Guia Da Entrevista
December 27, 2022 | Author: Anonymous | Category: N/A
Short Description
Download Guia Da Entrevista...
Description
Prepare-se para conquistar o mercado de trabalho!
Guia da Entrevist a Rafael Miranda Mendes
Apresentação - Guia de Entrevista Guia ela Guia elabo borad radoo para para aux auxililiar iar os can candid didato atoss nas nas sel seleçõ eções es.. Esse Esse materi material al foi desenv desenvolv olvido ido para para prepar preparar ar profissionais das mais diversas áreas para participarem de entrevistas de seleção. É um material bem completo com dicas que com certeza trarão resultados bem positivos! Entrevista de seleção não um bico papão... mais pode ser al"o bem #nebuloso$% por isso requer preparo!
Rafael Miranda Mendes – Resumo . &ormação em Gestão de 'ecursos (umanos% )*s-Graduando em Gestão de )essoas por +ompet,ncias e +oacin" . iv,ncia "eneralista em subsistemas de '( em /nd0stria de Grande )orte . 'ecrutamento 1 2eleção 3erceirizado ou /n +ompan4 . 5r"anização e 6esenvolvimento de 3reinamentos Empresarias nas áreas de 'ecursos (umanos76epartamento )essoal% Gestão +omercial e 8tendimento7'ecepção . /mplantação e 6esenvolvimento de )ro"ramas oltados ao 9em Estar e 2a0de do +olaborador: Ginástica ;aboral% )lano de 2u"estões% 662 6iálo"os de 2e"urança e n @i v>ncia cia em Re Recru crutam tament entoo e Sel SeleçA eçAo/ o/ $rei reinam nament entoo e +e +esen senvol volvim viment entoo de "e "esso ssoas/ as/ -v -vali aliaçA açAoo de +esempenBo/ -dministraçAo de "essoal/ "esuisa de Clima !rganiDacional/ "rogramas de em Estar e Fualidade de @ida/ ConBecimento de 4mplantaçAo e ManutençAo de "lano de Cargos e Salários/ Medicina e Segurança do $rabalBo/ -tuaçAo por meio de controle de indicadores de desempenBo/ como $urn !ver/ -bsenteísmo/ Efici>ncia de Contrataçes e "ontualidade "ontualidade33 4mplantaçAo de subsistemas de Recursos ncia "rofissional 5 ideal destacar os car"os mais recentes. +oloque em ordem cronol*"ica Ddo mais recente para o mais anti"o. /nclua data de admissão e de saVda% o nome da empresa e o car"o. 5 que interessa são as experi,ncias dos 0ltimos cinco ou dez anos! 2e tiver muitas% coloque at as I ultimas% ou as que mais tem perfil da va"a em questão. 2intetize suas principais realizações em no máximo cinco linas. 6estaque proBetos que liderou ou dos quais participou% metas atin"idas% etc. TRAINEE – ASSESSORIA E TREINAMENTO EMPRESARIAL.
-ssistente -dministrativo
"rincipai -tividade dades: s: 2erviços administrativos% tais como: elaboração e controle de documentos% controle de "rincipaiss -tivi fluxo de caixa% recebimento de mensalidades. 'ecrutamento 1 2eleção para empresas parceiras Elaboração de currVculo "erador de entrevistas 8valiação do perfil profissional dos alunos 8ulas de ?aretin" )essoal e 3cnicas de entrevistas )esquisa de mercado +ontato comercial com os clientes e 6ivul"ação de cursos. "eríodo: LT7MLLS > LU7MLLU.
Cursos de E=tensAo ,niversitária ou &ormaçAo Complementar +oloque o nome da instituição% nome do curso% car"a orária e m,s e ano de conclusão. 2e tiver muitos cursos% coloque apenas os voltados @ área do car"o em questão.
Recrutamento K SeleçAo de "essoal – G-": Grupo de -dministraçAo "rofissional Carga ncias de cada empresa: 4diomas: 2eBa onesto% qualquer informação colocada colocada no currVculo sempre será cecada. 2e for fluente% di"a que fluente. 2e for intermediário% coloque intermediário. 3ambm mencione se estiver frequentando al"um curso. 6esculpas do tipo #meu in"l,s está enferruBado$ ou #com um curso de imersão% recupero meu espanol$ não funcionam e podem at irritar os entrevistadores. Salários: Aão mencione pretensões salariais a menos que seBa solicitado! 6eixe para tratar desse assunto mais tarde. 6ependendo do valor% esse item Bá pode ser a primeira barreira entre a empresa e o candidato. Carta de apresentaçA apresentaçAo: o: Ela não fundamental% embora seBa bastante 0til desde que di"a% em cinco linas% o tipo de empresa e os car"os que voc, deseBa. 2e não for curta e obBetiva assim% esqueça. 5 perfil profissional bem elaborado Bá exclui a necessidade da carta de apresentação. RevisAo: 6epois de pronto% leia e releia o texto com calma e atenção. É recomendável mostrá-lo para al"um ami"o mais experiente% que possa alertá-lo para possVveis deslizes% ou at mesmo contratar um revisor. Erros de portu"u,s e de di"itação passam ideia de desleixo. !rientaçes de formato: A0mero de pá"inas: 5 currVculo deve ter entre uma e duas pá"inas. 3exto: &ontes clássicas% como 8rial% 3imes AeF 'oman ou erdana. +lareza fundamental: a pessoa que vai ler o seu currVculo tem que entender o que está escrito. Wtilize uma lin"ua"em simples% não deixe d0vidas de entendimento. &otos: Aão envie foto anexada ao currVculo. 8ntes de conecer a cara do candidato% os recrutadores querem saber de seus feitos e abilidades. 2* mande foto se isso for pedido e cuide para que seBa uma I[J comportada.
O &UE ' E!TRE%ISTA $E SELE()O* 8 entrevista de seleção uma etapa do processo seletivo que tem como obBetivo levantar maiores informações a respeito do profissional participante. Ela pode ser usada mais de uma vez por processo e oBe em dia existem muitas variações de entrevista. ncia Esse o tipo mais comum atualmente. )rimeiramente% as empresas fazem um mapeamento de compet,ncias necessárias para cada um dos car"os do or"ano"rama. 8ssim% para cada va"a trabalada% o selecionador Bá tem definidas as compet,ncias deseBadas e avalia os candidatos com esse foco. 8s compet,ncias estão divididas em tr,s "rup "rupos: os: atri atributo butos% s% que são as cara caracter cterVsti Vsticas cas pess pessoais oais com comoo flexibil flexibilidad idade% e% lideranç liderançaa e emp empreen reendedo dedorism rismo o prática% práti ca% "rup "rupoo das com compet, pet,ncia nciass rela relacion cionadas adas @ post postura ura prof profissi issional onal e rela relacion cionamen amento to interpess interpessoal oal e tcnica% tcnica% reunião das compet,ncias tcnicas.
Stress 8qui o que importa a capacidade que o candidato tem de controlar suas emoções. 5 entrevistador pode ser sarcástico% ar"umentar muito suas respostas ou% simplesmente% deixá-lo esperando. )rocure não levar nada para o lado pessoal% responda tudo com calma e peça esclarecimento se acar necessário. /sso não muito comum aqui no 9rasil e está caindo cada vez mais em desuso.
Entrevista aberta e dirigida 2ão as mais comuns. 8qui o entrevistador fica frente a frente com o entrevistado e vai querer descobrir se sua personalidade personalida de se encaixa com a da empresa e de que maneira suas abilidades se inte"rarão com as do resto da equipe.o 2eu obBetivo mostrar suas qualificações são boas empresa. )orestá isso%seprocure sempre saber sobre trabalo realizado pelaque compania% principalmente na para área aem que voc, candidatando. )ode acontecer num ambiente de escrit*rio ou num outro mais informal% como um restaurante. Aesse caso% seus ábitos sociais tambm estarão em Bo"o e recomendável que voc, não peça pratos difVceis de comer nem o mais caro do cardápio. Evite as bebidas alco*licas.
Entrevista com mais de um selecionad selecionador or 6essa seleção participam as pessoas que% de al"uma maneira% estão envolvidas na contratação. Aa maior parte das vezes% isso acontece para economizar tempo na seleção% pois pessoas de várias áreas estarão observando seu desempeno ao mesmo tempo. Aessa situação% quando estiver respondendo a uma per"unta% fale direto com a pessoa que a formulou% pois não necessário responder ao "rupo todo.
Entrevista por telefone Esse um tipo de tria"em rápida% que elimina candidatos pouco qualificados. Aela os selecionadores procuram cecar os dados do currVculo para a"endar posteriormente um outro encontro. eBa al"umas dicas para se sair bem no telefone: • •
• • •
8ntecipe o diálo"o: escreva em um papel as per"untas e as respostas que podem ser formuladas ?antena as anotações por perto: voc, vai parecer mais preparado se não en"as"ar ou fizer sil,ncio enquanto procura por elas EsteBa preparado para encontrar saVdas% os selecionadores "ostam muito de propor problemas Evite falar sobre salário: se for per"untado quanto voc, pretende "anar tente deixar para depois 6eixe claro que voc, está interessado na possibilidade de trabalar naquela empresa e tente marcar uma entrevista.
SUA IMAGEM ' IMPORTA!TE* )esquisas mostram que as pessoas nos Bul"am lo"o nos primeiros NK se"undos. 8travs do impacto visual que causamos% passamos mensa"ens positivas ou ne"ativas. Aa era do mundo competitivo% a construção de uma boa ima"em profissional% social e pessoal requer postura% ábitos e vestimenta adequada. Aeste mundo de ne"*cios% os profissionais que t,m consci,ncia do poder da ima"em possuem uma ferramenta poderosa que o levará ao sucesso% qualquer que seBa a sua profissão. Aa avaliação do profissional são distin"uidas sua maneiras% postura% cortesia e apar,ncia. Ao mercado de trabalo% entre dois candidatos com i"ual capacitação tcnica% tem maior cance aquele com melor apar,ncia e trato a"radável. 5s profissionais que t,m estes itens bem elaborados desenvolvem uma a auto-confiança e reforçam sua atitude. É um fato na vida que freq]entemente Bul"amos livros baseados na sua contra-capa% ou pessoas pela sua apar,ncia. Aeste mundo% KKH do que acreditamos uns dos outros% se uma pessoa inteli"ente% educada% importante% pr*spera% baseado em nossa observação e interpretação dos sinais não verbais. ?98 nos Estados Wnidos% vários e capacitação não são o suficiente no mercado de trabalo. 5s entrevistadores muitas vezes dãoidiomas uma olada "eral nostcnica candidatos% antes de começar a entrevista% procurando dicas visuais para economizar seu tempo. 8ssim Bá são eliminados automaticamente os que estão passando mensa"ens ne"ativas ne"ativas por meio de sua apar,ncia ou maneiras% como um omem de meias brancas% a muler que está roendo as unas% etc. 8 f*rmula efetiva de uma comunicação não verbal não está baseada em riqueza e berço% mas sim aprender re"ras e tcnicas de proBetar sua ima"em e sustentá-la em sua vida profissional. 8ssim como formação acad,mica e experi,ncia profissional levam tempo para se conquistar% construir a ima"em profissional tambm requer tempo e investimento financeiro% mas atravs de um profissional da área este obBetivo pode ser facilmente atin"ido. 9asta querer.
COMO SE %ESTIR !A E!TRE%ISTA* 8lm de se preparar para as questões que o selecionador vai le fazer na entrevista% fundamental estar atento tambm @ sua apresentação nesta ora. estir-se adequadamente% de acordo com o seu perfil e car"o almeBado% não precisa% necessariamente% decidir sua continuação no processo seletivo% mas um aspecto importante que o selecionador vai avaliar e considerar. 8 comunicação entre duas pessoas se dá de duas formas: consciente% que a lin"ua"em falada e a inconsciente% tambm conecida como comunicação não-verbal% demonstra vários aspectos da sua personalidade% como timidez% a"ressividade% inse"urança% nervosismo% assertividade% entre outros. 6entro da comunicação não-verbal corporal%% que pode demonstrar muitas coisas sobre voc,. tambm está a lin"ua"em a lin"ua"em corporal )ara "arantir seu sucesso% alm de saber de cor o que vai falar% ora de tirar seu melor terno do armário% de prefer,ncia umae"rife importada% paranão impression impressionar seus interlocutores% certoO Errado!!! Wsar o 2aber melorseterno% "ravata maisdecara o sapato da moda si"nificaarque voc, está passando uma boa ima"em. vestira bem aliar o bom senso e a ele"Zncia com o seu estilo pr*prio. (á pessoas que pensam que sua ima"em feita conforme a marca da roupa escolida.
5 pior que% em RRH dos casos% o tiro sai pela culatra. 8s pessoas% pessoas% a fim de transmitir uma ima"em de bom "osto e requinte% transformam-se em uma vitrine de marcas famosas. 5 visual de um profissional pode não "arantir-le o sucesso% mas aqueles que se vestem inadequadamente% com certeza% estão fadados ao insucesso. 5 mais importante% passar uma ima"em coerente com a expectativa da empresa. )ara isso% voc, precisa estar bem informado sobre a or"anização e o car"o pretendido. )ortanto% lembre-se: •
•
•
/nforme-se antes sobre a cultura da empresa% tipo de ne"*cio e clientes. 2ão informações que podem ser encontradas no site da empresa ou mesmo com ami"os e conecidos que Bá trabalaram ou trabalam lá. 8nalise tambm a va"a para a qual voc, está se candidatando. Wse o bom senso. Wm atendente de telemaretin" não precisa comparecer @ entrevista em um traBe executivo% como terno e "ravata. 5 mesmo não se diz de um "erente comercial ou uma secretária bilin"]e% profissi profissionais onais que vão lidar com o p0blico e vão ser a cara da empresa para os clientes e fornecedores e p0blico em "eral 2implicidadee não desleixo - melor uma calça e blusa bem arrumada do que um tailleur todo amassado 2implicidad ou que não seBa do seu tamano +uidado ao usar roupas Beans% mesmo no \casual sexta-feira\. Embora a pr*pria palavra Bá di"a que voc, pode optar por al"o mais confortável% não abuse da informalidade: descontração tem limites.
8l"umas empresas de cultura mais informal admitem Beans Dsempre sem vinco% mas a combinação com t,nis e camiseta fica reservada @ ala B0nior. 8"ora: t,nis com palet* ou calça social% nem pensar. Aão porque seu superior não questiona a forma como voc, se veste que voc, vai relaxar. É sempre bom estar alerta% Bá que a maneira como voc, se apresenta diz muito sobre voc,. 8inda está na d0vida do que vestirO +onfira al"uns toques finais para ter uma boa apresentação na entrevista:
MulBeres: Aada de exa"ero! 6, prefer,ncia aos perfumes discretos e maquia"em suave. 2aiba que tudo em excesso faz mal. 'oupas insinuantes com cores muito camativas não são aconseláveis% podem estra"ar tudo. )e"ue leve! mesmo: 'eflita e analise quais as suas abilidades e compet,ncias mais importantes% limitações% fracos% % o que voc, deve o que não precisa ser colocado 8valie pontos fracos tambmfortes o quee voc, quer realmente pararessaltar sua vidae profissional. ;embre-se: não s*naa entrevista. empresa que vai escoler voc,% mas voc, tambm precisa se conecer para saber qual a or"anização que mais se adeq]a @s suas necessidades. - empresa ue voc> vai faDer a entrevista: isite o site% leia em Bornais e revistas% converse com conecidos e especialistas de mercado% freq]ente listas de discussão discussão na internet% enfim% descubra o maior n0mero de informações possVvel sobre a compani companiaa . Aão s* para demonstrar que voc, se interessou em saber mais sobre a empresa e conece o ne"*cio% como tambm para descobrir se a empresa realment real mentee id_n id_nea ea e mere merece ce o seu empen empeno% o% dedicaç dedicação ão e trab trabalo alo.. 8valie a oportunidade com muito cuidado%% e não aceite a primeira proposta s* porque voc, está desempre"ado ou quer sair da atual cuidado empresa.
+4-S -$ES333 8"ora que voc, Bá tem consci,ncia do que pode oferecer @ empresa e o tipo de or"anização or"anização que mais le a"rada% confira o que fazer dias antes da entrevista: •
•
-tualiDe seu currículo: 3odos os cursos que voc, fez no 0ltimo ano estão láO 8s datas de entrada e saVda dos empre"os estão corretasO 8s formas de contato Dtelefones% endereço residencial e e-mail estão atualizadasO (á erros de orto"rafiaO 2e precisar% peça aBuda a um professor de portu"u,s ou profissional de '( para auxiliá-lo nesta tarefa &aça um plane;amento do ue pode ser perguntado e treine a entrevista em casa antes: 2aiba quais as per"untas mais comuns comuns da entrevista e faça uma retrospectiva da sua carreira% listando as empresas que trabalou os principais cursos e% muito importante% quais resultados voc, conse"uiu atin"ir. 8 empresa vai querer saber por que voc, o candidato ideal e onde voc, pode ser 0til para ela. 2e voc, acar necessário%% rediBa as informaçõe necessário informaçõess por escrito e "rave uma simulação da entrevista. 3ambm 3ambm vale usar um ami"o% parente ou at mesmo o espelo como selecionador. 5 importante estar se"uro e confiante da sua capacidade e do que vai falar.
,M +4- -$ES333 8 ansiedade e preocupação começam a perturbar voc,O +alma% a entrevista não um bico de sete cabeças. 3ome estes cuidados e relaxe: $er uma boa noite de sono: ai deixar voc, mais atento% animado e descansado tambm% o que bom para a apar,ncia e para a mente Ao coma alimentos fortes nem em lugares suspeitos: Aada pior do que ter dor-de-barri"a lo"o neste dia% não mesmoO Evite tambHm tomar remHdios muitos fortes: )odem dar al"um efeito colateral 4mprima um currículo: ;embre-se de cecar se á tinta e papel suficiente antes. ?esmo que voc, Bá teno enviado o documento por e-mail ou carta% recomendável levar outro para o selecionador Separe a roupa do dia seguinte com anteced>ncia: Aada de excessos e extrava"Zncias. á com uma roupa s*bria% mas confortável% com a qual voc, se sinta bem e passe exatamente a ima"em que voc, . 4nvestigue o caminBo ue voc> vai precisar faDer para cBegar na empresa e uanto tempo leva: 2e voc, não conece muito bem o lu"ar% separe uns NK minutos a mais% no caso de acontecer al"um imprevisto e voc, se perder. 5 que não pode ce"ar atrasado. •
•
•
•
•
•
! +4- +- E$RE@4S$-333 8"ora não adianta mais ficar sofrendo por antecipação ou ima"inando como será a entrevista. Esqueça o seu ist*rico profissional por um tempo e fique atento: •
•
•
2e estiver muito nervoso% al"umas oras antes tome um cBá de camomila/ que costuma acalmar. &lorais de 9ac tambm são indicado indicados% s% por serem naturais. Aão tome calmantes% que podem te deixar sonolento demais e causar o efeito inverso CBegue '. a '2 minutos antes do Borário combinado3 Wse este tempo para conecer o ambiente% as pessoas que lá trabalam% entenda a \atmosfera\ do lu"ar. ^s vezes nesse tempino extra Bá possVvel perceber se os funcionários estão felizes ou entediados com o trabalo% se á ou não uma rotatividade muito alta na empresa% se voc, a primeira ou a dcima pessoa que vai ser entrevistada para esta va"a... vá com calma% não faça per"untas. ?uitas coisas aparecem assim de repente% na conversa entre um funcionário e a recepcionista% no modo que ela atende ao telefone... fique alerta! Ao fale mal do seu emprego anterior anterior// mesmo na sala de espera
•
• • •
•
•
•
$rate educadamente todas as pessoas que voc, falar na empresa% não s* o selecionador. oc, pode estar sendo analisado desde o momento que colocou os ps na compania% portanto seBa a"radável. +uidado para não ficar Vntimo demais: evite "racinas do tipo \meu anBo\% \querida Do\% \ami"a Do\% etc Evite fumar/ mascar cBicletes/ roer unas e olar demais no rel*"io enquanto a"uarda a sua vez +esligue o celular assim que ce"ar na empresa Aão d, vexame: saiba o nome e cargo e=ato do entrevistador3 +amar o profissional pelo nome deixa o clima mais armonioso e ami"ável Reserve tempo suficiente para a entrevista. Aão a"ende mais do que dois processos por dia% e se voc, estiver trabalando% peça a manã ou a tarde de fol"a. oc, pode ter que passar por uma dinZmica de "rupo% que normalmente demora pelo menos M oras &inalmente ce"ou a sua vez e voc, foi camadoO $enBa autoconfiança% demonstre ener"ia% entusiasmo e disposição em conse"uir a va"a e começar a trabalar. Aão se sinta menosprez menosprezado ado e nem aBa como se voc, estivesse \medin"ando\ um empre"o. 6a mesma forma que voc, precisa trabalar% o empre"ador tambm precisa dos seus serviços e do seu conecimento. )or isso% saiba vender seu peixe! 6urante a entrevista% reflita bem antes de responder responder33 Aão se precipite% mas tambm não enrole. Aão d, respostas monossilábicas% como \sim\% \não\ e \\. 8r"umente% interaBa com o selecionador. 5 maior beneficiado será voc,.
TU$O O &UE %OC- !)O $E%E A"ER EM UMA E!TRE%ISTA Existem al"umas atitudes e comportamentos que são totalmente imperdoáveis em uma entrevista de empre"o. +e"ar atrasado% falar mal da empresa anterior ou não deixar o entrevistador falar são exemplos de atitudes que podem tirá-lo do processo. 8ssim% muitos candidatos acabam perdendo boas oportunidades de empre"o por desatenção% falta de conecimento no assunto ou% at mesmo% por se"uir o que o ami"o acou que era certo. +onfira NK dicas do que voc, A`5 deve fazer para continuar no processo e atin"ir seus obBetivos:
'3 Aão ce"ue atrasado. /nvesti"ue o camino antes e ce"ue ao local com pelo menos NK minutos de anteced,ncia 13 Aão cometa excessos na roupa% no perfume e nos acess*rios. Wse roupas s*brias% mas confortáveis% sempre de acordo com o seu nVvel ierárquico% área profissional e tambm de acordo com a cultura da empresa 63 Aão ce"ue totalmente \cru\ na entrevista. isite o site da empresa% converse com conecidos% investi"ue qual o ne"*cio da empresa% tipos de produtos e serviços% concorrentes e particularidades do mercado. 6eixe para per"untar somente coisas pertinentes e inteli"entes ao entrevistador (3 Aão minta. Camais. 3odo seu ist*rico profissional pode ser investi"ado depois - a maioria das consultorias faz isso. +oloque suas experi,ncias de forma clara% destacando sempre as suas qualidades e os resultados que voc, conse"uiu atin"ir 23 Aão fale demais nem de menos - saiba fazer as intervenções nas oras certas% respondendo o que for per"untado e questionando quando preciso represente ente um papel% nem tente parecer al"o que voc, não . 6a mesma mesma forma que a empresa quer o )3 Aão repres candidato ideal% voc, tambm deve buscar entrar na empresa que mais vá de encontro com as suas expectativas. 2e por acaso nãoseBa derverdadeiro certo destanavez% porque aquela oportunidade não era para voc,. ;embre-se: a sua ora vai ce"ar% por isso entrevista
3 Aão esconda informações ou d, respostas va"as. oc, será o maior beneficiado se apresentar todas as informações sobre seu ist*rico profissional% por isso% coopere!
93 Aão decore repostas prontas para as per"untas que o entrevistador possa le fazer. Aada pior do que um candidato estático% que responde @s questões como se fosse um boneco. 3ena em mente o que pode ser respondido% mas aBa sempre com naturalidade e entusiasmo I3 Aão fale mal das outras empresas que voc, trabalou. /sso tambm vale para o ex-cefe e cole"as de trabalo '.3 Aão use "Vrias% brincadeiras de baixo calão e palavrões na entrevista% por mais informal que seBa o entrevistador entrevistado r. 8 relação entre voc,s meramente profissional% por isso exclua ''3 Aão se coloque muito Vntimo do entrevistador. os tapinas nas costas% piadas e "racinas do tipo
'13 Aão i"nore per"untas ou mude de assunto de repente. 2e voc, não sabe a resposta para determinada questão% a melor coisa não inventar respostas ou tentar fu"ir. &ale a verdade% di"a que não tem muito conecimento sobre esse assunto e prefere não opinar '63 Aão fique arrumando desculpa desculpass ou culpados para as possVveis falas que possam existir em sua carreira. 2e o selecionador per"untar por que voc, saiu do 0ltimo empre"o e voc, foi demitido% coloque isso para o selecionador% explique a razão e pronto '(3 Aão questione sobre salário e benefVcios at que o selecionador introduza o assunto '23 Aão vá embora sem ter esclarecido todas as suas d0vidas sobre a va"a% suas futuras responsabilidades e metas.
O SEU CORPO ALA !A .ORA $A E!TRE%ISTA ConBeça o certo e o errado da linguagem corporal e nAo envie nenBuma mensagem errada ao seu entrevistador ?ais do que palavras% "estos e sinais podem revelar os verdadeiros sentimentos e sensações de uma pessoa quando intera"e com os outros > se está @ vontade ou não% se está dizendo a verdade ou não% etc. 6urante a entrevista de empre"o% mais do que nunca% importante estar atento a todos os seus movimentos corporais e expressões faciais para transmitir uma boa impressão ao entrevistador. É bom lembrar que os recrutadores são treinados para detectar e captar os mVnimos detales de suas atitudes > positivas ou não. 5 importante% no final das contas% transparecer que está se"uro e preparado para enfrentar a situação.
Euívocos mais comuns e ue devem ser evitados na Bora da entrevista:
raços cruDados – Essa atitude revela descontentamento e falta de conexão com o outro. Em outras palavras% feca o canal de comunicação entre voc, e o recrutador > e isso vale tambm para pernas e mãos.
Segurar bolsa ou caneta – sem cruzar os braços% claro.
!lBe nos olBos do entrevistador – 8o encará-lo de frente% voc, transmitirá confiança e criará empatia. 5utra dica movimentar a cabeça e a sobrancela de forma a mostrar que voc, está entusiasmado com a conversa.
Sintonia de movimentos – )rocure sincronizar seus "estos e movimentos com os do selecionador > esta tcnica% denominada denominada #rapport$% aBuda a criar maior siner"ia e envolvimento com o outro.
+icas especiais: -ntes da entrevista – 2e voc, for tVmido e estiver muito ansioso para a entrevista% procure se alon"ar momentos antes de conversar com o recrutador. 2e não estiver se sentindo confortável% vá ao baneiro e faça um alon"amento. alon"ament o. +ontrolar a respiração tambm um *timo recurso para ficar mais relaxado. -o final da entrevista 7 É imprescindVvel que% ao cumprimentar o entrevistador% voc, d, um aperto de mão firme e confiante. 8 dica aqui % ao final da conversa% apertar a mão ainda com mais firmeza > sem macucá-lo% claro. /sso irá demonstrar que voc, sentiu confiança na entrevista.
$ICAS PARA SE $AR /EM !A E!TRE%ISTA Entrevista de seleção al"o que ainda causa pesadelos em muitos candidatos a empre"o. ?as não preciso se desesperar. Estar atento para as possVveis variáveis que possam interferir nessa fase tão importante para o in"resso em um novo trabalo quanto a preparação do currVculo ou a experi,ncia profissional. )ara não incorrer em erros comuns nessa fase de seleção% preste atenção nas dicas abaixo: • • •
• •
8prender com as entrevistas anteriores - mas não deixe que uma experi,ncia ruim interfira na sua atuação Estar em bom estado fVsico e psicol*"ico )ersonalidade - analise suas caracterVsticas mais marcantes% tanto as positivas quanto as ne"ativas% e encontre a melor forma de equilibrá-las equilibrá-las /dentidade cultural - saiba valorizar sua cultura sem menosprezar a do entrevistador Expectativas - tente encontrar o melor momento de expressá-las e controle-se para não parecer exa"erado ou desmotivado
eBa al"umas das posturas mais usuais apresentadas pelos candidatos durante uma entrevista: • • • • • • • • • • • • •
"articipante: sente-se @ vontade para falar e rea"ir 4nibido: responde o mVnimo do que le per"untado $reinado: responde antecipando-se @s questões 4ng>nuo: não sabe por que está sendo interro"ado loueado: consciente ou inconscientemente censura suas respostas Crítico: censura os defeitos da entrevista ou da situação -risco: responde como se estivesse sendo atacado "ega;oso: busca a atenção do entrevistador Subserviente: desculpa-se o tempo todo pelas inconveni,ncias que podem ocorrer na entrevista 4nuiridor: questiona muito o entrevistador Controlador: procura diri"ir o questionamento do entrevistador 4rNnico: responde a"redindo o entrevistador de modo velado e sutil Sedutor: preocupa-se em comprar o entrevistador.
Fual das posturas acima H a mais propensa a conseguir a vaga? 2em d0vida o candidato participante% que responde o que per"untado% mas tambm sabe questionar quando preciso% fazendo uso das experi,ncias anteriores% conecimento que adquiriu na vspera sobre a empresa e tambm conecimento conecimento sobre si mesmo% que inclui saber o que ele quer para sua vida pessoal e profissional daqui para frente.
A!TECIPE,SE 0S PERGU!TAS $O E!TRE%ISTA$OR 2aiba aqui quais são as per"untas mais recorrentes durante a entrevista de empre"o e não deixe de praticar em casa com a lista que montamos para voc,. 8ssim estará mais bem preparado quando tiver que conversar com o selecionador. Aão dá para evitar aquele friozino na barri"a na ora da entrevista de empre"o% mas possVvel estar preparado para responder @s per"untas do empre"ador na ponta da lVn"ua. +omoO 8baixo voc, encontra uma lista com as per"untas mais recorrentes feitas pelos recrutadores. 8 lista% separada por t*picos% deve ser estudada por completo > com foco maior em sua respectiva área de atuação. Escreva todas as respostas em um papel e depois as leia em voz alta > assim% saberá se suas idias estão claras ou não. eBa outras dicas: •
•
•
•
?antena uma postura estritamente profissional ao responder sobre qualquer assunto - lembre-se que voc, está sendo avaliado Aada de piadas e defazer tentarami"os criar intimidade com o selecionador > voc, está lá para criar contatos profissionais% e não Aão tente #adivinar$ o que está por trás de cada questão. É mais conveniente responder exatamente o que le foi per"untado ;embre-se de que voc, está fazendo a venda de seus atributos profissionais% por isso% preparação fundamental.
+onfira abaixo a lista completa de per"untas e prepare-se para ter sucesso em sua pr*xima entrevista de empre"o:
$R--# lembre-se de que está sendo avaliado. avalia a empresa ue trabalBa atualmente e as ue ;á trabalBou? 5utra vez% não se queixe. &ale al"o de bom. )or exemplo% que a empresa tem um bom produto e possui potencial para crescimento. '(3 @oc> @oc> tem espírito de liderança? Conte um fato ue demonstre isso3 'esponda a essa per"unta com realizações do seu passado. '23 @oc> contribui para o aumento das vendas/ dos lucros? Como? Exemplifique com resultados e realizações de sua carreira. ')3 @oc> a;udou reduDir custos? Como? Exemplifique comaresultados e realizações. '3 ! ue voc> considera importante num colaborador? +ite as compet,ncias para o car"o% alm de dedicação ao trabalo% boa Vndole% iniciativa% criatividade e entusiasmo. '93 +escreva um típico dia de trabalBo no atual8 ltimo emprego3 Essa per"unta para conecer seu nVvel de ener"ia. )rocure descrever um dia bastante ativo e tente mostrar alto nVvel de ener"ia. 'I3 Fue tipo de decises sAo mais difíceis para voc>? 6eve demonstrar sua capacidade analVtica e dizer que aborda o processo decis*rio de forma l*"ica% identificando as alternativas e as premissas da decisão. +omo ser umano% sabe que as decisões mais difVceis são as referentes @ vida de seus subordinados. 1.3 ! ue voc> sente dificuldade para realiDar? 5utra vez não se deve mencionar nada ne"ativo% s* positivo. 6i"a que enfrenta as necessidades de seu trabalo e que não escole o tipo de trabalo. 1'3 ! ue voc> tem feito ue mostra iniciativa? Fuanto de iniciativa voc> tem? +> e=emplos3 2ua resposta deverá ser uma srie de realizações de sua carreira. 113 Com ue tipo de pessoa voc> prefere trabalBar? Com ue tipo de pessoa voc> encontra dificuldade para trabalBar? Aovamente não mencione nada de ne"ativo. oc, pode dizer que não á melor ou pior pessoa para trabalar Bunto. (á pessoas pessoas difere diferentes. ntes. +laro qque ue sempre bom trabal trabalar ar com pess pessoas oas bem umoradas umoradas e qque ue "ostem de de lidar pessoas. que voc, adapta @s necessidades do trabalo e que se relaciona facilmente% tanto com com operários como?as comdi"a a diretoria daseempresa.
163 Se pudesse começar tudo de novo/ o ue faria diferente em sua carreira? 6eve mostrar ser uma pessoa se"ura% dizendo que basicamente não mudaria nada. 5bviamente% existem
pequenas coisas na nossa carreira que poderiam ter sido feitas melores e deveriam ser corri"idas. )rocure não mencioná-las.
1(3 Em ual tipo de ambiente de trabalBo voc> se sente mais confortável? ?ais uma vez vale dizer que não á ambiente ideal. faD no seu tempo livre? $em algum BobbV? &ale a verdade. ?as saiba que importante ter obbies e ocupações no seu tempo livre. /sso demonstra sua preocupação com o seu desenvolvimento pessoal% sua abilidade em administrar seu tempo e o seu bom relacionamento com as pessoas. 6'3 !nde voc> se v> em cinco anos? ?ostre que Bá traçou um plano consistente de carreira e que sabe o que fazer para realizá-lo. 613 Fual o ltimo livro ue voc> leu? 8 per"unta subliminar \oc, tem o ábito de ;eituraO\. )ode ser que suas leituras de livros esteBam atrasadas% mas voc, l, constantemente Bornais comuns e arti"os especializados% revistas DExame% oc, 2.8.% eBa% etc.... +omente% então% os arti"os mais recentes. Aunca cite \5 pequeno prVncipe\% dramatur"ias comuns e banais sempre volte-se para literaturas que irão desenvolver seu potencial profissional. Em tempo: nunca vá a uma entrevista sem ter lido o Bornal do dia. 663 @oc> prefere trabalBar soDinBo ou em euipe? 6ependendo do tipo de trabalo% o profissional desenvolve seus trabalos com maior ou menor "rau de contato com pares% superiores e subordinados. 3udo dependerá do car"o. 6(3 Fuando voc> ou seus colegas estAo vivendo um dia ruim/ o ue voc> faD para contornar a situaçAo? 2empre devemos dizer a verdade. 2e voc, utiliza al"um artifVcio artifVcio para quebrar o clima ruim e fazer com que as pessoas tirem seu foco do que tem causado desconforto% cite-os. 623 +escreva a sua filosofia de vida3 6i"a quais são os princVpios que permeiam seus atos% sua vida.
6)3 Se voc> nAo precisasse do dinBeiro/ o ue estaria faDendo? ?encione quais seriam as suas atividades nesta situação% mas devem ser situações que realmente a"re"uem valores ao seu desenvolvimento pessoal. É importante que o candidato passe sempre uma ima"em empreendedora% ativa% dinZmica% de quem busca sempre crescer.
ESPECIAL 4ncia: &oco no Cliente &ale-me sobre uma ocasião especVfica na qual voc, foi capaz de superar as necessidades do +liente insatisfeito. 6,- me um exemplo de uma situação onde não conse"uiu cumprir o combinado com um cliente Dexterno7 interno. +omo resolveu a situaçãoO 6,-me um exemplo de uma situação onde teve que tomar ações imediatas para antecipar as oportunidades do mercado e asse"urar esta constante velocidade
Compet>ncia: &oco em Resultados 2abemos que em toda or"anização or"anização seus funcionário funcionárioss precisam trazer resultados. +onte-me al"uma situação onde conduziu suas atividades em benefVcios da or"anização. Ao nosso dia-a-dia sempre temos diversas atividades para realizar ao mesmo tempo. ?as me descreva uma situação especVfica em que teve que estabelecer "rau de prioridade e importZncia. +omo o fezO 6escreva uma situação especVfica onde voc, tina uma "rande missão para atin"ir resultados e reuniu sua equipe. +omo dele"ou as atividadesO 5 que fez para os manter seus funcionários comprometidosO
Compet>ncia: 4novaçAo &ale-me de al"uma situação em que prop_s soluções novas e 0nicas para situações de ne"*cios. 6, exemplo de uma situação em que su"eriu e encoraBou o "rupo a ter idias inovadoras para a meloria dos processos. 8l"uma vez teve que encontrar meios alternativos para realizar atividades com recursos limitados e fortes restriçõesO &ale- me desta situação. ncia: "ensamento -nalítico ;embre-se de um "rande problema em que foi responsável em resolver. resolver. +omo identificou as causas raVzes deste problemaO +omo identificou soluçõesO 6,-me um exemplo em que precisou tomar uma decisão de ne"*cio importante. +omo avaliou as necessidades da empresa e as do clienteO &ale sobre uma situação especVfica de um problema que teve que resolver% mas as informações estavam confusas. 5 que fez para dar sentido as informaçõesO ;embre-se de uma situação complicada em que teve que "erar soluções alternativas para resolver o problema.
Compet>ncia: Wulgamento ;embre-se de al"uma discussão com cole"as de trabalo para se resolver um problema e que foram encontradas várias alternativas de resolução .como fez para pesar os pr*s e contras destas alternativasO 6, um exemplo de uma situação% que para tomar a decisão correta precisaria da aBuda de seu superior mas% como ele não estava disponVvel e a necessidade imediata do cliente não poderia esperar. ncia: Saber !uvir
&ale-me de uma situação especVfica em que reuniu-se seu time para resolver um conflito. (avia várias idias diferentes% em especVfico diferentes da sua tambm. +omo a"irO 8queles que não expressaram suas opiniões tambm tinam al"o a dizerO +omo identificouO +omo foi o final da reuniãoO +omo se sentiuO E o timeO 6escreva uma situação em que em uma discussão com o "rupo suas idias diver"iam das do "rupo. +omo rea"iuO
Compet>ncia:
View more...
Comments