gerenciamento de cores na sublimação
Short Description
Download gerenciamento de cores na sublimação...
Description
Entendendo o gerenciamento de cores na sublimação Andrei Targino de Araujo Fernando Tanielli
Você já reparou que a cor de uma imagem na tela do computador nunca se coincide com o que sai da impressora? O termo "o que você vê é o que obtém" obtém" certamente não se aplica em sublimação e, na realidade, todo o caso pode ser muito frustrante quando se tenta criar uma imagem para sublimação ou impressão a jato de tinta. Apesar de que seria otimo ter uma correspondência exata, não é um conceito muito realista, como monitores e impressoras produzem cor, utilizando dois métodos totalmente diferentes. Os monitores de computador emitem cor RGB (vermelho, verde, azul). Apesar de todas as cores do espectro visível pode ser produzido através da fusão de luz vermelha, verde e azul, monitores são capazes de exibir apenas uma gama limitada ou gama do espectro visível. Considerando os monitores emitem luz, papel com tinta absorve ou reflete comprimentos de onda específicos. As cores ciano, magenta e amarelo servem como filtros, subtraindo-se graus variados de vermelho, verde e azul da luz branca para produzir uma gama seletiva de cores espectrais
Fig. 1: Estes dois diagramas mostram o quão bem diferente dos espaços de cor são. Desde monitores são RGB e CMYK são as tintas de impressora, é difícil converter com precisão a partir de um espaço de cor para outro. Todas as imagens exibidas no seu computador tem que passar por um processo de conversão antes de chegar à fase de impressão. (Todas as imagens cortesia dos autores)
Os dois diagramas na Figura 1 mostram o quão bem diferente dos espaços de cor são. Isso também ajuda a explicar a dificuldade em converter com precisão a partir de um espaço de cor para outro, como monitores são RGB e tintas de impressora são CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto). Assim, cada imagem exibida no seu computador tem que passar por um processo de conversão antes de chegar à fase de impressão.
Tal como monitores, tintas de impressão, também produzem uma gama de cores que é apenas um subconjunto do espectro visível, embora o intervalo não é o mesmo para ambas. Consequentemente, a mesma arte exibidas em um monitor de computador pode não corresponder em mídia impressa. Além disso, porque os processos de impressão digital usam tintas CMYK, e arte digital, que é RGB, devem ser convertidas para CMYK usada pela impressora. As cores variam de monitor para monitor e de impressora para impressora, assim, a cor gerada na página impressa é dependente do sistema de cores usado ea impressora especial modelo não pelas cores mostradas no monitor. Correção de cor é a arte de ajustar essa transformação de cor, a fim de produzir os melhores resultados de qualidade sobre um substrato particular. Considerações sobre cores
Uma das considerações mais importantes para o gerenciamento de cores para impressão por sublimação é a seleção da impressora e do próprio conjunto de tintas. Hoje, as impressoras podemos citar as Ricoh e Epson para impressoras de mesa e muitas outras marcas de impressoras de grande formato. Impressoras Ricoh estão disponíveis em uma configuração de quatro cores (CMYK), enquanto as impressoras Epson estão disponíveis em quatro (CMYK), seis (CMYKLcLm), sete (CMYKMkPkR) ou até oito cores (CMYKLcLmLkLLk). Antigamente pensava-se que apenas impressoras de seis ou oito cores poderia ficar até o nível de cor e precisão exigida pelos olhos dos fotógrafos profissionais. No entanto, com tintas atuais e os softwares de gerenciamento de cores, até mesmo uma impressora domestica pode gerar resultados impressionantes. Existem três métodos básicos de gerenciamento de cores para sublimação: perfis ICC (International Color Consortium), software RIP (processamento de imagem) e drivers de impressora personalizados. Entretanto os três métodos são semelhantes, mas possuem diferenças específicas. Um perfil ICC é um arquivo de software que garante que quando uma cor específica é selecionada na tela do computador , a cor designada é corretamente impressa no substrato. Pense nisso como um programa de correspondência de cores, como a cor da tela raramente,produz exatamente a mesma cor de saída. Assim, um perfil cria uma ligação entre as cores da tela específicos e Mesmo start-up de impressoras como a Ricoh GXe3300N pode imprimir cores brilhantes e precisas. saída específica de cor. Isso não muda a cor. Ele garante a saída correta para uma determinada entrada. Um programa de software compatível com ICC (por exemplo, Photoshop, Corel) é necessário para utilizar este método. O perfil será colocado na fase de impressão e produção (OEM) driver de impressora do fabricante será definido como 'nenhum ajuste de cor'. Esta configuração irá cor corrigir a imagem e, em seguida, enviar os dados para a impressora, sem afetar as cores novas.
Perfis de correção de cores para sublimação têm os seus próprios problemas particulares, no entanto, quando uma impressora produz uma amostra de cor para executar a criação do perfil o software profiling sabe como ajustar as cores para imprimir corretamente. Quando a transferência é feita sobre um substrato, a tinta se transforma em gás e, enquanto neste estado, as cores alteram as propriedades. Esta mudança pode ser bastante dramáticas (por exemplo, alguns tons azuis parecem verdes no papel) e, portanto, é impossível julgar se a impressão está correta ou não, até que se sublime. Assim, muitos profissionais de sublimação criam perfis personalizados que se correlacionam a cor da tela para a cor final sublimada, ao invés de apenas a cor da tinta.
A gama de cores do seu monitor é diferente do que a gama de cores da impressora
.
Sophisticated printers can create their own ICC profiles with high-end RIP software.
Usuários mais sofisticados podem optar por usar um software RIP que inclui uma capacidade de criação de perfis ICC para gerenciar cores. Simplificando, software RIP converte a imagem em pontos individuais (rasterização) e envia os arquivos rasterizados para a impressora. O processo de criação de perfis ICC a partir do zero é demorado, exige uma boa compreensão da ciência da cor e é uma forma de arte em si. RIP software também controla as tarefas de fluxo de trabalho, tais como imagens de nidificação e de lotes ou na fila de arquivos para imprimir. Existem diversos fabricantes de Software RIP como: SAI -Photoprint CADLink, Ergosoft, Wasatch, ONXY e outros. Os preços variam de US $ 800.00 US $ 5,000.00 Drivers de impressora personalizados são programas de software que têm correção de cor embutida no sistema de controle da impressora. A vantagem deste método é a possibilidade de usar software não-ICC compatível (por exemplo, o Paint Shop Pro, Print Shop), bem como software ICCcompliant, como a correção de cores é realizada na fase driver da impressora. Além disso, é mais fácil e menos técnica para usar um driver de impressora personalizado do que está a usar um perfil ICC. Uma dessas inserções do software é uma paleta de cores para o programas gráficos de modo que um usuário pode selecionar as cores da paleta. Os profissionais de sublimação poderão obeservar cor correta "final" após o processo de sublimação.
Utilizando um perfil ICC personalizado ou um driver de impressora, sugere-se que o usuário imprima e sublime uma escala cores para um substrato branco e guarde esta escala de cores como uma referência visual. O gráfico impresso na figura 2 demonstra a cor exata que é criada através de sublimação (na configuração RGB), assim o designer gráfico tem uma referência precisa para escolher as cores adequadas aoa trabalho que está sendo desenvolvido. Embora as cores possam não ter a mesma apa rência na tela como elas são apesentadas produto final, escolher as cores desejadas utilizando a escala, assegura que a saída da impressora vai ser sempre a mesma sem, se preocupar com as cores exibidas no monitor do FIG. 2: A paleta de cores impressa é referencia como aimagem vai ficar transferida. Verificar computador. na escala a que está sendo utilizada para conseguir as cores corretas com precisão .
Controle do aproveitamento A regra simples mais simples e importante para o corretogerenciamento de cores na impressão na impressão sublimática é a consistência. Qualquer alteração de variáveisno processo como o substrato, o papel de sublimação, a marca da tinta, o tempo,a temperatura e a pressão, irá impactar no produto final. Portanto, é necessário experimentar e testar a fim de gerar os resultados desejados e, em seguida estabelecer um conjunto de normas para trabalhar lembrando que uma mudança nos parametros acima podem causar a uma alteração nas cores e consequentemente qualidade do produto final. Apesar de correspondência e correção de cores ser um desafio para os novos empreendedores no mercado de sublimação, não é um processo impossível de gerenciar .O tempo irá mostrar que as dificuldades são realmente faceis de superar. Pense nisso como traduzir de uma língua para outra. Nem sempre há uma correspondência exata para cada palavra, mas contanto que você entenda como a mensagem final devá ser. Você pode criar as palavras necessárias para obter o resultado desejado.
View more...
Comments