Guerra Irã e Iraque
July 14, 2022 | Author: Anonymous | Category: N/A
Short Description
Download Guerra Irã e Iraque...
Description
Guerra Irã-Iraque Por Emerson
Santiago
Ouça este conteúdo 0:00 03:20
É historicamente conhecido como Guerra Irã-Iraque o conflito que por cerca de 8 anos, mais precisamente de 1980 a 1988, envolveu as duas nações do Oriente Médio, e terminou com a vitória do Iraque.
Irã e Iraque possuem diferenças históricas. Apesar de ambos seguirem a religião muçulmana, a corrente majoritária no Iraque e na maioria dos países árabes é asunita asunita,, enquanto que no Irã predomina o xiismo, ambos diferindo basicamente em relação à questão da linha sucessória do profeta Maomé. Além Além disso, o Iraque é um país de de língua árabe, árabe, e o Irã possui a sua própria língua, o persa. persa. Os regimes políticos também sã sãoo bastante distintos: distintos: enquanto o Iraque mantém até hoje um governo de inspiração ocidental e secular, o Irã é um regime controlado por líderes religiosos, os aiatolás, altos dignitários do segmento xiita do islã. Saddam Hussein O conflito inicia-se a 17 de setembro de 1980, quando quandoSaddam Hussein utiliza uma antiga disputa de fronteiras com o pretexto de invadir o país vizinho. Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã, pois temia-se que a recém proclamada revolução, revolução, que de derrubou rrubou o governo pró-ocidente do Xá Reza Pahlevi Pahlevi viesse a contaminar o regime instalado no Iraque, também pró-ocidente. Inicialmente, o conflito pendeu para o lado l ado iraniano, reforçado com as armas vendidas pelos Estados Unidos naquilo que ficou conhecido conhecido como o esc escândalo ândalo Irã-Contras. Logo, Logo, porém, a superioridade superioridade e a expe experiência riência das força forçass iraquianas pes pesou ou para o lado destes, destes, pois muitos dos oficiais oficiais iranianos ccom om prática acaba acabaram ram perseguidos perseguidos pelo novo regime dos aiatolás.
Apesar da ajuda clandestina dos americanos, os países que apoiavam formalmente o esforço de guerra iraniano eram a Líbia e Síria, enquanto que o Iraque tinha o respaldo r espaldo Saudita e Estados Unidos. oficial de países como como Arábia Saudita O conflito terminaria a 20 de agosto de 1988, resultando em um considerável enfraquecimento enfraquecimen to do regime iraniano, que apesar disso, conseguiu manter intacta sua revolução. Aparentemente, Aparentemente, Saddam Hussein obteve o que queria, ou seja, inibir a influência iraniana na região, além de obter um predomínio militar, acumulando grande número de tanques, artilharia, aviões de combate e militares altamente treinados. Realmente, tudo parece apontar para esse cenário, porque, um ano após terminado o conflito, o Iraque pareceu querer "experimentar" seu poderio militar milit ar adquirido, aplicando-o ao pequeno vizinho mais ao sul, o Kuwait. Enfim, o Iraque saiu com maiores vantagens político-militares do conflito, mas não houve uma vitória decisiva, que aniquilasse o inimigo. Estima-se que deste conflito resultaram 1 milhão de mortos, 1 milhão e meio de feridos de ambos os lados, e tudo isso a um custo total de 150 bilhões de dólares Naquele momento, tanto o Iraque quanto o Irã detinham sociedades que contavam com os ganhos de uma década de crescimento econômico pautado na produção de petróleo, além de grande poder militar, apresentando enorme potencial para o crescimento econômico e social. O presidente iraquiano Saddam Hussein, mesmo tendo realizado progressos significativos no desenvolvimento de um Estado iraquiano, ir aquiano, acreditava que a nova liderança do Irã revolucionário xiita ameaçava o equilíbrio do Iraque e seu governo sunita, explorando as vulnerabilidades geoestratégicas do Iraque, como por exemplo suas limitações de acesso mínimo ao Golfo Pérsico. Voltando ao ponto de vista da evolução das d as territorialidades presentes na região, a postura de Saddam Hussein em invadir o Irã teve um precedente histórico: os governantes da Mesopotâmia, temendo conflitos internos e as invasões de povos estrangeiros se envolveram diversas vezes em batalhas frequentes com os povos das chamadas ‘terras altas’,
uma referência ao entorno montanhoso e planáltico da área correspondente à Planície da Mesopotâmia.
View more...
Comments