Histórico Escolar e situação financeira regularizada. Atestado de Comparecimento Prazo de emissão: no ato do pedido ou em até 1 dia útil. Documentação necessária: RG e situação financeira regularizada. Declaração de Obrigatoriedade de Estágio Prazo de emissão: 2 dias úteis. Documentação necessária: RG, CPF e situação financeira regularizada. Declaração de Conclusão Prazo de emissão: 2 dias úteis. O aluno deverá ter concluído o curso, ter entregado todos os documentos pessoais e escolares, exigidos na matrícula, e estar com a situação financeira regularizada.

Certificados de Qualificações Profissionais* Prazo de emissão: 15 dias úteis. O aluno deverá ter concluído o Módulo de Qualificação, ter entregado todos os documentos pessoais exigidos na matrícula, comprovação de escolaridade anterior (Ensino Fundamental), e estar com a situação financeira regularizada.

Diploma e Histórico Escolar* Prazo de emissão: 30 dias úteis. O aluno deverá ter concluído o curso, estar com toda a documentação e sua situação financeira regularizada. Seu diploma será liberado antes da emissão no re gistro da Secretaria Estadual Estadual de Educação, na época oportuna você receberá as informações necessárias.

Segunda via de Diploma* Prazo de emissão: 30 dias úteis. O aluno deverá fazer uma solicitação manuscrita (de próprio punho) e apresentar Boletim de Ocorrência.

Agendamento de Avaliações Prazo: 2 dias úteis de antecedência. Correção de Avaliações e Simulados Prazo: 7 dias úteis. Respostas de E-mails, Cartas e outras formas de comunicação Prazo: 2 dias úteis. Resposta de Consultas aos Professores (via Portal do Aluno) Prazo: 2 dias úteis. Revisão de Avaliação Prazo: 7 dias úteis. Recebimento de Material Didático Prazo: de 8 a 20 dias úteis, a partir da confirmação do pagamento realizado (veja o item “Remessa de Materiais”). Caso deseje receber em prazo menor, consulte a Central de Atendimento sobre outras formas de envio. Análise de Dispensa de Disciplinas Prazo: 15 dias úteis. O aluno precisa apresentar cópias autenticadas de Histórico Escolar e Conteúdo Programático (com carimbo e assinatura da Instituição onde cursou as disciplinas). Análise do Relatório de Estágio Prazo: 15 dias úteis.

ATENÇÃO: Os prazos divulgados referem-se apenas ao atendimento do Instituto Monitor e começam a ser contados a partir do recebimento da solicitação, até o seu encaminhamento ao correio para entrega ao aluno. O prazo dos Correios pode ser conferido no site www.correios. com.br. PRODUTOS E SERVIÇOS clique em NOSSOS PRAZOS, escolha a opção MALA DIRETA E IMPRESSOS (para material didático) ou CARTAS (para documentos), verificando os prazos para sua cidade.

* Os prazos mencionados estão sujeitos à alteração em função dos orgãos educacionais de cada Estado. 10

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

Material didático: sob medida para você O material didático do Instituto Monitor é especialmente elaborado para o estudo a distância. Os fascículos que você tem em mãos foram preparados por uma equipe especializada que cuidou com atenção do conteúdo, da linguagem, das ilustrações e dos exercícios, para que você compreenda cada assunto sem dificuldades. As remessas de material didático variam de acordo com o plano de pagamento escolhido. No Guia do Aluno, na página específica do seu curso, você poderá conferir em que momento receberá cada fascículo. Após receber a confirmação de que o pagamento da sua mensalidade foi realizado, o Instituto Monitor enviará o material didático para o endereço de sua preferência pelo correio. O prazo médio de recebimento é de 15 dias úteis. Se você quiser conhecer o prazo com mais precisão, consulte o site dos Correios, responsável pela entrega de seu material (www.correios.com.br, clique no link “produtos e serviços”, depois em “nossos prazos” e escolha a modalidade “mala direta e impresso” ou outra forma de envio escolhida por você). Somente atenderemos a solicitações para reenvio de material se tiver transcorrido prazo maior do que o indicado pelos Correios.

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Organização do material didático • O curso é formado por disciplinas contidas em fascículos ou no material online. • Cada disciplina, no material impresso, é tratada em lições, ou aulas, no material online, que trazem os conteúdos específicos. Seus estudos, portanto, terão início nas lições ou aulas que, de acordo com a matéria abordada, poderão ser mais breves ou mais extensas, ter menor ou maior quantidade de exercícios e atividades, ilustrações, etc. Todos os conteúdos apresentados foram aprovados pelos órgãos educacionais responsáveis e têm carga horária planejada para seus estudos equivalente à de cursos semelhantes na modalidade presencial.

11

Instituto Monitor

Método de estudo Como estudar as lições/aulas online do meu curso? Tome contato inicial com o fascículo impresso, ou PDF (arquivo de download disponível no AVA AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem), folheando sem maiores compromissos. Observe o índice, as ilustrações e os assuntos tratados em cada lição.

1

Caso tenha optado pela matrícula no curso online, passe agora para o AVA utilizando todos os recursos disponíveis: Síntese e Interação, Atividades Práticas, Laboratórios Virtuais, Vídeos, Testes, Testes, Fóruns, Chats e Indicações Bibliográficas.

 2

Faça uma leitura da lição/aula, para ter uma ideia dos assuntos tratados. Depois, faça uma segunda leitura mais cuidadosa, concentrando-se em cada informação. Nas disciplinas que envolvem cálculos, interpretação de desenhos, gráficos e tabelas, procure sempre refazer os exercícios utilizados como exemplo. Sublinhe ou grife cada palavra cujo significado você desconheça, procurando-a no dicionário.

3

Se tiver dúvidas sobre alguma explicação ou conteúdo da lição/aula, faça anotações no fascículo ou no bloco de notas do AVA e procure solucioná-las consultando novamente o material. Evite, no entanto, perder muito tempo com uma dúvida para a qual não encontre solução. Sempre que necessário, consulte o professor da disciplina, indicando a página ou tela da lição ou aula da dúvida.

4

Após ter lido a lição/aula e solucionado as dúvidas, faça as atividades e os exercícios propostos, aplicando o que aprendeu. Confira suas respostas somente depois de ter tentado resolver sozinho. Refaça os exercícios que foram mais difíceis para você.

5

Sem consultar, faça o Simulado que se encontra no final do fascículo e das aulas online, testando seus conhecimentos, e o envie para o Instituto Monitor para correção. Você receberá resposta com apontamentos necessários para realizar com tranquilidade sua avaliação presencial.

6

Não deixe de responder e nos enviar a pesquisa sobre o material didático que se encontra no final dos fascículos impressos ou a pesquisa online. Sua opinião é muito importante para nortear a produção e atualização dos conteúdos didáticos.



12

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

 Avaliações:  Avaliações: apoio total nesta hora decisiva Você decide o melhor dia e horário para a realizar as avaliações. Ao se sentir preparado, você pode agendar a(s) avaliação(ões) por telefone ou pelo Portal do Aluno (com pelo menos dois dias de antecedência). Você escolhe o melhor dia e horário podendo fazer mais de uma avaliação na mesma data, se desejar. De acordo com a legislação que rege as instituições de educação a distância no Brasil, as avaliações devem ser obrigatoriamente realizadas na Unidade Educacional do Instituto Monitor onde você está matriculado (São Paulo, Paraná ou Rio de Janeiro) ou nos Polos de Educação a Distância autorizados. Para agendamento das avaliações, é obrigatório o cumprimento das atividades pedagógicas estabelecidas no Plano de Curso (verifique nas páginas a seguir as exigências específicas do seu curso).

Como são realizados os procedimen procedimentos tos para as avaliações? As avaliações não têm um padrão fixo, mas possuem algumas características comuns: • As provas são elaboradas com questões de múltipla escolha (aquela em que se assinala a alternativa correta), perguntas dissertativas (em que você precisa redigir as respostas), lacunas (aquelas em que você preenche com as palavras faltantes e corretas), de relacionar colunas (quando você tem de um lado as questões e de outro as respostas) e de V (verdadeiro) ou F (falso). As avaliações de Língua Portuguesa incluem também uma redação.

• No atual processo de avaliação presencial, as provas são realizadas em salas de aula com capacidade mínima para 20 alunos. Durante a prova, os alunos são monitorados por profissionais especialmente treinados para esse fim, aos quais cabe fornecer todas as instruções gerais e específicas, aplicar os exames e zelar pelos procedimentos de segurança contra possíveis fraudes. • As provas presenciais obrigatórias são realizadas sem consulta e o rascunho é feito em papel fornecido pelo Instituto Monitor. Em casos específicos, é permitido o uso de calculadora. Essa condição será informada pelo monitor da sala de avaliações. • O tempo para resolução de cada avaliação é de, no máximo, três horas. • A elaboração das questões e a correção das avaliações são feitas pelos professores de cada disciplina. As avaliações são geradas individualmente, a partir de um banco de questões com mais de cinco mil perguntas, no momento em que o aluno comparece para realizar a avaliação. • As avaliações são documentos do Instituto Monitor e, portanto, não são entregues aos alunos. Se não concordar com o resultado (nota) da avaliação, pode solicitar uma revisão, sabendo que poderá ou não haver alteração na sua pontuação. A revisão será realizada por outro professor da mesma disciplina. O prazo para publicação de novo resultado (se for o caso) é de sete dias úteis.

• A maioria das provas é composta de 20 questões. Elas são elaboradas a partir dos materiais do curso. Então, se você estudou bem os fascículos/aulas online certamente terá sucesso nas avaliações. A proposta de instalação de Polos de Educação a Distância em outras cidades deverá ser submetida à apreciação do Conselho Estadual de Educação de cada Estado, conforme estabelece a legislação local. 1

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

13

Instituto Monitor

Recuperação • Será oferecido processo de recuperação por meio de plantões presenciais, trabalhos dirigidos, leituras complementares ou exercícios extras para os alunos que não obtiveram a nota mínima para aprovação, sendo que é possível realizar nova avaliação presencial, da mesma disciplina, após o período de recuperação, estimado em 15 dias. Você não precisará interromper seus estudos podendo, inclusive, realizar avaliação de outras disciplinas, se desejar. Não há limite para a quantidade de disciplinas atendidas pelo processo de recuperação. Para realizar a prova de recuperação é preciso pagar uma taxa.

Prepare-se antes! Para a realização das avaliações, observe as seguintes instruções: 1. Se você estudou todo o fascículo, resolveu todos os exercícios e simulados propostos e não tem mais dúvidas sobre os conteúdos, é hora de fazer uma revisão geral da disciplina e agendar a(s) sua(s) avaliação(ões). 2. Você poderá consultar o professor da disciplina antes de fazer a(s) avaliação(ões). Para isso, compareça com antecedência ao plantão, não se esquecendo de que, nesse caso, é preciso marcar a avaliação no dia em que há plantão da disciplina. 3. Compareça no horário marcado ao local da prova, com um documento de identidade ou com a Carteira de Estudante. Caso contrário, você não poderá fazer a(s) avaliação(ões). 4. Se por algum motivo você não puder comparecer no dia e horário marcados acesse o link “visualizar suas provas agendadas” no Portal do Aluno para alterar ou cancelar o agendamento, ou informe a Central de Atendimento via telefone.

14

DICA Se não houve sucesso da primeira vez, é preciso mudar a orma de estudar para não cometer os mesmos erros. Então, avalie as seguintes possibilidades: 1. Falta de tempo/espaço para estudar – você estabeleceu um horário para os estudos? Conseguiu criar um ritmo ou fcou um longo período sem estudar? Será que você não se precipitou ao marcar a avaliação sem estar realmente preparado? 2. Falta de preparo – você tentou esclarecer as dúvidas que surgiram durante a leitura do ascículo/aula online? Estudou a lição com atenção ou só “deu uma olhadinha”? Resolveu os exercícios propostos ao fnal de cada lição? Fez o Simulado? 3. Você utilizou os serviços ou buscou a orientação pedagógica dos proessores da disciplina? 4. Identifque os pontos que prejudicaram seu desempenho na avaliação, retome os estudos e procure concentrar-se nos conteúdos que ainda não domina. Com interesse e dedicação, você conseguirá se superar. Consulte os professores do Instituto Monitor. Eles sempre terão orientações valiosas que ajudarão você a se preparar melhor para a avaliação. Recomendamos o intervalo de 15 dias entre a avaliação e a prova de recuperação para que o seu desempenho  possa ser melhor.

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

Conclusão dos estudos Nos cursos técnicos, a conclusão dos estudos ocorre com a aprovação em todas as disciplinas e com a realização de Estágio Profissional ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Nas páginas a seguir, você terá uma descrição detalhada de cada curso e poderá conferir qual das duas atividades é obrigatória para o curso no qual está matriculado. Diploma Dipl oma e Certificado de Conclusão Ao concluir o curso técnico, você terá direito a Certificados das Qualificações Profissionais correspondentes aos Módulos do curso e ao Diploma da Habilitação Profissional. Para receber o Certificado de uma Qualificação Profissional específica, é preciso: 1. ter entregado toda a documentação exigida pelos órgãos educacionais (você pode conferir quais são os documentos no catálogo do curso ou no site do Instituto Monitor - www.institutomonitor www.institutomonitor.com.br); .com.br); 2. ter no mínimo 16 anos (alunos matriculados nas Unidades de São Paulo e do Rio de Janeiro) ou 18 anos (alunos matriculados na Unidade do Paraná); 3. ter sido aprovado em todas as avaliações do Módulo correspondente; 4. estar em dia com o departamento financeiro do Instituto Monitor. Para receber o Diploma de Técnico é preciso: 1. ter entregado toda a documentação exigida pelos órgãos educacionais; 2. ter sido aprovado em todas as avaliações previstas para o curso; 3. ter sido aprovado no Estágio Profissional Supervisionado ou no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); 4. ter no mínimo 18 anos (apenas para alunos matriculados no Paraná); 5. cumprir as exigências pedagógicas previstas no plano do seu curso (expostas nas páginas a seguir); 6. estar em dia com o departamento financeiro do Instituto Monitor.

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

15

Instituto Monitor

Estágio pr profi ofiss ssio iona nall Em setembro de 2008, entrou em vigor a Lei do Estágio (Lei 11.788), que introduz uma série de inovações nas normas que regiam a Lei 6.494 de 1977. A legislação tem por objetivo proteger o estudante da exploração da mão de obra por parte das empresas, impedindo que elas utilizem o seu trabalho sem o registro de estágio. Em outras palavras, estágio é a oportunidade de colocar em prática tudo o que você aprendeu na escola. Apenas estudantes do ensino médio, de educação profissional, de educação especial ou universitário podem trabalhar como estagiários. As atividades de estágio poderão ser realizadas com pessoas jurídicas de direito público ou privado, e órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional, ou com profissionais liberais (mediante validação do diploma de graduação), sob responsabilidade e coordenação da escola. O estágio profissional pode ser desenvolvido durante a realização do curso. Você é quem escolhe em que empresa quer fazer seu estágio. O Instituto Monitor formalizou convênio com várias instituições que mantém programas de estágio, entre elas o CIEE (Centro de Integração Empresa - Escola), o ISBET (Instituto Brasileiro Pró Educação, Trabalho e Desenvolvimento), a ABRE (Agência Brasileira de Estágio), o ICEA (Instituto Catarinense de Estágio e Assessoria), o NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios), MUDES (Fundação Movimento Universitário de Desenvolvimento Econômico e Social), entre outras instituições, para facilitar o contato dos alunos com as empresas.

Sites: CIEE - www.ciee.org.br ISBET - www.isbet.org.br ABRE - www.portalabre.com.br ICEA - www.icea.gov.br NUBE - www.nube.com.br MUDES - www.mudes.org.br Mantenha-se atualizado sobre as vagas disponibilizadas no Portal do Aluno (www.institutomonitor.com.br/ alunos).

16

Caso seu curso tenha estágio obrigatório a ser realizado, você receberá um formulário chamado Relatório de Estágio com orientações sobre seu preenchimento. Se desejar receber o formulário logo no início do curso, entre em contato com a Secretaria Escolar. Você também pode utilizar o Portal do Aluno para efetuar o download do formulário.

Objetivos Objeti vos do estágio O estágio profissional propicia ao estudante a complementação do processo de ensino-aprendizagem e deve ser planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com o programa de curso, a fim de se constituir um instrumento de integração, no que se refere ao aprendizado técnico, cultural, científico e de relacionamento humano. Sendo assim, visa proporcionar ao aluno a oportunidade de:

• Aplicar, ampliar e adequar conhecimento técnico e científico, visando à integração da teoria e prática no desenvolvimento de habilidades requeridas para a formação do perfil do profissional. • Exercitar-se na perspectiva da prática profissional por meio de sua inserção em situação real de trabalho. • Conhecer a realidade socioeconômica e cultural da população no contexto da área de atuação do estágio. • Desenvolver a capacidade de crítica e percepção humana da realidade, identificando seu potencial como elemento de transformação da sociedade. • Participar do trabalho em equipes multidisciplinares.

Organização e documen docu mentação tação O estágio faz parte da organização curricular, sendo, portanto, obrigatório para a formação profissional do aluno, que deverá cumprir o número mínimo de horas de estágio determinadas pelo Programa de Curso. Os estágios profissionais supervisionados devem ter acompanhamento de profissionais habilitados e indicados pela empresa como supervisor de estágio, que te-

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

nham experiência, comprovada nas áreas específicas, e do professor-orientador professor-orientador..

rematricula, sendo que o prazo máximo será de mais três anos.

Para início do estágio, o aluno deverá encaminhar ao Instituto Monitor os seguintes dados em papel timbrado:

Aquele que comprovar o exercício profissional das funções correspondentes à Habilitação Profissional e áreas afins pelo período mínimo de dois anos, poderá, a critério da escola, ser dispensado do estágio profissional.

• Identificação do aluno. • Identificação da empresa, com histórico resumido. resumido. Há a obrigatoriedade de anexar documentos que comprovem as condições das instalações e do local de trabalho do estagiário (fotos ou layouts ou outros documentos que subsidiem a avaliação das instalações da empresa, por parte da escola), devidamente assinados pelo supervisor de estágio e responsável legal da empresa (Diretor, Gerente). • Termo de Compromisso de Estágio devidamente assinado entre a empresa concedente, o estagiário e o Instituto Monitor. Constarão do Relatório de Estágio Profissional: • Identificação do aluno. • Identificação da empresa, com histórico resumido assinado pelo supervisor de estágio e pelo responsável legal da empresa. • Relatório de Frequência e Atividades, em conformidaconformidade com o Plano de Atividades para Estágio – definido pelas três partes envolvidas: aluno, empresa e escola. • Descrição das Atividades - em conformidade com as atividades relacionadas no Plano de Atividades para Estágio. • Avaliação Global - de responsabilidade do supervisor de estágio (indicado pela empresa). • Parecer da escola, análise conclusiva do professororientador do estágio, sendo analisada inclusive a regularidade da situação do aluno em relação à escola.

Prazo para conclusão do estágio O aluno terá um prazo dois anos, a serem contados a partir da data de matrícula, para a execução do estágio. Ao final desse prazo, será necessário efetuar uma

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

No caso do Curso Técnico em Transações Imobiliárias, não há dispensa de estágio, sendo obrigatório por se tratar de uma exigência do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) e do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI). A carga horária mínima do estágio profissional será cumprida pelo aluno durante ou após o término dos Módulos Ocupacionais. O documento de conclusão do curso estará sujeito à aprovação do Relatório de Estágio. Aquele que não cumprir essa exigência deverá comprovar a experiência por meio do exercício profissional.

Dispensa de estágio O aluno que comprovar o exercício profissional das funções correspondentes à Habilitação Profissional e áreas afins pelo período mínimo mín imo de dois anos poderá, poderá, a critério do Instituto Monitor, ser dispensado do estágio profissional obrigatório. Para tanto deverá apresentar: • Cópias autenticadas da carteira profissional com identificação do profissional, os registros comprovando a função e o tempo de trabalho. • Declaração da empresa com a descrição das atividades executadas para função especificada na carteira de trabalho. Caso o aluno seja sócio de empresa na área, poderá apresentar contrato social comprovando o tempo no exercício das atividades correspondentes ao estágio obrigatório.

17

Instituto Monitor

Dúvidas frequentes sobre o estágio profissional

18

1.

Quais são os aspectos legais do estágio? O estágio não cria vínculo empregatício e, por isso, não implica em encargos trabalhistas. O assegurado tem diretio a recesso remunerado (quando o estágio for remunerado) após um ano de execução de atividades de estágio, devidamente regularizado pelo Termo de Compromisso firmado. É importante ficar claro que estágio não é emprego e, por isso, não tem obrigação aviso prévio (em caso de rescisão contratual) e ao 13° salário.

2.

Qual é a carga horária diária máxima e o período máximo permitido para o estágio na empresa? A Lei n.º 11.788, de 25 de setembro de 2008, artigo 10, inciso II determina que a carga horária do estágio não poderá ultrapassar seis horas diárias e 30 horas semanais, por um período não superior a dois anos numa mesma empresa.

3.

Qual é a carga horária mínima para aprovação do estágio, pelo Instituto Monitor? É de 150 horas, conforme Plano de Curso aprovado e legislação vigente.

4.

É obrigatório o registro do estágio na carteira de trabalho? A Lei n.º 11.788 não trata da anotação do estágio na Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS. O Ministério do Trabalho, inclusive, já se manifestou sobre o assunto enfatizando que não é necessária a anotação do estágio na CTPS do estudante. Caso a empresa decida registrar o estágio, deve apontar a atividade na parte de Anotações Gerais da CTPS, os dados referentes ao curso frequentado pelo estudante, nome da escola em que está matriculado, nome da empresa e datas de início e término do estágio.

5.

O Termo de Compromisso de Estágio pode p ode ser rescindido antes do término? Sim, tanto pela empresa quanto pelo estagiário e, eventualmente, por solicitação da instituição de ensino, quando for identificada qualquer irregularidade nas condições preestabelecidas para o estágio.

6.

Qual é a diferença di ferença entre entre o supervisor e o orientador do estágio? O supervisor é o profissional indicado pela empresa para acompanhamento do estagiário. O orientador é o professor do Instituto Monitor designado para acompanhar o aluno.

7.

Há obrigatoriedade de remuneração para a realização do estágio? Não. A realização do estágio tem como objetivo a prática e o exercício de atividades profissionais e não é obrigatória a remuneração.

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

Seu curso em detalhes Antes de começar a estudar, é fundamental que você leia com atenção todos os detalhes a respeito do seu curso.

Nas próximas páginas, você encontrará informações sobre disciplinas, provas, envio de material, estágio profissional e muitas outras orientações para que possa aproveitar ao máximo seus estudos. É importante lembrar que você deve atentar-se às informações da Unidade Educacional na qual está matriculado (São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná).

Ensino Técnico Técnico - Habilitação Modulada Os cursos técnicos do Instituto Monitor são estruturados por módulos de ensino compostos por um conjunto de disciplinas que correspondem a uma Qualificação Profissional específica. Isso significa que, ao longo do curso, você vai adquirir competências para desempenhar uma determinada função profissional. Ao ser aprovado nas avaliações de todos os módulos e ser considerado apto no estágio profissional e/ou aprovado no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), conforme Plano de Curso, você estará formado como técnico na área escolhida.

Será necessário providenciar uma cópia de cada documento. Em caso de envio pelo correio, as cópias deverão ser autenticadas. autenticadas. Se foorem entregues na Secretaria Escolar, as cópias poderão ser simples desde que acompanhadas dos originais.

O que é Lauda e Visto-Confe Visto- Confere? re? Lauda é a publicação em Diário Oficial do Estado dos alunos concluintes no Ensino Fundamental (antigo 1º. grau), Ensino Médio (antigo 2º. grau) ou dos cursos técnicos das escolas públicas e particulares, reconhecidas e autorizadas. Visto-Confere consiste na validação dos documentos escolares expedidos pela escola. Deve ser realizado por um supervisor de Ensino por meio da conferência das informações contidas nesses documentos com os demais registros escolares. O Visto-Confere atesta a autenticidade dos documentos e a regularidade dos atos escolares praticados pela escola em relação à vida escolar em exame.

DOCUMENTAÇÃO + AVALIAÇÕES + ESTÁGIO PROFISSIONAL OU TCC = DIPLOMA

Documentação Necessária Para regularizar suas matrículas, os alunos dos cursos técnicos deverão fornecer ao Instituto Monitor os seguintes documentos: • certidão de nascimento ou casamento (a mais atual) • RG e CPF • título de eleitor (para maiores de 18 anos) • documento militar (para homens, entre 18 e 45 anos) • certificado de conclusão de Ensino Médio (2º grau), com publicação de Lauda ou Visto-Confere* • histórico escolar • duas fotos 3x4 * Para atendermos aos órgãos educacionais que supervisionam o Instituto Monitor, é necessária a emissão da Lauda ou VistoConfere em seus documentos escolares.

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

19

Instituto Monitor

Se você concluiu o Ensino Médio no Estado Est ado de São Paulo Os alunos formados antes de 1981 deverão apresentar uma declaração de autenticidade (ou “Visto-Confere”) emitida pela Diretoria de Ensino (ou órgão educacional responsável) da região da escola onde realizou o curso. Se você concluiu o 2º grau no período de 1981 a 2001, a publicação estará à disposição no DOE-SP (Diário Oficial do Estado) impresso. A escola onde foi realizado o curso pode fornecer os dados dessa publicação, realizando uma anotação no Histórico Escolar do aluno ou emitindo uma declaração específica. Se você concluiu o curso depois de 2001, a Lauda estará no GDAE (Gestão Dinâmica de Administração Escolar). Para ter acesso, basta entrar no site www. gdae.sp.gov.br, no link CONCLUINTES, e inserir o número de seu RG. A pesquisa deve ser impressa e encaminhada ao Instituto Monitor.

Se você concluiu o Ensino Médio no Estado do Paraná O estado do Paraná aboliu o Visto-Confere e a Declaração de Autenticidade (Resolução 932/2001). Nesse caso, é necessário apresentar o Certificado e Histórico Escolar original e a cópia autenticada.

Se você concluiu o Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro Se você concluiu o 2º grau no Estado do Rio de Janeiro, a Lauda estará à disposição no DOE-RJ (Diário Oficial do Estado) impresso. A escola onde foi realizado o curso pode fornecer os dados dessa publicação, realizando uma anotação no Histórico Escolar do aluno ou emitindo uma declaração específica.

Se você concluiu o Ensino Médio no Pará Pará , em Santa Catarina, no Espírito Santo, no Acre, em Pernambuco, no Mato Grosso do Sul ou em Goiás Nestes estados não é necessário apresentar Lauda, nem Visto-Confere.

Se você concluiu o Ensino Médio no Estado da Bahia Os alunos formados até 2002 estão isentos de apresentar Lauda ou Visto-Confere. Porém, Porém, os que se formaram forma ram após este ano devem apresentar Visto-Confere com carimbo e assinatura da supervisora de Ensino.

Se você concluiu o Ensino Ensino Médio no Estado de Minas Gerais Os alunos formados em Minas Gerais deverão solicitar um Visto-Confere assinado e carimbado pelo inspetor de Ensino em seu Certificado de Conclusão.

Se você concluiu o Ensino Médio em outro Estado onde não existe Lauda Os alunos formados em outros Estados deverão apresentar Visto-Confere ou Declaração de Autenticidade emitidos pelo órgão educacional responsável pela escola onde realizou o curso.

Se você concluir o Ensino Médio numa escola federal (SESI, SENAI, CEFET, etc.) Você está isento da apresentação de Lauda ou Visto-Confere. 20

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

Validade do Certificado Certi ficado ou Dipl Diploma oma Os Certificados e Diplomas emitidos pelo Instituto Monitor têm validade em todo o território nacional, tanto quanto o de qualquer outra escola oficial. O MEC é responsável pela autorização de .instituições .institu ições de ensino superior e pelas escolas técnicas federais. Ele delega às Secretarias Estaduais de Educação a autorização de escolas particulares, como é o caso do Instituto Monitor. Como o Instituto Monitor é uma instituição i nstituição de Educação a Distância, o credenciamento da escola e a autorização dos cursos são realizados pelo CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (CEE). O CEE credencia autoriza, e delega a supervisão da escola à Secretaria de Educação. Credenciamento e Autorização

Supervisão

SP

Conselho Estadual de Educação de São Paulo Praça da República, 53 - Centro São Paulo Tel: (11) 3255-2044 www.ceesp.sp.gov.br

Diretoria de Ensino Centro: Av.. Olavo Fontoura, 2222 - Santana Av São Paulo Tel.: (11) 3965-8286, 3965-0272 e 3959-8061 Supervisora: Gilda Kruszczynski

RJ

Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro Av.. Erasmo Braga, 118, 10º andar - Centro Av Rio de Janeiro Tel: (21)2332-7220 www.cee.rj.gov.br

Metropolitana X: Rua do Matoso nº 254 - Rio Comprido Rio de Janeiro Tel.: (21) 2333-7898 Inspetora: Evaldo Alves da Silva (vigência 2010)

Conselho Estadual de Educação do Paraná Av.. 7 de setembro, 5580 - Batel Av Curitiba Tel: (41)3212-1150 www.cee.pr.gov.br

Núcleo Regional de Curitiba: Rua Inácio Lustosa, 700 - 2º andar Centro Cívico Curitiba Tel.: (41) 3901-2868, 3901-2827, 39012884 e 3901-2855 Supervisora: Amábili Gidoli Rocha

PR

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

21

Instituto Monitor

 TÉCNICO EM ELETRÔNICA Para alunos matriculados na Unidade Educacional de São Paulo ou do Rio de Janeiro O curso de Técnico em Eletrônica é formado por quatro módulos: um básico e outros três correspondentes a três qualificações profissionais:

Módulo I – Qualificação Profissional em Instalador e Reparador de Circuítos Eletrônicos e Microcomputadores

• Instalador e Reparador de Circuítos Eletrônicos e Microcomputadores • Assistente em Eletrônica e Comunicação de Dados • Projetista em Eletrônica

• Eletrônica Básica Básica e Instrumentação • Fundamentos de Informática, Montagem e Manutenção de Microcomputadores

O Módulo Básico – Fundamentos para Eletroeletrônica – tem como objetivo desenvolver as competências gerais necessárias ao exercício da profissão. Para obter a certificação em qualquer uma das três qualificações, você deverá concluir o Módulo Básico, além das disciplinas referentes ao módulo da qualificação.

Módulo Básico + Qualificação = Certificaçã Certificação

Programa Módulo Básico - Fundamentos para Eletroeletrônica • Comunicação e Redação Empresarial • Direito, Legislação e Ética • Introdução à Gestão de Negócios • Matemática Aplicada I • Matemática Aplicada II • Desenho Técnico • Eletricidade Fascículos: 7 / Avaliações: 2 O Módulo Básico é composto por sete disciplinas, mas você só precisa fazer duas avaliações para concluí-lo:

Avaliação 1 (MBFE1) – voltada para as ciências humanas. Serão abordados os conteúdos das disciplinas Comunicação e Redação Empresarial; Direito, Legislação e Ética, e Introdução à Gestão de Negócios. Avaliação 2 (MBFE2) – com ênfase nas ciências exatas e nos saberes técnicos da profissão. Serão abordados os conteúdos das disciplinas Matemática Aplicada I e II, Desenho Técnico e Eletricidade. 22

Fascículos: 2 / Avaliações: 2 Para concluí-lo e ter direito ao certificado de qualificação profissional, é necessário finalizar também o Módulo Básico.

Módulo II – Qualificação Profissional em Assistente em Eletrônica e Comunicação de Dados • Eletrônica Aplicada • Circuítos Elétricos • Eletrônica Digital • Princípios de Telecomunicações Fascículos: 4 / Avaliações: 4 Para concluí-lo e ter direito ao certificado de qualificação profissional, é necessário finalizar também o Módulo Básico.

Módulo III – Qualificação Profissional em Projetista em Eletrônica • Desenho Técnico Aplicado • Eletrônica Industrial • Microprocessadores • Análise de Circuítos Eletroeletrônicos • Telecomunicação Aplicada Fascículos: 5 / Avaliações: 4 Na disciplina de Desenho Técnico Aplicado você será avaliado por um trabalho prático. Para concluí-lo e ter direito ao certificado de qualificação profissional, é necessário concluir também o Módulo Básico. Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

Sugerimos que você siga a ordem dos módulos e das disciplinas para maior aproveitamento de seus estudos.

Avaliações Para ser aprovado em uma disciplina, é preciso obter a nota mínima que corresponde a 50% do valor total da prova. Caso sua nota seja inferior a 5,0 (cinco), será preciso fazer outra prova (recuperação).

Recuperação Se você não alcançou a nota mínima para ser aprovado, terá direito a realizar a avaliação de recuperação, para a qual é cobrada uma taxa. Novamente, você decide quando fazer a avaliação, mas recomendamos que ela seja marcada para, no mínimo, 15 dias depois.

Estágio Profissional Obrigatório Carga horária mínima exigida: 150 horas

Conclusão do Curso Será considerado concluinte da Habilitação Profissional de Técnico em Eletrônica o aluno que: • obtiver nota mínima 5,0 (cinco) nas avaliações em todos os componentes curriculares de cada módulo; • ser aprovado no Relatório de Estágio Profissional Supervisionado. Ao ser aprovado nas provas dos quatro módulos e no estágio profissional, você terá concluído o seu curso, com direito a: • Diploma de Técnico em Eletrônica com validade nacional • Registro Profissional no CREA • Continuar seus estudos em nível superior Lembre-se de que para concluir o curso, você deverá, também, estar em dia com a sua documentação e com o departamento financeiro do Instituto Monitor.

Prazo para Conclusão do Curso A duração real do curso dependerá do ritmo de aprendizagem e da disponibilidade do tempo de cada aluno, respeitando-se o prazo mínimo de três meses.

Prazo de Validade da Matrícula Você tem dois anos para concluir seus estudos. Caso não consiga completar o curso dentro desse período, pode fazer uma rematrícula, mediante o pagamento de Guia do Aluno – Cursos Técnicos

uma taxa, por mais um ano. Você poderá se rematricular por no máximo três vezes. Se não concluir o curso em até cinco anos, será necessário iniciar o estudo de todas as disciplinas novamente.

Registro Profissional O CREA confere aos alunos do Instituto Monitor o registro profissional de Técnico em Eletrônica.

Órgãos Profissionais CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia www.confea.org.br Endereço: SEPN 508 - Bloco B - Ed. Adolfo Morales de Los Rios Filho - Brasília - CEP 70740-542 Telefone: (61) 3348-3700 Fax: (61) 3348-3739 CREA/SP - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo www.creasp.org.br Endereço: Av Brigadeiro Faria Lima, 1059 - Pinheiros São Paulo - SP - CEP 01452-920 Telefones: 0800-171811 e (11) 3097-8766 CREA/RJ - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro www.crearj.org.br Endereço: Rua Buenos Aires, 40 - Centro - CEP 20070-022

Telefones: Telef ones: (21) 2179-2000 e (21) 2179-2007

Principais Informações do seu Curso Técnico em Eletrônica – São Paulo e Rio de Janeiro Diploma: Técnico em Eletrônica com validade em todo o Brasil Registro: Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) Qualificações: 3 Total de fascículos: 18 Total de avaliações: 12 Local de realização das avaliações presenciais: Unidade Educacional em São Paulo, Rio de Janeiro ou Polos autorizados Nota mínima para aprovação: 5,0 (cinco) Trabalho obrigatório: 1 (disciplina de Desenho Técnico Aplicado) Estágio profissional obrigatório: mínimo de 150 horas Prazo de validade da matrícula: dois anos (podendo chegar a cinco anos nos casos de rematrícula) Prazo para conclusão do curso: mínimo de três meses Carga horária equivalente ao ensino presencial: 1200 horas 23

Instituto Monitor

Se você optou pelo estudo personalizado com material impresso: Formas de pagamento e remessas de materiais Planos de Pagamento Nome da Disciplina

Plano 1 (à vista)

Plano 2 (em 2 vezes)

Plano 3 (em 3 vezes)

Plano 4 (em 6 vezes)

Plano 5 (em 9 vezes)

Comunicação e Redação Empresarial

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

Direito, Legislação e Ética

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

Introdução à Gestão de Negócios

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

Matemática Aplicada I

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

2ª remessa

Matemática Aplicada II

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

Desenho Técnico

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

Eletricidade

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

4ª remessa

Eletrônica Básica e Instrumentação

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

4ª remessa

Fundamentos de Informática, Montagem e Manutenção de Microcomputado Microcomputadores res

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

5ª remessa

Eletrônica Aplicada

1ª remessa

2ª remessa

2ª remessa

4ª remessa

5ª remessa

Circuitos Elétricos

1ª remessa

2ª remessa

2ª remessa

4ª remessa

6ª remessa

Eletrônica Digital

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

5ª remessa

6ª remessa

Princípios de Telecomunicações

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

5ª remessa

7ª remessa

Desenho Técnico Aplicado

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

7ª remessa

Eletrônica Industrial

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

8ª remessa

Microprocessadores

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

8ª remessa

Análise de Circuitos Eletroeletrônicos

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

9ª remessa

Telecomunicação Aplicada

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

9ª remessa

Relatório de Estágio

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

9ª remessa

Se você optou pelo estudo pela Internet: Para melhor aproveitamento do curso Técnico em Eletrônica online, a sequência de estudos é a seguinte: - Eletricidade + Matemática Aplicada - Eletrônica Básica - Desenho Técnico - Eletrônica Aplicada - Eletrônica Digital - Eletrônica Industrial - Análise de Circuítos Eletroeletrônicos - Microprocessador M icroprocessadores es - Fundamentos de Informática - Circuítos Elétricos - Princípios Pri ncípios de Telecomunicações Telecomunicações - Telecomunicações Aplicada As disciplinas a seguir podem ser cursadas a qualquer momento: - Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa 24

- Direito, Legislação e Ética - Introdução à Gestão de Negócios A cada disciplina cursada, poderá ser agendada uma prova presencial com exceção da disciplina Eletricidade que deverá ser realizada em conjunto com as disciplinas Matemática Aplicada e Desenho Técnico. Essa avaliação é denominada MBFE2. Para as disciplinas Comunicação e Expressão, Direito, Legislação e Ética e Introdução à Gestão de Negócios será realizada uma única avaliação denominada MBFE1.

Se você optou pelo estudo em Grupo de Estudo: No primeiro encontro realizado você receberá todas as instruções instr uções sobre os procedimentos para recebimento recebimento do material didático, bem com, o calendário específico de sua turma. Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

 TÉCNICO EM ELETRÔNICA Para alunos matriculados na Unidade Educacional do Paraná O curso de Técnico em Eletrônica (Unidade Educacional do Paraná) é formado por quatro módulos: um básico e outros três correspondentes a três Qualificações Profissionais: • Instalador e Reparador de Circuítos Eletrônicos e Microcomputadores

• Assistente em Eletrônica e Comunicação de Dados • Projetista em Eletrônica A matriz curricular foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná, com a seguinte carga horária: Carga Horária

Módulo Básico - Fundamentos para Eletroeletrônica

Total

Comunicação e Redação Empresarial

30

Direito, Legislação e Ética

30

Introdução à Gestão de Negócios

30

Matemática Aplicada I

20

Matemática Aplicada II

20

Desenho Técnico

30

Eletricidade

40

Total

200

Presencial Obrigatória

Online1

Estudo Individual 2

3

26

61

3

32

75

6

58

136

Módulo I - Qualificação Profissional de Instalador e Reparador de Circuitos Eletrônicos e Microcomputadores Eletrônica Básica e Instrumentação

100

3

26

71

Fundamentos de Informática, Montagem e Manutenção de Microcomputadores

100

3

26

71

Total

200

6

52

142

Módulo II: Qualificação Profissional de Assistente em Eletrônica e C omunicação de Dados Eletrônica Aplicada

100

3

26

71

Circuítos Elétricos

100

3

26

71

Eletrônica Digital

100

3

26

71

Princípios de Telecomunicações

100

3

26

71

Total

400

12

104

284

Módulo III: Qualificação Profissional de Projetista em Eletrônica Desenho Técnico Aplicado

80

-

24

56

Eletrônica Industrial

80

3

24

53

Microprocessadores

80

3

24

53

Análise de Circuítos Eletroeletrônicos

80

3

24

53

Telecomunicação Aplicada

80

3

24

53

400

12

120

268

150

15 0

4

-

334

830

Total Estágio Supervisionado TOTAL

1.350 1.20 0

36

1 Carga horária online acompanhada pelos tutores 2 Estudo individual por meio de material didático e bibliografia Guia do Aluno – Cursos Técnicos

25

Instituto Monitor

Módulo Básico – Fundamentos para Eletroeletrônica – tem como objetivo desenvolver as competências gerais necessárias ao exercício da profissão. Para obter a certificação em qualquer uma das três qualificações, você deverá concluir o Módulo Básico, além das disciplinas referentes ao módulo da qualificação. Módulo Básico + Qualificação = Certificação Fascículos: 7 / Avaliações: 2 O Módulo Básico é composto por sete disciplinas, mas você só precisa fazer duas avaliações para concluí-lo:

Avaliação 1 – voltada para as ciências humanas. Serão abordados os conteúdos das disciplinas Comunicação e Redação Empresarial; Direito, Legislação e Ética; e Introdução à Gestão de Negócios. n os saAvaliação 2 – com ênfase nas ciências exatas e nos beres técnicos da profissão. Serão abordados os conteúdos das disciplinas Matemática Aplicada I e II, Desenho Técnico e Eletricidade.

Módulo I – Qualificação Profissional em Instalador e Reparador de Circuítos Eletrônicos e Microcomputadores Fascículos: 2 / Avaliações: 2 Para concluir este módulo e ter direito ao certificado de qualificação profissional, é necessário finalizar também o Módulo Básico.

Módulo II – Qualificação Profissional em Assistente em Eletrônica e Comunicação de Dados Fascículos: 4 / Avaliações: 4 Para concluir este módulo e ter direito ao certificado de qualificação profissional, é necessário finalizar também o Módulo Básico.

Sugerimos que você siga a ordem dos módulos e das disciplinas para maior aproveitamento de seus eestudos. stu os.

Avaliações A avaliação dos alunos matriculados na Unidade Educacional do Paraná é composta de duas etapas: • prova presencial (por disciplina) – equivalente a 80% da nota final • atividades práticas (por disciplina) – equivalente a 20% da nota final O aluno deve realizar os estudos no ambiente online, antes de agendar sua avaliação. O cumprimento da carga horária online também deve ser observado. Para ser aprovado em uma disciplina, é preciso obter a nota mínima 6,0 (entre prova e atividades). Caso sua nota seja inferior a 6,0 (seis), será preciso fazer outra avaliação (recuperação).

Importante Para fazer a prova, você deverá realizar todas as atividades tividades apresentadas no ambiente online ou participar articipar das atividades dos Grupos de Estudos, de acordo com a opção que você fez ao se matricular no curso.

Recuperação Se você não alcançou a nota mínima para ser aprovado, terá direito a realizar a avaliação de recuperação, que é cobrada. Novamente, você decide quando fazer a avaliação, mas recomendamos que ela seja marcada para, no mínimo, 15 dias após.

Estágio Profissional Obrigatório Carga horária mínima exigida: 150 horas

Conclusão do Curso

Fascículos: 5 / Avaliações: 4

Será considerado concluinte da Habilitação Profissional de Técnico em Eletrônica o aluno que: • obtiver nota mínima 6,0 (seis) nas avaliações de todos os componentes curriculares de cada Módulo; • ser aprovado no relatório de Estágio Profissional Supervisionado; • cumprir a carga horária virtual obrigatória.

Na disciplina de Desenho Técnico Aplicado você fará um trabalho prático em lugar da avaliação. Para concluir este módulo e ter direito ao certificado de Qualificação Profissional, é necessário concluir também o Módulo Básico.

Ao ser aprovado nas provas dos quatro módulos e cumprir o estágio profissional, você terá concluído o seu curso, com direito a: • Diploma de Técnico em Eletrônica com validade nacional

Módulo III – Qualificação Profissional em Projetista em Eletrônica

26

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

• Registro Profissional no CREA/PR • Continuar seus estudos em nível superior

Prazo para Conclusão do Curso C urso De acordo com o Plano de Curso aprovado para a sede do Instituto Monitor no Paraná, você tem o prazo mínimo de 18 meses e o prazo máximo de dois anos para finalizar seus estudos. Caso não consiga completar o curso em dois anos, você pode fazer uma rematrícula, mediante o pagamento de uma taxa, por mais um ano. Você poderá se rematricular por no máximo três vezes. Se não concluir o curso em até cinco anos, será necessário iniciar o estudo de todas as disciplinas novamente. Lembre-se de que para concluir o curso, você deverá, também, estar em dia com a sua documentação e com o departamento financeiro do Instituto Monitor.

Registro Profissional O CREA/PR confere aos alunos do Instituto Monitor o registro profissional de Técnico em Eletrônica.

Órgãos Profissionais CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia www.confea.org.br Endereço: SEPN 508 - Bloco B - Ed. Adolfo Morales de Los Rios Filho Brasília - CEP 70740-542 Telefone: (61) 3348-3700 Fax: (61) 3348-3739 CREA/PR - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná www.crea-pr.org.br Endereço: Rua Padre Camargo, 285, Alto da Glória - Curitiba - CEP 80060-240 Telefone: 0800-410067

Principais Informações do seu Curso Técnico em Eletrônica – Paraná Diploma: Técnico em Eletrônica com validade em todo o Brasil Registro: Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (CREA/PR) Qualificações: 3 Total de fascículos: 18 Total de avaliações: 12 Local de realização das avaliações presenciais: Unidade Educacional do Paraná ou em Polos autorizados no Estado do Paraná Idade mínima para matrícula: 18 anos Nota mínima para aprovação: 6,0 (seis) Trabalho obrigatório: 1 (disciplina de Desenho Técnico Aplicado) Carga horária presencial obrigatória: será cumprida durante os processos de avaliação Carga horária online: será medida pela presença em Grupos de Estudos ou relatórios emitidos pelo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

27

Instituto Monitor

Estágio profissional obrigatório: mínimo de 150 horas Prazo de conclusão do curso: mínimo de 18 meses Prazo de validade da matrícula: dois anos (podendo chegar a cinco anos nos casos de rematrícula) Carga horária equivalente equ ivalente ao ensino presencial presencial: 1200 horas Se você optou pelo estudo pela Internet: Para melhor aproveitamento do curso Técnico em Eletrônica online, a sequência de estudos é a seguinte: - Eletricidade + Matemática Aplicada - Eletrônica Básica - Desenho Técnico - Eletrônica Aplicada - Eletrônica Digital - Eletrônica Industrial - Análise de Circuítos Eletroeletrônicos - Microprocessado M icroprocessadores res - Fundamentos de Informática - Circuitos Elétricos - Princípios Pr incípios de Telecomunicações Telecomunicações - Telecomunicações Aplicada As disciplinas a seguir podem ser cursadas a qualquer momento: - Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa - Direito, Legislação e Ética - Introdução à Gestão de Negócios A cada disciplina cursada, poderá ser agendada uma prova presencial com exceção da disciplina Eletricidade que deverá ser realizada em conjunto com as disciplinas Matemática Aplicada e Desenho Técnico. Essa avaliação é denominada MBFE2. Para as disciplinas Comunicação e Expressão, Direito, Legislação e Ética e Introduçãoo à Gestão Introduçã Ges tão de Negócios será realizada uma única avaliação denomidenominada MBFE1.

Se você optou pelo estudo em Grupo de Estudo: No primeiro encontro realizado realizado você receberá todas as i nstruções sobre os procedimentos para recebimento do material didático, bem com, o calendário específico de sua turma.

28

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

 TÉCNICO EM INFORMÁTICA Para alunos matriculados na Unidade Educacional de São Paulo ou do Rio de Janeiro O curso de Técnico em Informática é constituído de três módulos, correspondentes a três qualificações profissionais: • Especialista em Suporte Operacional em Microinformática • Programador Júnior • Programador Sênior

Programa Módulo I – Qualificação Profissional de Especialista em Suporte Operacional em Microinformática • Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa e Língua Inglesa • Fundamentos de Informática • Introdução ao Sistema Operacional • Psicologia Organizacional • Técnicas Operacionais • Internet • Banco de Dados Fascículos: 7 / Avaliações: 7

Módulo II – Qualificação Profissional de Programador Júnior • Redação Técnica • Técnicas de Programação • Linguagem de Programação I • Estatística • Direito, Legislação e Ética • Análise de Sistemas Fascículos: 6 / Avaliações: 6

Módulo III – Qualificação Profissional de Programador Sênior • Introdução à Gestão de Negócios • Linguagem de Programação II • Banco de Dados Avançado Avançado Fascículos: 3 / Avaliações: 3 Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Sugerimos que você siga a ordem dos módulos e das disciplinas para maior aproveitamento de seus estudos.

Avaliações As avaliações das disciplinas de Linguagem de programação I e II são constituídas por atividades práticas. Para ser aprovado em uma disciplina, é preciso obter a nota mínima que corresponde a 50% do valor total da prova. Caso sua nota seja inferior a 5,0 (cinco), será preciso fazer outra prova (recuperação).

Recuperação Se você não alcançou a nota mínima para ser aprovado, terá direito a realizar a avaliação de recuperação, para a qual é cobrada uma taxa. Novamente, você decide quando fazer a avaliação, mas recomendamos que ela seja marcada para, no mínimo, 15 dias depois.

Estágio Profissional Obrigató Obrigatório rio Carga horária mínima exigida: 150 horas. É possível realizar o estágio em qualquer empresa que tenha como foco a prestação de serviços de informática, ou departamento específico de informática.

Conclusão do Curso Será considerado concluinte da Habilitação Profissional de Técnico em Informática o aluno que: • obtiver nota mínima 5,0 (cinco) nas avaliações em todos os componentes curriculares de cada módulo; • ser aprovado no Relatório de Estágio Profissional Supervisionado. Ao ser aprovado nas avaliações dos três módulos e no Relatório de Estágio Profissional, você terá concluído o seu curso, com direito a: • Diploma de Técnico em Informática com validade nacional • Continuar seus estudos em nível superior Lembre-se de que para ter esses direitos, você deverá estar star em dia com a sua documentação e com o departamento epartamento financeiro do Instituto Monitor.

29

Instituto Monitor

Prazo para Conclusão do Curso A duração real do curso dependerá do ritmo de aprendizagem e da disponibilidade do tempo de cada aluno, respeitando-se o prazo mínimo de três meses.

Prazo de Validade Validade da Matrícula Você tem dois anos para concluir seus estudos. Caso não consiga completar o curso dentro desse período, você pode fazer uma rematrícula, mediante o pagamento de uma taxa, por mais um ano. Você poderá se rematricular por três vezes. Se não concluir o curso em até cinco anos, será necessário iniciar o estudo de todas as disciplinas novamente.

Principais Informações Informações do seu Curso Técnico em Informática – São Paulo e Rio de Janeiro Diploma: Técnico em Informática com validade em todo o Brasil Qualificações : 3 Total de fascículos: 16 Total de avaliações: 16 Local de realização das avaliações presenciais: Unidade Educacional em São Paulo, Rio de Janeiro ou em Polos autorizados Nota mínima para aprovação: 5,0 (cinco) Estágio Profissional obrigatório: mínimo de 150 horas Prazo de validade da matrícula: dois anos (podendo chegar a cinco anos nos casos de rematrícula) Prazo de conclusão do curso : mínimo de 3 meses Carga horária equivalente equ ivalente ao ensino presencial presencial: 1300 horas Formas de pagamento e remessas de materiais Planos de pagamento Nome da Disciplina

30

Plano 1 (à vista)

Plano 2 (em 2 vezes)

Plano 3 (em 3 vezes)

Plano 4 (em 6 vezes)

Plano 5 (em 9 vezes)

Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa e Inglesa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

Fundamentos de Informática

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

Introdução ao Sistema Operacional

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

2ª remessa

Psicologia Organizacional

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

Técnicas Operacionais

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

3ª remessa

Internet

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

4ª remessa

Banco de Dados

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

5ª remessa

Redação Técnica

1ª remessa

2ª remessa

2ª remessa

4ª remessa

5ª remessa

Técnicas de Programação

1ª remessa

2ª remessa

2ª remessa

4ª remessa

6ª remessa

Linguagem de Programação I

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

4ª remessa

6ª remessa

Estatística

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

5ª remessa

7ª remessa

Direito, Legislação e Ética

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

5ª remessa

7ª remessa

Análise de Sistemas

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

5ª remessa

8ª remessa

Introdução à Gestão de Negócios

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

9ª remessa

Linguagem de Programação II

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

9ª remessa

Banco de Dados Avançado

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

9ª remessa

Relatório de Estágio

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

9ª remessa

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

 TÉCNICO EM SECRETARIADO Para alunos matriculados na Unidade Educacional de São Paulo ou do Rio de Janeiro O curso de Técnico em Secretariado possui três módulos, correspondentes a três qualificações profissionais:

Lembre-se de que para concluir o curso, você deverá, também, estar em dia com a sua documentação e com o departamento financeiro do Instituto Monitor.

• Qualificação Profissional de Recepcionista • Qualificação Profissional de Assistente de Processos Administrativos • Qualificação Profissional de Assistente em Gestão Empresarial

Observação: as disciplinas de Matemática Financeira e Estatística são abordadas em conjunto, em uma mesma avaliação.

Programa

Avaliações

Módulo I – Qualificação Profissional em Recepcionista

• Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa • Psicologia Organizacional • Técnicas Secretariais I • Matemática Básica Fascículos: 4 / Avaliações: 4

Módulo II – Qualificação Profissional Pr ofissional em Assistente de Processos Administrativos • Informática Aplicada • Redação Técnica • Recursos Instrumentais • Técnicas Secretariais II Fascículos: 4 / Avaliações: 3 + 1 trabalho

Para ser aprovado em uma disciplina, é preciso obter a nota mínima que corresponde a 50% do valor total da prova. Caso sua nota seja inferior a 5,0 (cinco), será preciso fazer outra prova (recuperação).

Recuperação Se você não alcançou a nota mínima para ser aprovado, terá direito a realizar a avaliação de recuperação, para a qual é cobrada uma taxa. Novamente, você decide quando fazer a avaliação, mas recomendamos que ela seja marcada para, no mínimo, 15 dias depois.

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Para receber seu diploma do curso Técnico em Secretariado você fará um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que consiste na pesquisa de um tema relacionado à profissão e na redação de um texto que apresente os resultados dessa pesquisa.

Observação: na disciplina de Recursos Instrumentais a avaliação será por meio da apresentação de um trabalho   prático.

O TCC poderá ser desenvolvido durante o curso. Para isso, você recebe um manual de trabalho que explica em detalhes como encaminhar a pesquisa. Se quiser receber o manual no início do curso, basta solicitá-lo na secretaria do Instituto Monitor, ou fazer o download no Portal do Aluno.

Módulo III – Qualificação Profissional em Assistente em Gestão Empresarial

Conclusão do Curso

• Matemática Financeira • Estatística • Direito, Legislação e Ética • Contabilidade Básica • Introdução à Gestão de Negócios Fascículos: 5 / Avaliações: 4 Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Será considerado concluinte da Habilitação Profissional de Técnico em Secretariado o aluno que: • obtiver nota mínima de 5,0 (cinco) nas avaliações de todos os componentes curriculares de cada módulo; • ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão. Conclusão. Ao ser aprovado nas avaliações dos três módulos e no TCC, você terá concluído o seu curso com direito a: 31

Instituto Monitor

• Diploma de Técnico em Secretariado com validade nacional • Registro Profissional na Superintendência Superintendê ncia Regional do Trabalho Trabalho e Emprego - SRTE (antiga DRT) • Continuar seus estudos em nível superior

Prazo para Conclusão do Curso A duração real do curso dependerá do ritmo de aprendizagem e da disponibilidade do tempo de cada aluno, respeitando-se o prazo mínimo de três meses.

Prazo de Validade Validade da Matrícula Você tem dois anos para concluir seus estudos. Caso não consiga completar o curso dentro desse período, você pode fazer uma rematrícula, mediante o pagamento de uma taxa, por mais um ano. Você poderá se rematricular por três vezes. Se não concluir o curso em até cinco anos, será necessário iniciar o estudo de todas as disciplinas novamente.

Registro Profissional A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) confere aos alunos do Instituto Monitor o registro profissional de Técnico em Secretariado.

Órgãos Profissionais SRTE/SP - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo www.mte.gov.br/delegacias/sp Endereço: Rua Martins Fontes, 109 - Centro - CEP 01050-000 Telefone: (11) 3150-8106 Fax: (11) 3255-6373 SRTE/RJ - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro www.mte.gov.br/delegacias/rj Endereço: Av. Av. Presidente Antônio Carlos, 251 - Térreo, 12º, 13º e 14º andar - CEP 20020-908 Telefones: (21) 2532-6814 / 2532-1081 / 2532-1046 / 2220-0669

Principais Informações Informações do seu Curso Técnico em Secretariado - São Paulo e Rio de Janeiro Diploma: Técnico em Secretariado com validade em todo o Brasil Registro: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (atual SRTE antiga DRT) Qualificações : 3 Total de fascículos: 13 Total de avaliações: 11 Local de realização das avaliações presenciais : Unidade Educacional de São Paulo ou do Rio de Janeiro, ou em Polos autorizados Nota mínima para aprovação: 5,0 (cinco) Trabalho obrigatório: 1 (disciplina de Recursos Instrumentais) Trabalho de conclusão de curso (TCC): deve ser realizado ao longo do curso e a nota mínima para aprovação é 5,0 (cinco)

32

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

Prazo de validade da matrícula: dois anos (podendo chegar a cinco anos nos casos de rematrícula) Prazo de conclusão do curso : mínimo de 3 meses Carga horária equivalente equ ivalente ao ensino presencial presencial: 810 horas Formas de pagamento e remessas de materiais Planos de Pagamento Nome da Disciplina

Plano 1 (à vista)

Plano 2 (em 2 vezes)

Plano 3 (em 3 vezes)

Plano 4 (em 6 vezes)

Plano 5 (em 9 vezes)

Comunicação e Expressão Comunicação em Língua Portuguesa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

Psicologia Organizacional

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

Técnicas Secretariais I

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

Matemática Básica

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

4ª remessa

Informática Aplicada

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

5ª remessa

Redação Técnica

1ª remessa

2ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

5ª remessa

Recursos Instrumentais

1ª remessa

2ª remessa

2ª remessa

4ª remessa

6ª remessa

Técnicas Secretariais II

1ª remessa

2ª remessa

2ª remessa

4ª remessa

6ª remessa

Matemática Financeira

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

5ª remessa

7ª remessa

Estatística

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

5ª remessa

7ª remessa

Direito, Legislação e Ética

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

8ª remessa

Contabilidade Básica

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

9ª remessa

Introdução à Gestão de Negócios

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

9ª remessa

Trabalho de Conclusão de Curso

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

9ª remessa

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

33

Instituto Monitor

 TÉCNICO EM CONTABILIDADE Para alunos matriculados na Unidade Educacional de São Paulo ou do Rio de Janeiro O curso de Técnico em Contabilidade possui três módulos, correspondentes a três qualificações profissionais: • Assistente Administrativo • Assistente Contábil • Analista Contábil

Programa Módulo I – Qualificação Profissional em Assistente Administrativo

Sugerimos que você siga a ordem dos módulos e das disciplinas para maior aproveitamento de seus estudos.

Avaliações Para ser aprovado em uma disciplina, é preciso obter a nota mínima que corresponde a 50% do valor total da prova. Caso sua nota seja inferior a 5,0 (cinco), será preciso fazer outra prova (recuperação).

Recuperação

• Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa • Contabilidade Básica • Matemática Básica • Introdução à Gestão de Negócios

Se você não alcançou a nota mínima para ser aprovado, terá direito a realizar a avaliação de recuperação, para a qual é cobrada um taxa. Novamente, você decide quando fazer a avaliação, mas recomendamos que ela seja marcada para, no mínimo, 15 dias depois.

Fascículos: 4 / Avaliações: 4

Estágio Profissional Obrigató Obrigatório rio

Módulo II – Qualificação Profissional Pr ofissional em Assistente Contábil

Conclusão do Curso

• Redação Técnica • Informática Aplicada • Matemática Financeira • Estatística • Contabilidade Geral • Economia e Mercados Fascículos: 6 / Avaliações: 5 Observação: as disciplinas de Matemática Financeira e Estatística são abordadas em conjunto, numa única avaliação.

Módulo III – Qualificação Profissional em Analista Contábil • Psicologia Organizacional • Direito, Legislação e Ética • Contabilidade de Custos • Contabilidade Industrial • Contabilidade Gerencial Fascículos: 5 / Avaliações: 5 34

Carga horária mínima exigida: 150 horas Será considerado concluinte da Habilitação Profissional de Técnico em Contabilidade o aluno que: • obtiver um a nota mínima 5,0 (cinco) nas avaliações em todos os componentes curriculares de cada módulo; • ser aprovado no estágio profissional obrigatório.

Prazo para Conclusão do Curso A duração real do curso dependerá do ritmo de aprendizagem e da disponibilidade do tempo de cada aluno, respeitando-se o prazo mínimo de três meses.

Prazo de Validade da Matrícula Você tem dois anos para concluir seus estudos. Caso não consiga completar o curso dentro desse período, você pode fazer uma rematrícula, mediante o pagamento de uma taxa, por mais um ano. Você poderá se rematricular por no máximo três vezes. Se não concluir o curso em até cinco anos, será necessário iniciar o estudo de todas as disciplinas novamente. Ao ser aprovado em todas as avaliações programadas e no estágio profissional, você terá concluído o seu curso, com direito a: Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

• Diploma de Técnico em Contabilidade com validade nacional • Registro Profissional no CRC • Continuar seus estudos em nível superior Lembre-se de que para concluir o curso, você deverá, também, estar em dia com a sua documentação e com o departamento financeiro do Instituto Monitor.

Registro Profissional O Conselho Regional de Contabilidade do Estado confere aos alunos do Instituto Monitor o registro profissional de Técnico em Contabilidade.

Órgãos Profissionais CFC - Conselho Federal da Contabilidade www.cfc.org.br Endereço: S.A.S Quadra 05 Lote 03 Bloco “J”, Edifício CFC Setor de Autarquias Sul - Brasília - CEP 70070-920 Telefone: (61) 3314-9600 Fax: (61) 3322-2033 E-mail: [email protected] CRC/SP - Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo www.crcsp.org.br Endereço: Rua Rosa e Silva, 60 - São Paulo - CEP 01230-909 Telefone: (11) 3824-5400 Fax: (11) 3662-0035 E-mail: [email protected] CRC/RJ - Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro www.crc.org.br Endereços: Rua Primeiro de Março, 33 e Rua do Ouvidor, 50 - Loja - Centro Rio de Janeiro - CEP 20010-000 Telefone: (21) 2216-9595 Fax: (21) 2216-9616 E-mail: [email protected]

Principais Informações Informações do seu Curso Técnico em Contabilidade - São Paulo e Rio de Janeiro Diploma: Técnico em Contabilidade com validade em todo o Brasil Registro: Conselho Regional de Contabilidade (CRC) Qualificações : 3 Total de fascículos: 15 Total de avaliações: 14 Local de realização das avaliações presenciais : Unidade Educacional em São Paulo ou Rio de Janeiro e em Polos autorizados Nota mínima para aprovação: 5,0 (cinco) Estágio profissional obrigatóri obrigatório o: mínimo de 150 horas

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

35

Instituto Monitor

Prazo de validade da matrícula: dois anos (podendo chegar a cinco anos nos casos de rematrícula) Prazo de conclusão do curso : mínimo de 3 meses Carga horária equivalente equ ivalente ao ensino presencial presencial: 920 horas Formas de pagamento e remessas de materiais Planos de Pagamento Nome da Disciplina

36

Plano 1 (à vista)

Plano 2 (em 2 vezes)

Plano 3 (em 3 vezes)

Plano 4 (em 6 vezes)

Plano 5 (em 9 vezes)

Comunicação e Expressão Comunicação em Língua Portuguesa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

Matemática Básica

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

Contabilidade Básica

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

Introdução à Gestão de Negócios

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

4ª remessa

Redação Técnica

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

5ª remessa

Informática Aplicada

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

5ª remessa

Matemática Financeira

1ª remessa

2ª remessa

2ª remessa

4ª remessa

6ª remessa

Estatística

1ª remessa

2ª remessa

2ª remessa

4ª remessa

6ª remessa

Contabilidade Geral

1ª remessa

2ª remessa

2ª remessa

5ª remessa

7ª remessa

Economia e Mercados

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

5ª remessa

7ª remessa

Psicologia Organizacional

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

5ª remessa

8ª remessa

Direito, Legislação e Ética

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

8ª remessa

Contabilidade de Custos

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

9ª remessa

Contabilidade Industrial

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

9ª remessa

Contabilidade Gerencial

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

9ª remessa

Relatório de Estágio

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

9ª remessa

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

 TÉCN  TÉ CNIC ICO O EM

TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS

Para alunos matriculados na Unidade Educacional de São Paulo ou Rio de Janeiro O curso de Técnico em Transações Imobiliárias possui três módulos, correspondentes a três qualificações profissionais: • Captador de Imóveis • Auxiliar de Administração Imobiliária • Assistente de Transações Imobiliárias

Programa Módulo I – Qualificação Profissional em Captador de Imóveis

Sugerimos que você siga a ordem dos módulos e das disciplinas para maior aproveitamento de seus estudos.

Avaliações Para ser aprovado em uma disciplina, é preciso obter a nota mínima que corresponde a 50% do valor total da prova. Caso sua nota seja inferior a 5,0 (cinco), será preciso fazer outra prova (recuperação).

Recuperação

• Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa • Psicologia Organizacional • Desenho Arquitetônico e Noções de Construção Civil • Direito, Legislação e Ética

Se você não alcançou a nota mínima para ser aprovado, terá direito a realizar a avaliação de recuperação, para a qual é cobrada um taxa. Novamente, você decide quando fazer a avaliação, mas recomendamos que ela seja marcada para, no mínimo, 15 dias depois.

Fascículos: 4 / Avaliações: 4

Estágio Profissional Obrigató Obrigatório rio

Módulo II – Qualificação Profissional em Auxiliar de Administração Imobiliária

Carga horária mínima exigida: 150 horas

• Informática Aplicada • Matemática Financeira • Redação Técnica • Gestão de Negócios Imobiliários Fascículos: 4 / Avaliações: 4

Importante: para realizar o estágio do curso Técnico em Transações Imobiliárias, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis determina que o estudante obtenha btenha a Carteira de Estagiário para exercer funções dedicadas edicadas ao exercício da profissão. O Instituto Monitor fornece ornece uma Declaração de Matrícula para que você providencie sua carteira e alerta que, antes de iniciar o seu estágio, você deve solicitar mais informações no CRECI do estado onde você mora ou pretende estagiar.

Módulo III – Qualificação Profissional em Assistente em Transações Imobiliárias

Conclusão do Curso

• Problemas Socioeconômicos Contemporâneos • Economia e Mercados • Técnicas Básicas de Vendas e Noções de Marketing Imobiliário • Operações Imobiliárias

Será considerado concluinte da Habilitação Profissional de Técnico em Transações Imobiliárias o aluno que: • obtiver um a nota mínima 5,0 (cinco) nas avaliações em todos os componentes curriculares dos módulos; • ser aprovado no relatório de Estágio Profissional Obrigatório.

Fascículos: 5 / Avaliações: 4 Observação: as disciplinas de Técnicas Básicas de  Vendas e Noções de Marketing Imobiliário são abordadas em conjunto, numa mesma avaliação.

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Ao ser aprovado nas avaliações dos três módulos e cumprir o Estágio Profissional, você terá concluído o seu curso, com direito a: • Diploma de Técnico em Transações Imobiliárias com validade nacional 37

Instituto Monitor

• Registro Profissional no CRECI • Continuar seus estudos em nível superior Lembre-se de que para concluir o curso, você deverá, também, estar em dia com a sua documentação e com o departamento financeiro do Instituto Monitor.

CRECI/SP - Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo www.crecisp.gov.br Endereço: Rua Pamplona, 1200 - 6º andar - São Paulo CEP 01405-001 Telefone: (11) 3886-4915 Fax: (11) 3887-3152

Prazo para Conclusão do Curso

CRECI-RJ - Conselho Regional de Corretores de Imóveis

A duração real do curso dependerá do ritmo de aprendizagem e da disponibilidade do tempo de cada aluno, respeitando-se o prazo mínimo de três meses.

www.creci-rj.gov.br

Prazo de Validade da Matrícula Você tem dois anos para concluir seus estudos. Caso não consiga completar o curso dentro desse período, você pode fazer uma rematrícula, mediante o pagamento de uma taxa, por mais um ano. Você poderá se rematricular por três vezes. Se não concluir o curso em até cinco anos, será necessário iniciar o estudo de todas as disciplinas novamente.

Registro Profissional O Conselho Federal dos Corretores de Imóveis emitiu a Portaria 005/2002 autorizando a inscrição de alunos do Instituto Monitor nos CRECIs regionais.

Órgãos Profissionais COFECI - Conselho Federal dos Corretores de Imóveis www.cofeci.gov.br Endereço: SDS Edifício Boullevard Center, salas 201/210 Brasília - CEP 70391-900 Telefone: (61) 3321-2828 Fax: (61) 3321-0765

38

Endereço: Av. Av. Presidente Vargas, 417 - 19º andar Rio de Janeiro - CEP 20071-003 Telefone: (21) 2509-6242 Fax: (21) 2224-6180

Principais Informações Informações do seu Curso Técnico em Transações Imobiliárias - São Paulo e Rio de Janeiro

Diploma: Técnico em Transações Imobiliárias com validade em todo o Brasil Registro: Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) Qualificações : 3 Total de fascículos: 13 Total de avaliações: 12 Local de realização das avaliações presenciais pr esenciais: Unidade Educacional em São Paulo ou Rio de Janeiro, ou nos Polos autorizados Nota mínima para aprovação: 5,0 (cinco) Estágio profissional obrigatório: mínimo de 150 horas. Necessário ter a carteira de estagiário emitida pelo CRECI Prazo de validade da matrícula: dois anos (podendo chegar a cinco anos nos casos de rematrícula) Prazo de conclusão do curso : mínimo de 3 meses Carga horária equivalente ao ensino presencial: 810 horas

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

Formas de pagamento e remessas de materiais Planos de Pagamento Nome da Disciplina

Plano 1 (à vista)

Plano 2 (em 2 vezes)

Plano 3 (em 3 vezes)

Plano 4 (em 6 vezes)

Plano 5 (em 9 vezes)

Comunicação e Expressão Comunicação em Língua Portuguesa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

Psicologia Organizacional

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

Desenho Arquitetônico e Noções de Construção Civil

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

Direito, Legislação e Ética

1ª remessa

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

4ª remessa

Informática Aplicada

1ª remessa

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

5ª remessa

Matemática Financeira

1ª remessa

2ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

Redação Técnica

1ª remessa

2ª remessa

2ª remessa

4ª remessa

7ª remessa

Gestão de Negócios Imobiliários

1ª remessa

2ª remessa

2ª remessa

4ª remessa

7ª remessa

Problemas Socioeconômicos e Contemporâneo Contemporâneoss

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

5ª remessa

8ª remessa

Economia e Mercados

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

5ª remessa

8ª remessa

Técnicas Básicas de Vendas

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

9ª remessa

Operações Imobiliárias

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

9ª remessa

Marketing

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

9ª remessa

Relatório de Estágio

1ª remessa

2ª remessa

3ª remessa

6ª remessa

9ª remessa

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

39

Instituto Monitor

Direitos e deveres dos alunos Ao se matricular no Instituto Monitor é firmado um compromisso formal entre você e a instituição. Por isso, ambas as partes assumem direitos e obrigações que são expressos pelas normas do Regimento Interno do Instituto Monitor, que estará sempre disponível para consulta no Portal do Aluno. Se você não concordar com uma ou mais das regras a seguir, ou ainda, deseja fazer considerações particulares, como o cancelamento de sua matrícula, por exemplo, deverá se manifestar dentro de 30 dias, contados a partir da data de recebimento do Guia do Aluno. A sua não-manifestação será interpretada como aceitação incondicional destas normas e confirmação da sua matrícula no Instituto Monitor. TÍTULO V DOS DIREITOS E DEVERES DOS ALUNOS TÍTULO V Dos Direitos, Deveres, Proibições e Sanções da Comunidade Escolar CAPÍTULO IV Dos Alunos Artigo 106 – Os direitos dos alunos derivam substancialmente dos direitos e garantias fundamentais dispostos na Constituição da República e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB.

SEÇÃO I Dos Direitos Artigo 107 – Constitui direito do aluno: I. o acesso às atividades escolares, sem obstáculos de qualquer natureza; II. ter asseguradas as melhores condições de aprendizagem, além do acesso aos recursos materiais e didáticos do Instituto; III. recorrer dos resultados solicitando revisão do pr ocesso de avaliação.

SEÇÃO II Dos Deveres Artigo 108 – Os deveres dos alunos consubstanciam-se em função dos objetivos das atividades educacionais e da preservação dos direitos dos cidadãos da comunidade escolar: I. conhecer e cumprir este Estatuto na parte que lhe compete; II. comparecer pontual e assiduamente nas atividades educacionais agendadas; III. cooperar e zelar pela boa conservação das instalações, dos equipamentos, material escolar, contribuindo também para as boas condições e asseio das dependências do Instituto; 40

IV. não portar material que represente perigo para a saúde, segurança e integridade física própria ou de outrem; V. atender prontamente às solicitações do Instituto; VI. zelar pela boa imagem do Instituto, sendo vedada divulgação de idéias ou imagens em veículos de comunicação que possam denegrir a instituição; VII. apropriar-se dos valores e princípios do Instituto agindo como multiplicador da cultura organizacional e cumprindo normas e políticas estabelecidas em benefício da educação.

SEÇÃO III Das Proibições Artigo 109 – É vedado ao aluno durante a realização de provas presenciais: I. utilizar-se de aparelhos de comunicação (telefones celulares, “pagers”, “Ipod” ou similares); II. portar material de consulta (manuscrito, impresso, computador de bolso, agenda eletrônica ou similar); III. utilizar-se de calculadora simples, científica ou administrativa, exceto nos casos em que a permissão para o uso encontra-se impressa na prova; IV. sendo vedada divulgação de idéias ou imagens em veículos veí culos de comunicação que possam denegrir o Instituto.

SEÇÃO IV Das Sanções Artigo 110 – A inobservância dos deveres descritos nos incisos do artigo anterior deverá ser apreciada pela Equipe de Direção, Pedagógica e Jurídica, formada pela equipe multidisciplinar e, se necessária, apenada da seguinte forma: I. admoestação verbal com registro no prontuário do aluno;

II. advertência por escrito, salvaguardado sigilo ao qual o aluno tem direito; III. indeferimento da matrícula desde que não durante o módulo; IV. intervenção jurídica, quando necessária. Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

Dicas para aprender melhor Veja como estudar com eficiência e qualidade, aprendendo o máximo de cada conteúdo.

Estudar por conta própria exige disciplina e responsabilidade. Se você se empenhar em seu objetivo, certamente concluirá seu curso com sucesso. Veja algumas dicas importantes que podem ajudá-lo a ter um melhor aproveitamento de seus estudos.

1. Ambiente O ambiente de estudos deve ser, antes de tudo, tranquilo, sem barulho e, de preferência, um lugar onde você possa estar sozinho. Pode ser o seu próprio quarto, em um canto preferido da sua casa, ou ainda no seu local de trabalho. Muitos dos nossos alunos estudam à noite ou então aproveitam o horário de almoço. Se esse for o seu caso, procure um local onde você possa se concentrar ao máximo nas lições sem se distrair. Outro ponto importante no ambiente de estudos é a iluminação. A claridade deve ser suficiente para que você possa ler e escrever sem forçar a vista.

2. Postura Sua postura para estudar também é importante. É muito mais produtivo estudar sentado do que deitado ou encostado, pois são posições que dão sono.

3. Descanso Pesquisas comprovam que o sono tem grande importância na fixação dos conhecimentos. Você pode estudar o dia inteiro, mas é preciso ter uma boa noite de sono porque é enquanto dormimos que o cérebro guarda as informações que aprendemos. Durante os estudos, se puder, faça pequenos intervalos (de no máximo 30 minutos) para relaxar. E volte com força total!

4. Alimentação Não inicie os estudos com fome: faça primeiro a sua refeição ou lanche e, depois, mãos à obra. Com certeza você terá maior produtividade! Evite também comer enquanto estuda, pois já está comprovado cientificamente que mastigar qualquer alimento pode atrapalhar sua concentração.

5. Organização Antes de começar a estudar, reúna todo o material necessário para que você não precise parar para pegar o lápis, o dicionário, o caderno...

3. Metas e objetivos Estabeleça metas de estudos para cada dia (páginas, capítulos, exercícios) e siga-as com compromisso. Isso evitará o acúmulo de lições para estudar. É muito importante manter uma regularidade, ou seja, criar um ritmo de estudos, não deixando grandes intervalos entre um período de estudo e outro. Com o passar do tempo, você terá adquirido um hábito e o seu raciocínio ficará cada vez mais rápido e flexível.

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende. Leonardo da Vinci - inventor e pintor 

41

Instituto Monitor

Orientações para o sucesso dos seus estudos Você vai começar um novo desafio na vida. Tudo o que precisa é confiar em e m si mesmo e no seu poder de realizar.

Acreditar é uma palavra que está diretamente relacionada com sucesso. Um time de futebol ou um atleta não disputariam com outros participantes se não acreditassem na vitória. Eles competem porque sabem que têm condições de dar o melhor de si mesmos e conquistarem o primeiro lugar. Mas para ser um vencedor é preciso coragem para assumir um comportamento de responsabilidade em busca de seus objetivos. Assim como os atletas que participam dos Jogos Olímpicos precisam treinar muito para surpreender seus adversários, uma pessoa que quer alcançar um objetivo precisa persegui-lo com a mesma dedicação e esforço. Você vai começar um novo desafio na vida. Tudo o que precisa é confiar em si mesmo e no seu poder de realizar. Isso facilitará as horas de dedicação aos estudos. Concentre-se no seu objetivo de ser um vencedor e dediquese ao máximo para isso. E se precisar de alguma força, saiba que o Instituto Monitor estará ao seu lado para o que precisar.

Depende mais de você! • Responsabilize-se por você mesmo Ao compreender a ligação que a responsabilidade tem com o sucesso do seu aprendizado, certamente você dará mais prioridade aos estudos. Tenha consciência de que o seu empenho é fundamental para que você alcance os resultados que espera.

• Coloque os estudos em primeiro lugar Obedeça às prioridades que você estabeleceu e não deixe outros interesses tirar o foco de seus objetivos. • Considere-se como uma pessoa a caminho da vitória Ao dar o melhor de si mesmo, o caminho da vitória certamente será mais fácil. Não comece achando que não irá conseguir. Acredite que você já ganhou o campeonato. Mas ainda tem que jogar uma última partida. • Procure soluções Se você não consegue entender o material didático, did ático, não desanime. Procure ajuda dos professores do Instituto Monitor. Você também pode consultar outras fontes para adquirir mais conhecimento como parentes, amigos ou até mesmo um outro livro e a Internet.

Investir em conhecimentos rende sempre melhores juros. Benjamin Franklin - estadista, cientista, escritor e inventor do pára-raio.

42

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

Como lembrar o que acabei de ler? Você já se perguntou por que é tão difícil lembrar o conteúdo que acabou de ler, mas é tão fácil lembrar o que leu na Internet sobre aquele artista famoso? Você não consegue lembrar dados importantes sobre estados e países, mas consegue guardar na memória tudo sobre o local que vai visitar nas próximas férias. Por quê?

Porque você tem uma razão especial para lembrar-se destas coisas. Você está motivado e isso o ajuda a concentrar-se melhor. E aumentar a concentração faz as informações mais fáceis de serem lembradas.

5. faça fichas com esquemas que incluam, de um lado, a sequência das noções principais e, do outro, detalhes referentes a cada uma delas; 6. nunca se esqueça de repousar, pois uma mente cansada aprende pouco e retém com dificuldade.

COMO FAZER ANOTAÇÕES Essa “razão especial” ajuda a lembrar as informações porque você colocou toda a sua atenção naquilo que desejava saber. O mesmo pode acontecer com os conteúdos da apostila, se você colocar toda a sua motivação e propósito naquilo que realmente deseja saber.

Se realmente você quer aprender o que está estudando, não basta sublinhar as partes mais importantes do conteúdo. É preciso escrever. A escrita é um poderoso instrumento para preservar o conhecimento.

Mas para alcançar essa “memória de elefante” é preciso p reciso exercitar a mente. Logo após o estudo de algum ponto ou matéria, nota-se que o esquecimento também trabalha. Sem disciplina, entretanto, nunca haverá um u m equilíbrio entre memória e esquecimento.

Tomar notas é a melhor técnica para guardar as informações. Logo, nada de rabiscar em folhas soltas. Mas também não se deve ir escrevendo no caderno tudo que se ouve, lê ou vê. Tomar notas supõe rapidez e economia. Por isso, as anotações têm de ser:

Repetir é importante, mas saber de cor nem sempre significa compreensão da matéria. Há um exercício que pode ajudá-lo a aumentar a sua capacidade de memorização. Como o próprio nome já diz, trata-se de um exercício, o que significa que você deve treinar constantemente para ter uma boa memória: 1. primeiro, leia mentalmente m entalmente e compreenda o assunto; 2. releia em voz alta; 3. concentre a atenção em aspectos específicos: nomes, datas, ambientes. Note semelhanças, diferenças, relações; 4. repita várias vezes em voz alta ou escreva os conhecimentos adquiridos (os pontos principais);

• claras e detalhadas, para que sejam compreendidas mesmo depois de algum tempo; • resumidas, para que não sejam simples cópia do material estudado.

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Quem nunca errou nunca experimentou nada novo.  Albert Einstein - cientista

43

Instituto Monitor

ADMINISTRE O SEU TEMPO

O USO DE DICIONÁRIOS

Tempo é o que menos se tem hoje em dia. Por isso mesmo ele é tão importante.

Você já deve ter desconfiado que “dicionário completo” é algo que não existe, afinal como juntar em um só livro todas as palavras da Língua Portuguesa? Ainda mais sabendo que, dia a dia, muitas palavras vão caindo em desuso e outras vão sendo criadas. Existem, no entanto, aqueles dicionários que se propõem a ser “mais completos” do que os outros e que procuram dar conta das diversas áreas do saber. São dicionários de grande formato, com milhares de páginas, o que torna o manuseio e a consulta um pouco trabalhosos. Mas são obras que geralmente não nos decepcionam. Por isso mesmo são também um pouco caros.

Antes de começar o seu dia, escreva tudo o que você tem que fazer, colocando os horários e o tempo que você vai empenhar na realização de cada tarefa. Assim fica mais fácil de saber o quanto você poderá se dedicar aos estudos. Abaixo você tem uma tabela que pode ser muito útil ao planejar suas atividades. Determine quanto tempo você investe em cada tarefa. Lembre-se de que a soma de todas as atividades não pode ultrapassar 24 horas! Comece pelos horários que você não pode mudar como o período no trabalho ou no transporte. Depois, estabeleça as prioridades e o tempo que investirá nelas. Refaça a tabela diariamente. Tempo

Atividade

Trabalho Estudo Exercícios ísicos Lazer Cuidados pessoais (banho, alimentação) Família Transporte (ônibus, carro, metrô) Descanso Outras atividades 24 ho hora rass Tot otal al

COMO CONSULTAR UMA BIBLIOTECA Para consultar uma biblioteca, é preciso antes de tudo ter alguma informação sobre o que se está procurando. Saber sobre as obras procuradas (nome do autor, título do livro, etc.) é muito importante na hora de localizar um livro.

PESQUISAS NA INTERNET Uma das principais metas do ensino atualmente é fazer com que os alunos aprendam a buscar informações ões para a realização de seus estudos. Ir além do material didático e procurar saber mais em livros ou em sites da Internet é extremamente importante para um aprendizado mais completo. A Internet é uma grande rede de informações. Mas nem todo o conteúdo que está disponível é confiável, educativo e, principalmente, correto. Para que sua pesquisa seja produtiva e para que você não aprenda errado, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a navegar com segurança.

Toda biblioteca possui uma organização interna que permite ao usuário localizar aquilo que procura. Tratase de uma listagem do “acervo” (isto é, o conjunto dos livros da biblioteca), em que é possível localizar as obras por três tipos de dado: nome do autor, título do livro ou assunto.

1. Nada de surfar qualquer onda Uma das principais vantagens da Internet é a facilidade de ir de um link para outro num simples clique. Mas isso também pode ser um grande problema se você não se concentrar naquilo que procura. Há estudantes que começam pesquisando sobre a 2ª Guerra Mundial e em poucos minutos já estão em páginas para fãs de dança de salão. Ao começar uma pesquisa, concentre-se no seu objetivo e não se deixe seduzir pelos assuntos interessantes de outros sites.

Se você tiver em mãos uma dessas informações será muito mais fácil encontrar o que precisa.

2. Informação descartável Qualquer pessoa pode criar um site e colocar informa-

44

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

ções sobre os mais variados assuntos na rede. Isso faz com que muitos dados encontrados não sejam confiáveis ou tão precisos. Por isso, quando fizer pesquisas na Internet procure saber quem mantém o site. A pessoa ou instituição tem conhecimento do assunto? Para evitar perder tempo coletando dados que não servem para nada, troque informações com colegas e professores sobre sites que tratam do assunto. E quando encontrar uma página interessante, não se esqueça de adicioná-la à lista de favoritos para poder acessar sempre que precisar.

OS SITES DE BUSCA A Internet é hoje um oceano de informações que não pára de crescer, e que teria bem pouca utilidade se não conseguíssemos localizar com rapidez as informações desejadas. Felizmente existem várias empresas empenhadas em mapear este oceano, o que nos possibilita alcançar a informação desejada no menor tempo possível. São os “sites de busca”, ferramentas de pesquisa que localizam na rede aquilo que procuramos. Mas é preciso saber procurar. Cada site de busca possui seu próprio sistema de trabalho. Instruções mais específicas e detalhadas você encontra nos próprios sites.

Muitos dos racassos da vida ocorrem com as pessoas que não reconheceram o quão próximas elas estavam do sucesso quando desistiram. Thomas Edson – inventor da lâmpada elétrica

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

45

Instituto Monitor

Canal aberto

Procuramos abordar neste material as principais informações para que você possa estudar com tranquilidade, conhecendo todos os seus direitos e deveres como aluno. Mas se ainda tiver alguma dúvida, procure-nos pr ocure-nos por e-mail, telefone ou mesmo pessoalmente. Estaremos sempre dispostos para atendê-lo em suas necessidades.

São Paulo Av.. Rangel Pestana, 1105 • Brás • São Paulo • SP • CEP 03001-000 Av Telefone: (11) 3555-1000 / Fax: (11) 3555-1020 Paraná Rua Vicente Machado, 181, 1º andar • Centro • Curitiba • PR • CEP 80420-010 Tel.: (41) 3322-3500 / Fax: (41) 3324-7777 Rio de Janeiro Rua Hadock Lobo, 219 • Tijuca • Rio de Janeiro • RJ • CEP 20260-141 Telefone: 0800-773 4455 / Fax: (21) 3649-1401 Endereço para correspondência Caixa Postal 2722 • São Paulo • SP • CEP 01009-972 Central de Atendimento (11) 3555-1000 (Todo o Brasil) 0800-773-4455 (Rio de Janeiro e Paraná) www.institutomonitor.com.br

Sua opinião vale muito Se você tem sugestões, reclamações ou elogios em relação ao atendimento, aos produtos e serviços, mande um e-mail para [email protected]. No Instituto Monitor, nós levamos sua opinião a sério.

46

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

Dúvidas frequentes

1. Ao concluir o curso técnico posso fazer uma faculdade? Sim, você estará apto e certificado nacionalmente para iniciar qualquer curso superior. Ou seja, estará pronto para começar uma faculdade, aumentando as suas oportunidades no mercado profissional. 2. Ao concluir o curso técnico posso tirar o registro profissional (CRC, CRECI, SRTE ou CREA)? Com o diploma em mãos todo aluno de um curso técnico do Instituto Monitor, tem direito ao registro profissional (CRC, CRECI, SRTE ou CREA). Lembramos, ainda, que o diploma é válido nacionalmente, independente do estado de expedição conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 9394/96, em seu artigo 36-D. 3. Posso eliminar matérias cursadas no Ensino Superior? As Deliberações dos Conselhos Estaduais de Educação de São Paulo, do Paraná e do Rio de Janeiro têm posicionamentos diferentes. Em São Paulo, o Conselho Estadual de Educação (CEE/SP) determinou por meio da Deliberação nº 136 de 23/03/07 que, para ter dispensa de disciplinas já cursadas no Ensino Superior, é preciso apresentar documentação que comprove que a disciplina foi cursada e, além disso, você deve passar por uma avaliação presencial na instituição para comprovar seus conhecimentos. No Paraná só é possível a dispensa de disciplinas de cursos técnicos para técnicos. No Rio de Janeiro, para ter dispensa de disciplinas já cursadas no Ensino Superior, basta apresentar documentação de conclusão da disciplina e realizar uma avaliação presencial na instituição para análise de competências. Em todos os casos, para cumprimento do Regimento Escolar, o Instituto Monitor não realiza aproveitamento de estudos de disciplinas que foram cursadas há mais de cinco anos.

4. Fiz minha matrícula e comecei os estudos, mas tive de parar. Posso retomar o curso? O tempo de validade da matrícula é de dois anos. Se não completar o curso neste período, você pode pagar uma taxa e se rematricular por mais um ano (sendo que esse processo de rematrícula pode ser feito por no máximo três vezes), totalizando cinco anos, entre a data da matrícula e o término do curso. 5. Quanto tempo dura o curso? Para alunos matriculados na Unidade Educacional do Instituto Monitor em São Paulo e no Rio de Janeiro, a conclusão do curso depende do ritmo de estudo e da disponibilidade do aluno para realizar as avaliações. O prazo mínimo aceitável é de 3 (três) meses. Guia do Aluno – Cursos Técnicos

47

Instituto Monitor

Para alunos matriculados na Unidade Educacional do Instituto Monitor no Paraná, o curso Técnico em Eletrônica tem duração mínima de 18 meses e máxima de 60 meses (cinco anos). Ou seja, você deve concluir seus estudos dentro deste período. A validade da matrícula é de 2 (dois) anos entretanto, é possível rematricular-se por mais um ano (mediante o pagamento de uma taxa). Esse processo de rematrícula pode ser feito por três vezes totalizando um prazo de cinco anos para conclusão dos estudos. Após esse prazo (cinco anos) será necessário iniciar uma nova matrícula.

6. Como é o processo de envio de material didático? Para alunos que optaram estudar pelo ENSINO PERSONALIZADO, após a confirmação do pagamento, o material didático impresso é remetido para o endereço informado pelo aluno, sem a cobrança de nenhuma taxa adicional, pelo correio na modalidade impresso normal. É necessário aguardar um período de 8 a 20 dias úteis (após a escola ter confirmado o pagamento) para que os Correios entregue o material. Importante lembrar que o prazo de ent rega dos Correios varia de cidade para cidade. Para conferir o prazo da empresa para entregas na sua cidade, acesse www.correios.com.br, clique no link “produtos e serviços”, depois em “nossos prazos” e escolha a modalidade “mala direta e impresso”. Para remessas mais rápidas, consulte a Central de Atendimento e informe-se sobre as tarifas postais. Para alunos que optaram estudar PELA INTERNET, o fascículo de cada disciplina é disponibilizado no Portal do Aluno para download e o aluno tem acesso imediato às aulas online e outros recursos disponíveis. Para alunos que optaram por estudar em GRUPOS DE ESTUDOS, o material didático impresso é entregue pessoalmente nos encontros planejados em calendários específicos. 7. Como resolvo minhas dúvidas em relação ao conteúdo estudado? Ao surgirem dúvidas em relação ao conteúdo estudado, o aluno deve consultar o professor da disciplina, utilizando o canal de sua preferência: carta, telefone, fax, mensagem eletrônica (via Portal do Aluno) ou pode procurar o Serviço de Atendimento Pedagógico (SAP), oferecido nas Unidades Educacionais ou nos Polos autorizados, para falar com os professores pessoalmente. Não se esqueça também de fazer os simulados que são enviados junto com o material, pois eles são um ótimo recurso para avaliar o grau de conhecimento e dificuldade do estudante. 8. Como são as avaliações nos cursos oficiais? Todas as avaliações dos cursos oficiais são presenciais, ou seja, devem ser feitas na Unidade Educacional do Instituto Monitor onde você está matriculado ou nos Polos autorizados. Quando estiver preparado, você pode agendar a(s) avaliação(ões), escolhendo o(s) dia(s) e o(s) horário(s) mais convenientes. As questões das avaliações têm diferentes níveis e são baseadas nos materiais enviados do curso. 9. Por que não posso fazer as avaliações em minha cidade? A necessidade de fazer as avaliações presencialmente em uma Unidade Educacional do Instituto Monitor onde você está matriculado ou nos Polos autorizados é uma exigência da legislação da educação brasileira (Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005).

48

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

Instituto Monitor

10. Posso estudar todos os conteúdos e deixar para fazer as avaliações no final do curso? Sim, o aluno pode estudar todo o conteúdo do curso e deixar para fazer todas as avaliações no final dos estudos, como preferir. 11. Estou fazendo um curso oficial e já trabalho na área. Preciso fazer o estágio mesmo assim? Sim, mesmo já trabalhando você precisará fazer o estágio profissional que poderá ser na própria empresa onde já trabalha ou em outra, se preferir. Caso já atue na área e tenha como comprovar um período mínimo de dois anos com registro em carteira de trabalho, você pode pedir uma análise da dispensa de estágio à Secretaria Escolar do Instituto Monitor. 12. O estágio pode ser feito na empresa em que trabalho? Sim, se você já trabalha na área, pode fazer o estágio na própria empresa, desde que um colaborador da empresa qualificado se disponha a ser o supervisor de seu estágio. 13. Qual é o prazo para entrega do relatório de estágio? O prazo para entrega do relatório de estágio é o mesmo para a conclusão do curso. Lembrando que sem o estágio profissional, o aluno não poderá solicitar seu diploma, ou seja, sem ele, o estudante não conclui o curso. 14. O que é o Portal do Aluno? O Portal do Aluno é um espaço exclusivo e personalizado, para que o estudante possa ficar ainda mais próximo da escola e seus professores. Oferece vários serviços como notícias, atividades para download, agendamento de avaliações e fórum em que os alunos e professores p rofessores poderão trocar informações. Você também pode utilizar o Portal do Aluno para enviar mensagens para os professores com suas dúvidas, ou para a escola. Lembrando que todas as solicitações ou mensagens ficam armazenadas por 180 dias e possuem um número de protocolo, o que facilita e garante o atendimento. É dentro do Portal que o aluno acessa seus cursos online.

Guia do Aluno – Cursos Técnicos

49

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF