A geomancia, arte divinatória das mais antigas, é, segundo sua etimologia, a adivinhação pela terra. Chantal Mehiel ape...
~.;"I_..... ~ ct. .(fi f,f,,,h,. .i
ESOTERISMO I TARÔ
I,
IA I· AMI,UI'I·'·
\i·,::~t~"f._,~' Lr\ j';,:
~
1
.,,, ;.\
'.,
\li I;~
•
"
:
J ·\
••
"'.
Chantal Mehiel A geomancia, alte divinatória das mais antigas, é, segundo sua etimologia, a adivinhação pela terra. Chantal Mehiel aperfeiçoou durante anos uma metodologia original, que permite usar a geomancia mesmo que você não conheça nada dessa arte. Geomancia - O Tarô da Terra o ajudará a desenvolver a intuição, a conhecer melhor a si mesmo ... a conhecer melhor os outros - trunfos indispensáveis para ter sucesso na vida! Pela primeira vez, um livro prático e simples lhe é apresentado e centenas de interpretações lhe são oferecidas para que você possa encontrar rapidamente a resposta para as suas perguntas. Geomancia - O Tarô da Terra é, desde já, um livro de referência para todos: consulentes, amadores, simpatizantes ou geomantes experientes.
ISBN R5-315-1147-X
EDITORA PENSAMENTO 11111111111111111111111111 9nX~:l1511479
e
••í
i. •• ~ "I~t
'i·
;.?" "(
';n
·04
~.
,"".",HIM"lleti fIIIP"o.tlvo '4 cllrtas
h.
'?,ê
,
Chantal Mehiel
GEOMANCIA ()
TARÔ
DA
TERRA
Tradução MARIA
STELLA GONÇALVES
~
EDITORA PEN SAMENTO São Paulo
Título do original:
Géomancia -
Le Tarot de La Terre
Copyrighe © 1998 Ottawa.
Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida ou usada de qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, inclusive fotocópias, gravações ou sistema de armazenamento em banco de dados, sem permissão por escrito, exceto nos casos de trechos curtos citados em resenhas críticas ou artigos de revistas.
o primeiro
número ~ esquerda indica a edição, ou reedição, desta obra. A primeira
dezena à direita indica o ano em que esra edição, ou reedição, foi pul-licada.
Edição
Ano
1-2-.3-4-5-6-7-8-9
CO-OI-02·03-04
Direitos de tradução para a língua portuguesa adquiridos com exclusividade pela EDITORA PENSAMENTO LTDA. Rua Dr. Mário Vicente, 374 - 04270-000 - São Paulo, SP Fone: 272-1399-Fax: 272-4770 E-mail:
[email protected] http://www.pensamento-cultrix.com.br que se reserva a propriedade literária desta tradução. impresso em nossas oficinas gráficas.
Obrigada
a Gilles e a julien,
os "Albus" de minha vida, pelo incentivo e pelo apoio que generosamente me deram.
Sumário
9 13
l'll{icio
i\ numipulação das cartas
PRIMEIRA PARTE
As 16 figuras da Geomancia...................... ( I simlol
isrno das figuras da Geomancia
SEGUNDA
"No cotidiano"
i\ ('I1l'rgia dominante
do dia
afetivo ( ) ,1'11ll ínio material ( ) .lomínio profissional.. ( ) .lomfnio
da saúde das provas \ ) .l.uninio das viagens \ ) .I. unínio do ocultismo , .111:.1111;1
"Mensal"
I I ;1.'.1ll'l't
!\
li
1111t'1lill afctivo
.
ss
. . . .
57
. . . .
82
.
geral
. .
59
65 72 77 87
93 98 103 105
.
,·lll'q~i;1.lominante
I 1,1.
19
.
( ) .l.uufriio ( ) .lominio
:\
.
PARTE
As consultas ..\ •• IllslIll'a
17
109 113
CH.lMANCIA o TARÔ DA TERRA .......................................................................
8
o domínio
profissional....................................................... O domínio financeiro.........................................................
A consulta "Trimestral" O aspecto geral
117 121 .
125 . 127
A consulta "Anual" O aspecto geral
. 131 . 132
A consulta "Brasão" ., O aspecto "consulente" O aspecto "pergunta" O aspecto "finalidade"
. 137 . 140
A consulta "Evolução" O aspecto "consulente" O aspecto "passado" O aspecto "futuro" A consulta "Aniversário" O aspecto "consulente" O aspecto "relações e esperanças" O aspecto "tempos fortes" O aspecto "mensagem"
.
182
Caros leitores, vocês estão de posse de um livro único. Pela primeira vez, uma obra fala de geomancia* de uma maneira diferente. Geomancia-O Tarô da Terra revela um modo simples, ao alcance de todos, de usar a geomancia. Não há necessidade de um tema para aplicar a geomancia, nem é preciso ter um conhecimento específico. A única coisa necessária são as cartas do jogo divinatório GEOMANCIA. Serão igualmente dadas a vocês as diversas interpretações relativas às diferentes consultas, de acordo com o domínio escolhido (afetivo, profissional, conhecimento de si...): uma inovação na geomancia. A geomancia é uma das artes divinatórias mais antigas do mundo. Segundo sua etimologia, o termo "geomancia" significa "adivinhação pela terra". O homem, como cidadão da terra e do céu, entra assim em relação com suas duas dimensões de origem:
.
187 190 194
• a terra que o sustenta e o nutre; • o céu, sua pátria celeste, para a qual ele se volta na intenção de pedir ajuda e conselho.
.
A consulta em "Quadrado" Os projetos A capacidade de transformar a própria vida
.
144 148
. .
153 155
.
162 . .
.
. .
Prefácio
171 174 178
. 198 . 202
Da mesma forma, não é de surpreender que a geomancia possa, pelos laços invisíveis que cria entre o ser humano, o céu e a terra, oferecer ao homem as respostas claras e pertinentes que ele espera.
TERCEIRA PARTE . 207
Exemplos de consultas e suas interpretações Conclusão
.
213
* A palavra francesa para geomancia é géomancie, razão pela qual a criação da autora do nome GÉOMANCIA para designar seu método divinatório causa em francês um efeito que não tem em português. (N. da T)
r
111
10
CEOMANClA
-
U TARÔ
DA
TERRA
Pratico a geomancia há mais de dez anos, e tenho grande respeito por essa arte. Durante esses dez anos, estabeleceram-se estreitos laços entre mim e a geomancia; eu poderia dizer que é quase uma história de paixão. É verdade que, desde a mais tenra infância, eu me sentia ligada à terra e ao céu. Foi com certeza a partir disso que a aventura começou. Eu tinha apenas dois anos quando perdi totalmente a fala. Devo observar que eu começara a falar numa idade bastante precoce. Médicos especialistas foram consultados, mas todos os seus tratamentos se mostraram ineficazes. As semanas passavam sem que se registrasse o menor progresso. Nessa época, vivíamos em Chartres, e minha mãe, que embora não fosse praticante tinha fé, decidiu levar-me à catedral' para ali consultar um padre e, sobretudo, rezar à Virgem Negra'. Lembro-me ainda do momento em que, depois do encontro com o padre, minha mãe e eu fomos nos recolher ao pé da famosa imagem. E ali, levada por um impulso irresistível, eu abracei a Virgem Negra. Algumas horas depois, recuperei completamente a fala. "Coincidência", dirão alguns; "cura espetacular", replicarão outros. Quanto a mim, eu não sabia o que havia acontecido, até o dia em que, em circunstâncias totalmente extraordinárias, descobri a geomancia, sem saber o que era de fato essa arte. Foi nesse momento que a fusão se operou; um laço profundo estabeleceu-se ao mesmo tempo entre mim, a Terra e o mundo divino. Se me permiti narrar a vocês uma parte de minha vida nestas poucas linhas, eu o fiz simplesmente para expressar minha real vinculação com a geomancia e o imenso respeito que sinto por essa arte. A prática tradicional da geomancia se faz por meio de um tema que o geomante interpreta. A pessoa que deseja interrogar a geornancia pega um papel e traça sem refletir, segundo sua inspiração, pequeCatedral de Chartres: local altamente telúrico e druídico. Virgens Negras: Virgens da terra, as deusas-Mães. Elas são veneradas no interior da terra, com freqüência em criptas. 1
2
11
I' RI FÁc I o
nos bastões verticais que agrupa sobre 16 linhas sem contá-los. Em seguida, o geomante constrói o tema e, baseado na intuição, faz a interpretação. Pratico esse método tradicional há anos, seja em consultas, seja durante os cursos que dou. Mas há muito tempo eu pressentia uma maneira mais simples, mais rápida de usar as vastas possibilidades dessa arte um pouco esquecida e, assim, torná-Ia mais difundida. Pois os livros sobre o assunto às vezes são bastante obscuros ou, ao conI r.irio, demasiadamente simplistas, não enfatizando os verdadeiros valores relacionados com o tema. A experiência adquirida durante todos esses anos me deu muiI íssimas provas de que a geomancia é uma arte divinatória muito cemIi.ivel, Recebi um dia a inspiração de um novo método para praticar :I geomancia no cotidiano: inventar um jogo de cartas muito simples, com pontos em número par e ímpar ... Foi assim que nasceu GEOMANCIA. O jogo de cartas Geomancia não tem o poder de influenciar os nconrecimenros. Ele permite apenas prever os períodos mais favorávcis ou mais problemáticos, Esses elementos devem ajudar-nos a fa/.l'r escolhas, a evitar os conflitos, a beneficiar-nos das ocasiões que St' apresentam, a tomar consciência de certos aspectos de nós mesIIIOS a fim de reforçá-los ou, se necessário, mudá-los. Vocês encontrarão neste livro quatro grandes tipos de consulta: • • • •
a a a a
consulta consulta consulta consulta
"No cotidiano"; "Brasão"; em "Quadrado"; "Evolução".
Acrescentam-se a essas a consulta do Ano, a do Mês e a do Trimestre, bem como a consulta do Aniversário. Cada consulta leva em conta todas as possibilidades de resposI :IS com as interpretações correspondentes. Essas interpretações não .":11) rígidas. Cabe a vocês aprimorá-Ias usando a intuição.
~..f!!~'!!Pl!!é!f~~ das cartas
Muitas superstições cercam as artes divinatórias, mas cada um é livre para atribuir-lhes a importância que considera adequada. Não se deve, entretanto, esquecer uma coisa: usar a Geomancia - e, portanto, interrogar a terra - obriga-nos a respeitar algumas regras básicas indispensáveis à boa prática. • A consulta qüilo.
e a interpretação
devem ser feitas num lugar tran-
• Se você mesmo for tirar as cartas, faça-o nas melhores ções pessoais possíveis, e seja objetivo.
condi-
• Se uma pessoa for consultá- 10, ela deve tirar as cartas. Nesse caso, saiba ser imparcial. Não se projete nas preocupações dessa pessoa, mas permaneça numa atitude de ouvinte. Mostre-se calmo e tranqüilizador.
A CONSULTA
DAS CARTAS
• Embaralhe as cartas mantendo-as plexo solar.
diante
de si, no nível do
• Ponha as cartas na mesa e corte o maço em quatro partes, sendo o 4 o símbolo do quadrado, bem como o da terra. • Reúna essas quatro partes. • Usando a mão direita, espalhe todas as cartas para o lado
14
GrOMANClA
-
o
................................••....
TAR()
.
[)A
TF RRA .
A MANIPULAÇÃO
Em geomancia, trabalha-se da direita para a esquerda, isto é, do mundo divino para a matéria.
Enquanto você tira as cartas, pense bem na pergunta que vai fazer e deixe-se atrair sem resistência por uma carta mais do que por outra. • Disponha as cartas no sentido horizontal para formar uma figura vertical, com a face para baixo.
o
DESENROLAR
DA CONSULTA
• Depois de ter tirado suas cartas, ponha-as diante de si sempre com a face para baixo . • Descubra as figuras sucessivamente (de cima para baixo). Isso faz com que você fique impregnado da vibração das figuras e amplia essa "ressonância".
Conselho: Disponha as cartas umas sob as outras, para descobrir uma figura mais bela e harmoniosa do que distorcida. Se for fazer consultas diferentes, uma em seguida da outra, para uma mesma pessoa ...
15
go as cartas já tiradas. • Corte o jogo em dois. • Disponha as cartas em arco e, depois, passe para a outra consulta. Depois de cada sessão de Geomancia, é aconselhável tomar cercuidados com o jogo. Ponha-o numa pequena bolsa de tecido (de ;tlgodão, de preferência), livre da poeira e longe de olhares indiscrct os, Quanto mais você cuidar dele, tanto mais seu jogo se tornará um verdadeiro companheiro para você e tanto mais você desenvolverá II senso do "sagrado", o senso do divino. Não nos esqueçamos do significado das palavras "arte divinatóriu". Trata-se antes de tudo de uma arte: ninguém se torna artista sem praticar por longo tempo. Quanto à palavra "divinatória", ela conI ém a palavra "divina", por isso convém demonstrar respeito ao maniPldar jogos desse tipo. I (IS
• Tire as cartas (segundo a consulta escolhida):
C:AKTAS
• É inútil embaralhar de novo as cartas; prefira reinserir no jo-
esquerdo, de modo que elas formem um arco de círculo harmonioso.
Importante:
DAS
.............................................................
o SIMBOLISMO DAS FIGURAS DA GEOMANCIA
As figuras geomânticas
G l;] Quatro
são formadas por dois tipos de cartas:
• A carta com o ponto "monoponto" . • A carta com "biponto".
o ponto
dessas cartas constituem
simples,
que denominamos
duplo,
que denominamos
uma figura geornântica
e sim-
holizarn, por um lado, os quatro elementos: fogo, ar, água, terra .,. e, por outro lado, as quatro partes do corpo: cabeça, coração, ventre, pés. Portanto,
é adequado
considerar
as 16 figuras gcomânticas:
1- como modos de relação entre o espiritual e o material; 2- como combinações dos quatro elementos; 3- como modos de organização entre as partes do corpo e seu simbolismo: a cabeça, os pensamentos; o coração, os sentimentos; o ventre, as emoções; os pés, a matéria.
GEOMANClA ................
20
-
()
TAR()
DA TERRA
" ANATOMIA DE UMA FIGURA GEOMANTICA
os QUATRO
O CORPO HUMANO
ELEMENTOS
•• I • •• I • I
Fogo
Ar
Água
I
I
I
I
I
O QUADRO RESUMIDO DAS 16 FIGURAS ELEMENTARES DA GEOMANCIA
I
I
Exemplo: Acquisitio
Via
Populus
I
Cabeça
Coração
Ventre
I I I
I
Terra
~
•• •• •• ••
Pés
I I
•• ~
• •
••
~
••
• • •
Caput Draconis
•• •
••
Cauda Draconis
•• •• • ••
Fortuna Major
Fortuna Minor
Albus
Rubeus
• ••
•• •• ••
••
• • ••
Laetitia
Tristitia
Acquisitio
Amissio
•• ••
• •
I'uella
• •• • •
• ••
•• ••
Puer
Carcer
•
••
•
Conjunctio
22
( ; I.cJ MA"
c: 1,\ -
ü T ,\ R O li t\ T I: R 1