Download Guia de Iniciação Do Mentalista v1.0...
1
Luiz Souza e Priscila Maqueda
GUIA DE INICIAÇÃO DO MENTALISTA Quem nunca sonhou ler a mente das pessoas?
Versão 1.0
2
Índice Dedicatória – Página 04 Sobre Os Autores – Página 05 Quer Se Tornar Um Mentalista? – Página 06 O Que é Mentalismo? – Página 06 Os 7 Níveis Do Mentalismo – Página 08 O “MIND UP” – Página 10 The Sherlock Test – Página 10 Start Reading (2 Técnicas) – Página 12 The Nose Tells – Página 14 The Magic Square – Página 15 Dúvidas e Contado – Página 18
3
Dedicatória Aos estudiosos, admiradores e praticantes do mentalismo — de todos os lugares!
4
Sobre os autores Luiz Souza é Mentalist Trainer, Practitioner Internacional Em Programação Neurolinguística, Hipnólogo, Life Coach, Especialista Em Habilidade Social e Facilitador De Processos De Aprendizagem, Criatividade, Liderança e Vendas. Priscila Maqueda é Mentalist Trainer, Especialista em Linguagem Corporal e Facilitadora de Processos de Comunicação, Vendas e Negociação.
5
Quer se tornar um Mentalista? Com a ascensão de séries como The Mentalist e Lie To Me, o interesse pelo mentalismo cresceu de forma considerável. Hoje em dia, muitas pessoas querem aprender a influenciar, ler pensamentos, decifrar comportamentos, identificar mentiras, hipnotizar e tudo o mais que se possa imaginar. Se é isto que você procura, está com sorte! Neste eBook, falaremos brevemente sobre o que é mentalismo e já vamos adicionar algumas técnicas à sua "caixa de ferramentas mentais". Você está pronto? Então vamos começar!
O que é Mentalismo? Escrevemos este eBook para compartilhar com você a nossa visão sobre Mentalismo, que adquirimos nos últimos 13 anos de estudo e prática. Achamos necessário dividir este conhecimento porque sabemos o quanto é difícil encontrar materiais de qualidade ou especializados, sobretudo em português. Toda a abordagem do nosso site foi inspirada em Luke Jermay (o homem que deu vida ao personagem Patrick Jane), Derren Brown, Keith Barry e outras personalidades do Mentalismo. O método de ensino foi criado por mim (Luiz Souza), para que você possa alcançar seus resultados o mais rápido possível, de maneira sólida e consistente. No Brasil, o Mentalismo ainda é visto como uma extensão da mágica e do ilusionismo. Não é este o conceito que usaremos. Temos como base o referencial americano que nos diz que Mentalismo é, por si só, um conjunto de técnicas e habilidades formadas à partir de 5 pilares principais, sendo eles:
1º PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA Este é o primeiro pilar que tem como objetivo o entendimento da mente humana. A Programação Neurolinguística está presente em 80% das rotinas de Mentalismo. A influência subliminar e a memorização, por exemplo, encontram-se nesta categoria.
6
2º LEITURA FRIA Usada por falsos "médiuns" e "videntes", a Leitura Fria consiste em inúmeras declarações (e perguntas) que podem parecer mais significativas do que realmente são. A somatória destas possíveis declarações (elementos) criam a ilusão de que uma leitura psíquica ou mística está acontecendo. Ao contrário do que muitos pensam, o "Fator de Barnum" (falar sobre a personalidade de alguém de forma vaga e abstrata) não constitui nem 5% da totalidade da Leitura Fria. É muito mais do que isso.
3º HIPNOSE O nosso terceiro pilar é a Hipnose/Sugestão. Por intermédio desta habilidade, um Mentalista pode se comunicar diretamente com a mente inconsciente do seu interlocutor. O uso da Hipnose no Mentalismo vai desde a confusão mental até a hipnose rápida e instantânea.
4º LINGUAGEM CORPORAL A percepção ativa do não verbal é uma ciência belíssima. Notar os detalhes é uma característica muito forte de um Mentalista. O que aquelas marcas de expressão querem dizer? Como posso saber se meus amigos estão mentindo para mim? Por que ele alterou o tom de voz quando perguntei sobre nosso acordo? O que um simples corte de cabelo me diz sobre sua personalidade?
5º MÁGICA CLÁSSICA E ILUSIONISMO Menos de 8% da totalidade do Mentalismo inclui a Mágica Clássica e o Ilusionismo. Aqui, você usará alguns aparatos especiais (gimmicks) para simular certos "poderes da mente" como a movimentação de objetos ou a transmissão de pensamentos, por exemplo. A teoria da mágica clássica também é muito interessante porque lhe dará um ótimo entendimento sobre assuntos essenciais ao mentalismo, como o "misdirection" (desvio da atenção). Não se preocupe, vamos "dissecar" cada um destes pontos em outros materiais, aprofundando assim o nosso conhecimento e prática. Você deve estar se perguntando: e qual é a definição exata que vamos usar para Mentalista? Seguiremos à risca a abertura "clássica" da série The Mentalist, tomando-a como base para nossos estudos:
7
Alguém que usa acuidade mental, hipnose e/ou sugestão. Mestre na manipulação de pensamentos e comportamentos.
...
Os 7 níveis do Mentalismo Existem muitas técnicas de Mentalismo, assim como muitos livros (principalmente em inglês) que ensinam diferentes abordagens... Então, por onde devemos começar? Para facilitar o seu desenvolvimento, resolvi dividir o Mentalismo em 7 níveis, que foram os estágios de aprendizagem pelos quais passei durante a minha jornada. A ideia é que você avance nestes níveis aos poucos, para não sofrer uma sobrecarga de informações ou se perder pelo caminho.
MENTALISTA NÍVEL #1 - PESQUISADOR É alguém extremamente interessado pelo assunto. Já assistiu séries de televisão que tem relação com o Mentalismo e sente uma vontade enorme de aprender. De tanto pesquisar, já está familiarizado com os termos básicos que incluem: PNL, Hipnose, Leitura Fria... Este era o meu perfil quando comecei [só que sem as séries de televisão].
MENTALISTA NÍVEL #2 - INICIANTE O iniciante sabe exatamente o que significa Mentalismo e está decidido a se tornar um Mentalista. Ele assumiu consigo mesmo o compromisso de ir adiante. Em alguns casos, ele pode até conhecer uma rotina ou outra, mas ainda tem muitas dúvidas que o impedem de continuar.
MENTALISTA NÍVEL #3 - APRENDIZ Um Aprendiz domina (na prática) o "MIND UP!", que são as 5 rotinas introdutórias do Mentalismo (ensinaremos estas rotinas daqui a pouco) e participa do grupo fechado de aprendizes no Facebook. Faça parte do nosso grupo fechado de Mentalistas clicando aqui!
8
MENTALISTA NÍVEL #4 - PRATICANTE Podemos dizer que Praticante é o nível intermediário. Aqui, o Aprendiz dá um grande passo em direção ao Mentalismo profissional. Ele já tem cerca de 28 técnicas em seu "arsenal", dentre elas, rotinas exclusivas Leitura Fria e Influência Subliminar. Além disso, o Mentalista Praticante tem acesso ao material "O Segredo Das Apresentações", onde aprende mais de 20 maneiras de se apresentar oficialmente.
MENTALISTA NÍVEL #5 - MASTER {Preferimos não revelar este conteúdo, ainda}
MENTALISTA NÍVEL #6 - TRAINER {Preferimos não revelar este conteúdo, ainda}
MENTALISTA NÍVEL #7 - EXPERT {Preferimos não revelar este conteúdo, ainda}
Enfim, já falei demais... Vamos ao "MIND UP!", as 5 primeiras rotinas que você precisa aprender para se tornar um verdadeiro Mentalista.
9
MIND UP! Eu fico muito feliz em poder dividir este conhecimento com você. É um sonho realizado, falar de Mentalismo para quem realmente está decidido a aprender. Antes de tudo, precisamos definir o que é uma rotina de Mentalismo. Rotina é um script fechado, uma técnica testada e aprovada, que utiliza um ou mais dos 5 pilares do Mentalismo. No "MIND UP!" você vai aprender 5 rotinas introdutórias, começando com o...
“The Sherlock Test” – Extraindo o máximo do mínimo FICHA TÉCNICA: Nível Aprendiz, 95% Programação Neurolinguística e 5% Leitura Fria. E se você pudesse captar inúmeras informações sobre alguém em minutos, sem dizer uma palavra... Como seria? Este é o poder do "The Sherlock Test"! Esta técnica é a base da observação perspicaz, é uma breve introdução à ciência da dedução de Sherlock Homes. Assista o vídeo clicando na imagem abaixo
Estamos começando e por este motivo não vamos explorar TODO o processo do vídeo. Trabalharemos somente um aspecto comportamen-
10
tal nesta rotina. O "The Sherlock Test" se baseia no seguinte princípio: Nossos comportamentos, uma vez aprendidos, se transformam em padrões repetitivos, ou seja, se você é uma pessoa extrovertida agora, certamente já manifestou este mesmo comportamento várias vezes no passado. Cabe ao Mentalista deduzir quando e como isto aconteceu. O método de 3 passos simples:
1. IDENTIFIQUE UM COMPORTAMENTO A pessoa tem uma fala doce e suave? Se veste de maneira provocante? Faz muitas perguntas? Tem algum "tique" nervoso? Use qualquer comportamento que desejar.
2. FAÇA UMA ÚNICA PERGUNTA PARA SI MESMO "Onde este comportamento já se repetiu, no passado desta pessoa?" No caso do vídeo que assistimos acima, Sherlock observou o "mancar" do Sr. Watson (dentre outras coisas).
3. USE A “MÁQUINA DO TEMPO” (DEDUÇÃO) Logo depois, Sherlock transportou o comportamento do Sr. Watson para uma situação passada ("máquina do tempo"). Se o "mancar" é psicológico, ele provavelmente frequentou sessões de terapia. Não tem segredo, agora você pode investigar mentalmente o comportamento das pessoas e fazer deduções extraordinárias. Dica: Não fale tudo o que perceber sobre o passado das pessoas. Isso pode ser ofensivo. Seja sutil e vá devagar. Treine bastante! Exercício: Pense em uma pessoa que você já conhece. Escolha um comportamento qualquer e pergunte-se: "Onde este comportamento já se repetiu, no passado desta pessoa?". Tire suas conclusões. Acostume-se a fazer este tipo de dedução. Incorpore o "The Sherlock Test" no seu dia a dia.
11
“Start Reading” – 2 Poderosas técnicas de Leitura Fria para você começar A Leitura Fria consiste em inúmeras declarações (e perguntas) que podem parecer mais significativas do que realmente são. A somatória destas possíveis declarações (elementos) cria a ilusão de que uma leitura psíquica ou mística está acontecendo. Várias pessoas pensam que a Leitura Fria se resume a falar vagamente sobre a personalidade de alguém e isto é um erro. A base da Leitura Fria (somente a BASE) é constituída por 38 técnicas divididas em quatro categorias: 1. Sobre Caráter; 2. Sobre Fatos e Eventos; 3. Sobre a Extração de Informações; 4. Sobre o Futuro. E do que fala a Leitura Fria? Os grandes leitores psíquicos acreditam em quatro temas principais: 1. Amor, Romance e Relacionamentos; 2. Dinheiro, Conforto e Bens Materiais; 3. Carreira e Progressão Profissional; 4. Saúde e Bem-Estar. Existem também os três temas menores, que são: 5. Educação, Busca Pelo Conhecimento; 6. Ambições, Esperanças e Sonhos; 7. Viagens. Estes "assuntos" são classificados pelos interesses de massa, ou seja, a maioria das pessoas é extremamente INTERESSADA por estes temas. Neste material vou lhe ensinar duas técnicas, sendo uma sobre caráter e a outra sobre fatos e eventos.
12
SOBRE CARÁTER – “O ARCO-ÍRIS DA PERSONALIDADE” Se eu disser que o arco-íris é verde, estou dizendo a verdade? Claro que sim. E se eu disser que ele é amarelo, estaria assim mesmo dizendo a verdade? Com certeza. Nossa personalidade não é diferente. Todos nós temos altos e baixos. Um bom Mentalista se aproveita disto para fazer uma declaração sobre a pessoa em questão, atribuindo a ela um traço de personalidade e, ao mesmo tempo, o seu inverso. Vamos ver o Arco-Íris da personalidade na prática... "Você é uma pessoa muito atenciosa, muito rápida para ajudar as pessoas, mas há momentos em que pode perceber em si mesma uma parcela de egoísmo". Neste exemplo, o Mentalista sugere que a outra pessoa é altruísta e ao mesmo tempo egoísta. É só atribuir um traço de personalidade e o seu oposto. Outras dualidades que você pode usar: Responsável/Irresponsável, Tímido/Confiante, Ágil/Preguiçoso... Para conectar os dois traços da personalidade, use as seguintes frases: "Ao mesmo tempo em que" "Você é uma pessoa confiante na maioria dos casos ao mesmo tempo em que se torna tímida em algumas situações". "Você também tem o potencial para ser" "Você sabe o quanto é ágil no seu dia a dia, mas também sabe que tem o potencial para ser preguiçoso, se descuidar".
ALERTA! CUIDADO COM AS RESISTÊNCIAS! Se você disser coisas como "vou LER sua personalidade" ou "Eu sei tudo sobre você", as pessoas, no mesmo instante, constroem uma barreira enorme. Elas entram em modo de DESCONFIANÇA OU DESAFIO. Seja sutil, use isto no meio de uma conversa, por exemplo: "Enquanto me falava sobre seu filho, não pude deixar de notar que você é uma pessoa confiante na maioria dos casos, ao mesmo tempo em que se torna tímida em algumas situações..."
13
SOBRE FATOS E EVENTOS – “O FATO DIFUSO” Esta é uma declaração aparentemente factual, formulada de tal maneira que pode ser facilmente aceita. Esta leitura tem ótimas chances de ficar mais específica com a cooperação da outra pessoa. O fator geográfico: Pense por um instante em uma cidade próxima da sua, uma cidade que a maioria das pessoas que você conhece já visitou. No meu caso, utilizo o Rio de Janeiro. Você pode usar qualquer cidade ou local que desejar. "Me parece que você tem uma ligação com a cidade do Rio de Janeiro... Seria mais para o interior ou perto do centro?" Palavras mágicas: "Vejo um período de progresso ou transição de carreira, isto pode se referir a você ou a alguém que afeta você..." As palavras "progresso" e "transição" dão muitas margens para acerto, são como palavras mágicas! Agora imagine o que você poderá fazer juntando estas habilidades de Leitura Fria ao "The Sherlock Test". Lembrando que o segredo é o treino, sempre! PRATIQUE MUITO!
“The Nose Tells” – Mais de 95% de acerto em todas as vezes FICHA TÉCNICA: Nível Aprendiz, 100% de Linguagem Corporal. Vamos conversar sobre nossas reações instintivas. Você já percebeu que quando alguma coisa chama a sua atenção, você automaticamente segue o "objeto da sua atenção" com a cabeça? Se um assunto está interessante, por exemplo, você a inclina para frente. Esta reação de atenção acontece em um nível inconsciente. Não
14
temos o total controle disto. E nós ainda notamos isso nos outros! Se você está falando com uma pessoa e ela não olha para você, qual é a primeira coisa que vem à mente? "Este sujeito não está prestando ATENÇÃO no que eu estou falando..."
O NARIZ DIZ A VERDADE Através do princípio de "direção da atenção", você pode saber com precisão em qual das mãos uma pessoa escondeu uma moeda. Isso porque se ela estiver prestando atenção na moeda (objeto de atenção), o NARIZ dela vai apontar na direção exata da mão em que ela escondeu o objeto. Faça o TESTE! Dá certo em 95% das vezes!
1º PASSO - ESCONDER A MOEDA "Coloque esta moeda em uma de suas mãos sem que eu possa ver". Bem fácil...
2º PASSO - OBSERVAR Assim que a pessoa terminar de esconder a moeda, observe: Antes dela posicionar totalmente as mãos na frente, o nariz vai apontar! Fique atento NESTE EXATO MOMENTO.
3º PASSO - REVELAR Diga em qual das mãos a moeda estava escondida. Não repita esta rotina mais de duas vezes porque o seu interlocutor pode fazer esforços conscientes para que você não descubra. Ah, outra coisa! Nunca diga que você sabia do "Nariz".
“Magic Square” – Uma das primeiras rotinas que aprendi FICHA TÉCNICA: Nível Aprendiz, 80% de Memorização e 20% de Mágica Clássica para a performance.
15
Não me canso de usar esta rotina, ela é incrível! O Efeito: Você pede para que uma pessoa diga um número entre 30 e 100. Em alguns segundos, você desenhará um quadro e colocará diversos números aleatoriamente. O mais interessante é que se o quadro for somado em QUALQUER DIREÇÃO, o resultado será sempre o número escolhido pelo seu espectador. Para ilustrar, imagine que você escolheu o número 62. Em menos de 20 segundos eu desenharia um quadro assim:
Note que em qualquer direção que você somar o resultado será 62!
16
O SEGREDO DO “MAGIC SQUARE” Esta rotina é bem simples! Primeiro de tudo, memorize o quadro:
2º Passo - Peça para alguém dizer um número entre 30 e 100; 3º Passo - Você subtrai 30 (MENTALMENTE) do número escolhido. 4º Passo - Desenhe o quadro. No espaço (A) você coloca o resultado da subtração. No espaço (B) você soma 1 ao resultado. No espaço (C) soma 2 e no espaço (D) soma 3. Bem fácil, não é? Exemplo: "João, diga rapidamente um número entre 30 e 100". Vamos dizer que João escolheu 47. Passo 2 - Mentalmente eu subtraio 30 (47 - 30 = 17) Passo 3 - No espaço (A) eu coloco 17. No espaço (B) eu coloco 18 (adicionando 1), no espaço (C) eu coloco 19 (adicionando 2) e no espaço (D) eu coloco 20 (adicionando 3). Dica: Carregue com você o quadro pré-montado em um pedaço de papel para realizar a rotina a qualquer hora e em qualquer lugar.
17
*** Observe o quadro abaixo e faça as somas para verificar o acerto.
Treine bastante!
...
Se você chegou até aqui e colocou em prática o “MIND UP!”, MEUS PARABÉNS! Você acaba de se tornar um verdadeiro Mentalista Nível 3! Gostou deste conteúdo? Não imagina o que vem por aí...
FICOU ALGUMA DÚVIDA? Envie um email para:
[email protected]
18